PPGE

Fabiana Fontes Rocha

Possui graduação em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1984), mestrado em Economia pela Universidade de São Paulo (1989) e doutorado em Economia pela University of Illinois at Urbana-Champaign (1995). Atualmente é professora titular da Universidade de São Paulo. Atua principalmente na área de Economia do Setor Público, tanto em questões macroeconômicas quanto microeconômicas. É membro do Laboratório de Economia do Setor Público (LabPub) e do grupo EconomistAs, ambos da Universidade de São Paulo. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/3651063470460537 (04/01/2022)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 1C
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade de São Paulo, Faculdade de Economia Administração e Contabilidade, Departamento de Economia. Avenida Professor Luciano Gualberto Butantã 05508010 - São Paulo, SP - Brasil Telefone: (11) 30915965 Fax: (11) 30916013
  • Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
  • Área: Economia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (6)
    1. 2021-Atual. Tax compliance: o que o governo brasileiro faz (ou nao) para estimular os seus cidadaos a cumprirem com suas obrigacoes
      Descrição: O objetivo deste projeto é avaliar duas situações em que as normas sociais podem ser afetadas pelas ações do próprio governo. A primeira é quando há uma mudança no compromisso do governo em fazer cumprir as leis tributárias através da concessão de uma anistia fiscal. Para tanto será feito um mapeamento das anistias fiscais concedidas pelos estados brasileiros através de web scraping e posteriormente a estimação dos determinantes da probabilidade de um estado conceder uma anistia fiscal. Embora haja uma ampla literatura sobre as implicações fiscais das anistias, o mesmo não ocorre no que diz respeito à decisão de participar em anistias. Ênfase será dada ao papel desempenhado pela expectativa de anistias futuras. A segunda é através da concessão de poder na tomada de decisão. Será avaliado especificamente o impacto da adoção do orçamento participativo (OP) sobre as receitas municipais usando-se um modelo de diferença-em-diferenças em que os later adopters, e não os municípios que não adotaram OP, são usados como grupo de controle. Isso porque os municípios que não adotaram são muito diferentes dos que adotaram OP. Esses últimos têm tipicamente (mas não sempre) prefeitos de esquerda, são em média mais urbanos e densamente povoados, têm melhor infra-estrutura e apresentam melhores níveis de educação. Explora-se também a dinâmica dos efeitos da adoção do orçamento participativo.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Fabiana Fontes Rocha - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Fabiana Fontes Rocha.
    2. 2020-Atual. Labor costs and female formal entrepreneurship: evidence from Brazil
      Descrição: The objective of this proposal is to evaluate the impact of the Individual Micro - Entrepreneur Program on the formality of small firms in Brazil from the point of view of the gender of their entrepreneurs. We are especially interested in understanding the impacts on formality rates between men and women. This question is important because tax reforms can end up widening gender gaps in productivity since women-led businesses usually are less productive than men-led businesses.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1) . Integrantes: Fabiana Fontes Rocha - Integrante / Maria Dolores Montoya Diaz - Integrante / paula carvalho pereda - Coordenador / renata del tedesco narita - Integrante / Bruna Pugialli Borges - Integrante / Eloiza Regina Ferreira de Almeida - Integrante / Liz Matsunaga - Integrante.
      Membro: Fabiana Fontes Rocha.
    3. 2020-Atual. BRAVE: COVID 19, social distancing and violence against women in Brazil
      Descrição: Domestic violence against women is a major issue in Brazil and tends to disproportionally affect those from disadvantaged backgrounds. Pandemic social distancing measures have been linked to an increase in domestic abuse globally. This research seeks to understand how these measures affect domestic violence against women in Brazilian cities and to assess the resulting costs to victims and society. It will also examine how public policies in Brazil aimed at mitigating the negative consequences of social distancing influence domestic violence, and how these policies could be refined to better protect vulnerable women.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Fabiana Fontes Rocha - Integrante / Maria Dolores Montoya Diaz - Integrante / paula carvalho pereda - Integrante / Rodrigo Moreno-Serra - Coordenador.
      Membro: Fabiana Fontes Rocha.
    4. 2019-Atual. Sub-representacao das mulheres em Economia: uma analise da carreira academica no Brasil
      Descrição: A baixa representação das mulheres em Economia aparece em todos os níveis de formação (graduação, mestrado e doutorado) e em todos os rankings profissionais da área. Além disso, as mulheres tendem a progredir menos do que os homens em cada etapa da carreira. Assim, esse desequilíbrio é mais pronunciado nos níveis superiores da carreira, inclusive na acadêmica. O objetivo da primeira parte do projeto é fazer um mapeamento completo da posição relativa das mulheres na academia em todos os seus estágios, desde a graduação até a titularidade. Dado que não existem dados disponíveis sobre a participação das mulheres nos diferentes estágios da carreira acadêmica em Economia no Brasil, este projeto pretende inicialmente preencher esta lacuna e fazer esse levantamento utilizando-se tanto da coleta de dados secundários, quanto da coleta de dados primários a partir de questionários direcionados a um grupo representativo de faculdades de Economia. O objetivo final é entender a evolução na carreira acadêmica das economistas no Brasil, inserir o país nas discussões internacionais sobre o tema e levantar novas propostas de pesquisa com base no diagnóstico realizado. O objetivo da segunda parte do projeto é analisar o problema da representação feminina em Economia a partir da dimensão da atividade de pesquisa. Assim, intenta-se estudar a participação feminina nos dois principais encontros nacionais da área, o encontro da Anpec (Associação Nacional dos Centros de Pós-graduação em Economia) e da SBE (Sociedade Brasileira de Econometria).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Fabiana Fontes Rocha - Coordenador / Maria Dolores Montoya Diaz - Integrante / paula carvalho pereda - Integrante / renata del tedesco narita - Integrante.
      Membro: Fabiana Fontes Rocha.
    5. 2014-2020. Instituicoes fiscais independentes: uma avaliacao quantitativa
      Descrição: O objetivo desta pesquisa é analisar os elementos que devem ser levados em consideração no desenho de estruturas fiscais mais adequadas para dar suporte à condução da política fiscal, tanto nos períodos de expansão quanto de recessão, e para promover o respeito à LRF. O interesse é especificamente na reforma de um dos blocos da governança fiscal, a adoção de instituições fiscais independentes. Para atingir esse objetivo será inicialmente analisado o poder que um conselho fiscal pode alcançar, ou que tarefas poderão caber a ele conduzir, a partir das diferentes explicações sobre a existência de um inerente viés deficitário e de uma tendência à acumulação excessiva de dívida pública. Isto porque a escolha das instituições fiscais apropriadas depende em grande medida das causas dos problemas fiscais observados. Em seguida será feita uma avaliação qualitativa das experiências com instituições fiscais independentes, procurando determinar como funcionam e que papéis desempenham a fim de desenhar um set-up de conselho fiscal que poderia guiar a eventual adoção de uma instituição fiscal independente no Brasil.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Fabiana Fontes Rocha - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Fabiana Fontes Rocha.
    6. 2010-2011. Descentralizacao fiscal e a gestao municipal de saude no Brasil
      Descrição: O objetivo do projeto é avaliar se maior descentralização na área de saúde está associada a um menor nível de corrupção. As medidas de corrupção são construídas a partir dos relatórios de avaliação dos programas de atenção básica dos municípios brasileiros sorteados para auditoria da Controladoria Geral da União entre 2007 e 2010. Utilizam-se duas medidas de descentralização como variável de interesse: um indicador de descentralização financeira, dado pela parcela de gastos com saúde financiada com recursos próprios em relação ao total de gastos do município com saúde e uma medida de descentralização administrativa, avaliada pela adesão ao Pacto pela Saúde da Comissão Intergestores Tripartite, do Ministério da Saúde. Os resultados mostram que a descentralização, sob a medida administrativa, reduz o número de ocorrências que podem caracterizar corrupção nos programas de saúde geridos pelos municípios auditados.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Fabiana Fontes Rocha - Integrante / Fernando Postali - Coordenador / Nishijima, Marislei - Integrante.
      Membro: Fabiana Fontes Rocha.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (7)
    1. Prêmio de Excelência em Pesquisa Ipea Roberto Campos, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).. 2018.
      Membro: Fabiana Fontes Rocha.
    2. Prêmio de Excelência em Monografia (orientadora de Luis Antonio Fantozzi Alvarez), CORECON-SP.. 2017.
      Membro: Fabiana Fontes Rocha.
    3. Professora homenageada da turma de formandos em Economia em 2016, FEA-USP.. 2017.
      Membro: Fabiana Fontes Rocha.
    4. Prêmio de Excelência Acadêmica - Melhor monografia (orientadora de Luis Antonio Fantozzi Alvarez), FEA-USP.. 2016.
      Membro: Fabiana Fontes Rocha.
    5. Prêmio Ministério da Fazenda de Economia, Ministério da Fazenda, Escola de Administração Fazendária e Anpec.. 2013.
      Membro: Fabiana Fontes Rocha.
    6. Patrona da turma de formandos em Economia em 2010, FEA-USP.. 2011.
      Membro: Fabiana Fontes Rocha.
    7. Professora homenageada da turma de formandos em Economia em 2009, FEA-USP.. 2010.
      Membro: Fabiana Fontes Rocha.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (10)
    1. Seminários de pós-graduação em Economia Aplicada.Conselhos fiscais independentes ajudam a melhorar o desempenho fiscal?. 2020. (Seminário).
    2. 41o Encontro Brasileiro de Econometria. Diferenças de gênero em cursos de graduação em Economia. 2019. (Congresso).
    3. Aula magna.Aula magna. 2019. (Outra).
    4. Ciclo de Seminários PCE.Bolsas PQ 2018: informes e resultados. 2019. (Seminário).
    5. Gender, work and organization: A South American Workshop.Gender diversity: The School of Economics, Business, and Accounting of the University of São Paulo (FEA/USP) in numbers. 2019. (Simpósio).
    6. I Semana da Mulher da EPPEN - UNIFESP.Diversidade na área de Economia. 2019. (Seminário).
    7. Seminários Acadêmicos da Economia - UFABC.Conselhos fiscais independentes ajudam a melhorar o desempenho fiscal?. 2019. (Seminário).
    8. 40o Encontro Brasileiro de Econometria. A participação feminina nos encontros nacionais da ANPEC e SBE. 2018. (Congresso).
    9. V Congresso Internacional de Informação de Custos e Qualidade do Gasto no Setor Público. V Congresso Internacional de Informação de Custos e Qualidade do Gasto no Setor Público. 2015. (Congresso).
    10. IV Seminário de Avaliação de Políticas Públicas e Qualidade do Gasto.Indicadores de produtividade em saúde. 2011. (Seminário).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (1)
    1. DIAZ, M. D. M. ; PEREDA, P. C. ; NARITA, R. T. ; ROCHA, F. F.. Semana EconomistAs. 2019. Outro

Lista de colaborações



(*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2022
Data de processamento: 01/05/2024 18:58:23