PPGA

Andres Rodriguez Veloso

Professor Titular da Universidade de São Paulo, Assessor Técnico (Marketing e Comunicação) da AUSPIN, Coordenador da Graduação da FEA-USP, Coordenador do Curso de Graduação em Administração da FEA-USP, Professor de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) da FEA-USP, Líder da Área de Marketing do Departamento de Administração da FEA-USP, Representante eleito do Brasil na European Marketing Association (EMAC), Membro da CCI - Câmara de Cursos e de Ingresso da PRG-USP, Tem diversos livros, capítulos de livro, artigos em revistas e em congressos nacionais e internacionais. Tem como linha de pesquisa o estudo do Comportamento do Consumidor e Bem-estar, Estratégia de Marketing e questões éticas que envolvem o Marketing. Especialista em Pesquisa de Marketing, Estratégia de Marketing e Planejamento de Marketing. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/3165260485310859 (28/12/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Faculdade de Economia, Administracao e Contabilidade da USP. Avenida Professor Luciano Gualberto, 908, E207 Cidade Universitária 05508-900 - Sao Paulo, SP - Brasil Telefone: (011) 38184038 URL da Homepage: www.fea.usp.br
  • Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
  • Área: Administração
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (2)
    1. 2020-Atual. Identificacao de estrategias para fomentar e personalizar atendimentos ao cliente com base na analise de dados de cartao de credito e uso de tecnicas de Inteligencia Artificial
      Descrição: Este projeto visa identificar o potencial de aplicação de técnicas de Inteligência Artificial e aprendizado de máquina para enriquecer e personalizar atendimentos ao cliente, com base na análise e predição de dados relativos a transações efetuadas por cartão de crédito. O intuito do projeto é identificar e formalizar problemas pertinentes ao contratante como, por exemplo, a fidelização de clientes, a segmentação de clientes e o planejamento automatizado de políticas que maximizem a taxa de retenção. Em particular, o projeto pretende encontrar problemas amenos a técnicas de modelagem probabilística e de planejamento.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (2) . Integrantes: Andres Rodriguez Veloso - Integrante / Marcelo Finger - Integrante / moacir de miranda oliveira junior - Coordenador.
      Membro: Andres Rodriguez Veloso.
    2. 2019-Atual. O Bem-Estar Alimentar do publico infantil emfamilias de baixa renda
      Descrição: A partir do estudo seminal de Block et al (2011) surgiu uma área de pesquisa que se preocupa como bem-estar alimentar dos indivíduos, o qual é definido como o relacionamento psicológico, físico, emocional e social positivo existente comalimentos nos níveis individual e social. Esse bemestar sofre influência de fatores culturais, ambientais e legais que governamatitudes e comportamentos alimentares das pessoas, afetando positiva ou negativamente o bemestar alimentar dos indivíduos. Está emcurso no Brasil umfenômeno que temcausado o crescimento das taxas de obesidade e sobrepeso entre as crianças brasileiras (Jardime De Souza, 2017). Para compreender melhor este cenário, foi selecionada uma aluna de Iniciação Científica para conduzir umestudo qualitativo, por meio de entrevistas emprofundidade. Combase nas 17 entrevistas emprofundidade realizadas identificou-se está emcurso umprocesso de deterioração da qualidade do bem-estar alimentar envolvendo famílias e crianças de baixa renda. As famílias estão pressionadas pela falta de tempo e pela propaganda de alimentos de baixo valor nutricional. Isso temaumentado o consumo de alimentos ultra processados, comalto teor de sódio e açúcar. A falta de conhecimento sobre questões alimentares faz comque mesmo as famílias comalta preocupação emrelação à alimentação infantil incorramemequívocos. O foco central da proposta atual é aprofundar os conhecimentos obtidos neste estudo inicial. Os resultados já encontrados serão a base para o desenvolvimento de novas entrevistas emprofundidade e grupos de foco. A partir dos resultados dessa etapa qualitativa, será desenvolvida uma etapa quantitativa. Será elaborado um questionário que será aplicado comfamílias de baixa renda para identificar de forma mais abrangente qual o nível de bemestar alimentar dessas famílias. A partir desses resultados espera-se propor alternativas de ação social que possamser implantadas pelo poder público, visando a melhoria da capacidade das famílias de baixa renda emter uma alimentação mais saudável.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . Integrantes: Andres Rodriguez Veloso - Coordenador / Diogo Fajardo Nunes Hildebrand - Integrante / Sofia Batista Ferraz - Integrante / Vívian Silva Lima Marangoni - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Andres Rodriguez Veloso.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (15)
    1. Prêmio para Publicação de Excelência, PPGA-FEA/USP.. 2018.
      Membro: Andres Rodriguez Veloso.
    2. Prêmio Desempenho Didático do Programa de Pós-Graduação em Administração (2o Semestre), Departamento de Administração - FEA/USP.. 2016.
      Membro: Andres Rodriguez Veloso.
    3. Prêmio Desempenho Didático do Programa de Pós-Graduação em Administração (1o Semestre), Departamento de Administração - FEA/USP.. 2016.
      Membro: Andres Rodriguez Veloso.
    4. Prêmio Desempenho Didático do Curso de Graduação em Administração (8o Semestre Noturno), Departamento de Administração - FEA/USP.. 2016.
      Membro: Andres Rodriguez Veloso.
    5. Prêmio Desempenho Didático do Programa de Pós-Graduação em Administração - 2o Semestre de 2015, Departamento de Administração - FEA/USP.. 2015.
      Membro: Andres Rodriguez Veloso.
    6. Prêmio Desempenho Didático do Curso de Graduação em Administração 1o Semestre de 2014, Departamento de Administração FEA USP.. 2014.
      Membro: Andres Rodriguez Veloso.
    7. Prêmio Desempenho Didático do Curso de Graduação em Administração 2o Semestre de 2014, Departamento de Administração FEA USP.. 2014.
      Membro: Andres Rodriguez Veloso.
    8. Prêmio Desempenho Didático do Curso de Graduação em Administração 1o Semestre de 2013, Departamento de Administração FEA-USP.. 2013.
      Membro: Andres Rodriguez Veloso.
    9. Prêmio Troféu Cultura Econômica JC e Badesul de Melhor Livro de Marketing - Comportamento do Consumidor com o livro ?Marketing e o Mercado Infantil?, Jornal do Comércio e Badesul.. 2013.
      Membro: Andres Rodriguez Veloso.
    10. Prêmio Melhor Artigo do tema ?Comportamento do consumidor: pesquisa qualitativa? do XVI SEMEAD com o artigo ?Coleta de Desenhos como ferramenta de pesquisa de Marketing?, SEMEAD - FEA-USP.. 2013.
      Membro: Andres Rodriguez Veloso.
    11. 18º Prêmio Excelência no Varejo ? Provar ? com o artigo ?Considerações acerca do modelo de negócios dos sites de compras coletivas à luz das reclamações dos consumidores?, Provar - FIA.. 2013.
      Membro: Andres Rodriguez Veloso.
    12. Prêmio de Desempenho Didático Curso de Pós-Graduação em Administração - 1o Semestre 2012, Departamento de Administração FEA-USP.. 2012.
      Membro: Andres Rodriguez Veloso.
    13. Prêmio Desempenho Didático do Curso de Graduação em Administração 2o Semestre de 2012, Departamento de Administração FEA-USP.. 2012.
      Membro: Andres Rodriguez Veloso.
    14. Prêmio para melhor artigo da Track Sports Marketing na Academy of Marketing Conference 2011 realizada em Liverpool, Academy of Marketing.. 2011.
      Membro: Andres Rodriguez Veloso.
    15. Prêmio de Desempenho Didático Curso de Graduação em Administração - 1o Semestre 2011, Departamento de Administração FEA-USP.. 2011.
      Membro: Andres Rodriguez Veloso.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (17)
    1. ENANPAD. 'With a Little Help From My Customers': The Perceived Value and Motivations of Customer Citizenship Behavior.. 2018. (Congresso).
    2. EMAC - European Marketing Conference. MARKETING INFORMATION SYSTEM APPLIED TO RETAIL (MISR): A THEORETICAL PROPOSAL. 2016. (Congresso).
    3. European Marketing Academy - EMAC. Coordenação de Mesa - Teach your children well: advertising, children and public policy. 2015. (Congresso).
    4. ibercom. Atenção no processamento de marcas anunciantes: um ensaio teórico sobre os níveis de atenção e suas implicações em termos de influência na memória do invíduo receptor. 2015. (Congresso).
    5. 22o SIICUSP.Análise do controle social na administração pública: o funcionamento de uma IFES a partir da lei de acesso à informação. 2014. (Simpósio).
    6. 43th European Marketing Academy (2014). Innovation in low income market is possible? A study in the Brazilian market home appliances. 2014. (Congresso).
    7. 41th European Marketing Academy (2012). Brazilian High and Low Income Children Drawings About Going Shopping. 2012. (Congresso).
    8. XV Seminários em Administração. 2012. (Seminário).
    9. 17o Seminário em Pedagogia Universitária. 2011. (Seminário).
    10. 20o Seminário de Pedagogia Universitária. 2011. (Seminário).
    11. Academy of Marketing Conference. Hardcore fans of soccer and their motivation and beliefs for buying counterfeit sports products: Empirical evidence from Brazil. 2011. (Congresso).
    12. Enefa 2011.Hardcore fans of soccer and counterfeit sports products: Empirical evidence from Brazil. 2011. (Encontro).
    13. 18o Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP.Coordenação de sessão de apresentação de trabalhos. 2010. (Simpósio).
    14. BALAS Conference 2010. Children Influences and Family Decision Making. 2010. (Congresso).
    15. Encontro de Marketing Anpad - IV EMA 2010. Segmentation and positioning in the Brazilian kids market: a case study on the basis of the pyramid. 2010. (Congresso).
    16. Encontro Mineiro de Empresas Juniores.Avaliador da Banca de Cases do EMEJ 2010. 2010. (Encontro).
    17. XII Seminários em Administração.Coordenação de Mesa (Sessão de apresentação de trabalhos). 2010. (Seminário).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (11)
    1. HAMZA, K. M. ; VELOSO, A. R.. Colorado State University Case Competition. 2015. Outro
    2. HAMZA, K. M. ; VELOSO, A. R.. Illinois Case Competition 2015: Guaraná Antarctica. 2015. Outro
    3. HAMZA, K. M. ; VELOSO, A. R.. Illinois Case Competition 2014: Energéticos. 2014. Outro
    4. HAMZA, K. M. ; VELOSO, A. R.. Encontros da Sustentabilidade: Certificações Sustentáveis. 2014. 2014. Outro
    5. VELOSO, A. R.. VX Semead - Seminários em Administração FEA-USP. 2012. (Congresso).. . 0.
    6. VELOSO, A. R.; GUEDES, L. V.. Visita à empresa (AcNielsen). 2012. Outro
    7. VELOSO, A. R.. SEMEAD XIV. 2011. (Congresso).. . 0.
    8. VELOSO, A. R.. 5a Feira das Profissões da Universidade de São Paulo. 2011. (Exposição).. . 0.
    9. VELOSO, A. R.. 19o Simpósio Internacional de Iniciação Científica - SIICUSP. 2011. (Congresso).. . 0.
    10. VELOSO, A. R.. XVII Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo. 2009. (Congresso).. . 0.
    11. VELOSO, A. R.. Seminários em Administração FEA-USP. 2005. (Congresso).. . 0.

Lista de colaborações



(*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2022
Data de processamento: 01/01/2024 22:02:51