PPGA

Rosa Maria Bueno Fischer

É doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996), mestre em Educação pelo Instituto de Estudos Avançados Em Educação Fundação Getúlio Vargas (1982) e é graduada em Letras pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1971). Aposentada na condição de Professora Titular da UFRGS, em 2020. Titular do Comitê Assessor (CA) da área de Educação, no CNPq (2013-2015). Membro do Comitê Assessor área Educação da CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (2005-2008). De fevereiro a agosto de 2009 foi Visiting Scholar da New York University (USA) -- onde realizou seu estágio de pós-doutorado. Foi editora da revista Educação & Realidade, da UFRGS, de setembro de 1997 a junho de 2008. Coordenou o GT Educação e Comunicação da ANPED nos anos de 2005 e 2006 e foi membro do Comitê Científico da ANPED em dois períodos; atua no momento como consultora ad hoc do mesmo GT. Editora associada da revista Education Policy Analysis Archives/ Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, desde 2010, até dezembro de 2015. É membro do Comitê Consultivo do Scielo Educa, gerenciado pela Fundação Carlos Chagas, desde 2010. Membro de 8 Conselhos Científicos Editoriais de publicações qualificadas nas áreas de Educação e Psicologia. Participou como membro da Comissão Executiva da ANPED-Sul, em 2018. É membro do Conselho Editorial do Jornal da Universidade, UFRGS. Foi membro da Comissão de Pesquisa da FACED/UFRGS, de 2013-2015. Foi coordenadora de avaliação do PNBE, em 2015. Membro da Comissão de Pós-Graduação do PPGEDU (2011-2015). E membro da Comissão Especial de Assessoramento à Avaliação Docente (PPGEDU/UFRGS). Tem experiência na área de Educação e da Comunicação, com ênfase em Filosofia da Cultura, poéticas dos processos criativos, estudos foucaultianos; realiza pesquisas sobre cinema, imagem, processos de subjetivação e formação ético-estética. Como Professora Convidada do PPGEDU da UFRGS, desde outubro/2020, coordena o NEMES - Núcleo de Estudos sobre Mídia, Educação e Subjetividade, da UFRGS. Autora dos livros O MITO NA SALA DE JANTAR (discurso infanto-juvenil sobre televisão); TELEVISÃO & EDUCAÇÃO: fruir e pensar a TV; TRABALHAR COM FOUCAULT. ARQUEOLOGIA DE UMA PAIXÃO. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/4822360914917682 (10/05/2022)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 1A
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Educação, Departamento de Estudos Especializados. AV PAULO GAMA, S/Nº PRÉDIO 12201 CENTRO 90046900 - Porto Alegre, RS - Brasil Telefone: (51) 33084134 Fax: (51) 33084120 URL da Homepage: http://www.ufrgs.br/nemes
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (3)
    1. 2021-Atual. EMPATIA DAS IMAGENS: cinema e educacao para a solidariedade
      Descrição: A pesquisa consiste em um estudo teórico sobre o tema filosófico da solidariedade, acompanhado de um levantamento de filmes que, por suposição, interpelam o espectador, no sentido de provocar nele a empatia com o outro. A pesquisa teórica tem como foco uma indagação sobre a articulação possível entre conceitos como os de empatia, solidariedade, laço social, cuidado, intersubjetividade, reconhecimento e alteridade ? oriundos de alguns campos do saber, em especial da filosofia, da psicanálise, da educação e teoria estética. A busca teórica percorre obras de Habermas, Vladimir Safatle, Maria Rita Kehl, Michel Foucault, Jacques Derrida, Carlos Skliar, Nadja Hermann, Judith Butler, Christian Dunker, Edith Stein, Emmanuel Levinas ? dentre outros. Indaga-se que enunciados circulam nas formulações desses autores, pensando-os genealogicamente, de modo a tensionar as respectivas aproximações e diferenças conceituais. Ao mesmo tempo, faz-se o levantamento de uma coleção de filmes (de 50 a 100 realizações), de diferentes épocas, gêneros e nacionalidades ? cujas narrativas, de alguma forma, convidam o espectador ao gesto empático e à acolhida da radical alteridade. Tal busca é orientada por duas fontes teóricas principais: de um lado, as elaborações dos pensadores elencados para a pesquisa teórica, anteriormente referidos; de outro, as formulações de estudiosos da imagem, cujas obras examinam a complexidade do conceito de imagem (cinematográfica, em especial), como: Didi-Huberman, Benjamin, Rancière, Mondzain, Ismail Xavier, Barthes, dentre outros. Uma das metas da pesquisa é, além de produzir ensaios teóricos, construir um material didático destinado a cursos de formação de professores, referente a filmes e a modos de discuti-los, na medida em que tais obras nos interpelam na direção do outro. Uma das suposições da pesquisa é que exercitar a empatia, por meio de gestos mesmo que apenas simbólicos, tem a ver com um aprendizado por meio do qual dizemos a nós mesmos que a dor do outro é também a nossa dor. Palavras-chave: solidariedade; empatia; alteridade; cinema; formação ética; imagem; espectador. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . Integrantes: Rosa Maria Bueno Fischer - Coordenador / Ananda Hilgert - Integrante / OHLWEILER, Mariane Inês - Integrante / TATIELLE RITA SOUZA DA SILVA - Integrante / Raquel Leão LUZ - Integrante / Sandra Espinosa Almansa - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Rosa Maria Bueno Fischer.
    2. 2017-2021. ?MANUSCRITOS? DA CRIACAO: AS ARTES E A ARTE DE PESQUISAR EM EDUCACAO
      Descrição: O projeto consiste em uma investigação sobre os processos criativos em diferentes formas de arte (em, especial o cinema, a literatura e as artes visuais), a partir de quatro conjuntos de dados principais: a) documentos registrados em livros, entrevistas, vídeos e filmes) sobre figuras expressivas das artes e da filosofia, a respeito de seus processos de criação (por exemplo: Clarice Lispector, Abbas Kiarostami, Paul Klee); entrevistas com alguns criadores (cineastas, escritores, filósofos, artistas visuais), no Rio Grande do Sul, em conversas que possam registrar como pensam os próprios processos criativos e que olhar depositam sobre os ensaios, tentativas e rascunhos de suas produções; c) textos manuscritos dos estudantes universitários, produzidos ao longo de alguns meses (material coletado na pesquisa anterior), sobre filmes vistos, de modo a acompanhar o ritmo das transformações na escrita; d) dossiê dos arquivos e dos cadernos de anotações de uma doutoranda em Educação, desde seu ingresso no curso. A partir de autores como Michel Foucault, Didi-Huberman, Walter Benjamin, Giorgio Agamben, pretende-se, com esses dados, fazer um estudo teórico e elaborar um conjunto de ensaios, a respeito do que estamos chamando de ?poética do manuscrito? ? e que vem concomitantemente a uma exploração do conceito de experiência. Supomos que haja uma relação entre processos criativos, a experiência e a produção de pensamento. A ideia é problematizar, no sentido foucaultiano, algumas recorrências nas pesquisas em educação, e que apontam para a falta de permeabilidade entre vida, arte, filosofia e ciência; além de dificuldades de autoria e de produção de uma escrita autoral ? entre outras questões. Com a pesquisa, pretende-se oferecer um conjunto de contribuições (trazidas dos processos criativos em arte, filosofia e pesquisa), sob a forma de ensaios, publicações, apresentações em eventos científicos, com o objetivo de problematizar e dinamizar os modos como temos conduzido nossas investigações em educação.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (7) . Integrantes: Rosa Maria Bueno Fischer - Coordenador / SUZANA FELDENS SCHWERTNER - Integrante / OHLWEILER, Mariane Inês - Integrante / Márcio Freitas do Amaral - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T & A: 21 / Número de orientações: 1
      Membro: Rosa Maria Bueno Fischer.
    3. 2011-2017. JUVENTUDES E NARRATIVAS VISUAIS: POR UMA ETICA DA IMAGEM NA EDUCACAO
      Descrição: A pesquisa, agora (2016) em sua segunda fase, diz respeito: 1º ? a um estudo teórico sobre o próprio conceito de imagem, mais especificamente sobre narrativas visuais, com ênfase em produções cinematográficas; 2º ? a um estudo teórico sobre as relações entre ficção e realidade, na arte, de um modo geral, e nas narrativas visuais, de modo particular; 3º ? a uma relação desses estudos teóricos com a educação ética de professores em formação, no caso, estudantes de Pedagogia; 4º ? finalmente, a um levantamento empírico, envolvendo, de um lado, dados sobre jovens da Grande Porto Alegre e sua relação com a proliferação de imagens na cultura; e, de outro, a análise de produções cinematográficas que poderiam fazer parte de uma intervenção com esses estudantes, no sentido de uma produção de pensamento sobre uma possível ?ética das imagens?. Trabalhamos com a hipótese de que a imagem pode ser pensada a partir de uma ética, de uma disposição e de uma conduta em relação ao outro (conforme Didi-Huberman, Jacques Rancière e Jean-Luc Nancy), possível de ser encontrada em produções cinematográficas diferenciadas, acessíveis ao público jovem, para fruição e produção de pensamento na educação. Para a realização desta pesquisa, três focos teórico-epistemológicos principais estão em pauta. Em primeiro lugar, uma discussão conceitual sobre concepções de imagem; a seguir, um debate sobre as relações entre narrativas visuais (ficcionais ou não) e o problema da ?verdade?e a experiência de si (Michel Foucault e sua hermenêutica do sujeito); finalmente, a problematização sobre questões éticas de nossas experiências, objetos, produtos, práticas, enfim, com e sobre imagens ? de modo particular com o foco nas narrativas cinematográficas. Os objetivos principais da pesquisa os seguintes: (1) Realizar estudo teórico sobre os diferentes conceitos de imagem, centralizando a atenção nas imagens cinematográficas e na discussão dos seguintes temas: imagem e realidade; imagem, discurso e representação; imagem e acesso ao real; imagem, visibilidade e invisibilidade; imagem e acontecimento; ética das imagens; imagem e estranhamento; (2) Levantar, em entrevistas individuais, dados de estudantes de Pedagogia e de Comunicação (de 17 a 30 anos), de universidades públicas e privadas da Grande Porto Alegre, sobre experimentações com imagens (fotografias, imagens do cinema, da TV, da Internet), e as articulações dessas imagens com memórias individuais e coletivas, bem como com práticas pedagógicas (vividas ou vislumbradas como possíveis, nos processos educacionais); (3) Mapear e analisar (com base em autores como Didi-Huberman, Ismail Xavier e Jacques Rancière) um conjunto de filmes de diferentes gêneros narrativos, diretores, temáticas, linguagens, épocas e nacionalidades ? em que o espectador seja colocado diante do desafio de imagens desconcertantes, para além dos protocolos de leitura já automatizados e sabidos; (4) Realizar 50 encontros com grupos de 30 estudantes de Pedagogia e de Comunicação, para exibição e debate de curtas-metragens ou cenas previamente selecionadas de filmes; (5) Reunir, a partir dos encontros com os jovens, um conjunto de produções textuais individuais, nascidas da experimentação com narrativas cinematográficas, como registro de uma fruição estética com imagens; (6) Elaborar ensaios analíticos (pelo menos três) sobre teoria da imagem, narrativas visuais e educação; e sobre as relações entre juventude, cinema e ética das imagens ? tendo como fonte os materiais coletados nos questionários, nos estudos teóricos e na leitura do material escrito produzido pelos estudantes; (7) Oferecer material teórico e prático como contribuição aos currículos de Pedagogia e Comunicação, no sentido da ampliação do repertório audiovisual de jovens em formação, para atuar no magistério e nas diferentes áreas da Comunicação.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (5) . Integrantes: Rosa Maria Bueno Fischer - Coordenador / SUZANA FELDENS SCHWERTNER - Integrante / Márcio Freitas do Amaral - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 71
      Membro: Rosa Maria Bueno Fischer.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (29)
      1. COLÓQUIO REPOSICIONANDO QUESTÕES JUVENIS EM SOCIEDADES INCLUSIVAS ? DESAFIOS E PROPOSTAS.Ética, estética e formação política das juventudes. 2021. (Simpósio).
      2. V Jornada Gaúcha de Pesquisadores da Recepção.O MITO NA SALA DE JANTAR: DISCURSO INFANTO-JUVENIL SOBRE TELEVISÃO. 2021. (Simpósio).
      3. XX ENDIPE. Didática e Conhecimento: Entre o Livro Didático, as mídias e as fakenews. 2020. (Congresso).
      4. 26º Seminário Nacional de Arte e Educação.Ensino de artes e crise: no meio do caminho, a lutaética, a beleza do pensamento. 2018. (Seminário).
      5. 38 REUNIÃO ANUAL DA ANPED. Leitura e Formação: redescobrir o prazer do texto entre as margerns do sistema escolar. 2017. (Congresso).
      6. VII Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira JUBRA.JUVENTUDE E NOVAS TECNOLOGIAS: ASPECTOS ÉTICOS, ESTÉTICOS E POLÍTICOS. 2017. (Simpósio).
      7. ENCONTRO DO MOVIMENTO PEDAGÓGICO LATINO-AMERICANO.Mídia, educação e democracia. 2016. (Seminário).
      8. II SEMINÁRIO INTERNACIONAL MICHEL FOUCAULT.Foucault, Clarice: as palavras, as coisas, a experiência. 2016. (Seminário).
      9. Seminário Mídia e Educação.Linhas de força nas pesquisas em mídia e educação. 2016. (Seminário).
      10. XI ANPED SUL. Problematizar a pesquisa em comunicação e tecnologias: questões éticas e poéticas. 2016. (Congresso).
      11. X Seminário Linguagem, Políticas de Subjetivação e Educação.NOTAS SOBRE LINGUAGEM, ALTERIDADE E FORMAÇÃO DE UM SUJEITO POR-VIR: INCURSÕES EM LITERATURA E CINEMA. 2016. (Seminário).
      12. I Seminário Nacional - Formação Pedagógica e Pensamento Nômade: experimentações curriculares.Por que amamos o cinema na educação?. 2015. (Seminário).
      13. I Seminário Internacional Filosofia e Educação: a atualidade do pensamento de Michel Foucault.ARTES DO PENSAMENTO E CRIAÇÃO DE SI EM FOUCAULT. 2014. (Seminário).
      14. II Encontro de Educomunicação da Região Sul: Educomunicação e Direitos Humanos.Experiência, narrativa e transmissão, em tempos e espaços virtuais. 2013. (Encontro).
      15. XV Congresso Mundial de Educação Comparada (XV WCCES2013). CINEMA E DIVERSIDADE ÉTNICO-CULTURAL: O QUE APRENDEMOS COM AS IMAGENS?. 2013. (Congresso).
      16. 2012 Congress of the Latin American Studies Association. Formação ético-estética de jovens no Sul do Brasil, numa perspectiva foucaultiana. 2012. (Congresso).
      17. 2ª JIED - Jornada Internacional de Estudos do Discurso e 1º EIID - Encontro Internacional da Imagem em Discurso.Foucault, o discurso, a educação. 2012. (Seminário).
      18. 3º Colóquio de Pesquisas em Educação e Mídia.Pesquisa em mídia e educação: inquietações, linhas de força. 2012. (Outra).
      19. I Seminário Internacional Ensino de Artes: cultura visual, escola e cotidiano.Crianças no cinema e na escola: espaços para o pensamento e a imaginação. 2012. (Seminário).
      20. V CIPA - Congresso Internacional de Pesquisa (Auto) Biográfica. Cine-autobiografia em Agnès Varda: a poptência de fragmentos desordenados de memória. 2012. (Congresso).
      21. XVI ENDIPE. Práticas de ensino na educação a distância - inovação ou domesticação?. 2012. (Congresso).
      22. 34ª Reunião Anual da ANPED. Autoridade, infância e crise na educação. 2011. (Congresso).
      23. 34ª Reunião Anual da ANPED. RASTROS DE UM PASSADO NEM TÃO REMOTO: MÍDIAS AUDIOVISUAIS EM VINTE ANOS DE PESQUISA. 2011. (Congresso).
      24. 4º Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação.INTERLOCUÇÕES POSSÍVEIS COM OS ESTUDOS DE MÍDIA. 2011. (Seminário).
      25. CIES 2011 - 55th Annual Conference of the Comparative & International Education Society. ÉTHICS-AESTHETICS FORMATION OF YOUNG PEOPLE IN THE SOUTH OF BRAZIL: A FOUCAULDIAN PERSPECTIVE. 2011. (Congresso).
      26. Fórum Permanente e Interdisciplinar de Desafios do Magistério.Mídias audiovisuais e literatura: amor à narrativa. 2011. (Outra).
      27. I CONGRESSO DE EDUCAÇÃO, PESQUISA E CONTEMPORANEIDADE. ARTE, PESQUISA E ESCRITA ACADÊMICA. 2011. (Congresso).
      28. 33ª Reunião Anual da Anped. Participaçãoc em Reunião, como membro, da ?Comissão de estudos sobre política de publicação na área da educação?. 2010. (Congresso).
      29. XIV WCCES World Congress of Comparative Education Societies. FILM AND TEACHER EDUCATION. 2010. (Congresso).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (1)
      1. LUCE, Maria Beatriz Moreira ; MARCELLO, F. A. ; FISCHER, Maria Clara Bueno ; LOPONTE, L. G. ; FISCHER, Rosa M. B.. ANPED-SUL: Comissão Executiva. 2018. Congresso

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (0)



      (*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2022
      Data de processamento: 01/01/2024 22:02:52