PPGCC

Victor Branco de Holanda

Doutor em Contabilidade & Controladoria pela Faculdade de Economia Administração e Contabilidade da Universidade do Estado de São Paulo (FEA/USP). Bacharel em Ciências Contábeis e Econômicas pela UFRN. Professor e Coordenador do Grupo de Pesquisa Controladoria, Governança e Tecnologia da Informação: Aplicação a Processos Orientados à Resultados. Consultor do Fundo Monetário Internacional - FMI no Brasil para o tema Custos e Orçamento por Resultado no Setor Público, com experiência nas áreas de Controladoria, Governança, Governo Aberto e Inovação no Setor Publico e Privado. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/0020718542563344 (13/07/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Departamento de Ciências Contábeis. Campos Universitário Lagoa Nova 59082200 - Natal, RN - Brasil Telefone: (84) 32153482 URL da Homepage: http://www.socialiris.org
  • Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
  • Área: Comunicação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (5)
    1. 2016-Atual. GERACAO E USO DA INFORMACAO DE CUSTOS NO SETOR PUBLICO: INSTRUMENTO DE MELHORIA DA QUALIDADE DO GASTO, MODERNIZACAO DA GESTAO E INSTITUCIONALIZACAO DO CONTROLE SOCIAL
      Descrição: O desenvolvimento e implantação de um sistema de custos no âmbito da Administração Pública vêm satisfazer as necessidades de modernização da contabilidade pública, atender a comandos normativos ? e, em um sentido mais abrangente, se integrar no conjunto de ações que estão associadas às propostas de modernização da Gestão e às crescentes exigências dos cidadãos no sentido de mais transparência no que se refere ao trato da coisa pública. Sob uma ótica multidisciplinar, este projeto consiste em uma proposta para implementação de ações integradas tendo como focos principais: ? Levantar a situação atual dos processos de implantação de sistemas de gestão de custos (união, estados e municípios); ? Acompanhar os impactos da legislação que rege a Contabilidade Aplicada ao Setor Público (especialmente a Portaria/STN/ Subsecretaria de Contabilidade Pública nº 828, de 14 de dezembro de 2011 e alterações introduzidas pela Portaria nº 753, de 21 de dezembro de 2012 - e legislações posteriores); ? Inserir a informação de custos como parte da metodologia de avaliação da eficiência dos programas governamentais; ? Produzir estratégia para sensibilização para efetivação e institucionalização do Controle Social, vinculando o uso da informação de custos como instrumento de Controle Social (mediante a realização de seminários, simpósios e congressos); ? Promover a transferência de conhecimento e experiência no desenvolvimento e implantação dos sistemas de custos voltado para o setor público através da estruturação e realização de eventos (ex: workshops, seminários, congressos, mesas redondas, etc.); ? Realizar, propor, apoiar e coordenar seminários e congressos com temas pertinentes e correlatos as temáticas de custos, contabilidade e gestão para o setor público.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Victor Branco de Holanda - Coordenador / Severino Cesário de Lima - Integrante / Alexandro Barbosa - Integrante / HALCIMA MELO BATISTA - Integrante / NIVALCEMA DE SOUZA BISPO MELIANDE - Integrante / EDMILSON JOVINO DE OLIVEIRA - Integrante / PAULA CAROLINE DE QUEIROZ MAIA - Integrante.
      Membro: Victor Branco de Holanda.
    2. 2016-Atual. FORTALECIMENTO INSTITUCIONAL DA CONTROL/RN COM ATUALIZACAO E CAPACITACAO NA AREA DE AUDITORIA E CONTROLADORIA GOVERNAMENTAL
      Descrição: O projeto de pesquisa para fortalecimento institucional da CONTROL-RN na área de auditoria e controladoria governamental apresenta como finalidade realizar um diagnóstico situacional do corpo técnico da Controladoria-Geral do Estado do RN e equipes técnicas das unidades setoriais de Controle Interno da gestão pública do Estado do Rio Grande do Norte. Em tal cenário, considerou-se: (i) a importância deste processo de capacitação dos servidores estaduais, objeto de projeto de extensão com finalidade convergente ao presente projeto de pesquisa; (ii) a forte demanda oriunda do Governo do Estado para diagnóstico dos setores de auditoria e controle interno no âmbito da administração estadual. O projeto contou com o apoio do Grupo de Pesquisa ?Controladoria, Governança e Tecnologia da Informação: Aplicação a Processos Orientados à Resultados? (CGTI/UFRN) por meio de seu Programa ?Cooperação e Diálogo: Estado, Governo e Sociedade para promoção da qualidade do gasto, modernização da gestão e institucionalização do Controle Social?, que tem por objetivo apoiar as áreas de Contabilidade, Finanças, Orçamento, Controles e Governança aplicados ao Setor Público potencializando os instrumentos de melhoria da qualidade do gasto. Levando em consideração todas as especificidades do contexto de trabalho/áreas de atuação do serviço público, o presente projeto se reveste em uma oportunidade de compreender a necessidade de atualização e capacitação dos profissionais capazes de atuar nas supracitadas áreas da auditoria. A presente proposta, elaborada de forma complementar à sua vertente de extensão, objetiva também estabelecer as estratégias que subsidiarão o planejamento e a implementação do processo de fortalecimento institucional da CONTROL/RN com a formação técnico-teórica adequada à realidade do profissional da área demandada, assegurando a habilitação dos participantes para o exercício das mais diversas funções relacionadas às atividades de auditoria operacional e de conformidade. Nessa perspectiva, a atividade de fortalecimento institucional configura-se em um desafio diante da tarefa de repensar a atuação de profissional da área de auditoria e controles internos, implicando em um alinhamento dos modelos, metodologias e abordagens (de forma integrada e multidisciplinar) voltados para a promoção da melhoria da eficiência e eficácia na questão pública do Estado do RN.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Victor Branco de Holanda - Coordenador / ANAILSON MARCIO GOMES - Integrante / Alexandro Barbosa - Integrante / José Jailson da Silva - Integrante / PAULA CAROLINE DE QUEIROZ MAIA - Integrante.
      Membro: Victor Branco de Holanda.
    3. 2015-Atual. Programa Mosaico - Controle Social no RN nas Areas de Educacao e Saude: Inclusao de pessoas portadores do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA)
      Descrição: O Programa Mosaico consiste em uma estratégia de intervenção na sociedade por meio da pesquisa-ação e será executado pela Base de Pesquisa Controladoria Governamental e Gestão de TI (CGTI) da UFRN, base de Pesquisa COMIDIA em parceria e apoio do Instituto Social IRIS. A proposta consiste na construção de diretrizes de ação orientadas para o intercâmbio entre a esfera governamental e a sociedade civil organizada com base em um novo pensar sobre as formas de interação entre as Tecnologias da Informação e a educação inclusiva dos cidadãos portadores do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) ? distúrbio do desenvolvimento de etiologias múltiplas cujos sintomas apresentam-se nos processos de comunicação, comportamento e interações sociais ? com orientações para ações em nível Estadual a partir de uma política nacional. Através do estimulo ao amplo debate com os diversos atores sociais, de forma a engajá-los na busca de formas para a solução de problemas relacionados à educação inclusiva de portadores do TEA, o Programa Mosaico vista estimular a efetiva participação de todos os integrantes da sociedade nas audiências públicas relacionadas à temática Autismo como instrumento na busca de soluções democráticas para as questões referentes à educação para a cidadania. O Programa Mosaico visa promover a discussão sobre o tema Educação Inclusiva para portadores do TEA, a capacitação de familiares, educadores e profissionais da Saúde, bem como a conscientização quanto à necessidade de uma ação multidisciplinar para favorecer a cooperação de todos os atores envolvidos no planejamento das políticas públicas voltadas para a educação inclusiva e cidadã dos portadores do TEA. No âmbito do Programa Mosaico serão realizadas palestras e eventos destinados a familiares de portadores do TEA ? bem como profissionais envolvidos no atendimento dos portadores do TEA, além de escolas, educadores, estudantes de graduação e pós-graduação vinculados ao tema ? além da participação em audiências públicas relacionadas à temática. Com direcionamento voltado para o fomento da temática Educação inclusiva através do exercício do Controle Social, será implementado um ambiente virtual com a finalidade de apoiar a conscientização da Sociedade sobre o tema: o Fórum de Discussões ?Autismo: Saúde e Educação para Inclusão?. A implantação desta plataforma web de discussões visa, fundamentalmente, a convergência de informações e profissionais da área de forma a apoiar familiares e educadores ligados ao tema ? bem como à Sociedade em geral ? com base na disseminação de conhecimentos e experiências relacionados à temática.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (2) . Integrantes: Victor Branco de Holanda - Coordenador / ANAILSON MARCIO GOMES - Integrante / Alexandro Barbosa - Integrante / ENDYARA RAYZA SANTANA FERREIRA - Integrante.
      Membro: Victor Branco de Holanda.
    4. 2007-Atual. A Pesquisa-Acao nas Ciencias Sociais e sua Importancia para Perceber e Implementar Sistemas e de Informacoes Gerenciais
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Victor Branco de Holanda - Coordenador.
      Membro: Victor Branco de Holanda.
    5. 1998-1999. Contabilidade Internacional desenvolvendo o tema sobre Demonstracao do Resultado do Exercicio comparando as normas europeias, americanas e brasileiras
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Victor Branco de Holanda - Coordenador.
      Membro: Victor Branco de Holanda.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (56)
      1. XIV Encontro Norte-Riograndense de Ciências Contábeis e II Convenção Contábil Potiguar.Painel de Contabilidade Pública: Gestão e Transparência no Setor Público. 2018. (Encontro).
      2. V Jornadas de Administración Financiera de Ciudades y Estados Subnacionales de Iberoaméricarica.Desarrollo del Estado de São Paulo Sistema Costo: Papel del FMI. 2015. (Outra).
      3. I SEMINÁRIO REGIONAL DE INFORMAÇÃO DE CUSTOS E QUALIDADE DO GASTO NO SETOR PÚBLICO - REGIÃO NORTE.Subsistema de Custos no Setor Público: as contribuições da NBC TSP 16.11. 2014. (Seminário).
      4. I SEMINÁRIO REGIONAL DE INFORMAÇÃO DE CUSTOS E QUALIDADE DO GASTO NO SETOR PÚBLICO - REGIÃO SUL.Subsistema de Custos no Setor Público: as contribuições da NBC TSP 16.11. 2014. (Seminário).
      5. III Congresso de informação de custos e qualidade do gasto no setor público. Avaliador de trabalhos técnicos-científicos submetidos ao prêmio Chico Ribeiro sobre informação de custos e qualidade do gasto no setor público.. 2013. (Congresso).
      6. III Congresso Informação de Custos e Qualidade do Gasto no Setor Público.. Informação de Custos ? Experiências Internacionais.. 2013. (Congresso).
      7. II seminário potiguar de contabilidade aplicada ao setor público..Modernização da Gestão e Qualidade do Gasto no Setor Público.. 2013. (Seminário).
      8. X ENCONTRO NORTE-RIOGRANDENSE DE CIÊNCIAS CONTABEIS ? ENCC.Contabilidade e o Controle Social: Antídotos contra a corrupção e o desperdício de recursos públicos.. 2013. (Encontro).
      9. II Congresso de Informação de Custos e Qualidade do Gasto no Setor Público. A norma de custo do conselho federal de contabilidade. 2012. (Congresso).
      10. II Congresso de Informação de Custos e Qualidade do Gasto no Setor Público. Desafios e Perspectivas para o uso da Informação de Custos no Setor Público. 2012. (Congresso).
      11. II Congresso de Informação de Custos e Qualidade do Gasto no Setor Público. Informação de Custos ? Experiências dos Estados. 2012. (Congresso).
      12. II CONGRESSO INFORMAÇÃO DE CUSTO E QUALIDADE DO GASTO NO SETOR PÚBLICO. Avaliador de trabalhos técnico-científicos submetidos ao prêmio Chico Ribeiro sobre informação de custo e qualidade do gasto no setor público.. 2012. (Congresso).
      13. I Simpósio Paraibano de Contabilidade Aplicada no Setor Público.Custos no Setor Público: Diretrizes, Modelo Conceitual e Processo de Implantação a partir da experiência do Governo Federal.. 2012. (Simpósio).
      14. IX Encontro Norte-Rio-Grandense de Ciências Contábeis..Contabilidade e o Controle Social: Antídotos contra a corrupção e o desperdício de recursos públicos.. 2012. (Encontro).
      15. I Seminário Nacional de Finanças Pública..Custos no Setor Público: Diretrizes, Conceitos, Procedimentos e Aplicação.. 2011. (Seminário).
      16. I Seminário Pernambucano de Contabilidade Aplicada ao Setor Público.Lançamento do Projeto do Fórum de discussões online - Declaração de Intensões para a Contabilidade Aplicada ao Setor Público. 2011. (Seminário).
      17. I seminário potiguar sobre contabilidade, custos e qualidade do gasto público..Modernização da gestão pública: Visão geral dos programas para estados e municípios.. 2011. (Seminário).
      18. VIII Encontro Norte-Rio-Grandense de Ciências Contábeis..Contabilidade aplicada ao setor público e o processo de convergência internacional: oportunidades, desafios e impactos na sociedade.. 2011. (Encontro).
      19. 1º Encontro Catarinense de Contadores e Controladores Públicos..Custos na administração pública.. 2010. (Encontro).
      20. Contabilidade pública dá início a grandes mudanças.Contabilidade pública dá início a grandes mudanças.. 2010. (Seminário).
      21. I CONGRESSO INFORMAÇÃO DE CUSTO E QUALIDADE DO GASTO NO SETOR PÚBLICO. Avaliador de trabalhos técnico-científicos submetidos ao prêmio Chico Ribeiro sobre informação de custo e qualidade do gasto no setor público.. 2010. (Congresso).
      22. I Congresso Informação de Custos e Qualidade do Gasto no Setor Público.. Sistema de informações de custos do governo federal.. 2010. (Congresso).
      23. I Fórum Nacional de Contabilidade Aplicada ao Setor Público.Informação de custos no setor público. 2010. (Outra).
      24. III fórum contabilidade aplicada ao setor público.Sistema de custos na administração publica.. 2010. (Outra).
      25. II Seminário Internacional de Contabilidade Pública.Lançamento da campanha institucional ? Modelo conceitual do sistema de custo no governo federal.. 2010. (Seminário).
      26. IX Seminário de contabilidade Aplicada ao Setor Público do Ceará..Contabilidade gerencial na área pública e a importância da apuração dos custos no setor público.. 2010. (Seminário).
      27. XIV Encontro Sul-Mato-Grossense de Contabilidade Pública.Controle Interno e Qualidade do Gasto no Setor Público. 2010. (Encontro).
      28. Curso de formação para analista de finanças e controle ? AFC/STN -2009 Grupo 2.Poder executivo e ministério da fazenda. 2009. (Outra).
      29. I curso de contabilidade aplicada ao setor público..controle interno. 2009. (Outra).
      30. Seminário internacional formação de custos no setor público. 2009. (Seminário).
      31. UFPE ? Programação de Pós-Graduação em Ciências Contábeis.Perspectiva do Controle Social: Visão do Social IRIS. 2009. (Outra).
      32. VII Convenção de Contabilidade do Distrito Federal.A importância da demonstração dos custos da área pública para o interesse social. 2009. (Outra).
      33. 8º Encontro de coordenação do programa nacional de apoio à gestão administrativa e fiscal dos municípios brasileiros ? PNAFM. 2008. (Encontro).
      34. Fórum nacional de contabilidade pública. 2008. (Outra).
      35. Governança corporativa em organizações públicas. 2008. (Outra).
      36. 3ª Mesa Redonda Internacional: Gestão Orientada dos Resultados e Temas de Desenvolvimento.Brasil: Estado de uma Nação. 2007. (Outra).
      37. Fórum do Planlato. 2007. (Outra).
      38. FÓRUM REGIONAL REINVENÇÃO DO GOVERNO NA AMÉRICA LATINA: Equilibrando Eqüidade Social e Crescimento Econômico Sustentável. 2007. (Outra).
      39. IV FORUM IRB-PROMOEX. 2007. (Outra).
      40. I Seminário Regional de Sociedade Civil e Gestão Pública por Resultados.Foratalecer as Capacidades para. 2006. (Seminário).
      41. Seminário Internacional Orçamento Voltado para Resultados. 2006. (Seminário).
      42. Taller Regional de Implementação do PRODEV.PRODEV no Brasil. 2006. (Seminário).
      43. 19º Encontro nacional dos estudantes de ciências contábeis..A pesquisa como instrumento propulsor para o avanço da ciência contábil.. 2005. (Encontro).
      44. II Seminário de Execução de Projetos Financiados com Recursos Externos. 2005. (Seminário).
      45. IV Forum Brasileiro sobre a reforma do estado. 2005. (Outra).
      46. Ciclo de palestras Metodologia da Pesquisa Cientifica.Aspectos metodologicos da Pesquisa Cientifica. 2003. (Encontro).
      47. Curriculo Mundial de Contabilidade. 2003. (Encontro).
      48. IX Seminario de Pesquisa do CCSA.MODELO TEÓRICO DE AVALIAÇÃO DE CONTROLE INTERNOS PARA PREFEITURAS. 2003. (Seminário).
      49. X Congresso brasileiro de custo. 2003. (Congresso).
      50. XIV Congresso de Iniciação Científica. Implementação de Sistemas de Informações Gerenciais com a metodologia da Pesquisa-ação. 2003. (Congresso).
      51. 13 TH ASIAN PACIFIC CONFERENCE ON INTERNATIONAL ACCOUNTING ISSUES. A UTILIZACAO DA PESQUISA -ACÃO PARA PERCEBER E INPLEMENTAR SISTEMAS DE INFORMACOES EMPRESARIAIS. 2001. (Congresso).
      52. 1º Seminário USP de Contabilidade.1º Seminário USP de Contabilidade. 2001. (Seminário).
      53. III congresso brasileiro de gestão estratégica de custos. 1999. (Congresso).
      54. VI congresso brasileiro de custos. Problemas de custos nas empresas, numa perspectiva interdisciplinar. 1999. (Congresso).
      55. VI congresso internacional de custo. Lucro contábil, lucro econômico e a realidade do mundo dos negócios.. 1999. (Congresso).
      56. II Encontro Nordestino de Contabilidade.II Encontro Nordestino de Contabilidade. 1995. (Encontro).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (25)
      1. HOLANDA, VICTOR. 24º Seminário de Pesquisa do Centro de Ciências Sociais Aplicadas. 2019. (Outro).. . 0.
      2. HOLANDA, VICTOR; Machado, Nelson. VIII CONGRESSO INTERNACIONAL DE CONTABILIDADE, CUSTOS E QUALIDADE DO GASTO NO SETOR PÚBLICO. 2018. Congresso
      3. HOLANDA, V. B.. VII Congresso Internacional de Contabilidade, Custos e Qualidade do Gasto no Setor Público. 2017. (Congresso).. . 0.
      4. HOLANDA, V. B.. VI Congresso Internacional de Contabilidade, Custos e Qualidade do Gasto no Setor Público. 2016. (Congresso).. . 0.
      5. HOLANDA, V. B.. II SEMREG Nordeste (II Seminário Regional de Contabilidade, Custos e Qualidade do Gasto no Setor Público). 2015. (Outro).. . 0.
      6. HOLANDA, V. B.. II SEMREG Sudeste (II Seminário Regional de Contabilidade, Custos e Qualidade do Gasto no Setor Público). 2015. (Outro).. . 0.
      7. HOLANDA, V. B.. II SEMREG Sul (II Seminário Regional de Contabilidade, Custos e Qualidade do Gasto no Setor Público). 2015. (Outro).. . 0.
      8. HOLANDA, V. B.. II SEMREG Centro-Oeste (II Seminário Regional de Contabilidade, Custos e Qualidade do Gasto no Setor Público). 2015. (Outro).. . 0.
      9. HOLANDA, V. B.. II SEMREG Norte (II Seminário Regional de Contabilidade, Custos e Qualidade do Gasto no Setor Público). 2015. (Outro).. . 0.
      10. HOLANDA, V. B.. IV Congresso Internacional de Informação de Custos e Qualidade do Gasto no Setor Público. 2014. (Congresso).. . 0.
      11. HOLANDA, V. B.. I SEMREG Nordeste (I Seminário Regional de Contabilidade, Custos e Qualidade do Gasto no Setor Público). 2014. (Outro).. . 0.
      12. HOLANDA, V. B.. I SEMREG Norte (I Seminário Regional de Contabilidade, Custos e Qualidade do Gasto no Setor Público). 2014. (Outro).. . 0.
      13. HOLANDA, V. B.. I SEMREG Sudeste (I Seminário Regional de Contabilidade, Custos e Qualidade do Gasto no Setor Público). 2014. (Outro).. . 0.
      14. HOLANDA, V. B.. I SEMREG Sul (I Seminário Regional de Contabilidade, Custos e Qualidade do Gasto no Setor Público). 2014. (Outro).. . 0.
      15. HOLANDA, V. B.. I SEMREG Centro-Oeste (I Seminário Regional de Contabilidade, Custos e Qualidade do Gasto no Setor Público). 2014. (Outro).. . 0.
      16. HOLANDA, V. B.; Machado, Nelson. Mesa Redonda "Custos no Setor Público: Ferramenta da melhoria da qualidade do gasto público e do controle social" (XX Seminário de Pesquisa do CCSA/UFRN). 2014. Outro
      17. HOLANDA, V. B.. III Congresso Internacional de Informação de Custos e Qualidade do Gasto no Setor Público. 2013. (Congresso).. . 0.
      18. HOLANDA, V. B.. II Congresso Internacional de Informação de Custos e Qualidade do Gasto no Setor Público. 2012. (Congresso).. . 0.
      19. HOLANDA, V. B.. I Congresso de Custos e Qualidade do Gasto no Setor Público. 2010. (Congresso).. . 0.
      20. HOLANDA, V. B.. Seminario de Custos no Setor Público. 2009. (Outro).. . 0.
      21. HOLANDA, V. B.. II seminario custos no setor Público. 2009. (Outro).. . 0.
      22. HOLANDA, V. B.. Seminario Internacional Informação de Custos no Setor Público. 2009. (Outro).. . 0.
      23. HOLANDA, V. B.. Seminário Regional de Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público. 2008. (Exposição).. . 0.
      24. HOLANDA, V. B.. Seminário Internacional: Experiência Britânica sobre Qualidade do Gasto Público.. 2008. (Outro).. . 0.
      25. HOLANDA, V. B.. Seminario Macro processo orçamentário Financeiro. 2008. (Outro).. . 0.

    Lista de colaborações



    (*) Relatório criado com produções desde 1970 até 2021
    Data de processamento: 02/05/2022 00:42:09