PPGCC

Jaime Crozatti

Possui graduação em C.Contábeis pela Univ.Est.Maringá - UEM (1986), mestrado (1998) e doutorado (2002) em Controladoria e Contabilidade pela FEA/USP. Atualmente é professor doutor da EACH/USP, nos cursos de graduação e mestrado acadêmico de Gestão de Políticas Públicas nos quais desenvolve pesquisas e orienta trabalhos sobre Contabilidade e Controladoria Públicas e eficiência do gasto público. É avaliador de artigos para periódicos nacionais e congressos nacionais e internacionais da área de contabilidade e administração. Tem experiência na área de magistério em graduação e pós-graduação Lato sensu e stricto senso em contabilidade e controladoria. Atuação profissional nas áreas de: Contabilidade Gerencial, atuando principalmente nos seguintes temas: Contabilidade Pública, Controladoria Estratégica, Planejamento Estratégico, Cultura Organizacional, Orçamento Empresarial e Custeio ABC. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/6839916429676664 (16/08/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade de São Paulo, USP Leste, Escola de Artes, Ciências e Humanidades. Av. Arlindo Bettio, 1000. Ermelino Matarazzo 03828000 - São Paulo, SP - Brasil Telefone: (11) 30911008 URL da Homepage: http://www.uspleste.usp.br/gpp/
  • Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
  • Área: Administração
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (7)
    1. 2013-Atual. Gestao Financeira da Funcao Saude e o Indice de Desenvolvimento da Saude nos Municipios Brasileiros: Estudo da Execucao Orcamentaria e do IDSUS do Periodo entre 2004 a 2012.
      Descrição: A gestão da saúde nos municípios brasileiros é um dos desafios relevantes para o país, tendo em vista o porte da população e a demanda crescente por serviços de saúde de complexidade também crescente. Dentre os direitos sociais definidos na Constituição Federal de 1988 a saúde é um dos que têm recebido maiores volumes de recursos e está entre aqueles que apresentam maior necessidade de recursos. A área tem recebido incrementos significativos através da criação de normatizações específicas como as NOBs, NOAs e Pacto de Gestão e, mais recentemente, a criação do IDSUS ? Índice de Desempenho do Sistema Único de Saúde, como forma de gerar inovação através de modelos institucionais descentralizados, eficazes e eficientes. Os recursos são garantidos por normatizações como a LRF ? Lei de Responsabilidade Fiscal. Este trabalho tem como objetivo Descrever e analisar as receitas e os gastos orçamentários da função saúde dos municípios brasileiros, no período de 1989 a 2012 e os respectivos componentes do IDSUS que medem a Atenção Básica e a Atenção Ambulatorial e Hospitalar obtidos nos anos de 2010 e 2011, conforme metodologia desenvolvida e implementada pelo Ministério da Saúde - MS. Os dados serão obtidos da Secretaria do Tesouro Nacional - STN, do Ministério da Saúde ? MS, da Fundação Nacional de Saúde - FNS e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística ? IBGE. Com o uso da estatística descritiva, da inferencial e de análises multivariadas será estudado o comportamento e a relação entre IDSUS, PIB, receita corrente, transferências intergovernamentais totais e per capita, gasto total, por habitante e por perfil da estrutura de serviços de saúde existente no município.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Jaime Crozatti - Coordenador / Claudia Fegadolli - Integrante / Marcia Terezinha Lonardoni Crozatti - Integrante.
      Membro: Jaime Crozatti.
    2. 2011-2013. Despesas com educacao fundamental e IDEB dos municipios brasileiros: a gestao de politicas publicas na perspectiva do Estado eficiente.
      Descrição: A educação fundamental é um dos desafios relevantes para o país, tendo em vista a inserção do Brasil na economia internacional e a desejada qualidade de vida da população. Este projeto tem como objetivo desenvolver estudos sobre a condição das receitas, dos gastos e do desempenho no IDEB das escolas do ensino fundamental, responsabilidade prioritária dos municípios. Este aspecto das políticas públicas não foi explorado em outros trabalhos, o que aumenta sua relevância. Será construído um banco de dados a partir de dados de órgãos oficiais como a Secretaria do Tesouro Nacional - STN, do Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística ? IBGE e do Superior Tribunal Eleitoral ? STE. Todos os municípios brasileiros estarão citados no banco. Com o uso da estatística descritiva, da inferencial e de análises multivariadas será estudado o comportamento e a relação entre indicadores como IDEB, PIB, receita corrente, transferências intergovernos total e per capita, gasto total e por aluno, gasto por docente e gasto por escola, entre outros. Os estudos serão realizados considerando a região geográfica, o Estado, o porte do município, o perfil ideológico do partido político do prefeito, e outros achados de interesse. Análises comparadas entre membros da federação bem como em estudos de casos também serão produzidas. Os resultados responderão a questões do tipo: maior investimento por aluno, professor ou escola resulta em melhor desempenho no IDEB? O perfil ideológico do partido político do prefeito discrimina maior e menor gasto por aluno, docente ou escola no ensino fundamental dos municípios?. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Jaime Crozatti - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Jaime Crozatti.
    3. 2007-2010. Gestao de Custos em Empresas Publicas: estudo exploratorio descritivo com enfoque na cultura organizacional
      Descrição: A Gestão de Custos é um dos principais temas relacionados à gestão eficaz de empresas. O tema é foco de discussão de diversos trabalhos e livros publicados nesta área de conhecimento e conquistou maior espaço desde o início da década de 1980, quando a mídia passou a anunciar, quase em tom de profecia, que o fenômeno da globalização ameaçaria a sobrevivência das empresas que não estivessem preparadas para enfrentar a concorrência internacional. As empresas públicas não seriam ficariam isentas. A necessidade de gerenciar custos para reduzi-los garantiria a competitividade das empresas levando-as a superar seus adversários no mercado. Neste tempo, houve debates entre pesquisadores a favor de certos modelos de custeamento em detrimento de outros. Com fundamentação e com boa lógica em torno da eficácia empresarial, os modelos ofereceram contribuições para a melhoria do nível de eficiência e eficácia do desempenho econômico das empresas.Objetivo da pesquisa proposta por este projeto é descrever a prática da Gestão de Custos em empresas públicas. Serão levantados dados e informações em empresas sobre o escopo da gestão de custos, o nível de envolvimento dos gestores de áreas, as seqüências de fases e os níveis de centralização/descentralização para as decisões sobre o controle dos custos, sintetizados nos modelos utilizados.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Jaime Crozatti - Coordenador.
      Membro: Jaime Crozatti.
    4. 2005-2006. Gestao de custos em industrias: um estudo exploratorio nos estados do sul
      Descrição: O projeto pretende investigar aspectos da operacionalização de sistemas de gestão de custos em indústrias cuja sede esteja localizada em um dos três estados da região sul do Brasil. Será selecionada uma amostra de empresas do cadastro das Federações das Industrias dos Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Aspectos do conjunto dos principais conceitos que caracterizam o modelo de custeio e o relacionamento deste com variáveis que possam explicar ou indicar relação de discriminação será evidenciados pelo trabalho.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Jaime Crozatti - Coordenador / Lauro Brito de Almeida - Integrante.
      Membro: Jaime Crozatti.
    5. 2005-2006. A interdisciplinariedade no ensino da contabilidade gerencial: um estudo nas universidades publicas do Parana
      Descrição: a. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Jaime Crozatti - Coordenador / Fátima Padoan - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
      Membro: Jaime Crozatti.
    6. 2005-2006. A pratica do orcamento em industrias: um estudo exploratorio nos estados do sul
      Descrição: O presente projeto de pesquisa tem como objetivo estudar a prática do orçamento empresarial em empresas brasileiras. A partir de amostra a ser selecionada entre as indústrias cuja sede se localiza na região sul do Brasil, serão aplicados instrumentos de coleta de dados para descrever a prática do orçamento quanto ao escopo, o nível de envolvimento dos gestores de áreas, as seqüências de fases e os níveis de centralização/descentralização para as decisões sobre os planos sintetizados nos orçamentos e acompanhados quanto a sua execução. Dados que permitam descrever o perfil da Cultura Organizacional destas empresas também serão levantados. Para a descrição da prática de orçamentos, os dados serão apresentados em tabelas, histogramas e gráficos. Para a análise explicativa da prática, bem como das variáveis de impacto quanto ao perfil desta prática de orçamento, serão utilizadas técnicas estatísticas de análise discriminante e de correlação multivariada com o uso de softwares como SPSS ou STATA. A equipe de trabalho do presente projeto é composta por professores e alunos dos cursos de mestrado em Contabilidade da UFPR e de graduação da UFPR e da UEPG. Os resultados serão divulgados em artigos a serem discutidos em eventos e publicados em periódicos técnicos, além de um livro didático sobre teoria e prática na gestão de orçamentos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Jaime Crozatti - Coordenador / Lauro Brito de Almeida - Integrante / Riata Mara Leite - Integrante / Marcelo Rasquetti Tarifa - Integrante. Financiador(es): Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Jaime Crozatti.
    7. 2004-2005. Gestao do Valor: a teoria e a pratica em industrias brasileiras
      Descrição: O projeto visa dar continuidade a investigações inciadas no desenvolvimento da tese de doutorado. Ampliando a amostra e o espectro do questionário, tem como finalidade verificar as empresas que tem implementado maior volume de conceitos considerados avançados pela bibliografia na gestão do valor da empresa.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Jaime Crozatti - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Jaime Crozatti.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (3)
    1. Prêmio Masayuki Nakagawa - Primeiro lugar- melhor trabalho do Congresso Brasileiro de Custos de 2020, Associação Brasileira de Custos.. 2020.
      Membro: Jaime Crozatti.
    2. Congresso Brasileiro de Custos 2012 - 2o. lugar na apresentação oral - Mandato coletivo vs mandato individual: análise de custos em campanhas eleitorais para o fortalecimento da democracia brasileira, Associação Brasileira de Custos.. 2012.
      Membro: Jaime Crozatti.
    3. Prêmio de melhor trabalho da XII Convenção de Contabilista do Estado do Paraná, Universidade Estadual de Maringá e Conselho Regional de Contabilidade do Paraná.. 1995.
      Membro: Jaime Crozatti.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (18)
    1. Aula magna do curso de Gestão Pública da Câmara Municipal de Itapevi SP.Aula inalgural do curso de pós-graduaçãoem Gestão Pública - Avaliação de Políticas Públicas EACH/USP. 2019. (Seminário).
    2. III Seminário Integridade na Administração Pública e Reunião Técnica da Rede Paulista de Controladorias -REPAC.A Controladoria Municipal e a Avaliação de Políticas Públicas: a experiência no Mestrado em GPP da EACH/USP. 2019. (Simpósio).
    3. IV Colóquio de Estudos em Gestão de Políticas Públicas.Educação Fundamental e Financiamento de Políticas Públicas. 2019. (Simpósio).
    4. IV Colóquio de Estudos em Gestão de Políticas Públicas.Educação Fundamental e Financiamento de Políticas Públicas. 2019. (Simpósio).
    5. Prêmio de Boas Práticas de Gestão Pública 2020.A Controladoria na Gestão de Políticas Públcias. 2019. (Oficina).
    6. 3º Encontro ContGov - A Reforma da Lei n° 4320/64: Um Debate sobre o Projeto de Lei de Finanças Públicas.Reforma da Lei nº 4.320/64: um debate sobre o Projeto de Lei de Finanças Públicas. 2017. (Oficina).
    7. I Seminário sobre Desenvolvimento Humano e Humanismo Integral. 2012. (Seminário).
    8. I WorkShop de Editores e Periódicos de Ciências Contábeis.I WORKSHOP DE EDITORES E PERIÓDICOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS. 2006. (Encontro).
    9. Semana do Contador de Cianorte.A formação do profissional contador em nível de pós-graduação e as perspectivas profissionais.. 2005. (Simpósio).
    10. Simpósio de contabilidade e finanças.Semana da contabilidade e finanças da UFPR. 2005. (Simpósio).
    11. 5 Congresso USP de Controladoria e Contabilidade. 5 Congresso USP de Controladoria e Contabilidade -. 2005. (Congresso).
    12. XI Congresso Brasileiro de Custos. XI Congresso Brasileiro de Custos. 2004. (Congresso).
    13. . VIII Congresso do Instituto Internacional de Custos. 2003. (Congresso).
    14. IX Congresso Brasileiro de Custos. IX Congresso Brasileiro de Custos. 2002. (Congresso).
    15. XIV semana do Contador de Maringá.XIV Semana do Contador de Maringá. 2002. (Encontro).
    16. . VII Congreso del Insituto Internacional de Costos y II Congreso de la Asociación Española de Contabilidad Directiva. 2001. (Congresso).
    17. VII Congresso Brasileiro de Custos. VII Congresso Brasileiro de Custos. 2000. (Congresso).
    18. . VI Congresso do Instituto Internacional de Custos. 1999. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (4)
    1. CROZATTI, J. Contas de Governo e os Desafios da Auditoria Financeira no Setor Público. 2012. (Exposição).. . 0.
    2. GUARNIERI, M. ; CROZATTI, J. A organização Médicos Sem Fronteiras - Atuação na África subsaariana. 2011. Exposição
    3. CROZATTI, J. Semana de Gestão de Políticas Públicas. 2009. (Congresso).. . 0.
    4. CROZATTI, J. Semana de Gestão de Políticas Públicas. 2008. (Congresso).. . 0.

Lista de colaborações



(*) Relatório criado com produções desde 1970 até 2021
Data de processamento: 02/05/2022 00:42:06