PPGE

Leda Maria Paulani

É formada em Economia pela FEA-USP e em Comunicação Social pela ECA-USP. Possui Doutorado em Teoria Econômica pelo Instituto de Pesquisas Econômicas da Universidade de São Paulo - IPE/USP (1992). É livre-docente junto ao Departamento de Economia da FEA-USP (2004). É professora do Departamento de Economia e da Pós-graduação em Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA/USP desde 1988 e professora titular na mesma unidade desde 2007. É pesquisadora do CNPq (bolsista de Produtividade em Pesquisa nível 1D) e publica regularmente em periódicos nacionais e internacionais da área de economia e demais áreas das Ciências Humanas. Trabalha principalmente com Economia Política e Marxismo, Metodologia da Economia, História das Idéias Econômicas, Economia Brasileira e Contabilidade Social. Escreveu o capítulo sobre Dinheiro do The Oxford Handbook of Karl Marx, publicado em 2019. De 2004 a 2008 foi presidente da Sociedade Brasileira de Economia Política (SEP). De janeiro de 2013 a março de 2015 foi secretária municipal de planejamento, orçamento e gestão da Prefeitura de São Paulo. Em 2020 foi contemplada com o prêmio "Personalidade Econômica do ano" promovido pelo Conselho Federal de Economia. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/8060340964685263 (27/04/2022)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 1D
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade de São Paulo, Faculdade de Economia Administração e Contabilidade. AV. PROF. LUCIANO GUALBERTO 908 CIDADE UNIVERSITARIA 05508900 - São Paulo, SP - Brasil Telefone: (11) 30916070 Fax: (11) 30916070 URL da Homepage: www.fea.usp.br
  • Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
  • Área: Economia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (4)
    1. 2020-Atual. Financeirizacao, rentismo e dependencia: consideracoes teoricas e o caso brasileiro
      Descrição: O presente projeto de pesquisa é parte de uma sequência de projetos que vêm sendo financiados pelo CNPq desde 2007. Buscou-se com eles: a) afirmar a financeirização do capitalismo e a existência de um dinheiro mundial inconversível como resultados lógicos de um processo de autonomização das formas sociais que está inscrito em sua própria configuração categorial; b) mostrar o fortalecimento da feição rentista do sistema, que vem correndo em paralelo ao citado processo; c) aprofundar teoricamente a discussão sobre a relação entre financeirização e rentismo; e d) investigar de que forma essa transformação pode estar se refletindo numa economia periférica como a brasileira. Os dois últimos itens foram objeto das bolsas PQ 2012 e PQ 2015, tendo sido cumpridas boa parte das tarefas a eles associadas. O que se propõe agora é dar continuidade a essa linha de pesquisas, porém colocando o foco, seja teórica, seja empiricamente, na questão das novas formas de dependência que, no bojo da atual configuração rentista do sistema, o avanço do processo de financeirização acaba por produzir. Apesar do foco na questão da dependência, que tem como objeto último o Brasil, a questão teórica strictu senso continuará também a ser desenvolvida. Assim, o presente projeto contemplará: a) a continuidade da pesquisa teórica sobre as formas contemporâneas que assumem os diferentes tipos paradigmáticos de rendimento do capital (lucro, juros e renda); b) o resgate das teorias clássicas do imperialismo e da dependência e o aprofundamento da discussão sobre o novo caráter da dependência nos marcos da teoria do valor; e c) o estudo dessa nova dependência no caso brasileiro.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Leda Maria Paulani - Coordenador.
      Membro: Leda Maria Paulani.
    2. 2016-2019. Financeirizacao e rentismo: consideracoes teoricas e observacoes sobre o caso brasileiro (continuacao)
      Descrição: O presente projeto de pesquisa é parte de uma sequência de projetos que vêm sendo financiados pelo CNPq desde 2007. Buscou-se com eles: a) afirmar a financeirização do capitalismo e a existência de um dinheiro mundial inconversível como resultados lógicos de um processo de autonomização das formas sociais que está inscrito em sua própria configuração categorial; b) mostrar o fortalecimento da feição rentista do sistema, que vem correndo em paralelo ao citado processo; c) aprofundar teoricamente a discussão sobre a relação entre financeirização e rentismo; e d) investigar de que forma essa transformação pode estar se refletindo numa economia periférica como a brasileira. Os dois últimos itens foram objeto da bolsa de produtividade 2013-2015. Propõe-se aqui sua continuidade para: i) aprofundar a discussão teórica a que se refere o item c, avançando agora na natureza da relação entre as categorias do juro e da renda; e ii) dar conta de novas questões que surgiram ao longo da pesquisa do item d, como, a discussão sobre uma nova forma de dependência ensejada pela financeirização, os limites encontrados para a implementação de políticas ditas desenvolvimentistas numa economia periférica financeirizada, a distinção entre o tipo de financeirização experimentado pela economia brasileira e aquele presente em outros países e as consequências desse processo para variáveis macroeconômicas agregadas, como a formação bruta de capital fixo e a poupança doméstica.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Leda Maria Paulani - Coordenador.
      Membro: Leda Maria Paulani.
    3. 2013-2015. Financeirizacao e rentismo: consideracoes teoricas e observacoes sobre o caso brasileiro
      Descrição: O presente projeto de pesquisa coloca-se em sequência aos dois projetos anteriores, também objetos de bolsa de produtividade do CNPq. A partir dessas duas pesquisas anteriores, as quais buscaram afirmar a financeirização do capitalismo e a existência de um dinheiro mundial inconversível como resultados lógicos de um processo de autonomização das formas sociais que está inscrito em sua própria configuração categorial, tal como apresentada por Marx, bem como o fortalecimento da feição rentista do sistema que vem correndo em paralelo ao citado processo, busca-se agora: a) aprofundar teoricamente a discussão sobre a relação entre financeirização e rentismo; e b) investigar de que forma essa transformação pode estar se refletindo numa economia periférica como a brasileira. O primeiro objetivo é resgatar as contribuições de Marx para precisar o sentido de conceitos como capital portador de juros e capital fictício, buscando criar uma taxonomia dos diferentes tipos de rendimentos que podem existir a partir da produção de valor novo. Na segunda parte do projeto buscar-se-á, dando continuidade a um trabalho que de certa forma já foi iniciado (Paulani, 2012b e 2012c), refletir sobre as consequências do processo de financeirização, que é sistêmico, sobre uma economia periférica como a brasileira, bem como investigar se tem, fundamento ou não aqui a hipótese sobre o fortalecimento do rentismo.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Leda Maria Paulani - Coordenador.
      Membro: Leda Maria Paulani.
    4. 2010-2012. Rentismo e Capital Ficticio no capitalismo financeirizado
      Descrição: Hoje é quase consensual entre os autores de extração marxista a afirmação da tese de que o capitalismo encontra-se financeirizado, ou seja, com sua dinâmica afetada pelo expressivo crescimento do capital financeiro observado nas três últimas décadas. Dada essa filiação teórica, conceitos marxianos como o de capital portador de juros e de capital fictício colocam-se no centro da discussão. Contudo, está longe de ser clara ou consensual a interpretação sobre o real significado dessas categorias e sobre a forma mais adequada de seu emprego. O primeiro objetivo deste projeto é, portanto, mapear a discussão atualmente feita pela literatura marxista quanto à natureza do capitalismo contemporâneo do ponto de vista dos conceitos que estão implícitos em sua caracterização como capitalismo financeirizado, etapa esta precedida de uma releitura das categorias expostas por Marx na seção V do Livro III de O Capital. Esta discussão, porém relaciona-se diretamente com a das formas de apropriação do valor gerado, vale dizer, com o fato de que a exacerbação da valorização financeira e o crescimento de importância do capital fictício podem estar fortalecendo a feição rentista do sistema e aprofundando suas contradições. Ademais transformações oriundas da esfera produtiva, com o surgimento da chamada ?renda do conhecimento? tornam ainda mais complexa a questão da apropriação. O segundo objetivo deste projeto é assim o de retomar, no âmbito marxista, a discussão conceitual sobre as fontes dos rendimentos, para, a partir daí, aprofundar a reflexão sobre a natureza do capitalismo contemporâneo.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Leda Maria Paulani - Coordenador.
      Membro: Leda Maria Paulani.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (3)
    1. Personalidade Econômica do ano de 2020, Conselho Federal de Economia.. 2020.
      Membro: Leda Maria Paulani.
    2. Associada Benemérita da ABED, Associação Brasileira de Economistas pela Democracia - ABED.. 2019.
      Membro: Leda Maria Paulani.
    3. Comenda Professor Mario Henrique Simonsen, Conselho Regional de Economia de São Paulo.. 2011.
      Membro: Leda Maria Paulani.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (0)

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (0)

      Lista de colaborações

      • Colaborações endôgenas (0)



        (*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2022
        Data de processamento: 01/05/2024 18:58:23