PPGCC

Valdiva Rossato de Souza

Doutorado em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo-USP (2015). Mestrado em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo-USP (2003). Especialização em Perícia Contábil pela Universidade Federal de Mato Grosso-UFMT (2001) e Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Mato Grosso-UFMT (1998). Atualmente é professora titular da Universidade do Estado de Mato Grosso-UNEMAT. Foi coordenadora e professora do Curso de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Jurídicas, Gerenciais e Educação de Sinop-UNIC. Atuou como Perita Contábil junto ao Poder Judiciário - esferas Trabalhista e Civel. Tem experiência na área de Perícia Contábil e Contabilidade, com ênfase em Contabilidade Ambiental. Atualmente vem desenvolvendo pesquisas sobre Créditos de Carbono. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/7547574834420488 (24/01/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade do Estado de Mato Grosso, Campus Universitário de Sinop. Av. dos Ingás, 3001 Centro 78550-000 - Sinop, MT - Brasil Telefone: (66) 35112100 Ramal: 2138 Fax: (66) 35112138
  • Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
  • Área: Administração
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (3)
    1. 2018-Atual. Estudo de Arranjos Interorganizacionais para o Desenvolvimento Sustentavel na Regiao Norte de Mato Grosso
      Descrição: A partir da percepção da necessidade de serem estudadas as relações interorganizacionais para possibilitar a implementação de padrões de sustentabilidade em Mato Grosso, serão considerados os estímulos oferecidos com as diretrizes do Protocolo de Quioto e a representatividade de implementações de projetos de Mecanismos de Desenvolvimento Limpo (MDLs) nos países em desenvolvimento, para propor estudos pertinentes às diretrizes de sustentabilidade necessárias à obtenção de Reduções Certificadas de Emissões (RCEs) por parte dos atores envolvidos. Assim, o presente projeto de pesquisa terá como objetivo identificar e estudar os arranjos interorganizacionais que atuam na Região Norte de Mato Grosso para aprimoramento de padrões de sustentabilidade, visando a implementação de projetos de MDLs, para obtenção de RCEs. A teoria das relações interorganizacionais será descrita enquanto suporte ao processo de aprimoramento dos arranjos empresariais; os padrões de sustentabilidade darão amparo teórico ao conceito de desenvolvimento sustentável e; as diretrizes pertinentes à implementação de projetos de MDLs, com vistas à obtenção de RCEs serão utilizadas enquanto objetivos a serem atingidos por parte dos agentes envolvidos, de forma a obter vantagem competitiva em mercados nacionais e internacionais. Para tanto, com o intuito de mapear evidências empíricas para satisfazer o objetivo proposto, os casos a serem estudados são arranjos interorganizacionais, localizados no eixo da BR-163, respectivamente nos municípios de Nova Mutum, Lucas do Rio Verde, Sorriso, Sinop e Colíder, cujos processos de negócios, levem em conta algum tipo de prática sustentável.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) . Integrantes: Valdiva Rossato de Souza - Coordenador / Geovane Paulo Sornberger - Integrante / Wilmor Constantino Tives Dalfovo - Integrante / ADRIANA REGINA REDIVO - Integrante / ARLETE REDIVO - Integrante.
      Membro: Valdiva Rossato de Souza.
    2. 2015-2018. Mensuracao Contabil dos Creditos de Carbono nos Paises em Desenvolvimento-MCCCPD
      Descrição: A partir da percepção da carência de discussões científicas pertinentes à mensuração contábil das Reduções Certificadas de Emissões (RCEs) nos países em desenvolvimento, serão considerados os estímulos oferecidos com as diretrizes do Protocolo de Quioto e a representatividade de implementações de projetos de Mecanismos de Desenvolvimento Limpo (MDLs) da China, da Índia e do Brasil, para propor estudos pertinentes a mensuração contábil das RCEs, visando evidenciar os fluxos futuros de seus benefícios econômicos, com base no modelo desenvolvido por Souza (2015). Assim, o presente projeto de pesquisa terá como objetivo identificar e estudar os efeitos econômicos no patrimônio das empresas brasileiras, chinesas e indianas provocados pela mensuração e reconhecimento ao valor justo dos ativos provenientes de RCEs geradas em seus processos produtivos, com a implementação de projetos de MDLs, a partir de 2005. Para tanto, trabalhar-se-á com a hipótese de que se as RCEs fossem mensuradas ao valor justo e reconhecidas enquanto ativo intangível, então seriam evidenciados os impactos patrimoniais dos fluxos de caixa futuros. A teoria da mensuração contábil será descrita enquanto suporte ao valor justo; os padrões contábeis existentes nos países mencionados e as principais características que envolvem as adoções das International Financial Reporting Standards (IFRSs) em cada um deles, serão discutidos com foco na mensuração contábil ao valor justo, aceita pelo International Accounting Standards Board (IASB). As orientações contábeis internacionais emanadas para contabilização das RCEs serão apresentadas para analisar o cenário atual de desenvolvimento do tratamento contábil atribuível ao ativo em questão nos países em desenvolvimento.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Valdiva Rossato de Souza - Coordenador / Wilmor Constantino Tives Dalfovo - Integrante.
      Membro: Valdiva Rossato de Souza.
    3. 2010-2012. CREDITOS DE CARBONO: uma contribuicao ao estudo dos efeitos socioambientais e economicos de sua contabilizacao em empresas Agroindustriais
      Descrição: Considerando a carência de estudos acerca dos procedimentos da teoria contábil para reconhecimento das transações econômicas com créditos de carbono em empresas agroindustriais, esta pesquisa tem como objeto identificar e mensurar os efeitos socioambientais e econômicos provocados na estrutura patrimonial das empresas, com a implantação de Mecanismos de Desenvolvimento Limpo (MDL) e a negociação de permissões de emissões de gases poluentes a partir do Protocolo de Quioto. Assim, espera-se possibilitar a evidenciação das informações socioambientais aos usuários externos, de forma a subsidiá-los em seus processos de tomadas de decisões em curto e longo prazos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Valdiva Rossato de Souza - Coordenador / Vandersézar Casturino - Integrante.
      Membro: Valdiva Rossato de Souza.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (1)
    1. Prêmio Ivan Carlos Gatti, Fundação Brasileira de Contabilidade - FBC.. 2004.
      Membro: Valdiva Rossato de Souza.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (62)
    1. 1ª Semana Pedagógica Integrada do Campus Universitário de Sinop. 2019. (Outra).
    2. IX Encontro de Contabilidade da Amazônia Legal. 2019. (Encontro).
    3. Novo Código de Ética da Profissão Contábil. 2019. (Outra).
    4. Produtor Rural - Obrigações Acessórias e Disrupção Tecnológica e o Contador 4.0. 2019. (Outra).
    5. XII Encontro Nacional da Mulher Contabilista. 2019. (Encontro).
    6. Seminário de Gestão e Planejamento Estratégico do Sistema Contábil. 2018. (Seminário).
    7. 11º Encontro Nacional de Coordenadores e Professores do Curso de Ciências Contábeis. 2018. (Encontro).
    8. V Conferência Sulamericana de Contabilidade Ambiental.Fatores Determinantes para Implementação de Mecanismos de Desenvolvimento Limpo (MDL's) por empresas brasileiras. 2017. (Outra).
    9. VIII Encontro de Contabilidade da Amazônia Legal - VIII ECAL. 2017. (Encontro).
    10. 39th European Accounting Association. Accounting Measurement of Carbon Credits in Brazil, China and India. 2016. (Congresso).
    11. 7ª Jornada Científica da Unemat - 7ª JC. 2016. (Outra).
    12. 7ª Jornada Científica da Unemat - 7ª JC.Participou da Comissão Científica como Avaliadora dos trabalhos publicados. 2016. (Outra).
    13. Encontro de Coordenadores e Docentes de Ciências Contábeis de Mato Grosso.O Desempenho dos Estudantes de Ciências Contábeis no Exame de Suficiência no Brasil e no Estado de Mato Grosso. 2016. (Encontro).
    14. XIV Jornada de Iniciação Científica de Ciências Contábeis - XIV JICC. 2016. (Outra).
    15. XIV Jornada de Iniciação Científica de Ciências Contábeis - XIV JICC.A Questão Ambiental na Amazônia Mato-grossense. 2016. (Outra).
    16. 1ª Semana Integrada das Ciências Sociais e Agrárias - 1ª SICSA.Mensuração Contábil de Créditos de Carbono nos Países em Desenvolvimento. 2015. (Outra).
    17. II Seminário Regional de Contabilidade, Custos e Qualidade do Gasto no Setor Público - Região Centro-Oeste. 2015. (Seminário).
    18. IV Encontro de Ciências Contábeis FASIPE - CICON.Mensuração Contábil dos Créditos de Carbono nos Países em Desenvolvimento. 2015. (Encontro).
    19. Prevenção e Gestão de Riscos nas atividades da Profissão Contábil. 2015. (Outra).
    20. X Convenção Mato-Grossense de Contabilidade e 5º Fórum de Contabilidade Pública. 2015. (Outra).
    21. X Encontro Nacional da Mulher Contabilista. 2015. (Encontro).
    22. XIII Jornada de Iniciação Científica de Ciências Contábeis.Mensuração Contábil dos Créditos de Carbono nos Países em Desenvolvimento. 2015. (Outra).
    23. 9ª Convenção Mato-Grossense de Contabilidade e 4º Fórum de Contabilidade Pública.Contabilidade e o Desenvolvimento Sustentável. 2013. (Outra).
    24. XI Jornada de Iniciação Científica de Ciências Contábeis.Mensuração Contábil ao Valor Justo. 2013. (Outra).
    25. 12º Congresso USP de Controladoria e Contabilidade. Informações societárias versus informações regulatórias: uma análise da relevância da informação contábil no contexto das concessionárias brasileiras do setor elétrico. 2012. (Congresso).
    26. I Fórum de Sustentabilidade - Amazônia mato-grossense social, econômica e ambientalmente legal. 2012. (Outra).
    27. VI Congresso ANPCONT. Comercialização de Créditos de Carbono e o valor das ações: uma análise do efeito do ICO2 Bovespa. 2012. (Congresso).
    28. 7th International Conference. Reconhecimento do fluxo econômico-financeiro com créditos de carbono: estudo em empresa sucroalcooleira. 2011. (Congresso).
    29. Pós-Graduação USP - 100 mil títulos. 2011. (Encontro).
    30. 10º Congresso USP de Controladoria e Contabilidade. Benefícios dos projetos desenvolvidos sob as premissas do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo. 2010. (Congresso).
    31. 3º Encontro Matogrossense de Profissionais e Acadêmicos Contábeis. 2010. (Encontro).
    32. III Fórum de Ensino, Pesquisa e Extensão das Ciências Sociais Aplicadas da UNEMAT.Grupo de Pesquisa CIC Sinop - Contabilidade e Amazônia - CA. 2010. (Outra).
    33. III Seminário de Extensão Universitária da Região Centro Oeste - SEREX-CO.Projeto de Extensão - Gestão Socioambiental Empresarial: Estudos de alternativas para minimização de resíduos de empresas instaladas em Sinop-MT. 2010. (Seminário).
    34. I Semana do Agronegócio.Contabilização dos Créditos de Carbono por empresas Agroindustriais. 2010. (Encontro).
    35. IV SIMAMCA - Simpósio da Amazônia Meridional em Ciências Ambientais.Benefícios sócio-econômicos ambientais com implantação de mecanismo de desenvolvimento limpo na Amazônia Mato-grossense. 2010. (Simpósio).
    36. VIII Jornada de Iniciação Científica de Ciências Contábeis.Gestão Socioambiental para empresas agroindustriais localizadas na Amazônia Matogrossense. 2010. (Encontro).
    37. III Ciclo de Palestras em Ciências Sociais Aplicadas.Benefícios com a Implantação de MDL's no Brasil. 2009. (Encontro).
    38. VII Convenção de Contabilidade de Mato Grosso.Lançamento do Livro de autoria própria. 2009. (Outra).
    39. VII Jornada de Iniciação Científica do Curso de Ciências Contábeis.Palestra: Implementação de MDL no Brasil e seus benefícios econômicos, sociais e ambientais. 2009. (Encontro).
    40. II Ciclo de palestras em Ciências Sociais Aplicadas.Contabilidade Ambiental: aplicação na indústria madeireira localizada na Amazônia Matogrossense. 2008. (Encontro).
    41. II Ciclo de Palestras em Ciências Sociais Aplicadas.Moderador de debates da apresentação: Lucas do Rio Verde - avanços e desafios da Gestão Ambiental das propriedades rurais. 2008. (Encontro).
    42. I Ciclo de Palestras em Ciências Sociais Aplicadas.Moderador de debates da apresentação: Desenvolvimento Sustentável Regional. 2007. (Encontro).
    43. III Congresso Interno de Iniciação Científica. Metodologia da Pesquisa nas diferentes áreas do conhecimento. 2007. (Congresso).
    44. VI Convenção de Contabilidade de Mato Grosso. 2007. (Outra).
    45. V Jornada de Ciências Contábeis.Aplicação da Contabilidade Ambiental na Indústria Madeireira. 2007. (Encontro).
    46. Evolução, Tendências e Perspectivas para a Profissão Contábil.I Simpósio de Contabilidade em Sinop. 2005. (Simpósio).
    47. III Jornada Acadêmica de Ciências Contábeis.III Jornada Acadêmica de Ciências Contábeis. 2005. (Outra).
    48. I Simpósio de Contabilidade.Evidenciação dos Recursos Humanos no Balanço Social: estudo realizado na Prefeitura Municipal de Sinop. 2005. (Simpósio).
    49. IV Congresso Científico - UNIRG. IV Congresso Científico - UNIRG. 2005. (Congresso).
    50. V Convenção de Contabilidade de Mato Grosso.V Convenção de Contabilidade de Mato Grosso. 2005. (Outra).
    51. 17º Congresso Brasileiro de Contabilidade. Contabilidade Ambiental aplicada na Indústria Madeireira: Um estudo de caso. 2004. (Congresso).
    52. Encontro Nacional dos Professores de Ciências Contábeis. 2004. (Encontro).
    53. III Feira Acadêmica UNIC-Sinop.Perícia Contábil: sua aplicação na esfera judicial trabalhista. 2004. (Outra).
    54. IV Feira Acadêmica UNIC-Sinop.A controladoria em instituições financeiras: estudo aplicado na Cooperativa de Crédito Rural de Lucas do Rio Verde-MT. 2004. (Outra).
    55. 3º Congresso USP de Controladoria e Contabilidade. Contabilidade Ambiental: Estudo de caso sobre sua aplicabilidade na Indústria Madeireira. 2003. (Congresso).
    56. III Encontro Estadual dos Estudantes de Ciências Contábeis. 2003. (Encontro).
    57. IV Convenção de Contabilidade de Mato Grosso. 2003. (Outra).
    58. Seminário: Avaliar para quê? Avaliando as Políticas de Avaliação Educacional. 2003. (Seminário).
    59. I Forum Estadual de Administração do 3º Setor. 2002. (Outra).
    60. IV Encontro de Professores de ontabilidade de Mato Grosso.A influência da Controladoria no Sistema de Informações das Organizações. 2002. (Encontro).
    61. 1º Seminário USP de Contabilidade.1º Seminário USP de Contabilidade. 2001. (Seminário).
    62. III Convenção de Contabilidade de Mato Grosso. 2001. (Outra).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (5)
    1. SOUZA, V. R.. VIII Ciclo de Palestras em Ciências Sociais Aplicadas - VIII CPCSA. 2019. (Outro).. . 0.
    2. SOUZA, V. R.. XVI Jornada de Iniciação Científica de Ciências Contábeis - XVI JICC. 2018. (Outro).. . 0.
    3. SOUZA, V. R.. XV Jornada de Iniciação Científica de Ciências Contábeis - XV JICC. 2017. (Outro).. . 0.
    4. SOUZA, V. R.. XIV Jornada de Iniciação Científica de Ciências Contábeis - XIV JICC. 2016. (Outro).. . 0.
    5. SOUZA, V. R.. III Congresso Interno de Iniciação Científica. 2007. (Congresso).. . 0.

Lista de colaborações



(*) Relatório criado com produções desde 1970 até 2021
Data de processamento: 02/05/2022 00:42:09