ORIENTANDOS DO CORPO DOCENTE DO MPE

Kavita Miadaira Hamza

Professora Doutora do Departamento de Administração da FEA USP, na área de Marketing. Possui Graduação (2002), Mestrado (2005) e Doutorado (2009) em Administração, com enfoque em marketing, pela Universidade de São Paulo. Sua linha de pesquisa é em Sustentabilidade e Ética em marketing, com foco em consumo sustentável, certificações sustentáveis, engajamento para coleta seletiva e desenvolvimento de produtos sustentáveis. Anteriormente, lecionou e/ou desenvolveu pesquisas em Universidade Presbiteriana Mackenzie, UNIFESP, Faculdades Alves Faria, SENAC, entre outras. Por mais de 10 anos, atuou também como consultora em projetos de marketing. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/5041590878229730 (06/04/2022)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP, Departamento de Administração - USP. Avenida Professor Luciano Gualberto, 908 - Sala E204 Butantã 05508010 - São Paulo, SP - Brasil Telefone: (11) 992135888 URL da Homepage: http://www.fea.usp.br
  • Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
  • Área: Administração
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (1)
    1. 2019-Atual. Evolucao do conceito de sustentabilidade e seus desdobramentos no desenvolvimento de produtos
      Descrição: O presente projeto de pesquisa está sendo desenvolvido em parceria entre a FEA USP e a EAESP FGV, e tem por objetivo central investigar os diferentes estágios de adequação dos conceitos e preocupações com a sustentabilidade no desenvolvimento de novos produtos, no que concerne à tipologia proposta por Dyllick e Rost (2017). Estes autores sugeriram modelos que caracterizam níveis de sustentabilidade do produto, buscando identificar e caracterizar os que são chamados por eles de ?verdadeiramente sustentáveis?. Segundo os autores, para chegar em um nível mais ambicioso de sustentabilidade do produto, o conceito começa pelo modelo dominante (Sustentabilidade 1.0) que abrange todas as melhorias pontuais no ciclo de vida do produto e a utilização de ferramentas de desenvolvimento de produtos sustentáveis como o ecodesign e o LCA (life cycle assessment), passando para o modelo de Sustentabilidade 2.0 que enfatiza a mudança do pensamento de diminuição do impacto negativo para aumento do impacto positivo do mesmo, e chegando no último modelo de entrega de valor social do produto ? Sustentabilidade 3.0. Entretanto, os autores não chegaram a testar empiricamente seus modelos, deixando margem para novos estudos e investigações baseadas no tema. Para contemplar tal objetivo, a pesquisa foi dividida em duas etapas, sendo a primeira de natureza qualitativa, envolvendo diferentes empresas de bens de consumo que desenvolvem produtos considerados sustentáveis. Nesta etapa, serão realizadas entrevistas em profundidade com um ou dois gestores de 15 a 20 empresas. A segunda etapa contempla uma pesquisa quantitativa, utilizando a técnica de experimentos, visando analisar a intenção de compra da população em relação aos produtos sustentáveis, em seus diferentes estágios. Os experimentos serão divididos em cruzamentos do tipo 8 x 2, totalizando 800 questionários respondidos. Os resultados serão publicados em dois periódicos internacionais de nível A1 (Qualis) e apresentados em dois congressos científicos e quatro eventos de cultura e extensão na área de sustentabilidade (Semana do Meio Ambiente e Virada Sustentável de São Paulo, nos anos de 2020 e 2021).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Kavita Miadaira Hamza - Coordenador / Andres Rodriguez Veloso - Integrante / Sofia Batista Ferraz - Integrante / Gabriela Nobre Dias - Integrante / Leonardo Augusto de Vasconcelos Gomes - Integrante / Isabelle Cristina Galindo Curvelo - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Pesquisa - Auxílio financeiro.
      Membro: Kavita Miadaira Hamza.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (7)
    1. Prêmio de Desempenho Didático - Curso de Graduação em Administração - 1º semestre 2018, FEA USP.. 2019.
      Membro: Kavita Miadaira Hamza.
    2. Excelente Avaliação Didática - Curso de Graduação em Administração - 2018, FEA USP.. 2019.
      Membro: Kavita Miadaira Hamza.
    3. Publicações de Excelência - Journal of Environmental Planning and Management - 2018, FEA USP.. 2019.
      Membro: Kavita Miadaira Hamza.
    4. Prêmio Ruy Leme de Excelência Acadêmica - Orientação do Melhor Trabalho de Conclusão de Curso na Área de Marketing em 2017, FEA USP.. 2018.
      Membro: Kavita Miadaira Hamza.
    5. Prêmio Ruy Leme de Excelência Acadêmica - Orientação do 2º Melhor Trabalho de Conclusão de Curso em 2016, FEA USP.. 2017.
      Membro: Kavita Miadaira Hamza.
    6. Prêmio de Desempenho Didático - Programa de Pós Graduação em Administração - 2º semestre 2015, FEA USP.. 2016.
      Membro: Kavita Miadaira Hamza.
    7. APEX Award of Excellence - Green Writing, APEX.. 2016.
      Membro: Kavita Miadaira Hamza.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (4)
    1. 46th EMAC Annual Conference. Knowledge and understanding of sustainability labels in Brazil. 2017. (Congresso).
    2. 46th EMAC Annual Conference. Development of a sustainable consumption measurement scale. 2017. (Congresso).
    3. Academy of International Business - Latin America (AIB Lat). Archetypes and brand image: An international comparison. 2016. (Congresso).
    4. XIX SEMEAD.Caso ViniPortugal - Wines of Portugal. 2016. (Seminário).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (0)

    Lista de colaborações



    (*) Relatório criado com produções desde 2016 até 2022
    Data de processamento: 01/05/2024 20:58:21