PPGCC

Silvia Pereira de Castro Casa Nova

Silvia Casa Nova é professora titular do Departamento de Contabilidade e Atuária, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP) e professora do núcleo permanente do Programa de Mestrado em Ciências Contábeis da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). É editora-associada da Accounting Education (UK, H-Index=37, SJR 2020=0.87) e membro do Corpo Editorial Científico da RAE-Revista de Administração de Empresas (H-Index=15, SJR 2020=0.18), da FGV/EAESP, da Organizações & Sociedade (Qualis A2), da UFBA, e da Revista Activos, da Universidad Santo Tomás, da Colômbia, e Revista Prosppectus, da UFPB, Brasil. É livre-docente em Educação Contábil pela USP. Foi pesquisadora visitante da École de Comptabilité, da Université Laval, com bolsa CAPES, pesquisadora visitante do Department of Organizational Leadership, Policy, and Development (OLPD), do College of Education and Human Development (CEHD), da University of Minnesota (UMN), com bolsa da CAPES, e da Business Research Unit do Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL), com apoio financeiro da PRPG/USP. Participou, ainda, de estágio de pesquisa junto ao College of Education + Human Development da University of Minnesota, com apoio financeiro da PRPG/USP. É co-organizadora da série de livros Revolucionando, da Editora Gen/Atlas, e do livro TCC: uma Abordagem leve, divertida e prática, pela editora Saraiva, em parceria com colegas da UFU e da UEL. Tem publicações em periódicos nacionais (como Revista de Contabilidade & Finanças, Revista de Administração de Empresas, Revista de Administração Contemporânea) e em periódicos internacionais (Studies in Educational Evaluation, Advances in Public Interest Accounting, Advances in Developing Human Resources e International Journal of Organizational Analysis). Tem capítulos em livros internacionais editados pela Palgrave Macmillan, pela IGI Books e pela Routledge. Graduou-se em Administração Pública pela Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas. Concluiu o mestrado e o doutorado em Controladoria e Contabilidade pela FEA/USP. Tem Pós-Doutorado na EAESP/FGVSP em Métodos Quantitativos aplicados a Contabilidade. Atua como revisora de trabalhos em congressos e periódicos. Foi coordenadora e coordenadora adjunta do Programa de Pós-Graduação em Controladoria e Contabilidade da USP. É co-fundadora e co-gestora do Núcleo FEA-USP de Pesquisa em Gênero, Raça e Sexualidade, que mantem parcerias com o grupo de pesquisa OGA-Observatório de Gestão e Accountability, da UFRJ, e com o grupo Interges, da Universidad Nacional de Colombia (UNC). Co-coordena a rede de pesquisa QRCA (Qualitative Research and Critical Accounting), em que colabora com a organização geral da conferência e do consórcio de pós-graduação anualmente desde 2018, na organização dos webinários QRCA e em atividades de construção e análise e interpretação de evidências. É membro da AARN (Alternative Accounting Research Network). Participa como membro do Grupo de Pesquisa NEPAC (Núcleo de Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade), da UFU. Colabora/ou com os programas de pós-graduação da UFPR, FURB, UFU e UFMS, no Brasil, e do ISCTE, em Portugal, e da Universidad Nacional de Colombia, na Colombia, em disciplinas de Metodologia de Ensino e Métodos Qualitativos de Pesquisa. Participou como palestrante convidade em eventos na Colômbia, Peru, Argentina, Candá, Estados Unidos e Portugal. Tem experiência na área de Contabilidade, atuando principalmente nos seguintes temas: empreendedorismo, gênero na educação superior, feminismo, gênero em contabilidade, educação contábil, ensino de contabilidade, docência no ensino superior, contabilidade de empresas de pequeno porte e gestão financeira para empresas de pequeno porte. É mãe de José, Isabela e Gabriela. É apreciadora e colecionadora de cachaças. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/6578494544043971 (21/08/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade de São Paulo, Faculdade de Economia Administração e Contabilidade. Avenida Prof. Luciano Gualberto, 908 - FEA 3 - Sala 208 Cidade Universitária 05508900 - São Paulo, SP - Brasil Telefone: (11) 30915820 Ramal: 132 Fax: (11) 38130120 URL da Homepage: http://www.fea.usp.br/perfil.php?u=39tab=conti=226
  • Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
  • Área: Administração
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (10)
    1. 2019-Atual. Mulheres no empreendedorismo nao-tradicional provocando mudanca social, cultural e desenvolvimento economico: estudo comparativo entre Brasil, Estados Unidos e Canada
      Descrição: Essa pesquisa propõe-se a estudar como mulheres no empreendedorismo não-tradicional identificam e desenvolvem oportunidades que se tornam em empresas nascentes com base na teoria proposta por Ardichvili, Cardozo, & Ray (2003). Nosso objetivo é identificar e explicar diferenças que possam existir entre o modelo teórico e as mulheres que são empreendedoras não-tradicionais. Nós buscamos entender como os fatores propostos pela teoria aplicam-se à essa realidade pelo estudo de casos exemplares. Considerando que o ecossistema de apoio ao empreendedorismo pode ter um peso importante no sucesso de um negócio, nós propomos um estudo comparativo entre Brasil (cidade de São Paulo), os Estados Unidos (Twin Cities) e o Canadá (Québec City e Montréal). Para Aylward (2007) setores nos quais mulheres tenham nenhuma ou pouca presença, como alta tecnologia, são exemplos de negócios não tradicionais para mulheres. Então, o conceito de negócio não tradicional está relacionado ao gênero. Adicionalmente, nessa pesquisa, nós estendemos o conceito de negócio não tradicional para incluir negócios culturais e sociais porque sua expansão é uma realidade recente e também considerando a falta de evidências para aponta-los de forma acurada como sendo preponderantemente masculinos ou femininos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Silvia Pereira de Castro Casa Nova - Integrante / Yves Gendron - Coordenador. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
      Membro: Silvia Pereira de Castro Casa Nova.
    2. 2017-Atual. Empreendedorismo promovendo mudanca social, cultura e desenvolvimento economico
      Descrição: Apesar de sua importância, relativamente poucos trabalhos de pesquisa têm se dedicado a examinar a realidade das micro e pequenas empresas (MPE) e propor soluções para seus problemas. Seus problemas são específicos e diferentes dos problemas e desafios das empresas de grande porte (Bortoli Neto, 1980) e a deficiência gerencial administrativa pode ser um fator relevante na continuidade e sucesso desses empreendimentos (Casa Nova, 1996). Adicionalmente, o processo de gestão das MPEs poderia ser ?apoiado e facilitado pelas informações geradas pela contabilidade? apesar de que ?comumente, as informações fornecidas pelos escritórios [de contabilidade] distanciam-se daquelas demandadas pelos usuários? e que poderiam efetivamente apoiar as decisões relativas ao negócio (Silva, 2015). Esse quadro se acentua se considerarmos o caso de empreendedores não tradicionais (Aylward, 2007) e de mulheres empreendedoras que ocupam um importante papel no crescimento de suas economias, especialmente em casos em que um alto potencial esteja presente, ou seja, de mulheres que liderem negócios que sejam inovadores, atendam um mercado em expansão e seja orientados à exportação (Terjesen e Amorós, 2010). Empreendedores são influenciados pelas condições de negócios do ambiente em que se encontram, sendo o ecossistema de suporte ao empreendedorismo essencial para o incentivo à criação e o apoio à evolução de micro e pequenas empresas. Diferentes países contam com ecossistemas diferenciados (Global Entrepreneurship Monitor). Os empreendedores são influenciados por um ambiente de negócios instável, que é altamente regulado e burocrático nas etapas críticas de gestão de um negócio, desde o estágio inicial até o final. Ahl (2006) descreveu que algumas das instituições formais e condições culturais adicionam barreiras para mulheres quando iniciam ou expandem seus negócios. Portanto, em sociedades que não prevaleçam incentivos para mulheres como modelos de liderança, o desenvolvimento de mulheres de alto potencial é limitado. A proposta de pesquisa é estudar como empreendedores identificam e desenvolvem oportunidades que se tornam negócios nascentes, com base no modelo teórico proposto por Ardichvili et al. (2003) e, para explorarmos na continuidade do projeto, se há e quais são as diferenças entre empreendedores homens e mulheres em negócios tradicionais e não tradicionais. E por fim, como a contabilidade pode apoiar a criação, a implementação e a gestão de empreendimentos. Buscaremos entender como os fatores propostos nesse modelo teórico se aplicam à realidade por meio do estudo de casos exemplares. Aylward (2007) define o termo tradicional levando em consideração setores em que as mulheres têm presença preponderante no início dos negócios, como por exemplo, serviços, varejo e relacionados ao cuidado (caring). Por outro lado, mulheres empreendedoras não têm sido encontradas por exemplo em setores como o de alta tecnologia. Esse seria, portanto, exemplo de um negócio não tradicional para mulheres (p. 3-4). Aplicamos a lógica reversa para empreendedores homens, ou seja, setores com prevalência feminina são considerados não tradicionais para eles. Desse modo, a definição de negócio não tradicional nessa pesquisa, leva em consideração um recorte de gênero. Acrescentaremos à definição de negócios não tradicionais os negócios sociais e culturais que, por fazerem parte de uma realidade recente, ainda não apresentam evidências que permitam afirmar se são tradicionalmente masculinos ou femininos. Assim, foram incluídos na pesquisa como não-tradicionais independentemente de gênero. Por fim, tendo em vista que o ecossistema de apoio ao empreendedorismo pode ter um peso essencial no sucesso do negócio, propôs-se um estudo comparativo entre Brasil, Portugal e Estados Unidos, países que estão em estágios bastantes distintos em relação a esse ecossistema.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (3) . Integrantes: Silvia Pereira de Castro Casa Nova - Coordenador / Márcia Maria dos Santos Bortolocci Espejo - Integrante / Itali Pedroni Collini - Integrante / Cíntia do Nascimento Silva - Integrante / Alexandre Ardichvili - Integrante / Diele Lôbo da Silva - Integrante / Isabel Estima da Costa Lourenço - Integrante / Manuel Emílio Mota Almeida Delgado Castelo Branco - Integrante / Cristiano E. Rodrigues Reis - Integrante / William Martins de Gouveia - Integrante / Ana CarolinaOliveiraRodrigues Costa - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Silvia Pereira de Castro Casa Nova.
    3. 2017-Atual. Entrepreneurship fostering natural and cultural heritage conservation: the case of the Serra da Capivara National Park, Brazil
      Descrição: Today?s growing conservation challenges require new ways of thinking about and practicing conservation rooted in solving social problems. In protected areas, for example, the public sector?s monopolization of land tenure and control over natural resources promotes dispossession of local users and severely discourages natural resource use, thus limiting the development of entrepreneurial opportunities and compromising livelihoods. Here we propose to study how members of local communities identify and develop entrepreneurial opportunities that turn into sustainable businesses in protected areas. Specifically, we will apply the model of factors contributing to successful entrepreneurial opportunity identification and development, proposed by Ardichvili et al. (2003) to studying successful new business startups by nontraditional entrepreneurs in the Serra da Capivara National Park. The park includes an area of 129,000 hectares that protects a biodiversity-rich tropical dry forest biome, at least 138 species of terrestrial vertebrate, including populations of the endemic mocó (Kerodon rupestris) and the largest cats of the Americas, jaguar and cougar (respectively, Panthera onca and Puma concolor); and over 300 archaeological sites of rock and wall paintings. We aim to identify the main barriers and enabling factors for conservation entrepreneurship in the study site, and understand how entrepreneurial thinking and practice can create better incentives for environmental stewardship, resource governance and conservation outcomes.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Silvia Pereira de Castro Casa Nova - Integrante / Alexandre Ardichvili - Coordenador / Diele Lôbo da Silva - Integrante. Financiador(es): University of Minnesota System - Auxílio financeiro.
      Membro: Silvia Pereira de Castro Casa Nova.
    4. 2015-2016. Trajetorias Academicas de Mulheres na Academia em Contabilidade: Comparacoes Brasil e Portugal
      Descrição: A unidade de análise nessa pesquisa serão mulheres bem-sucedidas na área de Contabilidade em dois países: Brasil e Portugal. Isso significa examinar a trajetória acadêmica de professoras e pesquisadoras nas instituições de maior prestígio, portanto nas universidade públicas no caso do Brasil. A intenção é entrevistas mulheres que tenham atingido o topo da carreira, construindo um estudo de caso múltiplo examinando as trajetórias de professoras na área. Analisando suas trajetórias profissionais, desde sua decisão de ingressar na carreira acadêmica em Contabilidade até o alcance da posição mais alta ou de cargos de destaque na academia, eu procurarei entender como elas conceituam o sucesso, como identificam suas motivações e que fatores impulsionaram ou bloquearam a sua caminhada. Suas trajetórias serão examinadas de diferentes perspectivas. Minha intenção é entender desde o seu ingresso na academia, até a progressão de suas carreiras, de forma a identificar pontos convergentes e divergentes que permitam inferir sobre impulsionadores e barreiras, facilitadores e dificultadores. Eu pretendo obter evidências que me permitam concluir sobre os fatores intervenientes que expliquem a presença, permanência e ascensão de mulheres a posições-chave na academia no Brasil e em Portugal. Meu foco de análise será em suas carreiras, buscando compreender que desafios enfrentaram e como elas os superaram. Por outro lado, é igualmente importante conhecer os impulsionadores que elas encontraram e que as ajudaram a ser bem-sucedidas em suas carreiras.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Silvia Pereira de Castro Casa Nova - Coordenador / Isabel Estima Costa Lourenço - Integrante. Financiador(es): Pró-Reitoria de Pós-Graduação da Universidade de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Silvia Pereira de Castro Casa Nova.
    5. 2014-2016. ESTRATEGIAS DE ENSINO APLICADAS A EDUCACAO CONTABIL
      Descrição: O objetivo do presente projeto é identificar, na percepção dos docentes, quais as técnicas e/ou estratégias de ensino utilizadas e que proporcionam maior eficácia na educação contábil. O domínio exclusivo das técnicas (estratégias) de ensino não é suficiente para enfrentar todas as situações que ocorrem no processo de ensino e aprendizagem. A clareza dos objetivos pedagógicos envolvidos na programação das aulas possui grande importância para o desenvolvimento do aluno, dentro e fora da sala de aula. O estudo caracteriza-se como empírico analítico, a classificação da pesquisa será de caráter exploratório e descritivo, na medida em que visa identificar e estruturar informações e conhecimentos acerca do processo das estratégias de ensino aplicadas na educação contábil, com intuito de contribuir para a elaboração de estudos mais aprofundados em relação ao tema. A pesquisa contemplará métodos mistos de coleta de dados, com abordagens quantitativas e qualitativas. Para a coleta de dados será utilizado o levantamento (survey) por meio da aplicação de questionários e entrevistas. Pretende-se verificar os docentes que usam da técnica storytelling no ensino contábil, para compor a coletânea que será organizada pelos pesquisadores. Será realizado um experimento com estudantes de Ciências Contábeis, com a utilização de storytelling, com o propósito de medir os efeitos de uma mudança induzida pela estratégia, avaliando a experiência em campo.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Silvia Pereira de Castro Casa Nova - Integrante / Gilberto José Miranda - Integrante / Edvalda Araújo Leal - Coordenador / Mara Alves Soares - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
      Membro: Silvia Pereira de Castro Casa Nova.
    6. 2014-2015. Presenca feminina na Academia em Contabilidade: Estudo comparativo Brasil x EUA
      Descrição: A presença feminina na academia no Brasil é pequena e o tema de pesquisa tem sido relativamente pouco explorado especialmente na área de negócios, incluindo as Ciências Contábeis. A identificação da presença de fenômenos como critical mass, role model, glass ceiling ou pipeline, explorados na literatura internacional em diversas áreas de conhecimento, seria um primeiro passo para a modificação do quadro, por meio da conscientização e da instituição de programas, ações e políticas de apoio. Considerando a Universidade de São Paulo (USP), uma das principais instituições de ensino e pesquisa no país, apenas em 1995, foi eleita pela primeira vez uma mulher como vice-reitora; a primeira professora titular da Escola Politécnica data de 2000; a primeira mulher a ocupar a diretoria da Faculdade de Direito o fez em 1998 (Plonski & Saidel, 2001). A primeira reitora foi eleita em 2005. Na eleição de 2013, mulheres concorriam à vice-reitoria em duas das chapas de candidatos. A composição da população na USP, em 2012, indicava 48,85% de mulheres entre os funcionários técnico-administrativos (16.837), 48,29% entre os estudantes de graduação e de pós-graduação, incluindo entre regulares e especiais (92.064) e 37,66% entre os docentes (5.860). Na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) dados de 2012 apontam para 143 docentes homens e 33 mulheres (18,75%). A proposta do estágio sênior pós-doutoral abordará esse tema, especificamente na área de ensino e pesquisa em Ciências Contábeis: visa analisar a presença de mulheres na academia na área, de um ponto de vista privilegiado. Propõe-se olhar para as trajetórias das atuais alunas e egressas do Programa de Pós-Graduação em Controladoria e Contabilidade (PPGCC), do Departamento de Contabilidade e Atuária da FEA/USP. Esse programa de pós-graduação tem uma situação sui generis: até 2008 ainda era o único a oferecer o Doutorado em Contabilidade no país. Tem atuado fortemente para a capacitação de quadros e no incentivo ao desenvolvimento de outros centros de ensino e pesquisa pela oferta de programas especiais para formação de mestres e doutores em diferentes formatos, com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), no Mestrado e Doutorado Interinstitucional, e do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), órgão de representação profissional, no apoio ao Mestrado Especial para Professores de Universidades Públicas e no oferecimento do Mestrado Especial para Profissionais e Professores, em convênio. Assim, o objetivo central da pesquisa é examinar a presença e a trajetória de suas alunas e egressas, sob diferentes perspectivas, buscando entender desde sua decisão por cursar Programas de Pós-Graduação, passando pela inserção na academia e pela análise de sua progressão na carreira, para identificar pontos convergentes e divergentes, que permitam concluir a respeito de forças impulsionadoras e barreiras, bem como sobre estratégias de sobrevivência, enfrentamento ou contorno. Essas experiências de mulheres brasileiras na área serão confrontadas com a literatura sobre o tema e com entrevistas efetuadas com acadêmicas de diferentes áreas do conhecimento e diferentes instituições efetuadas durante estágio realizado no exterior, no College of Education and Human Development, da University of Minnesota. Espera-se assim obter evidências para encontrar os fatores intervenientes que auxiliem a compreender a inserção, presença, a permanência e a ascenção a posições-chave de mulheres na academia no Brasil e nos Estados Unidos. Como contribuição da pesquisa, pretende-se que os fatores identificados, endereçados em programas, políticas e ações específicas, ajudem a reverter o quadro de baixa participação de mulheres na academia em Ciências Contábeis no Brasil, especificamente por meio da proposta de um projeto de apoio ao desenvolvimento de lideranças.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Silvia Pereira de Castro Casa Nova - Coordenador / Rebecca Ropers-Huilman - Integrante / Alexandre Ardichvili - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa. Número de produções C, T & A: 2
      Membro: Silvia Pereira de Castro Casa Nova.
    7. 2012-2015. Estudos Contemporaneos em Contabilidade Gerencial: reflexoes e perspectivas na pesquisa contabil para usuarios internos
      Descrição: A presente proposta de pesquisa científica e tecnológica visa à formalização da parceria entre o Programa de Pós-graduação em Controladoria da FEA/USP [instituição consolidada] e o Programa de Pós-graduação em Contabilidade da UFPR [instituição não consolidada e executora]. A UFPR é a única instituição do Paraná a ofertar o curso de Pós-graduação Stricto Sensu em Contabilidade, e atende a alunos de todo o país [Bahia, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, dentre outros] mas, essencialmente do próprio estado, cuja alta demanda ocorre em função do número de cursos de Ciências Contábeis no Paraná [78] e de outros cursos que possuem disciplinas correlatas à área. O Programa de Pós-graduação em Contabilidade da UFPR obteve, na avaliação trienal 2007-2009, o conceito 2, reconsiderado para nível 3 após arguição da atual coordenação e equipe, evidenciando a relevância da parceria. Apesar dos avanços percebidos em termos de produção científica do corpo docente e discente do Programa, e dos resultados positivos em termos titulação de mestres no triênio em vigor, o Edital Casadinho/Procad é uma oportunidade de traçar um caminho rumo à sua efetiva consolidação. Por meio de missões de estudo, docência e pesquisa, bem como estágio pós-doutoral, o Programa de Pós-graduação em Contabilidade [PPGCont]- UFPR busca o fortalecimento da linha de pesquisa contabilidade gerencial, bem como a criação da linha de ensino e pesquisa em contabilidade como plano de médio prazo. Por meio da integração de discentes de graduação [iniciação científica], pós-graduação [mestrado e doutorado], bem como docentes, investigações respaldadas pelas temáticas relativas às teorias organizacionais voltadas à contabilidade gerencial [teoria econômica, teoria contingencial, teoria institucional, teoria psicológica, dentre outras] e ensino e pesquisa em contabilidade gerencial serão viabilizadas. Intenciona-se produzir resultados finais como artigos em periódicos nacionais e internacionais.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (14) / Doutorado: (2) . Integrantes: Silvia Pereira de Castro Casa Nova - Integrante / Fabio Frezatti - Integrante / LAURO BRITO DE ALMEIDA - Integrante / Simone Bernardes Voese - Integrante / Luiz Panhoca - Integrante / Romualdo Douglas Colauto - Integrante / Luciano Márcio Scherer - Integrante / Reinaldo Guerreiro - Integrante / Márcia Maria dos Santos Bortolocci Espejo - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Outra. Número de produções C, T & A: 6
      Membro: Silvia Pereira de Castro Casa Nova.
    8. 2012-2015. Genero e Ciencia, olhares para Contabilidade: Escolhas, raca e carreira
      Descrição: A presença feminina na academia no Brasil é pequena e o tema de pesquisa tem sido relativamente pouco explorado. A proposta de pesquisa pretende endereçar-se a esse tema: visa analisar a trajetória acadêmica de mulheres em Controladoria e Contabilidade egressas do Programa de Pós-Graduação em Controladoria e Contabilidade da FEA/USP, sob diferentes perspectivas, buscando entender sua decisão por cursar o programa, a inserção na academia, e a progressão de sua carreira. Algumas pesquisas serão desenvolvidas com relação a aspectos específicos: Decisão de cursar Pós-Graduação e inserção da academia, para examinar a trajetória de egressas de programas especiais de mestrado; Gênero, carreira e raça, descrever sobre o papel e as condições para ascensão a cargos de chefia da docente; Progressão na Carreira, analisar a trajetória de mulheres com foco específico em entender o ambiente que encontram, estratégias que adotam, suas vitórias e derrotas. As pesquisas se orientarão por uma abordagem qualitativa baseada em entrevistas com egressas inseridas no ambiente acadêmico. Pretende-se recuperar as trajetórias percorridas, identificando fatores que tenham atuado como barreiras e facilitadores. Com base na análise da transcrição das entrevistas, as trajetórias individuais serão aglutinadas em termos de pontos convergentes e divergentes, que indiquem forças impulsionadoras e barreiras, estratégias de sobrevivência, enfrentamento ou contorno. Essas experiências de mulheres brasileiras na área serão confrontadas com a literatura sobre o tema e com entrevistas efetuadas com acadêmicas de diferentes áreas do conhecimento e instituições. Em um desenho circular de pesquisa, reforçando a triangulação, as entrevistadas serão convidadas para nova rodada de entrevistas, onde os achados serão profundados. Pretende-se identificar fatores intervenientes que auxiliem a compreender a presença e a permanência de mulheres na academia de Contabilidade no Brasil.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Silvia Pereira de Castro Casa Nova - Coordenador / David Bernard Carter - Integrante / Sandra Maria Cerqueira da Silva Mattos - Integrante / Érika Del Paggio Pena - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 16
      Membro: Silvia Pereira de Castro Casa Nova.
    9. 2012-2012. Genero e Ciencia
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Silvia Pereira de Castro Casa Nova - Coordenador / Rebecca Ropers-Huilman - Integrante / Alexandre Ardichvili - Integrante. Financiador(es): Pró-Reitoria de Pós-Graduação da Universidade de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Silvia Pereira de Castro Casa Nova.
    10. 2010-Atual. Genero e Ciencia
      Descrição: A presença feminina na academia no Brasil é pequena e o tema de pesquisa tem sido relativamente pouco explorado. A identificação da presença de fenômenos como critical mass, role model, glass ceiling ou pipeline (explorados na literatura internacional) é primeiro passo para contribuir com a modificação do quadro por meio da conscientização e da instituição de políticas de apoio. Considerando a Universidade de São Paulo (USP), uma das principais instituições de ensino e pesquisa no país, apenas em 1995, foi eleita pela primeira vez uma mulher como vice-reitora; a primeira professora titular da Escola Politécnica, também da USP, data de 2000; a primeira mulher a ocupar a diretoria da Faculdade de Direito, o fez em 1998 (Plonski & Saidel, 2001). A primeira reitora foi eleita apenas em 2005. Na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, em dados de 2010, dentre os 184 docentes, 30 eram mulheres. Essa relação varia entre as unidades, conforme a área de conhecimento, sendo que em Enfermagem (84/81) e Educação (104/68), as mulheres superam os homens. Em termos do país, quando depurados os dados da Relação Anual das Informações Sociais (RAIS, 2010), dentre os professores do ensino superior de ciências econômicas, administrativas e contábeis no país, constatamos que maior percentual das mulheres recebiam até 3 salários mínimos e na faixa dos que recebiam mais de 10 salários mínimos os homens tem maior participação. A proposta de pesquisa pretende endereçar-se a esse tema, especificamente na área de ensino e pesquisa em Ciências Contábeis.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Silvia Pereira de Castro Casa Nova - Coordenador. Financiador(es): Universidade de São Paulo - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 2
      Membro: Silvia Pereira de Castro Casa Nova.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (28)
    1. Prêmio de Melhor Professora do Departamento de Contabilidade e Atuária (EAC), Departamento de Contabilidade e Atuária - FEAUSP.. 2020.
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    2. Prêmio Melhor Pesquisadora - Linha 4 (Educação e Pesquisa em Contabilidade, Departamento de Contabilidade e Atuária - FEAUSP.. 2020.
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    3. Premio de mejor trabajo - Tema Central Nuevos desafíos para la profesión - Medalha de bronze: A relação entre o capital econômico de Bourdieu e a formação de lideranças em contabilidade, 5TO CONGRESO GLOBAL DE CONTABILIDAD Y FINANZAS - Universidad Naciona de Colombia - Interges.. 2020.
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    4. Premio de mejor trabajo presentado en el congreso - Medalha de bronze: A relação entre o capital econômico de Bourdieu e a formação de lideranças em contabilidade, 5TO CONGRESO GLOBAL DE CONTABILIDAD Y FINANZAS - Universidad Naciona de Colombia - Interges.. 2020.
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    5. Prêmio de melhor artigo na área Tópicos Especiais em Contabilidade (TEC) - Ridin? down the highway - Reflections on the trajectories of female professors in academia, XIV Congresso Anpcont - Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Contabilidade.. 2020.
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    6. Medalha Ernani Calbucci, Conselho Regional de Contabilidade de São Paulo (CRCSP).. 2019.
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    7. R. Wayne Pace HRD Book of the Year Award - livro Leadership Development in Emerging Market Economies, capítulo Gerdau's Men of Steel: A Unique Case of Leadership Development in Brazil, Academy of Human Development.. 2018.
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    8. Melhor trabalho na área "Investigación y Perspectiva Crítica" - Unchanging element in a changing world? Women in accounting academy, Cuarto Congreso Global en Contabilidad y Finanzas - INTERGES - Universidad Nacional de Colombia.. 2018.
      Membro: Silvia Pereira de Castro Casa Nova.
    9. Melhor trabalho geral - Unchanging element in a changing world? Women in accounting academy, Cuarto Congreso Global en Contabilidad y Finanzas - INTERGES - Universidad Nacional de Colombia.. 2018.
      Membro: Silvia Pereira de Castro Casa Nova.
    10. Best International Paper at the UFHRD 2017 Conference for "Focus on Demi-Gods" or "We're all one team", A. Lucas, J. P. Bittencourt, C. Carpenedo, A. Ardichvili, European Journal of Training and Development - Emerald Publishing.. 2017.
      Membro: Silvia Pereira de Castro Casa Nova.
    11. Melhor trabalho da Divisão Ensino e Pesquisa: Who gives the most? Trade-offs between academic success perceptions in a process of institutional change, coautoria com Isabel Lourenço e Renato Azevedo, Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação em Contabilidade - ENANPAD.. 2016.
      Membro: Silvia Pereira de Castro Casa Nova.
    12. Prêmio de Dissertação de 2016 - Orientadora da 1º Colocada Cintia do Nascimento Silva - Conte comigo! Características da consultoria contábil aos pequenos negócios, Conselho Regional de Contabilidade de São Paulo - CRCSP.. 2016.
      Membro: Silvia Pereira de Castro Casa Nova.
    13. Melhor parecerista da área de Educação e Pesquisa em Contabilidade (EPC), X Congresso ANPCONT - Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Ciências Contábeis.. 2016.
      Membro: Silvia Pereira de Castro Casa Nova.
    14. Um dos autores mais prolíficos da área de Educação e Pesquisa em Contabilidade: artigo Educação e Pesquisa em Contabilidade: Estado da Arte do Congresso USP de Controladoria e Contabilidade - 2004/12, Revista Ambiente Contábil, UFRN, Natal, Rio Grande do Norte, v.6., n.1., p.83 ? 98, jan/jun-2014.. 2014.
      Membro: Silvia Pereira de Castro Casa Nova.
    15. Melhores Avaliadores de artigos pelo ASAA Journal Advances in Scientific and Applied Accounting, Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação em Contabilidade.. 2014.
      Membro: Silvia Pereira de Castro Casa Nova.
    16. Certificado Comemorativo pelo concurso de Livre-Docente realizado em 2014, Encontro de Integração dos Docentes da Universidade de São Paulo.. 2014.
      Membro: Silvia Pereira de Castro Casa Nova.
    17. Placa Comemorativa parabenizando pelo trabalho competente como Coordenadora do Programa de Pós Graduação de Controladoria e Contabilidade da Universidade de São Paulo no período de 2012 a 2014, Departamento de Contabilidade e Atuária da FEAUSP.. 2014.
      Membro: Silvia Pereira de Castro Casa Nova.
    18. Indicada a prêmio com o trabalho Values in Accounting ? Does It Worth How Much it Weighs? na Área Temática de Educação e Pesquisa Contábil, XIV Congresso USP de Controladoria e Contabilidade.. 2014.
      Membro: Silvia Pereira de Castro Casa Nova.
    19. Melhor trabalho - Pistas morais, atuação profissional e consciência moral de estudantes de instituições públicas de ensino brasileiras, coautoria Marcelo Cunha de Souza e Antonio Gualberto Pereira, 13º Congresso USP de Controladoria e Contabilidade.. 2013.
      Membro: Silvia Pereira de Castro Casa Nova.
    20. Prêmio Desempenho didático - 2º semestre de 2012 - com base na avaliação realizada pelos alunos da disciplina EAC5727 - Metodologia do Ensino na Contabilidade., Departamento de Contabilidade e Atuária - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (USP.. 2013.
      Membro: Silvia Pereira de Castro Casa Nova.
    21. Teses de Doutorado mais Baixadas, www.teses.usp.br.. 2012.
      Membro: Silvia Pereira de Castro Casa Nova.
    22. Prêmio de Teses - Orientadora do 1º Colocado Gilberto José Miranda - Relações entre as qualificações do professor eo desempenho discente nos cursos de graduação em Contabilidade no Brasil, Conselho Regional de Contabilidade de São Paulo - CRCSP.. 2012.
      Membro: Silvia Pereira de Castro Casa Nova.
    23. 3° Prêmio Itaú de Finanças Sustentáveis - Orientadora da finalista Tania Cristina Nunes - Os Bancos Sustentáveis são realmente mais rentáveis?, Programa Itaú de Finanças Sustentáveis e Instituto Ethos.. 2012.
      Membro: Silvia Pereira de Castro Casa Nova.
    24. Prêmio de Tutoria Científica-Acadêmica, Pró-Reitoria de Graduação da Universidade de São Paulo.. 2012.
      Membro: Silvia Pereira de Castro Casa Nova.
    25. Placa de Homenagem do EAC-FEA-USP pela contribuição na condução do Encontro sobre o PPGCC, 12º Congresso USP de Controladoria e Contabilidade e 9º Congresso USP de Iniciação Científica em Co.. 2012.
      Membro: Silvia Pereira de Castro Casa Nova.
    26. Artigo Premiado no 11º Congresso USP de Controladoria e Contabilidade, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA/USP).. 2011.
      Membro: Silvia Pereira de Castro Casa Nova.
    27. Melhor trabalho Os segredos dos professores referência no ensino de contabilidade, em coautoria com Gilberto José Miranda e Edgard Cornacchione, 11º Congresso USP de Controladoria e Contabilidade.. 2011.
      Membro: Silvia Pereira de Castro Casa Nova.
    28. Prêmio Desempenho didático no Curso de Pós-Graduação em Controladoria e Contabilidade - 2º semestre 2009, Departamento de Contabilidade e Atuária - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (USP).. 2010.
      Membro: Silvia Pereira de Castro Casa Nova.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (103)
    1. ALTERNATIVE ACCOUNTS CONFERENCE 2019. 2019. (Congresso).
    2. Gender, Work and Organization: a South American Workshop.Opening Panel - Gender Studies: Where are we? Where are we going?. 2019. (Oficina).
    3. Qualitative Research and Critical Accounting: A Latin American Conference (QRCA 2019). Connecting two worlds: Family Farming and the School Feeding Program through the theoretical lenses of the Structuration Theory. 2019. (Congresso).
    4. Qualitative Research and Critical Accounting: A Latin American Conference (QRCA 2019). A literature review on the Faculty Identity of women and the Accounting Academia: Is there space for this discussion?. 2019. (Congresso).
    5. Qualitative Research and Critical Accounting: A Latin American Conference (QRCA 2019). Women's experiences in the Accounting PhD programs: what is its role in the construction of their academic professional identities?. 2019. (Congresso).
    6. Qualitative Research and Critical Accounting: A Latin American Conference (QRCA 2019). PANEL. (Our) story in accounting: reflecting on the possibilities of building research communities and collaboration.. 2019. (Congresso).
    7. Qualitative Research and Critical Accounting: A Latin American Conference (QRCA 2019). Have I been successful? The paradox between success and impact for an older female social entrepreneur when assessing her lifework. 2019. (Congresso).
    8. Qualitative Research and Critical Accounting: A Latin American Conference (QRCA 2019). Ridin' down the highway - Reflections on the trajectories of female professors in academia. 2019. (Congresso).
    9. Qualitative Research and Critical Accounting: A Latin American Conference (QRCA 2019). Gênero e raça na academia em contabilidade no Brasil. 2019. (Congresso).
    10. Qualitative Research and Critical Accounting: A Latin American Conference (QRCA 2019). The trajectory of an accounting student: a look at gender and race. 2019. (Congresso).
    11. Qualitative Research and Critical Accounting: A Latin American Conference (QRCA 2019). Plenary Session: Dr. Javier Husillos (Universidad Pública de Navarra). When contribution matters.. 2019. (Congresso).
    12. 15ª Jornada Acadêmica de Estudos Contábeis.Desempenho Acadêmico e Pesquisa Científica na Graduação. 2018. (Outra).
    13. 2018 Gender, Work and Organisation 10th Biennial International Interdisciplinary Conference. "Not worth the effort?" Perception of success of a female social entrepreneur in later life. 2018. (Congresso).
    14. 2018 Gender, Work and Organisation 10th Biennial International Interdisciplinary Conference. Shift in scholarly performance of women in academia due to workplace aggression. 2018. (Congresso).
    15. 2018 Gender, Work and Organisation 10th Biennial International Interdisciplinary Conference. Refugee entrepreneurship: the case of Somali women in the USA. 2018. (Congresso).
    16. 4th UnB Conference on Accounting and Governance. Auditoria é coisa de mulher? Percepção de diferenças entre profissionais. 2018. (Congresso).
    17. Academic Congress: New Economy and purpose driven companies. "Not worth the effort"? Perception of success of an older female social construcionist entrepreneur in assessing the impact of her lifework. 2018. (Congresso).
    18. Academic Congress: New Economy and purpose driven companies. Social Entrepreneurship and Accounting: an exploratory study about the relevance of accounting for social businesses. 2018. (Congresso).
    19. Congresso Nacional de Administração e Contabilidade - AdCont 2018. Mesa-Redonda: A Pós-Graduação prepara para a docência superior?. 2018. (Congresso).
    20. Cuarto Congreso global en Contabilidad y Finanzas - INTERGES. Unchanging element in a changing world? Women in accounting academy.. 2018. (Congresso).
    21. Cuarto Congreso Global en Contabilidad y Finanzas - INTERGES. Panel: Experiencias. 2018. (Congresso).
    22. Cuarto Congreso Global en Contabilidad y Finanzas - INTERGES. Accounting Education: Challenges and possibilities. 2018. (Congresso).
    23. Cuarto Congreso Global en Contabilidad y Finanzas - INTERGES. Taller: "Qualitative research" or "quality in research": preparation, conduction and analysis of interviews. 2018. (Congresso).
    24. Encontro de Docentes do Cooperativismo: compartilhando ideias.Oficina de trabalho: Problem Based Learning. 2018. (Encontro).
    25. Encontro de Docentes do Cooperativismo: compartilhando ideias.Inovação e práticas pedagógicas no ensino de cooperativismo. 2018. (Encontro).
    26. Encontro Nacional de Diretores, Coordenadores de Cursos e Professores de Administração.Revolucionando a sala de aula. 2018. (Encontro).
    27. II Congreso Internacional de Investigación Científica. Panel: Política y gestión de la investigación en América Latina. 2018. (Congresso).
    28. II Congreso Internacional de Investigación Científica. Pesquisa Qualitativa ou Qualidade em Pesquisa. 2018. (Congresso).
    29. II Congreso Internacional de Investigación Científica. Pesquisa Qualitativa ou Qualidade em Pesquisa.. 2018. (Congresso).
    30. IV USP Doctoral Consortium on Research in Accounting.Discussant - PhD Proposals on Accounting Education and Research. 2018. (Outra).
    31. Oficina Didática do Departamento de Ciências Contábeis da Universidade Estadual de Londrina (UEL).PBL no ensino contábil. 2018. (Oficina).
    32. Oficina para alunos(as) do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Uberlândia.Entre-vistas: análise e interpretação. 2018. (Oficina).
    33. Palestra na Faculdade de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlância.Revolucionando o desempenho acadêmico: o desafio de Isa. 2018. (Outra).
    34. Qualitative Research and Critical Accounting (QRCA): A South American Workshop 2018.Drama methods applied to socio-educational interventions of democratic management and accounting.. 2018. (Encontro).
    35. Qualitative Research and Critical Accounting (QRCA): A South American Workshop 2018.Pedagogic interventions in public budgeting and contributions of theatrical poetics.. 2018. (Encontro).
    36. Seminário para alunos(as) do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia."Pesquisa Qualitativa ou Qualidade em Pesquisa?". 2018. (Seminário).
    37. XII Encontro de professores de Ciências Contábeis.Como resolver os problemas de ensino e o ensino de problemas?. 2018. (Encontro).
    38. XLII Encontro da ANPAD - EnANPAD 2018. Mulheres em Campo: Inserção e Atuação de Contadoras no Conselho Regional de Contabilidade da Paraíba.. 2018. (Congresso).
    39. XLII Encontro da ANPAD - EnANPAD 2018. Identidades Acadêmicas em uma Era de Produtivismo: O (Des)Alojamento das Mulheres Contadoras.. 2018. (Congresso).
    40. XVIII International Conference in Accounting. Unchanging element in a changing world? Women in accounting academy. 2018. (Congresso).
    41. 10th International Critical Management Studies Conference. Contrasts, conquers and complications (or conflicts): the presence and ascension of women in accounting academy and profession in Portugal.. 2017. (Congresso).
    42. 10th International Critical Management Studies Conference. Gender, maternity and accounting.. 2017. (Congresso).
    43. 23º CIAED - Congresso Internacional de Educação Distância. Mesa redonda - METODOLOGIA ATIVA NO ENSINO SUPERIOR: CASOS DE SUCESSO E DESAFIOS. 2017. (Congresso).
    44. 2º Congresso UFU de Contabilidade.Estratégias de ensino: Roleplay. 2017. (Oficina).
    45. 2º Congresso UFU de Contabilidade.Formação Docente: como formar hoje o professor que irá atuar amanhã? Diagnóstico, desafios e possibilidades. 2017. (Outra).
    46. II Semana de Economia Empresarial e Controladoria.Gêneros, números e graus: relações no ensino superior em contabilidade. 2017. (Outra).
    47. II Workshop de Pesquisas em Contabilidade e Controladoria da UFMS.Estigmas contábeis: as quatro feridas da profissão. 2017. (Oficina).
    48. Oficina do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis.Estratégias de Ensino: Storytelling e Métodos de Estudo de Caso. 2017. (Oficina).
    49. Palestra do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da UFU.Novas metodologias de ensino aplicadas à contabilidade: existe uma receita?. 2017. (Outra).
    50. The 10th International Critical Management Studies (CMS) Conference. The misalignment between accounting faculty perceptions of success and organizational image during a process of institutional change.. 2017. (Congresso).
    51. The 10th International Critical Management Studies (CMS) Conference. Constructing academic identities in an era of productivism: the (dis)placement of accountant women. 2017. (Congresso).
    52. The 10th International Critical Management Studies (CMS) Conference. Healthy crazy business! Entrepreneurship and Financial Education as a Basis for Health Promotion Among the Wacky.. 2017. (Congresso).
    53. XI Encontro de Professores de Ciências Contábeis.Métodos e estratégias de ensino em contabilidade: ferramentas de apoio ao ensino. 2017. (Encontro).
    54. XIV Oficina de Metodologia da Pesquisa do Mestrado em Ciências Contábeis da FECAP.O uso do software NVIVO na análise qualitativa de dados. 2017. (Oficina).
    55. XVII USP International Conference in Accounting - XIV Congresso USP de Iniciação Científica em Contabilidade.Workshop sobre Métodos de Pesquisa na Contabilidade. 2017. (Oficina).
    56. XVII USP International Conference in Accounting - XIV Congresso USP de Iniciação Científica em Contabilidade.Me conta uma história! Storytelling revolucionando a sala de aula. 2017. (Oficina).
    57. XV Jornada de Iniciação Científica de Ciências Contábeis e VI Semana de Eventos Econômicos.Gêneros, números e graus: relações no ensino superior em contabilidade. 2017. (Outra).
    58. XX SEMEAD ? Seminários em Administração FEAUSP.OFICINAS METODOLÓGICAS - Entre-vistas ? planejamento, condução e análise de entrevistas. 2017. (Oficina).
    59. XX SEMEAD ? Seminários em Administração FEAUSP.OFICINAS METODOLÓGICAS - Aprendizagem baseada em problemas: uma interessante solução?. 2017. (Oficina).
    60. XX SEMEAD ? Seminários em Administração FEAUSP.OFICINAS METODOLÓGICAS - Storytelling ? Revolucionando a sala de aula. 2017. (Oficina).
    61. 2016 Annual Meeting of the American Accounting Association.Discussant da sessão Doctoral Education and Faculty Credentials. 2016. (Encontro).
    62. 20º Congresso Brasileiro de Contabilidade. Avaliação de aprendizagem: o importante é errar!. 2016. (Congresso).
    63. TEDx São Paulo - Mulheres que inspiram. 2016. (Encontro).
    64. X Congresso da ANPCONT. Coordenadora da Sessão Tradicional para Apresentação de Trabalhos. 2016. (Congresso).
    65. X Congresso da ANPCONT.6º Consórcio doutoral e mestral da ANPCONT. 2016. (Outra).
    66. XIX SEMEAD - Seminários em Administração FEAUSP.Encontros Academia & Negócios - Planejamento e execução de entrevistas. 2016. (Encontro).
    67. XL EnANPAD 2016. Influência do Ambiente Institucional na Motivação de Discentes, Egressos e Docentes. 2016. (Congresso).
    68. 13° Congresso USP de Controladoria e Contabilidade. Como ingressar no Programa de mestrado e doutorado em Contabilidade da USP: Conversa com a coordenadora do PPGCC. 2013. (Congresso).
    69. 13° Congresso USP de Controladoria e Contabilidade. Special Panel on the Women's Entry into male-dominated areas: Challenges and Implications. 2013. (Congresso).
    70. American Accounting Association. Annual Meeting. 2013. (Congresso).
    71. Fórum de Pesquisa do PPGCC.Goal versus Expectation Guidance: An Experimental Examination. 2013. (Outra).
    72. Fórum de Pesquisa do PPGCC.Rebalancing financial profit and the natural world. 2013. (Outra).
    73. Fórum de Pesquisa do PPGCC.Institutional Entrepreneurship in Portuguese NHS. 2013. (Outra).
    74. Fórum de Pesquisa do PPGCC.Contract Theory of Organizations, Accounting and Control. 2013. (Outra).
    75. Fórum de Pesquisa do PPGCC.USP FEA Faculty Seminar on Theory Development and Academic Publishing. 2013. (Outra).
    76. Fórum de Pesquisa do PPGCC.Saldos e sobras: finanças públicas municipais na primeira metade do oitocentos. 2013. (Outra).
    77. Fórum de Pesquisa do PPGCC.O papel do BSC na Gestão da Inovação. 2013. (Outra).
    78. Fórum de Pesquisa do PPGCC.El Valor razonable como concepto vinculado a la pertinencia del valor. 2013. (Outra).
    79. IV Oficina de Gestão da Pós-Graduação.Oficina de Gestão da Pós-Graduação. 2013. (Encontro).
    80. VI Encontro dos Docentes do EAC.VI Encontro dos Docentes do EAC. 2013. (Encontro).
    81. VII Congresso ANPCONT. Contabilidade como fator de propulsão ao desenvolvimento econômico e social. 2013. (Congresso).
    82. VII Congresso ANPCONT. Contabilidade como fator de propulsão ao desenvolvimento econômico e social. 2013. (Congresso).
    83. 12. Congresso USP de Controladoria e Contabilidade. Mediador do 12. Congresso USP de Contabilidade. 2012. (Congresso).
    84. 12. Congresso USP de Controladoria e Contabilidade. Como ingressar no Programa de mestrado e doutorado em Contabilidade da USP. 2012. (Congresso).
    85. EAGPG - Encontro Acadêmico Gestão da Pós-Graduação USP 2012.Avaliação como instrumento. 2012. (Encontro).
    86. Fórum de Pesquisa do PPGCC.The Relative Effect of Performande Measures on Managerial Time Orientation - Andson Braga de Aguiar (Universidade de São Paulo). 2012. (Outra).
    87. Fórum de Pesquisa do PPGCC.Interplay of management control system and social capital in social entreprises - Rui José de Oliveira Vieira (University of Amsterdam). 2012. (Outra).
    88. Fórum de Pesquisa do PPGCC.The Impact of Accounting Education Research - Alan Anthony Sangster (Griffith University). 2012. (Outra).
    89. II Forum Brasileiro de Contabilidade.Gestão Feminina na Era da Harmonização. 2012. (Outra).
    90. III Congresso Nacional de Administração e Ciências Contábies - AdCont 2012. Coordenadora de Sessão de Apresentação de Trabalhos. 2012. (Congresso).
    91. V Encontro dos Docentes do EAC.Pós-Graduação. 2012. (Outra).
    92. Winter Teaching Conference - Enhancement of Teaching - Derek Bok Center for Teaching and Learning - Harvard University. 2012. (Outra).
    93. Workshop Avaliação Capes.Workshop Avaliação Capes promovido pela AnPCont. 2012. (Outra).
    94. 2011 Annual Meeting - American Accounting Association. 2011. (Congresso).
    95. IV Encontro de Docentes do EAC. 2011. (Encontro).
    96. 10º Congresso USP de Iniciação Científica em Contabilidade/7º Congresso USP de Controladoria e Contabilidade. Mediador. 2010. (Congresso).
    97. 18º Simposio Internacional de Iniciação Científica da USP - SIICUSP.Coordenador de mesa. 2010. (Simpósio).
    98. Academy of International Business - AIB 2010 Annual Meeting - June 25-29. 2010. (Encontro).
    99. Congresso Internacional PBL. Focus Group aplicado ao ensino da contabilidade para avaliar a percepção dos discentes sobre a participação de um jogo de papéis (role play). 2010. (Congresso).
    100. European Accounting Association. 2010. (Congresso).
    101. III Encontro de Docentes do EAC. 2010. (Encontro).
    102. IV Ciclo de Estudos Contábeis à Distância - Universidade do Norte do Paraná.Desafios da profissão contábil. 2010. (Outra).
    103. XXXIV EnANPAD. XXXIV EnANPAD. 2010. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (22)
    1. Sauerbronn, Fernanda Filgueiras ; SILVA, M. A. C. ; MACEDO, M. A. S. ; CASA NOVA, Silvia Pereira de Castro ; VERA-COLINA, M. A. ; GENDRON, Y.. 2020 Qualitative Research and Critical Accounting (QRCA) Conference: Consolidating and Extending QRCA in Latin America. 2020. Congresso
    2. CASA NOVA, Silvia Pereira de Castro; Sauerbronn, Fernanda Filgueiras ; SILVA, A. R. ; CARTER, David B.. TEMA 4 - ESTUDOS CRÍTICOS E INTERPRETATIVOS EM CONTABILIDADE. 2020. Congresso
    3. CASA NOVA, Silvia Pereira de Castro; Melgarejo Molina, Z. M. ; Niño Galeano, C. L. ; VERA-COLINA, M. A. ; PATINO, R. A. ; Espinosa Flórez, G. E. E. ; GRADOS ; RODRIGUEZ, V. M. C.. 5TO. CONGRESO GLOBAL EN CONTABILIDAD Y FINANZAS. 2020. Congresso
    4. RODRIGUEZ, V. M. C. PINZON, B. H. D. VILLEGAS, M. G. CHAPARRO, G. G. MELGAREJO, Z. PATINO, R. A. VERA-COLINA, M. A. ANDREW, J. ANNISETTE, M. DOMENCH, P. A. ESPEJO, M. M.S. B. CARTER, David B. CINTRA, Y. COOPER, C. COOPER, D. FRONTI, I. G. GENDRON, Y. HUSILLOS, J. LARRINAGA, C. LEHMAN, C. R. LIMA, J. P. R. CARDONA, H. A. M. AHLOY, D. M. MORGAN, B. NOVA, Silvia Pereira de Castro Casa , et al.GOMEZ, E. O. PEREZ, R. O. SAUERBRONN, F. F. MATTOS, Sandra Maria Cerqueira da Silva STONER, G. VENDRAMIN, E. O. ; Qualitative Research and Critical Accounting (QRCA) 2019: A Latin American Conference. 2019. (Congresso).. . 0.
    5. PULLEN, A. ; OZKAZANC-PAN, B. ; OLETO, A. ; IPIRANGA, A. S. R. ; CARMO, L. M. ; LIMA, J. P. R. ; TONELLI, M. J. ; RIBEIRO, R. C. L. ; NOVA, Silvia Pereira de Castro Casa. Gender, Work and Organization - South American Workshop. 2019. Outro
    6. BOAVENTURA, J. M. G. ; KRAUTER, E. ; NOVA, Silvia Pereira de Castro Casa ; LIMA, J. P. R.. Líder da área de Contabilidade e Sociedade no XXII SemeAd - Seminários em Administração. 2019. Outro
    7. CASA NOVA, Silvia Pereira de Castro; CARRETE, L. S. ; BOAVENTURA, J. M. G.. Líder da área de Contabilidade no XXI SemeAd - Seminários em Administração. 2018. Outro
    8. GENDRON, Y. ; AQUINO, A. C. B. ; CASA NOVA, Silvia Pereira de Castro. Qualitative Research and Critical Accounting (QRCA): A South American Workshop. 2018. Outro
    9. GALEANO, C. N. ; CHITIVA, L. F. ; CASA NOVA, Silvia Pereira de Castro. Cuarto Congreso Global en Contabilidad y Finanzas. 2018. Congresso
    10. COSTA, A. C. O. R. ; GOUVEIA, W. M. ; ROCHA, D. U. ; OLIVEIRA, M. C. ; CARMO, L. M. ; Collini, I. P. ; CASA NOVA, Silvia Pereira de Castro. III Simpósio Genera - Lgbtq+ Juntos Resistimos!. 2017. Outro
    11. Collini, I. P. ; COSTA, A. C. O. R. ; Pereira de Castro Casa Nova, Silvia. I Simpósio GENERA - Mulheres: Escolhas e Carreira. 2016. Outro
    12. Collini, I. P. ; COSTA, A. C. O. R. ; Pereira de Castro Casa Nova, Silvia ; LÔBO, D.. Palestras sobre o GENERA - Núcleo FEA de Pesquisa em Gênero e Raça. 2016. Outro
    13. SILVA, Sandra Maria Cerqueira da ; NGANGA, C. S. N. ; REZENDE, T. ; COSTA, A. C. O. R. ; Collini, I. P. ; CASA NOVA, Silvia Pereira de Castro. II Simpósio Genera: Negras e Negros no Ensino Superior. 2016. Outro
    14. ALMEIDA, H. B. ; Pereira de Castro Casa Nova, Silvia ; Collini, I. P.. Debate sobre Direitos Humanos e Gênero com Heloísa Buarque de Almeida. 2014. Outro
    15. CASA NOVA, Silvia Pereira de Castro. Encontro dos alunos da UFU com docentes do PPGCC. 2013. (Outro).. . 0.
    16. CASA NOVA, Silvia Pereira de Castro; AGUIAR, A. B. ; AFONSO, L. E.. Fórum de Pesquisa do PPGCC. 2013. Outro
    17. Pereira de Castro Casa Nova, Silvia. Painel Mulher em áreas predominantemente de Homens no 13º Congresso USP em São Paulo e 10 Congresso Iniciação Científica em Contabilidade. 2013. (Outro).. . 0.
    18. PENA, É. P. ; MATTOS, S. M. C. S. ; Collini, I. P. ; Pereira de Castro Casa Nova, Silvia. Evento de lançamento do Núcleo FEA de Pesquisa em Gênero e Raça - Genera. 2013. Outro
    19. CASA NOVA, Silvia Pereira de Castro; AGUIAR, A. B. ; AFONSO, L. E.. Fórum de Pesquisa do PPGCC. 2012. Outro
    20. Cornachione, E. B., Jr.; Casa Nova, S. P. C. ; WATSON, E. ; Azzoni, C. R. ; JONES, E.. LSU Week in Brazil. 2010. Outro
    21. CASA NOVA, Silvia Pereira de Castro. VI Congresso Brasileiro de Custos. 1999. (Congresso).. . 0.
    22. CASA NOVA, Silvia Pereira de Castro. Seminário Contabilidade e o Contador do ano 2000. 1994. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (2)
    • Silvia Pereira de Castro Casa Nova ⇔ Edgard Bruno Cornacchione Junior (17.0)
      1. LEAL, Dodi ; CORNACHIONE JÚNIOR, Edgard Bruno ; CASA NOVA, Silvia Pereira de Castro. Pedagogic interventions in public budgeting and contributions of theatrical poetics / ??????????????????????- ????(???) / Shanghai Theatre Academy - China. Journal of Arts Management. v. 3, p. 108-121, issn: 2096-6423, 2019.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. MIRANDA, Gilberto José ; CASA NOVA, Silvia Pereira de Castro ; Cornachione, E. B., Jr.. UMA APLICAÇÃO DA TÉCNICA DELPHI NO MAPEAMENTO DAS DIMENSÕES DAS QUALIFICAÇÕES DOCENTES NA ÁREA CONTÁBIL. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade. v. 8, p. 142-158, issn: 1981-8610, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. MIRANDA, G. J. ; CASA NOVA, Silvia Pereira de Castro ; Cornacchione, E. B., Jr. ; SANTOS, L. A. A.. A pesquisa em Educação Contábil: produção científica e preferências de doutores no período de 2005 a 2009. REVISTA CONTABILIDADE & FINANÇAS (ONLINE). v. 24, p. 75-88, issn: 1808-057X, 2013.
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      4. MIRANDA, G. J. ; SANTOS, L. A. A. ; CASA NOVA, Silvia Pereira de Castro ; Cornacchione, E. B., Jr.. A Teoria do Capital Humano e as contribuições acadêmicas dos doutores em Ciências Contábeis no Brasil. REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL. v. 5, p. 55-74, issn: 2176-9036, 2013.
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    • Silvia Pereira de Castro Casa Nova ⇔ Ariovaldo dos Santos (1.0)
      1. SANTOS, Ariovaldo dos ; CASA NOVA, Silvia Pereira de Castro. PROPOSTA DE UM MODELO ESTRUTURADO DE ANÁLISE DE DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS. RAE Eletrônica (Online). v. 4, n. 1, p. 1-20, issn: 1676-5648, 0.
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(*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
Data de processamento: 07/03/2022 15:43:35