PPGA

Maria Aparecida Gouvea

Possui formação em nível de Graduação em Estatística (IME/USP - 1976) e em Letras (FFLCH/USP - 1981), de Mestrado em Estatística (IME/USP - 1982), de Doutorado em Administração (FEA/USP - 1991), de Livre-Docência em Administração (FEA/USP - 2002) e de Aperfeiçoamento na Metodologia do Estudo de Caso na Harvard University (2003). Atualmente exerce as funções de Professora Titular no Departamento de Administração da FEA/USP. É Pesquisadora Bolsista de Produtividade (2/CNPq). Foi coordenadora do Curso de Graduação, vice-coordenadora do Curso de Pós-Graduação em Administração (FEA/USP) e editora, por 9 anos, da Revista de Gestão REGE/USP. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Métodos Quantitativos Aplicados, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação da qualidade de atendimento em serviços e modelos de aceitação de novas tecnologias. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/4975701857992236 (11/05/2022)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade de São Paulo, Faculdade de Economia Administração e Contabilidade. Avenida Prof. Luciano Gualberto, 908 - Bloco FEA1 - Sala E 110 Cidade Universitária 05508-900 - Sao Paulo, SP - Brasil Telefone: (11) 30916044 Fax: (11) 30912460
  • Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
  • Área: Administração
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (5)
    1. 2019-Atual. Qualidade e valor percebidos: implicacoes no contexto da educacao a distancia no Brasil
      Descrição: Este estudo tem por objetivo avaliar os aspectos de ensino a distância (EAD) que permitem a concretização da cocriação de valores, relacionando-os com qualidade percebida, satisfação e lealdade. O universo de interesse para o alcance desse objetivo consiste de faculdades de ensino superior do Estado de São Paulo que possuem cursos na modalidade EAD há pelo menos um ano. Uma pesquisa de natureza qualitativa será realizada com a coordenação destes cursos a distância e outra pesquisa de caráter quantitativo, com abordagem junto aos alunos dos referidos cursos. Os dados coletados serão analisados por meio de técnicas qualitativas, como análise de conteúdo e técnicas quantitativas, como análise descritiva e ferramentas multivariadas. Espera-se que os resultados deste estudo revelem os aspectos que são as peças-chave na criação de valor do sistema educacional, destacando o estudante como parceiro na geração de valor percebido. Os aspectos que fortalecerem as relações do valor com a percepção sobre a qualidade do curso, a satisfação do estudante e com o aumento da sua lealdade poderão fornecer subsídios para as instituições de EAD maximizarem os padrões de excelência dos seus cursos, fortalecendo consequentemente essa modalidade de ensino.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Maria Aparecida Gouvêa - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Maria Aparecida Gouvea.
    2. 2017-2019. Fatores impactantes na lealdade a cursos de Educacao a Distancia ? um estudo de caso em um curso de graduacao em Administracao
      Descrição: Este estudo propõe-se a identificar os fatores que determinam a lealdade de alunos que participam de cursos de Graduação em Administração na modalidade EAD. Por meio do método de estudo de caso, será selecionada uma instituição de ensino superior brasileira que esteja apresentando um curso de Administração na modalidade EAD há pelo menos um ano. Nestas condições, os alunos já são capazes de avaliar o curso bem como a sua disposição de concluí-lo. Uma pesquisa de natureza qualitativa será realizada com a coordenação deste curso a distância e outra pesquisa de caráter quantitativo, com abordagem junto aos alunos do referido curso. Os dados coletados serão analisados por meio de técnicas qualitativas, como análise de conteúdo e técnicas quantitativas, como análise descritiva e ferramentas multivariadas. Espera-se que os resultados deste estudo permitam traçar linhas de ação para melhorar os graus de lealdade do aluno ao curso, sendo esta refletida na disposição de concluí-lo e na possibilidade de recomendar cursos dessa modalidade a terceiros.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Maria Aparecida Gouvêa - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Maria Aparecida Gouvea.
    3. 2014-2018. Qualidade percebida em cursos de Ensino a Distancia: um estudo de caso em cursos online de graduacao em administracao
      Descrição: Este estudo tem por objetivo avaliar a qualidade percebida em um curso de Graduação em Administração EAD (Ensino a Distância) e investigar possíveis diferenças de percepção entre a coordenação e o corpo discente. Por meio do método de estudo de caso, será selecionada uma instituição de ensino superior do Estado de São Paulo que esteja apresentando um curso de Administração na modalidade EAD há pelo menos um ano. Uma pesquisa de natureza qualitativa será realizada com a coordenação deste curso a distância e outra pesquisa de caráter quantitativo, com abordagem junto aos alunos do referido curso. Os dados coletados serão analisados por meio de técnicas qualitativas, como análise de conteúdo e técnicas quantitativas, como análise descritiva e ferramentas multivariadas. Espera-se que os resultados deste estudo permitam traçar linhas de ação para melhorar os graus de qualidade percebida pelos alunos de EAD, fortalecendo consequentemente essa modalidade de ensino.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Maria Aparecida Gouvêa - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Maria Aparecida Gouvea.
    4. 2011-2014. Fatores impactantes na lealdade a cursos de Ensino a Distancia
      Descrição: Este estudo propõe-se a identificar os fatores que determinam a lealdade de alunos que participam de cursos de Graduação em Administração EAD (Ensino a Distância) no Estado de São Paulo.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Doutorado: (1) . Integrantes: Maria Aparecida Gouvêa - Coordenador / Daielly Melina Nassif Mantovani - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Maria Aparecida Gouvea.
    5. 2011-2013. Fatores criticos na qualidade percebida sobre a educacao a distancia ? um estudo multicasos em cursos de graduacao em administracao da Universidade Aberta do Brasil
      Descrição: Este estudo propõe-se a identificar os aspectos fundamentais na avaliação da qualidade do ensino a distância em um curso piloto de graduação em Administração a distância da Universidade Aberta do Brasil, que é um sistema criado pelo Ministério da Educação, que trata de articular instituições públicas de ensino superior já existentes, para o oferecimento de cursos superiores a distância. Será empregado o método de estudo multicasos, abarcando cinco instituições brasileiras de ensino superior distribuídas nas regiões do Brasil. Estas instituições apresentam cursos de Educação a Distância (EAD) que já estão em andamento há no mínimo um ano.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Maria Aparecida Gouvêa - Coordenador / Daielly Melina Nassif Mantovani - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Maria Aparecida Gouvea.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (55)
    1. Melhor docente do terceiro semestre diurno no curso de graduação de 2018, FEA/USP.. 2019.
      Membro: Maria Aparecida Gouvêa.
    2. Contemplada com Auxílio à Pesquisa pela FAPESP, FAPESP.. 2019.
      Membro: Maria Aparecida Gouvêa.
    3. Contemplada com Bolsa Produtividade em Pesquisa pelo CNPq, CNPq.. 2019.
      Membro: Maria Aparecida Gouvêa.
    4. Sexta colocada no ranking acumulado dos professores que mais produziram até o ano de 2018, FEA/USP.. 2019.
      Membro: Maria Aparecida Gouvêa.
    5. Vigésima colocada no ranking anual dos professores que mais produziram em 2018, FEA/USP.. 2019.
      Membro: Maria Aparecida Gouvêa.
    6. Melhor docente do terceiro semestre diurno no curso de graduação de 2017, disciplina EAD655, FEA/USP.. 2018.
      Membro: Maria Aparecida Gouvêa.
    7. Contemplada com Auxílio à Pesquisa pela FAPESP, FAPESP.. 2018.
      Membro: Maria Aparecida Gouvêa.
    8. Contemplada com Bolsa Produtividade em Pesquisa pelo CNPq, CNPq.. 2018.
      Membro: Maria Aparecida Gouvêa.
    9. Sétima colocada no ranking acumulado dos professores que mais produziram até o ano de 2017, FEA/USP.. 2018.
      Membro: Maria Aparecida Gouvêa.
    10. Décima nona colocada no ranking anual dos professores que mais produziram em 2017, FEA/USP.. 2018.
      Membro: Maria Aparecida Gouvêa.
    11. Contemplada com Bolsa Produtividade em Pesquisa pelo CNPq, CNPq.. 2017.
      Membro: Maria Aparecida Gouvêa.
    12. Publicação de excelência: Computers in Human Behavior, FEA/USP.. 2017.
      Membro: Maria Aparecida Gouvêa.
    13. Vigésima primeira colocada no ranking anual dos professores que mais produziram em 2016, FEA/USP.. 2017.
      Membro: Maria Aparecida Gouvêa.
    14. Oitava colocada no ranking acumulado dos professores que mais produziram até o ano de 2016, FEA/USP.. 2017.
      Membro: Maria Aparecida Gouvêa.
    15. Homenagem pela coordenação do SEMEAD, FEA/USP.. 2017.
      Membro: Maria Aparecida Gouvêa.
    16. Contemplada com Auxílio à Pesquisa pela FAPESP, FAPESP.. 2017.
      Membro: Maria Aparecida Gouvêa.
    17. Melhor docente do quinto semestre noturno no curso de graduação de 2016, turma 22, FEA/USP.. 2017.
      Membro: Maria Aparecida Gouvêa.
    18. Contemplada com Bolsa Produtividade em Pesquisa pelo CNPq, CNPq.. 2016.
      Membro: Maria Aparecida Gouvêa.
    19. Oitava colocada no ranking anual dos professores que mais produziram em 2015, FEA/USP.. 2016.
      Membro: Maria Aparecida Gouvêa.
    20. Sétima colocada no ranking acumulado dos professores que mais produziram até o ano de 2015, FEA/USP.. 2016.
      Membro: Maria Aparecida Gouvêa.
    21. Escolhida para uma das 4 vagas no Concurso de Professor Titular, FEA/USP.. 2016.
      Membro: Maria Aparecida Gouvêa.
    22. Publicação de excelência: International Journal of Innovation and Learning, FEA/USP.. 2016.
      Membro: Maria Aparecida Gouvêa.
    23. Terceira colocada no ranking anual dos professores que mais produziram em 2014, FEA/USP.. 2015.
      Membro: Maria Aparecida Gouvêa.
    24. Oitava colocada no ranking acumulado dos professores que mais produziram até o ano de 2014, FEA/USP.. 2015.
      Membro: Maria Aparecida Gouvêa.
    25. Primeira colocada no ranking da pontuação dos docentes para efeito de alocação de espaço físico, FEA/USP.. 2015.
      Membro: Maria Aparecida Gouvêa.
    26. Publicação de excelência: Revista Dados, FEA/USP.. 2015.
      Membro: Maria Aparecida Gouvêa.
    27. Publicação de excelência: Revista Gestão & Produção, FEA/USP.. 2015.
      Membro: Maria Aparecida Gouvêa.
    28. Homenagem pela vice-coordenação do PPGA, FEA/USP.. 2015.
      Membro: Maria Aparecida Gouvêa.
    29. Contemplada com Bolsa Produtividade em Pesquisa pelo CNPq, CNPq.. 2015.
      Membro: Maria Aparecida Gouvêa.
    30. Terceira colocada no ranking anual dos professores que mais produziram em 2013, FEA/USP.. 2014.
      Membro: Maria Aparecida Gouvêa.
    31. Oitava colocada no ranking acumulado dos professores que mais produziram até o ano de 2013, FEA/USP.. 2014.
      Membro: Maria Aparecida Gouvêa.
    32. Um dos docentes do Departamento de Administração que se destacou pelo bom desempenho no Programa de Pós-Graduação em 2014, FEA/USP.. 2014.
      Membro: Maria Aparecida Gouvêa.
    33. Classificação em primeiro lugar no Prêmio de Produtividade Científica (APCI), do Departamento de Administração, referente à produção no ano de 2013., FEA/USP.. 2014.
      Membro: Maria Aparecida Gouvêa.
    34. Melhor artigo do tema Novas Tecnologias de Ensino e Pesquisa, no XVII SEMEAD., FEA/USP.. 2014.
      Membro: Maria Aparecida Gouvêa.
    35. Indicação ao prêmio de melhor artigo na área de Ensino e Pesquisa em Administração, no XVII SEMEAD., FEA/USP.. 2014.
      Membro: Maria Aparecida Gouvêa.
    36. Contemplada com Bolsa Produtividade em Pesquisa pelo CNPq, CNPq.. 2014.
      Membro: Maria Aparecida Gouvêa.
    37. Terceira colocada no ranking anual SPD dos professores que mais produziram em 2012, FEA/USP.. 2013.
      Membro: Maria Aparecida Gouvêa.
    38. Oitava colocada no ranking acumulado SPD dos professores que mais produziram até o ano de 2012, FEA/USP.. 2013.
      Membro: Maria Aparecida Gouvêa.
    39. Um dos docentes do Departamento de Administração que se destacou pelo bom desempenho no Programa de Pós-Graduação em 2012, FEA/USP.. 2013.
      Membro: Maria Aparecida Gouvêa.
    40. Contemplada com Auxílio à Pesquisa pela FAPESP, FAPESP.. 2013.
      Membro: Maria Aparecida Gouvêa.
    41. Contemplada com Bolsa Produtividade em Pesquisa pelo CNPq, CNPq.. 2013.
      Membro: Maria Aparecida Gouvêa.
    42. Sétima colocada no ranking anual SPD dos professores que mais produziram em 2010, FEA/USP.. 2012.
      Membro: Maria Aparecida Gouvêa.
    43. Décima colocada no ranking acumulado SPD dos professores que mais produziram até o ano de 2010, FEA/USP.. 2012.
      Membro: Maria Aparecida Gouvêa.
    44. Quinta colocada no ranking anual SPD dos professores que mais produziram em 2011, FEA/USP.. 2012.
      Membro: Maria Aparecida Gouvêa.
    45. Décima colocada no ranking acumulado SPD dos professores que mais produziram até o ano de 2011, FEA/USP.. 2012.
      Membro: Maria Aparecida Gouvêa.
    46. Aprovada como Professora Associada Nível 3, Comissão Central de Avaliação Docente ? CCAD.. 2012.
      Membro: Maria Aparecida Gouvêa.
    47. Quarta colocada no Concurso de Professor Titular, FEA/USP.. 2012.
      Membro: Maria Aparecida Gouvêa.
    48. Contemplada com Auxílio à Pesquisa pela FAPESP, FAPESP.. 2012.
      Membro: Maria Aparecida Gouvêa.
    49. Contemplada com Bolsa Produtividade em Pesquisa pelo CNPq, CNPq.. 2012.
      Membro: Maria Aparecida Gouvêa.
    50. Melhor trabalho de formatura em 2010 da área MQI ? Prêmio Ruy Leme de Excelência Acadêmica, intitulado ?Variáveis de influência no relacion entre estab. do setor farmacêutico e seus diistrib", FEA/USP.. 2011.
      Membro: Maria Aparecida Gouvêa.
    51. Um dos docentes do Departamento de Administração que se destacou pelo bom desempenho no Programa de Pós-Graduação em 2011, FEA/USP.. 2011.
      Membro: Maria Aparecida Gouvêa.
    52. Indicação ao prêmio de melhor artigo na área temática de Finanças, no XIV SEMEAD, FEA/USP.. 2011.
      Membro: Maria Aparecida Gouvêa.
    53. Sétima colocada no ranking anual SPD dos professores que mais produziram em 2009, FEA/USP.. 2011.
      Membro: Maria Aparecida Gouvêa.
    54. Contemplada com Auxílio à Pesquisa pela FAPESP, FAPESP.. 2011.
      Membro: Maria Aparecida Gouvêa.
    55. Contemplada com Bolsa Produtividade em Pesquisa pelo CNPq, CNPq.. 2011.
      Membro: Maria Aparecida Gouvêa.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (22)
    1. XVIII Congreso Latino-Iberoamericano de Gestão da Tecnologia ? ALTEC 2019. Cocriação de Valor em Educação a Distância no Brasil. 2019. (Congresso).
    2. 2018 West East Institute (WEI) International Academic Conference. Critical Factors on Loyalty to Distance Education Courses. 2018. (Congresso).
    3. XVII Congreso Latino-Iberoamericano de Gestão da Tecnologia ? ALTEC. Determinants of satisfaction and continuous use intention of e-learning service applied in Brazilian public organizations. 2017. (Congresso).
    4. 13o CONTECSI International Conference on Information Systems and Technology Management. Bolsa de previsões (BPREV): o primeiro mercado preditivo político no Brasil. 2016. (Congresso).
    5. 27th Annual Conference of the Production and Operations Management Society POM 2016. Collection score and opportunities for the non-performing loans market. 2016. (Congresso).
    6. 1º Congresso de Graduação da Universidade de São Paulo. Utilização de Mercados Preditivos como recurso didático: relato de uma experiência em um curso de graduação. 2015. (Congresso).
    7. 26th Annual Conference of the Production and Operations Management Society POM 2015. E-learning service in Brazilian public organizations. 2015. (Congresso).
    8. 25th Annual Conference of the Production and Operations Management Society. Information Quality Assessment in Context of Business Intelligence System. 2014. (Congresso).
    9. XVII Simpósio de Administração da Produção, Logística e Operações Internacionais SIMPOI 2014.A Gender and Generation on Quality and Satisfaction in the Educational Services Marketing. 2014. (Simpósio).
    10. 24th Annual Conference of the Production and Operations Management Society 013. Services quality in technology supported education: Brazilian case. 2013. (Congresso).
    11. 7th Annual International Conference on Mathematics, Statistics and Mathematics Education & Statistics Education. Evaluation of the Use of Multivariate Statistical Techniques in Theses and Dissertations of Some Higher Education Institutions. 2013. (Congresso).
    12. XV Congreso Latino-Iberoamericano de Gestión Tecnológica ? ALTEC 013. Aspectos relevantes para a lealdade nas compras online e offline. 2013. (Congresso).
    13. 23th Annual Conference of the Production and Operations Management Society POM 2012. Corporate online training: is it really effective?. 2012. (Congresso).
    14. 23th Annual Conference of the Production and Operations Management Society POM 2012. Emerging Performance Measurement Approaches. 2012. (Congresso).
    15. 9o CONTECSI International Conference on Information Systems and Technology Managemen. Technology for training delivery: current issues. 2012. (Congresso).
    16. 9o CONTECSI International Conference on Information Systems and Technology Management. Information Management II. 2012. (Congresso).
    17. XV SEMEAD Seminários em Administração.O Contingente das Micro e Pequenas Empresas e suas Relações com o Desenvolvimento Social e Econômico dos Estados Componentes do Brasil. 2012. (Seminário).
    18. 8o CONTECSI International Conference on Information Systems and Technology Management. Category management for products concerning personal hygiene and beauty ? quality noticed by consumers in supermarkets. 2011. (Congresso).
    19. XIV Congreso Latino-Iberoamericano de Gestión Tecnológica ? ALTEC 2011. Intenção de Comprar Livros, CDs e DVDs pela Internet. 2011. (Congresso).
    20. 21th Annual Conference of the Production and Operations Management Society POM 2010. Offline and online channels for requesting tourist services. 2010. (Congresso).
    21. 7o CONTECSI International Conference on Information Systems and Technology Management. Information systems in education: the use of a distance education system on the teaching of statistics applied to administration. 2010. (Congresso).
    22. 7o CONTECSI International Conference on Information Systems and Technology Management. Information Management II. 2010. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (1)
    1. GOUVÊA, M. A.. Coordenadora do IV SEMEAD. 1999. (Congresso).. . 0.

Lista de colaborações



(*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2022
Data de processamento: 01/01/2024 22:02:52