PPGCC

Octavio Ribeiro de Mendonca Neto

Graduado em Engenharia Mecânica pelo Instituto Mauá de Tecnologia (1972) , Mestre em Ciências Contábeis e Atuariais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002) e Doutor em Contabilidade e Atuária na FEA / USP (2007). Atualmente é Professor Adjunto I da Universidade Presbiteriana Mackenzie, professor do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade e Finanças Empresariais da Universidade Presbiteriana Mackenzie ? Cursos de Mestrado e Doutorado Profissional, professor associado da Universidade Metodista de São Paulo. Atua nas áreas de Finanças e Contabilidade Gerencial com os seguintes temas: Análise e Gerenciamento de Riscos; Avaliação do Desempenho Empresarial; Aspectos comportamentais e Históricos da Contabilidade; Sociologia da Profissão Contábil. Bolsista Produtividade do CNPq ? PQ2. - 2017 - 2020 (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/6833517372823578 (01/09/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Presbiteriana Mackenzie, Centro de Ciências Sociais e Aplicadas - CCSA. Rua Major Sertório nº733 Vila Buarque 01222-001 - Sao Paulo, SP - Brasil Telefone: (011) 32145414 Fax: (011) 32145414 URL da Homepage: www.mackenzie.com.br
  • Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
  • Área: Administração
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (18)
    1. 2020-Atual. Funcionalidade discursiva de artefatos de controle gerencial
      Descrição: Artefatos de contabilidade gerencial são onipresentes no âmbito de controle gerencial, constituindo-se como sistemas de controle e então como meios efetivos de materialização das lógicas de controle em organizações. Em continuidade a projeto de pesquisa desenvolvido anteriormente que delineou os processos articulatórios discursivos de constituição organizacional tipo ?controle gerencial? (BARROSO, M. F. G. The discursive constitution of the ?management control? organisation. Universidade de São Paulo, 2014.), propõe-se este projeto visando a investigar sobre a funcionalidade dos artefatos gerenciais típicos de ?controle gerencial? como artefatos articulatórios discursivos, ou seja, como artefatos desenhados e utilizados politicamente no processo discursivo de constituição organizacional tipo ?controle gerencial?. Será desenvolvido estudo etnográfico em organização empresarial que represente caso paradigmático ao problema de pesquisa proposto, com nível de complexidade em seus processos gerenciais e sistemas de controle onde possam ser observados os processos discursivos políticos e sociais típicos da constituição de discurso organizacional tipo ?controle gerencial?. O projeto será desenvolvido ao longo de dezoito meses, com participação prevista de alunos de graduação em ciências contábeis e de mestrado profissional em controladoria, ao cabo do qual artigo teórico, artigo aplicado e plano de ensino de disciplina em nível de pós-graduação strictu-sensu serão elaborados. A partir dos resultados do projeto, será possível apresentar contribuição efetiva a organizações pela melhor orientação dos processos de implementação de sistemas de controle gerencial, aprimorados pela melhor compreensão sobre os processos discursivos em jogo que são materializados justamente por meio de tais sistemas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . Integrantes: Octavio Ribeiro de Mendonça Neto - Coordenador / José Carlos Tiomatsu Oyadomari - Integrante / Marcelo Francini Girão Barroso - Integrante / Ronaldo Gomes Dultra de Lima - Integrante. Financiador(es): FUNDO MACKENZIE DE PESQUISA - Auxílio financeiro.
      Membro: Octavio Ribeiro de Mendonca Neto.
    2. 2019-Atual. Papel dos controles gerenciais na construcao de confianca e motivacao
      Descrição: Descrição: Esse projeto de pesquisa tem como objetivo investigar qual é o papel dos controles gerenciais (controle pelos pares, controles de crenças, controles cibernéticos e os controles de recompensa) na construção de confiança e motivação. A pesquisa é relevante e oportuna, principalmente quando se reconhece que os controles cibernéticos e de procedimentos (Malmi & Brown, 2008) podem não ser suficientes para mitigar os riscos (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa [IBGC], 2017), e os aspectos comportamentais dos colaboradores como a confiança e a motivação passam a ser considerados como complementares a esses tipos de controles, além de estarem associados de forma positiva com o desempenho organizacional. O tema também está alinhado com a chamada de pesquisas que identifiquem características habilitantes do sistema de controle gerencial em gerar mais flexibilidade e dinamismo (Franco-Santos, Lucianett & Bourne, 2012). O estudo será feito em duas etapas: na primeira etapa, um survey será aplicado junto aos funcionários de uma organização de varejo, a segunda etapa consistirá de um survey junto a associados da ANEFAC, SESCON e SINDCONT-SP. As técnicas de análise serão fundamentadas na modelagem de equações estruturais, com utilização do software SmartPls. Os resultados poderão ser úteis para os gestores das organizações entenderem o papel de determinados tipos de controles gerenciais na construção de confiança e motivação, principalmente quando se reconhece que a motivação extrínseca pode potencializar comportamentos disfuncionais dos colaboradores. Espera-se que os gestores possam utilizar esses resultados para construir de forma balanceada um pacote de controles gerenciais, para gerar confiança e estimular a motivação intrínseca dos colaboradores, melhorando a competitividade dessas organizações, mesmo àquelas que possam não ter grande capacidade de remunerar extrinsecamente seus colaboradores. A contribuição para a literatura internacional é inovadora, à medida que não se encontrou nenhuma pesquisa que tenha estudado esses construtos de forma conjunta. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado profissional: (2) . Integrantes: Octavio Ribeiro de Mendonça Neto - Integrante / José Carlos Tiomatsu Oyadomari - Coordenador / Andson Braga de Aguiar - Integrante / Ronaldo Gomes Dultra de Lima - Integrante. Financiador(es): Instituto Presbiteriano Mackenzie - Mackpesquisa - Auxílio financeiro.
      Membro: Octavio Ribeiro de Mendonca Neto.
    3. 2019-Atual. Associacoes entre valores organizacionais e controles gerenciais
      Descrição: Descrição: Esse projeto de pesquisa tem como objetivo investigar quais são os relacionamentos entre os controles gerenciais (controle pelos pares, controles cibernéticos, controles dinâmicos e os controles de recompensa) e os valores organizacionais (confiança, meritocracia, empowerment, cooperação). A pesquisa é relevante e oportuna, principalmente quando se reconhece que os controles cibernéticos e de procedimentos (Malmi & Brown, 2018) podem não ser suficiente para mitigar os riscos (IBGC, 2017), e os valores organizacionais passam a ser considerados como fundamentais no papel de influenciar os comportamentos dos empregados, além de estarem associados de forma positiva como desempenho organizacional. O tema também está alinhado com a chamada de pesquisas que identifiquem características habilitantes do sistema de controle gerencial em gerar mais flexibilidade e dinamismo (Franco-Santos, Lucianett & Bourne, 2012). O estudo será feito com base em um survey junto a associados que congregam profissionais das áreas de Controladoria, Finanças e Contabilidade em instituições como ANEFAC, SESCON e SINDCONT-SP, dentre outras. As técnicas de análise serão fundamentadas na modelagem de equação estruturais, com utilização do software SmartPLS. Os resultados poderão ser úteis para os gestores das organizações entenderem o papel de determinados tipos de controles gerenciais na construção de confiança e valores organizacionais. Espera-se que os gestores possam utilizar esses resultados para construir de forma balanceada um pacote de controles gerenciais tendo em vista os valores organizacionais praticados. A contribuição para a literatura internacional é inovadora, à medida que não se encontrou nenhuma pesquisa que tenha estudado esses construtos de forma conjunta.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Octavio Ribeiro de Mendonça Neto - Integrante / José Carlos Tiomatsu Oyadomari - Coordenador / Edélcio Koitiro Nisiyama - Integrante / Andson Braga de Aguiar - Integrante / Ronaldo Gomes Dultra de Lima - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq - Auxílio financeiro.
      Membro: Octavio Ribeiro de Mendonca Neto.
      Descrição: Esse projeto de pesquisa tem como objetivo investigar quais são os relacionamentos entre os controles gerenciais (controle pelos pares, controles cibernéticos, controles dinâmicos e os controles de recompensa) e os valores organizacionais (confiança, meritocracia, empowerment, cooperação). A pesquisa é relevante e oportuna, principalmente quando se reconhece que os controles cibernéticos e de procedimentos (Malmi & Brown, 2018) podem não ser suficiente para mitigar os riscos (IBGC, 2017), e os valores organizacionais passam a ser considerados como fundamentais no papel de influenciar os comportamentos dos empregados, além de estarem associados de forma positiva como desempenho organizacional. O tema também está alinhado com a chamada de pesquisas que identifiquem características habilitantes do sistema de controle gerencial em gerar mais flexibilidade e dinamismo (Franco-Santos, Lucianett & Bourne, 2012). O estudo será feito com base em um survey junto a associados que congregam profissionais das áreas de Controladoria, Finanças e Contabilidade em instituições como ANEFAC, SESCON e SINDCONT-SP, dentre outras. As técnicas de análise serão fundamentadas na modelagem de equação estruturais, com utilização do software SmartPLS. Os resultados poderão ser úteis para os gestores das organizações entenderem o papel de determinados tipos de controles gerenciais na construção de confiança e valores organizacionais. Espera-se que os gestores possam utilizar esses resultados para construir de forma balanceada um pacote de controles gerenciais tendo em vista os valores organizacionais praticados. A contribuição para a literatura internacional é inovadora, à medida que não se encontrou nenhuma pesquisa que tenha estudado esses construtos de forma conjunta.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: José Carlos Tiomatsu Oyadomari - Coordenador / ANDSON BRAGA DE AGUIAR - Integrante / RONALDO GOMES DULTRA LIMA - Integrante / Edélcio Koitiro Nisiyama - Integrante / Octavio Ribeiro de Mendonça Neto - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Jose Carlos Tiomatsu Oyadomari.
      Descrição: Esse projeto de pesquisa tem como objetivo investigar quais são os relacionamentos entre os controles gerenciais (controle pelos pares, controles cibernéticos, controles dinâmicos e os controles de recompensa) e os valores organizacionais (confiança, meritocracia, empowerment, cooperação). Emprega-se uma abordagem de levantamento para teste das hipóteses de pesquisa.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Andson Braga de Aguiar - Integrante / Octávio Ribeiro de Mendonça Neto - Integrante / Edelcio Koitiro Nisiyama - Integrante / Ronaldo Lima - Integrante / José Carlos Tiomatsu Oyadomari - Coordenador.
      Membro: Andson Braga de Aguiar.
    4. 2018-2019. DESENVOLVIMENTO DE FERRAMENTAS GERENCIAIS DE AUTODIAGNOSTICO. A RELACAO ENTRE USO E APRENDIZAGEM COM UMA ABORDAGEM PRATICA FUNDAMENTADA NA ENGAGED SCHOLARSHIP.
      Descrição: Este projeto de pesquisa está relacionado e dá continuado a um outro já concluído coordenado pelo Prof. Dr. José Carlos Tiomatsu Oyadomari, com o apoio financeiro do MackPesquisa e intitulado ? ?Relacionamentos entre Indicadores, Técnicas e Desempenho: A construção de uma ferramenta de autodiagnostico para uso pelos práticos.? Conforme salienta Van de Ver (2010,1) entender como a pesquisa desenvolvida nas escolas profissionais pode contribuir não só para o avanço científico, mas também para o aprimoramento prático, continua um problema ainda não resolvido para os pesquisadores que atuam nessas instituições. Pesquisas em Contabilidade Gerencial têm ressaltado a importância do Uso Diagnóstico e Uso Interativo na relação do Sistema de Controle Gerencial com desempenho, como é o caso dos trabalhos de Chenhall (2005), Widener (2007), Grafton, Lillis e Widener (2010), Oyadomari, Frezatti, Cardoso, Mendonça Neto e Bido (2011), Capalonga, Diehl e Zanini (2014), Beuren e Oro (2014) e Frezatti, Bido, Cruz e Machado (2014). Diante desse contexto, este projeto de pesquisa se propõe a responder a seguinte questão de pesquisa: Qual a influência do uso de ferramentas de autodiagnostico em gestão pelos práticos sobre ao processo de aprendizagem desses gestores? Em sendo assim, o objetivo desse projeto é construir uma ferramenta interativa de autodiagnostico focando sobre um aspecto específico da gestão que será disponibilizada gratuitamente para o público. Essa ferramenta interativa fornecerá um diagnóstico ao respondente, situando a sua organização em relação à média da amostra e comparando-a com as empresas com melhor desempenho. Com base no diagnóstico, a ferramenta interativa fornecerá ainda, se for o caso e a título de sugestão, um conjunto de medidas e de técnicas de controle gerencial que, uma vez implementadas, poderiam potencialmente impactar de forma positiva no desempenho da organização. A ferramenta em questão será construída com foco nas pequenas e médias empresas e de forma que o seu uso permita avaliar o conhecimento do respondente em relação ao aspecto específico da gestão em questão, antes e depois de seu uso. Além disso acumulará um banco de dados que atualizará os parâmetros de comparação (benchmark) devidamente segmentados por ramo de atividades. No âmbito desse projeto está sendo desenvolvida a dissertação de mestrado de Marcos Vinicius Massignan Portes intitulada Construção de uma ferramenta gerencial de autodiagnostico ? O Engaged scholarship e a aprendizagem por meio do uso. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado profissional: (2) . Integrantes: Octavio Ribeiro de Mendonça Neto - Coordenador / José Carlos Tiomatsu Oyadomari - Integrante / Ronaldo Gomes Dultra de Lima - Integrante / Daniela Vieira da Cunha - Integrante / Débora Araujo Severino - Integrante / Guilherme Stoppa Caulada - Integrante / Gustavo Alves os Santos Silva - Integrante / Marcos Vinicius Massignan Portes - Integrante. Financiador(es): Instituto Presbiteriano Mackenzie - Mackpesquisa - Bolsa. Número de produções C, T & A: 2
      Membro: Octavio Ribeiro de Mendonca Neto.
      Descrição: O objetivo desse projeto é construir uma ferramenta interativa de autodiagnostico focando sobre um aspecto específico da gestão que será disponibilizada gratuitamente para o público. Essa ferramenta interativa fornecerá um diagnóstico ao respondente, situando a sua organização em relação à média da amostra e comparando-a com as empresas com melhor desempenho. Com base no diagnóstico, a ferramenta interativa fornecerá ainda, se for o caso e a título de sugestão, um conjunto de medidas e de técnicas de controle gerencial que, uma vez implementadas, poderiam potencialmente impactar de forma positiva no desempenho da organização. A ferramenta em questão será construída com foco nas pequenas e médias empresas e de forma que o seu uso permita avaliar o conhecimento do respondente em relação ao aspecto específico da gestão em questão, antes e depois de seu uso. Além disso acumulará um banco de dados que atualizará os parâmetros de comparação (benchmark) devidamente segmentados por ramo de atividades. A ferramenta possibilitará ainda que seus utilizadores imputem os resultados das medidas que foram sugeridas com base no diagnóstico. Isso, no futuro (mas fora do âmbito desse projeto dado o escasso horizonte de tempo para sua conclusão), permitirá avaliar a eficácia dessas medidas sugeridas, medidas essas fundamentadas na literatura sobre o tema... Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado profissional: (1) . Integrantes: José Carlos Tiomatsu Oyadomari - Integrante / RONALDO GOMES DULTRA-DE-LIMA - Integrante / Octavio Ribeiro de Mendonça Neto - Coordenador / Guilherme Stoppa Caulada - Integrante / DANIELA VIEIRA CUNHA - Integrante / MARCOS VINICIUS MASSIGNAN PORTES - Integrante / DEBORA ARAUJO SEVERIANO - Integrante / GUSTAVO ALVES DOS SANTOS SILVA - Integrante. Financiador(es): Fundo Mackenzie de Bolsas de Pesquisa - Bolsa.
      Membro: Jose Carlos Tiomatsu Oyadomari.
    5. 2017-Atual. Relacionamentos entre indicadores, tecnicas e desempenho: A construcao de uma ferramenta de autodiagnostico para uso pelos profissionais
      Descrição: Descrição: Criação de uma ferramenta on-line onde qualquer pessoa interessada responderá a pesquisa e terá um autodiagnóstico comparando os dados dela versus a média da população, contendo o modelo de quadrantes de alinhamento e quadrantes de técnicas de controle gerencial. O objetivo é mostrar a situação da organização versus a média da amostra e comparando com as empresas com melhor desempenho. A ferramenta interativa irá ainda fornecer uma lista sugerida de técnicas de controle gerencial que se implementada teriam maior impacto no desempenho da organização... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (2) . Integrantes: Octavio Ribeiro de Mendonça Neto - Integrante / Ronaldo Gomes Dultra Lima - Integrante / José Carlos Tiomatsu Oyadomari - Coordenador / Andson Braga de Aguiar - Integrante / Carla Santin Alves - Integrante / Juliana Thereza Barbosa - Integrante / Ana Cristina Mendez de Araujo - Integrante. Financiador(es): FUNDO MACKENZIE DE PESQUISA - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Octavio Ribeiro de Mendonca Neto.
      Descrição: Criação de uma ferramenta on-line onde qualquer pessoa interessada responderá a pesquisa e terá um auto-diagnóstico comparando os dados dela versus a média da população, contendo o modelo de quadrantes de alinhamento e quadrantes de técnicas de controle gerencial. O objetivo é mostrar a situação da organização versus a média da amostra e comparando com as empresas com melhor desempenho. A ferramenta interativa irá ainda fornecer uma lista sugerida de técnicas de controle gerencial que se implementada teriam maior impacto no desempenho da organização.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (2) . Integrantes: José Carlos Tiomatsu Oyadomari - Coordenador / ANDSON BRAGA DE AGUIAR - Integrante / RONALDO GOMES DULTRA LIMA - Integrante / Octavio Ribeiro de Mendonça Neto - Integrante / juliana thereza barbosa - Integrante / ANA CRISTINA MENDEZ DE ARAÚJO - Integrante / CARLA SANTIN ALVES - Integrante. Financiador(es): Fundo Mackenzie de Bolsas de Pesquisa - Bolsa.
      Membro: Jose Carlos Tiomatsu Oyadomari.
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Andson Braga de Aguiar - Integrante / Octávio Ribeiro de Mendonça Neto - Integrante / Ronaldo Lima - Integrante / José Carlos Tiomatsu Oyadomari - Coordenador / Carla Santin Alves - Integrante.
      Membro: Andson Braga de Aguiar.
    6. 2017-Atual. O desenvolvimento de tecnologias de gestao nos Mestrados Profissionais ? Desejo ou realidade?
      Descrição: O presente projeto conta com o apoio financeiro do CNPq através da concessão de uma bolsa produtividade PQ2 concedida ao pesquisador responsável do projeto. O projeto é uma continuidade de outros desenvolvidos na mesma linha pelo pesquisador responsável, a saber: CONTRIBUIÇÃO DOS MESTRADOS PROFISSIONAIS NO DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIAS DE GESTÃO iniciado em 2015 e concluído em 2017 com apoio financeiro do MackPesquisa e A CONTRIBUIÇÃO DA PRÁTICA PARA A FORMAÇÃO DO CONHECIMENTO CONTÁBIL iniciado em 2012 e concluído em 2014.Considerando a definição de Mestrado Profissional formulada pela Capes, ou seja: ?O Mestrado Profissional (MP) é uma modalidade de Pós-Graduação stricto sensu voltada para a capacitação de profissionais, nas diversas áreas do conhecimento, mediante o estudo de técnicas, processos, ou temáticas que atendam a alguma demanda do mercado de trabalho?. (CAPES: 2014), objetivo central deste projeto consiste em avaliar a relevância da contribuição dos mestrados profissionais brasileiros no desenvolvimento de tecnologias de contabilidade e gestão. Com relação aos procedimentos metodológicos, a pesquisa se desenvolverá em duas etapas conforme segue e pode ser classificada como uma pesquisa descritiva. Na primeira etapa serão coletados dados primários e secundários necessários para a análise do desempenho dos mestrados profissionais da área de gestão e contabilidade no Brasil. Nesta fase o método de pesquisa a ser utilizado será o da análise documental. A segunda etapa desta fase, mais rica em termos práticos, consistirá de uma survey junto a discentes e docentes destes programas, além de entrevistas semiestruturadas com alguns docentes e discentes e gestores de empresas onde os discentes desenvolveram as suas pesquisas. Neste caso, as entrevistas precederão à survey, pois se pretende utilizar os resultados da mesma para a elaboração dos questionários que serão aplicados aos discentes e docentes. Cabe aqui ressaltar que se optou por entrevistar as pessoas diretamente envolvidas nas empresas estudadas com o objetivo avaliar o resultado prático das pesquisas desenvolvidas. Em termos de metodologia de análise dos dados serão utilizadas técnicas estatísticas apropriadas para o caso da survey e análise de conteúdo para o caso das entrevistas. No âmbito desse projeto foi publicado um artigo na Revista Cientifica Eccos o artigo intitulado Industrialização da Educação, Edtech e Prática Docente e aceito para publicação na Revista de Administração, Ensino e Pesquisa - RAEP, o artigo intitulado Notas Sobre o Rigor-Relevance Gap no Contexto do Mestrado Profissional. Além disso dois artigos foram selecionados e apresentados no EnEPQ (ANPAD) e CONTECSI (FEA ? USP). Também no âmbito desse projeto foi proferida, a convite, no VI SIMPOSIO DE INVESTIGACIÓN CONTABLE Y IV ENCUENTRO INTERNACIONAL DE INVESTIGADORES CONTABLES realizado na UNIVERSIDAD DE CARTAGENA ? COLÔMBIA, a palestra intitulada PESQUISA INTERVENCIONISTA. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (2) . Integrantes: Octavio Ribeiro de Mendonça Neto - Coordenador / José Carlos Tiomatsu Oyadomari - Integrante / Ronaldo Gomes Dultra de Lima - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T & A: 11
      Membro: Octavio Ribeiro de Mendonca Neto.
      Descrição: O presente projeto conta com o apoio financeiro do CNPq através da concessão de uma bolsa produtividade PQ2 concedida ao pesquisador responsável do projeto. O projeto é uma continuidade de outros desenvolvidos na mesma linha pelo pesquisador responsável, a saber: CONTRIBUIÇÃO DOS MESTRADOS PROFISSIONAIS NO DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIAS DE GESTÃO iniciado em 2015 e concluído em 2017 com apoio financeiro do MackPesquisa e A CONTRIBUIÇÃO DA PRÁTICA PARA A FORMAÇÃO DO CONHECIMENTO CONTÁBIL iniciado em 2012 e concluído em 2014.Considerando a definição de Mestrado Profissional formulada pela Capes, ou seja: ?O Mestrado Profissional (MP) é uma modalidade de Pós-Graduação stricto sensu voltada para a capacitação de profissionais, nas diversas áreas do conhecimento, mediante o estudo de técnicas, processos, ou temáticas que atendam a alguma demanda do mercado de trabalho?. (CAPES: 2014), objetivo central deste projeto consiste em avaliar a relevância da contribuição dos mestrados profissionais brasileiros no desenvolvimento de tecnologias de contabilidade e gestão. Com relação aos procedimentos metodológicos, a pesquisa se desenvolverá em duas etapas conforme segue e pode ser classificada como uma pesquisa descritiva. Na primeira etapa serão coletados dados primários e secundários necessários para a análise do desempenho dos mestrados profissionais da área de gestão e contabilidade no Brasil. Nesta fase o método de pesquisa a ser utilizado será o da análise documental. A segunda etapa desta fase, mais rica em termos práticos, consistirá de uma survey junto a discentes e docentes destes programas, além de entrevistas semiestruturadas com alguns docentes e discentes e gestores de empresas onde os discentes desenvolveram as suas pesquisas. Neste caso, as entrevistas precederão à survey, pois se pretende utilizar os resultados da mesma para a elaboração dos questionários que serão aplicados aos discentes e docentes. Cabe aqui ressaltar que se optou por entrevistar as pessoas diretamente envolvidas nas empresas estudadas com o objetivo avaliar o resultado prático das pesquisas desenvolvidas. Em termos de metodologia de análise dos dados serão utilizadas técnicas estatísticas apropriadas para o caso da survey e análise de conteúdo para o caso das entrevistas... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (2) . Integrantes: José Carlos Tiomatsu Oyadomari - Integrante / RONALDO GOMES DULTRA-DE-LIMA - Integrante / Octavio Ribeiro de Mendonça Neto - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Jose Carlos Tiomatsu Oyadomari.
    7. 2017-Atual. QUAL RELEVANCIA DOS CONSTRUTOS CAPABILITIES OPERACIONAIS, CAPACIDADE ABSORTIVA E CONTROLE INTERATIVO AO DESEMPENHO OPERACIONAL?
      Descrição: O presente projeto visa avaliar, de forma qualitativa, qual dos construtos (capabilities operacionais, capacidade absortiva e controle interativo) é relevante ao desempenho operacional. Isso é Importante, pois as pesquisas envolvendo a contabilidade gerencial e gestão de operações ainda é pouco incipiente na literatura (Ittner & Larcker, 2001). Portanto, diante dessa lacuna, este trabalho visa abordar os relacionamentos entre esses construtos e sua relação com o desempenho... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Octavio Ribeiro de Mendonça Neto - Integrante / José Carlos Tiomatsu Oyadomari - Integrante / Yen Tsang Chen - Integrante / Ronaldo Gomes Dultra-de-Lima - Coordenador.
      Membro: Octavio Ribeiro de Mendonca Neto.
      Descrição: O presente projeto visa avaliar, de forma qualitativa, qual dos construtos (capabilities operacionais, capacidade absortiva e controle interativo) é relevante ao desempenho operacional. Isso é Importante, pois as pesquisas envolvendo a contabilidade gerencial e gestão de operações ainda é pouco incipiente na literatura (Ittner & Larcker, 2001). Portanto, diante dessa lacuna, este trabalho visa abordar os relacionamentos entre esses construtos e sua relação com o desempenho operacional. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: José Carlos Tiomatsu Oyadomari - Integrante / CHEN, Yen-Tsang - Integrante / Octavio Ribeiro de Mendonça Neto - Integrante / DULTRA-DE-LIMA, RONALDO GOMES - Coordenador.
      Membro: Jose Carlos Tiomatsu Oyadomari.
    8. 2016-Atual. CAPABILITIES OPERACIONAIS E DESEMPENHO DE MERCADO: AVALIACAO SOB A OTICA DA CAPACIDADE ABSORTIVA E CONTROLE GERENCIAL
      Descrição: Descrição: A discussão em contabilidade gerencial e gestão de operações de quais fatores afetam o desempenho operacional ainda é uma questão em aberto. Para alguns estudiosos, o desempenho operacional é decorrente da implementação de boas práticas operacionais (Flynn, et al., 1995; Ketokivi & Schroeder, 2004; Lillrank, 1995; Voss, 1995); para outros, são as capabilities operacionais que têm impacto marginal em desempenho (Flynn, Wu, & Melnyk, 2010; Schroeder, Bates, & Junttila, 2002; Swink, Narasimhan, & Kim, 2005; Wu, Melnyk, & Flynn, 2010; Yang, 2013). No entanto, há ainda outra corrente que sustenta que a capacidade absortiva da empresa em adquirir novos conhecimentos e ao aplicá-los em seus processos internos é que afeta o desempenho (Brown, 1997; Cohen & Levinthal, 1990; Fosfuri & Tribo, 2008; Jansen et al., 2005; Zahra & George, 2002). Portanto, diante dessas indefinições, o presente trabalho tem como objetivo avaliar se as capabilities operacionais têm impacto relevante no desempenho de mercado, bem como analisar se a capacidade absortiva e o controle gerencial potencializam este relacionamento. O controle gerencial é um instrumento que visa garantir que a execução do processo esteja alinhada com os objetivos organizacionais (Otley, 1994; Merchant & Van der Stede, 2012) e que, de certa forma, pode influenciar tanto as capabilities operacionais quanto o desempenho de mercado. Como objetivos específicos, o trabalho visa: (i) confirmar que as dimensões das capabilities operacionais têm efeito sobre o desempenho de mercado; (ii) uma vez que a capacidade absortiva pode ser um fator importante que alavanca o desempenho, a pesquisa também se propõe a identificar qual a competência que possibilita gerar tal resultado; (iii) avaliar o impacto do processo gerencial de controle de custo nas capabilities operacionais, bem como no desempenho de mercado; e (iv) aprofundar o entendimento das relações entre os construtos. No campo da contabilidade gerencial e operações ainda são raros os trabalhos que aprofundam a influência da capacidade absortiva nos relacionamentos entre capabilities, desempenho e processos gerenciais. Diante disso, espera-se com esse trabalho contribuir com a literatura acadêmica quanto ao aprofundamento das relações entre os construtos, bem como fornecer aos práticos uma literatura que os ajude a entender a importância do controle de processos operacionais e da gestão do conhecimento organizacional. Quanto à questão de pesquisa, o trabalho visa responder a seguinte: As capabilities operacionais e capacidade absortiva são relevantes para o desempenho de mercado? Para atingir tais objetivos, usaremos como metodologia a pesquisa quantitativa, na qual o modelo teórico será avaliado por meio da análise fatorial confirmatória (AFC), modelo de regressão hierárquica (MRH) e equação estrutural através do Smart PLS... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (3) . Integrantes: Octavio Ribeiro de Mendonça Neto - Integrante / Ronaldo Gomes Dultra Lima - Coordenador / José Carlos Tiomatsu Oyadomari - Integrante / Yen-Tsang Chen - Integrante. Financiador(es): Instituto Presbiteriano Mackenzie - Mackpesquisa - Auxílio financeiro.
      Membro: Octavio Ribeiro de Mendonca Neto.
    9. 2015-2017. A CONTRIBUICAO DOS MESTRADOS PROFISSIONAIS NO DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIAS DE GESTAO.
      Descrição: : O presente projeto da continuidade a outro recém-encerrado no final de 2014, intitulado ENTENDER O DESENVOLVIMENTO DA CONTABILIDADE A PARTIR DE SUA PRODUÇÃO CIENTÍFICA E O USO DE SEUS ARTEFATOS NAS ORGANIZAÇÕES, mais especificamente ao projeto financiado pelo CNPq desenvolvido no âmbito deste e intitulado ?A Contribuição da Prática para a Formação do Conhecimento Contábil? (Processo CNPq - 480240/2011-6), também encerrado em 2014 que teve por foco entender como o conhecimento prático é gerado no âmbito da Contabilidade Brasileira. No âmbito deste projeto do CNPq foram desenvolvidas várias dissertações de mestrado, publicados vários artigos em periódicos indexados e apresentados vários trabalhos em Congressos nacionais e internacionais. Com o presente projeto pretende-se analisar a contribuição dos mestrados profissionais das áreas de administração e contabilidade no desenvolvimento de tecnologias de gestão. Este projeto será executado em duas dimensões com objetivos diferentes, porém convergentes. Na primeira dimensão, mais conceitual, a pesquisa parte das ideias de Baune (1980) a respeito da definição e unidade da Tecnologia a partir de alguns modelos do século XVIII e XIX para, na sequencia, conceituar a produção tecnológica fundamentado nas ideias de Simondon (1958/2012 e 2005) que procura mostrar que ?[...] a cultura ignora na realidade técnica uma realidade humana e que, para desempenhar completamente seu papel, a cultura deve incorporar os seres técnicos sob a forma de conhecimento e senso de valor?. (SIMONDON: 1958/2012, p.9). Estas visões mais humanistas respeito da técnica serão, evidentemente confrontadas com a de pensadores mais críticos em relação à técnica como Splenguer e Heidegger. O objetivo desta dimensão é provocar uma reflexão sobre o caráter humanístico da técnica para sugerir medidas que a tornem mais alinhadas com os objetivos humanísticos da sociedade como um todo. Acreditamos que o ambiente dos mestrados profissionais, que que convive com o conhecimento técnico e com o conhecimento acadêmico é ideal para essa reflexão. A segunda dimensão do projeto está relacionada com os levantamentos empíricos. Sobeste aspecto, a pesquisa irá levantar a estrutura curricular de todos os mestrados profissionais existentes no Brasil, analisar os produtos desenvolvidos por seus docentes e discentes (artigos, dissertações, produções técnicas, etc.), tanto sob o aspecto quantitativo como em termos de sua relevância. Pretende-se ainda comparar o desempenho destes mestrados Brasileiros com os obtidos em outros países onde os integrantes do projeto mantêm relações com outros pesquisadores, notadamente Portugal, Espanha e Turquia. Estes pesquisadores estrangeiros ainda não foram incluídos no projeto em função de estarmos ainda na fase de consultas. O objetivo final desta segunda dimensão do projeto é o de sugerir providências junto a Capes para o aperfeiçoamento destes cursos, tanto no nível técnico como no nível humanístico.No âmbito deste projeto a mestranda Mariana do Nascimento Ferreira concluiu sua dissertação de mestrado com uma contribuição técnica (solicitação relacionada com IFRS 9 e CMN 2.682/99) para o Banco Central a pedido do Banco Itaú S/A onde a mesma atua profissionalmente. Esta dissertação será defendida em fevereiro de 2016 e gerou um artigo que foi submetido à TAC (Tecnologias em Administração e Contabilidade) da ANPAD.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (4) . Integrantes: Octavio Ribeiro de Mendonça Neto - Coordenador / José Carlos Tiomatsu Oyadomari - Integrante / Paulino Leite da Silva - Integrante / Edson L. Riccio - Integrante / Ana Maria Gomes Rodrigues - Integrante / Auro Seigui Uehara - Integrante / Rodrigo Santos Borges - Integrante / Talita de Sousa Mauro - Integrante / Valderio Matias da Silva - Integrante. Financiador(es): Instituto Presbiteriano Mackenzie - Mackpesquisa - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 6
      Membro: Octavio Ribeiro de Mendonca Neto.
      Descrição: O presente projeto da continuidade a outro recém-encerrado no final de 2014, intitulado ENTENDER O DESENVOLVIMENTO DA CONTABILIDADE A PARTIR DE SUA PRODUÇÃO CIENTÍFICA E O USO DE SEUS ARTEFATOS NAS ORGANIZAÇÕES, mais especificamente ao projeto financiado pelo CNPq desenvolvido no âmbito deste e intitulado ?A Contribuição da Prática para a Formação do Conhecimento Contábil? (Processo CNPq - 480240/2011-6), também encerrado em 2014 que teve por foco entender como o conhecimento prático é gerado no âmbito da Contabilidade Brasileira. No âmbito deste projeto do CNPq foram desenvolvidas várias dissertações de mestrado, publicados vários artigos em periódicos indexados e apresentados vários trabalhos em Congressos nacionais e internacionais. Com o presente projeto pretende-se analisar a contribuição dos mestrados profissionais das áreas de administração e contabilidade no desenvolvimento de tecnologias de gestão. Este projeto será executado em duas dimensões com objetivos diferentes, porém convergentes. Na primeira dimensão, mais conceitual, a pesquisa parte das ideias de Baune (1980) a respeito da definição e unidade da Tecnologia a partir de alguns modelos do século XVIII e XIX para, na sequencia, conceituar a produção tecnológica fundamentado nas ideias de Simondon (1958/2012 e 2005) que procura mostrar que ?[...] a cultura ignora na realidade técnica uma realidade humana e que, para desempenhar completamente seu papel, a cultura deve incorporar os seres técnicos sob a forma de conhecimento e senso de valor?. (SIMONDON: 1958/2012, p.9). Estas visões mais humanistas respeito da técnica serão, evidentemente confrontadas com a de pensadores mais críticos em relação à técnica como Splenguer e Heidegger. O objetivo desta dimensão é provocar uma reflexão sobre o caráter humanístico da técnica para sugerir medidas que a tornem mais alinhadas com os objetivos humanísticos da sociedade como um todo. Acreditamos que o ambiente dos mestrados profissionais, que que convive com o conhecimento técnico e com o conhecimento acadêmico é ideal para essa reflexão. A segunda dimensão do projeto está relacionada com os levantamentos empíricos. Sobeste aspecto, a pesquisa irá levantar a estrutura curricular de todos os mestrados profissionais existentes no Brasil, analisar os produtos desenvolvidos por seus docentes e discentes (artigos, dissertações, produções técnicas, etc.), tanto sob o aspecto quantitativo como em termos de sua relevância. Pretende-se ainda comparar o desempenho destes mestrados Brasileiros com os obtidos em outros países onde os integrantes do projeto mantêm relações com outros pesquisadores, notadamente Portugal, Espanha e Turquia. Estes pesquisadores estrangeiros ainda não foram incluídos no projeto em função de estarmos ainda na fase de consultas. O objetivo final desta segunda dimensão do projeto é o de sugerir providências junto a Capes para o aperfeiçoamento destes cursos, tanto no nível técnico como no nível humanístico.No âmbito deste projeto a mestranda Mariana do Nascimento Ferreira concluiu sua dissertação de mestrado com uma contribuição técnica (solicitação relacionada com IFRS 9 e CMN 2.682/99) para o Banco Central a pedido do Banco Itaú S/A onde a mesma atua profissionalmente. Esta dissertação será defendida em fevereiro de 2016 e gerou um artigo que foi submetido à TAC (Tecnologias em Administração e Contabilidade) da ANPAD... Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (4) . Integrantes: José Carlos Tiomatsu Oyadomari - Integrante / Paulino Leite da Silva - Integrante / Octavio Ribeiro de Mendonça Neto - Coordenador / Edson L. Riccio - Integrante / Ana Maria Gomes Rodrigues - Integrante / Auro Seigui Uehara - Integrante / Rodrigo Santos Borges - Integrante / Talita de Sousa Mauro - Integrante / Valderio Matias da Silva - Integrante. Financiador(es): Fundo Mackenzie de Bolsas de Pesquisa - Auxílio financeiro.
      Membro: Jose Carlos Tiomatsu Oyadomari.
    10. 2015-Atual. A EVOLUCAO RECENTE DA PROFISSAO DE CONTADOR NO BRASIL.
      Descrição: O presente projeto da continuidade a outro encerrado no início de 2015, intitulado A PROFISSIONALIZAÇÃO DO CONTADOR NO BRASIL que foi uma contribuição ao estudo do surgimento e evolução da profissão do contador no Brasil. Seu foco principal referiu-se ao papel desempenhado pelo profissional de contabilidade nas diferentes fases da formação capitalista brasileira e sua posição na estrutura social. Fundamentou-se na sociologia das profissões, na sociologia da tradução (ou translação como preferem alguns autores) e na abordagem foucaultiana sobre a construção do saber. Este novo projeto intitulado A EVOLUÇÃO RECENTE DA PROFISSÂO DE CONTADOR NO BRASIL, pretende, conforme já dito, dar continuidade ao anterior, focando agora nas profundas alterações recentes observadas na profissão, em função do processo de implantação do IFRS no Brasil, ou seja, no processo de harmonização das normas Brasileiras de contabilidade às normas Internacionais. Fundamentado na sociologia das profissões, o foco das investigações serão os impactos culturais deste processo, a evolução do status social da profissão, o papel que vem sendo desempenhado pelas entidades de classe e pelos órgãos reguladores. Como resultado final, pretende-se contribuir com a apresentação de um panorama atual sobre a profissão, com sugestões focadas na evolução do reconhecimento social da mesma através de um processo estruturado de educação continuada abrangente que inclua não apenas os aspectos técnicos, mas também a preocupação com a ética profissional, além de recomendações mais específicas neste sentido para entidades de classe e pelos órgãos reguladores. Em 2015, no âmbito deste projeto foi desenvolvida e defendida a dissertação do mestrando Jefferson Lyra Saltorato intitulada GOVERNANÇA CORPORATIVA EM EMPRESAS COM CULTURA FAMILIAR DO SETOR CERÂMICO, além de um trabalho de conclusão de curso ? TCC intitulado O IMPACTO DO BIG DATA NA PROFISSÃO CONTÁBIL. Em 2016 foram defendidas as dissertações dos mestrandos Auro Seigui Uehara intitulada UMA ANÁLISE CRÍTICA DO PAPEL DA CONTROLADORIA NA GESTÃO DE INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS COM CONTROLE FAMILIAR que gerou técnica já publicada e José Calastro Junior intitulada PREVENÇÃO À LAVAGEM DE DINHEIRO NO MERCADO DE VALORES MOBILIÁRIOS BRASILEIRO, além de um trabalho de conclusão de curso TCC Todas as dissertações defendidas em 2016 e 2017 geraram trabalhos que foram apresentados IV EMPRAD - ENCONTRO DOS MESTRADOS PROFISSIONAIS EM ADMINISTRAÇÃO - FEA/USP ocorrido em setembro de 2017. Em 2017 foi defendida a dissertação do mestrando Leandro Rocha Rovarotto intitulado CENTRO DE SERVIÇOS COMPARTILHADOS: GERANDO VALOR NOS DEPARTAMENTOS DE CONTABILIDADE E FINANÇAS NO BRASIL além de três trabalhos de conclusão de curso -TCC, sendo que um deles intitulado A INFLUÊNCIA DO CAIXEIRO PORTUGUÊS NA FORMAÇÃO DA PROFISSÃO CONTÁBIL NA SOCIEDADE PAULISTA DO SÉCULO XIX recebeu o Prêmio da Cadeia Têxtil e de Confecção Brasileira - Produção Científica, como o melhor TCC de Ciências Contábeis em julho de 2017.Em 2018, no âmbito desse projeto foi publicado um artigo na Revista de Governança Corporativa, fruto da dissertação do mestrando Jefferson Lyra Saltorato intitulado Governança Corporativa em Empresas com Cultura Familiar do Setor Cerâmico e também selecionados e apresentados no V EMPRAD e no SEMEAD três artigos, fruto de dissertações de mestrando do programa, concluídas e em andamento. Ainda no escopo desse projeto foi defendida uma dissertação de mestrado e duas estão em andamento. No âmbito da Graduação, foram desenvolvidos dois trabalhos de TCC, um deles já concluído.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Octavio Ribeiro de Mendonça Neto - Coordenador / Maria Thereza Pompa Antunes - Integrante / José Carlos Tiomatsu Oyadomari - Integrante / Edson L. Riccio - Integrante. Número de produções C, T & A: 18
      Membro: Octavio Ribeiro de Mendonca Neto.
    11. 2015-Atual. Relacionamentos entre Controles Gerenciais e Flexibilidade
      Descrição: Este projeto se propõe a responder a seguinte questão de pesquisa Quais são os relacionamentos entre Incertezas Estratégicas, Controles Culturais, Controles Dinâmicos, Controles Cibernéticos e Flexibilidade? estudos empíricos sobre os temas relacionados à incertezas estratégicas, tipos de controle (cibernéticos, culturais e os que adotam os princípios do Beyond Budgeting) e flexibilidade podem gerar contribuições para literatura nacional e também internacional, pois esses construtos ainda não foram estudados de forma conjunta. Também não há um consenso sobre se as técnicas como rolling forecasting ou beyond budgeting atuam em conjunto como relatado por Henttu-Aho, & Järvinen (2013) e se qual das técnicas está associada à capacidade de obter flexilidade. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (2) . Integrantes: Octavio Ribeiro de Mendonça Neto - Integrante / Ronaldo Gomes Dultra Lima - Integrante / José Carlos Tiomatsu Oyadomari - Coordenador / Ricardo Malagueno de Santana - Integrante / Yen-Tsang Chen - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Octavio Ribeiro de Mendonca Neto.
      Descrição: Este projeto se propõe a responder a seguinte questão de pesquisa Quais são os relacionamentos entre Incertezas Estratégicas, Controles Culturais, Controles Dinâmicos, Controles Cibernéticos e Flexibilidade? estudos empíricos sobre os temas relacionados à incertezas estratégicas, tipos de controle (cibernéticos, culturais e os que adotam os princípios do Beyond Budgeting) e flexibilidade podem gerar contribuições para literatura nacional e também internacional, pois esses construtos ainda não foram estudados de forma conjunta. Também não há um consenso sobre se as técnicas como rolling forecasting ou beyond budgeting atuam em conjunto como relatado por Henttu-Aho, & Järvinen (2013) e se qual das técnicas está associada à capacidade de obter flexilidade. Metodologia - quali e quanti. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (2) . Integrantes: José Carlos Tiomatsu Oyadomari - Coordenador / OCTAVIO RIBEIRO MENDONÇA NETO - Integrante / RONALDO GOMES DULTRA-DE-LIMA - Integrante / CHEN, Yen-Tsang - Integrante / Ricardo Malagueno de Santana - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Jose Carlos Tiomatsu Oyadomari.
    12. 2012-2014. A contribuicao da pratica para a formacao do conhecimento contabil
      Descrição: A contribuição da pesquisa contábil acadêmica para o desenvolvimento da prática profissional tem sido bastante discutida nos últimos anos, notadamente no que se refere à contabilidade gerencial. Vários autores observam que, apesar do significativo crescimento desta pesquisa nas últimas décadas, os profissionais que atuam na área têm mostrado pouco interesse na utilização dos resultados das mesmas. Esta falta de sintonia entre a pesquisa e a prática vem sendo analisada já há algum tempo tanto por pesquisadores nacionais como internacionais. Várias razões para este fato tem sido apontadas. Scapens (2006, 28) salienta a falta de conhecimento prático por parte dos pesquisadores, enquanto que Malmi (2010) aponta para a resistência da elite acadêmica em patrocinar, ou mesmo aceitar, a realização de pesquisas baseadas em paradigmas alternativos. Na tentativa de amenizar este gap entre a teoria e a prática, Berry et al (2009, 13), observam que o fluxo de transferência de conhecimento tem se dado usualmente dos acadêmicos para os práticos e sugerem que este fluxo seja invertido e, para se tornar ainda mais eficaz, o seja por meio de um processo interativo. É nesse contexto que se insere a presente pesquisa. Seu objetivo é o de ampliar a discussão sobre a construção do conhecimento pelos práticos e sugerir uma agenda de pesquisa nesta linha voltada para a realidade brasileira. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (4) . Integrantes: Octavio Ribeiro de Mendonça Neto - Coordenador / Maria Thereza Pompa Antunes - Integrante / José Carlos Tiomatsu Oyadomari - Integrante / Edson L. Riccio - Integrante / Renato Gomes de Araujo - Integrante / Vinícius José Ribeiro de Carvalho - Integrante / Jefferson Lyra Saltorato - Integrante / Michele Cristina Damasceno - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 9
      Membro: Octavio Ribeiro de Mendonca Neto.
      Descrição: A contribuição da pesquisa contábil acadêmica para o desenvolvimento da prática profissional tem sido bastante discutida nos últimos anos, notadamente no que se refere à contabilidade gerencial. Vários autores observam que, apesar do significativo crescimento desta pesquisa nas últimas décadas, os profissionais que atuam na área têm mostrado pouco interesse na utilização dos resultados das mesmas. Esta falta de sintonia entre a pesquisa e a prática vem sendo analisada já há algum tempo tanto por pesquisadores nacionais como internacionais. Várias razões para este fato tem sido apontadas. Scapens (2006, 28) salienta a falta de conhecimento prático por parte dos pesquisadores, enquanto que Malmi (2010) aponta para a resistência da elite acadêmica em patrocinar, ou mesmo aceitar, a realização de pesquisas baseadas em paradigmas alternativos. Na tentativa de amenizar este gap entre a teoria e a prática, Berry et al (2009, 13), observam que o fluxo de transferência de conhecimento tem se dado usualmente dos acadêmicos para os práticos e sugerem que este fluxo seja invertido e, para se tornar ainda mais eficaz, o seja por meio de um processo interativo. É nesse contexto que se insere a presente pesquisa. Seu objetivo é o de ampliar a discussão sobre a construção do conhecimento pelos práticos e sugerir uma agenda de pesquisa nesta linha voltada para a realidade brasileira.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (4) . Integrantes: José Carlos Tiomatsu Oyadomari - Integrante / MARIA THEREZA POMPA ANTUNES - Integrante / Octavio Ribeiro de Mendonça Neto - Coordenador / Jefferson Lyra Saltorato - Integrante / Edson L. Riccio - Integrante / Renato Gomes de Araujo - Integrante / Vinícius José Ribeiro de Carvalho - Integrante / Michele Cristina Damasceno - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Jose Carlos Tiomatsu Oyadomari.
    13. 2011-2017. Implantacao de Tecnicas de Controle Gerencial em Micro e Pequenas Empresas: Uma abordagem intervencionista por meio do compartilhamento de conhecimento
      Descrição: O objetivo principal é construir e validar empiricamente um Modelo de Implementação de Técnicas de Controle Gerencial em PMEs, usando uma abordagem intervencionista, privilegiando a criação e compartilhamento de conhecimento entre pesquisadores, assessores contábeis e empresários de PMES.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (3) . Integrantes: Octavio Ribeiro de Mendonça Neto - Integrante / Maria Thereza Pompa Antunes - Integrante / José Carlos Tiomatsu Oyadomari - Coordenador / Andson Braga de Aguiar - Integrante / Paulino Leite da Silva - Integrante / Renato Monteiro da Silva - Integrante / Diego dos Santos Pereira - Integrante. Número de produções C, T & A: 2
      Membro: Octavio Ribeiro de Mendonca Neto.
      Descrição: O objetivo principal é construir e validar empiricamente um Modelo de Implementação de Técnicas de Controle Gerencial em PMEs, usando uma abordagem intervencionista, privilegiando a criação e compartilhamento de conhecimento entre pesquisadores, assessores contábeis e empresários de PMES.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (3) . Integrantes: José Carlos Tiomatsu Oyadomari - Coordenador / MARIA THEREZA POMPA ANTUNES - Integrante / OCTAVIO RIBEIRO MENDONÇA NETO - Integrante / ANDSON BRAGA DE AGUIAR - Integrante / Paulino Leite da Silva - Integrante / RENATO MONTEIRO DA SILVA - Integrante / DIEGO DOS SANTOS PEREIRA - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 6
      Membro: Jose Carlos Tiomatsu Oyadomari.
    14. 2011-2014. Controle gerencial em empresas brasileiras: Geracao de conhecimento a partir dos praticos
      Descrição: Descrição: Existe consenso de que há uma falta de relevância das contribuições da pesquisa para a prática de controle gerencial das empresas, o que configura um gap de conhecimento. Assim para resolver este problema, alguns autores sugerem que as pesquisas investiguem a criação de conhecimento em práticas de controle gerencial a partir do ambiente dos práticos. Consoante as recomendações de Scapens (2006), Berry et al. (2009), Van Helden et al. (2010) de estudar as práticas do lado da demanda, isto é sob a perspectiva dos práticos, este projeto se propõe a responder a seguinte questão de pesquisa: Quais são as relações existentes entre: Fatores Organizacionais; Construção e Compartilhamento de Conhecimento; Inovação em Práticas de Controle Gerencial e Desempenho Funcional da área de Controladoria?O objetivo geral desta pesquisa é identificar se existem características comuns em termos de Fatores Organizacionais e mecanismos de construção e compartilhamento de conhecimento que favorecem a Inovação das Práticas de Controle Gerencial e, por conseguinte, influenciam o Desempenho Funcional da área de Controladoria. A metodologia envolve pesquisa qualitativa e quantitativa, abrangendo as as seguintes fases: (1)Pesquisa com grupo focal para desenvolver o construto Desempenho Funcional da área de controladoria; (2) Validação do questionário por meio de entrevistas com dois gerentes de controladoria; (3) Realização da pesquisa quantitativa; (4) Discussão dos resultados da pesquisa quantitativa com cerca de 10 gerentes de controladoria para análise qualitativa dos dados consoante Cades e Guilding (2008. Os resultados da presente pesquisa gerarão os seguintes produtos: (1) Estudos e artigos que serão apresentados e discutidos, em Congressos nacionais e internacionais da área de contabilidade e submetidos à publicação em periódicos científicos; (2) Material para apresentação e discussão junto às comunidades acadêmica e de práticos em encontro a ser organizado pelo Núcleo de Estudos em Controladoria Empresarial NECO. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . Integrantes: Octavio Ribeiro de Mendonça Neto - Integrante / Ricardo L. Cardoso - Integrante / José Carlos Tiomatsu Oyadomari - Coordenador / Andson Braga de Aguiar - Integrante / Amaury José Rezende - Integrante / Sérgio Miranda Simâozinho - Integrante. Financiador(es): Instituto Presbiteriano Mackenzie - Mackpesquisa - Cooperação. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Octavio Ribeiro de Mendonca Neto.
      Descrição: Existe consenso de que há uma falta de relevância das contribuições da pesquisa para a prática de controle gerencial das empresas, o que configura um gap de conhecimento. Assim para resolver este problema, alguns autores sugerem que as pesquisas investiguem a criação de conhecimento em práticas de controle gerencial a partir do ambiente dos práticos. Consoante as recomendações de Scapens (2006), Berry et al. (2009), Van Helden et al. (2010) de estudar as práticas do lado da demanda, isto é sob a perspectiva dos práticos, este projeto se propõe a responder a seguinte questão de pesquisa: Quais são as relações existentes entre: Fatores Organizacionais; Construção e Compartilhamento de Conhecimento; Inovação em Práticas de Controle Gerencial e Desempenho Funcional da área de Controladoria?O objetivo geral desta pesquisa é identificar se existem características comuns em termos de Fatores Organizacionais e mecanismos de construção e compartilhamento de conhecimento que favorecem a Inovação das Práticas de Controle Gerencial e, por conseguinte, influenciam o Desempenho Funcional da área de Controladoria. A metodologia envolve pesquisa qualitativa e quantitativa, abrangendo as as seguintes fases: (1)Pesquisa com grupo focal para desenvolver o construto Desempenho Funcional da área de controladoria; (2) Validação do questionário por meio de entrevistas com dois gerentes de controladoria; (3) Realização da pesquisa quantitativa; (4) Discussão dos resultados da pesquisa quantitativa com cerca de 10 gerentes de controladoria para análise qualitativa dos dados consoante Cadez e Guilding (2008. Os resultados da presente pesquisa gerarão os seguintes produtos: (1) Estudos e artigos que serão apresentados e discutidos, em Congressos nacionais e internacionais da área de contabilidade e submetidos à publicação em periódicos científicos; (2) Material para apresentação e discussão junto às comunidades acadêmica e de práticos em encontro a ser organizado pelo Núcleo de Estudos em Con. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . Integrantes: José Carlos Tiomatsu Oyadomari - Coordenador / RICARDO LOPES CARDOSO - Integrante / OCTAVIO RIBEIRO MENDONÇA NETO - Integrante / ANDSON BRAGA DE AGUIAR - Integrante / REZENDE, Amaury José - Integrante / Sérgio de Miranda Simãozinho - Integrante / Ronaldo Gomes Dultra-Lima - Integrante. Financiador(es): Universidade Presbiteriana Mackenzie - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 2
      Membro: Jose Carlos Tiomatsu Oyadomari.
      Descrição: Existe consenso de que há uma falta de relevância das contribuições da pesquisa para a prática de controle gerencial das empresas, o que configura um gap de conhecimento. Assim para resolver este problema, alguns autores sugerem que as pesquisas investiguem a criação de conhecimento em práticas de controle gerencial a partir do ambiente dos práticos. Consoante as recomendações de Scapens (2006), Berry et al. (2009), Van Helden et al. (2010) de estudar as práticas do lado da demanda, isto é sob a perspectiva dos práticos, este projeto se propõe a responder a seguinte questão de pesquisa: Quais são as relações existentes entre: Fatores Organizacionais; Construção e Compartilhamento de Conhecimento; Inovação em Práticas de Controle Gerencial e Desempenho Funcional da área de Controladoria?O objetivo geral desta pesquisa é identificar se existem características comuns em termos de Fatores Organizacionais e mecanismos de construção e compartilhamento de conhecimento que favorecem a Inovação das Práticas de Controle Gerencial e, por conseguinte, influenciam o Desempenho Funcional da área de Controladoria. A metodologia envolve pesquisa qualitativa e quantitativa, abrangendo as as seguintes fases: (1)Pesquisa com grupo focal para desenvolver o construto Desempenho Funcional da área de controladoria; (2) Validação do questionário por meio de entrevistas com dois gerentes de controladoria; (3) Realização da pesquisa quantitativa; (4) Discussão dos resultados da pesquisa quantitativa com cerca de 10 gerentes de controladoria para análise qualitativa dos dados consoante Cadez e Guilding (2008. Os resultados da presente pesquisa gerarão os seguintes produtos: (1) Estudos e artigos que serão apresentados e discutidos, em Congressos nacionais e internacionais da área de contabilidade e submetidos à publicação em periódicos científicos; (2) Material para apresentação e discussão junto às comunidades acadêmica e de práticos em encontro a ser organizado pelo Núcleo de Estudos em Con. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . Integrantes: Andson Braga de Aguiar - Integrante / Amaury José Rezende - Integrante / José Carlos Oyadomari - Coordenador / Ricardo Lopes Cardoso - Integrante / Octávio Ribeiro de Mendonça Neto - Integrante / Sérgio de Rezende Simãozinho - Integrante. Financiador(es): Universidade Presbiteriana Mackenzie - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 2
      Membro: Andson Braga de Aguiar.
      Descrição: Existe consenso de que há uma falta de relevância das contribuições da pesquisa para a prática de controle gerencial das empresas, o que configura um gap de conhecimento. Assim para resolver este problema, alguns autores sugerem que as pesquisas investiguem a criação de conhecimento em práticas de controle gerencial a partir do ambiente dos práticos. Consoante as recomendações de Scapens (2006), Berry et al. (2009), Van Helden et al. (2010) de estudar as práticas do lado da demanda, isto é sob a perspectiva dos práticos, este projeto se propõe a responder a seguinte questão de pesquisa: Quais são as relações existentes entre: Fatores Organizacionais; Construção e Compartilhamento de Conhecimento; Inovação em Práticas de Controle Gerencial e Desempenho Funcional da área de Controladoria?O objetivo geral desta pesquisa é identificar se existem características comuns em termos de Fatores Organizacionais e mecanismos de construção e compartilhamento de conhecimento que favorecem a Inovação das Práticas de Controle Gerencial e, por conseguinte, influenciam o Desempenho Funcional da área de Controladoria. A metodologia envolve pesquisa qualitativa e quantitativa, abrangendo as as seguintes fases: (1)Pesquisa com grupo focal para desenvolver o construto Desempenho Funcional da área de controladoria; (2) Validação do questionário por meio de entrevistas com dois gerentes de controladoria; (3) Realização da pesquisa quantitativa; (4) Discussão dos resultados da pesquisa quantitativa com cerca de 10 gerentes de controladoria para análise qualitativa dos dados consoante Cadez e Guilding (2008. Os resultados da presente pesquisa gerarão os seguintes produtos: (1) Estudos e artigos que serão apresentados e discutidos, em Congressos nacionais e internacionais da área de contabilidade e submetidos à publicação em periódicos científicos; (2) Material para apresentação e discussão junto às comunidades acadêmica e de práticos em encontro a ser organizado pelo Núcleo de Estudos em Con. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . Integrantes: Amaury José Rezende - Coordenador / Andson Braga de Aguiar - Integrante / José Carlos Tiomatsu Oyadomari - Integrante / Octavio Ribeiro Mendonça Neto - Integrante / Ricardo Lopes Cardoso - Integrante. Financiador(es): Universidade Presbiteriana Mackenzie - Auxílio financeiro.
      Membro: Amaury Jose Rezende.
    15. 2009-2015. A profissionalizacao do contador no Brasil
      Descrição: A presente pesquisa é uma contribuição ao estudo do surgimento e evolução da profissão do contador no Brasil. Seu foco principal refere-se ao papel desempenhado pelo profissional de contabilidade nas diferentes fases da formação capitalista brasileira, e sua posição na estrutura social. Para tanto, o que se pretende é realizar uma pesquisa, fundamentada na sociologia das profissões, na sociologia da tradução (ou translação como preferem alguns autores) e na abordagem foucaultiana sobre a construção do saber, com o objetivo de entender como a profissão se institucionalizou e delimitou seu campo de atuação no país. Objetivos da Pesquisa O objetivo geral deste estudo é entender como a profissão contábil se institucionalizou e delimitou seu campo de atuação no Brasil e porque essa institucionalização se deu de determinada forma e não de outra. Os objetivos específicos são os seguintes: a) Discutir os conceitos de profissão e em particular do profissional da contabilidade encontrados na literatura. b) Analisar com base nos conceitos da sociologia das profissões, da sociologia da tradução e da arqueologia do saber, estes últimos desenvolvidos por Foucault, os papéis desempenhados atores humanos e não humanos na institucionalização da profissão, nas várias etapas de implantação e desenvolvimento do capitalismo no país. c) Explicar com base na análise descrita no item anterior como a profissão se institucionalizou e delimitou seu campo de atuação no país. d) Explicar com base na análise descrita no item b acima porque esse processo ocorreu de determinada maneira. e) Sugerir medidas que possam contribuir para o aperfeiçoamento da profissão, dentro de uma perspectiva de esse aperfeiçoamento possa redundar em beneficio para a sociedade como um todo. Justificativas teóricas e práticas O processo de desenvolvimento do capitalismo em suas várias fases provoca constantes alterações na estrutura do mercado de trabalho. Ultimamente as mudanças no mun. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (1) . Integrantes: Octavio Ribeiro de Mendonça Neto - Coordenador / Edson Luiz Riccio - Integrante / Ricardo L. Cardoso - Integrante / José Carlos Tiomatsu Oyadomari - Integrante / Murillo José Torelli - Integrante / Francisco Angelo Antunes - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Instituto Presbiteriano Mackenzie - Auxílio financeiro.
      Membro: Octavio Ribeiro de Mendonca Neto.
      Descrição: A presente pesquisa é uma contribuição ao estudo do surgimento e evolução da profissão do contador no Brasil. Seu foco principal refere-se ao papel desempenhado pelo profissional de contabilidade nas diferentes fases da formação capitalista brasileira, e sua posição na estrutura social. Para tanto, o que se pretende é realizar uma pesquisa, fundamentada na sociologia das profissões, na sociologia da tradução (ou translação como preferem alguns autores) e na abordagem foucaultiana sobre a construção do saber, com o objetivo de entender como a profissão se institucionalizou e delimitou seu campo de atuação no país. Objetivos da Pesquisa O objetivo geral deste estudo é entender como a profissão contábil se institucionalizou e delimitou seu campo de atuação no Brasil e porque essa institucionalização se deu de determinada forma e não de outra. Os objetivos específicos são os seguintes: a) Discutir os conceitos de profissão e em particular do profissional da contabilidade encontrados na literatura. b) Analisar com base nos conceitos da sociologia das profissões, da sociologia da tradução e da arqueologia do saber, estes últimos desenvolvidos por Foucault, os papéis desempenhados atores humanos e não humanos na institucionalização da profissão, nas várias etapas de implantação e desenvolvimento do capitalismo no país. c) Explicar com base na análise descrita no item anterior como a profissão se institucionalizou e delimitou seu campo de atuação no país. d) Explicar com base na análise descrita no item b acima porque esse processo ocorreu de determinada maneira. e) Sugerir medidas que possam contribuir para o aperfeiçoamento da profissão, dentro de uma perspectiva de esse aperfeiçoamento possa redundar em beneficio para a sociedade como um todo. Justificativas teóricas e práticas O processo de desenvolvimento do capitalismo em suas várias fases provoca constantes alterações na estrutura do mercado de trabalho. Ultimamente as mudanças no mun.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (1) . Integrantes: José Carlos Tiomatsu Oyadomari - Integrante / EDSON LUIZ RICCIO - Integrante / Octavio Ribeiro de Mendonça Neto - Coordenador / Ricardo L. Cardoso - Integrante / Murillo José Torelli - Integrante / Francisco Angelo Antunes - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Universidade Presbiteriana Mackenzie - Auxílio financeiro.
      Membro: Jose Carlos Tiomatsu Oyadomari.
    16. 2009-2011. A profissionalizacao do contador no Brasil
      Descrição: A presente pesquisa é uma contribuição ao estudo da profissão do contador no Brasil e foi realizada com o objetivo de entender o processo de institucionalização e de delimitação de seu campo de atuação no país e porque esse processo se deu de determinada forma e não de outra. Seu foco principal é a institucionalização da profissão de contador no Brasil e inclui o papel desempenhado pelo profissional nas diferentes fases da formação capitalista brasileira, bem como a sua posição na estrutura social. Trata-se de um estudo exploratório fundamentado nas concepções sociológicas da sociologia das profissões e da sociologia da tradução e apoiando-se, também, nas idéias de Foucault relacionadas com as práticas discursivas. No âmbito da sociologia das profissões utilizou-se o conceito de Professional Project desenvolvido por Larson (1977) para explicar o processo de institucionalização, enquanto que para explicar a prevalência de determinados paradigmas, utilizou-se o modelo de Callon (1986) que constituiu um dos fundamentos da sociologia da tradução. Ao utilizar múltiplas abordagens da sociologia, o presente estudo segue a linha sugerida, entre outros, por Lewis e Grimes (2007) que propugnam a utilização simultânea de perspectivas teóricas e epistemológicas diferentes no estudo de fenômenos complexos. Os resultados sugerem em termos de Professional Project: 1) a formação do grupo ocupacional assemelhou-se ao que ocorreu na Inglaterra, com uma proliferação de associações independentes, devido não só a aspectos geográficos e culturais, mas também em função de divergências dentro do grupo ocupacional; 2) prestígio, o caso brasileiro está mais próximo do americano, já que está mais baseado na educação formal do que no aprendizado que caracterizou o modelo inglês. Isto teve implicações importantes já que possibilitou à elite, o controle sobre a construção do conhecimento no campo contábil, determinando as problematizações que caracterizaram a construção de seu discurso, no sentido dado a esses termos por Foucault (1971, 2004, 2006b); 3) unidade profissional, jurisdição e registro o caso brasileiro afasta-se tanto do modelo inglês como do americano. No caso brasileiro, tanto a fixação das fronteiras do campo ocupacional, como a criação do CFC, a necessidade de registro e a prerrogativa deste de fiscalizar e regular a atividade profissional (jurisdição) foram objeto de legislação estatal e não de um reconhecimento público, como no caso anglo-americano. Quanto aos paradigmas que predominaram na formação do conhecimento contábil brasileiro, os resultados obtidos sugerem a adoção de início dos conceitos da escola italiana que predominou até meados da década de 50 quando passou à escola americana. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Octavio Ribeiro de Mendonça Neto - Coordenador / Ricardo L. Cardoso - Integrante / Ana Maria Roux Valentim Coelho Cesar - Integrante / Priscila Maria de Lima - Integrante / José Carlos Tiomatsu Oyadomari - Integrante. Financiador(es): Instituto Presbiteriano Mackenzie - Mackpesquisa - Bolsa. Número de produções C, T & A: 5
      Membro: Octavio Ribeiro de Mendonca Neto.
    17. 2007-2014. Entender o desenvolvimento da contabilidade a partir de sua producao cientifica e do uso de seus artefatos nas organizacoes
      Descrição: A preocupação desta pesquisa é entender o desenvolvimento da Contabilidade a partir da produção científica dos pesquisadores da área e da adoção dos resultados dessa produção pelos práticos da profissão. Pretende-se ainda entender os motivos do gap existente entre a pesquisa e a prática contábil analisar de forma crítica os motivos desse gap e sugerir formas de reduzi-lo, na linha proposta por Mithell (2002) e Heck, e Jensen (2007).Nesta primeira fase da pesquisa, analisou-se o desenvolvimento da Contabilidade a partir da produção científica de seus pesquisadores e profissionais tendo como foco a mudança de paradigmas. Num primeiro momento estudou-se, com base na sociologia da tradução desenvolvida por Callon (1986), Law (1986) e Latour (1988), a substituição da influência sobre o pensamento contábil brasileiro da escola italiana pela escola americana e num segundo momento a substituição da abordagem normativa pela abordagem positiva na pesquisa científica contábil brasileira. Nesta fase analisou-se também a interdisciplinaridade com foco na entrada e estabelecimento de um autor, no caso o filósofo francês Michel Foucault, no pensamento contábil, levando em consideração o sistema de relações existentes no campo científico, fundamentado em Bourdieu (1976). Os resultados obtidos revelam que o modelo de análise desenvolvido por Callon (1986) e conhecido por Momentos da Tradução permitiu localizar no tempo a mudança de paradigmas , identificar os principais interessados nela, os métodos de persuasão e alistamento utilizados e a consolidação do processo através da mobilização de aliados, explicando dessa forma as transformações que resultam na tradução de uma idéia em um fato socialmente aceito. No caso da análise da interdisciplinaridade, os resultados obtidos, a noção de campo científicopermitiu compreender como um autor, no caso Foucault, entra em um campo do conhecimento e porquê. Sob a perspectiva bibliométrica, os resultados revelaram uma influência signi. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . Integrantes: Octavio Ribeiro de Mendonça Neto - Coordenador / Ricardo L. Cardoso - Integrante / Priscila Maria de Lima - Integrante / José Carlos Tiomatsu Oyadomari - Integrante / Márcia Regina de Oliveira - Integrante. Número de produções C, T & A: 11
      Membro: Octavio Ribeiro de Mendonca Neto.
      Descrição: A preocupação desta pesquisa é entender o desenvolvimento da Contabilidade a partir da produção científica dos pesquisadores da área e da adoção dos resultados dessa produção pelos práticos da profissão. Pretende-se ainda entender os motivos do gap existente entre a pesquisa e a prática contábil analisar de forma crítica os motivos desse gap e sugerir formas de reduzi-lo, na linha proposta por Mithell (2002) e Heck, e Jensen (2007).Nesta primeira fase da pesquisa, analisou-se o desenvolvimento da Contabilidade a partir da produção científica de seus pesquisadores e profissionais tendo como foco a mudança de paradigmas. Num primeiro momento estudou-se, com base na sociologia da tradução desenvolvida por Callon (1986), Law (1986) e Latour (1988), a substituição da influência sobre o pensamento contábil brasileiro da escola italiana pela escola americana e num segundo momento a substituição da abordagem normativa pela abordagem positiva na pesquisa científica contábil brasileira. Nesta fase analisou-se também a interdisciplinaridade com foco na entrada e estabelecimento de um autor, no caso o filósofo francês Michel Foucault, no pensamento contábil, levando em consideração o sistema de relações existentes no campo científico, fundamentado em Bourdieu (1976). Os resultados obtidos revelam que o modelo de análise desenvolvido por Callon (1986) e conhecido por Momentos da Tradução permitiu localizar no tempo a mudança de paradigmas , identificar os principais interessados nela, os métodos de persuasão e alistamento utilizados e a consolidação do processo através da mobilização de aliados, explicando dessa forma as transformações que resultam na tradução de uma idéia em um fato socialmente aceito. No caso da análise da interdisciplinaridade, os resultados obtidos, a noção de campo científicopermitiu compreender como um autor, no caso Foucault, entra em um campo do conhecimento e porquê. Sob a perspectiva bibliométrica, os resultados revelaram uma influência signi.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . Integrantes: José Carlos Tiomatsu Oyadomari - Integrante / PRISCILA MARIA DE LIMA - Integrante / Octavio Ribeiro de Mendonça Neto - Coordenador / Ricardo L. Cardoso - Integrante / Márcia Regina de Oliveira - Integrante.
      Membro: Jose Carlos Tiomatsu Oyadomari.
    18. 2007-2009. A contabilidade como instrumento de exercicio do poder nas organizacoes e na sociedade
      Descrição: A preocupação deste projeto de pesquisa é mostrar que além do duplo papel de controle e disclosure que exerce com a intenção de tornar mais transparente e eficiente a atividade econômica e social, a Contabilidade também tem sido utilizada como um instrumento eficaz de exercício do poder na sociedade e nas organizações. Essa pesquisa segue a linha crítica desenvolvida inicialmente por Hopwood (1976 e 1987), Miller (1994) e Belkaoui (1981,1996 e 1997) que consideram a Contabilidade uma prática social e questionam seu caráter neutro. Quanto à relação entre a Contabilidade e o exercício do poder, essa pesquisa se fundamenta nas idéias de Foucault (1967, 1975 e 2001). Nesse sentido, a Contabilidade pode funcionar como um poderoso instrumento de vigilância e controle no conceito panóptico do termo elaborado pelo autor, que caracteriza a sociedade contemporânea como uma sociedade disciplinar, onde o poder é exercido por uma contínua supervisão sobre o individuo. Essa supervisão possibilita o controle, a punição, compensação e correção, do indivíduo, ou seja sua moldagem e transformação em conformidade com certas normas. Trata-se de uma pesquisa do tipo exploratória e descritiva que utilizará a metodologia qualitativa e quantitativa para conhecer a percepção dos gestores sobre a finalidade da utilização dos artefatos da Contabilidade no interior as organizações. Também será realizada uma pesquisa historiográfica para evidenciar o uso da Contabilidade como instrumento de exercício de poder sobre a sociedade. Nessa primeira fase da pesquisa estudo-se a utilização da Contabilidade como instrumento de exercício do poder por regimes políticos totalitários e os resultados obtidos sugerem que a prática contábil não é neutra e tem consequencias sociais, algumas vezes terríveis, como no caso de sua contribuição para a perpetração do holocausto. Em uma segunda fase, já iniciada, a presente pesquisa passa e estudar a utilização da Contabilidade como instrumento de exercício de poder. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Octavio Ribeiro de Mendonça Neto - Coordenador / Ricardo L. Cardoso - Integrante / José Carlos Tiomatsu Oyadomari - Integrante. Número de produções C, T & A: 5
      Membro: Octavio Ribeiro de Mendonca Neto.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (86)
      1. I Fórum de Aprendizagem Transformadora e Planejamento Pedagógico. 2020. (Simpósio).
      2. XI Encontro Mackenzie de Controladoria e Finanças 2 0 2 0.INTERVENTIONIST RESEARCH IN MANAGEMENT ACCOUNTING: LESSONS LEARNT FROM THE FIELD. 2020. (Encontro).
      3. XX-USP International Conference in Accounting. 2020. (Congresso).
      4. Workshop controladoria:O papel da Controladoria no Planejamento Estratégico e Gestão de Processos. 2019. (Encontro).
      5. XV Semana de Preparação Pedagógica. 2019. (Encontro).
      6. XV Semana de Preparação Pedagógica. 2019. (Encontro).
      7. XV Semana de Preparação Pedagógica. 2019. (Encontro).
      8. 15 CONTECSI. Uma análise da contribuição dos mestrados profissionais no desenvolvimento de tecnologias de contabilidade e gestão no Brasil. 2018. (Congresso).
      9. EMPRAD 2018.GESTÃO DE PME?S: PROPOSTA DE MÉTODO PARA IMPLEMENTAÇÃO DE SOFTWARE ERP EM UMA INDÚSTRIA BRASILEIRA ATUANDO EM PORTUGAL. 2018. (Encontro).
      10. VI Simposio de Investigación Contable - Region Caribe y IV Encuentro Internacional de Investigadores . Contablesles.Pesquisa Intervencionista. 2018. (Simpósio).
      11. XIII SPS - Mackenzie- Dimensões Pedagógicas. 2018. (Seminário).
      12. XIII- SPS - Mackenzie- Educação e Novas Linguagens. 2018. (Seminário).
      13. XIII SPS - Mackenzie- Ensino e Pesquisa. 2018. (Seminário).
      14. XIII SPS - Mackenzie- Preparação do Aluno. 2018. (Seminário).
      15. XIV Semana de Preparação Pedagógica-Ensino online. 2018. (Encontro).
      16. XIV Semana de Preparação Pedagógica-Protagonismo. 2018. (Encontro).
      17. XIV-Semana de Preparação Pedagógica-Quem sou eu - Professor do. 2018. (Encontro).
      18. XXI SemeAd.GESTÃO DE PME?S: PROPOSTA DE MÉTODO PARA IMPLEMENTAÇÃO DE SOFTWARE ERP EM UMA INDÚSTRIA BRASILEIRA ATUANDO EM PORTUGAL. 2018. (Seminário).
      19. International Conference on Interventionist Research in Accounting and Business.. Pesquisa Intervencionista no Brasil. 2017. (Congresso).
      20. Semana de Ciência e Tecnologia.Introdução à Pesquisa Intervencionista. 2017. (Seminário).
      21. XI DEncontro Nacional da Mulher Contabilista e XVI Convenção de Contabilidade do Rio Grande do Sul. 2017. (Encontro).
      22. XI Encontro Nacional da Mulher Contabilista e XVI Convenção de Contatabilidade do RG Sul. 2017. (Encontro).
      23. XII SPS - Mackenzie-Avaliação de Desempenho. 2017. (Seminário).
      24. XII SPS - Mackenzie- ENADE. 2017. (Seminário).
      25. XII SPS - Mackenzie- Ensino Aprendizagem. 2017. (Seminário).
      26. XII SPS - Mackenzie- Gestão Acadêmica. 2017. (Seminário).
      27. XII SPS - Mackenzie- Grécia Antiga. 2017. (Seminário).
      28. XI SPS - Mackenzie- A reforma protestante. 2017. (Seminário).
      29. XI SPS - Mackenzie- Ciência básica e aplicada. 2017. (Seminário).
      30. XI SPS - Mackenzie- Fomento externo para projetos. 2017. (Oficina).
      31. XI SPS - Mackenzie- Interdisciplinaridade. 2017. (Seminário).
      32. XX SEMEAD. REFLEXÕES SOBRE O PAPEL DOS MESTRADOS PROFISSIONAIS NA CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS DE ENSINO E PESQUISA. 2017. (Congresso).
      33. 20.º Congresso Brasileiro de Contabilidade. 2016. (Congresso).
      34. Conferência Internacional - F de Economia -Universidade de Coimbra.A institucionalização da profissão de contabilista no Brasil. 2016. (Simpósio).
      35. IX Semana de Ciência e Tecnologia - UPM.O papel dos mestrados profissionais no Desenvolvimento de Tecnologias de Contabilidade e Gestão. 2016. (Seminário).
      36. IX Semana de Ciência e Tecnologia - UPM. 2016. (Simpósio).
      37. IX Semana de Preparação Pedagógica. 2016. (Encontro).
      38. Workshop Supply Chain Cost Management and Performance Measurement. 2016. (Simpósio).
      39. 38 th - European Accounting Association Annual Congress. 2015. (Congresso).
      40. 6 th International Women and Business Conference. 2015. (Congresso).
      41. Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2015. A contribuição dos mestrados profissionais no desenvolvimento de tecnologias de contabilidade e gestão no Brasil. 2015. (Congresso).
      42. VIII Semana de Preparação Pedagógica. 2015. (Encontro).
      43. 2nd. International Conference on Critical Issues in Business and Economics. A critical Analysis of Public Polices for Poverty Reduction: Hits and Misses in the Brazilian Case. 2014. (Congresso).
      44. 2nd International Conference on Critical Issues in Business and Economics. Education as a Matter of Living Better: Some Reflections from Brazil. 2014. (Congresso).
      45. VII Congresso de Custos del Mercosur e II Congresso Latino Americano de Custos. Controle orçamentário como instrumento de poder: estudo de caso em uma empresa de transmissão e distribuição de energia. 2014. (Congresso).
      46. VII Congresso de Custos del Mercosur e II Congresso Latino Americano de Custos. Implantação de um sistema de informações gerenciais numa empresa da área da saúde, com reduzida estrutura. 2014. (Congresso).
      47. XXXVIII Encontro da ANPAD - EnANPAD 2014.Quem é o autor? Alguns questionamentos sobre a atribuição de autoria nos textos científicos no campo das ciências contábeis no Brasil.. 2014. (Encontro).
      48. 36 Annual Congress - European Accounting Association. 2013. (Congresso).
      49. III Jornada de Estudos sobre o Ensino de Administração. 2013. (Simpósio).
      50. XVI Congresso Metodista, o XV Seminário de Extensão da Metodista e o X Seminário PIBIC/UMESP de Pesquisa. 2013. (Congresso).
      51. XXXVII EnANPAD.Controle edesvios de comportamento (misbehaviour) na atividade acadêmica: um ensaio sobre resitência. 2013. (Encontro).
      52. 35th European Accounting Association Annual Congress. The process of institucionalization and consolidation of accounting profession on Brazil: an analysis based on Lrason's concept of Professional Project. 2012. (Congresso).
      53. III Encontro Mackenzie de Controladoria.Pesquisa Científica aplicada à prática empresarial - MODERADOR. 2012. (Encontro).
      54. International Development. 2012. (Outra).
      55. Semana Nacional da Ciência e Tecnologia - Universidade Presbiteriana Mackenzie.A profissionalização do contador no Brasil. 2012. (Seminário).
      56. Universidade Contemporânea. 2012. (Outra).
      57. XXXVI - EnANPAD.Dispositivos de controle, vigilância e dressage: a domesticação do trabalho docente. 2012. (Encontro).
      58. 34 European Accounting Association Annual Congress. 2011. (Congresso).
      59. Modav Muhasebe Dusunce Kampi III.Accountant's professionalization in Brazil: an analysis based on Larson's concept of Professional Project. 2011. (Encontro).
      60. V Congresso da ANPCONT. Ninguém aprende samba no colégio - a contribuição da prática para a formação do conhecimento contábil. 2011. (Congresso).
      61. XXXV Enanpad. Conduta ética dos pesquisadores em contabilidade: diferenças entre a crença e a práxis segundo a visão foucaultiana. 2011. (Congresso).
      62. 33 European Accounting Association Annual Congress. The journals of higher impact on accounting research in Brazil and USA: a comparative analysis based on doctoral theses citations. 2010. (Congresso).
      63. First Critical Accounting Society Symposium.MCS dysfunctional use can be explained by personal values? an exploratory study. 2010. (Simpósio).
      64. II Encontro de Coordenadores de Mestrados Profissionais. 2010. (Encontro).
      65. Semana Nacional da Ciência e Tecnologia.Os periódicos de maior impacto na pesquisa contábil brasileira e norte-americanaa; uma anaálise bibliométrica comparativa baseada nas citações em teses de doutorado. 2010. (Encontro).
      66. XVII Congresso Brasileiro de Custos. Inadimplência de lojistas no setor de shopping centers: um estudo do custo total de ocupação baseado na análise de sobrevida. 2010. (Congresso).
      67. 32 st Annual Congress - European Accounting Association. The use of Positive and Normatives Approaches in Brazil and United States Research. 2009. (Congresso).
      68. 9° Congresso USP de Controladoria e Contabilidade. Efeitos do usodo sistema de controle gerencial no desempenho. 2009. (Congresso).
      69. XVI Congresso Brasileiro de Custos. XVI Congresso Brasileiro de Custos. 2009. (Congresso).
      70. XXXIII Encontro do ANPAD.Paradigmas de pesquisa contábil no Brasil e Estados Unidos: uma análise comparativa baseada nos artigos publicados pela The Accounting Review e pela Revista de Contabilidade e Finanças - 1989 a 2008. 2009. (Encontro).
      71. 31st Annual Congress - European Accounting Association. Accounting and ideology - The use of accounting as a tool to exercise power and the perpetuation of totalitariam political regimes: an analysis. 2008. (Congresso).
      72. 5º Congresso Internacional de Gestão da Tecnologia e Sistema de Informação. As entidades de PD e os sistemas de acompanhamento estratégico: uma análise das metodologias utilizadas. 2008. (Congresso).
      73. XV Congresso Brasileiro de Custos. Adoção de artefatos de contabilidade gerencial e práticas de relaçõescom investidores nas empresas que abriram capital no período de 2004 a 2007: um estudo sob a ótica da Teoria Neo-Institucional. 2008. (Congresso).
      74. XV Congresso Brasileiro de Custos. Competências do profissional de controladoria: uma análise feita pelos profissionais. 2008. (Congresso).
      75. XXXII ENANPAD. A contabilidade a Serviço do Nazismo: Uma Análise da Utilização da Contabilidade como Instrumento de Exercício de Poder. 2008. (Congresso).
      76. XXXI ENANPAD. Mudança de Paradigma na Contabilidade Brasileira: uma explicação fundamentada na sociologia da tradução. 2007. (Congresso).
      77. XXX ENANPAD.Paradigmas de Pesquisa em Contabilidade no Brasil - ENANPAD: 1981 - 2005. 2006. (Encontro).
      78. 7º Congresso de Produção Científica da UMESP. O Mercado de Derivativos Financeiros. 2004. (Congresso).
      79. XXVIII ENANPAD.Estudo sobre as Publicações Científicas em Contabilidade. 2004. (Encontro).
      80. 5º Seminário de Extensão.A Metodologia do VAR e o Gerenciamento do Risco. 2003. (Seminário).
      81. VI SEMEAD.Uma Proposta para Avaliação do Risco de Liquidez de Mercado. 2003. (Encontro).
      82. XXVII - ENANPAD.A Evolução Recente da Transparência dos Fatores de Risco nas Informações Contábeis - Uma Análise de Empresas Brasileiras de Telecomunicações. 2003. (Encontro).
      83. 2º Seminário USP de Contabilidade.Os Fatores de Risco e a Transparência das Inf. Contábeis. 2002. (Seminário).
      84. 6º Congresso de Produção Científica.A Transparência das Informações Financeiras. 2002. (Seminário).
      85. VIII Congresso Brasileiro de Custos. O Processo de Gestão Integrada de Riscos. 2001. (Congresso).
      86. XXV Enanpad.Gestão Integrada de Riscos para Empresa não Financeira. 2001. (Encontro).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (1)
      1. MENDONÇA NETO, O. R.. Workshop controladoria: O papel da Controladoria no Planejamento Estratégico e Gestão de Processos. 2019. (Congresso).. . 0.

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (34)
      • Octavio Ribeiro de Mendonça Neto ⇔ José Carlos Tiomatsu Oyadomari (47.0)
        1. RODRIGUES, M. A. ; Oyadomari, Jose Carlos Tiomatsu ; NISIYAMA, E. K. ; MENDONÇA NETO, O. R. ; DULTRA-DE-LIMA, RONALDO GOMES. DESEMPENHO DE VENDAS E O USO DOS RELATÓRIOS GERENCIAIS: UM ESTUDO COM VENDEDORES DE UMA REDE VAREJISTA. Contexto (UFRGS). v. 20, p. 30-44, issn: 2175-8751, 2020.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. MENDONÇA NETO, O. R.; VIEIRA, A. M. ; OYADOMARI, J. C. T.. Notas Sobre o Rigor-Relevance Gap no Contexto do Mestrado Profissional. ADMINISTRAÇÃO: ENSINO E PESQUISA (RAEP). v. 20, p. 1, issn: 2358-0917, 2019.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        3. Oyadomari, José Carlos Tiomatsu; VIANA, PAULO HENRIQUE LOPES ; DULTRA-DE-LIMA, RONALDO GOMES ; MENDONÇA NETO, OCTAVIO RIBEIRO DE ; Nisiyama, Edelcio Koitiro. O impacto do uso de relatórios gerenciais na eficácia das decisões: um estudo com gerentes de uma rede de supermercado. ENFOQUE: REFLEXÃO CONTÁBIL (IMPRESSO). v. 38, p. 37-55, issn: 1984-882X, 2019.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        4. Oyadomari, José Carlos Tiomatsu; AFONSO, P. ; DULTRA-DE-LIMA,R.G. ; MENDONÇA NETO, O. R. ; Righetti, M.C.G.. Flexible budgeting influence on organizational inertia and flexibility. THE INTERNATIONAL JOURNAL OF PRODUCTIVITY AND PERFORMANCE MANAGEMENT. v. 67, p. 1640-1656, issn: 1741-0401, 2018.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        5. RIGHETTI, M. C. G. ; CARDOSO, R. L. ; OYADOMARI, J. C. T. ; MENDONÇA NETO, O.R.. Relação entre Reservas Orçamentárias e Orientação de Valor Social. Revista da Faculdade de Administração e Economia - ReFAE. v. 9, p. 117, issn: 2176-9583, 2018.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        6. OYADOMARI, JOSÉ CARLOS TIOMATSU ; SILVA, RENATO MONTEIRO DA ; MENDONÇA NETO, OCTÁVIO RIBEIRO DE ; DIEHL, CARLOS ALBERTO. An exploratory model of interventionist research to calculate costs and prices in small Brazilian manufacturers, combining training and intervention phases. Journal of Entrepreneurship in Emerging Economies. v. 9, p. 315-332, issn: 2053-4604, 2017.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        7. LAMBIASI, EDUARDO ; Oyadomari, José Carlos Tiomatsu ; ALVES, ADRIANO BERTOLDO ; MENDONÇA NETO, OCTAVIO RIBEIRO DE ; PAGANO, LEONARDO. IMPLANTAÇÃO DE TÉCNICAS DE GESTÃO FINANCEIRA EM PEQUENA EMPRESA: UMA ABORDAGEM INTERVENCIONISTA. Práticas em Contabilidade e Gestão. v. 5, p. 128-148, issn: 2319-0485, 2017.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        8. OYADOMARI, José Carlos T. ; CARDOSO, Ricardo Lopes ; MENDONÇA NETO, O. R. ; ANTUNES, Maria Thereza Pompa ; AGUIAR, A. B. de. CRIAÇÃO DE CONHECIMENTO EM PRÁTICAS DE CONTROLE GERENCIAL: ANÁLISE DOS ESTUDOS INTERNACIONAIS. Advances in Scientific and Applied Accounting. v. 6, p. 4-30, issn: 1983-8611, 2013.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        9. OYADOMARI, J.C.T.; ASSIS, W. A. ; SIMAOZINHO, S. M. ; MENDONÇA NETO, O.R. ; DULTRA-DE-LIMA,R.G.. Pesquisa intervencionista: análise dos estudos empíricos internacionais em Gestão Estratégica de Custos. Enfoque: Reflexão Contábil (Impresso). v. 31, p. 63-74, issn: 1984-882X, 2012.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        10. MENDONÇA NETO, O. R.; CARDOSO, R. L. ; OYADOMARI, J. C. T.. A Profissionalização do Contador no Brasil. Base (São Leopoldo. Online). v. 9, p. 394-406, issn: 1807-054X, 2012.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        11. OYADOMARI, J. C. T. ; FREZATTI, Fábio ; MENDONÇA NETO, O. R. ; CARDOSO, R. L. ; BIDO, Diogenes de Souza. Uso do sistema de controle gerencial e desempenho : um estudo em empresas brasileiras sob a perspectiva da resources -based view. REAd. Revista Eletrônica de Administração (Porto Alegre. Online). v. 69, p. 298-329, issn: 1413-2311, 2011.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        12. MENDONÇA NETO, O. R.; CARDOSO, R. L. ; OYADOMARI, J. C. T.. Os periódicos de maior impacto na pesquisa contábil brasileira e norte-americana: uma analise comparativa baseada nas citações em teses de doutorado. Perspectivas em Ciência da Informação (Impresso). v. 16, p. 93-115, issn: 1981-5344, 2011.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        13. MENDONCA NETO, O. R. ; ANTUNES, Maria Thereza Pompa ; OYADOMARI, J.C.T. ; RICCIO, E. L.. Ninguém aprende samba no colégio - a contribuição da prática para a formação do conhecimento contábil. Advances in Scientific and Applied Accounting. v. 4, p. 184-200, issn: 1983-8611, 2011.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        14. ANTUNES, Maria Thereza Pompa; MENDONCA NETO, O. R. ; OYADOMARI, José Carlos T. ; OKIMURA, Rodrigo T.. Conduta ética dos pesquisadores em contabilidade: diferenças entre a crença e a práxis. Revista Contabilidade & Finanças (Online). v. 22, p. 319-337, issn: 1808-057X, 2011.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        15. CARDOSO, R. L. ; MENDONÇA NETO, O. R. ; OYADOMARI, J. C. T. ; CORREIA, A. C. A.. A Ilusão Monetária e a Informação Contábil e Financeira. Revista Universo Contábil. v. 6, p. 47-60, issn: 1809-3337, 2010.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        16. CARDOSO, R. L. ; MENDONÇA NETO, O. R. ; OYADOMARI, J. C. T.. Os Estudos internacionais de competências e os conhecimentos , habilidades e atitudes do contador gerencial brasileiro: análises e reflexôes. BBR. Brazilian Business Review (Edição em português. Online). v. 7, p. 91-113, issn: 1807-734X, 2010.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        17. Neto, Octavio R. de Mendonca ; Cardoso, Ricardo Lopes ; OYADOMARI, J.C.T. ; Riccio, Edson Luiz. The use of positive and normative approaches in Brazil and US accounting research: a comparative analysis based on the papers published in The Accounting Review and the Revista de Contabilidade. International Journal of Economics and Accounting (Print). v. 1, p. 316-330, issn: 2041-868X, 2010.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        18. CARDOSO, R.L. ; Riccio, Edson Luiz ; Neto, Octavio R. de Mendonca ; OYADOMARI, J.C.T.. Entendendo e Explorando as Competências do Contador Gerencial: Uma análise feita pelos profissionais. Advances in Scientific and Applied Accounting. v. 3, p. 353-371, issn: 1983-8611, 2010.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        19. MENDONÇA NETO, O. R.; CARDOSO, R. L. ; OYADOMARI, J. C. T. ; SILVA, D. da. O Processo Decisório em Ambientes Contábeis: uma aplicação da teoria dos modelos mentais probabilísticos. Contabilidade Vista & Revista. v. 20, p. 109-130, issn: 0103-734X, 2009.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        20. MENDONCA NETO, O. R. ; ANTUNES, Maria Thereza Pompa ; OYADOMARI, J.C.T. ; CARDOSO, Ricardo Lopes ; DE LIMA. Priscila M.. A contribuição da Universidade Presbiteriana Mackenzie na formação do pensamento contábil brasileiro. Revista de Contabilidade da UFBA. v. 3, p. 17-32, issn: 1984-3704, 2009.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        21. Oyadomari ; Cardoso, Ricardo ; de Mendonça Neto, Octavio Ribeiro ; FREZATTI, F.. Análise dos Fatores que favorecem a Institucionalização da Value Based Management (VBM) à luz dos argumentos de teóricos da vertente New Institutional Sociology (NIS )*.. Revista Universo Contábil (Online). v. 4, p. 6-21, issn: 1809-3337, 2008.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        22. OYADOMARI, J. C. ; CARDOSO, R. L. ; MENDONCA NETO, O. R. ; LIMA, M. P.. Fatores que influenciam a adoção de artefatos de controle gerencial nas empresas brasileiras: um estudo exploratório sob a ótica da teoria institucional. Revista de Contabilidade e Organizações. v. 2, p. 55-69, issn: 1982-6486, 2008.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        23. OYADOMARI, J. C. ; MENDONÇA NETO, O. R. ; CARDOSO, R. L.. Influências da Positive Accounting nos Programas de Mestrado em Contabilidade: uma análise bibliométrica da produção acadêmica de 2002 a 2005. BBR. Brazilian Business Review (Edição em português. Online). v. 4, p. 158-170, issn: 1808-2386, 2007.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        24. Frare, E. ; Cardoso, Ricardo Lopes ; Oyadomari, Jose Carlos Tiomatsu ; MENDONÇA NETO, O.R.. Indicadores de desempenho em instituições de ciência, tecnologia e inovação: estudo de caso do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron. RAP. Revista Brasileira de Administração Pública. v. 48, p. 1229-1252, issn: 0034-7612, 0.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        25. ROTTA, C. J. ; Oyadomari, José Carlos Tiomatsu ; AGUIAR, A. B. ; MENDONÇA NETO, O. R.. Orientação de valor social influencia a decisão de prazo de pagamento a fornecedores? Um estudo experimental. Em: XX USP - INTERNATIONAL CONFERENCE IN ACCOUNTING, 2020.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        26. OLIVEIRA JUNIOR, P. J. ; Oyadomari, José Carlos Tiomatsu ; AGUIAR, A. B. ; MENDONÇA NETO, O. R. ; DULTRA-DE-LIMA,R.G.. Relacionamentos entre remuneração, motivação e desempenho individual. Em: XX USP - INTERNATIONAL CONFERENCE IN ACCOUNTING, 2020.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        27. Oyadomari, José Carlos Tiomatsu; MENDONÇA NETO, O. R. ; DULTRA-DE-LIMA,R.G. ; AGUIAR, A. B. de. The impact of leading indicators on performance anxiety. Em: XX USP - INTERNATIONAL CONFERENCE IN ACCOUNTING, 2020.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        28. Oyadomari, Jose Carlos Tiomatsu; MENDONÇA NETO, O. R. ; DULTRA-DE-LIMA,R.G. ; AGUIAR, A. B.. The impact of leading indicators on performance anxiety. Em: 7th Reward management conference - RMC-2019, 2019.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        29. DULTRA-DE-LIMA,R.G. ; Oyadomari, Jose Carlos Tiomatsu ; MENDONÇA NETO, O. R. ; CHEN, Yen-Tsang. Capabilities and Performance: The role of Operational Capabilities, Absorptive Capacity, and Cost Controls. Em: European Academy of Management - 2019 (EURAM-2019), v. único, p. 1-40, 2019.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        30. DULTRA-DE-LIMA, RONALDO GOMES ; CHEN, Yen-Tsang ; Oyadomari, Jose Carlos Tiomatsu ; MENDONÇA NETO, O. R.. Operational capabilities and business performance: the role of absorptive capacity and management practice. Em: The 26 th EurOMA Conference, 2019.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        31. LIMA, R. G. D. ; Oyadomari, Jose Carlos Tiomatsu ; MENDONÇA NETO, OCTÁVIO RIBEIRO DE ; YEN-TSANG, CHEN. OPERATIONAL CAPABILITIES AND MARKET PERFORMANCE: EVALUATION UNDER THE ABSORPTIVE CAPACITY AND MANAGEMENT PROCESSES. Em: 9 th conference on performance measurement and management control, 2017.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        32. OYADOMARI, J. C. T. ; AFONSO, P. S. L. P. ; LIMA, R. G. D. ; RIGUETTI, M. C. G. ; MENDONÇA NETO, O.R.. Management Control Systems in Hybrid Organizational Contexts: A Case Study on The Role of Management Control Systems Packages in a Parent-Subsidiary Relationship. Em: Manufacturing Accounting Research Conference 2016, p. .-, 2016.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        33. SILVA, R. M. ; OYADOMARI, J. C. T. ; MENDONÇA NETO, O. R. ; DIEHL, C. A.. An exploratory model of interventionist research on small manufacturies. Em: MAR 2014 - MANUFACTURING ACCOUNTING RESEARCH CONFERENCE, 2014.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        34. OYADOMARI, J. C. T. ; SILVA, P. L. ; MENDONÇA NETO, O. R. ; RICCIO, E. L.. Pesquisa intervencionista: um ensaio sobre as oportunidades para pesquisa brasileira em contabilidade gerencial. Em: V Congresso ANPCONT, v. 1, 2011.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        35. ANTUNES, Maria Thereza Pompa; MENDONCA NETO, O. R. ; OYADOMARI, J.C.T. ; OKIMURA, Rodrigo T.. Ethics in research: theory and practice as perceived by Brazilian? accounting academics. Em: 34th European Accounting Association Annual Congress, v. 1, p. 320-320, 2011.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        36. OYADOMARI, J.C.T.; ASSIS, W. A. ; SIMAOZINHO, S. M. ; MENDONÇA NETO, O.R. ; DULTRA-LIMA, R. G.. Pesquisa intervencionista: análise dos estudos empíricos internacionais em Gestão Éstratégica de Custos. Em: XII Congresso Internacional de Costos, 2011.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        37. CARDOSO, R. L. ; MENDONÇA NETO, O. R. ; OYADOMARI, J. C. T.. As competências do contador brasileiro : alguns dados e considerações com o estudo da IAESB/IFAC. Em: 7 CONTECSI - International Conference on Information Systems and Technology Management, 2010.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        38. CARDOSO, R.L. ; Oyadomari, Jose Carlos Tiomatsu ; Neto, Octavio R. de Mendonca. Os estudos internacionais de competência : uma comparação com o profissional de controladoria brasileiro. Em: XVII Congresso Brasileiro de Custos, 2010.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        39. MENDONÇA NETO, O. R.; CARDOSO, R. L. ; OYADOMARI, J. C. T.. The journals of higher impact on accounting reserach in Brazil and USA: a comparative analysis based on doctoral theses citations. Em: 33th European Accounting Association Anual Congress, 2010.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        40. MENDONÇA NETO, O. R.; OYADOMARI, J. C. T. ; CARDOSO, R. L.. A Profissionalização do Contador no Brasil. Em: XXXIV - ENANPAD - Encontro da Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Administração, 2010.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        41. OYADOMARI, J. C. ; BIDO, Diogenes de Souza ; MENDONÇA NETO, O. R. ; CARDOSO, R. L.. Efeitos do uso do sistema de controle gerencial no desempenho. Em: 9° C6ngresso USP de Controladoria e Contabilidade, 2009.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        42. OYADOMARI, J. C. ; MENDONÇA NETO, O. R. ; CARDOSO, R. L. ; LIMA, M. P.. Fatores que influenciam a adoção de artefatos de controle gerencial nas empresas brasileiras: Um estudo exploratório sob a ótica da teoria neo-institucional. Em: 8o. CONGRESSO USP DE CONTROLADORIA E CONTABILIDADE, 2008.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        43. OYADOMARI, J. C. ; Ferreira, K. P. ; VICENTE, H. C. ; MENDONÇA NETO, O. R.. Adoção de artefatos de contabilidade gerencial e práticas de relações com investidores nas empresas que abriram capital no período de 2004 a 2007: um estudo sob a ótica da Teoria Neo-Institucional. Em: XV Congresso Brasileiro de Custos, 2008.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        44. CARDOSO, R. L. ; MENDONÇA NETO, O. R. ; OYADOMARI, J. C.. Competências do Profissional de Controladoria: Uma análise feita pelos profissionais. Em: XV Congresso Brasileiro de Custos, 2008.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        45. OYADOMARI, J. C. T. ; MEDONCA, O. R. ; CARDOSO, R. L. ; JUNQUEIRA, Emanuel. A Institucionalização da VBM, Valued Based Mangement como Prática de Contabilidade Gerencial: Uma Análise à Luz da NIS, New Institutional Sociology. Em: 7o. CONGRESSO USP DE CONTROLADORIA E CONTABILIDADE, 2007.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        46. OYADOMARI, J.C.T. ; IMONIANA, Joshua O. ; PEDRIQUE, A. ; MENDONCA NETO, O. R. ; ANTUNES, Maria Thereza Pompa. Use of management control and decisions in Brazilian healthcare organizations: an exploratory study. Em: 34th European Accounting Association Annual Congress, 2011, Roma. Programme and Collected Abstracts of the 34th European Accounting Association Annual Congress. Roma: European Accounting Association, v. 1, p. 436-436, 2011.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        47. MENDONÇA NETO, OCTAVIO RIBEIRO ; Oyadomari, Jose Carlos Tiomatsu ; DULTRA-DE-LIMA, RONALDO GOMES ; CUNHA, D. V. ; PORTES, M. V. M. ; SEVERIANO, D. A. ; CAULADA, G. S. ; SILVA, G. A. S.. DESENVOLVIMENTO DE FERRAMENTAS GERENCIAIS DE AUTODIAGNOSTICO. A RELAÇÃO ENTRE USO E APRENDIZAGEM COM UMA ABORDAGEM PRÁTICA FUNDAMENTADA NA ENGAGED SCHOLARSHIP. 2019. Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento de material didático ou instrucional
          [ busca Google | busca Bing ]

      • Octavio Ribeiro de Mendonça Neto ⇔ Ricardo Lopes Cardoso (39.0)
        1. OYADOMARI, José Carlos T. ; CARDOSO, Ricardo Lopes ; MENDONÇA NETO, O. R. ; ANTUNES, Maria Thereza Pompa ; AGUIAR, A. B. de. CRIAÇÃO DE CONHECIMENTO EM PRÁTICAS DE CONTROLE GERENCIAL: ANÁLISE DOS ESTUDOS INTERNACIONAIS. Advances in Scientific and Applied Accounting. v. 6, p. 4-30, issn: 1983-8611, 2013.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. FERREIRA, J. S. ; CARDOSO, R. L. ; MENDONÇA NETO, O. R.. Processo de tomada de decisão e seus desdobramentos na pesquisa contábil internacional. Revista Contemporânea de Contabilidade - RCC. v. 10, p. 141-156, issn: 2175-8069, 2013.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        3. MENDONÇA NETO, O. R.; CARDOSO, R. L. ; OYADOMARI, J. C. T.. A Profissionalização do Contador no Brasil. Base (São Leopoldo. Online). v. 9, p. 394-406, issn: 1807-054X, 2012.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        4. OYADOMARI, J. C. T. ; FREZATTI, Fábio ; MENDONÇA NETO, O. R. ; CARDOSO, R. L. ; BIDO, Diogenes de Souza. Uso do sistema de controle gerencial e desempenho : um estudo em empresas brasileiras sob a perspectiva da resources -based view. REAd. Revista Eletrônica de Administração (Porto Alegre. Online). v. 69, p. 298-329, issn: 1413-2311, 2011.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        5. MENDONÇA NETO, O. R.; CARDOSO, R. L. ; OYADOMARI, J. C. T.. Os periódicos de maior impacto na pesquisa contábil brasileira e norte-americana: uma analise comparativa baseada nas citações em teses de doutorado. Perspectivas em Ciência da Informação (Impresso). v. 16, p. 93-115, issn: 1981-5344, 2011.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        6. CARDOSO, R. L. ; MENDONÇA NETO, O. R. ; OYADOMARI, J. C. T. ; CORREIA, A. C. A.. A Ilusão Monetária e a Informação Contábil e Financeira. Revista Universo Contábil. v. 6, p. 47-60, issn: 1809-3337, 2010.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        7. CARDOSO, R.L. ; Riccio, Edson Luiz ; Neto, Octavio R. de Mendonca ; OYADOMARI, J.C.T.. Entendendo e Explorando as Competências do Contador Gerencial: Uma análise feita pelos profissionais. Advances in Scientific and Applied Accounting. v. 3, p. 353-371, issn: 1983-8611, 2010.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        8. CARDOSO, R. L. ; MENDONÇA NETO, O. R.. As entidades de P. Revista de Gestão da Tecnologia e Sistemas de Informação (Online). v. 7, p. 121-140, issn: 1807-1775, 2010.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        9. MENDONCA NETO, O. R. ; CARDOSO, R. L. ; Riccio ; SAKATA, M. C. G.. A contabilidade como instrumeno de exercício do poder. Revista de informação contábil (UFPE). v. 4, p. 1-17, issn: 1982-3967, 2010.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        10. MENDONCA NETO, O. R. ; CARDOSO, R. L. ; Riccio ; SAKATA, M. C. G. ; Quoniam, L M.. Invisible College in Interdisciplinary Fileds: Foucault in Accounting Research. Advances in Scientific and Applied Accounting. v. 3, p. 165-189, issn: 1983-8611, 2010.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        11. MENDONÇA NETO, O. R.; CARDOSO, R. L. ; OYADOMARI, J. C. T. ; SILVA, D. da. O Processo Decisório em Ambientes Contábeis: uma aplicação da teoria dos modelos mentais probabilísticos. Contabilidade Vista & Revista. v. 20, p. 109-130, issn: 0103-734X, 2009.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        12. MENDONCA NETO, O. R. ; ANTUNES, Maria Thereza Pompa ; OYADOMARI, J.C.T. ; CARDOSO, Ricardo Lopes ; DE LIMA. Priscila M.. A contribuição da Universidade Presbiteriana Mackenzie na formação do pensamento contábil brasileiro. Revista de Contabilidade da UFBA. v. 3, p. 17-32, issn: 1984-3704, 2009.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        13. OYADOMARI, J. C. ; CARDOSO, R. L. ; MENDONCA NETO, O. R. ; LIMA, M. P.. Fatores que influenciam a adoção de artefatos de controle gerencial nas empresas brasileiras: um estudo exploratório sob a ótica da teoria institucional. Revista de Contabilidade e Organizações. v. 2, p. 55-69, issn: 1982-6486, 2008.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        14. MENDONCA NETO, O. R. ; SAKATA, M. C. G. ; Riccio ; CARDOSO, R. L.. Mudança de paradigma na contabilidade brasileira: Uma explicação fundamentada na Sociologia da Tradução. Contabilidade Vista & Revista. v. 19, p. 113-139, issn: 0103-734X, 2008.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        15. MENDONCA NETO, O. R. ; CARDOSO, R. L. ; Riccio ; SAKATA, M. C. G.. A Contabilidade a serviço do nazismo: uma análise da utilização da contabilidade como instrumento de exercício do poder. Revista de Contabilidade da UFBA. v. 2, p. 4-14, issn: 1984-3704, 2008.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        16. OYADOMARI, J. C. ; MENDONÇA NETO, O. R. ; CARDOSO, R. L.. Influências da Positive Accounting nos Programas de Mestrado em Contabilidade: uma análise bibliométrica da produção acadêmica de 2002 a 2005. BBR. Brazilian Business Review (Edição em português. Online). v. 4, p. 158-170, issn: 1808-2386, 2007.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        17. CARDOSO, R. L.; Riccio ; MENDONCA NETO, O. R.. Transparência das informações contábeis : uma análise dos fatores de riscos citados por empresas brasileiras. Unb Contábil. v. 8, n. nº1, p. 81-101, issn: 1516-7011, 2005.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        18. CARDOSO, R. L.; MENDONCA NETO, O. R. ; Riccio. A Evolução Recente da Transparência dos Fatores de Risco nas Informações Contábeis: uma análise de empresas brasileiras de telecomunicações. RAM. Revista de Administração Mackenzie. v. 2, n. 5, p. 13-35, issn: 1518-6776, 2004.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        19. CARDOSO, R. L.; MENDONCA NETO, O. R.. O VAR e a Administração de Risco : Uma Discussão sobre a Necessidade de Mapeamento dos Riscos Operacionais e Estratégicoso. Cadernos da FCECA (PUCCAMP). v. 12, n. Nº1, p. 22-38, issn: 0104-1495, 2003.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        20. Frare, E. ; Cardoso, Ricardo Lopes ; Oyadomari, Jose Carlos Tiomatsu ; MENDONÇA NETO, O.R.. Indicadores de desempenho em instituições de ciência, tecnologia e inovação: estudo de caso do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron. RAP. Revista Brasileira de Administração Pública. v. 48, p. 1229-1252, issn: 0034-7612, 0.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        21. FERREIRA, J. S. ; CARDOSO, R. L. ; MENDONÇA NETO, O. R.. O Efeito Subpliminar em Situações de Decisões sobre Compra de Ações. Em: ( CONTECSI - International Conference on Information Systems and Tchnology Management, v. 1, 2012.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        22. OYADOMARI, J.C.T. ; MENDONCA NETO, O. R. ; CARDOSO, Ricardo Lopes ; ANTUNES, Maria Thereza Pompa ; AGUIAR, A. B. de. Criação de conhecimento em práticas de controle gerencial: uma análise dos estudos internacionais. Em: XVII Congresso Brasileiro de Custos, 2010.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        23. CARDOSO, R.L. ; Oyadomari, Jose Carlos Tiomatsu ; Neto, Octavio R. de Mendonca. Os estudos internacionais de competência : uma comparação com o profissional de controladoria brasileiro. Em: XVII Congresso Brasileiro de Custos, 2010.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        24. MENDONÇA NETO, O. R.; CARDOSO, R. L. ; OYADOMARI, J. C. T.. The journals of higher impact on accounting reserach in Brazil and USA: a comparative analysis based on doctoral theses citations. Em: 33th European Accounting Association Anual Congress, 2010.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        25. MENDONÇA NETO, O. R.; OYADOMARI, J. C. T. ; CARDOSO, R. L.. A Profissionalização do Contador no Brasil. Em: XXXIV - ENANPAD - Encontro da Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Administração, 2010.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        26. MENDONÇA NETO, O. R.; CARDOSO, R. L. ; OYADOMARI, J. C. ; RICCIO, E.. The use of Positive and Normative Approaches in Brazil and United States Accounting Reserarch. Em: 32nd Annual Congress of the European Accounting Association, 2009.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        27. OYADOMARI, J. C. ; FREZATTI, Fábio ; BIDO, Diogenes de Souza ; CARDOSO, R. L. ; MENDONÇA NETO, O. R.. Management Control System´s use and performance: a study in Brazilian Companies using the Henri Model. Em: 32 nd Annual Congress of the European Accounting Association, 2009.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        28. CARDOSO, R. L. ; MENDONÇA NETO, O. R. ; OYADOMARI, J. C.. International Studies on Competences and the Knowledge, Skills and Attitudes of the Brazilian Managing Accountant: Analyses and Reflections. Em: 32nd Annual Congress of European Acccounting Association, 2009.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        29. OYADOMARI, J. C. ; MENDONÇA NETO, O. R. ; CARDOSO, R. L. ; LIMA, M. P.. Fatores que influenciam a adoção de artefatos de controle gerencial nas empresas brasileiras: Um estudo exploratório sob a ótica da teoria neo-institucional. Em: 8o. CONGRESSO USP DE CONTROLADORIA E CONTABILIDADE, 2008.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        30. CARDOSO, R. L. ; MENDONÇA NETO, O. R. ; OYADOMARI, J. C.. Competências do Profissional de Controladoria: Uma análise feita pelos profissionais. Em: XV Congresso Brasileiro de Custos, 2008.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        31. MENDONCA NETO, O. R. ; CARDOSO, R. L. ; SAKATA, M. C. G. ; Riccio. Accounting and Ideology - The Use of Accounting as a Tool to Exercise Power and the Perpetuation of Totalitarian Political Regimes: An Analysis. Em: 31st Annual Congress - European Accounting Association, 2008.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        32. CARDOSO, R. L. ; MENDONÇA NETO, O. R.. As entidades de PD e os sistemas de acompanhamento estratégico: uma análise das metodologias utilizadas. Em: 5º Congresso Internacional de Gestão da Tecnologia e Sistema de Informação, 2008.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        33. MENDONCA NETO, O. R. ; CARDOSO, R. L. ; Riccio ; SAKATA, M. C. G.. A Contabilidade a Serviço do Nazismo: Uma Análise da Utilização da Contabilidade como Instrumento de Exercício de Poder. Em: XXII Enanpad 2008 - Encontro Nacional dos Programas de Pós Graduação em Administração e Contabilidade, 2008.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        34. OYADOMARI, J. C. T. ; MEDONCA, O. R. ; CARDOSO, R. L. ; JUNQUEIRA, Emanuel. A Institucionalização da VBM, Valued Based Mangement como Prática de Contabilidade Gerencial: Uma Análise à Luz da NIS, New Institutional Sociology. Em: 7o. CONGRESSO USP DE CONTROLADORIA E CONTABILIDADE, 2007.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        35. MENDONCA NETO, O. R. ; CARDOSO, R. L. ; SAKATA, M. C. G. ; Riccio. A Contabilidade como Instrumento de Exercício do Poder: A Visão de Lênin em "O Estado e a Revolução". Em: 7º Congresso USP de Contabilidade e Controladoria, 2007.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        36. CARDOSO, R. L. ; Riccio ; MENDONÇA NETO, O. R.. Entendendo a existência de priorização de competências no desenvolvimento do contador brasileiro. Em: XXXI - ENANPAD, 2007.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        37. CARDOSO, R. L.; MENDONCA NETO, O. R. ; Riccio ; SAKATA, M. C. G.. Mudança de paradigma na contabilidade brasileira: Uma explicação fundamentada na Sociologia da Tradução. Em: ENANPAD - 2007, 2007.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        38. CARDOSO, R. L. ; MENDONCA NETO, O. R. ; MANTOVANI, F. R.. Os Fatores de Risco e a Transparência das Informações Contábeis: Uma análise de Empresas Brasileiras de Telecomunicações. Em: 2. Seminário USP de Contabilidade, v. 1, 2002.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        39. CARDOSO, R. L.; FAMÁ, R. ; MENDONÇA, O.. Gestão Integrada de Riscos para Empresas não Financeiras: uma Proposta de Modelo para Controladoria. Em: XXV - ENNPAD - Encontro Nacional dos Programas de Pós - Graduação em Administração, v. 1, p. 101-101, 2001.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Octavio Ribeiro de Mendonça Neto ⇔ Maria Thereza Pompa Antunes (26.0)
        1. ANTUNES, Maria Thereza Pompa; MENDONCA NETO, O. R. ; VIEIRA, Almir M.. Pesquisa Intervencionista e Mestrados Profissionais: perspectivas de sua prática nos cursos da área de gestão. Revista Indagatio Didactica. v. 8, p. 53-68, issn: 1647-3582, 2016.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. VIEIRA, ALMIR MARTINS ; MENDONÇA NETO, OCTAVIO RIBEIRO DE ; ANTUNES, MARIA THEREZA POMPA. Aspectos da resistência na atividade docente. Educação e Pesquisa (USP. Impresso). v. 41, p. 743-756, issn: 1678-4634, 2015.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        3. MENDONÇA NETO, O. R. ; ANTUNES, Maria Thereza Pompa ; VIEIRA, Almir M.. Controle do trabalho docente: provocações foucaultianas para análise da gestão universitária. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas). v. 20, p. 665-683, issn: 1982-5765, 2015.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        4. ANTUNES, Maria Thereza Pompa; MENDONÇA NETO, O. R. ; YAYLA, Hilmi E. ; OKIMURA, Rodrigo T. ; LIMA, João Paulo C. ; BIFI, Cláudio R.. Thuth telling activity: a practice beyond the norms. Global Journal of Management and Business Research: D. v. 14, p. 67-83, issn: 0975-5853, 2014.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        5. OYADOMARI, José Carlos T. ; CARDOSO, Ricardo Lopes ; MENDONÇA NETO, O. R. ; ANTUNES, Maria Thereza Pompa ; AGUIAR, A. B. de. CRIAÇÃO DE CONHECIMENTO EM PRÁTICAS DE CONTROLE GERENCIAL: ANÁLISE DOS ESTUDOS INTERNACIONAIS. Advances in Scientific and Applied Accounting. v. 6, p. 4-30, issn: 1983-8611, 2013.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        6. LIMA, João Paulo C. ; ANTUNES, Maria Thereza Pompa ; MENDONCA NETO, O. R. ; PELEIAS, Ivam Ricardo. ESTUDOS DE CASO E SUA APLICAÇÃO: PROPOSTA DE UM ESQUEMA TEÓRICO PARA PESQUISAS NO CAMPO DA CONTABILIDADE. Revista de Contabilidade e Organizações. v. 6, p. 127-144, issn: 1982-6486, 2012.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        7. ANTUNES, Maria Thereza Pompa; MENDONCA NETO, O. R. ; YAYLA, Hilmi E. ; OKIMURA, Rodrigo T.. Conduta ética dos profissionais da contabilidade no Brasil: a prática da parrhesia. Advances in Scientific and Applied Accounting. v. 5, p. 377-404, issn: 1983-8611, 2012.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        8. LIMA, Marcio Targa de ; MENDONCA NETO, O. R. ; ANTUNES, Maria Thereza Pompa ; PELEIAS, Ivam Ricardo. Modelo para Gestão de Lojistas em Shopping Centers. TAC Tecnologias de Administração e Contabilidade. v. 1, p. 32-41, issn: 2236-0263, 2011.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        9. MENDONCA NETO, O. R. ; ANTUNES, Maria Thereza Pompa ; OYADOMARI, J.C.T. ; RICCIO, E. L.. Ninguém aprende samba no colégio - a contribuição da prática para a formação do conhecimento contábil. Advances in Scientific and Applied Accounting. v. 4, p. 184-200, issn: 1983-8611, 2011.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        10. ANTUNES, Maria Thereza Pompa; MENDONCA NETO, O. R. ; OYADOMARI, José Carlos T. ; OKIMURA, Rodrigo T.. Conduta ética dos pesquisadores em contabilidade: diferenças entre a crença e a práxis. Revista Contabilidade & Finanças (Online). v. 22, p. 319-337, issn: 1808-057X, 2011.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        11. MENDONCA NETO, O. R. ; ANTUNES, Maria Thereza Pompa ; OYADOMARI, J.C.T. ; CARDOSO, Ricardo Lopes ; DE LIMA. Priscila M.. A contribuição da Universidade Presbiteriana Mackenzie na formação do pensamento contábil brasileiro. Revista de Contabilidade da UFBA. v. 3, p. 17-32, issn: 1984-3704, 2009.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        12. MENDONÇA NETO, O. R. ; VIEIRA, Almir M. ; ANTUNES, Maria Thereza Pompa. A Industrialização da Educação no Âmbito da Pós-Graduação Stricto Sensu das Áreas de Administração e Contabilidade. Em: EnEPQ-2018 - ANPAD, 2018.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        13. ANTUNES, Maria Thereza Pompa; MENDONÇA NETO, O. R. ; VIEIRA, Almir M.. Pesquisa Intervencionista: uma alternativa metodológica para os Mestrados Profissionais em Contabilidade e Controladoria. Em: 5-Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa ? 2016, v. 1, p. 770-778, 2016.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        14. Antunes, Maria Thereza Pompa; MENDONCA NETO, O. R. ; VIEIRA, Almir M.. Quem é o Autor? Alguns Questionamentos sobre a Atribuição de Autoria nos Textos Científicos no Campo das Ciências Contábeis no Brasil. Em: XXXVIII Encontro da ANPAD - EnANPAD 2014, v. 1, 2014.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        15. ANTUNES, Maria Thereza Pompa; MENDONÇA NETO, O. R. ; LIMA, João Paulo C. ; BIFI, Cláudio R.. Além das normas, a prática da atividade de falar a verdade?. Em: XXXVII Encontro da ANPAD - Enanpad 2013, 2013.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        16. VIEIRA, Almir M. ; MENDONÇA NETO, O. R. ; ANTUNES, Maria Thereza Pompa. Controle e Desvios de Comportamento (Misbehaviour) na Atividade Acadêmica: um ensaio sobre resisitência. Em: XXXVII Encontro da ANPAD - Enanpad 2013, 2013.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        17. MENDONCA NETO, O. R. ; Antunes, Maria Thereza Pompa ; VIEIRA, Almir M.. Dispositivos de controle, vigilância e dressage: a domesticação do trabalho docente. Em: XXXVI - EnANPAD, 2012.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        18. LIMA, João Paulo C. ; ANTUNES, Maria Thereza Pompa ; MENDONCA NETO, O. R. ; PELEIAS, Ivam Ricardo. Reflexões para a proposição de um esquema teórico para a aplicação do estudo de caso em pesquisas no Brasil. Em: V Congresso ANPCONT, v. 1, p. 1-15, 2011.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        19. ANTUNES, Maria Thereza Pompa; MENDONCA NETO, O. R. ; OYADOMARI, J.C.T. ; OKIMURA, Rodrigo T.. Ethics in research: theory and practice as perceived by Brazilian? accounting academics. Em: 34th European Accounting Association Annual Congress, v. 1, p. 320-320, 2011.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        20. MENDONCA NETO, O. R. ; ANTUNES, Maria Thereza Pompa ; OYADOMARI, J.C.T. ; RICCIO, E. L.. Ninguém aprende samba no colégio - a contribuição da prática para a formação do conhecimento contábil. Em: V Congresso ANPCONT, v. 1, 2011.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        21. ANTUNES, Maria Thereza Pompa; MENDONCA NETO, O. R. ; OYADOMARI, José Carlos T. ; OKIMURA, Rodrigo T.. Conduta ética dos pesquisadores em contabilidade: diferenças entre a crença e a práxis segundo a visão Foucaultiana. Em: EnANPAD XXXV Encontro Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração - EnANPAD 2011, 2011.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        22. OYADOMARI, J.C.T. ; MENDONCA NETO, O. R. ; CARDOSO, Ricardo Lopes ; ANTUNES, Maria Thereza Pompa ; AGUIAR, A. B. de. Criação de conhecimento em práticas de controle gerencial: uma análise dos estudos internacionais. Em: XVII Congresso Brasileiro de Custos, 2010.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        23. ANTUNES, Maria Thereza Pompa; MENDONCA NETO, O. R. ; YAYLA, Hilmi E. ; OKIMURA, Rodrigo T.. Análise do comportamento ético dos profissionais da contabilidade no Brasil por meio da truth - telling - activity ( parrhesia). Em: XXXIV - ENANPAD - Encontro da Associação Nacional de Pós -Graduação e Pesquisa em Administração, 2010.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        24. OYADOMARI, J.C.T. ; IMONIANA, Joshua O. ; PEDRIQUE, A. ; MENDONCA NETO, O. R. ; ANTUNES, Maria Thereza Pompa. Use of management control and decisions in Brazilian healthcare organizations: an exploratory study. Em: 34th European Accounting Association Annual Congress, 2011, Roma. Programme and Collected Abstracts of the 34th European Accounting Association Annual Congress. Roma: European Accounting Association, v. 1, p. 436-436, 2011.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        25. MENDONCA NETO, O. R. ; ANTUNES, Maria Thereza Pompa ; OYADOMARI, J.C.T. ; RICCIO, E. L.. Ninguém aprende samba no colégio - a contribuição da prática para a formação do conhecimento contábil. 2011. Apresentação de Trabalho/Congresso
        26. LIMA, Marcio Targa de ; MENDONCA NETO, O. R. ; ANTUNES, Maria Thereza Pompa ; PELEIAS, Ivam Ricardo. Revista TAC - Modelo para Gestão de Lojistas em Shopping Centers. 2011.
          [ busca Google | busca Bing ]

      • Octavio Ribeiro de Mendonça Neto ⇔ Andson Braga de Aguiar (8.0)
        1. OYADOMARI, José Carlos T. ; CARDOSO, Ricardo Lopes ; MENDONÇA NETO, O. R. ; ANTUNES, Maria Thereza Pompa ; AGUIAR, A. B. de. CRIAÇÃO DE CONHECIMENTO EM PRÁTICAS DE CONTROLE GERENCIAL: ANÁLISE DOS ESTUDOS INTERNACIONAIS. Advances in Scientific and Applied Accounting. v. 6, p. 4-30, issn: 1983-8611, 2013.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. OYADOMARI, J. C. T. ; MENDONÇA NETO, O.R. ; DULTRA-de-LIMA, R. G. ; NISIYAMA, E. K. ; AGUIAR, A. B. de. Contabilidade Gerencial: Ferramentas para Melhoria de Desempenho Empresarial. 1 ed. São Paulo: Atlas, 2018. v. 1, p. 264.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        3. OYADOMARI, J. C. T. ; MENDONÇA NETO, O. R. ; DULTRA-DE-LIMA, R. G. ; AGUIAR, A. B. de. The impact of leading indicators on performance anxiety. Em: XX USP International Conference In Accounting, v. 1, p. 1-18, 2021.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        4. ROTTA, C. J. ; Oyadomari, José Carlos Tiomatsu ; AGUIAR, A. B. ; MENDONÇA NETO, O. R.. Orientação de valor social influencia a decisão de prazo de pagamento a fornecedores? Um estudo experimental. Em: XX USP - INTERNATIONAL CONFERENCE IN ACCOUNTING, 2020.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        5. OLIVEIRA JUNIOR, P. J. ; Oyadomari, José Carlos Tiomatsu ; AGUIAR, A. B. ; MENDONÇA NETO, O. R. ; DULTRA-DE-LIMA,R.G.. Relacionamentos entre remuneração, motivação e desempenho individual. Em: XX USP - INTERNATIONAL CONFERENCE IN ACCOUNTING, 2020.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        6. Oyadomari, José Carlos Tiomatsu; MENDONÇA NETO, O. R. ; DULTRA-DE-LIMA,R.G. ; AGUIAR, A. B. de. The impact of leading indicators on performance anxiety. Em: XX USP - INTERNATIONAL CONFERENCE IN ACCOUNTING, 2020.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        7. Oyadomari, Jose Carlos Tiomatsu; MENDONÇA NETO, O. R. ; DULTRA-DE-LIMA,R.G. ; AGUIAR, A. B.. The impact of leading indicators on performance anxiety. Em: 7th Reward management conference - RMC-2019, 2019.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        8. OYADOMARI, J.C.T. ; MENDONCA NETO, O. R. ; CARDOSO, Ricardo Lopes ; ANTUNES, Maria Thereza Pompa ; AGUIAR, A. B. de. Criação de conhecimento em práticas de controle gerencial: uma análise dos estudos internacionais. Em: XVII Congresso Brasileiro de Custos, 2010.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Octavio Ribeiro de Mendonça Neto ⇔ Claudio Parisi (5.0)
        1. LOPES, Maria Aparecida Soares. XIII - Congresso ANPCONT. 2019.
          [ busca Google | busca Bing ]
        2. MENDONÇA NETO, O. R. XIX Congresso Brasileiro de Custos. 2013. Avaliador de Trabalhos Científicos
          [ busca Google | busca Bing ]
        3. MENDONÇA NETO, O. R. XXXVII EnANPAD 2013. 2013. Avaliação de artigos para congresso internacional
          [ busca Google | busca Bing ]
        4. EL HAJJ, Zaina Said. 9o. Congresso USP de Controladoria e Contabilidade. 2009. Avaliador de Trabalhos Científicos
          [ busca Google | busca Bing ]
        5. MENDONÇA NETO, O. R. XVI Congresso Brasileiro de Custos. 2009. Avaliador de Trabalhos Científicos
          [ busca Google | busca Bing ]

      • Octavio Ribeiro de Mendonça Neto ⇔ Claudio Parisi (5.0)
        1. LOPES, Maria Aparecida Soares. XIII - Congresso ANPCONT. 2019.
          [ busca Google | busca Bing ]
        2. MENDONÇA NETO, O. R. XIX Congresso Brasileiro de Custos. 2013. Avaliador de Trabalhos Científicos
          [ busca Google | busca Bing ]
        3. MENDONÇA NETO, O. R. XXXVII EnANPAD 2013. 2013. Avaliação de artigos para congresso internacional
          [ busca Google | busca Bing ]
        4. EL HAJJ, Zaina Said. 9o. Congresso USP de Controladoria e Contabilidade. 2009. Avaliador de Trabalhos Científicos
          [ busca Google | busca Bing ]
        5. MENDONÇA NETO, O. R. XVI Congresso Brasileiro de Custos. 2009. Avaliador de Trabalhos Científicos
          [ busca Google | busca Bing ]

      • Octavio Ribeiro de Mendonça Neto ⇔ Ivam Ricardo Peleias (5.0)
        1. LIMA, João Paulo C. ; ANTUNES, Maria Thereza Pompa ; MENDONCA NETO, O. R. ; PELEIAS, Ivam Ricardo. ESTUDOS DE CASO E SUA APLICAÇÃO: PROPOSTA DE UM ESQUEMA TEÓRICO PARA PESQUISAS NO CAMPO DA CONTABILIDADE. Revista de Contabilidade e Organizações. v. 6, p. 127-144, issn: 1982-6486, 2012.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. LIMA, Marcio Targa de ; MENDONCA NETO, O. R. ; ANTUNES, Maria Thereza Pompa ; PELEIAS, Ivam Ricardo. Modelo para Gestão de Lojistas em Shopping Centers. TAC Tecnologias de Administração e Contabilidade. v. 1, p. 32-41, issn: 2236-0263, 2011.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        3. LIMA, João Paulo C. ; ANTUNES, Maria Thereza Pompa ; MENDONCA NETO, O. R. ; PELEIAS, Ivam Ricardo. Reflexões para a proposição de um esquema teórico para a aplicação do estudo de caso em pesquisas no Brasil. Em: V Congresso ANPCONT, v. 1, p. 1-15, 2011.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        4. Targa, M. ; MENDONÇA NETO, O. R. ; Peleias, Ivan Ricardo. Inadimplência de lojistas no setor de shopping centers: um estudo do custo total de ocupação baseado na análise de sobrevida. Em: XVII Congresso Brasileiro de Custos, v. 1, 2010.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        5. MENDONÇA NETO, O.R. X Congresso Anpcont 2016. 2016. Avaliação de artigos para evento - Congresso Anpcont
          [ busca Google | busca Bing ]

      • Octavio Ribeiro de Mendonça Neto ⇔ Ilse Maria Beuren (4.0)
        1. MENDONÇA NETO, O. R. 21o. USP International Conference in Accounting. 2021.
          [ busca Google | busca Bing ]
        2. MENDONÇA NETO, O. R. 20o. USP International Conference in Accounting. 2020.
          [ busca Google | busca Bing ]
        3. MENDONÇA NETO, O.R. Contabilidade, Gestão e Governança. 2017.
          [ busca Google | busca Bing ]
        4. MENDONÇA NETO, O. R. Revista Universo Contábil. 2011. Avaliador de Trabalhos Científicos
          [ busca Google | busca Bing ]

      • Octavio Ribeiro de Mendonça Neto ⇔ Aneide Oliveira Araujo (3.0)
        1. MENDONÇA NETO, O.R. XXIII Congresso Brasileiro de Custos. 2016. Avaliador de Trabalhos Científicos - Artigos
          [ busca Google | busca Bing ]
        2. MENDONÇA NETO, O.R. X Congresso Anpcont 2016. 2016. Avaliação de artigos para evento - Congresso Anpcont
          [ busca Google | busca Bing ]
        3. ARAUJO, ANEIDE OLIVEIRA. Revista BASES. 2012. Avaliação de Trabalhos Cientificos
          [ busca Google | busca Bing ]

      • Octavio Ribeiro de Mendonça Neto ⇔ Edson Ferreira de Oliveira (3.0)
        1. MENDONÇA NETO, O. R. 12º Congressso USP de Controladoria e Contabilidade. 2012. Avaliador de Trabalhos Científicos
          [ busca Google | busca Bing ]
        2. MENDONÇA NETO, O. R. Mediação de trabalhos do 10º Congresso USP de Controladoria e Contabilidade e do 7º Congresso USP de Iniciação Científica em Contabilidade. 2010. Mediação de Trabalhos em Congresso
          [ busca Google | busca Bing ]
        3. EL HAJJ, Zaina Said. 9o. Congresso USP de Controladoria e Contabilidade. 2009. Avaliador de Trabalhos Científicos
          [ busca Google | busca Bing ]

      • Octavio Ribeiro de Mendonça Neto ⇔ Flavio Roberto Mantovani (3.0)
        1. CARDOSO, R. L. ; RICCIO, E. L. ; MENDONCA NETO, O. R. ; MANTOVANI, F. R.. A Evolução Recente da Transparência dos Fatores de Risco nas Informações Contábeis - Uma Análise de Empresas Brasileiras de Telecomunicações. Em: XXVII - ENANPAD, 2003.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. CARDOSO, R. L. ; MENDONCA NETO, O. R. ; MANTOVANI, F. R.. Os Fatores de Risco e a Transparência das Informações Contábeis: Uma análise de Empresas Brasileiras de Telecomunicações. Em: 2. Seminário USP de Contabilidade, v. 1, 2002.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        3. CARDOSO, R. L. ; FAMA, R. ; MENDONCA NETO, O. R. ; MANTOVANI, F. R.. Os Fatores de Risco e a Transparência das Informações Contábeis: Uma Análise de Empresas Brasileiras de Telecomunicações. 2002. Apresentação de Trabalho/Seminário

      • Octavio Ribeiro de Mendonça Neto ⇔ Paulo Roberto Barbosa Lustosa (3.0)
        1. MENDONÇA NETO, O. R. 21o. USP International Conference in Accounting. 2021.
          [ busca Google | busca Bing ]
        2. MENDONÇA NETO, O. R. 20o. USP International Conference in Accounting. 2020.
          [ busca Google | busca Bing ]
        3. Silva, César Augusto Tibúrcio. 4o. Congresso UnB de Contabilidade e Governança. 2018.
          [ busca Google | busca Bing ]

      • Octavio Ribeiro de Mendonça Neto ⇔ Zaina Said El Hajj (3.0)
        1. MENDONÇA NETO, O.R. 3 Congresso UnB de Contabilidade e Governança. 2017. Avaliador de Trabalhos Científicos - Artigos
          [ busca Google | busca Bing ]
        2. MENDONÇA NETO, O. R. 12º Congressso USP de Controladoria e Contabilidade. 2012. Avaliador de Trabalhos Científicos
          [ busca Google | busca Bing ]
        3. EL HAJJ, Zaina Said. 9o. Congresso USP de Controladoria e Contabilidade. 2009. Avaliador de Trabalhos Científicos
          [ busca Google | busca Bing ]

      • Octavio Ribeiro de Mendonça Neto ⇔ Ana Cristina de Faria (2.0)
        1. MENDONÇA NETO, O.R. 15 Prêmio de Excelência Acadêmica - FUCAPE. 2017.
          [ busca Google | busca Bing ]
        2. Carvalho, L. Nelson G. 3 Congresso UnB de Contabilidade e Governança - 1. 2017.
          [ busca Google | busca Bing ]

      • Octavio Ribeiro de Mendonça Neto ⇔ Cecilia Moraes Santostaso Geron (2.0)
        1. MENDES, C. R. ; GERON, C. M. S. ; MENDONÇA NETO, O. R. ; SILVA, F. L.. O CUSTO DE RESSEGURO NO MERCADO BRASILEIRO DE SEGUROS GERAIS ANTES E APÓS O TERMINO DO MONOPÓLIO. Em: 16 International Conference on Information Systems and Technology Management - 16 th CONTECSI, 2019.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. CALASTRO JUNIOR, J. A. ; MENDONCA NETO, O. R. ; GERON, C. M. S.. Financial Statements adherence disclosed by higher education institution listed on BMFBOVESPA to Accounting Standard CPC 15 on BM. Em: 13 International Conference on Information Systems & Technology Management - USP, 2016.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Octavio Ribeiro de Mendonça Neto ⇔ César Augusto Tibúrcio Silva (2.0)
        1. Silva, César Augusto Tibúrcio. Revista de Contabilidade da UFBA - 1. 2018.
          [ busca Google | busca Bing ]
        2. Silva, César Augusto Tibúrcio. 4o. Congresso UnB de Contabilidade e Governança. 2018.
          [ busca Google | busca Bing ]

      • Octavio Ribeiro de Mendonça Neto ⇔ Fabiana Lopes da Silva (2.0)
        1. MORENO, J. C. ; JESUS, R. ; GRECCO, M. C. P. ; SILVA, F. L. ; MENDONÇA NETO, O. R.. Análise da geração e distribuição da riqueza através da Demonstração de valor adicionado no setor de construção do Brasil. REDECA Revista Eletrônica do Departamento de Ciências Contábeis & Departamento de Atuária e Métodos Quantitativos. v. 6, p. 178-199, issn: 2446-9513, 2019.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. MENDES, C. R. ; GERON, C. M. S. ; MENDONÇA NETO, O. R. ; SILVA, F. L.. O CUSTO DE RESSEGURO NO MERCADO BRASILEIRO DE SEGUROS GERAIS ANTES E APÓS O TERMINO DO MONOPÓLIO. Em: 16 International Conference on Information Systems and Technology Management - 16 th CONTECSI, 2019.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Octavio Ribeiro de Mendonça Neto ⇔ Fabio Frezatti (2.0)
        1. OYADOMARI, J. C. T. ; FREZATTI, Fábio ; MENDONÇA NETO, O. R. ; CARDOSO, R. L. ; BIDO, Diogenes de Souza. Uso do sistema de controle gerencial e desempenho : um estudo em empresas brasileiras sob a perspectiva da resources -based view. REAd. Revista Eletrônica de Administração (Porto Alegre. Online). v. 69, p. 298-329, issn: 1413-2311, 2011.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. Oyadomari ; Cardoso, Ricardo ; de Mendonça Neto, Octavio Ribeiro ; FREZATTI, F.. Análise dos Fatores que favorecem a Institucionalização da Value Based Management (VBM) à luz dos argumentos de teóricos da vertente New Institutional Sociology (NIS )*.. Revista Universo Contábil (Online). v. 4, p. 6-21, issn: 1809-3337, 2008.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Octavio Ribeiro de Mendonça Neto ⇔ Márcio Luiz Borinelli (2.0)
        1. EL HAJJ, Zaina Said. 9o. Congresso USP de Controladoria e Contabilidade. 2009. Avaliador de Trabalhos Científicos
          [ busca Google | busca Bing ]
        2. MENDONÇA NETO, O. R. XVI Congresso Brasileiro de Custos. 2009. Avaliador de Trabalhos Científicos
          [ busca Google | busca Bing ]

      • Octavio Ribeiro de Mendonça Neto ⇔ Alexandre Gonzales (1.0)
        1. SALOTTI, Bruno Meirelles. Avaliação de 3 trabalhos submetidos a XIX USP International Conference in Accounting e XVI Congresso USP de Iniciação Científica em Contabilidade. 2019.
          [ busca Google | busca Bing ]

      • Octavio Ribeiro de Mendonça Neto ⇔ Aridelmo José Campanharo Teixeira (1.0)
        1. EL HAJJ, Zaina Said. 9o. Congresso USP de Controladoria e Contabilidade. 2009. Avaliador de Trabalhos Científicos
          [ busca Google | busca Bing ]

      • Octavio Ribeiro de Mendonça Neto ⇔ Bruno Meirelles Salotti (1.0)
        1. SALOTTI, Bruno Meirelles. Avaliação de 3 trabalhos submetidos a XIX USP International Conference in Accounting e XVI Congresso USP de Iniciação Científica em Contabilidade. 2019.
          [ busca Google | busca Bing ]

      • Octavio Ribeiro de Mendonça Neto ⇔ Eduardo da Silva Flores (1.0)
        1. SALOTTI, Bruno Meirelles. Avaliação de 3 trabalhos submetidos a XIX USP International Conference in Accounting e XVI Congresso USP de Iniciação Científica em Contabilidade. 2019.
          [ busca Google | busca Bing ]

      • Octavio Ribeiro de Mendonça Neto ⇔ Elise Soerger Zaro (1.0)
        1. ZARO, ELISE SOERGER. XVI USP - International Conference in Accounting. 2016. Avaliador de Trabalhos Científicos - Artigos
          [ busca Google | busca Bing ]

      • Octavio Ribeiro de Mendonça Neto ⇔ Emanuel Rodrigues Junqueira de Matos (1.0)
        1. OYADOMARI, J. C. T. ; MEDONCA, O. R. ; CARDOSO, R. L. ; JUNQUEIRA, Emanuel. A Institucionalização da VBM, Valued Based Mangement como Prática de Contabilidade Gerencial: Uma Análise à Luz da NIS, New Institutional Sociology. Em: 7o. CONGRESSO USP DE CONTROLADORIA E CONTABILIDADE, 2007.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Octavio Ribeiro de Mendonça Neto ⇔ Francisco Antonio Bezerra (1.0)
        1. Bezerra, Francisco Antonio. XVII Congresso Brasileiro de Custos. 2010. Avaliação dos Artigos para Publicação em Congresso
          [ busca Google | busca Bing ]

      • Octavio Ribeiro de Mendonça Neto ⇔ Henrique Formigoni (1.0)
        1. ANTUNES, M. T. P. ; GRECCO, Marta Cristina Pelucio ; FORMIGONI, H. ; MENDONÇA. A adoção no Brasil das normas internacionais de contabilidade (IFRS): o processo e seus impactos na qualidade da informação contábil. Revista de Economia & Relações Internacionais. v. 10, p. 5-19, issn: 1677-4973, 2012.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Octavio Ribeiro de Mendonça Neto ⇔ Lauro Brito de Almeida (1.0)
        1. MENDONÇA NETO, O. R. XXXVII EnANPAD 2013. 2013. Avaliação de artigos para congresso internacional
          [ busca Google | busca Bing ]

      • Octavio Ribeiro de Mendonça Neto ⇔ Luiz Nelson Guedes de Carvalho (1.0)
        1. Carvalho, L. Nelson G. 3 Congresso UnB de Contabilidade e Governança - 1. 2017.
          [ busca Google | busca Bing ]

      • Octavio Ribeiro de Mendonça Neto ⇔ Maria Aparecida Soares Lopes (1.0)
        1. LOPES, Maria Aparecida Soares. XIII - Congresso ANPCONT. 2019.
          [ busca Google | busca Bing ]

      • Octavio Ribeiro de Mendonça Neto ⇔ Mariano Yoshitake (1.0)
        1. Silva, César Augusto Tibúrcio. 4o. Congresso UnB de Contabilidade e Governança. 2018.
          [ busca Google | busca Bing ]

      • Octavio Ribeiro de Mendonça Neto ⇔ Patricia Siqueira Varela (1.0)
        1. MENDONÇA NETO, O. R. 20o. USP International Conference in Accounting. 2020.
          [ busca Google | busca Bing ]

      • Octavio Ribeiro de Mendonça Neto ⇔ Reinaldo Rodrigues Camacho (1.0)
        1. Carvalho, L. Nelson G. 3 Congresso UnB de Contabilidade e Governança - 1. 2017.
          [ busca Google | busca Bing ]

      • Octavio Ribeiro de Mendonça Neto ⇔ Welington Rocha (1.0)
        1. MENDONÇA NETO, O. R. Mediação de trabalhos do 10º Congresso USP de Controladoria e Contabilidade e do 7º Congresso USP de Iniciação Científica em Contabilidade. 2010. Mediação de Trabalhos em Congresso
          [ busca Google | busca Bing ]




    (*) Relatório criado com produções desde 1970 até 2021
    Data de processamento: 02/05/2022 00:42:08