PPGCC

Cesar Augusto Biancolino

Doutor em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo - PPGCC / FEA / USP (2010). Mestre em Controladoria e Contabilidade Estratégica pelo Centro Universitário Álvares Penteado - FECAP / SP (2004). Licenciado em Matemática pelas Faculdades Oswaldo Cruz (2000). Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade de São Paulo - EAC / FEA / USP (1999). É Professor do Programa de Mestrado e Doutorado em Hospitalidade e do Mestrado Profissional em Gestão de Alimentos e Bebidas da Universidade Anhembi Morumbi - SP (Laureate International Universities) e Pesquisador do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Social e Tecnológico (ISAM). É professor concursado do Departamento de Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo na área de Sistemas de Informações Contábeis. É avaliador de Cursos de Graduação pelo INEP / MEC na área de Ciências Contábeis. Foi professor do Programa de Mestrado e Doutorado em Administração e Diretor do Mestrado Profissional em Administração: Gestão em Sistemas de Saúde - UNINOVE. Atua como docente nas seguintes disciplinas: Sistemas de Informações Contábeis, Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação, Estratégias Organizacionais, Inovação e Metodologia da Pesquisa. Atuou como editor adjunto da Revista de Gestão e Projetos - GeP (2011-2012) e Revista de Gestão em Sistemas de Saúde - RGSS (2012 a 2013). Atualmente atua como Editor Adjunto da Revista de Gestão & Tecnologia (GT). Atualmente é Membro do Consórcio Doutoral do CONTECSI - FEA / USP. Atua como revisor de periódicos nacionais na área de Administração, Contabilidade e Turismo e como Parecerista de eventos como EnANPAD, AnPCONT, ENEGEP e SemeAd. Coautor do livro Sistemas de Informações Contábeis - Uma Abordagem Gerencial (Saraiva, 2011). Consultor, Gerente de Projetos e Gerente de Negócios atuou no segmento da Indústria da Tecnologia da Informação no período de 1999 a 2012 junto a empresas como Oracle, IBM, PeopleSoft do Brasil e J.D. Edwards do Brasil. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/4701779533683744 (20/05/2019)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Anhembi Morumbi. Rua Casa do Ator, 275 Vila Olímpia 04546001 - São Paulo, SP - Brasil - Caixa-postal: 03583080 Telefone: (11) 38473037
  • Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
  • Área: Turismo
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (4)
    1. 2018-Atual. Gestao estrategica da tecnologia da informacao no contexto da hospitalidade e da gestao de alimentos e bebidas: a sistematizacao de uma plataforma teorica.
      Descrição: Inserido na linha de pesquisa dedicada ao estudo da hospitalidade e da gestão de alimentos e bebidas na perspectiva da competitividade e gestão de negócios este projeto de pesquisa tem como objetivo explorar em profundidade e de forma sistemática a bibliografia associada à aplicabilidade da gestão da tecnologia da informação em organizações turísticas e não turísticas identificando, sob o ponto de vista da consolidação de teorias, suas características, os processos de gestão estratégica, as influências derivadas de sua utilização, as competências organizacionais associadas, as novas tendências de mercado e o inter-relacionamento com outras áreas do conhecimento, incorporando a influência da gestão de TI na competitividade e gestão operacional destas organizações. O resultado esperado é a apresentação de um referencial teórico robusto, consistente e atualizado sobre a temática da pesquisa apresentada, através não apenas da produção de pesquisas relevantes que resultem na geração de conhecimento científico interdisciplinar em Gestão de AB no âmbito da concentração do programa e das suas respectivas linhas de pesquisa como também no desenvolvimento de modelos estratégicos orientados para o mercado de serviços e produtos para alimentos e bebidas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (4) . Integrantes: César Augusto Biancolino - Coordenador / Alex Antônio Mazzo - Integrante / Cícera Carla Bezerra - Integrante / Ana Cláudia Guimarães - Integrante / Maurício Braga de Almeida - Integrante / Anna Beatriz Cautela Tvrzská de Gouvêa - Integrante.
      Membro: Cesar Augusto Biancolino.
    2. 2016-2018. Desenho universal e tecnologias assistivas como integrantes do processo de renovacao estrategica da industria de tecnologia da informacao e comunicacao.
      Descrição: Ao não considerar de forma efetiva e com propriedade a população portadora de deficiência física no desenvolvimento de seus produtos, a indústria em seus vários segmentos deixa de atender diretamente 24% da população brasileira ou cerca de 45 milhões de pessoas (SÃO PAULO, 2011). Tal fato, além de não contribuir para o aspecto social na medida em que diminui potencialmente a qualidade de vida da população portadora de deficiência, limita a capacidade da indústria em ampliar seu mercado consumidor e, consequentemente, afeta potencialmente os resultados operacionais. O objetivo geral do estudo é o de evidenciar quais são os aspectos relevantes advindos dos conceitos de desenho universal e tecnologias assistivas que possam vir a ser incorporados ao processo de planejamento / renovação estratégica da indústria de Tecnologia da Informação e Comunicação. Observação 1.: Projeto com apoio do CNPq ? Edital Universal, conforme Chamada Pública MCT/CNPq - N º 14/2013 vigência 21 de 11 de 2013 a 30 de 11 de 2016. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado profissional: (2) . Integrantes: César Augusto Biancolino - Coordenador. Financiador(es): CNPQ - Auxílio financeiro.
      Membro: Cesar Augusto Biancolino.
    3. 2013-2015. Projeto Docente - Gestao Estrategica de TI orientada a Gestao de Projetos
      Descrição: Inserido na linha de pesquisa associada à estratégia organizacional, este projeto de pesquisa visa explorar o universo da Tecnologia da Informação (TI) aplicada ao ambiente empresarial, governamental e do terceiro setor, identificando, assim, suas características, os processos de gestão estratégica, as influências derivadas de sua utilização, as competências organizacionais associadas, as novas tendências de mercado e o inter-relacionamento com outras áreas do conhecimento, incorporando a influência da gestão de TI na competitividade e eficiência operacional destas organizações. Para identificar e analisar a gestão estratégica de TI das organizações em suas diferentes dimensões utiliza-se com maior frequência os métodos de estudo de caso, pesquisação, grounded theory, análises léxicas e inferências estatísticas. Os resultados esperados são a consolidação das teorias e a formulação de novos modelos de gestão estratégica de TI orientada a projetos, visando a sua aplicação estratégica, gerencial e operacional.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: César Augusto Biancolino - Coordenador. Financiador(es): Universidade Nove de Julho - Outra. Número de produções C, T & A: 7 / Número de orientações: 6
      Membro: Cesar Augusto Biancolino.
    4. 2013-2015. PMAQ - Programa de Melhoria de Acesso e de Qualidade
      Descrição: O PMAQ é um programa de âmbito nacional que tem como objetivo promover a melhoria do acesso e da qualidade da atenção à saúde. Lançado em 2011, o PMAQ da Atenção Básica (PMAQ-AB) contemplou em seu primeiro ciclo a adesão de equipes de Saúde da Família e de Atenção Básica parametrizadas, incluindo equipes de saúde bucal. Em 2013 acontece o segundo ciclo do PMAQ com duas novidades. A primeira é a ampliação da adesão de equipes de Saúde da Família, atenção básica parametrizadas, e saúde bucal. Não haverá limite para a adesão, isto é, todas as equipes do município poderão aderir ao programa.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: César Augusto Biancolino - Coordenador.
      Membro: Cesar Augusto Biancolino.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (2)
    1. Melhor Artigo do Tema Tecnológico do XVI SEMEAD, FEA USP.. 2013.
      Membro: César Augusto Biancolino.
    2. Prêmio Prof. Dr. Ary Toríbio - Melhor Trabalho de Formatura do Curso de Ciências Contábeis da FEA/USP, FIPECAFI.. 2000.
      Membro: César Augusto Biancolino.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (65)
    1. 15 CONTECSI. Strategic Management: Effects of Cloud Computing on the Brazilian Scenario.. 2018. (Congresso).
    2. XV Seminário ANPTUR. 2018. (Seminário).
    3. 14 CONTECSI. 2017. (Congresso).
    4. 39 th World Continuous Auditing & Reporting Systems Symposium. 2017. (Simpósio).
    5. 3rd TOI - Conference on Technology and Information Organization. 2017. (Outra).
    6. 5th International Panel on Innovation in Government. 2017. (Outra).
    7. 13 CONTECSI. Challenges in cloud ERP Implementation Project: A Systematic Literature Review. 2016. (Congresso).
    8. 12 CONTECSI. Estudo da alocação e nivelamento de recursos em projetos via estudos de casos: uma revisão sistemática de literatura. 2015. (Congresso).
    9. 12 CONTECSI. Moderador de Sessão. 2015. (Congresso).
    10. Curso Plataforma ProQuest "Base Research Library" PIVOT e FLOW. 2015. (Oficina).
    11. IV SINGEP - Simpósio Internacional de Gestão de Projetos.A Gestão Estratégica de Tecnologia da Informação e a Gestão de Projetos: Uma Revisão Sistemática de Literatura. 2015. (Simpósio).
    12. VIII Encontro dos Docentes do EAC - FEA - USP.Participante do Encontro. 2015. (Encontro).
    13. XVIII SEMEAD. 2015. (Seminário).
    14. 11 CONTECSI. Moderador de Sessão. 2014. (Congresso).
    15. 11 CONTECSI. Risk Register on it Projects in the Banking sector: an exploratory study. 2014. (Congresso).
    16. 1 Missão Técnica Empresarial da Saúde - SEBRAE MT.Organização de Evento. 2014. (Outra).
    17. 31 WCARS - World Continuous Auditing and Reporting Systems Symposiumum. 2014. (Simpósio).
    18. 8 Feira USP de Profissões. Palestrante. 2014. (Feira).
    19. III BRISPE Brazilian Meeting on Research Integrity, Science and Publication Ethics. 2014. (Encontro).
    20. III SINGEP - Simpósio Internacional de Gestão de Projetos.Implantação de Painel Eletrônico de Status de Cirurgias na Sala de Espera de Centro Cirúrgico como ferramenta de Comunicação Just In Time. 2014. (Simpósio).
    21. III SINGEP - Simpósio Internacional de Gestão de Projetos.Moderador de Sessão. 2014. (Simpósio).
    22. II S2IS - Simpósio Internacional de Inovação e Sustentabilidade.Moderador de Sessão. 2014. (Simpósio).
    23. II S2IS - Simpósio Internacional de Inovação e Sustentabilidade.Moderador de Sessão. 2014. (Simpósio).
    24. VII Encontro dos Docentes do EAC - FEA - USP.Participante do Encontro. 2014. (Encontro).
    25. XI Encontro de Iniciação Científica - UNINOVE.Governança de TI em Organizações Hospitalares: Fatores Críticos de Sucesso em Projetos de TI. 2014. (Encontro).
    26. XVII SEMEAD. Moderador de Sessão. 2014. (Congresso).
    27. XVII SEMEAD. Fronteiras da Metodologia da Pesquisa. 2014. (Congresso).
    28. XVII SEMEAD. Fronteiras da Metodologia da Pesquisa. 2014. (Congresso).
    29. XXXVIII ENANPAD. 2014. (Encontro).
    30. 10 CONTECSI. A estratégia de replicação aplicada às técnicas de gerenciamento de projetos de tecnologia da informação. 2013. (Congresso).
    31. 7 Feira USP de Profissões. Palestrante. 2013. (Feira).
    32. I Fórum Tendências de Gestão em Saúde UNINOVE.Palestrante. 2013. (Simpósio).
    33. II SINGEP - Simpósio Internacional de Gestão de Projetos.Os escritórios de projetos como indutores do conhecimento organizacional: estudo exploratório em uma operadora de telecomunicações. 2013. (Simpósio).
    34. II SINGEP - Simpósio Internacional de Gestão de Projetos.Moderador de Sessão. 2013. (Simpósio).
    35. I S2IS - Simpósio Internacional de Inovação e Sustentabilidade.Moderador de Sessão. 2013. (Simpósio).
    36. SIICUSP ? Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP.Moderador de Sessão. 2013. (Simpósio).
    37. VIII Encontro Nacional dos Mestrados Profissionais. 2013. (Congresso).
    38. X Encontro de Iniciação Científica - UNINOVE.Governança de TI em Instituições de Crédito: Fatores Críticos de Sucesso em Projetos de TI. 2013. (Encontro).
    39. XVI SEMEAD.Produção Técnica e Tecnológica da área de Administração. 2013. (Seminário).
    40. XXXVII ENANPAD. O Setor Brasileiro de Nanotecnologia: Oportunidades e Desafios. 2013. (Congresso).
    41. XXXVII ENANPAD.Moderador de Sessão. 2013. (Encontro).
    42. 56 Congresso Estadual de Municipios. Soluções de TI para Governo Eletrônico. 2012. (Congresso).
    43. 9 CONTECSI. Desenho Universal e Tecnologias Assistivas como fator de Alinhamento Estratégico. 2012. (Congresso).
    44. I SINGEP - Simposio Internacional de Gestão de Projetos.Adoção de práticas de gestão de projetos na área de infraestrutura de TI em um órgão público. 2012. (Simpósio).
    45. I SINGEP - Simpósio Internacional de Gestão de Projetos.Avaliador. 2012. (Simpósio).
    46. Seminário de Acompanhamento dos Mestrados Profissionais da área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo. 2012. (Seminário).
    47. XV SEMEAD.Avaliação de um modelo de otimização para a resolução de job shop problem com utilização de recursos humanos especialistas em projetos. 2012. (Seminário).
    48. XXVII Simpósio de Gestão de Inovação Tecnológica - ANPAD.Gestão do conhecimento aplicado à gestão estratégica de TI: estudo de caso no setor de utilities. 2012. (Simpósio).
    49. 12 CBTIM - Congresso Brasileiro de TI para Municipios. Soluções de Governo Eletrônico para Governança de Municípios. 2011. (Congresso).
    50. 8 CONTECSI. Role of organizational competences of ERP´s in post implementation period. 2011. (Congresso).
    51. XIV ALTEC. SOA, ERP II e competências organizacionais: traços de inovação na moderna gestão de TI DOI:10.5007/2175-8077.2011v13n30p146. 2011. (Congresso).
    52. XXXV ENANPAD.A gestão de TI e o valor de uso dos aplicativos ERP?s em sua perspectiva de pós implementação: Estudo de casos múltiplos no cenário brasileiro. 2011. (Encontro).
    53. 7 CONTECSI. The ERP value and sustainability: Multiple contexts. 2009. (Congresso).
    54. 5 CONTECSI. SOA and XBRL: IT innovative traces for controllership service Integral automation of the accounting report: A study with information systems under the optics of the knowledge creation and management in the company. 2008. (Congresso).
    55. 4 CONTECSI. The introduction of XBRL in Brazil and Portugal. 2007. (Congresso).
    56. III Workshop Brasileiro de XBRL - TECSI FEA USP. 2006. (Outra).
    57. V Congresso USP de Contabilidade. 2005. (Congresso).
    58. IV Congresso USP de Contabilidade e I Congresso USP de Iniciação Científica. 2004. (Congresso).
    59. III Congresso USP de Contabilidade. III Congresso USP de Contabilidade. 2003. (Congresso).
    60. TI e a Gestão do Conhecimento Contábil.Automatização dos Reportings BR GAAP & US GAAP. 2003. (Oficina).
    61. XXVII ENANPAD.Goodwill & Impairment Test: Considerações sob a luz do US GAAP. 2003. (Encontro).
    62. BR GAAP ao toque de um botão.Automatização do Reporting BR GAAP. 2002. (Oficina).
    63. III Forum Nacional de Professores de Contabilidade.Participação no III Forum Nacional de Professores de Contabilidade. 2002. (Outra).
    64. US GAAP: O que a TI pode fazer pela sua empresa.Automação do Reporting US GAAP. 2002. (Oficina).
    65. VI Seminário Latino de Cultura Contábil Prolatino.VI Seminário Latino de Cultura Contábil Prolatino. 2002. (Seminário).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (7)
    1. BIANCOLINO, C. A.. Membro do Comitê Organizador - XV Seminário ANPTUR. 2018. (Congresso).. . 0.
    2. BIANCOLINO, C. A.. Coordenação de Tema - Casos de Ensino - XIX SEMEAD. 2016. (Congresso).. . 0.
    3. BIANCOLINO, C. A.. Coordenação de Tema - Casos de Ensino - XVIII SEMEAD. 2015. (Congresso).. . 0.
    4. BIANCOLINO, C. A.. Coordenação de Tema - Casos de Ensino - XVII SEMEAD. 2014. (Congresso).. . 0.
    5. MACCARI, E. A. ; KNIESS, C. T. ; MARTENS, C. D. P. ; SILVEIRA, F. F. ; BIANCOLINO, C. A.. II SINGEP - Simposio Internacional de Gestão de Projetos. 2013. Congresso
    6. BIANCOLINO, C. A.. Coordenação de Tema - Casos de Ensino - XVI SEMEAD. 2013. (Congresso).. . 0.
    7. MACCARI, E. A. ; KNIESS, C. T. ; MARTENS, C. D. P. ; SILVEIRA, F. F. ; BIANCOLINO, C. A.. I SINGEP - Simpósio Internacional de Gestão de Projetos. 2012. Congresso

Lista de colaborações



(*) Relatório criado com produções desde 1970 até 2021
Data de processamento: 02/05/2022 00:42:05