PPGCC

Marcio Marcelo Belli

Possui DOUTORADO em Ciências Contábeis pela FEA-USP da UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (2009), MESTRADO em Ciências Contábeis, Controladoria e Contabilidade, também pela FEA-USP da UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (2002), graduação em Administração de Empresas (1989), graduação em Ciências Contábeis (1995). Atualmente é professor Doutor na FACULDADE DE CIÊNCIAS APLICADAS DA UNICAMP- UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS. Tem experiência na área de Administração , Contabilidade, Controladoria e Auditoria tendo atuado como Contador, Gerente Financeiro, Gerente Administrativo, Diretor técnico, Controller e Auditor. Seus interesses como pesquisador tem ênfase em Contabilidade, Administração Financeira e Controladoria, principalmente nos seguintes temas: Value-relevance, Administração financeira, Valuation, Controladoria, Contabilidade geral e de custos e Auditoria. Sua principal linha de pesquisa é VALUATION - Avaliação econômica de empresas tendo concluído sua tese de DOUTORADO nessa área com o título RELEVÂNCIA DO FATOR TECNOLÓGICO NO VALOR DAS EMPRESAS DE TECNOLOGIA (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/9269598850632464 (10/06/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Aplicadas. Rua Pedro Zaccaria, 1300 Jd Santa Luiza 13484-350 - Limeira, SP - Brasil Telefone: (19) 37016662 URL da Homepage: http://www.fca.unicamp.br
  • Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
  • Área: Administração
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (6)
    1. 2010-2011. ESTUDO SOBRE A RELACAO ENTRE VALOR PATRIMONIAL E VALOR DE MERCADO DAS EMPRESAS DE TECONOLOGIA NO BRASIL
      Descrição: A pesquisa tem como finalidade demonstrar o comportamento dos dados econômicos das empresas de tecnologia brasileiras. Foram formadas duas amostras de empresas que fazem ofertas públicas de ações na bolsa de valores brasileira, a BOVESPA. A primeira é composta por empresas de tecnologia (fabricantes de equipamentos eletrônicos, empresas produtoras de programas para computadores-softwares e de tecnologia de informação ? TI). A segunda amostra é composta por empresas tradicionais (indústria, comércio, extração de minérios, química, petroquímica, entre outras), onde dentre estas estão as que participam em mais de sessenta por cento (60%) dos pregões, ou seja, tais empresas participam de sessenta por cento das negociações/transações feitas na BOVESPA. Os testes estatísticos foram implementados a partir do teste U de Mann Whitney, o qual consiste em um teste de igualdade de médias. Através deste teste foi possível avaliar se as médias dos valores de mercado dos dois grupos de empresas possuem diferenças estatisticamente significantes.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Márcio Marcelo Belli - Coordenador / Rodrigo matsunaga - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Marcio Marcelo Belli.
    2. 2010-2011. ESTUDO SOBRE AS CARACTERISTICAS DO ENDIVIDAMENTO, LUCRATIVIDADE, LIQUIDEZ E ATIVIDADES DAS EMPRESAS TECNOLOGICAS NO BRASIL
      Descrição: Neste trabalho foram utilizadas duas amostras de dados dos balanços de empresas fazem ofertas públicas de ações na bolsa de valores brasileira- BOVESPA uma composta por empresas de tecnologia e outra de empresas tradicionais. A primeira amostra é composta pelos de fabricantes de equipamentos eletrônicos, empresas produtoras de programas para computadores-softwares e de tecnologia de informação ? TI e a segunda amostra é composta por empresas tradicionais: construção civil, indústria e comércio, extração de minérios, etc. Os principais objetivos foram: coletar, separar e formatar os dados das empresas de tecnologia de capital aberto e comparar com as empresas tradicionais, além de avaliar o conteúdo semântico dos principais itens das demonstrações contábeis que tem importância na determinação do valor econômico dessas empresas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Márcio Marcelo Belli - Coordenador / Mariana Veronez Jolo - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Marcio Marcelo Belli.
    3. 2010-2011. Estudo Sobre os efeitos da Crise Financeira na Rentabilidade e Lucratividade das Empresas de Tecnologia Brasileiras
      Descrição: Este estudo teve como princiapl objetivo a identificação e a análise dos principais elementos e seus efeitos sobre a rentabilidade das empresas de tecnologia brasileiras gerados pela crise financeira de 2008.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Márcio Marcelo Belli - Coordenador / Thiago Henrique Garcia da Silva - Integrante. Financiador(es): Universidade Estadual de Campinas - Bolsa. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Marcio Marcelo Belli.
    4. 2010-2011. Estudo Sobre a Participacao no Mercado Brasileiro de Capital Aberto das Empresas de Tecnologia
      Descrição: A pesquisa analisa o mercado de capitais, fazendo uma comparação entre empresa de tecnologias e empresas aqui classificadas como tradicionais no tocante à precificação e a presença no pregão da Bovespa. Para as análises foram constituídas duas amostras, uma com os dados de empresas de tecnologia, e outra com os dados de empresas tradicionais. A amostra de tecnologia compreende empresas que desenvolvem software, tecnologia da informação e fabricantes de equipamentos eletrônicos. Já a amostra tradicional engloba empresas de extração de minérios, indústria e comércio, empresas que representam maiores índices de composição IBOV. O estudo tem como objetivo testar a hipótese de que empresas de tecnologia e as empresas tradicionais apresentam comportamento diferente no mercado de capitais, no que se refere aos preços das ações e a participação no pregão.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Márcio Marcelo Belli - Coordenador / MASCARENHAS, Calistênia Santana - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Marcio Marcelo Belli.
    5. 2010-2011. ESTUDO SOBRE A CORRELACAO DO FATOR TECNOLOGICO E O VALOR DE
      Descrição: O objetivo deste trabalho foi a investigação da relevância do fator tecnológico no valor de mercado das ações de empresas de tecnologia. Para testar a hipótese de que as empresas de tecnologia possuem um valor de mercado maior que as empresas tradicionais foram analisadas 607 (seiscentas e sete) companhias que negociam ações no mercado norte-americano através dos pregões da NASDAQ (National Association of Securities Dealers Automatic Quotation System) e NYSE (New York Stock Exchange) ao longo de doze anos, 1997 a 2008. O grupo de empresas foi dividido em 233 empresas de tecnologia e 374 empresas da velha economia. Inicialmente foi utilizado uma técnica de análise exploratória anacor, a qual indicou um relacionamento entre o fator tecnológico e valores de mercado das empresas. Em seguida, através da análise de um modelo de regressão com dados em painel que considera o efeito pooling, pelo método dos mínimos quadrados generalizados, utilizando-se a equação (ZPVPt) = ?(TEC + ZPDt-1 + variáveis de controlet-1), os resultados demonstraram, que existe uma relação positiva entre o valor das ações e o fato das empresas serem de tecnologia, ou seja, as ações das empresas de tecnologia apresentaram valores de mercado maiores que os valores das ações das empresas consideradas tradicionais ou da velha economia . Como plataforma teórica foi utilizada a literatura de value-relevance, estudada por vários autores que desenvolveram modelos para medir o relacionamento entre o valor das empresas e variáveis disponíveis nas demonstrações contábeis e no mercado de capitais.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Márcio Marcelo Belli - Coordenador.
      Membro: Marcio Marcelo Belli.
    6. 2010-2011. ANALISE DA DISTRIBUICAO DA RIQUEZA COM BASE NA DEMONSTRACAO DO VALOR ADICIONADO
      Descrição: O trabalho analisou os dados constantes na Demonstração do Valor Adicionado (DVA) de dez anos da empresa Petrobras. Os dados recolhidos das DVA?s da Petrobras foram comparados aos de outras 22 (vinte e duas) empresas brasileiras de grande porte no mesmo período. As variáveis analisadas foram: o percentual de valor adicionado distribuído como salários e encargos, o percentual do valor adicionado distribuído como tributos ao governo, o percentual do valor adicionado distribuído como remuneração do capital de terceiros, o percentual do valor adicionado distribuído como remuneração do capital próprio e valor adicionado recebido em transferência. Adicionalmente, analisou-se também três indicadores de potencial de geração de riquezas: o potencial do ativo para gerar riqueza, o potencial das vendas para gerar riqueza e o potencial do patrimônio líquido para gerar riquezas. As variáveis foram analisadas com a utilização de gráficos e testes estatísticos não-paramétricos para amostras independentes. Os testes estatísticos de Mann-whitney e Kolmogorov-Smirnov apontaram que a Petrobras distribui uma parcela menor de sua riqueza em forma de salários em relação à média do grupo de empresas enquanto distribui uma parcela maior na forma de tributos. As parcelas do valor adicionado distribuídas como remuneração do capital de terceiros e do capital próprio não apontaram diferenças estatisticamente significativas. Os testes estatísticos aplicados aos indicadores de geração de riqueza apontaram para médias maiores no desempenho da Petrobras em relação ao grupo de empresas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Márcio Marcelo Belli - Coordenador.
      Membro: Marcio Marcelo Belli.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (7)
    1. Homenagem Especial de Reconhecimento de Trabalhos relevantes nos 20 anos da Sumatra Cafés Brasil S/A, SUMATRA CAFÉS BRASIL S/A.. 2003.
      Membro: Márcio Marcelo Belli.
    2. Paranifo da Turma de Formandos em Ciências Contábeis da UNIFEOB - S.J. da Boa Vista SP, Centro Universitário da Fundação de Ensino Octávio Bastos.. 2002.
      Membro: Márcio Marcelo Belli.
    3. Patrono da Turma de Formandos em Adminsitração de Empresas, Fundação de Ensino Octávio Bastos - S.J.da Boa Vista.. 1999.
      Membro: Márcio Marcelo Belli.
    4. Paraninfo da Turma de Formandos em Ciências Contábeis da FEOB - SJBV, FEOB - SJBV.. 1998.
      Membro: Márcio Marcelo Belli.
    5. Patrono da Turma de Formandos do Curso de Ciências Contábeis da FEOB - SJBV, FEOB- SJBV.. 1996.
      Membro: Márcio Marcelo Belli.
    6. Paraninfo da Turma de Formandos em Adminsitração de 1995 da Fundação de Ensino Octávio Bastos - SJBV, Fundação de Ensino Octávio Bastos - SJBV.. 1995.
      Membro: Márcio Marcelo Belli.
    7. Homenagem Especial da Turma de formandos em Ciências Contábeis Da Fundação de Ensino Octávio Bastos - SJBV, Fundação de Ensino Octávio Bastos.. 1993.
      Membro: Márcio Marcelo Belli.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (19)
    1. ENAMPAD 2011-ENAMPAD - ECONTRO DA ANPAD - ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO. NOVA ESTRUTURA CONCEITUAL CONJUNTA FASB-IASB: IMPACTOS. 2011. (Congresso).
    2. XI CONGRESSO USP DE CONTABILIDADE E CONTROLADORIA. UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE O PODER PREDITIVO DO MODELO CFROI NA. 2011. (Congresso).
    3. XIX Congresso Interno de Iniciação Científica da Unicamp. Estudo sobre a Participação no Mercado Brasileiro de Capital Aberto das Empresas de Tecnologia. 2011. (Congresso).
    4. ENAMPAD - ECONTRO DA ANPAD - ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO. Uma Avaliação entre o Pronunciamento Nº. 1 do CPC e IAS Nº. 36 do IASB. 2010. (Congresso).
    5. VI ENCONTRO DOS CURSOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS E CIÊNCIAS FEARP-USP.encontro de professores de ciências Contábeis. 2010. (Encontro).
    6. II ENCONTRO DOS CURSOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS E CIÊNCIAS FEARP-USP. 2009. (Encontro).
    7. I ENCONTRO DOS CURSOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS E CIÊNCIAS FEARP-USP. 2007. (Encontro).
    8. VII CONGRESSO USP DE CONTABILIDADE E CONTROLADORIA. Análise da relação entre o IEVA e os setores econômicos. 2007. (Congresso).
    9. OITAVO PREMIO ANEFAC FIPECAFI.AVALIAÇÃO DO DISCLOSURE DE VÁRIAS COMPANHIAS. 2006. (Outra).
    10. CICLO DE DEBATES EM ÉTICA - Unifeob- São João da Boa Vista ? sp - 22 agosto 2005.Ciclo de debates em ética. 2005. (Encontro).
    11. III EGRACC - ENCONTRO DOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS - SJBV. 2004. (Congresso).
    12. EGRACC - ENCONTRO DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS SJBV. A complexa estrutura do Imposto de Renda brasileiro baseada no conceito de rédito-ingresso.. 2003. (Congresso).
    13. EGRACC - ENCONTRO DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS - SJBV. As demonstrações administrativas e contábeis que comprovam ações em prol do bem-estar da sociedade,selam o compromisso permanente das empresas para com a Responsabilidade Social.. 2002. (Congresso).
    14. I ENCONTROS DOS CURSOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS E CIÊNCIAS SOCIAIS - ECONOMIA GLOBAL E INSTABILIDADE POLÍTICA NO BRASIL - UNIFEOB-SJBV. 2002. (Congresso).
    15. SEMANA DE ESTUDOS EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS.O MERCADO DE AÇÕES. 2002. (Seminário).
    16. SIMPÓSIO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS E ADMINISTRAÇÃO- UNIFEOB. 2001. (Simpósio).
    17. SEMINÁRIO INTERNACIONAL COM POFESSOR ROBERT T.KAPLAN. 1996. (Seminário).
    18. SEMINÁRIO SOBRE CÂMBIO NAS EXPORTAÇÕES - EDIÇÕES ADUANEIRAS. 1988. (Seminário).
    19. PALESTRA SOBRE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA - FUNDAÇÃO PINHALENSE DE ENSINO - UNIPINHAL -E.S. DO PINHAL-SP. 1986. (Outra).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (0)

    Lista de colaborações



    (*) Relatório criado com produções desde 1970 até 2021
    Data de processamento: 02/05/2022 00:42:07