ORIENTANDOS DO CORPO DOCENTE DO MPE

Jane Aparecida Marques

Atualmente é Professora Livre Docente na área de Comunicação e Marketing na Universidade de São Paulo. Possui graduação em Português pela Universidade de São Paulo (1994), especialização em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing, mestrado (2003) e doutorado (2008) em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo. Atual coordenadora do curso de Pós-Graduação Interunidades em Estética e História da Arte da Universidade de São Paulo e atua também no Mestrado Profissional em Empreendedorismo, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade e no curso de graduação em Marketing da Escola de Artes, Ciências e Humanidades, todos da Universidade de São Paulo. Coordenadora do Grupo de Pesquisa América Latina, Cultura, Mídia e Tecnologias Digitais da Intercom. Líder do Grupo de Pesquisa em Comunicação, Inovação e Criatividade. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Mercadologia, atuando principalmente nos seguintes temas: pesquisas de recepção e consumo, novas mídias, novas gerações, marketing cultural, mercado de arte, inovação, indústrias culturais criativas, criatividade, empreendedorismo e empreendedorismo de impacto. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/1197835678797660 (09/05/2022)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade de São Paulo, USP Leste, Escola de Artes, Ciências e Humanidades. Rua Arlindo Bettio, 1000 Ermelino Matarazzo 03828000 - São Paulo, SP - Brasil - Caixa-postal: 02125 Telefone: (11) 30911029 URL da Homepage: http://www.each.usp.br
  • Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
  • Área: Administração
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (4)
    1. 2018-Atual. Empreendedorismo de Impacto Social a partir das Industrias Culturais e Criativas (EISICC)
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (4) . Integrantes: Jane Aparecida Marques - Coordenador / Leandro Raphael N. de Paula - Integrante / Joseane Alves Ferreira - Integrante / Rosane Maria Demeterco Bussmann - Integrante / Walney Barbosa dos Reis - Integrante / Cássia Pérez da Silva - Integrante / Wladimir Wagner Rodrigues - Integrante / Fábio Sabetta Morales - Integrante / Talita Oliveira André - Integrante / João Roque da Silva Junior - Integrante / Karina Poli Lima da Cunha - Integrante.
      Membro: Jane Aparecida Marques.
    2. 2018-Atual. Criatividade e Inovacao nos Mercados de Arte e Cultura
      Descrição: xxx. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Jane Aparecida Marques - Coordenador.
      Membro: Jane Aparecida Marques.
    3. 2016-2019. Matriz Comparativa de Pesquisas Qualitativas com Usuarios de Tecnologias Digitais
      Descrição: Aprovado no Edital CAPES n. 02/2015 do Programa Geral de Cooperação Internacional - PGCI, único da área de Teoria da Comunicação, o presente projeto é uma cooperação liderada pela Universidade Federal do Pará, por meio do Grupo de Pesquisa em Processos de Comunicação (Pespcom) e do Laboratório de Pesquisa e Experimentação em Multimídia da AEDi-UFPA, em parceria com o Center for User Experience Research (CUO), da Katholieke Universiteit Leuven (KU Leuven), localizada na cidade de Leuven, na Bélgica; e com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O objetivo é elaborar uma matriz comparativa dos elementos que constituem as pesquisas qualitativas realizadas no Brasil e na Bélgica, a partir de um estudo orientado sobre as metodologias empregadas para avaliação de experiência de usuário desenvolvidos pelos grupos envolvidos neste projeto (UFPA, UFRGS e CUO-KU Leuven/iMinds). O foco é identificar, sistematizar e analisar os pontos de convergência e distanciamento das diferentes perspectivas teórico-metodológicas acionadas pelos grupos em seus estudos, na tentativa de aproximar e alinhar as abordagens de pesquisa para cooperações futuras.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (2) . Integrantes: Jane Aparecida Marques - Integrante / Suzana Cunha Lopes - Integrante / Fernanda Chocron Miranda - Integrante / Nilda Jacks - Integrante / Marianne Kogut Eliasquevici - Integrante / Felipe Jailson Souza Oliveira Florêncio - Integrante / David Geerts - Integrante / Maria Ataide Malcher - Coordenador / Weverton Raiol Gomes de Souza - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Cooperação. Número de produções C, T & A: 2
      Membro: Jane Aparecida Marques.
    4. 2016-Atual. Jovens Empreendedores em Tempos de Convergencia
      Descrição: Este projeto de pesquisa tem por objetivo analisar o potencial empreendedor de jovens residentes em localidades afastadas dos médios e grandes centros urbanos, consideradas no projeto Procad como ?Brasil Profundo?. Para a realização deste estudo serão adotados diferentes métodos de pesquisa exploratória, desde o levantamento bibliográfico e documental para melhor compreeensão do tema e das localidades a serem investigadas e pesquisa qualitativa. As técnicas de coleta de dados para a segunda parte serão de observação direta, entrevistas, discussões de ou em grupo, entre outras. Pretende-se identificar e analisar as potencialidades empreendedoras desses jovens que vivem em áreas delimitadas no contexto do ?Brasil Profundo?, considerando o contexto de convergência e conexão midiáticas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (2) . Integrantes: Jane Aparecida Marques - Coordenador / Netilia Alves dos Santos Seixas - Integrante / Leandro Raphael Nascimento - Integrante / Regina Lúcia Alves de Lima - Integrante / Suzana Cunha Lopes - Integrante / Fernanda Chocron Miranda - Integrante / Ronaldo de Oliveira Rodrigues - Integrante / Ivânia dos Santos Neves - Integrante / Nilda Jacks - Integrante / Edenice Pereira da Silva - Integrante / Marianne Kogut Eliasquevici - Integrante / Matheus Aquino Soares - Integrante / Guaciara Barbosa de Freitas - Integrante / Felipe Jailson Souza Oliveira Florêncio - Integrante / Daniella de Gois Ariston Barion - Integrante / Marcilene do Carmo de Oliveira Miranda - Integrante / Antonio Edson Alcântara Bastos - Integrante / Julianna Garcia Leão - Integrante / Ana Luiza Azevedo Pires - Integrante / Marcus Anderson Batista Leal - Integrante / Sandro Adalberto Colferai - Integrante / Rodrigo Avelar Corrêa - Integrante / Maria Ataide Malcher - Integrante / Weverton Raiol Gomes de Souza - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
      Membro: Jane Aparecida Marques.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (4)
    1. Indicação para publicação fast track do artigo apresentado no Semead 2018: "O Uso de Storytelling para Compreensão da Experiência do Cliente", FEA-USP.. 2018.
      Membro: Jane Aparecida Marques.
    2. Indicação para publicação fast track do artigo apresentado no V Emprad 2018: "Valuation de uma Spin-off Brasileira de Cloud Computing para o Mercado de Pequenas e Médias Empresas", FEA-USP.. 2018.
      Membro: Jane Aparecida Marques.
    3. Prêmio de Desempenho Didático na Avaliação dos Alunos do Mestrado Profissional, Universidade de São Paulo.. 2017.
      Membro: Jane Aparecida Marques.
    4. Prêmio de Melhor Dissertação (Orientação) no Programa de Mestrado Profissional em Empreendedorismo, FEA-USP.. 2016.
      Membro: Jane Aparecida Marques.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (55)
    1. XII Congresso Internacional CSO?2021. Laura Lima: corpo, performance e acervo. 2021. (Congresso).
    2. 11. EGEPE 2020 - Encontro de Estudos sobre Empreendedorismo e Gestão de Pequenas empresas.Artigos publicados em anais. 2020. (Encontro).
    3. 11. EGEPE 2020 - Encontro de Estudos sobre Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas.Avaliadora de trabalhos. 2020. (Encontro).
    4. 43. Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. O jogo Assassin?s Creed: Odyssey e o argumento da simulação de Nick Bostrom / Jovens Empreendedores: Convergências no ?Brasil Profundo?. 2020. (Congresso).
    5. I Congresso Ibero-Americano Interdisciplinar de Economia Criativa. Startups Artísticas e Venture Builder Criativa: um estudo comparativo entre os ecossistemas de inovação e da economia criativa / Artistas diretos do midstream: perfis empreendedores e melhores práticas no music business. 2020. (Congresso).
    6. V Encontro de Pesquisas em História da Arte ? EPHA.[No] Soy Loco Por Ti América: contra estética [proto]fascista e ataque às diferenças nas artes. 2020. (Encontro).
    7. VI EMPRAD - Encontro dos Mestrados Profissionais em Administração.Fomento de Competências Intraempreendedoras: estudo de caso em uma empresa multinacional. 2020. (Encontro).
    8. XXIII SEMEAD - Seminários em Administração.A Potência Criativa da Quebrada: pesquisa-ação dirigida ao empreendedorismo cultural e criativo, gerador de impacto social na periferia da cidade de São Paulo / O Início, o Fim e o Meio: o mercado musical e o papel estratégico do marketing na gestão de ca. 2020. (Seminário).
    9. 42. Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Milennials e as Mediações no Consumo: o caso brasileiro. 2019. (Congresso).
    10. 42. Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Avaliadora de trabalhos do GP América Latina, Mídia, Culturas e Tecnologias Digitais. 2019. (Congresso).
    11. XXII SEMEAD - Seminários em Administração.Bee my Ears e Economia Criativa: alternativa digital para o mercado musical. 2019. (Seminário).
    12. 27. Encontro Anual da Associação Nacional dos Programas de Pós-graduação em Comunicação.Os Ciberconsumidores e a Ciberpublicidade: Marcação Interagente e Interações Reativas como Práticas de Consumo no Facebook. 2018. (Encontro).
    13. 27. Encontro Anual da Associação Nacional dos Programas de Pós-graduação em Comunicação.Relatora do paper: Novas Questões da Enunciação no Branded Content: interações com personagens fictícios. 2018. (Encontro).
    14. 41. Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Coordenadora da Sessão VIII ? Comunicação, Diversidade e Interdisciplinaridade do GP América Latina, Mídia, Cultura e Tecnologias Digitais. 2018. (Congresso).
    15. 41. Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Coordenadora da Sessão Conjunta do GP América Latina, Mídia, Cultura e Tecnologias Digitais com com o GP Comunicação para a Cidadania. 2018. (Congresso).
    16. 41. Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Coordenadora da Sessão de Avaliação do GP América Latina, Mídia, Cultura e Tecnologias Digitais. 2018. (Congresso).
    17. 41. Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Avaliadora de trabalhos do GP América Latina, Mídia, Culturas e Tecnologias Digitais. 2018. (Congresso).
    18. 41. Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Coordenadora da Sessão II ? Homenagem ao Prof. José Marques de Melo - Palestrante: Profa. Maria Cristina Gobbi (UNESP): ?José Marques de Melo e os estudos latino-americanos? - GP América Latina, Mídia, Cultura e Tecnologias Digitais. 2018. (Congresso).
    19. 41. Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. "A Criatividade em Questão: estudo de caso sobre economia e indústrias criativas nos GP?s do Intercom" e "Jovens Rurbanos: Consumo Midiático no ?'Brasil Profundo'?. 2018. (Congresso).
    20. IAMCR 2018 - International Association for Media and Communication ResearchE. ?Rurban? youth in the Brazilian interior: explorations of consumption in times of convergence. 2018. (Congresso).
    21. II Congreso de la Red Iberoamericana de Investigadores en Publicidad. Milennials e as mediações no consumo: o caso brasileiro. 2018. (Congresso).
    22. II Congreso de la Red Iberoamericana de Investigadores en Publicidad. Actitudes de compra y consumo, de ciertos bienes y servicios, de los jóvenes entre 18 y 35 años. La influencia de la publicidad comercial en la toma de decisiones. 2018. (Congresso).
    23. IV Simpósio Internacional de Cultura e Comunicação na América Latiana.Produção e Fruição de Bens Culturais (GT1). 2018. (Simpósio).
    24. IV Simpósio Internacional de Cultura e Comunicação na América Latiana.Processo de legitimação e permanência no mercado de arte: Uma análise dos artistas Andy Warhol e Vik Muniz. 2018. (Simpósio).
    25. Semana Acadêmica de Comunicação - SEACOM 2018.Empreender e Inovar na Comunicação. É possível!. 2018. (Outra).
    26. Semana Global do Empreendedorismo 2018.Empreendedorismo de Impacto Social: possibilidades universitárias. 2018. (Seminário).
    27. V EMPRAD - Encontro dos Mestrados Profissionais em Administração.Valuation de uma Spin-off Brasileira de Cloud Computing para o Mercado de Pequenas e Médias Empresas. 2018. (Encontro).
    28. XI Congresso Internacional de Estética e História da Arte: Rompendo Fronteiras, Arte, Sociedade, Ciência e Natureza. "Há muitas noites na noite"; "Os Valores da Obra de Arte no Contexto do Mercado de Arte Global e Doméstico"; "Arte Global: rompendo fronteiras". 2018. (Congresso).
    29. XVII Congresso Regional Norte de Ciências da Comunicação. Mesa redonda 3: Experiências de Pesquisa em Comunicação na Amazônia. 2018. (Congresso).
    30. XXI SEMEAD ? Seminários em Administração FEA-USP.O Uso de Storytelling para Compreensão da Experiência do Cliente. 2018. (Seminário).
    31. 40. Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Avaliadora de trabalhos do GP América Latina, Mídia, Culturas e Tecnologias Digitais. 2017. (Congresso).
    32. 40. Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Juventude e Consumo Midiático: explorações etnográficas em tempos de convergência. 2017. (Congresso).
    33. IAMCR 2017 - International Association for Media and Communication ResearchE. Juventude e Consumo Midiático: explorações etnográficas em tempos de convergência. 2017. (Congresso).
    34. IV CONEDU - Congresso Nacional de Educação. Literacia Digital: educação para a leitura de conteúdos midiáticos. 2017. (Congresso).
    35. IV EMPRAD - Encontro dos Mestrados Profissionais em Administração.Avaliadora dos trabalhos do IV EMPRAD - Encontro dos Mestrados Profissionais em Administração. 2017. (Encontro).
    36. IV EMPRAD - Encontro dos Mestrados Profissionais em Administração.Resiliência e Comportamento Empreendedor/ Relação entre Grande Empresa e Startups: principais barreiras e proposição de ações de curto prazo / Implementação do Modelo de Header Bidding para Gestão de Publicidade Programática em um site jornalístico. 2017. (Encontro).
    37. VIII Encontro Nacional de Pesquisadores em Publicidade e Propaganda.Consumo Cultural e Midiático e as Interações em Rede: uma análise a partir da ciberpublicidade Brigadeiro de Açaí. 2017. (Encontro).
    38. XLI EnANPAD.Avaliadora de trabalhos XLI EnANPAD. 2017. (Encontro).
    39. XV Congresso Ibero-Americano de Comunicação. Jovens Rurbanos: experiências no sul do Brasil. 2017. (Congresso).
    40. XX SEMEAD ? Seminários em Administração FEA-USP.Como a Criatividade é Estimulada nas Indústrias Criativas: um estudo de caso. 2017. (Seminário).
    41. XX SEMEAD ? Seminários em Administração FEA-USP.Avaliadora de trabalhos de XX SEMEAD ? Seminários em Administração FEA-USP. 2017. (Seminário).
    42. 1º Simpósio Nacional sobre Transformações na Retórica do Consumoo.Ciberpublicidade e Consumo: um estudo com os consumidores. 2016. (Simpósio).
    43. 7º Congresso Brasileiro de Pesquisa ? Mercado, Opinião e Mídia. Já sou Adulto, mas adoro games online. Sabe por quê?. 2016. (Congresso).
    44. Creating Markets, Collecting Art: Celebrating 250 years of Christie's. Once 'Subversive' Art now Collectable Item. 2016. (Congresso).
    45. III EMPRAD - Encontro dos Mestrados Profissionais em Administração.Criatividade nas Indústrias Criativas: estudo de caso em uma organização do setor de tecnologia da informação e comunicação, com ênfase na educação. 2016. (Encontro).
    46. III EMPRAD - Encontro dos Mestrados Profissionais em Administração.Avaliadora de trabalhos do III EMPRAD - Encontro dos Mestrados Profissionais em Administração. 2016. (Encontro).
    47. Marketing Week: I Semana Aberta do Curso de Marketing.Moderadora das palestras na Marketing Week. 2016. (Encontro).
    48. VII Encontro de Marketing.Avaliadora de trabalhos. 2016. (Encontro).
    49. X Congresso Internacional de Estética e História da Arte: Escrita da História e (Re)Construção das Memórias. Memória, acervo e coleções de performances; Os novos museus: preservação de riquezas e cultura ou espetacularização?. 2016. (Congresso).
    50. XIX SEMEAD ? Seminários em Administração FEA-USP.Avaliadora de trabalhos. 2016. (Seminário).
    51. XIX SEMEAD ? Seminários em Administração FEA-USP.Geração de Ideias no Processo de Inovação Colaborativa: estudo de caso de uma empresa multinacional. 2016. (Seminário).
    52. XL EnANPAD. Avaliadora de trabalhos. 2016. (Congresso).
    53. XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Desafios da Pesquisa em Games no Brasil - Programação conjunta com o GP Games. 2016. (Congresso).
    54. XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Avaliadora de trabalhos do GP Mídia, Culturas e Tecnologias Digitais na América Latina. 2016. (Congresso).
    55. XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Empoderamento Feminino nas Redes Digitais. 2016. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (3)
    1. MARQUES, Jane Aparecida; COLFERAI, Sandro Adalberto. 41. Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. 2018. Congresso
    2. LEITE, Edson ; MARQUES, Jane Aparecida. XI Congresso Internacional de Estética e História da Arte: Rompendo Fronteiras, Arte, Sociedade, Ciência e Natureza. 2018. Congresso
    3. MARQUES, JANE A.; COLFERAI, Sandro Adalberto. 40. Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. 2017. Congresso

Lista de colaborações



(*) Relatório criado com produções desde 2016 até 2022
Data de processamento: 01/05/2024 20:58:21