PPGCC

Sandra Maria Cerqueira da Silva

Doutora (2016) pelo Programa de Pós-graduação em Controladoria e Contabilidade da FEA/USP. Possui graduação em Administração pela Universidade Estadual de Feira de Santana (1994) e Mestrado em Cultura, Memória e Desenvolvimento Regional pela Universidade do Estado da Bahia (2007). Atualmente é Assessora Especial de Políticas Afirmativas - Analista Universitário e Professora Adjunta da Universidade Estadual de Feira de Santana. Professora Assistente e Membro do Núcleo Docente Estruturante do curso de Administração da Faculdade Anísio Teixeira. Co-Fundadora e Pesquisadora em Gênero, Raça e Sexualidades GENERAS. Pesquisadora Associada Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher (NEIM) - FFCH/UFBA - Linha de pesquisa: Gênero, Ciência e Educação. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/6134466824556945 (23/08/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Estadual de Feira de Santana, Departamento de Ciências Sociais Aplicadas - UEFS. BR 116, Km 03 - UEFS - III Módulo Novo Horizonte 44031460 - Feira de Santana, BA - Brasil - Caixa-postal: 252294 Telefone: (75) 32248166 Ramal: 8049 Fax: (75) 32248049 URL da Homepage: URL da home page: http://www.uefs.br
  • Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
  • Área: Planejamento Urbano e Regional
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (9)
    1. 2021-Atual. Grupo de pesquisa em Inclusao Financeira e Microfinancas
      Descrição: O Grupo de Pesquisa em Inclusão Financeira e Microfinanças - REFIM (Research Group for Financial Inclusion and Microfinance) é um grupo interinstitucional e interdisciplinar cujo objetivo é o desenvolvimento de ferramentas e atividades de pesquisa e extensão sobre temas relacionados à inclusão financeira global e microfinanças nas suas diversas interfaces e sua difusão junto às comunidades acadêmica e externa, especialmente os tomadores de decisões. Através de metodologias diversas (métodos quantitativos, qualitativos, quali-quanti, além de experimentos e quase experimentos), pretende-se produzir pesquisas que gerem impacto social relevante com resultados que forneçam subsídios para a melhoria das ações da área, tanto no meio acadêmico quanto no profissional.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Sandra Maria Cerqueira da Silva - Coordenador / Ana Lúcia Carvalho Santos - Integrante.
      Membro: Sandra Maria Cerqueira da Silva.
    2. 2021-Atual. INSPIRADORAS: historias de cientistas baianas no contexto do ensino de ciencias
      Descrição: O projeto pretende divulgar histórias de vida de mulheres cientistas de diferentes áreas de conhecimento, com especial ênfase nas Ciências Naturais, nas escolas de Ensino fundamental do nosso Estado, com vistas ao incentivo de meninas e jovens mulheres para as carreiras científicas. Este projeto se define em duas etapas: na primeira, será realizada a pesquisa, que deverá revelar cientistas baianas, suas principais contribuições para o conhecimento de sua área e sua trajetória profissional. Na sua segunda etapa, será organizado uma coleção de livros paradidáticos, que contarão as histórias das cientistas, devendo ser divulgados/distribuídos nas escolas públicas de Ensino Fundamental na cidade de Salvador e posteriormente em outras cidades do Estado da Bahia. Pretende-se também a construção de uma página na internet onde ficarão disponibilizadas as informações coletadas sobre as cientistas que comporão a coleção.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Sandra Maria Cerqueira da Silva - Coordenador / Ângela Maria Freire de Lima e Souza - Integrante.
      Membro: Sandra Maria Cerqueira da Silva.
    3. 2020-Atual. AS INSTITUICOES ECONOMICAS E SOCIAIS E A DISCRIMINACAO CONTRA OS AFROBRASILEIROS
      Descrição: Relação entre as desigualdades raciais e o desenvolvimento. Mais do que ensinar as ciências administrativas, econômicas, contábeis e jurídicas, o Departamento de Ciências Sociais Aplicadas ? (DCIS) deve formar cidadãos para o pleno gozo de sua liberdade. Para isto, pretendemos contribuir com este projeto que objetiva estudar ?as instituições econômicas e sociais e sua relação com a discriminação contra os afro-brasileiros?, na Região Metropolitana de Feira de Santana. Este projeto dá continuidade ao projeto aprovado e concluído em 2010. As organizações de afro-brasileiros muito contribuíram com o combate aos diversos mitos que perpetuam as desigualdades raciais, tais como o mito da democracia racial, mito da igualdade da inferioridade da mulher negra.. Da mesma forma fomos capazes de inserir dentro dos espaços de produção de hegemonia a luta contra o racismo. Com efeito, as universidades publicas hoje são povoadas por um ?novo tipo?. Precisamos daqui em diante aprofundar as questões econômicas que afetam os afro brasileiros, tais como taxa de juros, financiamento empresarial, dentre muitas outras questões.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Sandra Maria Cerqueira da Silva - Coordenador / Nilo Rosa dos Santos - Integrante.
      Membro: Sandra Maria Cerqueira da Silva.
    4. 2020-Atual. LOUVACAO AS DEUSAS: FECHAMENTO E DECOLONIZACAO NA PRODUCAO ACADEMICA
      Descrição: No Brasil e no mundo a ordem política exerce um impacto significativo sobre a formação racial e na disposição hierárquica das categorias raciais resultantes. Observado o funcionamento da ordem política colonialista brasileira é possível descrever uma espécie de hierarquia das desigualdades e como elas operam estabelecendo o fechamento de grupos. Dentre estas, a questão racial se sobrepõe a todo e qualquer preconceito. No caso local, tal circunstância opera para promover a segregação da maioria da população, considerada como uma ?minoria racial?. Para Silva (2016) laços raciais e a racialização se organizam e se fecham para fortalecer a formação de grupos de status. No caso das mulheres negras ? posicionadas na base da pirâmide das desigualdades-, os processos de fechamento as impedem de acessar benefícios e espaços, além de estruturar barreiras para a ascensão profissional, o que é passível de identificação na academia. Daí a escolha por dialogar com a Teoria da Dádiva de Mauss (2005) como um atual modelo interpretativo que auxilie no processo de refletir sobre os fundamentos da solidariedade e da aliança nas sociedades contemporâneas. Para o antropólogo e sociólogo as modalidades de trocas nas sociedades arcaicas não ficaram no passado, mas sim tem importância fundamental para se compreender a sociedade dita moderna. O objetivo geral da pesquisa é investigar se o fenômeno conhecido como Fechamento está presente nos espaços acadêmicos e no meio científico como um todo, a partir da trajetória acadêmica de mulheres afrodescendentes, no Brasil.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Sandra Maria Cerqueira da Silva - Coordenador.
      Membro: Sandra Maria Cerqueira da Silva.
    5. 2013-Atual. Genero e Ciencia, olhares para Contabilidade: Escolhas, raca e carreira
      Descrição: A presença feminina na academia no Brasil é pequena e o tema de pesquisa tem sido relativamente pouco explorado. A proposta de pesquisa pretende endereçar-se a esse tema: visa analisar a trajetória acadêmica de mulheres em Controladoria e Contabilidade egressas do Programa de Pós-Graduação em Controladoria e Contabilidade da FEA/USP, sob diferentes perspectivas, buscando entender sua decisão por cursar o programa, a inserção na academia, e a progressão de sua carreira. Algumas pesquisas serão desenvolvidas com relação a aspectos específicos: Decisão de cursar Pós-Graduação e inserção da academia, para examinar a trajetória de egressas de programas especiais de mestrado; Gênero, carreira e raça, descrever sobre o papel e as condições para ascensão a cargos de chefia da docente; Progressão na Carreira, analisar a trajetória de mulheres com foco específico em entender o ambiente que encontram, estratégias que adotam, suas vitórias e derrotas. As pesquisas se orientarão por uma abordagem qualitativa baseada em entrevistas com egressas inseridas no ambiente acadêmico. Pretende-se recuperar as trajetórias percorridas, identificando fatores que tenham atuado como barreiras e facilitadores. Com base na análise da transcrição das entrevistas, as trajetórias individuais serão aglutinadas em termos de pontos convergentes e divergentes, que indiquem forças impulsionadoras e barreiras, estratégias de sobrevivência, enfrentamento ou contorno. Essas experiências de mulheres brasileiras na área serão confrontadas com a literatura sobre o tema e com entrevistas efetuadas com acadêmicas de diferentes áreas do conhecimento e instituições. Em um desenho circular de pesquisa, reforçando a triangulação, as entrevistadas serão convidadas para nova rodada de entrevistas, onde os achados serão profundados. Pretende-se identificar fatores intervenientes que auxiliem a compreender a presença e a permanência de mulheres na academia de Contabilidade no Brasil.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . Integrantes: Sandra Maria Cerqueira da Silva - Coordenador / Silvia Pereira de Castro Casa Nova - Integrante / David Bernard Carter - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Sandra Maria Cerqueira da Silva.
    6. 2009-2013. O MODELO DE GESTAO DAS COOPERATIVAS CCLB E COOPERFEIRA: A Desarticulacao da Producao de Leite e de Carne na Regiao de Feira de Santana.
      Descrição: No contexto contemporâneo, desenhado pela nova economia e atuais formas de relacionamentos dos mercados integrados pelos grandes oligopólios transnacionais, os sistemas econômicos mundiais vem passando por profundas alterações e exige dos dirigentes empresariais, das cooperativas e de todas as organizações uma nova postura para encarar os desafios impostos por esta convergência. Os sistemas econômicos capitalistas, nos últimos 15 anos vêm forjando novas estratégias competitivas que permitem atuar em mercados geográficos além de suas fronteiras nacionais, provocando um realinhamento dos modelos de gestão empresarial e das suas posturas de concorrência, o que em muitos países pobres contribuiu para a queda dos subsídios, do protecionista, do desaparecimento das barreiras alfandegárias e outros mecanismos que inibiam até o início dos anos 90, potenciais entrantes nos mercados protegidos e regulados. Hoje, como nos idos de 1840, guardando as devidas proporções, a situação nos países pobres e emergentes, gera oportunidade favorável para o surgimento e crescimento das cooperativas de trabalhadores, produtores rurais e familiares, consumidores e de crédito, dentre outras, portanto, no mundo atual, estes sistemas são tão importantes quanto no passado e dada sua estrutura, é talvez o único modelo capaz de competir em mercados globalizados. Essencialmente, as organizações cooperativas, ao surgirem, se identificaram com outra metodologia para combater as situações sociais desajustadas. Esta forma de criar e promover uma organização, em situações críticas respaldadas nos princípios do cooperativismo rochdeliano, revela uma nítida democratização para resolver os problemas da organização do trabalho, da produção e da distribuição dos resultados econômicos alcançados em determinado período. Assim, sob condições estruturais limitantes do sistema capitalista neoliberal, as cooperativas foram sempre colocadas no centro das discussões como alternativa efetivamente capaz de contribuir.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Sandra Maria Cerqueira da Silva - Coordenador / Florentino Carvalho Pinto - Integrante / Jorge Aliomar Barreiros Dantas - Integrante.
      Membro: Sandra Maria Cerqueira da Silva.
    7. 2009-2013. Politicas Publicas e estrategias inovadoras para o desenvolvimento local
      Descrição: O referido projeto esta dentro das ações do CENTRO DE TECNOLOGIA E DE GESTÃO AO DESENVOLVIMENTO REGIONAL - CETEG é um centro de pesquisa e desenvolvimento multidisciplinar com a missão de fomentar o desenvolvimento sustentável da região do semi-árido do Nordeste, através de geração, adaptação e transferência de conhecimentos e tecnologia. O CETEG é caracterizado pelas suas atividades de ppsquisa e difusão de conhecimentos concernentes ao processo, equipamento, sistemas e tecnologia para garantir as qualidades dos produtos da economia regional. CETEG sendo um centro de atividades multidisciplinares, congrega outras instituições de pesquisa, ensino e extensão.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Sandra Maria Cerqueira da Silva - Coordenador.
      Membro: Sandra Maria Cerqueira da Silva.
    8. 2006-2009. Sistemas Regionais e Locais de Inovacao: um estudo sobre os Arranjos Produtivos Locais do Estado da Bahia.
      Descrição: Sistemas Regionais e Locais de Inovação: um estudo sobre os Arranjos Produtivos Locais do Estado da Bahia.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) . Integrantes: Sandra Maria Cerqueira da Silva - Integrante / Rossine Cerqueira da Cruz - Coordenador.
      Membro: Sandra Maria Cerqueira da Silva.
    9. 2002-2009. Gestao e Financas dos Municios Bahianos no periodo de 1990 a 2004
      Descrição: A pesquisa visa efetuar um levantamento da movimentação orçamentária - inicialmente de dez Municípios como piloto - e averiguar a utilização por parte dos gestores.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Especialização: (5) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (4) . Integrantes: Sandra Maria Cerqueira da Silva - Integrante / Eugenio Lima Mendes - Coordenador.
      Membro: Sandra Maria Cerqueira da Silva.

Prêmios e títulos

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (150)
    1. Gênero e raça: diversidade nas organizações e instituições: Diálogos Temáticos.Gênero e raça: diversidade nas organizações e instituições. 2021. (Outra).
    2. Retos, tendencias y avances de las investigaciones en género y contabilidad.Gênero, violência e silenciamento em contra-relatos contábeis: o caso do Global Gender Report. 2021. (Outra).
    3. USP International Conference in Accounting e Congresso USP de Iniciação Científica em Contabilidade. Painel: Pesquisa sobre gênero e diversidade em Contabilidade: Desafios, Oportunidades e Novas Direções. 2021. (Congresso).
    4. VII Conferência SulAmericana de Contabilidade Ambiental.Gênero, violência e silenciamento em contra-relatos contábeis: o caso do Global Gender Report. 2021. (Outra).
    5. VIII Congresso Baiano de Pesquisadorxs Negrxs - ?Áfricas e Diásporas: (re) existências decoloniais e interseccionais no enfrentamento ao racismo estrutural?. Desigualdades étnicos culturais, igualdade e desenvolvimento: a condição das mulheres negras. 2021. (Congresso).
    6. ?Gênero e trabalho: como a pandemia afeta as relações interpessoais??.?Gênero e trabalho: como a pandemia afeta as relações interpessoais??. 2020. (Encontro).
    7. 3º Seminário de Estágio Docência / Estágio Docência como Prática Pedagógica de Ensino na Pós-Graduação na Área Contábil p. 2020. (Seminário).
    8. EnANPAD. Violence, Silence, Accounting, and Gender. 2020. (Congresso).
    9. Jornada Virtual UEFS 2020. 2020. (Outra).
    10. Minicurso Racismo e Mídia no Brasil: uma abordagem semiótica,.Minicurso Racismo e Mídia no Brasil: uma abordagem semiótica,. 2020. (Oficina).
    11. Painel: Gênero e Raça em Contabilidade.Painel: Gênero e Raça em Contabilidade. 2020. (Outra).
    12. Qualitative Research and Critical Accounting QRCA 2020.Becoming a qualitative/critical researcher: Views from the (glocal) field.. 2020. (Outra).
    13. Quinto Congreso Global en Contabilidad y Finanzas INTERGES.Visiones alternativas en contabilidad y gestión organizacional. 2020. (Outra).
    14. Seminário A Escrevivência de Conceição Evaristo. 2020. (Seminário).
    15. Webinar "Liderança em projetos com times remotos e auto-organizados". 2020. (Outra).
    16. XI Congresso Nacional de Administração e Contabilidade - AdCont 2020. 2020. (Congresso).
    17. XX USP International Conference in Accounting. Mediador de sessão paralela no evento. 2020. (Congresso).
    18. 5º Congresso Internacional de Contabilidade e Governança da UnB - 2º Congresso de Iniciação Científica. Avaliadora. 2019. (Congresso).
    19. Qualitative Research and Critical Accounting: A South American Workshop.Comentarista. 2019. (Outra).
    20. Qualitative Research and Critical Accounting: A South American Workshop.Painel. 2019. (Outra).
    21. Qualitative Research and Critical Accounting: A South American Workshop.The trajetory of an accounting student: a look at gender andrace. 2019. (Outra).
    22. Qualitative Research and Critical Accounting QRCA 2019 Latin American Conference.Gênero e raça na academia em contabilidade no Brasil. 2019. (Outra).
    23. II Simpósio ?Inserção das Mulheres Negras no Ensino Superior da UFBA: Mulheres negras nos espaços de poder?. 2018. (Simpósio).
    24. I SEMANA ACADÊMICA DE ADMINISTRAÇÃO E CONTÁBEIS: ASPECTOS SOCIAIS E ECONÔMICOS.Intolerância Regiosa. 2018. (Outra).
    25. I Seminário Luta e Resistência da Mulher Negra.Mulheres negras nos espaços de poder. 2018. (Outra).
    26. XII Fórum Pró-Igualdade Racial e Inclusão Social do Recôncavo e IV Sertãopreto.Mesa de encerramento Acesso e permanência no ensino superior: ampliação e conflitos na garantia do direito a educação superior. 2018. (Outra).
    27. 1º Maio Negro CETENS UFRB - Feira de Santana.Racismo Institucional. 2017. (Outra).
    28. Educação e Cultura negra: diálogos necessários na/para a formação de professores.Educação e Cultura negra: diálogos necessários na/para a formação de professores. 2017. (Outra).
    29. Mesa redonda - A Questão do Gênero na Evolução na Carreira e no Mercado de Trabalho.A Questão do Gênero na Evolução na Carreira e no Mercado de Trabalho - recorte racial. 2017. (Outra).
    30. Recôncavo 2017.2.Cotas Raciais na Universidade. 2017. (Outra).
    31. XI SEMANA DE CONTABILIDADE DA FAT.Diversidade na Contabilidade: por números que respeitem e valorizem a vida. 2017. (Outra).
    32. Encontro de Professores e Coordenadores dos Cursos de Administração (EPROCAD). 2016. (Encontro).
    33. Gênero e Trabalho no Brasil e na França ? Perspectivas Interdisciplinares. 2016. (Seminário).
    34. ICGSDS 2016: 18th International Conference on Gender, Sexuality and Diversity Studies.Between the Pen and the Dish Towel: Paradox of Globalization. 2016. (Outra).
    35. ICGSDS 2016 : 18th International Conference on Gender, Sexuality and Diversity Studies.nvestigating the Status of Black Women in Brazil: Beyond Housekeepers and Samba Dancers. 2016. (Outra).
    36. Permanência estudantil: políticas púb. e seus desdobramentos. 2016. (Seminário).
    37. Simpósio da V Semana de Reflexões sobre Negritude, Gênero e Raça (V SERNEGRA: Decolonialidade e Antirracismo).O ?não-lugar? de pessoas negras no ensino superior no Brasil.. 2016. (Outra).
    38. VI Semana de Administração da FAT.Gênero e Diversidade nas Organizações Contemporâneas. 2016. (Outra).
    39. V SERNEGRA: Deoconialidade e antirracismo.Inserção no mercado profissional: a influência das instituições de ensino superior no abrir ou fechar de portas.. 2016. (Outra).
    40. X Semana de Contabilidade da Faculdade Anísio Teixeira.Contabilidade para além dos números. 2016. (Outra).
    41. 6th Internacional Women and Business Conference.Entre a caneta e o pano de prato: paradoxos da globalização. 2015. (Outra).
    42. 6th International Women and Business Conference. Between the pen and the dish towel: Paradox of globalization. 2015. (Congresso).
    43. 6th International Women and Business Conference: Improving.Mulheres negras do e no Brasil: para além das domésticas e sambistas. 2015. (Outra).
    44. 6th International Women and Business Conference: Improving.Women entrepeneur and small business. 2015. (Outra).
    45. Ciclo de Seminários. 2015. (Outra).
    46. Ciclo de Seminários "Gênero, Trabalho, Cuidado: Pistas e Desafios" 06/11. 2015. (Outra).
    47. Global Summit of Women 2015.Top Student. 2015. (Outra).
    48. I Congresso de Graduação da USP?. Professores do ensino superior e novas tecnologias: estão afinados?. 2015. (Congresso).
    49. II Semináio Internacional Desfazendo Gênero.Democracia racial: limitações à entrada das mulheres negras em espaços políticos no Brasil.. 2015. (Seminário).
    50. IX Congresso AnpCont. TETOS DE VITRAIS: GÊNERO E RAÇA NA ÁREA DE CONTABILIDADE NO BRASIL. 2015. (Congresso).
    51. IX Semana de Contabilidade da FAT.Workshop: Relações de gênero e étnico-raciais nas organizações contemporâneas: contabilizando desafios e possibilidades. 2015. (Outra).
    52. V Semana de Administração da Faculdade Anísio Teixeira.Workshop Relações Étnico-raciais e de Gênero nas Organizações Contemporâneas. 2015. (Outra).
    53. XV Congresso USP de controladoria e Contabilidade e XII Congresso USP de Iniciação Científica em Contabilid. TETOS DE VITRAIS: GÊNERO E RAÇA NA ÁREA DE CONTABILIDADE NO BRASIL. 2015. (Congresso).
    54. XV Congresso USP de controladoria e Contabilidade e XII Congresso USP de Iniciação Científica em Contabilid. Mediadora Sessão Condensada Área Educação. 2015. (Congresso).
    55. Consórcio Doutoral da ANPAD 2014.TETOS DE VITRAIS: gênero e raça na contabilidade no Brasil. 2014. (Outra).
    56. Critical Perspectives on Acounting.Tetos de vitrais: gênero e raça na Área de Contabilidade no Brasil. 2014. (Outra).
    57. Encontro Nacional de Pesquisadores em Gestão Social ENANPEGS.Avaliador de trabalhos. 2014. (Encontro).
    58. Foro Internacional: "Mujeres, política y democracia. Rompiendo los techos de cristal en América Latina".LA DEMOCRACIA RACIAL: las barreras al ingreso de mujeres negras en los espacios políticos en Brasil.. 2014. (Outra).
    59. I Congresso Internacional Étnico Cultural FacedeébanoOficial. Convidada para Mesa de abertura. 2014. (Congresso).
    60. I Congresso Internacional sobre o Pensamento das Mulheres Negras no Brasil. DEMOCRACIA RACIAL: limitações à entrada das mulheres negras em espaços políticos no Brasil. 2014. (Congresso).
    61. I Encontro do Grupo de Pesquisa em Análise de Discurso: Discurso e Produção de sentidos.. 2014. (Encontro).
    62. II Congreso Internacional de Estudios Electorales. Racial democracy: the barriers to the entry of black women in political spaces in Brazil. 2014. (Congresso).
    63. II Seminário de Sociologia da FUNDACENTRO: Condições de Trabalho das Mulheres no Brasil. 2014. (Seminário).
    64. Seminário Gênero, Raça e Pobreza: a abordagem de múltiplas identidades pelo direito. 2014. (Seminário).
    65. VIII Congresso Brasileiro de Pesquisadores(as) Negros (as):Ações Afirmativas: Cidadania e Relações Étnico Raciais. Mulheres negras: um ensaio sobre gênero e raça. 2014. (Congresso).
    66. 13º Congresso USP de Controladoria e Contabilidade e 10º Congresso USP de de C. 2013. (Congresso).
    67. 8th IberoAmerican Academy of Management. 2013. (Outra).
    68. 8th IberoAmerican Academy of Management.TETOS DE VITRAIS: gênero e raça na área de contabilidade no Brasil.. 2013. (Outra).
    69. CXVII Discussões Metodológicas.TETOS DE VITRAIS: gênero e raça na área de contabilidade no Brasil.. 2013. (Outra).
    70. Dominação Masculina e Violência - II Ciclo de Estudos do LASAMEC. 2013. (Outra).
    71. Economias das Trocas Simbólicas - II Ciclo de Estudos do LASAMEC. 2013. (Outra).
    72. Emancipação Inclusão Exclusão: Desafios do passado e do presente. 2013. (Seminário).
    73. Feminismos e Masculinidades: percursos, propostas e desafios para a Equidade de Gênero. 2013. (Seminário).
    74. Fórum de pesquisa: ?Estímulos Lúdicos Afetivos e Aprendizagem de Estudantes Universitários em Ciências Contábeis?. 2013. (Outra).
    75. Fórum de Pesquisas da PPGCC "Characteristics of Problems for Problem-Based Learning: The Student's Perspective". 2013. (Outra).
    76. Gênero, classe, raça e a problemática da interseccionalidade/ consubstancialidade das relações sociais - conferência. 2013. (Outra).
    77. IberoAmerican Academy of Management 2013. 2013. (Outra).
    78. Introdução ao pensamento de Pierre Bourdieu - II Ciclo de Estudos do LASAMEC -. 2013. (Outra).
    79. IX Encontro Nacional da Mulher Contabilista. 2013. (Encontro).
    80. Palestra "A mulher e suas escolhas de carreira". 2013. (Outra).
    81. SERNEGRA 2013 - II Semana de Reflexões sobre Negritude, Gênero e Raça.Tetos de vitrais: gênero e raça na contabilidade.. 2013. (Outra).
    82. Subjetividade e Objetividade na pesquisa - II Ciclo de Estudos do LASAMEC. 2013. (Outra).
    83. Teoria da Ação - Conceitos - II Ciclo de Estudos do LASAMEC. 2013. (Outra).
    84. Trabalho e gênero: pontos de vista situados e algumas controvérsias. 2013. (Seminário).
    85. Trabalho e relações de gênero, classe e raça - Mesa Redonda. 2013. (Outra).
    86. Workshop "Perspectivas Humanísticas da Docência". 2013. (Outra).
    87. XIII Congresso USP de Controladoria e Contabilidade X Congresso USP de Iniciação Científica.. 2013. (Congresso).
    88. 12º Congresso USP de Controladoria e Contabilidade e 9º Congresso USP de Iniciação Científica em Contabilidade. 2012. (Congresso).
    89. 7th ILERA Regional of the Americas; 5th Brazilian Conference of Labor and Employment Relations Work in the Americas: Challenges and Opportunities. RELAÇÕES E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO: uma análise sobre a questão da experiência profissional. 2011. (Congresso).
    90. XI Congresso Luso-Afro-brasileiro de Ciências Sociais. Exclusão, inclusão e empreendedorismo: o caso de Praia do Forte. 2011. (Congresso).
    91. Congresso Iberoamericano de Educacíon "Metas 2021". Educação - Exclusão, Inclusão Social e Empreendedorismo: o caso de Praia do Forte. 2010. (Congresso).
    92. Dia da Responsabilidade Social - Fundação Bradesco FSA/Ba.Atividade Voluntária da Fundação Bradesco - Escola de FSA/Ba. 2010. (Outra).
    93. III Conferência Latino Americana e Caribenha sobre Abordagens das Capacitações e Desenvolvimento Humano.Gestão compartilhada e democrática - um ensino que todos aprendem: o caso do Centro de educação Básica da UEFS. 2010. (Outra).
    94. I Semana de Administração da Faculdade Anísio Teixeira.Palestra 1: ?Mudança de Comportamento: planejamento, qualidade e produtividade como estratégias para a empregabilidade. Palestra 2: ?A Importância da Cronoanálise para as Organizações.. 2010. (Outra).
    95. IV EDUCON - IV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade.Gestão compartilhada e democrática - prática escolar que ensina a todos: um estudo sobre o Centro de Educação Básica da Universidade Estadual de Feira de Santana. 2010. (Outra).
    96. BAHIATEC2009 Feira de Tecnologia & Simpósio Internacional de Inovaçaõ. 2009. (Simpósio).
    97. Congreso Internacional del CLAD sobre la Reforma del Estado y de la Administración Pública. Políticas públicas e estratégias inovadoras para o desenvolvimento local: o caso do arranjo produtivo de flores de Maracás, Bahia. 2009. (Congresso).
    98. II Congresso Baiano de Pesquisadores Negros. Coordenador de Mesa: GT 2 - Desenvolvimento local e arranjos socieconômicos. 2009. (Congresso).
    99. II Congresso Baiano de Pesquisadores Negros. Exclusão, inclusão e empreendedorimso: o caso de Praia do Forte. 2009. (Congresso).
    100. IV Jornada Internacional de Políticas Públicas. Neoliberalismo e lutas sociais: perspectivas para as políticas públicas.Arranjo Produtivo de Flores de Maracás: uma estratégia inovadora de gestão. 2009. (Outra).
    101. V Workshop DCIS - Políticas Públicas: Gestão e Controladoria.Internacionalização da Contabilidade e Orçamento Público. 2009. (Outra).
    102. 2º Encontro Nordestino de Empreendedorismo Inovador. 2008. (Encontro).
    103. Campanha Natal Solidário 2008.Campanha Natal Solidário 2008. 2008. (Outra).
    104. Ciclo de Palestras do Curso de Administração.Como Administrar a informação em Marketing. 2008. (Outra).
    105. Colóquio Internacional sobre Ensino Superior. 2008. (Outra).
    106. I Colóquio Internacional sobre Ensino Superior. 2008. (Outra).
    107. III Encontro SOBER Regional Nordeste.Arranjo Produtivo de Flores de Maracás - uma estratégia Inovadora de Gestão. 2008. (Encontro).
    108. Seminário de Empreendedorismo DCIS/SEBRAE.Empreendedorismo: estratégias de financiamento para novos negócios.. 2008. (Outra).
    109. Colóquio Internacional sobre Poder Local. 2006. (Outra).
    110. IV Feira do Semi-Árido: Desertificação e Desenvolvimento Sustentável.Novo arranjo Institucional do estado Brasileiro: uma reflexão a luz do processo de descentralização. 2006. (Outra).
    111. Seminário Cultura, Memória e Sociedade.NOVO ARRANJO INSTITUCIONAL DO ESTADO BRASILEIRO: UMA REFLEXÃO À LUZ DO PROCESSO DE DESCENTRALIZAÇÃO. 2006. (Seminário).
    112. Seminário Cultura, Memória e Sociedade - Conferência Políticas Públicas, Instituição e Desenvolvimento. 2006. (Outra).
    113. Seminário Cultura, Memória e Sociedade - Palestra Território, Sustentabilidade e Desenvolvimento. 2006. (Seminário).
    114. XV Encontro Nacional de Estudos Populacionais ABEP.Instrumentos para Geração de Emprego e Renda Utilizados pelo Consórcio Intermunicipal do Vale do Jiquiriçá: Diagnóstico e Propostas. 2006. (Encontro).
    115. 3º Fórum Brasil de Administração. 2005. (Congresso).
    116. 4º Seminário Nacional Infra-Estrutura, Organização Territorial e Desenvolvimento Local: Território e Desenvolvimento. 2005. (Seminário).
    117. Aula Dominando as Técnicas de Ensino. 2005. (Outra).
    118. III Feira do Semi-Árido Reeducando para as Sociedades.Consórcio Intermunicipal - uma nova estratégia institucional. 2005. (Outra).
    119. I Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação e IX Seminário de Iniciação Científica da UEFS.Consórcio Intermunicipal - uma nova estratégia institucional. 2005. (Seminário).
    120. The Global Challenge and Marginalization.Violências à Luz da Abordagem de Cidades Saudáveis. 2005. (Seminário).
    121. VI Encontro Nacional da ANPEGE.VI Encontro Nacional da ANPEGE. 2005. (Encontro).
    122. VIII SEMOC.Consórcio Intermunicipal - uma nova estratégia institucional. 2005. (Seminário).
    123. 2º Fórum Brasil de Administração. 2004. (Outra).
    124. IV Ciclo de Atualização em Saúde Coletiva. 2004. (Outra).
    125. Reunião Regional da SBPC. 2004. (Oficina).
    126. Semana de Saúde da UEFS. 2004. (Outra).
    127. VII Jornada de Administração. 2004. (Outra).
    128. 1ª SICSA. 2002. (Outra).
    129. 1º Congresso de Administração do Nordeste. 2002. (Congresso).
    130. As Grandes Tendências em Gestão de Pessoas nos Próximos Anos. 2002. (Outra).
    131. Globalização: Inclusão e Exclusão Social no Brasil E Europa. 2002. (Simpósio).
    132. III SERHUNI - Gestão Universitária: uma rede de competências. 2002. (Congresso).
    133. II SERHUNI - Relacionamento Interpessoal - Trabalhando com Prazer. 2002. (Seminário).
    134. Palestra Administração dos Novos Tempos. 2002. (Outra).
    135. Palestra Estado, Governo e Governança. 2002. (Outra).
    136. Seminário Avançado Determinantes Sociais em Saúde. 2002. (Seminário).
    137. Seminário Gerenciando Pessoas. 2002. (Seminário).
    138. Videoconferência Encontro sobre Promoção Comercial das Exportações do Brasil. 2002. (Encontro).
    139. Workshop A realidade das Organizações no Século XXI - Idalberto Chiavenato. 2002. (Outra).
    140. Seminário gestão de Pessoas - Rumo ao desenvolvimento de talentos. 2001. (Seminário).
    141. 2º Encontro de Farmacêuticos e Atendentes de Farmácia. 2000. (Encontro).
    142. 1º Encontro Regional do Atendimento Farmacêutico. 1999. (Encontro).
    143. I Seminário de Imunologia Clínica de FSA. 1999. (Seminário).
    144. Palestra Cliente eu não vivo sem você. 1998. (Outra).
    145. Palestra Os sete pecados capitais da marcação de preços no Comércio. 1998. (Outra).
    146. Palestra Qualidade + Produtividade = Competitividade. 1997. (Outra).
    147. XIX Congresso Estadual do Comércio Lojista. 1997. (Congresso).
    148. 1º Seminário de Marketing e Propaganda. 1996. (Seminário).
    149. II Jornada de Administração. 1995. (Outra).
    150. Seminário Mudanças de Paradigmas nas Relações de Trabalho. 1995. (Seminário).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (21)
    1. SILVA, Sandra Maria Cerqueira da; MACHADO, C. S.. II Simpósio da UEFS sobre Autismo. 2018. Outro
    2. da Silva, Sandra Maria Cerqueira. Intolerância Regiosa. 2018. (Outro).. . 0.
    3. da Silva, Sandra Maria Cerqueira. I Simpósio da UEFS sobre Autismo. 2017. (Outro).. . 0.
    4. da Silva, Sandra Maria Cerqueira. Ciclo de Palestras da UEFS em prol da diversidade - Autismo. 2017. (Outro).. . 0.
    5. SILVA, Sandra Maria Cerqueira da. III Workshop em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável. 2017. (Outro).. . 0.
    6. SILVA, Sandra Maria Cerqueira da. Ciclo de Palestras da UEFS em prol da diversidade - Ciganos. 2017. (Outro).. . 0.
    7. SILVA, Sandra Maria Cerqueira da. Ciclo de Palestras da UEFS em prol da diversidade - Diversidade. 2017. (Outro).. . 0.
    8. SILVA, Sandra Maria Cerqueira da. Ciclo de Palestras: Direitos Humanos nas Organizações - o papel do administrador. 2017. (Outro).. . 0.
    9. SILVA, Sandra Maria Cerqueira da; OLIVEIRA, N. N.. O ?não-lugar? de pessoas negras no ensino superior no Brasil. 2016. Outro
    10. SILVA, Sandra Maria Cerqueira da; CASA NOVA, Silvia Pereira de Castro ; NGANGA, C. S. N. ; RESENDE, T. ; COSTA, A. C. O. R. ; COLINI, I. P.. II Simpósio Genera: Negras e Negros no Ensino Superior. 2016. Outro
    11. MATTOS, Sandra Maria Cerqueira da Silva. ?O que é ser negr@ no ensino superior?: impressões, construção, incentivos e limitações.. 2014. (Outro).. . 0.
    12. MATTOS, Sandra Maria Cerqueira da Silva. II Workshop em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável. 2012. (Outro).. . 0.
    13. MATTOS, Sandra Maria Cerqueira da Silva. I worshop em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável. 2011. (Outro).. . 0.
    14. MATTOS, Sandra Maria Cerqueira da Silva. Seminário Sustentabilidade Ambiental e Ciências Sociais Aplicadas. 2009. (Outro).. . 0.
    15. MATTOS, Sandra Maria Cerqueira da Silva. Coordenação de Mesa - V Workshop de Ciências Sociais. 2009. (Outro).. . 0.
    16. MATTOS, Sandra Maria Cerqueira da Silva. coordenação de Mesa: II Congresso Baiano de Pesquisadores Negros. 2009. (Congresso).. . 0.
    17. MATTOS, Sandra Maria Cerqueira da Silva. Ciclo de Palestras do Curso de Administração - UNEB. 2008. (Outro).. . 0.
    18. MATTOS, Sandra Maria Cerqueira da Silva. Campanha NATAL SOLIDÁRIO. 2008. (Outro).. . 0.
    19. MATTOS, Sandra Maria Cerqueira da Silva. IV Feira do Semi-Árido. 2006. (Outro).. . 0.
    20. MATTOS, Sandra Maria Cerqueira da Silva. Curso de Extensão em Direitos Humanos. 2003. (Outro).. . 0.
    21. MATTOS, Sandra Maria Cerqueira da Silva. 1ª Semana Interdisciplinar de Ciências Sociais Aplicadas. 2002. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (1)
    • Sandra Maria Cerqueira da Silva ⇔ Silvia Pereira de Castro Casa Nova (4.0)
      1. MATTOS, Sandra Maria Cerqueira da Silva; CASA NOVA, Silvia Pereira de Castro. Pesquisa qualitativa ou qualidade em pesquisa? Um exemplo de contribuição sócio-humanista em pesquisa contábil. SOCIEDADE, CONTABILIDADE E GESTÃO (UFRJ). v. 13, p. 120-141, issn: 1982-7342, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. da Silva, Sandra Maria Cerqueira ; de Castro Casa Nova, Silvia Pereira ; CARTER, David B.. Brazil, Racial Democracy? The Plight of Afro-descendent Women in Political Spaces. Advances in Public Interest Accounting. 1ed. Em: Cheryl R. Lehman. (Org.). Advances in Public Interest Accounting. 1ed. : Emerald Group Publishing Limited. 2016.v. 19, p. 29-55.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. NGANGA, C. S. N. ; CASA NOVA, Silvia Pereira de Castro ; SILVA, Sandra Maria Cerqueira da. The Trajectory of an accounting student: a look at gender and race. 2016. Apresentação de Trabalho/Congresso
      4. Collini, I. P. ; CASA NOVA, Silvia Pereira de Castro ; PENA, É. P. ; MATTOS, Sandra Maria Cerqueira da Silva ; COSTA, A. C. O. R. ; GIROTO, V.. Genera - Núcleo FEA de Pesquisa em Gênero e Raça.. 2013; Tema: Núcleo FEA USP de Pesquisa em Gênero e Raça.. (Rede. 2013.
        [ busca Google | busca Bing ]




(*) Relatório criado com produções desde 1970 até 2021
Data de processamento: 02/05/2022 00:42:08