PPGCC

Raimundo Nonato Rodrigues

Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Ceará (1986), mestrado em Ciências Contábeis pela Universidade de São Paulo (1995), doutorado em Ciências Contábeis pela Universidade de São Paulo (2004) e pós-doutorado na Universidade de Vigo-Espanha, com pesquisa em Contabilidade e Sustentabilidade Econômica e Socio-Ambiental de Vinicultura. Experiência de 28 anos em banco de desenvolvimento, nas áreas de operações de crédito, contabilidade, controladoria e análise econômico-financeira de projetos. Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Pernambuco e lidera o projeto CNPQ / Universal 14/2014 intitulado: SUSTENTABILIDADE: Econômica, Social, Ambiental e Governança.#10;#10;Ministra as disciplinas: #10;- Graduação: Análise das Demonstrações Financeiras, Orçamento;#10;- Mestrado: Finanças Corporativas;#10;- Doutorado: Governança Corporativa e Responsabilidade Social. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/7872010912743566 (29/09/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal de Pernambuco. AV. DOS FUNCIONÁRIOS S/Nº, CIDADE UNIVERSITÁRIA, SALA E16, 1º ANDAR CIDADE UNIVERSITÁRIA 50740580 - Recife, PE - Brasil Telefone: (81) 21268874 Fax: (81) 21268874
  • Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
  • Área: Administração
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (7)
    1. 2019-Atual. ESTUDO SOBRE AS POLiTICAS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL, AMBIENTAL, ECONOMICA, ETICA E GOVERNANCA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO SOB AS OTICAS DO RELATO INTEGRADO E RELATORIOS DE SUSTENTABILIDADE
      Descrição: Problema: Quais os elementos presentes no Plano de Trabalho do Ministério do Meio Ambiente,#10;seguidos pela UFPE, para a elaboração de suas políticas internas sobre#10;sustentabilidade, contemplam os capitais não financeiros e financeiros previstos do#10;Relato Integrado e nos Relatórios de Sustentabilidade?#10;OBJETIVO GERAL#10;Identificar os elementos presentes no Plano de Trabalho do Ministério do Meio#10;Ambiente, que foram adotados pela UFPE para a elaboração de suas políticas internas, e#10;se esses elementos estão em harmonia com os capitais não financeiros e financeiros#10;expostos no Relato Integrado e nos Relatórios de Sustentabilidade.#10;OBJETIVOS ESPECÍFICOS#10;Para conseguir atender o Objetivo Geral, a pesquisa em tela estabelece os#10;seguintes Objetivos Específicos:#10;#61623; Colaborar com o grupo de pesquisa do Cnpq, CHAMADA UNIVERSAL?#10;MCTI/CNPq Nº 14/2014, intitulado ESTUDO DOS EFEITOS#10;ENDÓGENOS E EXÓGENOS ÀS ORGANIZAÇÕES, DECORRENTES#10;DO PROCESSO DE INTEGRATED THINKING E DIVULGAÇÃO DE#10;INFORMAÇÕES FINANCEIRAS E NÃO FINANCEIRAS NOS#10;REPORTES DE EMPRESAS SÓCIO E AMBIENTALMENTE#10;RESPONSÁVEIS, que investiga as bases teóricas (teoria dos Stakeholders, da#10;Legitimidade, Institucional) e os aspectos práticos aplicáveis ao tema proposto;#10;#61623; Entender os processos adotados para a integração de dados e divulgação das#10;informações sobre responsabilidade social na Universidade Federal de#10;Pernambuco;#10;#61623; Publicar artigos em eventos sobre o assunto;#10;#61623; Aplicar os conceitos abordados na metodologia do Relato Integrado e Relatórios#10;de Sustentabilidade nas atividades acadêmicas da UFPE (ensino, pesquisa e#10;extensão).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Raimundo Nonato Rodrigues - Coordenador / Débora Cristina de Jesus da Silva - Integrante / Diego Ferreira Bezerra de Melo - Integrante.
      Membro: Raimundo Nonato Rodrigues.
    2. 2018-2019. UM ESTUDO DOS EFEITOS INTERNOS E EXTERNOS AS ORGANIZACOES DA REGIAO METROPOLITANA DE RECIFE E DO AGRESTE PERNAMBUCANO, DECORRENTES DO PROCESSO DE INTEGRACAO DE DADOS E DIVULGACAO DE INFORMACOES SOBRE CONTABILIDADE AMBIENTAL E RESPONSABILIDADE SOCIAL
      Descrição: Problema: Quais os impactos endógenos e exógenos às organizações da RMR e do Agreste Pernambucano, decorrentes do processo de integração de dados e divulgação de informações do Relato Integrado do Relatório de Sustentabilidade sobre Governança, contabilidade ambiental e responsabilidade social?#10;OBJETIVO GERAL#10;#10;#09;Identificar os impactos endógenos e exógenos às organizações da RMR e do Agreste Pernambucano decorrentes do processo de integração de dados e divulgação de informações do Relato Integrado e do Relatório de Sustentabilidade sobre Governança, contabilidade ambiental e responsabilidade social. #10;#10;OBJETIVOS ESPECÍFICOS#10;#10;#09;Para conseguir atender o Objetivo Geral, a pesquisa em tela estabelece os seguintes Objetivos Específicos:#10;#10;?#09;Constituir um grupo de pesquisa que investigue as bases teóricas (teoria dos Stakeholders e da Legitimidade) e os aspectos práticos aplicáveis ao tema proposto; #10;?#09;Entender os processos adotados para a integração de dados e divulgação das informações sobre responsabilidade social e contabilidade ambiental de uma amostra de empresas pertencentes à RMR e do Agreste Pernambucano; #10;?#09;Publicar artigos em eventos sobre o assunto; #10;?#09;Aplicar os conceitos abordados na metodologia do Relato Integrado nas atividades acadêmicas (ensino, pesquisa e extensão).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Raimundo Nonato Rodrigues - Coordenador / Danilo Nunes Balduino Guedes - Integrante.
      Membro: Raimundo Nonato Rodrigues.
    3. 2014-Atual. SUSTENTABILIDADE: ECONOMICA, SOCIAL, AMBIENTAL E GOVERNANCA.
      Descrição: O principal objetivo desta pesquisa é identificar os impactos organizacionais#10;decorrentes do processo de integração de dados e informações entre relatórios de#10;contabilidade e sustentabilidade divulgados no Brasil. Para atingir o objetivo da#10;pesquisa, propõe-se utilizar duas teorias de base: Teoria dos Stakeholders e Teoria#10;da Legitimidade, já que elas se complementam na abordagem da divulgação e#10;utilização das informações que as empresas reportam. Esta pesquisa adotará uma#10;investigação combinada em duas formas metodológicas: quantitativas e qualitativas.#10;Para alcançar os objetivos da pesquisa serão investigadas organizações que se#10;propuseram à adoção do Relato Integrado, com ênfase nos subsistemas da#10;empresa, nos processos, nos aspectos socioambientais e nos principais atores#10;envolvidos. A pesquisa, com embasamento teórico e características práticas, se#10;propõe, também, a estudar os relatórios utilizados pelos usuários, verificando o#10;poder de comunicação desses relatos integrados e seus efeitos junto aos diversos#10;usuários da informação.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) . Integrantes: Raimundo Nonato Rodrigues - Coordenador / Paulo Roberto Nóbrega Cavalcante - Integrante / Luiz Nelson Guedes de Carvalho - Integrante / José Roberto Kassai - Integrante / Isabel Costa Lourenço - Integrante / Lilian Soares Outtes Wanderley - Integrante / Maxleide Nascimento de Castro - Integrante / Aline Rubia Ferraz de Freitas - Integrante / Adalberto Pereira de Lima - Integrante / Karyne Barbosa da Silva - Integrante / Cassia Querine Dornelas da Silva - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Raimundo Nonato Rodrigues.
    4. 2010-2015. Processo de Convergencia Contabil: Um Estudo analitico da Adequacao ao Pronunciamento Tecnico CPC 12 ? Ajuste a Valor Presente de Empresas Brasileiras Listadas na BOVESPA na Mensuracao da Informacao Contabil.
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Raimundo Nonato Rodrigues - Coordenador.
      Membro: Raimundo Nonato Rodrigues.
    5. 2009-2010. Convergencia Contabil e os Novos Dispositivos Legais Societarios: um estudo analitico das modificacoes dos Normativos Contabeis na esfera Patrimonial, Economica e Financeira das Empresas Brasileiras.
      Descrição: A pesquisa objetivou identificar impactos na estrutura patrimonial, econômica e financeira de empresas de grande porte listadas na BOVESPA, decorrentes do Processo de Convergência Contábil. Caracterizou-se como um estudo indutivo, exploratório e descritivo. A população da pesquisa constituiu-se por empresas de grande porte listadas na BOVESPA no período de 2007 até 2009, enquanto que a amostra foi determinada através do método não probabilístico amostragem intencional. Averiguou-se que a grande maioria das empresas apresentou, em notas explicativas, a ocorrência de impactos oriundos da adoção inicial e que optaram por alterar para o padrão internacional em janeiro de 2008, verificou-se a ocorrência de erros e acertos das empresas nas práticas contábeis referentes ao AVP. Com a criação do CPC e as promulgações da Lei 11.638/07 e Lei 11.941/09, o Brasil ganhou fôlego no processo de convergência contábil internacional. As empresas estão se adaptando as novas exigências legais sobre práticas contábeis. Recomenda-se a realização de futuros trabalhos no campo da Contabilidade Internacional, uma vez que os impactos do processo de convergência contábil ainda não são conhecidos em sua totalidade.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Raimundo Nonato Rodrigues - Coordenador / Roberto Cavalcante de Vasconcellos Júnior - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1
      Membro: Raimundo Nonato Rodrigues.
    6. 2008-2009. Convergencia Contabil e a Lei 11.638/07: um estudo sobre os impactos das recentes mudancas nos normativos contabeis na estrutura patrimonial, economica e financeira das empresas de grande porte do nordeste brasileiro.
      Descrição: Objetivo Geral#10;#10;Investigar os impactos na estrutura patrimonial, econômica e financeira das empresas de grande porte do Nordeste, decorrentes das mudanças provocadas pela Harmonização contábil e pela implementação da Lei 11.638/07.#10;#10;Objetivos Específicos#10;#10;?Analisar as alterações decorrentes da Lei 11.638/07 em relação à Lei 6.404/76;#10;#10;?Estudar os efeitos da lei 11.638/07 nas publicações das demonstrações contábeis no Brasil;#10;#10;?Investigar as mudanças propostas pelas normas sobre harmonização contábil, decorrentes da integração dos mercados internacionais;#10;#10;? Analisar o impacto dos custos com publicação das demonstrações contábeis atendendo as exigências da nova lei.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Raimundo Nonato Rodrigues - Coordenador / Roberto Cavalcante de Vasconcellos Júnior - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Raimundo Nonato Rodrigues.
    7. 2005-2006. ESTUDO DO NIVEL DE TRANSPARENCIA DOS BANCOS BRASILEIROS EM RELACAO AOS REQUISITOS DO PILAR 3, DO NOVO ACORDO DA BASILEIA.
      Descrição: ANÁLISE DAS NOTAS EXPLICATIVAS DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS DOS BANCOS E DOS ASPECTOS QUANTITATIVOS DO NOVO ACORDO DA BASILÉIA ? PILAR 3.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Raimundo Nonato Rodrigues - Coordenador / Henrique Gonçalves de Carvalho - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco - Bolsa.
      Membro: Raimundo Nonato Rodrigues.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (1)
    1. PRIMEIRO LUGAR: 4º Encuentro Internacional de Casos - CASO BODEGAS MARINO, Universidad de Chile Facultad de Economía y Negocios Departamento Control de Gestión y Sistemas de I.. 2019.
      Membro: Raimundo Nonato Rodrigues.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (49)
    1. 18TH INTERNATIONAL CONFERENCE. CREDIT UNIOS: ANALYSIS OF THE DETERMINANT FACTOR OF THE CREDIT RISK. 2019. (Congresso).
    2. 18TH INTERNATIONAL CONFERENSE ON CORPORATE SOCIAL RESPONSIBILITY. EVIDENCE OF CHIEF VALUE OFFICERS IN BRAZILIAN LISTED COMPANIES. 2019. (Congresso).
    3. Joint Seminar-International Week 2019.What are the dimensions of sustainability in the current scenario?. 2019. (Seminário).
    4. VI Conferência Sulamericana de Contabilidade Ambiental. INFLUENCIA OU INDIFERENÇA? ANÁLISE DA ADESÁO POR SETOR DE ATIVIDADE AO ÍNDICE DE SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL (ISEB3). 2019. (Congresso).
    5. VI Conferência Sulamericana de Contabilidade Ambiental. Agenda 2030: Características das Companhias da B3, que Influenciam o Disclosure Voluntário dos Relatórios de Sustentabilidade ou Integrado considerando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. 2019. (Congresso).
    6. VI RESEARCH FORUM ON CHALLENGES IN MANAGEMENT ACCOUNTING AND CONTROL. 2019. (Seminário).
    7. XX CONGRESO INTERNACIONAL AECA. ANALYSIS OF SUSTAINABILITY INDICATORS TRIPLE BOTTOM LINE: THE STUDY BEEKEEPING COOPERATIVE - CASA APIS. 2019. (Congresso).
    8. XIV ENCONTRO NORTE-RIOGRANDENSE DE CIÊNCIAS CONTABEIS.EFEITOS DA DIVULGAÇÃO DO RELATO INTEGRADO E DE RELATÓRIOS DE SUSTENTABILIDADE SOBRE O DESEMPENHO DE COMPANHIAS ABERTAS NO BRASIL. 2018. (Encontro).
    9. XVIII USP INTERNATIONAL CONFERENCE IN ACCOUNTING. LAST BIG CORPORATE SCANDALS IN BRAZIL: WHY INVESTORS DID NOT SEE IT IN THE ANNUAL REPORTS. 2018. (Congresso).
    10. XVIII USP INTERNATIONAL CONFERENCE IN ACCOUNTING. A RELATIONSHIP ANALYSIS BETWEEN SICUI-ENVIRONMENTAL INVESTMENTS AND BANKING PERFORMANCE IN BRAZIL. 2018. (Congresso).
    11. XVIII USP INTERNATIONAL CONFERENCE IN ACCOUNTING. Avaliação de Artigos do Congresso. 2018. (Congresso).
    12. XIX CONGRESO AECA. O RELATO INTEGRADO: UMA ANÁLISE SOBRE A PRESENÇA DE ELEMENTOS DOS CAPITAIS NÃO FINANCEIROS DAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS E PORTUGUESAS. 2017. (Congresso).
    13. XVII USP INTERNATIONAL CONFERENCE IN ACCOUNTING.FATORES DE GOVERNANÇA CORPORATIVA E DE ESTRUTURA DE PROPRIEDADE E SUAS INFLUÊNCIAS NOS HONORÁRIOS DA AUDITORIA INDEPENDENTE. 2017. (Outra).
    14. XVII ENCUENTRO AECA.RELATO INTEGRADO: ESTUDO DO VIÉS DOS RELATÓRIOS PUBLICADOS PELAS EMPRESAS LISTADAS NA BMFBOVESPA PARA PUBLICAÇÃO DOS CAPITAIS FINANCEIRO, NATURAL, SOCIAL E DE RELACIONAMENTO NO PERÍODO DE 2012 A 2014. 2016. (Encontro).
    15. XVII ENCUENTRO AECA.ORIGENS DE RECURSOS DAS ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL DE INTERESSE PÚBLICO (OSCIPS): uma abordagem à luz da accountability e das teorias stakeholders e legitimidade. 2016. (Encontro).
    16. IX SEMINARIO UFPE DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS.RELATO INTEGRADO: UMA ANÁLISE DE CONTEÚDO DOS INDICADORES CHAVE (KPIs) DOS CAPITAIS NÃO FINANCEIROS NAS EMPRESAS DO NOVO MERCADO. 2015. (Seminário).
    17. SEMINÁRIO INTERNACIONAL RELATO INTEGRADO.Inclusão do GT Acadêmico. 2015. (Seminário).
    18. XII CONGRESSO USP DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EM CONTABILIDADE. APLICAÇÃO DOS MÉTODOS DETERMINÍSTICOS E ESTOCÁSTICOS DE VALORAÇÃO DE EMPRESAS EM UMA COMPANHIA DO COMÉRCIO VAREJISTA LISTADA NA BMFBOVESPA. 2015. (Congresso).
    19. XV CONGRESSO USP DE CONTROLADORIA E CONTABILIDADEDE. RELATO INTEGRADO: UMA ANÁLISE DO NÍVEL DE ADERÊNCIA DAS EMPRESAS DO NOVO MERCADO AOS INDICADORES-CHAVE (KPIs) DOS CAPITAIS NÃO FINANCEIROS. 2015. (Congresso).
    20. XV CONGRESSO USP DE CONTROLADORIA E CONTABILIDADEDE. DEBATEDOR. 2015. (Congresso).
    21. 5TH INTERNACIONAL SCIENTIFIC CONFERENCE ON ECONOMICAL SOCIAL DEVELOPMENTAL. ACCOUNTING AND REGULATORY CHANGES IN BRAZILIAN CORPORATE LAW: AN INVESTIGATION OF THE IMPLICATIONS FOR THE REVISION OF THE TARIFF OF THE SANITATION SECTOR IN PERMANBUCO. 2014. (Congresso).
    22. XIV CONGRESSO USP DE CONTROLADORIA E CONTABILIDADE. SESSÃO CONDENSADA DA ÁREA TEMÁTICA;TRACK CONTABILIDADE GERENCIAL. 2014. (Congresso).
    23. CASI - CONGRESSO DE ADMINISTRAÇÃO, SOCIEDADE E INOVAÇÃO. O CUSTO DO ATENDIMENTO DOS ACIDENTES DE TRÂNSITO RODOVIÁRIO APLICANDO O CUSTEIO ABC: UM ESTUDO DE CASO NA POLÍCIA RODOVIÁRIA FEDERAL DE PERNAMBUCO. 2013. (Congresso).
    24. CONACIC - Congresso Nacional de Ciências Contábeis. A ABRANGÊNCIA DA CONTABILIDADE GERENCIAL SEGUNDO OS DOCENTES DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DO ESTADO DA PARAÍBA. 2013. (Congresso).
    25. XXX CONFERÊNCIA INTERAMERICANA DE CONTABILIDAD. UM ESTUDO SOBRE OS EFEITOS NO PATRIMÔNIO LÍQUIDO E RESULTADO DOS BANCOS BRASILEIROS DECORRENTES DA ADOÇÃO DO AJUSTE AO VALOR DE MERCADO. 2013. (Congresso).
    26. XXX CONFERÊNCIA INTERAMERICANA DE CONTABILIDAD. CONTABILIDADE FORENSE: UM ESTUDO PERCEPTIVO DA RELEVÂNCIA DA CONTABILIDADE FORENSE NA INVESTIGAÇÃO DE LAVAGEM DE CAPITAIS PRATICADAS POR ORGANIZAÇÕES CRIMINOSAS. 2013. (Congresso).
    27. XXX CONFERÊNCIA INTERAMERICANA DE CONTABILIDAD. XXX CONFERÊNCIA INTERAMERICANA DE CONTABILIDAD. 2013. (Congresso).
    28. VI Seminário UFPE de Contabilidade.Avaliador de Artigos. 2012. (Seminário).
    29. XII CONGRESO INTERNACIONAL DE COSTOS. Uma investigação sobre a avaliação de desempenho contábil-gerencial do Programa Escola Aberta (PEA) em escolas municipais de Olinda. 2011. (Congresso).
    30. XXXV ENANPAD. AVALIADOR DE ARTIGO. 2011. (Congresso).
    31. COMISSÃO DE AVALIAÇÃO AD HOC.AVALIAÇÃO DE ARTIGOS. 2010. (Outra).
    32. IV Seminário UFPE de Ciências Contábeis.Contabilidade Forense e Lavagem de Capitais: Um Estudo Sobre a Percepção da Relevância da Contabilidade Forense nas Investigações de Organizações Criminosas.. 2010. (Seminário).
    33. XXXIV ENANPAD. AVALIADOR DE ARTIGO. 2010. (Congresso).
    34. III SEMINÁRIO UFPE DE CONTABILIDADE.GOVERNANÇA CORPORATIVA: UM ESTUDO NO SETOR ELÉTRICO NO BRASIL. 2009. (Seminário).
    35. Palestra sobre Temas Contábeis.: Normas Internacionais e Convergência Contábil no Brasil - Lei 11638 e MP 449. 2009. (Outra).
    36. XXXIII ENANPAD. AVALIADOR DE TRABALHOS. 2009. (Congresso).
    37. XXXIII ENANPAD. FINANÇAS COMPORTAMENTAIS: UM ESTUDO COMPARATIVO UTILIZANDO A TEORIA DOS PROSPECTOS COM OS ALUNOS DE GRADUAÇÃO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS. 2009. (Congresso).
    38. 18o. Congresso Brasileiro de Contabilidade. 2008. (Congresso).
    39. II SEMINÁRIO UFPE DE CONTABILIDADE.Gestão do Regime Próprio da Previdência Social: uma investigação sobre o acesso e a compreensão dos servidores frente às informações gerenciais dos Municípios do Estado de Pernambuco. 2008. (Seminário).
    40. VII Congresso Usp de Iniciação Científica. Contabilidade Ambiental: um estudo exploratório sobre o conhecimento dos professores de contabilidade. 2008. (Congresso).
    41. VIII Congresso Usp de Contabilidade. Securitização de Recebíveis no Setor Bancário Brasileiro: um estudo empírico. 2008. (Congresso).
    42. I Congresso UFSC de Controladoria e Finanças. OS IMPACTOS VERIFICADOS NO ATIVO E PATRIM/ÕNIO LÍQUIDO DOS BANCOS, APÓS A IMPLEMENTAÇÃO DO ACORDO DA BASILÉIA.. 2007. (Congresso).
    43. I SEMINÁRIO UFPE DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS.LA OBLIGATORIEDAD DEL PAGO DE DIVIDENDOS EN LAS EMPRESAS BASILENAS: UNA EVIDENCIA EMPÍRICA. 2007. (Seminário).
    44. XIV CONGRESSO BRASILEIRO DE CUSTOS. CONTROLE EXTERNO E PRIVATIZAÇÃO: ESTUDO MULTICASO A PARTIR DAS AUDITORIAS DO TCE-PE. 2007. (Congresso).
    45. XIII CONGRESSO BRASILEIRO DE CUSTOS. BALANCED SCORECARD: UMA ANÁLISE DOS IMPACTOS DE SUA IMPLANTAÇÃO EM INDICADORES FINANCEIROS DE EMPRESAS BRASILEIRAS. 2006. (Congresso).
    46. 39 Congresso Nacional de Previdência Social. 2005. (Congresso).
    47. IX Congresso Internancional de Custos. IX Congresso Internacional de Custos. 2005. (Congresso).
    48. SEMINÁRIO CONTABILIDADE CONTEMPORÂNEA-GOVERNANÇA CORPORATIVA.CONTABILIDADE CONTEMPORÂNEA-GOVERNANÇA CORPORATIVA. 2004. (Seminário).
    49. 1º Seminário USP de Contabilidade.1º Seminário USP de Contabilidade. 2001. (Seminário).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (16)
    1. RODRIGUES, R. N.. Joint Seminar-International Week 2019. 2019. (Congresso).. . 0.
    2. RODRIGUES, R. N.; FERREIRA, C. D.. CICLO DE PALESTRAS SOBRE SUSTENTABILIDADE. 2018. Outro
    3. RODRIGUES, R. N.; DACIE, F. P.. CICLO DE PALESTRAS SOBRE SUSTENTABILIDADE. 2018. Outro
    4. RODRIGUES, R. N.; OLIVEIRA, N. M. ; PANHOCA, L.. CICLO DE PALESTRAS SOBRE SUSTENTABILIDADE. 2018. Outro
    5. RODRIGUES, R. N.; SANTOS, A. R. S.. CICLO DE PALESTRAS SOBRE SUSTENTABILIDADE. 2018. Outro
    6. RODRIGUES, R. N.; FREITAS, M. R. O.. CICLO DE PALESTRAS SOBRE SUSTENTABILIDADE. 2018. Outro
    7. RODRIGUES, R. N.; BRESSAN, V. G. F.. CICLO DE PALESTRAS SOBRE SUSTENTABILIDADE. 2018. Outro
    8. RODRIGUES, R. N.. IMPLICAÇÕES DOS ASPECTOS MONETÁRIOS E NÃO MONETÁRIOS DOS CUSTOS AMBIENTAS NO PREÇO: UM ESTUDO DE CASO EM UMA INDÚSTRIA DE CERÂMICA LOCALIZADA NO CARIRI PARAIBANO. 2017. (Outro).. . 0.
    9. RODRIGUES, R. N.. INTEGRATED REPORTING IN BRAZIL: A CRITICAL READING. 2017. (Outro).. . 0.
    10. RODRIGUES, R. N.. INFLUÊNCIA DA GOVERNANÇA CORPORATIVA NA EVIDENCIAÇÃO VOLUNTÁRIA DE INFORMAÇÕES DE NATUREZA SOCIO AMBIENTAL. 2017. (Outro).. . 0.
    11. RODRIGUES, R. N.. INFLUÊNCIA DA APLICAÇÃO DE RECURSOS PÚBLICOS SOBRE O RESULTADO DOS INDICADORES DE DESENVOLVIMENTO AMBIENTAL SUSTENTÁVEL. 2017. (Outro).. . 0.
    12. LAGIOIA, U. C. T. ; RODRIGUES, R. N.. IX SEMINÁRIO UFPE DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS. 2015. Outro
    13. RODRIGUES, R. N.. PROCESSO SELETIVO DO MESTRADO/DOUTORADO. 2015. (Concurso).. . 0.
    14. RODRIGUES, R. N.. PROCESSO SELETIVO DO MESTRADO. 2014. (Concurso).. . 0.
    15. RODRIGUES, R. N.. VII SEMINÁRIO UFPE DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS. 2013. (Outro).. . 0.
    16. RODRIGUES, R. N.. PROCESSO SELETIVO DO MESTRADO. 2013. (Concurso).. . 0.

Lista de colaborações



(*) Relatório criado com produções desde 1970 até 2021
Data de processamento: 02/05/2022 00:42:08