PPGA

Kavita Miadaira Hamza

Professora Doutora do Departamento de Administração da FEA USP, na área de Marketing. Possui Graduação (2002), Mestrado (2005) e Doutorado (2009) em Administração, com enfoque em marketing, pela Universidade de São Paulo. Sua linha de pesquisa é em Sustentabilidade e Ética em marketing, com foco em consumo sustentável, certificações sustentáveis, engajamento para coleta seletiva e desenvolvimento de produtos sustentáveis. Anteriormente, lecionou e/ou desenvolveu pesquisas em Universidade Presbiteriana Mackenzie, UNIFESP, Faculdades Alves Faria, SENAC, entre outras. Por mais de 10 anos, atuou também como consultora em projetos de marketing. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/5041590878229730 (06/04/2022)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP, Departamento de Administração - USP. Avenida Professor Luciano Gualberto, 908 - Sala E204 Butantã 05508010 - São Paulo, SP - Brasil Telefone: (11) 992135888 URL da Homepage: http://www.fea.usp.br
  • Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
  • Área: Administração
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (9)
    1. 2019-Atual. Evolucao do conceito de sustentabilidade e seus desdobramentos no desenvolvimento de produtos
      Descrição: O presente projeto de pesquisa está sendo desenvolvido em parceria entre a FEA USP e a EAESP FGV, e tem por objetivo central investigar os diferentes estágios de adequação dos conceitos e preocupações com a sustentabilidade no desenvolvimento de novos produtos, no que concerne à tipologia proposta por Dyllick e Rost (2017). Estes autores sugeriram modelos que caracterizam níveis de sustentabilidade do produto, buscando identificar e caracterizar os que são chamados por eles de ?verdadeiramente sustentáveis?. Segundo os autores, para chegar em um nível mais ambicioso de sustentabilidade do produto, o conceito começa pelo modelo dominante (Sustentabilidade 1.0) que abrange todas as melhorias pontuais no ciclo de vida do produto e a utilização de ferramentas de desenvolvimento de produtos sustentáveis como o ecodesign e o LCA (life cycle assessment), passando para o modelo de Sustentabilidade 2.0 que enfatiza a mudança do pensamento de diminuição do impacto negativo para aumento do impacto positivo do mesmo, e chegando no último modelo de entrega de valor social do produto ? Sustentabilidade 3.0. Entretanto, os autores não chegaram a testar empiricamente seus modelos, deixando margem para novos estudos e investigações baseadas no tema. Para contemplar tal objetivo, a pesquisa foi dividida em duas etapas, sendo a primeira de natureza qualitativa, envolvendo diferentes empresas de bens de consumo que desenvolvem produtos considerados sustentáveis. Nesta etapa, serão realizadas entrevistas em profundidade com um ou dois gestores de 15 a 20 empresas. A segunda etapa contempla uma pesquisa quantitativa, utilizando a técnica de experimentos, visando analisar a intenção de compra da população em relação aos produtos sustentáveis, em seus diferentes estágios. Os experimentos serão divididos em cruzamentos do tipo 8 x 2, totalizando 800 questionários respondidos. Os resultados serão publicados em dois periódicos internacionais de nível A1 (Qualis) e apresentados em dois congressos científicos e quatro eventos de cultura e extensão na área de sustentabilidade (Semana do Meio Ambiente e Virada Sustentável de São Paulo, nos anos de 2020 e 2021).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Kavita Miadaira Hamza - Coordenador / Andres Rodriguez Veloso - Integrante / Sofia Batista Ferraz - Integrante / Gabriela Nobre Dias - Integrante / Leonardo Augusto de Vasconcelos Gomes - Integrante / Isabelle Cristina Galindo Curvelo - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Pesquisa - Auxílio financeiro.
      Membro: Kavita Miadaira Hamza.
    2. 2015-Atual. Desenvolvimento de uma escala de consumo sustentavel
      Descrição: O Consumo Sustentável (CS) tem sido amplamente estudado pela literatura em marketing, sendo comuns estudos como sensibilidade a preços, atributos de força e efetividade associados aos produtos sustentáveis e as barreiras ao consumo verde. Entretanto, não foi encontrada nenhuma escala que enxergasse de maneira global o consumidor, enxergando suas preocupações nos diversos âmbitos que influenciam o seu comportamento de consumo. O contexto geográfico na elaboração e aplicação de uma escala, em especifico numa que busque mensurar o CS, é um tema que vem sido bem debatido na última década, e daí a importância de uma escala criada em contexto brasileiro. A partir de modelos já pré-estabelecidos para a criação de escalas e buscando unir perspectivas atuais em relação à criação de escalas, as etapas estabelecidas para a realização da pesquisa foram as seguintes: reunião com especialistas, tanto da área acadêmica como corporativa, da área de sustentabilidade, para levantamento de itens e sua adequabilidade, bem como discussão de novas perspectivas e novos itens; realização de focus group para redução da quantidade de itens gerados; coleta inicial para análise fatorial exploratória; coleta final para análise fatorial confirmatória, gerando assim a escala de consumo sustentável; e finalmente uma análise de conglomerados, de forma a classificar os respondentes em grupos de acordo com o tipo de comportamento e de forma a facilitar o estudo e uso da escala elaborada em pesquisas futuras.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Kavita Miadaira Hamza - Coordenador / Laura Pucci Maia - Integrante / Fernando Antonio de Melo Pereira - Integrante.
      Membro: Kavita Miadaira Hamza.
    3. 2015-Atual. POLITICAS PUBLICAS PARA ADOCAO DE PRATICAS SUSTENTAVEIS DE DESTINACAO DE RESIDUOS SOLIDOS EM DOMICILIOS
      Descrição: A questão aqui evidenciada refere-se à busca de respostas que possam orientar sobre quais programas ofertados à sociedade, sejam vinculados ao poder público municipal, sejam vinculados a outras organizações, apresentam maior potencial de indução de atitude e comportamento social sustentáveis, em especial focalizado na prática da separação e descarte de resíduos sólidos domiciliares para reciclagem.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Kavita Miadaira Hamza - Coordenador / Maria do Carmo Romeiro - Integrante.
      Membro: Kavita Miadaira Hamza.
    4. 2013-2019. CONSUMO CONSCIENTE EM COMPRAS NO VAREJO: DISCURSO VERSUS PRATICA
      Descrição: Este projeto de pesquisa visa abordar os temas do consumo consciente e da sustentabilidade, e o impacto que estes podem ter para as organizações. Na revisão da literatura inicial, os estudos encontrados mostram que os consumidores estão cada vez mais preocupados com a questão sócio-ambiental do consumo, porém não foram realizadas pesquisas que analisassem o comportamento efetivo de compra no ponto de venda, mas apenas as intenções de compra declaradas. Assim, este projeto visa identificar o comportamento real, via análise por observação do consumidor final.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (2) . Integrantes: Kavita Miadaira Hamza - Coordenador / Andres Rodriguez Veloso - Integrante. Financiador(es): Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular - Bolsa.
      Membro: Kavita Miadaira Hamza.
    5. 2013-2015. Acoes de sustentabilidade incorporadas ao negocio
      Descrição: Análise das ações de sustentabilidade incorporadas aos negócios das empresas, influenciando suas estratégias e formas de atuar no mercado. Apesar de não se limitar a, é dada maior ênfase às práticas de marketing.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Kavita Miadaira Hamza - Coordenador / DENISE DE ABREU SOFIATTI DALMARCO - Integrante / CASSIO AOQUI - Integrante.
      Membro: Kavita Miadaira Hamza.
    6. 2012-2015. Analise e formacao de precos no B2B
      Descrição: Análise das estratégias de formação de preços em empresas do setor B2B.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Kavita Miadaira Hamza - Coordenador / ANDRE BUENO SAAB - Integrante.
      Membro: Kavita Miadaira Hamza.
    7. 2012-Atual. As Certificacoes Sustentaveis e Sua Relevancia Para o Consumo Consciente e os Negocios
      Descrição: O presente projeto de pesquisa aborda os temas do consumo consciente e das certificações sustentáveis, e o impacto que estes podem ter para as organizações, principalmente no que se refere à produção de bens de consumo e à comercialização dos mesmos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Kavita Miadaira Hamza - Coordenador / ANDRES VELOSO - Integrante / DENISE DE ABREU SOFIATTI DALMARCO - Integrante. Número de produções C, T & A: 3
      Membro: Kavita Miadaira Hamza.
    8. 2010-2013. Integracao entre Estrategia Competitiva e Praticas de Sustentabilidade
      Descrição: Compreender como as empresas vêm evoluindo na incorporação das práticas de RSC e Sustentabilidade, de forma mais estratégica e integrada, ao seu negócio principal.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (3) . Integrantes: Kavita Miadaira Hamza - Coordenador / Julia Christina Cortes Araújo - Integrante / Neusa Maria Ravaroto - Integrante / Lucilene Bueno Borges de Almeida - Integrante. Número de produções C, T & A: 9
      Membro: Kavita Miadaira Hamza.
    9. 2010-2012. RELACAO ENTRE RIVALIDADE E PRECOS E SUAS IMPLICACOES PARA A ESTRATEGIA COMPETITIVA
      Descrição: Este estudo trata da análise da concentração de mercado, e tem como objetivo principal identificar as correlações existentes entre esta e a determinação de preços em uma dada indústria.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Kavita Miadaira Hamza - Coordenador / LINO NOGUEIRA RODRIGUES FILHO - Integrante. Número de produções C, T & A: 2
      Membro: Kavita Miadaira Hamza.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (13)
    1. Prêmio de Desempenho Didático - Curso de Graduação em Administração - 1º semestre 2018, FEA USP.. 2019.
      Membro: Kavita Miadaira Hamza.
    2. Excelente Avaliação Didática - Curso de Graduação em Administração - 2018, FEA USP.. 2019.
      Membro: Kavita Miadaira Hamza.
    3. Publicações de Excelência - Journal of Environmental Planning and Management - 2018, FEA USP.. 2019.
      Membro: Kavita Miadaira Hamza.
    4. Prêmio Ruy Leme de Excelência Acadêmica - Orientação do Melhor Trabalho de Conclusão de Curso na Área de Marketing em 2017, FEA USP.. 2018.
      Membro: Kavita Miadaira Hamza.
    5. Prêmio Ruy Leme de Excelência Acadêmica - Orientação do 2º Melhor Trabalho de Conclusão de Curso em 2016, FEA USP.. 2017.
      Membro: Kavita Miadaira Hamza.
    6. Prêmio de Desempenho Didático - Programa de Pós Graduação em Administração - 2º semestre 2015, FEA USP.. 2016.
      Membro: Kavita Miadaira Hamza.
    7. APEX Award of Excellence - Green Writing, APEX.. 2016.
      Membro: Kavita Miadaira Hamza.
    8. Excelente Avaliação Didática - Curso de Graduação em Administração - 2014, FEA-USP.. 2015.
      Membro: Kavita Miadaira Hamza.
    9. Prêmio de Desempenho Didático - Curso de Graduação em Administração - 2º semestre 2014, FEA-USP.. 2015.
      Membro: Kavita Miadaira Hamza.
    10. Prêmio Ruy Leme de Excelência Acadêmica - Orientação do Melhor Trabalho de Conclusão de Curso da Área de Marketing em 2014, FEA-USP.. 2015.
      Membro: Kavita Miadaira Hamza.
    11. Prêmio Ruy Leme de Excelência Acadêmica - Orientação do Melhor Trabalho de Conclusão de Curso da Área de Marketing em 2013, FEA-USP.. 2014.
      Membro: Kavita Miadaira Hamza.
    12. Prêmio de Desempenho Didático - Curso de Graduação em Administração - 1º semestre 2014, FEA-USP.. 2014.
      Membro: Kavita Miadaira Hamza.
    13. Prêmio de Desempenho Didático - Curso de Graduação em Administração - 2º semestre 2013, FEA-USP.. 2013.
      Membro: Kavita Miadaira Hamza.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (20)
    1. 46th EMAC Annual Conference. Knowledge and understanding of sustainability labels in Brazil. 2017. (Congresso).
    2. 46th EMAC Annual Conference. Development of a sustainable consumption measurement scale. 2017. (Congresso).
    3. Academy of International Business - Latin America (AIB Lat). Archetypes and brand image: An international comparison. 2016. (Congresso).
    4. XIX SEMEAD.Caso ViniPortugal - Wines of Portugal. 2016. (Seminário).
    5. 2º Congresso de Extensão da Associação das Universidades do Grupo de Montevideo (AUGM). CONSUMO CONSCIENTE EM COMPRAS DO VAREJO: DISCURSO X PRATICA. 2015. (Congresso).
    6. 44th EMAC Annual Conference. Reward and punishment from consumers towards ethical and corrupt companies. 2015. (Congresso).
    7. 9a Feira de Profissões da USP. 9a Feira de Profissões da USP. 2015. (Exposição).
    8. Fuckup nights.Fuckup nights - yoyo frozen yogurt. 2015. (Oficina).
    9. XVIII SEMEAD.Aumento do Poder de Compra do Varejo e O Impacto Nas Estratégias de Precificação de Uma Empresa de Bens de Consumo. 2015. (Seminário).
    10. 4º Aprender com Cultura e Extensão.Avaliador de projetos. 2014. (Simpósio).
    11. Aprender para empreender.Dinâmica Diagnóstico. 2014. (Oficina).
    12. International Conference on Small Societies-Small Business-Small Cities & Villages. Habits of consumption in low income rural communities in Brazil: challenges and opportunities. 2014. (Congresso).
    13. VI Encontro de Marketing da ANPAD (EMA).Gestão De Portfólio E O ?modelo K? ? Da Estratégia Corporativa à Alocação De Recursos. 2014. (Encontro).
    14. VIII Feira de Profissões da USP. Bate-papo sobre o curso de Administração na USP. 2014. (Feira).
    15. XVII SEMEAD.A IMPLEMENTAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS VOLTADAS PARA A SUSTENTABILIDADE ? O CASO DE NATURA SOU. 2014. (Seminário).
    16. XIV ENCONTRO INTERNACIONAL SOBRE GESTÃO EMPRESARIAL E MEIO AMBIENTE.Consumo Consciente: Um estudo sobre a evolução do movimento e seus impactos para as organizações. 2013. (Encontro).
    17. XIV - Seminários em Administração.A evolução do movimento do Consumo Consciente e seus impactos para as organizações: um estudo exploratório. 2011. (Seminário).
    18. XXXV Encontro da Associação de Pós Graduação em Administração.Relação entre Rivalidade e Preços e suas implicações para a Estratégia Competitiva. 2011. (Encontro).
    19. 3º Congresso Latino Americano de Varejo. Integração entre Estratégia Competitiva e Práticas de Responsabilidade Social Corporativa: um estudo exploratório nos cinco maiores supermercados brasileiros. 2010. (Congresso).
    20. XII ENCONTRO INTERNACIONAL SOBRE GESTÃO EMPRESARIAL E MEIO AMBIENTE.As Características da Sustentabilidade Segundo Sachs (2009): O Caso do Banco Itaú. 2010. (Encontro).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (2)
    1. HAMZA, K. M.; AOQUI, CASSIO. II Encontros da Sustentabilidade: Consumo Sustentável. 2015. Outro
    2. HAMZA, K. M.; DENISE DE ABREU SOFIATTI DALMARCO ; AOQUI, CASSIO ; VELOSO, A. R.. I Encontros da Sustentabilidade: Certificações Sustentáveis. 2014. Outro

Lista de colaborações



(*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2022
Data de processamento: 01/01/2024 22:02:52