PPGA

Adriana Marotti de Mello

Professora Associada do curso de Administração de Empresas, na área de Produção e Operações da FEA/USP, em regime de dedicação integral, desde 2011. Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade de São Paulo (1993), mestrado (2006) e doutorado (2010) em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo. É livre docente em Administração pela FEA /USP. Tem experiência na indústria automotiva nas áreas de qualidade e estratégia. Seus interesses de pesquisa incluem: Gestão de Inovação e Tecnologia na Indústria Automotiva, Transições para Sustentabilidade e Economia Circular. É Coordenadora do curso de Graduação em Administração, editora chefe da REGE - Revista de Gestão da USP, membro do corpo editorial do International Journal of Automotive Technology and Management (IJATM) e membro do Steering Committee do Gerpisa ( The International Network of Automobile). Visiting Scholar na Fudan University (Fudan Development Institute), China (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/1628758697973967 (04/01/2022)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP, Departamento de Administração - USP. Av. Prof. Luciano Gualberto, 908, Sala G-169 Cidade Universitária 05508900 - São Paulo, SP - Brasil Telefone: (11) 30915842
  • Grande área: Engenharias
  • Área: Engenharia de Produção
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (6)
    1. 2020-Atual. Who drives the change? Transitions for sustainable mobility, the role of automotive industry and new business models
      Descrição: We propose to analyze and compare Brazilian and French case studies regarding sustainable urban mobility transitions. To accomplish this goal, we analyze the diffusion level and different characteristics that explain the current development level of four niches: electro mobility, car sharing schemes, intermodal transportation, and innovation in public transportation. Using the multiple case study method, we have already compared the sustainable mobility initiatives and innovations undertaken by two German automotive companies in Brazil and in Germany (Marx, Mello, Zilbovicius & Lara, 2015). T In a similar vein, the French team analyzed what could be the reaction of the French carmakers to new uncertainties, discussing in particular the issue of industrial and environmental public policies supporting new forms of mobility and transition to more ecological products (Frigant & Jullien, 2018). The team underlined also the key role played by the first tier suppliers, but also SMEs and start-ups, in the French context (Frigant, 2016). In this regard, the two teams share a lot of things (methodology, hypothesis, general framework and some preliminary results) but also point some national particularities. The research project could be a real opportunity to cross our works in order to compare more deeply differences and similarities occurring in two different institutional contexts where firms? objectives and public objectives might be different. Indeed, in the context of discussing the role of the automotive industry to the transition to sustainable mobility, there are also several opportunities to generate new business models geared to the challenges of this field, which are seen as fundamental elements in the process of introducing innovations that lead society to more sustainable systems of urban mobility (Spickermann, Grienitz, & von der Gracht, 2013). The business model approach often associates them as facilitators in the process of introducing innovations in the market or even as units of analysis and starting points for the definition of innovation strategies (Schneider & Spieth, 2013). In addition, more recent research recognize that the essence of the concept of business models bring to some extent the essential elements for understanding, developing and, in particular, for the commercialization of innovations considered sustainable, thus introducing the logic of sustainable business models (Boons, Montalvo, Quist, & Wagner, 2013).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . Integrantes: Adriana Marotti de Mello - Integrante / Marx, Roberto - Coordenador / João Valsecchi Ribeiro de Souza - Integrante / Vincent Frigant - Integrante. Financiador(es): COFECUB - Cooperação.
      Membro: Adriana Marotti de Mello.
    2. 2019-2019. Transitions to Sustainable Mobility - Comparison between Chinese and Brazilian initiatives
      Descrição: The current mobility system regime, based on individual internal combustion engine cars, is the main contributor to climate change and other sustainability challenges, such as air pollution, road congestion and competition for public space. Despite the resistance of this model (much of it, the result of the automotive industry conservative behavior), there are many initiatives, in many different fields of mobility systems, which indicate possible future change in this persistent regime. (Manders, Wieczorek and Verbong, 2018; Orsato et. al. 2011) The relation among automotive industry and different actors involved in transitions and how to coordinate and align the different incentives for those actors, are the core of this article. The intended contribution is to address some gaps in Transitions Theory, notably, how transitions occur and who drives the process. The nature of public-private partnerships as meso-institutions (Ménard, 2014) in driving transitions would be the main theoretical contribution. Therefore, we propose to analyze and compare Brazilian and Chinese case studies regarding sustainable urban mobility transitions. To accomplish this goal, we analyze the diffusion level and different characteristics that explain the current development level of four niches: electro mobility, car sharing schemes, intermodal transportation, and innovation in public transportation. Using the multiple case study method, we compare the sustainable mobility initiatives and innovations undertaken by t automotive companies and other players in Brazil and in China. Together with researchers from Fudan University, we conducted 12 cases analysis in chinese companies - OEMs (SAIC/GM, Qoros);parts suppliers (ZF, Bosch, Aptiv), EVs companies (NIO), systems suppliers (Zebra automotive), mobility operators (hello bike, Didi, EVCard) Research centers (Shanghai Intelligent Automotive research Center). Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Adriana Marotti de Mello - Coordenador / João Valsecchi Ribeiro de Souza - Integrante / Anyu Wang - Integrante. Financiador(es): Fudan Latin American University Consortium - Bolsa.
      Membro: Adriana Marotti de Mello.
    3. 2018-Atual. REDUCAO DE INCERTEZA NO FORNECIMENTO EM CADEIAS DE SUPRIMENTO FECHADAS - Projeto CNPq Nr. 423467/2018-2
      Descrição: O presente projeto procura abordar as ineficiências sistêmicas que ocorrem nas cadeias de suprimentos fechadas. Pretende-se estudar cadeias de suprimento fechadas, entendendo quais as causas de incertezas e instabilidades na demanda de resíduos e de produtos remanufaturados/reciclados, buscando discutir como as práticas de gestão de cadeia de suprimentos podem contribuir para a redução dessa incerteza e instabilidade. Ao estudar iniciativas de gestão em cadeias de suprimento fechadas em diferentes indústrias, tanto na Inglaterra quanto no Brasil, pretende-se entender quais fatores podem ter impacto na transição para cadeias de suprimento fechadas e como diferentes atores podem auxiliar (ou prejudicar) essa transição. Os resultados pretendem contribuir para a teoria, e em especial para a teoria relacionada a Gestão de cadeias de suprimentos fechadas e economia circular (Govindan & Hasanagic, 2018, Braz et al, 2018, Homrich , Galvão , Abadia & Carvalho, 2018, Merli, Preziosi & Acampora, 2017) , para o desenvolvimento de metodologias de pesquisa na área e para a gestão de empresas do setor e para a proposição de políticas públicas. As seguintes questões de pesquisa nortearão o desenvolvimento desse projeto Como reduzir incerteza no fornecimento em cadeias reversas/fechadas? Como suavizar (reduzir incertezas e imprevisibilidades ) na cadeias de suprimento fechada? Como Práticas de gestão de cadeias de suprimento diretas podem contribuir com cadeias fechadas?. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . Integrantes: Adriana Marotti de Mello - Coordenador / Leonardo Augusto Vasconcelos Gomes - Integrante / JOSÉ GUILHERME FERRAZ DE CAMPOS - Integrante / ANTONIO CARLOS BRAZ - Integrante / joão quariguasi frota neto - Integrante / marilia gabriela dos santos - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Adriana Marotti de Mello.
    4. 2013-2016. MOBILIDADE URBANA SUSTENTAVEL E NOVOS MODELOS DE NEGOCIO PARA INDUSTRIA AUTOMOBILISTICA - Projeto Nr.479883/2013
      Descrição: O objetivo deste projeto de pesquisa é analisar as perspectivas e possíveis trajetórias de desenvolvimento de inovações no modelo de negócio na indústria automotiva instalada no Brasil, frente às incertezas (ou oportunidades) tecnológicas e sociais impostas por questões relativas à mobilidade urbana sustentável. Pretende-se identificar se há um modelo que defina o que é a mobilidade urbana sustentável e quais seus impactos no desenvolvimento de inovações de produto e modelo de negócios na indústria, projetando possíveis tendências futuras no que se refere à dinâmica de evolução no setor e a participação de atores diferentes dos atualmente presentes na indústria. A partir de revisão bibliográfica a ser elaborada e de pesquisa em bases de dados secundárias disponíveis sobre o setor, pretende-se entender quais empresas e diferentes modelos de sucesso existem no Brasil e no exterior. Com estes dados, serão elaboradas questões a serem pesquisadas no campo com importantes players do setor. O resultado esperado da pesquisa é um modelo explicativo para a evolução do modelo de negócio da indústria automobilística em direção a um novo modelo de mobilidade sustentável. Espera-se que os resultados desta pesquisa contribuam com o debate na área de inovação na indústria automotiva e na áea de mobilidade urbana e possam servir de subsídio para auxiliar na tomada de decisão no setor privado, bem como para o estabelecimento de políticas públicas para o setor.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Adriana Marotti de Mello - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Adriana Marotti de Mello.
    5. 2012-2015. Estudo Prospectivo do Setor Automotivo com foco em motorizacao hibrida
      Descrição: Este projeto tem por finalidade levantar as tecnologias emergentes relativas a motorização híbrida elétrica em automóveis e veículos comerciais, através de pesquisa em bases de patentes, e outras fontes secundárias, como o portal Inovação e do CNPq, bem como atravpés de consultas a especialistas selecionados pelo CGEE. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Adriana Marotti de Mello - Integrante / Marx, Roberto - Integrante / Ricardo Naveiro - Coordenador / Fabio Stalllivieri - Integrante.
      Membro: Adriana Marotti de Mello.
    6. 2011-2013. TRAJETORIA DE INOVACAO NA INDUSTRIA AUTOMOTIVA NO BRASIL ? UMA ANALISE SOB A PERSPECTIVA DO SISTEMA SOCIOTECNICO DE INOVACAO - Projeto Nr. 400573/2011
      Descrição: O objetivo deste projeto de pesquisa é analisar as perspectivas e possíveis trajetórias de desenvolvimento de inovações na indústria automotiva instalada no Brasil, frente às incertezas (ou oportunidades) tecnológicas impostas pelas regulações ambientais mais restritivas, mudanças no comportamento dos consumidores, questões relativas à mobilidade urbana e aparente exaustão do modelo de negócio atual das montadoras. Pretende-se identificar um modelo que explique a trajetória de desenvolvimento de inovações na indústria, projetando possíveis tendências futuras no que se refere à dinâmica de evolução no setor e as tecnologias emergentes. A partir desta trajetória, buscar-se-á entender como o país poderia estar inserido nesta dinâmica, identificando oportunidades de desenvolvimento para o setor. A partir de revisão bibliográfica a ser elaborada e de pesquisa em bases de dados secundárias disponíveis sobre inovação no setor (PINTEC) e em bases de dados sobre patentes depositadas no país e no exterior, pretende-se entender quantas empresas e em quais áreas se inova no pais. Com estes dados, serão elaboradas questões a serem pesquisadas no campo com importantes players do setor e discutidos possíveis cenários futuros para o desenvolvimento do setor no pais. O resultado esperado da pesquisa é um modelo explicativo para a evolução do desenvolvimento tecnológico da indústria automobilística nas últimas décadas, de possíveis trajetórias futuras e a identificação de possíveis oportunidades e desafios para a consolidação do Brasil como um centro de desenvolvimento de inovações no setor. Espera-se que os resultados desta pesquisa contribuam com o debate na área de inovação na indústria automotiva e possam servir de subsídio para auxiliar na tomada de decisão no setor privado, bem como para o estabelecimento de políticas públicas para o setor.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Adriana Marotti de Mello - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Adriana Marotti de Mello.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (4)
    1. Prêmio desempenho Didático - Melhor docente do 8o sem/2018, Departamento de Administração FEA/USP.. 2019.
      Membro: Adriana Marotti de Mello.
    2. Prêmio para Publicações de Excelência - Ano 2018, Departamento de Administração FEA/USP.. 2019.
      Membro: Adriana Marotti de Mello.
    3. Prêmio para Publicações de Excelência - 2015, Departamento de Administração FEA/USP.. 2016.
      Membro: Adriana Marotti de Mello.
    4. Prêmio de Desempenho Didático - 2o. sem/2014, Departamento de Administração - FEA/USP.. 2014.
      Membro: Adriana Marotti de Mello.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (7)
    1. Sustentabilidade na Cadeia Têxtil e Indústria de Moda: um olhar para a economia. Cadeias de Suprimento Sustentáveis. 2019. (Congresso).
    2. Circular Economy: Challenges and Opportunities. 2018. (Outra).
    3. 11th Globelics Conference. Radically incremental or incrementally radical? A Contribution to the discussion on the degree of novelty of innovations and the associated project management. 2013. (Congresso).
    4. 21st International Gerpisa Colloquim. New Initiatives, Trends and Dilemmas for the Brazilian Automotive Industry: The case of Inovar Auto and its impacts on Electro Mobility in Brazil?. 2013. (Congresso).
    5. 5a Semana USP de propriedade Intelectual & Inovação. 2013. (Seminário).
    6. V ENED Inovação e Competitividade no Desenvolvimento das PME's.Inovação Tecnológica como forma de Inserção da PME em Novos Mercados. 2012. (Encontro).
    7. 1ª Mecânica da Inovação.Um bate papo sobre inovação. 2011. (Outra).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (4)
    1. Mello, A.M.; GOSH, B. ; SCHILLER, K.. Sustainability transitions in the context of Covid-19: Perspectives from the Global South. 2020. Outro
    2. MAROTTI DE MELLO, ADRIANA; AMORIM, W.. Technological Transitions and its impact on China and Latin America Relations. 2020. Outro
    3. MELLO, A. M.; Marx, Roberto. 26th International Colloquium of Gerpisa. 2018. Congresso
    4. MELLO, Adriana Marotti de. Coordenadora da área de Operações do SEMEAD. 2015. (Congresso).. . 0.

Lista de colaborações



(*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2022
Data de processamento: 01/01/2024 22:02:51