PPGE

Guilherme Grandi

Professor doutor do Departamento de Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP), do Programa de Pós-Graduação em Economia (FEA/USP) e do Programa de Pós-Graduação em História Econômica da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP). Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002), mestrado em Economia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005) e doutorado em História Econômica pela Universidade de São Paulo (2011). Em 2012-2013, foi pesquisador de pós-doutorado no Centre interuniversitaire de recherche en économie quantitative (CIREQ) da Université de Montréal (Canadá). Tem experiência de pesquisa na área de Economia, com ênfase em História Econômica, atuando principalmente com os seguintes temas: transportes, economia cafeeira, imigração, Estado, industrialização, movimento operário, sindicalismo, políticas de transporte, história quantitativa e historiografia comparada entre Brasil, Argentina e Canadá. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/7997668671913379 (20/04/2022)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP, Departamento de Economia - USP. Avenida Professor Luciano Gualberto Butantã 05508010 - São Paulo, SP - Brasil Telefone: (011) 30916054 URL da Homepage: www.fea.usp.br/feaecon/
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: História
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (3)
    1. 2018-Atual. Politica e planejamento dos transportes no Brasil (1874-2015)
      Descrição: O projeto aborda os planos nacionais de viação, com enfoque em duas das propostas mais recentes que denotam o caráter geral das políticas de transporte do Brasil, o Plano Nacional de Logística e Transportes (PNLT), cujo lançamento remonta a 2007, e o Plano Nacional de Logística Integrada (PNLI), de 2015. A pesquisa está estruturada em três partes. Na primeira, será feita uma avaliação histórica dos planos de viação desde as propostas pioneiras de 1874, os chamados planos Rebouças e Ramos de Azevedo, passando também pelos planos nacionais de 1934 e 1951. Na segunda parte, propõe-se investigar o quadro institucional constituído durante a década de 2000 para viabilizar o objetivo do governo brasileiro de retomar o processo de planejamento dos sistemas de transporte, dotando-os de estrutura permanente de gestão por meio de um sistema integrado de informações capaz de expressar os interesses do setor, tanto do ponto de vista da demanda quanto da oferta. Isto será feito, fundamentalmente, através da análise dos relatórios executivos do PNLT, referentes aos anos de 2007, 2009 e 2011. Na terceira e última parte da pesquisa, examina-se a proposta do PNLI, buscando compreender quais as principais mudanças em relação ao PNLT, o papel chave da Empresa de Planejamento e Logística S.A. (EPL) ? empresa estatal criada em dezembro de 2012 para estruturar o planejamento compreendido no PNLI ? e os principais desafios e obstáculos enfrentados pela EPL e pelos outros órgãos governamentais responsáveis pela execução da atual política nacional de transportes.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Guilherme Grandi - Coordenador / Daniel Monteiro Huertas - Integrante / Caio van Engelshoven do Lago - Integrante.
      Membro: Guilherme Grandi.
    2. 2012-Atual. Italians workers in South and North America: The Labor Militancy in Sao Paulo and Quebec, 1900-1924
      Descrição: O historiador Jacques Rouillard relaciona a militância operária às noções de solidariedade e combatividade de classe. De acordo com ele, a solidariedade de classe surge quando os seus integrantes adquirem consciência dos seus interesses em comum e começam a se organizar politicamente para a defesa desses interesses. Já a combatividade representa o gasto de energia em promover a causa operária e suas manifestações que, em determinados momentos, assumem a forma de piquetes, boicotes, levantes, comícios e greves. Com base nessas considerações, a presente pesquisa dedica-se a examinar a trajetória de mobilização política dos trabalhadores imigrantes italianos em dois diferentes contextos: em São Paulo, estado mais industrializado do Brasil; e Québec, província canadense conhecida historicamente pelo caráter multiétnico dos seus trabalhadores. Este último aspecto nos levou a escolher um grupo étnico específico para se analisar o seu grau de militância: os trabalhadores urbanos migrantes da Itália.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Guilherme Grandi - Integrante / Michael Huberman - Coordenador.
      Membro: Guilherme Grandi.
    3. 2012-Atual. Railways In Sao Paulo: State Control and Labor Movement, 1906-1961
      Descrição: O objetivo do projeto é examinar a história das ferrovias em São Paulo entre 1906 e 1961, em particular a relação do Estado brasileiro com os grupos econômicos que participaram do setor ferroviário, notadamente os grupos representados pelos acionistas e diretores das ferrovias paulistas e seus respectivos ferroviários. Tendo como ponto de partida a primeira grande greve ferroviária ocorrida em 1906 na Companhia Paulista de Estradas de Ferro, a presente pesquisa visa investigar o papel do Estado na promoção e regulação desse setor em São Paulo e sua relação com os grupos empresarias e o movimento de trabalhadores ligados às ferrovias. A propósito da mobilização política dos ferroviários, buscaremos avaliar a importância do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias da Zona Paulista para o movimento operário em geral no estado e as principais doutrinas e organizações políticas que mais influenciaram o trabalho nas ferrovias de São Paulo.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Guilherme Grandi - Coordenador.
      Membro: Guilherme Grandi.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (1)
    1. Produção Acadêmica Premiada, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP.. 2012.
      Membro: Guilherme Grandi.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (21)
    1. VII Congreso Latino-americano de Historia Económica. Transportes e planos de viação no Brasil imperial. 2022. (Congresso).
    2. Seminário Acadêmico da Economia (SABCE).História de Empresas e Economia Institucional: Interlocuções e Proposta de Aplicação. 2019. (Seminário).
    3. XIII Congresso Brasileiro de História Econômica e 14a Conferência Internacional de História de Empresas. Logística e integração regional no Cone Sul nos séculos XIX e XX. 2019. (Congresso).
    4. Seminário do Programa de Pós-Graduação em Economia - UNIFAL.Tarifas alfandegárias e indústria no Brasil durante a Primeira República. 2018. (Seminário).
    5. Colóquio Internacional 'Ibicaba, 200 Anos'.Tema 'Café e Ferrovias' na mesa 'Complexo Cafeeiro e Desenvolvimento Econômico de Longo Prazo'. 2017. (Encontro).
    6. VIII Congresso de Pós-Graduandos do Programa de Pós-Graduação em História Econômica. Mediador da Mesa 02 - "Economia da Cultura". 2017. (Congresso).
    7. XII Congresso Brasileiro de História Econômica e 13ª Conferência Internacional de História de Empresas. Coordenador da Sessão Temática 21: Economia mundial na segunda metade do século XX.. 2017. (Congresso).
    8. XII Congresso Brasileiro de História Econômica e 13ª Conferência Internacional de História de Empresas. Crise cafeeira e greve ferroviária em São Paulo no início do século XX. 2017. (Congresso).
    9. 41st Annual Economic and Business History Society Conference. Changes in a Railway System of São Paulo: From the Paternalistic to the Scientific/Rational Model of Labor Organization. 2016. (Congresso).
    10. British Academy Workshop - Reflections on the Impact of Foreign Direct Investment on Brazilian Economic Development.?Merger or Acquisition? The Rio Claro-São Paulo Railway Company between 1888 and 1892?. 2016. (Outra).
    11. História Econômica em Debate. 2016. (Seminário).
    12. V Congresso Latinoamericano de História Econômica. Ferroviários no Brasil: da organização sindical ao funcionalismo público. 2016. (Congresso).
    13. V Congresso Latinoamericano de História Econômica. Ser ou não ser protecionista? Política comercial e expansão da indústria no Brasil de 1870 a 1930. 2016. (Congresso).
    14. 23o Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP.Área de Humanas e Humanidades. 2015. (Simpósio).
    15. XI Congresso Brasileiro de História Econômica e 12a Conferência Internacional de História de Empresas. Inovação nos transportes e desenvolvimento econômico: as ferrovias no Brasil pós-1945. 2015. (Congresso).
    16. XI Congresso Brasileiro de História Econômica e 12a Conferência Internacional de História de Empresas. Ferrovias. 2015. (Congresso).
    17. 39th Annual Meeting of the Social Science History Association. The First Great Railway Strike: A New Perspective of the Early Labor Movement in São Paulo. 2014. (Congresso).
    18. Cuarto Congreso Latinoamericano de Historia Económica. Política de transporte e a concepção do projeto viário nacional na era Vargas. 2014. (Congresso).
    19. VII Congresso de Pós-Graduandos do Programa de Pós-Graduação em História Econômica. Discussões de História Econômica Contemporânea. 2014. (Congresso).
    20. 6th International Railway History Association Congress. The First Great Rail Strike in São Paulo: Struggles in the Labour and Coffee Markets. 2013. (Congresso).
    21. Les Midis Brésil Brunché.Les chemins de fer et les cheminots de São Paulo au début du XXe siècle. 2013. (Seminário).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (8)
    1. SOUZA, B. G. W. ; GRANDI, G.. Programa de Seminários em História Econômica. 2019. Outro
    2. MORCEIRO, P. C. ; GRANDI, G.. Programa de Seminários em História Econômica. 2019. Outro
    3. SAES, Alexandre Macchione.; GAMBI, T. F. R. ; GRANDI, G. ; TESSARI, Cláudia. A. ; SANTOS, F. A.. V Congresso Latinoamericano de História Econômica. 2016. Congresso
    4. SAES, F. A. M. ; VILLAR, D. C. ; GRANDI, G.. Mesa-redonda: História Econômica das Estradas de Ferro de São Paulo. 2016. Outro
    5. LARA, Y. G. ; GRANDI, G.. Programa de Seminários em História Econômica. 2016. Outro
    6. HUBERMAN, M. ; GRANDI, G. ; COLISTETE, R. P.. Seminários de Desenvolvimento Econômico e História. 2015. Outro
    7. HUBERMAN, M. ; GRANDI, G.. Programa de Seminários em História Econômica. 2015. Outro
    8. SAES, L. A. M. ; GRANDI, G.. Programa de Seminários em História Econômica. 2015. Outro

Lista de colaborações



(*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2022
Data de processamento: 01/05/2024 18:58:23