PPGCC

Suliani Rover

Professora do Departamento de Ciências Contábeis e do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade (PPGC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutora em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (Linha de Pesquisa: Contabilidade para Usuários Externos - FEA/USP), mestre em Contabilidade e bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Editora-adjunta da Revista Contemporânea de Contabilidade (RCC-UFSC) desde março de 2020. Recebeu premiações de melhor pôster no XX USP International Conference in Accounting e de trabalho no 9° Congresso UFSC Controladoria e Finanças, XXII Congresso Brasileiro de Custos, 13º ECECON, 12º ECECON, 2º Congresso USP de Iniciação Científica em Contabilidade e no 18º Congresso Brasileiro em Contabilidade (CFC). Participou de diversos eventos na área de Administração e Contabilidade e possui artigos publicados em revistas da área. Desenvolve pesquisas nas áreas de Contabilidade Financeira, Qualidade da Informação Contábil, Evidenciação e Sustentabilidade, Modelos Multivariados Aplicados à Contabilidade e Finanças e Ensino e Pesquisa em Contabilidade. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/6285577163747055 (07/07/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Ciências Contábeis. UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina Trindade 88040900 - Florianópolis, SC - Brasil Telefone: (048) 37219383 Ramal: 3892
  • Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
  • Área: Administração
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (10)
    1. 2019-Atual. Analise das caracteristicas das provisoes e dos passivos contingentes e sua influencia no resultado das companhias brasileiras
      Descrição: Projeto contemplado com recursos da Chamada MCTIC/CNPq Nº 28/2018 - Universal - Faixa A. Período 18/02/2019 a 28/02/2022. A normatização das provisões e dos passivos contingentes é essencial para inibir a assimetria das informações e buscar sua fidedignidade. As provisões e passivos contingentes têm sido foco de notícias no mercado e têm a atenção de pesquisadores que buscam compreender como os gestores tomam decisões sobre esses processos que justificam suas classificações. O presente projeto de pesquisa tem como objetivo geral analisar as características das provisões e dos passivos contingentes nas demonstrações contábeis e sua influência no resultado das empresas brasileiras listadas na Brasil, Bolsa e Balcão (B3). Para a consecução do objetivo, pretende-se realizar uma análise abrangente que contemple as características, o disclosure e seus determinantes, as notícias, as mudanças da chance de perda dos processos, a reconfiguração das classificações e se as provisões e os passivos contingentes são relevantes para o mercado de capitais brasileiro. A população do estudo contempla as empresas não financeiras listadas na Brasil, Bolsa e Balcão (B3), analisadas a partir de seus processos relevantes divulgados no Formulário de Referência, assim como informações relacionadas às provisões e passivos contingentes divulgadas nas notas explicativas do período de 2010 a 2017.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (4) . Integrantes: Suliani Rover - Coordenador.
      Membro: Suliani Rover.
    2. 2017-2018. As empresas brasileiras pagam suas multas ambientais? uma analise do disclosure de passivos e contingencias relacionados ao meio ambiente (PIBIC)
      Descrição: Esta pesquisa tem por objetivo verificar o disclosure de passivos e contingências ambientais divulgados nas Demonstrações Financeiras Padronizadas (DFP) e nos Relatórios de Sustentabilidade (RS) das empresas listadas na Bolsa de Mercadorias e Futuros e na Bolsa de Valores de São Paulo (BMFBOVESPA). Para consecução da pesquisa, pretende-se analisar as empresas pertencentes ao Índice Brasil 100 (IBrX 100). As informações serão classificadas de acordo com sua natureza (qualitativas, quantitativas financeiras ou não financeiras). A partir da análise do período de 2005 a 2016 e das demonstrações contábeis, dos relatórios anuais e/ou de sustentabilidade, o intuito é classificar e quantificar os passivos, provisões e contingências ambientais divulgados e verificar se as multas ambientais foram pagas pelas empresas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Suliani Rover - Coordenador / Vitor Goedert Mendes - Integrante.
      Membro: Suliani Rover.
    3. 2015-2018. Reflexos da harmonizacao contabil internacional: um estudo sobre a comparabilidade das demonstracoes contabeis de companhias brasileiras de capital aberto
      Descrição: Projeto contemplado com recursos da ChamadaCNPq/MCTINº 25/2015CiênciasHumanas, SociaiseSociaisAplicadas - Faixa A. Período 04/12/2015 a 31/08/2018. Informações de alta qualidade são fundamentais para o funcionamento eficiente do mercado de capitais. A crescente participação de companhias no mercado financeiro internacional, com objetivo de captação de recursos, faz com que as organizações busquem melhorias na forma de comunicação referente ao desempenho empresarial. Os usuários dos Demonstrativos Contábeis (DCs) são beneficiados com informações que representam a realidade econômico-financeira das organizações, uma vez que se baseiam nisso para tomar decisões acerca das empresas. Da mesma forma, as empresas também são favorecidas com a convergência internacional da contabilidade, pois a redução no risco de divulgar informações assimétricas aumenta o grau de comparabilidade com empresas do mesmo setor. Segundo o IASB (2011), as DCs de diferentes entidades que são preparadas sob uma mesma base de mensuração e apresentação, bem como DCs de uma mesma entidade preparadas em diferentes períodos de tempo, são comparáveis. Nesse sentido, companhias abertas que apresentam suas DCs segundo pronunciamentos do CPC podem ter suas informações financeiras comparáveis entre si, pois as elaboram com base nas mesmas premissas. Porém, determinados aspectos podem afetar esta comparação. Determinadas normas contábeis, permitem diferentes escolhas contábeis para avaliação de um mesmo elemento contábil. Além disso, pode haver mudanças de critérios e estimativas no reconhecimento de elementos contábeis pelas empresas. Nesse sentido, o objetivo do projeto de pesquisa é verificar o nível de comparabilidade das demonstrações contábeis de companhias abertas brasileiras à luz das normas internacionais de mensuração e apresentação das demonstrações contábeis. Esta pesquisa possui caráter descritivo e exploratório, com abordagem qualitativa e quantitativa. A amostra da pesquisa consiste nas companhias brasileiras de capital aberto listadas na Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros da Bovespa (BMFBovespa), selecionadas por amostragem aleatória simples.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Suliani Rover - Coordenador / José Alonso Borba - Integrante / Denize Demarche Minatti-Ferreira - Integrante / Luiz Felipe Ferreira - Integrante / Joana Duarte Madalena - Integrante / Janaína da Silva Ferreira - Integrante / Mariana Campagnoni - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Suliani Rover.
    4. 2015-Atual. Disclosure voluntario e obrigatorio de companhias abertas no Brasil
      Descrição: O disclosure pode ser realizado de maneira voluntária ou obrigatória. A divulgação voluntária se configura como uma evidenciação espontânea ou proativa por parte das empresas, na qual busca satisfazer as necessidades informacionais de seus diversos usuários, em especial os investidores. Já a divulgação obrigatória é aquela que é regulada e obriga as empresas a evidenciarem determinadas informações. Como exemplo de divulgação voluntária no Brasil cita-se a evidenciação de informações sociais e ambientais, uma vez que apenas existem iniciativas de estabelecimento de parâmetros para a elaboração de Balanços Sociais e de Relatórios de Sustentabilidade. Enquanto que a divulgação obrigatória é aquela exigida pela legislação societária brasileira e pronunciamentos técnicos, aprovados pelas deliberações e resoluções de contabilidade emitidas pelos órgãos reguladores. Nesse sentido, o objetivo geral desta pesquisa é analisar o disclosurevoluntário e obrigatório de companhias abertas no Brasil. Para tanto, busca-se analisar as empresas listadas na Bolsa de Mercadorias & Futuros e Bolsa de Valores de São Paulo (BMFBOVESPA). Para análise dos dados pretende-se utilizar a análise de conteúdo e técnicas de análise multivariada, como:testes paramétricos ou não paramétricos; análise de correspondência (ANACOR) e análise de homogeneidade (HOMALS); análise de regressão; e análise de dados em painel.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Suliani Rover - Coordenador.
      Membro: Suliani Rover.
    5. 2014-2015. Disclosure Socioambiental de Companhias Abertas no Brasil
      Descrição: A divulgação de informações sociais e ambientais no Brasil é realizada de forma voluntária, uma vez que apenas existem iniciativas de estabelecimento de parâmetros para a elaboração de Balanços Sociais e de Relatórios de Sustentabilidade. Nesse sentido, o objetivo geral desta pesquisa é analisar o disclosure socioambiental de companhias abertas no Brasil. Para a consecução do objetivo geral, foram formulados os seguintes objetivos específicos: (i) construir uma métrica de avaliação do disclosure socioambiental a partir da literatura existente; (ii) descrever as principais práticas do disclosure socioambiental das companhias abertas no Brasil; (iii) investigar o disclosure de informações financeiras ambientais, como os passivos ambientais, das companhias abertas no Brasil; e (iv) identificar os fatores determinantes do disclosure socioambiental a partir das Demonstrações Financeiras Padronizadas (DFPs) e dos Relatórios de Sustentabilidade. Para tanto, busca-se analisar as empresas mais líquidas da Bolsa de Mercadorias & Futuros e Bolsa de Valores de São Paulo (BMFBOVESPA). Para análise dos dados pretende-se utilizar a regressão em dados em painel, que analisa um número considerável de empresas ao longo de um período.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) . Integrantes: Suliani Rover - Coordenador.
      Membro: Suliani Rover.
    6. 2011-2013. Estrutura Curricular do Curso de Ciencias Contabeis: um Estudo Comparativo entre as Universidades Federais
      Descrição: O objetivo geral desta pesquisa é propor um currículo para o curso de Ciências Contábeis que englobe os principais conteúdos dos cursos ofertados pelas universidades federais brasileiras, incluindo também o que determina a Resolução CNE/CES 010/2004, contrabalanceando tal estrutura curricular com o proposto pelo currículo mundial do ISAR/UNCTAD/ONU e as estruturas formais de ensino de nações européias e americanas. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Suliani Rover - Integrante / Elisete Dahmer Pfitscher - Coordenador / Flávia Cruz de Souza Murcia - Integrante.
      Membro: Suliani Rover.
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Sandro Vieira Soares - Integrante / Elisete Dahmer Pfitscher - Coordenador / Bernadete Limongi - Integrante / Fabricia Silva Rosa - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
      Membro: Sandro Vieira Soares.
    7. 2008-2010. A Relevancia da Informacao Contabil Ambiental para a Tomada de Decisao de Investimento: Um Experimento junto a Estudantes de Graduacao e Pos-Graduacao como sub Rogados de Analistas de Mercado
      Descrição: Este projeto objetiva verificar a relevância da informação contábil ambiental para a tomada de decisão em investimento. Para isso, será aplicado um experimento em que estudantes de graduação e de pós-graduação em Administração, Ciências Contábeis e Economia das principais universidades brasileiras atuarão como sub-rogados de analistas de mercado. Os participantes da pesquisa terão acesso a um conjunto de demonstrações contábeis, avaliação pós-decisão e informações pessoais. Os dados utilizados para a confecção do caso submetido à análise dos estudantes serão obtidos no sítio da Bolsa de Valores de São Paulo (BOVESPA). A amostra será dividida em dois grupos. Ao grupo 1, de controle, será apresentado o caso da companhia A, cujo relatório gerencial conterá informações relacionadas ao meio ambiente. Já ao grupo 2, experimental, será entregue o caso da companhia B, cujo relatório gerencial apresentara, além das informações relacionadas ao meio ambiente disponíveis para a companhia A, maior disclosure ambiental. A tarefa dos participantes consistirá em, supostamente, assistir a um amigo que dispunha de recursos para investimento em uma companhia para verificar se a questão ambiental é levada em conta quando do investimento bem como o grau de evidenciação ambiental relatado. O analista deveria tomar a sua decisão sob duas condições distintas e independentes entre si: a) o investimento deveria compor a carteira de investimentos do amigo, destinada a sua aposentadoria, portanto, em uma visão em longo prazo; e, b) o investimento deveria compor a carteira de investimentos do amigo, em uma perspectiva de ganho especulativo, portanto, em curto prazo. Os analistas serão municiados de um relatório gerencial e de demonstrações contábeis resumidas para apoio à decisão, devendo indicar o valor a ser alocado à companhia analisada (A ou B) em cada uma das condições (longo e curto prazos). Após a tarefa, os participantes serão convidados a responder a avaliação pós-decisão.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (3) . Integrantes: Suliani Rover - Integrante / José Alonso Borba - Coordenador / Jorge Luiz Alves - Integrante / Fernando Dal Ri Murcia - Integrante / Flávia Cruz de Souza - Integrante.
      Membro: Suliani Rover.
    8. 2007-2009. Aquecimento Global e Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL): Um Estudo sobre a Evidenciacao do Mercado de Creditos de Carbono em Empresas com Alto e Medio Potencial de Poluicao
      Descrição: As preocupações decorrentes do aquecimento global têm sido discutidas em diferentes fóruns ao redor do mundo. Recentemente, o Intergovernmental Panel on Climate Change (IPCC) conclui em seu relatório que a contribuição humana para o aquecimento global é inequívoca e muito provável. As informações geradas pela contabilidade não estão imunes a esses acontecimentos, mesmo por que eles afetam sobremaneira a humanidade e conseqüentemente as organizações. Este projeto terá como objetivo estudar as formas de evidenciar as informações ambientais, especificamente aquelas concernentes ao mercado de créditos de carbono das empresas de capital aberto com alto e médio potencial de poluição de acordo com a lei. Serão investigados as Demonstrações Financeiras Padronizadas (DFP) os Balanços Sociais e os Relatórios de Sustentabilidade, referentes aos anos de 2004 a 2007. A metodologia a ser utilizada na pesquisa caracteriza-se como exploratória/descritiva. Serão analisadas as empresas que atuam no Brasil, listadas na Bovespa e na Bolsa de Valores de Nova Iorque (New York Stock Exchange - NYSE). Apesar das informações publicadas na imprensa relatando que várias empresas têm projetos em desenvolvimento, não existem evidências que abordem de forma cientifica como esses investimentos são operacionalizados, evidenciados e avaliados. Também não se sabe quais são as empresas interessadas ou em fase de consolidação e verificação de projetos de Mecanismos de Desenvolvimento Limpo (MDL). Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) . Integrantes: Suliani Rover - Integrante / José Alonso Borba - Coordenador / Jorge Luiz Alves - Integrante / Fernando Dal Ri Murcia - Integrante / Hans Michael van Bellen - Integrante / Jonas Alberto Belli Rocha - Integrante / Alex Mussoi Ribeiro - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Suliani Rover.
    9. 2005-2006. O Passivo Ambiental nas Demonstracoes Contabeis das Empresas que atuam no Brasil e que negociam Adr's na Bolsa de Valores dos Estados Unidos (PIBIC/CNPq)
      Descrição: O estudo teve como objetivo evidenciar as informações ambientais, principalmente passivos ambientais, nas Demonstrações Financeiras Padronizadas apresentadas à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e divulgadas no Brasil e nos Relatórios 20-F apresentados à Securities and Exchange Commission (SEC) e divulgados nos Estados Unidos, referentes ao período de 2002 a 2004. A metodologia utilizada consiste na pesquisa exploratória/descritiva. A coleta dos dados foi bibliográfica e documental e a abordagem do problema qualitativa e quantitativa. Foram realizadas análises de conteúdo nos relatórios das empresas que negociam American Depositor Receipts (ADR s) na New York Stock Exchange (NYSE) e que são consideradas com potencial de poluição médio e alto, conforme dispõe a Lei nº10.165/2000. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Suliani Rover - Integrante / José Alonso Borba - Coordenador.
      Membro: Suliani Rover.
    10. 2005-2005. As Informacoes do Passivo Ambiental Evidenciadas nas Demonstracoes Contabeis Publicadas no Brasil: Quantificando o Desconhecido (PIBIC/CNPq)
      Descrição: O objetivo do estudo foi identificar nas Demonstrações Contábeis e nas Demonstrações Adicionais (Balanço Social e Demonstração do Valor Adicionado) quais são as diferenças e semelhanças das práticas de evidenciação concernentes aos passivos ambientais. Oito companhias que atuam no Brasil, submetidas às Bolsas de Valores de São Paulo (BOVESPA) e que emitiram ADRs na Bolsa de Nova Iorque (NYSE) foram analisadas. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Suliani Rover - Integrante / José Alonso Borba - Coordenador.
      Membro: Suliani Rover.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (19)
    1. Melhor pôster USP 2020 - Relação entre o desempenho esportivo dos clubes de futebol brasileiros e seu ativo intangível consistente em atletas,, no XX USP International Conference in Accounting - João Henrique Krauspenhar e Suliani Rover.. 2020.
      Membro: Suliani Rover.
    2. Paraninfa da turma de formandos em Ciências Contábeis 2019.1, Universidade Federal de Santa Catarina.. 2019.
      Membro: Suliani Rover.
    3. Melhor trabalho de Contabilidade Financeira - Previsão do fluxo de caixa operacional antes e após a adoção das normas internacionais no Brasil, 9° Congresso UFSC Controladoria e Finanças - Juliana Arruda, Alessanderson Carvalho, Suliani Rover.. 2019.
      Membro: Suliani Rover.
    4. Melhor trabalho de Iniciação Científica - Provisões e passivos contingentes ambientais: uma análise dos fatores que influenciam a divulgação das companhias listadas na B3 e autuadas pelo IBAMA., XII Congresso ANPCONT - Gustavo Crepaldi Formanski, Vitor Goedert, Suliani Rover.. 2018.
      Membro: Suliani Rover.
    5. Patrona da turma de formandos em Ciências Contábeis 2017.1, Universidade Federal de Santa Catarina.. 2017.
      Membro: Suliani Rover.
    6. Trabalho premiado no Prêmio Excelência Acadêmica. Orientação: Thayse Pacheco, Fundação Instituto Capixaba de Pesquisas em Contabilidade, Economia e Finanças - FUCAPE.. 2017.
      Membro: Suliani Rover.
    7. 3º Colocado - Melhores artigos do 15º ECECON Encontro Catarinense de Estudantes em Ciências Contábeis., Conselho Regional de Contabilidade (CRCSC) - Emanuelle Frasson, Suliani Rover.. 2017.
      Membro: Suliani Rover.
    8. Paraninfa da turma de formandos em Ciências Contábeis 2017.2, Universidade Federal de Santa Catarina... 2017.
      Membro: Suliani Rover.
    9. 3º Colocado no Prêmio Excelência Acadêmica. Orientação: Bárbara Beirão Tonolli, Fundação Instituto Capixaba de Pesquisas em Contabilidade, Economia e Finanças - FUCAPE.. 2016.
      Membro: Suliani Rover.
    10. Paraninfa da turma de formandos em Ciências Contábeis 2016.1, Universidade Federal de Santa Catarina.. 2016.
      Membro: Suliani Rover.
    11. Paraninfa da turma de formandos em Ciências Contábeis 2016.2, Universidade Federal de Santa Catarina.. 2016.
      Membro: Suliani Rover.
    12. 2º Colocado - Melhores artigos do 13º ECECON Encontro Catarinense de Estudantes em Ciências Contábeis, Conselho Regional de Contabilidade (CRCSC) - Bruna Leandro Machado, Suliani Rover.. 2015.
      Membro: Suliani Rover.
    13. 3º Colocado - Melhores artigos do 13º ECECON Encontro Catarinense de Estudantes em Ciências Contábeis, Conselho Regional de Contabilidade (CRCSC) - Cristiane Valdrich, Suliani Rover.. 2015.
      Membro: Suliani Rover.
    14. Primeiro lugar no Prêmio Masayuki Nakagawa, XXII Congresso Brasileiro de Custos - Vinicius Martins Macedo, Mariana Campagnoni, Suliani Rover.. 2015.
      Membro: Suliani Rover.
    15. 1º Colocado - Melhores artigos do 12º ECECON Encontro Catarinense de Estudantes em Ciências Contábeis, Conselho Regional de Contabilidade (CRCSC) - Gerson Jardel Kazmirczak, Suliani Rover.. 2014.
      Membro: Suliani Rover.
    16. Quarto melhor trabalho do 18º Congresso Brasileiro em Contabilidade, Conselho Federal de Contabilidade - Douglas da Silveira, Suliani Rover, José Alonso Borba.. 2008.
      Membro: Suliani Rover.
    17. Melhor aluna do curso de graduação em Ciências Contábeis, Universidade Federal de Santa Catarina.. 2007.
      Membro: Suliani Rover.
    18. Melhor trabalho da área temática: Mercados Financeiros de Crédito e de Capitais, 2º Congresso USP de Iniciação Científica em Contabilidade - Suliani Rover, Jorge Alves, José Borba.. 2005.
      Membro: Suliani Rover.
    19. Melhor trabalho da área temática: Contabilidade Aplicada para Usuários Externos, 2º Congresso USP de Iniciação Científica em Contabilidade - Suliani Rover, Jorge Alves, José Borba.. 2005.
      Membro: Suliani Rover.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (53)
    1. USP International Conference in Accounting e Congresso USP de Iniciação Científica em Contabilidade. 2019. (Congresso).
    2. VI Conferência Sulamericana de Contabilidade Ambiental. 2019. (Outra).
    3. 7º Congresso UFSC de Controladoria e Finanças e 7º Congresso UFSC de Iniciação Científica em Contabilidade. Os futuros contadores são afetados pelo efeito sunk costs? / Value relevance do nível de evidenciação do ativo intangível nas companhias de capital aberto brasileiras / Escolha contábil na classificação dos juros pagos na Demonstração dos Fluxos de Caixa. 2017. (Congresso).
    4. Annual Meeting American Accounting Association.Impairment Losses: Does Short-Term Interest Rates Matter?. 2017. (Encontro).
    5. XVII USP International Conference in Accounting. Provisões e contingências passivas: mudança de status da chance de perda dos processos de empresas brasileiras. Desempenho esportivo versus desempenho financeiro: o que nos diz o EBITDA de clubes de futebol brasileiros?. 2017. (Congresso).
    6. X Congresso ANPCONT. Classificações contábeis na Demonstração dos Fluxos de Caixa à luz das normas internacionais de contabilidade: evidências em companhias abertas brasileiras. 2016. (Congresso).
    7. XIII Congresso USP de Iniciação Científica em Contabilidade. Nível de evidenciação do teste de imparidade das empresas da BMFBovespa: uma perspectiva pela Teoria da Resposta ao Item. 2016. (Congresso).
    8. XL Encontro da ANPAD - EnANPAD.Evidenciação Ambiental: Análise dos Recursos Hídricos com Base nos Indicadores do Relatório de Sustentabilidade da Global Reporting Initiative (GRI). 2016. (Encontro).
    9. XVI USP International Conference in Accounting. Normatização contábil internacional: adoção das IFRS e IFRS for SMES pelos países e sua associação com a qualidade da governança e o sistema legal. 2016. (Congresso).
    10. 6º Congresso UFSC de Controladoria e Finanças. Accounting Journals: Um Estudo Com Base nas Linhas de Pesquisa do Annual Congress European Accounting Association (EAA) / Estudo dos Relatórios de Sustentabilidade G3 A+ do Global Reporting Initiative (GRI) de Empresas Brasileiras. 2015. (Congresso).
    11. 6º Congresso UFSC de Iniciação científica em Contabilidade. A Evidenciação da Gestão de Resíduos e Logística Reversa nas Empresas Listadas no Índice de Sustentabilidade Empresarial. 2015. (Congresso).
    12. II CIDESPORT- Congresso Internacional de Desempenho Portuário. Coordenadora de seção de apresentação de artigos. 2015. (Congresso).
    13. XII Congresso USP de e Iniciação Científica em Contabilidade. Evidenciação Ambiental: Uma Análise das Políticas e dos Investimentos Ambientais Divulgados em Websites de Empresas Catarinenses. 2015. (Congresso).
    14. XV Congresso USP de Controladoria e Contabilidade. Informações Financeiras Ambientais: Diferença entre o Nível de Disclosure entre Empresas Brasileiras. 2015. (Congresso).
    15. XXII Congresso Brasileiro de Custos. Efeitos assimétricos no comportamento das despesas públicas de municípios catarinenses. 2015. (Congresso).
    16. XXII Congresso Brasileiro de Custos. Ativos biológicos nas companhias abertas no Brasil: Conformidade com o CPC 29 e associação com características empresariais. 2015. (Congresso).
    17. XXXIX Encontro da ANPAD - EnANPAD.Determinantes do Nível de Disclosure das Combinações de Negócios Realizadas pelas Empresas de Capital Aberto Brasileiras. 2015. (Encontro).
    18. 12º ECECON Encontro Catarinense de Estudantes em Ciências Contábeis.Análise dos anúncios das vagas de emprego em controladoria: uma abordagem sob as perspectivas da Anacor e da Homals. 2014. (Encontro).
    19. 5º Congresso UFSC de Controladoria e Finanças. Revisitando os Determinantes do Disclosure Voluntário Socioambiental no Brasil: Em Busca de Robustez na Mensuração da Variável Socioambiental.. 2014. (Congresso).
    20. 5º Congresso UFSC de Iniciação Científica em Contabilidade. Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE): A Associação entre os Indicadores Econômico-financeiros e as Empresas que Compõem a Carteira. 2014. (Congresso).
    21. III Conferência Interamericana de Contabilidade Socioambiental (III CSEAR) - América do Sul. Disclosure socioambiental e custo de capital próprio de companhias abertas no Brasil. 2013. (Congresso).
    22. XXXVII EnANPAD.Divulgação do Relatório de Sustentabilidade e Custo de Capital Próprio de Companhias Abertas no Brasil. 2013. (Encontro).
    23. 11o. Congresso USP de Controladoria e Contabilidade e 8o. Congresso USP de Iniciação Científica em Contabilidade. 2011. (Congresso).
    24. LXXXIX Discussões Metodológicas.Nível de Disclosure Socioambiental e Custo de Capital Próprio de Companhias Abertas no Brasil. 2011. (Outra).
    25. XXXV Encontro da ANPAD.Determinantes Econômico-Financeiros e Macroeconômicos da Rentabilidade: Evidências Empíricas do Setor Bancário Brasileiro. 2011. (Encontro).
    26. 1º Encontro da Revista Contabilidade & Finanças USP. 2010. (Encontro).
    27. IAAER - ANPCONT (3rd) International Accounting Congress. Explicações para a divulgação voluntária ambiental no Brasil utilizando análise de regressão em painel. 2009. (Congresso).
    28. 18º Congresso Brasileiro de Contabilidade. Aspectos Metodológicos da Pesquisa acerca da Divulgação de Informações Ambientais: Proposta de uma Estrutura para Análise do Disclosure Ambiental das Empresas Brasileiras. 2008. (Congresso).
    29. 18º Congresso Brasileiro de Contabilidade. Evidenciação Contábil das Fundações Privadas de Educação e Pesquisa: uma Análise da Conformidade das Demonstrações Contábeis de Entidades de Santa Catarina. 2008. (Congresso).
    30. II Congresso da ANPCONT. Divulgação de Informações Ambientais nas Demonstrações Contábeis: Um Estudo Exploratório Sobre o Disclosure das Empresas Brasileiras Pertencentes a Setores de Alto Impacto Ambiental. 2008. (Congresso).
    31. II CONGRESSO UFSC DE CONTROLADORIA E FINANÇAS. Um Estudo sobre a Evidenciação de Capital Intelectual nos Relatórios da Administração das 15 Maiores Distribuidoras de Energia Elétrica do Brasil nos anos de 2006 e 2007. 2008. (Congresso).
    32. X Encontro Nacional de Gestão Empresarial e Meio Ambiente.Evidenciação do capital intelectual de natureza social e ambiental: estudo nos relatórios anuais e nos sites das empresas listadas no programa 'em Boa Companhia' da BOVESPA. 2008. (Encontro).
    33. 7º Congresso USP de Controladoria e Contabilidade e do 4º Congresso USP de Iniciação Científica em Contabilidade. Participação como mediador do 7º Congresso USP de Controladoria e Contabilidade e do 4º Congresso USP de Iniciação Científica em Contabilidade. 2007. (Congresso).
    34. 7º Congresso USP de Controladoria e Contabilidade. Produção Científica e Perspectivas Teóricas da Área Ambiental: Um Levantamento a Partir de Artigos Publicados em Congressos e Periódicos Nacionais da Área de Contabilidade e Administração. 2007. (Congresso).
    35. Cuidados para a Construção de um Trabalho Científico (Gilberto Martins). 2007. (Outra).
    36. I CONGRESSO UFSC DE CONTROLADORIA E FINANÇAS. Contabilidade e meio-ambiente: em busca da inter/multidisciplinaridade. Coordenação: Prof. Hans Michael van Bellen (Painel). 2007. (Congresso).
    37. IX ENGEMA ? Encontro Nacional sobre Gestão Empresarial e Meio Ambiente.Uma Análise das Empresas de Capital Aberto Potencialmente Poluidoras: Evidências e Perspectivas do Mercado de Créditos de Carbono no Brasil.. 2007. (Encontro).
    38. XIV Congresso Brasileiro de Custos. Como as Empresas Classificadas no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) Evidenciam os Custos e Investimentos Ambientais?. 2007. (Congresso).
    39. XXXI Encontro da ANPAD - EnANPAD.Um Olhar nos Currículos Lattes dos Doutores em Controladoria e Contabilidade Formados pela Universidade de São Paulo. 2007. (Encontro).
    40. 4º Encontro Catarinense de Estudantes de Ciências Contábeis.Evidenciação Ambiental nas Demonstrações Financeiras das Empresas Pertencentes a Setores ?Potencialmente? Poluidores. 2006. (Encontro).
    41. 6º Congresso USP Controladoria e Contabilidade. 2006. (Congresso).
    42. Contabilidade Pública Gerencial: Evidenciando o Valor do Serviço Público (Valmor Slomski). 2006. (Outra).
    43. XIV Jornadas de Jovens Pesquisadores da AUGM.Evidenciação Ambiental das Empresas que Atuam no Brasil Consideradas Potencialmente Poluidoras. 2006. (Outra).
    44. XVI Seminário de Iniciação Científica da UFSC.O Passivo Ambiental nas Demonstrações Contábeis das Empresas que Atuam no Brasil e que negociam Adr's na Bolsa de Valores dos EUA. 2006. (Seminário).
    45. 2º Congresso USP Iniciação Científica em Contabilidade. Análise do Conteúdo Ambiental das Demonstrações Contábeis Publicadas no Brasil e Nos Estados Unidos: Um Estudo Nas Companhias Com Adr Nível III. 2005. (Congresso).
    46. 2º Congresso USP Iniciação Científica em Contabilidade. A Evidenciação do Passivo Ambiental: Quantificando O Desconhecido. 2005. (Congresso).
    47. 3º Congresso USP Iniciação Científica em Contabilidade. A Evidenciação das Informações Ambientais Nas Demonstrações Contábeis das Empresas Que Atuam no Brasil e Que Negociam Adr's Na Bolsa de Valores dos Eua: Uma Análise das Dfp´s e do Relatório 20-f. 2005. (Congresso).
    48. 3º Encontro Catarinense de Estudantes de Ciências Contábeis. 2005. (Encontro).
    49. 5º Congresso USP Controladoria e Contabilidade. 2005. (Congresso).
    50. Introdução ao Mercado de Capitais. 2005. (Outra).
    51. XV Seminário de Iniciação Científica da UFSC.As informações do passivo ambiental evidenciadas nas Demonstrações Contábeis publicadas no Brasil: quantificando o desconhecido. 2005. (Seminário).
    52. Responsabilidade Social: A Nova Ordem Mundial. 2004. (Outra).
    53. 1º Encontro Catarinense de Estudantes de Ciências Contábeis. 2003. (Encontro).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (0)

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (10)
      • Suliani Rover ⇔ José Alonso Borba (43.0)
        1. DE SOUZA, JOÃO ANTÔNIO SALVADOR ; RISSATTI, JEAN CARLO ; ROVER, SULIANI ; ALONSO BORBA, JOSÉ. The linguistic complexities of narrative accounting disclosure on financial statements: An analysis based on readability characteristics. RESEARCH IN INTERNATIONAL BUSINESS AND FINANCE. v. 48, p. 59-74, issn: 0275-5319, 2018.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. DE OLIVEIRA, MONIQUE CRISTIANE ; PORTELLA, ANASTÁCIA ROSA ; ROVER, SULIANI ; FERREIRA, DENIZE DEMARCHE MINATTI ; BORBA, José Alonso. Is sustainability in business strategy factual or figurative?. RACE - REVISTA DE ADMINISTRAÇÃO, CONTABILIDADE E ECONOMIA (ONLINE). v. 16, p. 427-454, issn: 2179-4936, 2017.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        3. FERREIRA, J. S. ; ROVER, Suliani ; MINATTI-FERREIRA, Denize Demarche. ; BORBA, José Alonso. Informações Financeiras Ambientais: Diferença entre o Nível de Disclosure entre Empresas Brasileiras. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade. v. 10, p. 5-24, issn: 1981-8610, 2016.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        4. MELO DE SOUZA, MAÍRA ; ROVER, SULIANI ; BORBA, José Alonso. DETERMINANTES DO NÍVEL DE DISCLOSURE DAS COMBINAÇÕES DE NEGÓCIOS REALIZADAS PELAS EMPRESAS BRASILEIRAS DE CAPITAL ABERTO. RACE - REVISTA DE ADMINISTRAÇÃO, CONTABILIDADE E ECONOMIA (ONLINE). v. 15, p. 945-968, issn: 1678-6483, 2016.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        5. MINATTI-FERREIRA, Denize Demarche. ; BORBA, José Alonso ; ROVER, Suliani ; MURCIA, Fernando Dal Ri. Value Relevance and Environmental Contingencies: Evidences from Brazilian Market. European Journal Of Economics, Finance and Administrative Sciences. v. 66, p. 59-69, issn: 1450-2275, 2014.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        6. BORBA, José Alonso ; MURCIA, Fernando Dal Ri ; ROVER, Suliani ; SOUZA, Flávia Cruz de. Paradigma Atual da Ciência Contábil: Percepção de Docentes de Universidades Norte-Americanas em Relação à Pesquisa em Contabilidade. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade. v. 3, p. 65-86, issn: 1981-8610, 2009.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        7. ROVER, Suliani ; BORBA, José Alonso ; MURCIA, Fernando Dal Ri. Características do Disclosure Ambiental de Empresas Brasileiras Potencialmente Poluidoras: uma análise das demonstrações financeiras e dos relatórios de sustentabilidade do períodode 2005 a 2007. Contextus (Fortaleza). v. 7, p. 23-36, issn: 1678-2089, 2009.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        8. ROVER, Suliani ; WUERGES, A. F. E. ; TOMAZZIA, Eduardo Cardeal ; BORBA, José Alonso. Efeito Sunk Costs: O Conhecimento Teórico Influencia no Processo Decisório de Discentes?. BBR. Brazilian Business Review (Edição em português. Online). v. 6, p. 247-263, issn: 1807-734X, 2009.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        9. ROVER, Suliani ; MURCIA, Fernando Dal Ri ; BORBA, José Alonso ; VICENTE, Ernesto Fernando Rodrigues. Divulgação de Informações Ambientais nas Demonstrações Contábeis : Um Estudo Exploratório sobre o Disclosure das Empresas Brasileiras Pertencentes a Setores de Alto Impacto Ambiental. Revista de Contabilidade e Organizações. v. 3, p. 53-72, issn: 1982-6486, 2008.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        10. MURCIA, Fernando Dal Ri ; ROVER, Suliani ; SOUZA, Flávia Cruz de ; BORBA, José Alonso. Aspectos Metodológicos da Pesquisa acerca da Divulgação de Informações Ambientais: Proposta de uma Estrutura para a Análise do Disclosure Ambiental das Empresas Brasileiras. RGSA: Revista de Gestão Social e Ambiental. v. 2, p. 88-104, issn: 1981-982X, 2008.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        11. ROVER, Suliani ; ALVES, Jorge Luiz ; BORBA, José Alonso. A Evidenciação do Passivo Ambiental: Quantificando o Desconhecido.. Revista Contemporânea de Contabilidade (Florianópolis). v. 01, p. 41-58, issn: 1807-1821, 2006.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        12. MURCIAI, FLÁVIA CRUZ DE SOUZA ; DAL-RI MURCIA, FERNANDO ; ROVER, Suliani ; Borba, José Alonso. The Determinants of Credit Rating: Brazilian Evidence. BAR. Brazilian Administration Review. v. 11, p. 188-209, issn: 1807-7692, 0.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        13. MINATTI-FERREIRA, Denize Demarche. ; BORBA, José Alonso ; ROVER, Suliani ; MURCIA, Fernando Dal Ri. Explaining Environmental Investments: A Study of Brazilian Companies. Environmental Quality Management (Print). v. 23, p. 71-86, issn: 1088-1913, 0.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        14. ROVER, Suliani ; TOMAZZIA, Eduardo Cardeal ; Murcia, Fernando Dal-Ri ; BORBA, José Alonso. Explicações para a divulgação voluntária ambiental no Brasil utilizando a análise de regressão em painel. Revista de Administração (São Paulo. Online). v. 47, p. 217-230, issn: 0080-2107, 0.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        15. ROVER, Suliani ; BORBA, José Alonso ; BORGERT, Altair. Como as Empresas Classificadas no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) Evidenciam os Custos e Investimentos Ambientais?. Custos e @gronegócio Online. v. 4, p. 02-25, issn: 1808-2882, 0.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        16. ROVER, Suliani ; BORBA, José Alonso. Evidenciação do passivo ambiental: uma análise comparativa das demonstrações financeiras apresentadas no Brasil e nos Estados Unidos. Em: Osvaldo Luiz Gonçalves Quelas, José Rodrigues de Faria Filho, Gilson Brito Alves Lima, Luiz Perez Zotes. (Org.). Meio Ambiente nas Organizações Sustentáveis. Rio de JANEIRO. : Abepro - Associação Brasileira de Engenharia de Produção. 2006.v. 1, p. 143-167.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        17. OLIVEIRA, M. C. ; ROVER, Suliani ; BORBA, José Alonso. Desempenho Esportivo versus Desempenho Financeiro: O que nos diz o EBITDA de Clubes de Futebol Brasileiros?. Em: XVII USP International Conference in Accounting, 2017.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        18. BORBA, José Alonso ; CARVALHO, A. J. ; MINATTI-FERREIRA, Denize Demarche. ; ROVER, Suliani. Accounting Journals, Editors and Authors: Where are they from?. Em: American Accounting Associations Annual Meeting, 2016.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        19. BORBA, José Alonso ; MINATTI-FERREIRA, Denize Demarche. ; ROVER, Suliani ; COELHO, C. F.. Uma análise sistêmica dos syllabus das disciplinas realacionadas com a Contabilidade Forense das universidades da América do Norte. Em: XL Encontro da ANPAD, 2016.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        20. FERREIRA, J. S. ; ROVER, Suliani ; MINATTI-FERREIRA, Denize Demarche. ; BORBA, José Alonso. Informações Financeiras Ambientais: Diferença entre o Nível de Disclosure entre Empresas Brasileiras. Em: XV Congresso USP de Controladoria e Contabilidade, 2015.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        21. BORBA, José Alonso; MINATTI-FERREIRA, Denize Demarche ; MURCIA, Fernando Dal Ri ; ROVER, Suliani ; VASCONCELOS, Alexandre Meira. The Relationship Between Environmental Contingencies And Investments: A Preliminary Study in the Brazilian Companies. Em: XXXVII Annual Congress of the European Accounting Association, 2014.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        22. BORBA, José Alonso ; MINATTI-FERREIRA, Denize Demarche. ; MURCIA, Fernando Dal Ri ; ROVER, Suliani. What Explains Environmental Investments? Evidence from the Brazilian Market. Em: American Accounting Association Annual Meeting, 2014.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        23. ROVER, Suliani; MURCIA, Fernando Dal Ri ; TOMAZZIA, Eduardo Cardeal ; BORBA, José Alonso. Green Reporting in Brazil: The Case of Industries Sensitive to Environment. Em: Europen Accounting Association 33rd Annual Congress, 2010.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        24. ROVER, Suliani; TOMAZZIA, Eduardo Cardeal ; MURCIA, Fernando Dal Ri ; BORBA, José Alonso. Explicações para a divulgação voluntária ambiental no Brasil utilizando análise de regressão em painel. Em: 3o. IAAR - ANPCONT - International Accounting Congress, 2009.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        25. ROVER, Suliani ; BORBA, José Alonso ; MURCIA, Fernando Dal Ri. Características do Disclosure Ambiental de Empresas Brasileiras Potencialmente Poluidoras: Uma Análise das Demonstrações Financeiras e dos Relatórios de Sustentabilidade do Período de 2005 a 2007. Em: CSEAR Conference - South America 2009, 2009.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        26. MURCIA, Fernando Dal Ri ; ROVER, Suliani ; SANTOS, Ariovaldo ; BORBA, José Alonso. Determinants of Corporate Environmental Reporting in Brazil: The Case of Industries Sensitive to the Environment. Em: 2008 North American Congress on Social and Environmental Accounting Research (1st CSEAR Summer School in North America), 2008.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        27. MURCIA, Fernando Dal Ri ; BORBA, José Alonso ; ROVER, Suliani ; SOUZA, Flávia Cruz de. Paradigma Atual da Ciência Contábil: Como os Docentes de Universidades Norte-Americanas ?Enxergam a Realidade? da Pesquisa em Contabilidade. Em: 2o. Congresso ANPCONT - Associacao Nacional dos Programas de Pos-Graduacao em Ciencias Contabeis, 2008.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        28. MURCIA, Fernando Dal Ri ; ROVER, Suliani ; TOMAZZIA, Eduardo Cardeal ; BORBA, José Alonso. What Explains Voluntary Environmental Reporting in Brazil? An Analysis of Companies that Belong to Sectors Sensitive to the Environment. Em: XI SEMEAD ? Seminários em Administração, 2008.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        29. WUERGES, A. F. E. ; ROVER, Suliani ; BORBA, José Alonso ; TOMAZZIA, Eduardo Cardeal ; MACEDO JUNIOR, Jurandir Sell. Efeito Sunk Costs: O Conhecimento Teórico Influencia no Processo Decisório de Discentes?. Em: XV Congresso Brasileiro de Custos, 2008.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        30. BORBA, José Alonso ; SOUZA, Flávia Cruz de ; ROVER, Suliani ; MURCIA, Fernando Dal Ri. Um Olhar nos Currículos Lattes dos Doutores em Controladoria e Contabilidade Formados pela Universidade de São Paulo. Em: XXXI Encontro da ANPAD - EnANPAD, 2007.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        31. ROVER, Suliani; BORBA, José Alonso. Como as Empresas Classificadas no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) Evidenciam os Custos e Investimentos Ambientais?. Em: XIV Congresso Brasileiro de Custos, 2007.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        32. ROVER, Suliani; ROCHA, J. A. B. ; BORBA, José Alonso ; VAN BELLEN, Hans Michael. Uma Análise das Empresas de Capital Aberto Potencialmente Poluidoras: Evidências e Perspectivas do Mercado de Créditos de Carbono no Brasil. Em: IX ENGEMA ? Encontro Nacional sobre Gestão Empresarial e Meio Ambiente, 2007.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        33. ROVER, Suliani; BORBA, José Alonso ; MURCIA, Fernando Dal Ri. Do Brazilian Corporations Disclosure Environmental Information? Evidences from Financial Statements Published in the New York Securities Exchange and in the Bolsa de Valores de São Paulo. Em: XVIII Asian Pacific Conference on International Accounting Issues, v. 1, 2006.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        34. ROVER, Suliani; BORBA, José Alonso ; MURCIA, Fernando Dal Ri. Disclosure of Environmental Information by Brazilian Companies: a Comparison between Financial Statements Published in the New York. Em: XI Congresso de Contabilidade e Auditoria - Coimbra - Portugal, v. 1, 2006.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        35. ROVER, Suliani; BORBA, José Alonso ; ALVES, Jorge Luiz. O Conteúdo Ambiental das Demonstrações Contábeis: Brasil x EUA. Em: VIII ENGEMA - Encontro Nacional sobre Gestão Empresarial e Meio Ambiente, v. 1, 2005.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        36. ROVER, Suliani; BORBA, José Alonso ; ALVES, Jorge Luiz. A Evidenciação do Passivo Ambiental: Quantificando o Desconhecido. Em: VIII ENGEMA - Econtro Nacional sobre Gestão empresarial e Meio Ambiente, v. 1, 2005.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        37. ROVER, Suliani ; ALVES, Jorge Luiz ; BORBA, José Alonso. A Evidenciação do Passivo Ambiental: Quantificando o Desconhecido. Em: 2º Congresso USP de Iniciação Científica em Contabilidade, v. 1, 2005.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        38. ROVER, Suliani ; ALVES, Jorge Luiz ; BORBA, José Alonso. Análise do Conteúdo Ambiental das Demonstrações Contábeis Publicadas no Brasil e nos Estados Unidos: Um Estudo de Caso nas Companhias com ADR nível III. Em: 2º Congresso USP de Iniciação Científica em Contabilidade, v. 1, 2005.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        39. ROVER, Suliani; BORBA, José Alonso. Evidenciação ambiental nas demonstrações contábeis das empresas que atuam no Brasil consideradas potencialmente poluidoras. Em: 4º Encontro Catarinense de Estudantes de Ciências Contábies, 2006, Florianópolis. 4º Encontro Catarinense de Estudantes de Ciências Contábies, v. 1, 2006.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        40. ALVES, Jorge Luiz ; ROVER, Suliani ; BORBA, José Alonso. Análise do conteúdo ambiental das Demonstrações Contábeis publicadas no Brasil e nos Estados Unidos: um estudo nas companhias com ADR nível III. Em: 5ª SEPEX - Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC, 2005, Florianopolis. 5ª SEPEX - Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC, v. 1, 2005.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        41. BORBA, José Alonso; ROVER, Suliani ; LAFFIN, Marcos ; PFITSCHER, Elisete Dahmer. Organização Contábil-Financeira na Associação do Morro da Penitenciária. Em: 4ª SEPEX - Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC, 2004, Florianópolis. 4ª SEPEX - Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC, 2004.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        42. ROVER, Suliani; TOMAZZIA, Eduardo Cardeal ; MURCIA, Fernando Dal Ri ; BORBA, José Alonso. Explicações para a divulgação voluntária ambiental no Brasil utilizando análise de regressão em painel. 2009. Apresentação de Trabalho/Congresso
        43. ROVER, Suliani ; BORBA, José Alonso. Evidenciação do Passivo Ambiental: uma Análise Comparativa das Demonstrações Financeiras Apresentadas no Brasil e nos Estados Unidos. 2006. Apresentação de Trabalho/Congresso

      • Suliani Rover ⇔ Fernando Dal Ri Murcia (26.0)
        1. MURCIA, FLÁVIA CRUZ DE SOUZA ; MURCIA, Fernando Dal Ri ; ROVER, SULIANI ; PFITSCHER, Elisete Dahmer. Accounting undergraduate curriculum: a comparison between Brazil, the USA and the UK. International Journal of Auditing Technology. v. 2, p. 269-287, issn: 1757-8752, 2015.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. ROVER, Suliani ; MURCIA, FERNANDO DAL-RI ; DE SOUZA MURCIA, FLÁVIA CRUZ. The Determinants of Social and Environmental Disclosure Practices: The Brazilian Case. Environmental Quality Management (Print). v. 25, p. 5-24, issn: 1088-1913, 2015.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        3. MINATTI-FERREIRA, Denize Demarche. ; BORBA, José Alonso ; ROVER, Suliani ; MURCIA, Fernando Dal Ri. Value Relevance and Environmental Contingencies: Evidences from Brazilian Market. European Journal Of Economics, Finance and Administrative Sciences. v. 66, p. 59-69, issn: 1450-2275, 2014.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        4. BORBA, José Alonso ; MURCIA, Fernando Dal Ri ; ROVER, Suliani ; SOUZA, Flávia Cruz de. Paradigma Atual da Ciência Contábil: Percepção de Docentes de Universidades Norte-Americanas em Relação à Pesquisa em Contabilidade. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade. v. 3, p. 65-86, issn: 1981-8610, 2009.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        5. ROVER, Suliani ; BORBA, José Alonso ; MURCIA, Fernando Dal Ri. Características do Disclosure Ambiental de Empresas Brasileiras Potencialmente Poluidoras: uma análise das demonstrações financeiras e dos relatórios de sustentabilidade do períodode 2005 a 2007. Contextus (Fortaleza). v. 7, p. 23-36, issn: 1678-2089, 2009.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        6. ROVER, Suliani ; MURCIA, Fernando Dal Ri ; BORBA, José Alonso ; VICENTE, Ernesto Fernando Rodrigues. Divulgação de Informações Ambientais nas Demonstrações Contábeis : Um Estudo Exploratório sobre o Disclosure das Empresas Brasileiras Pertencentes a Setores de Alto Impacto Ambiental. Revista de Contabilidade e Organizações. v. 3, p. 53-72, issn: 1982-6486, 2008.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        7. MURCIA, Fernando Dal Ri ; ROVER, Suliani ; SOUZA, Flávia Cruz de ; BORBA, José Alonso. Aspectos Metodológicos da Pesquisa acerca da Divulgação de Informações Ambientais: Proposta de uma Estrutura para a Análise do Disclosure Ambiental das Empresas Brasileiras. RGSA: Revista de Gestão Social e Ambiental. v. 2, p. 88-104, issn: 1981-982X, 2008.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        8. MURCIA, F. D. R. ; Fávero, Luiz Paulo Lopes ; LIMA, Gerlando Augusto Sampaio Franco de Lima ; LIMA, I. S. ; ROVER, S.. ?Disclosure Verde? nas Demonstrações Contábeis: Características da Informação Ambiental e Possíveis Explicações para a Divulgação Voluntária. UnB Contábil (Cessou em 2007. Cont. ISSN 1984-3925 Contabilidade, Gestão e Governança). v. 11, p. 260-278, issn: 1516-7011, 2008.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        9. MURCIAI, FLÁVIA CRUZ DE SOUZA ; DAL-RI MURCIA, FERNANDO ; ROVER, Suliani ; Borba, José Alonso. The Determinants of Credit Rating: Brazilian Evidence. BAR. Brazilian Administration Review. v. 11, p. 188-209, issn: 1807-7692, 0.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        10. MINATTI-FERREIRA, Denize Demarche. ; BORBA, José Alonso ; ROVER, Suliani ; MURCIA, Fernando Dal Ri. Explaining Environmental Investments: A Study of Brazilian Companies. Environmental Quality Management (Print). v. 23, p. 71-86, issn: 1088-1913, 0.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        11. ROVER, Suliani ; TOMAZZIA, Eduardo Cardeal ; Murcia, Fernando Dal-Ri ; BORBA, José Alonso. Explicações para a divulgação voluntária ambiental no Brasil utilizando a análise de regressão em painel. Revista de Administração (São Paulo. Online). v. 47, p. 217-230, issn: 0080-2107, 0.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        12. ROVER, Suliani ; MURCIA, Flávia Cruz de Souza ; MURCIA, F. D. R.. The determinants of social and environmental disclosure practices: the Brazilian case. Em: European Accounting Association 38th Annual Congress, 2015.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        13. BORBA, José Alonso; MINATTI-FERREIRA, Denize Demarche ; MURCIA, Fernando Dal Ri ; ROVER, Suliani ; VASCONCELOS, Alexandre Meira. The Relationship Between Environmental Contingencies And Investments: A Preliminary Study in the Brazilian Companies. Em: XXXVII Annual Congress of the European Accounting Association, 2014.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        14. BORBA, José Alonso ; MINATTI-FERREIRA, Denize Demarche. ; MURCIA, Fernando Dal Ri ; ROVER, Suliani. What Explains Environmental Investments? Evidence from the Brazilian Market. Em: American Accounting Association Annual Meeting, 2014.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        15. SOUZA, Flávia Cruz de ; MURCIA, Fernando Dal Ri ; ROVER, Suliani ; PFITSCHER, Elisete Dahmer. Accounting Undergraduate Curriculum: A Comparison Between Brazil, The United States and The United Kingdom. Em: IAAER World Congress of Accounting Educators and Researchers, 2014.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        16. ROVER, Suliani; MURCIA, Fernando Dal Ri. Influência do Disclosure Voluntário Econômico e Socioambiental no Custo de Capital Próprio de Empresas Brasileiras. Em: IV Congresso Anpcont, 2010.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        17. ROVER, Suliani; MURCIA, Fernando Dal Ri ; TOMAZZIA, Eduardo Cardeal ; BORBA, José Alonso. Green Reporting in Brazil: The Case of Industries Sensitive to Environment. Em: Europen Accounting Association 33rd Annual Congress, 2010.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        18. ROVER, Suliani; TOMAZZIA, Eduardo Cardeal ; MURCIA, Fernando Dal Ri ; BORBA, José Alonso. Explicações para a divulgação voluntária ambiental no Brasil utilizando análise de regressão em painel. Em: 3o. IAAR - ANPCONT - International Accounting Congress, 2009.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        19. ROVER, Suliani ; BORBA, José Alonso ; MURCIA, Fernando Dal Ri. Características do Disclosure Ambiental de Empresas Brasileiras Potencialmente Poluidoras: Uma Análise das Demonstrações Financeiras e dos Relatórios de Sustentabilidade do Período de 2005 a 2007. Em: CSEAR Conference - South America 2009, 2009.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        20. MURCIA, Fernando Dal Ri ; ROVER, Suliani ; SANTOS, Ariovaldo ; BORBA, José Alonso. Determinants of Corporate Environmental Reporting in Brazil: The Case of Industries Sensitive to the Environment. Em: 2008 North American Congress on Social and Environmental Accounting Research (1st CSEAR Summer School in North America), 2008.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        21. MURCIA, Fernando Dal Ri ; BORBA, José Alonso ; ROVER, Suliani ; SOUZA, Flávia Cruz de. Paradigma Atual da Ciência Contábil: Como os Docentes de Universidades Norte-Americanas ?Enxergam a Realidade? da Pesquisa em Contabilidade. Em: 2o. Congresso ANPCONT - Associacao Nacional dos Programas de Pos-Graduacao em Ciencias Contabeis, 2008.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        22. MURCIA, Fernando Dal Ri ; ROVER, Suliani ; SOUZA, Flávia Cruz de ; BORBA, José Alonso. Aspectos Metodológicos da Pesquisa Acerca da Divulgação de Informações Ambientais: Proposta de uma Estrutura para Análise do Disclosure Ambiental das Empresas Brasileiras. Em: 18º Congresso Brasileiro de Contabilidade, 2008.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        23. MURCIA, Fernando Dal Ri ; ROVER, Suliani ; TOMAZZIA, Eduardo Cardeal ; BORBA, José Alonso. What Explains Voluntary Environmental Reporting in Brazil? An Analysis of Companies that Belong to Sectors Sensitive to the Environment. Em: XI SEMEAD ? Seminários em Administração, 2008.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        24. BORBA, José Alonso ; SOUZA, Flávia Cruz de ; ROVER, Suliani ; MURCIA, Fernando Dal Ri. Um Olhar nos Currículos Lattes dos Doutores em Controladoria e Contabilidade Formados pela Universidade de São Paulo. Em: XXXI Encontro da ANPAD - EnANPAD, 2007.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        25. ROVER, Suliani; BORBA, José Alonso ; MURCIA, Fernando Dal Ri. Do Brazilian Corporations Disclosure Environmental Information? Evidences from Financial Statements Published in the New York Securities Exchange and in the Bolsa de Valores de São Paulo. Em: XVIII Asian Pacific Conference on International Accounting Issues, v. 1, 2006.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        26. ROVER, Suliani; BORBA, José Alonso ; MURCIA, Fernando Dal Ri. Disclosure of Environmental Information in Financial Statements: Evidences from Brazilian Corporations. Em: XIII CLAIO - Congreso Ibero-Latinoamericana de Investigación Operativa, 2006.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Suliani Rover ⇔ Ariovaldo dos Santos (6.0)
        1. ROVER, Suliani; SANTOS, Ariovaldo. Revisitando os Determinantes do Disclosure Voluntário Socioambiental no Brasil: Em Busca de Robustez na Mensuração da Variável Socioambiental. CONTABILOMETRIA ? Brazilian Journal of Quantitative Methods Applied to Accounting. v. 1, p. 15-35, issn: 2357-9048, 2014.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. ROVER, Suliani; SANTOS, Ariovaldo ; SALOTTI, Bruno Meirelles. Análise das pesquisas empíricas de contabilidade ambiental publicadas em periódicos nacionais e internacionais no período de 1992 a 2009. RGSA: Revista de Gestão Social e Ambiental. v. 6, p. 143-160, issn: 1981-982X, 0.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        3. ROVER, Suliani; SANTOS, Ariovaldo. Revisitando os Determinantes do Disclosure Voluntário Socioambiental no Brasil: Em Busca de Robustez na Mensuração da Variável Socioambiental. Em: 5º Congresso UFSC de Controladoria e Finanças & Iniciação Científica em Contabilidade, 2014.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        4. ROVER, Suliani; SANTOS, Ariovaldo. Disclosure socioambiental e custo de capital próprio de companhias abertas no Brasil. Em: III Conferência Interamericana de Contabilidade Socioambiental (III CSEAR) - América do Sul, 2013.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        5. ROVER, Suliani; SANTOS, Ariovaldo. Divulgação do Relatório de Sustentabilidade e Custo de Capital Próprio de Companhias Abertas no Brasil. Em: XXXVII Encontro da ANPAD - EnANPAD, 2013.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        6. MURCIA, Fernando Dal Ri ; ROVER, Suliani ; SANTOS, Ariovaldo ; BORBA, José Alonso. Determinants of Corporate Environmental Reporting in Brazil: The Case of Industries Sensitive to the Environment. Em: 2008 North American Congress on Social and Environmental Accounting Research (1st CSEAR Summer School in North America), 2008.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Suliani Rover ⇔ Alex Mussoi Ribeiro (1.0)
        1. SILVEIRA, F. ; SOUSA, A. M. ; RIBEIRO, ALEX MUSSOI ; ROVER, S.. Relevância do Valor Justo dos Ativos Biológicos Para o Mercado: Uma Análise com Companhias Brasileiras de Capital Aberto que Atuam com Agronegócios. Em: XIX USP International Conference in Accounting, 2019.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Suliani Rover ⇔ Bruno Meirelles Salotti (1.0)
        1. ROVER, Suliani; SANTOS, Ariovaldo ; SALOTTI, Bruno Meirelles. Análise das pesquisas empíricas de contabilidade ambiental publicadas em periódicos nacionais e internacionais no período de 1992 a 2009. RGSA: Revista de Gestão Social e Ambiental. v. 6, p. 143-160, issn: 1981-982X, 0.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Suliani Rover ⇔ Diane Rossi Maximiano Reina (1.0)
        1. ROVER, Suliani; ENSSLIN, Sandra Rolim ; REINA, Donizete ; REINA, D. R. M.. Capital intelectual e ativos intangíveis: um estudo da perspectiva contábil financeira no contexto brasileiro. Em: 3º Congresso UFSC de Controladoria e Finanças, 2009.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Suliani Rover ⇔ Gerlando Augusto Sampaio Franco de Lima (1.0)
        1. MURCIA, F. D. R. ; Fávero, Luiz Paulo Lopes ; LIMA, Gerlando Augusto Sampaio Franco de Lima ; LIMA, I. S. ; ROVER, S.. ?Disclosure Verde? nas Demonstrações Contábeis: Características da Informação Ambiental e Possíveis Explicações para a Divulgação Voluntária. UnB Contábil (Cessou em 2007. Cont. ISSN 1984-3925 Contabilidade, Gestão e Governança). v. 11, p. 260-278, issn: 1516-7011, 2008.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Suliani Rover ⇔ Iran Siqueira Lima (1.0)
        1. MURCIA, F. D. R. ; Fávero, Luiz Paulo Lopes ; LIMA, Gerlando Augusto Sampaio Franco de Lima ; LIMA, I. S. ; ROVER, S.. ?Disclosure Verde? nas Demonstrações Contábeis: Características da Informação Ambiental e Possíveis Explicações para a Divulgação Voluntária. UnB Contábil (Cessou em 2007. Cont. ISSN 1984-3925 Contabilidade, Gestão e Governança). v. 11, p. 260-278, issn: 1516-7011, 2008.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Suliani Rover ⇔ Kelly Cristina Mucio Marques (1.0)
        1. MARQUES, K. C. M. Avaliação de projetos apresentados ao Programa de Iniciação Científica - CNPq/USP - vigência 2010-2011. 2010.
          [ busca Google | busca Bing ]

      • Suliani Rover ⇔ Sheizi Calheira de Freitas (1.0)
        1. MARQUES, K. C. M. Avaliação de projetos apresentados ao Programa de Iniciação Científica - CNPq/USP - vigência 2010-2011. 2010.
          [ busca Google | busca Bing ]




    (*) Relatório criado com produções desde 1970 até 2021
    Data de processamento: 02/05/2022 00:42:08