PPGE

Claudio Ribeiro de Lucinda

Cláudio Ribeiro de Lucinda é Professor Titular na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo. Concluiu o doutorado em Economia de Empresas pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo em 2004 e foi Visiting Scholar na Universidade de Chicago - USA e na University of Southern California, além de Livre-Docente pela Universidade de São Paulo, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto. Atualmente é Membro da Sociedade Brasileira de Econometria e Membro da Sociedade Brasileira de Finanças. Recebeu 3 prêmios e/ou homenagens. Atua na área de Economia, com ênfase em Economia do Antitruste e da Regulação. Em suas atividades profissionais interagiu com 14 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Em seu currículo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Economia Industrial e de Redes, Regulação, Economia Política, Finanças. É Bolsista de Produtividade em Pesquisa nível 2 do CNPq (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/2191777755990317 (04/01/2022)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade de São Paulo, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP. Avenida Professor Luciano Gualberto Butantã 05508010 - São Paulo, SP - Brasil Telefone: (11) 30915826
  • Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
  • Área: Economia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (9)
    1. 2021-Atual. Economia e Mercados de Baixo Carbono: Aplicacoes de Organizacao Industrial Empirica
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Cláudio Ribeiro de Lucinda - Coordenador / Rodrigo Menon Simões Moita - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Claudio Ribeiro de Lucinda.
    2. 2020-Atual. Calcuo de Danos de Cartel
      Descrição: Um projeto para a revisão da literatura de danos de cartel e sugestões para o SBDC aperfeiçoar o cálculo de multas e diretrizes para cálculo de danos em ações de reparação. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Cláudio Ribeiro de Lucinda - Coordenador. Financiador(es): Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - DF - Auxílio financeiro.
      Membro: Claudio Ribeiro de Lucinda.
    3. 2019-Atual. Poder de mercado na industria quimica: uma analise por meio de microdados da mudanca estrutural do setor nos anos 2000
      Descrição: O objetivo do presente projeto de pesquisa é avaliar a extensão do poder de mercado criado pela concentração na cadeia do setor petroquímico na segunda metade da década de 90 e, principalmente, na primeira década dos anos 2000. Neste período, notou-se uma evolução gradual no sentido de uma maior integração vertical concomitantemente ao aumento da concentração de mercado no setor, além da redução da participação do setor público, com destaque para o crescimento do grupo Odebrecht nos diversos elos da cadeia petroquímica. Este fenômeno pode ser visto sob duas óticas. Primeiro, coma maior integração vertical, a sinergia entre as indústrias de primeira e de segunda geração aumenta, o que pode representar ganho de escala e consequente aumento de produtividade para o setor petroquímico. Por outro lado, o aumento da concentração de mercado no setor aumenta a probabilidade de exercício de poder de mercado danoso aos elos a jusante da cadeia e, em última instância, ao consumidor. Desde o ponto de vista da teoria econômica, ambas hipóteses são plausíveis, cabendo à análise empírica indicar qual das alternativas é a mais preponderante no caso analisado. Para isso, busca-se aplicar aos microdados da Pesquisa Industrial Anual -- Empresas, do IBGE, a abordagem metodológica proposta por Loecker e Warzynski (2012) e, mais recentemente, estendida por Loecker e Eeckhout (2017).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Cláudio Ribeiro de Lucinda - Coordenador / Leandro Meyer - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Claudio Ribeiro de Lucinda.
    4. 2014-2016. Consultoria tecnica especializada para realizacao de estudo de avaliacao de danos causados pelo chamado ?Cartel do Peroxido de Hidrogenio?
      Descrição: Cartéis são práticas das mais danosas existentes à livre concorrência. Em sua essência, ao combinar explícita e antecipadamente preços ou condições comerciais entre os concorrentes, as empresas partícipes desse tipo de arranjo garantem a cobrança do preço mais alto possível ao consumidor e perdem todo o incentivo para oferecer serviços de qualidade, bom atendimento e para trazer ao público novos produtos (inovações), gerando perdas para toda a sociedade a despeito do ganho privado por elas auferido. Nas últimas duas décadas, o Cade, no exercício da sua função repressiva contra condutas anticoncorrenciais, investigou e condenou algumas dezenas de cartéis em diferentes setores da economia: aço, serviços de vigilância, varejo de combustíveis, peróxido de hidrogênio, farmácias e drogarias, panificadoras, gases industriais, cargas aéreas etc. Um passo adiante no processo de repressão a condutas anticompetitivas é avaliar a efetividade da decisão da autoridade antitruste no sentido de eliminar os danos causados por tais condutas e conseguir restaurar um ambiente de competição num dado mercado. Tais estudos têm recebido especial atenção de importantes autoridades de defesa da concorrência estrangeiras como os casos de União Europeia, Itália, Japão, Nova Zelândia, Chile e Espanha. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Cláudio Ribeiro de Lucinda - Coordenador / Rodrigo Nunes de Lima Seixas - Integrante / André Ribeiro Cardoso - Integrante. Financiador(es): Programas das Nações Unidas para o Desenvolvimento no Brasil - Cooperação.
      Membro: Claudio Ribeiro de Lucinda.
    5. 2014-Atual. Economia e Mercados de Baixo Carbono Aplicacoes de Economia Industrial Empirica
      Descrição: O projeto de pesquisa aqui substanciado está dividido em três temas, os quais serão desenvolvidos que, espera-se que durem o período de um ano para cada um deles. Cada um destes temas é o resultado de linhas de pesquisa que já venho perseguindo ao longo de minha carreira acadêmica e têm por objetivo trabalhar os temas que envolvem as aplicações em economia industrial e economia de baixo carbono. Esta é uma linha que já foi perseguida com sucesso no triênio 2010-2013, levando inclusive à publicações internacionais de prestígio, como Huse e Lucinda (2013), sendo que pretende-se que dois dos temas sejam estudados em parceria com o Prof. Cristian Huse, da Stockholm School of Economics. Em termos de contribuição original, cada um dos temas tem tanto a técnica econométrica a ser aplicada, quanto o contexto em que tal metodologia será aplicada.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Cláudio Ribeiro de Lucinda - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Claudio Ribeiro de Lucinda.
    6. 2012-2014. Setores Intensivos em Conhecimento: Um estudo microeconometrico para o Brasil
      Descrição: Sendo assim, essa pesquisa tem como objetivo explicar a evolução da produtividade de empresas de setores intensivos em conhecimento, especificamente relacionados aos setores Serviços de Tecnologia de Informação (STI).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Cláudio Ribeiro de Lucinda - Integrante / Sergio Kannebley Junior - Coordenador. Financiador(es): Banco Interamericano de Desenvolvimento - Auxílio financeiro.
      Membro: Claudio Ribeiro de Lucinda.
    7. 2012-2014. Measuring the Welfare and Traffic effects of a congestion charge in Sao Paulo city
      Descrição: This research aims to estimate the welfare and traffic effects of a congestion charge to be levied on automobiles in the largest city of South America ? São Paulo. In order to do so, this study takes advantage of the microdata of two Origin-Destination surveys carried out by São Paulo?s subway company. As for methodology, this research will employ discrete choice methods (Logit, Nested Logit and, if necessary, Mixed Logit) to identify structural parameters. With these parameters, it will be estimated the likely effects on traffic flows of imposing different types of congestion taxes. The estimated coefficients can also be used to estimate the welfare effects of such measures.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Cláudio Ribeiro de Lucinda - Integrante / Bruno Aurichio Ledo - Integrante / Leandro Meyer - Integrante / Claudio Ribeiro de Lucinda - Coordenador. Financiador(es): Global Development Network - Auxílio financeiro.
      Membro: Claudio Ribeiro de Lucinda.
    8. 2011-2013. Projeto Economia de Baixo Carbono: Avaliacao de Impactos de Restricoes e Perspectivas Tecnologicas
      Descrição: Nos últimos anos, as preocupações relativas à evolução das mudanças climáticas ganharam força em todo o mundo. A despeito do fracasso nas negociações na reunião da Conferência das Partes da Convenção do Clima das Nações Unidas (COP), que ocorreu em Copenhague em dezembro de 2009, alguns dos principais países emissores - tais como Estados Unidos, China e Brasil - anunciaram pela primeira vez propostas de metas de redução de emissões. Diante da disparidade na estrutura de emissões entre o Brasil e o resto do mundo, o país tem oportunidade de diminuir sensivelmente seu nível atual de emissões a um custo relativamente baixo, apenas com base em políticas de redução do desmatamento e de uso mais racional da terra. Essa oportunidade que se apresenta ao Brasil é única entre os principais países emissores. Constata-se, portanto, que o caminho brasileiro de redução de emissões leva, necessariamente, a uma concentração de ações na agropecuária e florestas. Entretanto, caso se restrinja apenas a essa situação, o Brasil corre o risco de ficar à margem de um novo movimento de expansão da fronteira tecnológica, liderado pelos investimentos em tecnologias de baixo carbono. Portanto, foi lançada a chamada pública de projetos que tem por objetivo financiar uma pesquisa científica que identifique os efeitos potenciais sobre a estrutura econômica da indústria brasileira resultante da adoção de tecnologias de baixo carbono nos países desenvolvidos. Neste sentido, a presente proposta busca detalhar como a equipe da USP (FEA-RP) pretende lidar com isso, especialmente na parte de estudos setoriais.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Cláudio Ribeiro de Lucinda - Integrante / Rudinei Toneto Junior - Coordenador. Financiador(es): Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - Auxílio financeiro.
      Membro: Claudio Ribeiro de Lucinda.
      Descrição: : A preocupação com as emissões de GEE colocam duas questões que podem afetar a estrutura econômica dos países: (i) a imposição de restrições ao consumo e ao comércio de produtos intensivos em emissões; (ii) o surgimento de mudanças tecnológicas em termos de eficiência energética e novas fontes de energia que comprometam setores já instalados. Este projeto busca verificar como estes dois aspectos podem afetar a economia brasileira em termos setoriais.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: André Luis Squarize Chagas - Integrante / GURGEL, Angelo Costa - Integrante / Rudinei Toneto Júnior - Coordenador / marcelo pinho - Integrante / Clesio Xavier - Integrante / Eduardo Machado - Integrante / Germano Mendes de Paula - Integrante / Paulo Seleghim - Integrante / Claudio Lucinda - Integrante / geraldo martha bueno jr - Integrante / elisio contini - Integrante / Sergio kannebley jr - Integrante.
      Membro: Andre Luis Squarize Chagas.
    9. 2010-2013. Organizacao Industrial Empirica
      Descrição: O projeto de pesquisa aqui substanciado está dividido em três temas, os quais serão desenvolvidos que, espera-se que durem o período de um ano. Cada um destes temas é o resultado de linhas de pesquisa que já venho perseguindo ao longo de minha carreira acadêmica e têm por objetivo trabalhar os temas que envolvem as aplicações em economia industrial. Em termos de contribuição original, cada um dos temas tem tanto a técnica econométrica a ser aplicada, quanto o contexto em que tal metodologia será aplicada. Estas contribuições se baseiam tanto na existência de um histórico mais longo em termos de decisões por parte do Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrência em operações importantes de fusão. Além disso, a maior estabilidade econômica dos últimos anos fez com que seja mais fácil identificar relações causais a partir dos dados observados, independentemente de eventuais choques aleatórios decorrentes do ambiente macroeconômico. Não apenas do ponto de vista regulatório e macroeconômico tivemos mudanças, mas também a indústria brasileira apresentou inovações importantes, sendo que uma delas será aqui investigada. A presente seção apenas pretende-se um sumário geral de cada um dos temas, sendo que descrição pormenorizada de cada tema será encontrada ao princípio de cada seção especificamente dedicada a cada parte do projeto. Aqui apenas será apresentada a idéia geral de cada artigo a ser desenvolvido. O primeiro dos temas trata da inovação no Brasil. Mais especificamente, da avaliação dos ganhos de bem-estar da introdução de um novo produto, o automóvel multicombustível, no mercado brasileiro. Este trabalho tem duas partes, sendo a primeira uma extensão do trabalho de (Lucinda, 2009), com dados mais recentes, e a segunda uma comparação com os resultados em um mercado mais maduro, a Suécia. Naquele país, além dos incentivos fiscais associados com a introdução do carro multicombustível, há a isenção da congestion tax, imposto para reduzir a movimentação de automóveis. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Cláudio Ribeiro de Lucinda - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Claudio Ribeiro de Lucinda.

Prêmios e títulos

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (12)
    1. Allied Social Science Associations 2021. The Economic Cost of Populism in Developing Countries: Evidence from 'Gas Price Holidays' in Brazil. 2021. (Congresso).
    2. 35º Encontro Brasileiro de Econometria. Urban Road Tax in a Large Emerging Market: Some Brazilian Evidence. 2013. (Congresso).
    3. 41º Encontro Nacional de Economia. SWITCHING COSTS AND THE EXTENT OF POTENTIAL COMPETITION IN BRAZILIAN BANKING. 2013. (Congresso).
    4. Annual Meeting of EARIE. THE MARKET IMPACT AND THE COST OF ENVIRONMENTAL POLICY: EVIDENCE FROM THE SWEDISH GREEN CAR REBATE. 2013. (Congresso).
    5. European Economic Association Meeting. THE MARKET IMPACT AND THE COST OF ENVIRONMENTAL POLICY: EVIDENCE FROM THE SWEDISH GREEN CAR REBATE. 2013. (Congresso).
    6. 34º Encontro Brasileiro de Econometria. Análise do Green Car Rebate Sueco. 2012. (Congresso).
    7. 40º Encontro Nacional de Economia. Análise dos Efeitos de um Imposto sobre Alimentos Engordativos. 2012. (Congresso).
    8. Annual Meeting of EARIE. An Experimental Analysis of the Brazilian Personal Credit Market. 2012. (Congresso).
    9. 39º Encontro Nacional de Economia. Demanda e Preços Não Lineares. 2011. (Congresso).
    10. XVI Annual Meeting of the Latin American and Caribbean Economic Association (LACEA). An Experimental Analysis of the Brazilian Personal Credit Market. 2011. (Congresso).
    11. 32º Encontro Brasileiro de Econometria. Quantifying the Benefits of New Goods: Flex-Fuel automobiles. 2010. (Congresso).
    12. 38 Encontro Nacional de Economia. Custos de Mudança e Externalidades de Rede:Uma análise da portabilidade numérica na telefonia móvel brasileira. 2010. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (8)
    1. Lucinda, Claudio Ribeiro de; Chimeli, A. ; HUSE, C.. 7th The Economics of Low Carbon Markets Workshop. 2019. Congresso
    2. HUSE, C. ; Chimeli, A. ; Lucinda, Cláudio Ribeiro. 6th The Economics of Low Carbon Markets. 2018. Congresso
    3. Lucinda, Cláudio Ribeiro; HUSE, C. ; Chimeli, A.. 5th The Economics of Low Carbon Markets. 2017. Congresso
    4. LUCINDA, C.; HUSE, C. ; Chimeli, A.. 4th The Economics of Low Carbon Markets. 2016. Congresso
    5. LUCINDA, C.. 3rd The Economics of Low Carbon Markets. 2015. (Congresso).. . 0.
    6. HUSE, C. ; LEDO, B. A. ; LUCINDA, CLAUDIO RIBEIRO. 2nd The Economics of Low Carbon Markets. 2014. Congresso
    7. HUSE, C. ; LUCINDA, CLAUDIO RIBEIRO. The Economics of Low Carbon Markets. 2013. Congresso
    8. Sakurai, S. N. ; Lucinda, Cláudio Ribeiro. XI Workshop de Economia. 2010. Outro

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (0)



    (*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2022
    Data de processamento: 01/05/2024 18:58:23