PPGA

Otavio Bandeira De Lamonica Freire

É doutor em Gestão da Comunicação pela USP (2009), possui graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Mato Grosso (1996), especialização em Marketing pela ESPM (1998), mestrado em Comunicação pela Universidade Paulista (2007) e mestrado em Educação pela Universidade de Cuiabá (2002). Atualmente é Professor Doutor referência MS-3 do Curso de Marketing da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo - MKT-EACH/USP, Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA-FEA/USP, Professor do Programa de Pós-Graduação em Turismo - PPGTUR-EACH/USP e Professor Colaborador no Programa de Pós-Graduação em Comunicação - PPGCOM-ECA/USP. É Editor Associado de Marketing do RAUSP Management Journal. Tem experiência nas áreas de Marketing, Estratégia e Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: comportamento do consumidor, marcas, capacidades de marketing, efeitos da propaganda no consumidor e na sociedade. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/1745770940204631 (28/04/2022)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade de São Paulo, USP Leste, Escola de Artes, Ciências e Humanidades. Rua Arlindo Bettio, 1000 Vila Guaraciaba 03828000 - São Paulo, SP - Brasil Telefone: (11) 30911004 URL da Homepage: http://www5.each.usp.br/
  • Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
  • Área: Comunicação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (7)
    1. 2016-Atual. Seguranca Alimentar no Brasil: estudo dos fatores relevantes para o consumo de alimentos saudaveis
      Descrição: Durante os últimos anos, conforme a produção de alimentos tem se tornado mais eficiente, em conjunto com a evolução da economia e avanços logísticos, as condições que favorecem à ocorrência de desnutrição têm sido gradativamente substituídas por um cenário onde surge um novo problema relacionado a obesidade e doenças crônicas relativas ao consumo excessivo de alimentos. Como uma maneira de contra-atacar esse fenômeno de crescimento das taxas de sobrepeso e obesidade, diversas recomendações visando a prevenção desse tipo de problema de saúde pública têm sido emitidas nos últimos anos, sendo que, uma das principais questões levantados pela agência de regulamentação americana, é a inclusão de informações nutricionais no menu de restaurantes. Contudo, estudos tem demonstrado que muitos consumidores não utilizam as informações nutricionais dos alimentos por falta de entendimento, baixa confiança nas informações, ou até mesmo pelo formato escolhido para apresenta-las, como por exemplo, utilizar um formato mais ou menos científico, o que acaba enfraquecendo o resultado atingido por esse tipo de regulamentação. Dessa forma, este projeto tem o objetivo de identificar os fatores que podem incentivar uma alimentação saudável.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Otávio Bandeira De Lamônica Freire - Integrante / Filipe Quevedo Pires de Oliveira e Silva - Coordenador.
      Membro: Otavio Bandeira De Lamonica Freire.
    2. 2015-Atual. Capacidades Dinamicas, Comunicacao Integrada de Marketing, Variaveis Interorganizacionais e Vantagem Competitiva no Contexto das Empresas e das Marcas
      Descrição: Investigar os efeitos das capacidades dinâmicas, da comunicação integrada de marketing e demais variáveis interorganizacionais que uma empresa deve ter ou desenvolver e analisar seu impacto nos resultados da empresa e da marca, visando auxiliar gestores no processo de tomada de decisão de marketing e estratégia nas organizações.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Otávio Bandeira De Lamônica Freire - Coordenador. Número de produções C, T & A: 5
      Membro: Otavio Bandeira De Lamonica Freire.
    3. 2013-2016. Varejo no Brasil: perspectivas teoricas e empiricas
      Descrição: Análise bibliométrica das publicações concernentes ao varejo na seara de administração no Brasil, em periódicos de impacto de acordo com o sistema Qualis (A1, A2 e B1). Desenvolvimento de estudos a partir dos achados da bibliometria.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Otávio Bandeira De Lamônica Freire - Coordenador / Eduardo Biagi Almeida Santos - Integrante / Filipe Quevedo Pires de Oliveira e Silva - Integrante. Número de produções C, T & A: 25
      Membro: Otavio Bandeira De Lamonica Freire.
    4. 2013-2016. Emocao, Risco ou Seguranca? O Efeito de Diferentes Estrategias de Comuniccao na Intencao de Ir a Estadios e demais Eventos Esportivos
      Descrição: Análise da relação entre sensation seeking, percepção de risco e intenção de ir a eventos esportivos por parte do consumidor brasileiro. Verificação do efeito de diferentes estímulos de propaganda a partir do uso do efeito framing como estratégia persuasiva e verificação do nível de interação entre os conceitos apresentados.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Otávio Bandeira De Lamônica Freire - Coordenador / Leandro Leonardo Batista - Integrante / Diego dos Santos Vega Senise - Integrante / Filipe Quevedo Pires de Oliveira e Silva - Integrante. Número de produções C, T & A: 2
      Membro: Otavio Bandeira De Lamonica Freire.
    5. 2012-2018. Relacoes da Consciencia Ecologica com outras dimensoes do Comportamento do Consumidor na Perspectiva da Teoria do Comportamento Planejado
      Descrição: Verificar qual das escalas de mensuração da Consciência Ecológica mais utilizadas no contexto das pesquisas brasileiras de comportamento do consumidor possui maiores propriedades psicométricas, bem como qual delas possui maior poder preditivo (por meio de sua validade nomológica) de intenções de comportamento articuladas à sustentabilidade e ao consumo de produtos verdes. Desenvolver modelos teóricos de comportamento de consumo de produtos sustentáveis, verdes ou ecologicamente corretos, na perspectiva da Teoria do Comportamento Planejado, com vistas ao estudo das relações de causalidade entre a Consciência Ecológica e a Atitude, a Intenção Comportamental, a Confiança, o Ceticismo e Variáveis Sócio-Demográficas. Testar e adaptar a escala de Ceticismo, originalmente desenvolvida para informações relacionadas à propaganda, para os contextos de ações promocionais no varejo de supermercados, bem como para o contexto de informações oriundas da mídia em geral, sob a forma de notícias jornalísticas. Verificar o efeito moderador em diferentes contextos do comportamento do consumidor.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (2) . Integrantes: Otávio Bandeira De Lamônica Freire - Coordenador / Reny Aparecida Galvão - Integrante / Sônia Regina Valerio do Sacramento - Integrante / Sérgio Silva Braga Junior - Integrante / Filipe Quevedo-Silva - Integrante / Leonardo Vils - Integrante / Mauro Torrente - Integrante. Número de produções C, T & A: 25
      Membro: Otavio Bandeira De Lamonica Freire.
    6. 2012-2017. Endosso de Celebridades e Comportamento do Consumidor
      Descrição: Estudo quantitativo por meio de modelagem de equações estruturais para o entendimento dos antecedentes do endosso de celebridades por parte do consumidor brasileiro. Levantamento tipo survey em todo o território nacional acerca da percepção dos antecedentes (profissionalismo, identificação, conexão com a sociedade brasileira, personalidade e atributos de beleza) e seu poder de explicação da variável dependente endosso para marcas, produtos e projetos sociais.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Otávio Bandeira De Lamônica Freire - Coordenador / Filipe Quevedo Pires de Oliveira e Silva - Integrante. Número de produções C, T & A: 23
      Membro: Otavio Bandeira De Lamonica Freire.
    7. 2012-Atual. Estrategias de Marketing e Comunicacao: efeitos no consumidor e na sociedade
      Descrição: Investigar o consumo como uma dimensão da natureza humana fortemente relacionado aos aspectos do indivíduo e sua relação com a sociedade, que podem ser influenciados pelas estratégias de marketing e comunicação das organizações. O arcabouço teórico para o desenvolvimento deste projeto vai desde as teorias do campo da gestão do marketing e da estratégia, ao comportamento do consumidor, a psicologia cognitiva e social, bem como as teorias de cultura do consumo. Diferentes objetos e fenômenos podem ser abordados para verificar o ajuste das teorias e modelos conceituais, tais como: adoção de tecnologia, novas mídias, consumo colaborativo, sustentabilidade, turismo, alimentos e bebidas etc. Por se tratar de projeto-eixo, a proposta metodológica possui espectro amplo. A prioridade é o teste e comprovação de hipóteses e, portanto, experimentos e modelos estruturais são fortemente adotados. No entanto, para fenômenos de vanguarda, as técnicas qualitativas e multi-métodos são de grande valia. Como resultados, espera-se poder contribuir para o entendimento dos modelos de organização e definição das estratégias de marketing e comunicação das organizações, bem como a interação dessas estratégias com o comportamento do consumidor e da sociedade.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (5) Doutorado: (1) . Integrantes: Otávio Bandeira De Lamônica Freire - Coordenador / Pedro Scrivano - Integrante / Heder Seiti Ono - Integrante / Fernanda Sayuri Yoda - Integrante / Leonardo Bars Humes - Integrante / Anderson Filipe Rosa - Integrante / Thais Rodrigues Monterio - Integrante.
      Membro: Otavio Bandeira De Lamonica Freire.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (43)
      1. VI SINGEP.Fórum de Editores e Autores. 2017. (Simpósio).
      2. XLI EnANPAD.Moderador de Seção. 2017. (Encontro).
      3. XLI EnANPAD.Carne Fraca, Risco e Varejo de Carne Bovina: efeitos da mídia sobre o consumidor brasileiro. 2017. (Encontro).
      4. XLI EnANPAD.Lógica Dominada pelos Serviços. 2017. (Encontro).
      5. CLAV 2016 - 9o Congresso Latino-Americano de Varejo. A Relação entre Controle Situacional, Crowding e Características do Ambiente de Loja: a influência na satisfação e compra por impulso. 2016. (Congresso).
      6. XL EnANPAD.De Pac Man a GTA 5: antecedentes e consequentes do Engajamento do usuário de videogames sob o ponto de vista do comportamento do consumidor. 2016. (Encontro).
      7. XL EnANPAD.Capacidades Dinâmicas e Vantagem Competitiva na Hotelaria: uma análise a partir da cooperação interorganizacional em destinos turísticos. 2016. (Encontro).
      8. XL EnANPAD.Brand Equity e Valor de Marca: um estudo por meio de modelagem de equações estruturais no contexto da moda. 2016. (Encontro).
      9. 8o Congresso Latino-Americano de Varejo - CLAV 2015. Estudo Bibliométrico sobre o modelo estímulo-organismo-resposta no período de 2003 a 2014. 2015. (Congresso).
      10. XXXIX EnANPAD.Efeito da Congruência da Música Ambiente no Comportamento do Consumidor no Varejo: um Estudo Experimental. 2015. (Encontro).
      11. XXXIX EnANPAD.O Efeito do Distanciamento Psicológico e Framing da Mensagem sobre a Capacidade de Diferenciação em Empresas de Serviço. 2015. (Encontro).
      12. CLAV 2014 - 7o Congresso Latino-Americano de Varejo. Escalas concorrentes para mensuração da qualidade percebida no varejo eletrônico: uma comparação entre E-S-Qual e E-Tailq. 2014. (Congresso).
      13. EMA 2014 - 6o Encontro da Divisão de Marketing da ANPAD. Futuras Celebridades Endossadas por Celebridades: o Efeito da Marca, da Congruência e da Superexposição. 2014. (Congresso).
      14. II Encontro Internacional de Gestão do Esporte e Entretenimento - II EIGEE.Marketing e Comportamento do Consumidor no Esporte, Lazer e Entretenimento. 2014. (Encontro).
      15. Jornada ABERJE de Mensuração.Melhores Práticas em Mensuração: Checl List - o que fazer e o que evitar. 2014. (Outra).
      16. XXXVII Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração - EnANPAD 2014. O Papel do Contexto de Avaliação na geração de Recomendações de Produtos no Ambiente Online. 2014. (Congresso).
      17. XXXVII Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração - EnANPAD 2014. O Efeito da Preocupação Ambiental e do Ceticismo de Produtos Verdes no Varejo. 2014. (Congresso).
      18. 24th POMS Annual Conference (Production, Operations and Management Society). The Influence of Music on Consumer Behavior. 2013. (Congresso).
      19. CLAV 2013 - 6o Congresso Latinoamericano de Varejo: Varejo e Desenvolvimento em Mercados Emergentes. Como diferenças entre consumidores influenciam a satisfação e a compra por impulso em ambientes de loja com alto arousal. 2013. (Congresso).
      20. CLAV 2013 - 6o Congresso Latinoamericano de Varejo: Varejo e Desenvolvimento em Mercados Emergentes. Fatores Determinantes da Intenção de Consumo de Produtos Sustentáveis. 2013. (Congresso).
      21. GBATA 2013 - Global Business and Technology Associatio´s Fifteenth Annual International Conference. Retailers´ Relevant Attributes for Purchase Decision of the Elderly: an analisys by means of structural equations. 2013. (Congresso).
      22. III Seminário Internacional de Estudos e Pesquisas em Consumo.O Sentido do Prestígio no Consumo Contemporâneo: um estudo exploratório. 2013. (Seminário).
      23. I Simpósio Internacional de Inovação e Sustentabilidade (I S2IS).O Efeito da Consciência Ecológica e do Framing de Perda e Ganho no Comportamento do Consumidor. 2013. (Simpósio).
      24. I Simpósio Internacional de Inovação e Sustentabilidade (I S2IS).Escalas Concorrentes para a Mensuração da Consciência Ambiental: comparação entre ECCB e NEP. 2013. (Simpósio).
      25. I Simpósio Internacional de Inovação e Sustentabilidade (I S2IS).Novo Framework para Marketing Sustentável. 2013. (Simpósio).
      26. IV Pró-Pesq PP - Encontro Nacional de Pesquisadores de Publicidade e Propaganda: por uma publicidade livre sempre.Brasilidade e Efeito País de Origem em Marcas de Moda no Brasil. 2013. (Encontro).
      27. IV Pró-Pesq PP - Encontro Nacional de Pesquisadores de Publicidade e Propaganda: por uma publicidade livre sempre.Perspectivas para o Estudo de Celebridades e o seu Poder de Ativação junto às Marcas. 2013. (Encontro).
      28. IV Pró-Pesq PP - Encontro Nacional de Pesquisadores de Publicidade e Propaganda: por uma publicidade livre sempre.Perspectivas para o Estudo de Celebridades e seu Poder de Ativação junto às Marcas. 2013. (Encontro).
      29. IV Pró-Pesq PP - Encontro Nacional de Pesquisadores em Publicidade e Propaganda: por uma publicidade livre sempre.Fatores que Motivam a Escolha como Antecedentes das Dimensões da Qualidade Percebida em Cursos de Ensino Superior: proposição de um modelo teórico. 2013. (Encontro).
      30. XVI SEMEAD - Seminários de Administração FEA/USP.Explorando a Relação entre Crowding e Satisfação: um estudo em parques urbanos. 2013. (Seminário).
      31. XVI SEMEAD - Seminários de Administração FEA/USP.Antecedentes da Lealdade no E-commerce: o papel chave da satisfação dos consumidores. 2013. (Seminário).
      32. XXXVII Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração - EnANPAD 2013.A Relação entre Consciência Ambiental e Consumo de Carne Ambientalmente Sustentável. 2013. (Encontro).
      33. 4th European Communiction Conference - ECREA 2012. Organisations´ demand on Public Relations and Corporate Communication and the role of PR/Corporate Communication manager: a comparative study on job announcements between Latin America and Europe. 2012. (Congresso).
      34. EMA 2012 - 5o Encontro da Divisão de Marketing da ANPAD. O Efeito da Marca no Endosso de Celebridades. 2012. (Congresso).
      35. III Propesq - Encontro Nacional de Pesquisadores em Publicidade e Propaganda - Deve haver mais pesquisa em Publicidade. Associação de Marca no Mercado Fast Fashion: uma revisão da literatura. 2012. (Congresso).
      36. III Propesq - Encontro Nacional de Pesquisadores em Publicidade e Propaganda - Deve haver mais pesquisa em Publicidade. Eventos Esportivos no Desenvolvimento das Marcas: um modelo de avaliação de resultados. 2012. (Congresso).
      37. XXXVI Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração - EnANPAD 2012. O Efeito da Marca no Endosso de Celebridades. 2012. (Congresso).
      38. XXXVI Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração - EnANPAD 2012. Relações entre Motivações para Viajar, Fontes de Informação e Qualidade Percebida do Serviço pelos Turistas da Oktoberfest em Munique (Alemanha) e Blumenau (Brasil). 2012. (Congresso).
      39. 15th International Conference on Corporate Reputation, Brand, Identity and Competitiveness. The Role of Integrated Communications in Building/Enhancing the Organizations´ Image and Reputation. 2011. (Congresso).
      40. II Pró-pesq PP Encontro Nacional de Pesquisadores em Publicidade e Propaganda.Comunicação com uso de celebridades: uma discussão do retorno de investimento. 2011. (Encontro).
      41. II Pró-pesq PP Encontro Nacional de Pesquisadores em Publicidade e Propaganda.Como a utilização de celebridades é relevante na retenção da mensagem, impactando o comportamento do consumidor. 2011. (Encontro).
      42. Congeso ALAIC -. Integração da Comunicação: um estudo exploratório em 50 grandes organizações brasileiras. 2010. (Congresso).
      43. I Pró-pesq PP ? Encontro Nacional de Pesquisadores em.Como as Maiores Empresas do Brasil Avaliam os Resultados de suas Ações de Comunicação: Instrumentos, Ferramentas, Objetividade e Subjetividades. 2010. (Encontro).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (0)

      Lista de colaborações

      • Colaborações endôgenas (0)



        (*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2022
        Data de processamento: 01/01/2024 22:02:52