PPGCC

Dodi Tavares Borges Leal

Professora do Centro de Formação em Artes (CFA) e do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências (IHAC) - Campus Sosígenes Costa (CSC) - Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), na área de Artes Cênicas. É docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino e Relações Étnico-Raciais (mestrado profissional) - PPGER/UFSB e colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Teatro - PPGT/UDESC. É co-coordenadora do 'GT Mulheres da Cena' da ABRACE - Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas. Líder do Grupo de Pesquisa 'PEDAGOGIA DA PERFORMANCE: visualidades da cena e tecnologias críticas do corpo' UFSB/CNPq e vice-líder do Grupo de Pesquisa 'Protocolos de Convivialidade' UEM/CNPq. Doutora em Psicologia Social pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IP-USP), com estágio doutoral no programa de Doutoramento em Estudos Artísticos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, concentração na área de Estudos Teatrais e Performativos. Licenciada em Artes Cênicas (CAC/ECA/USP). Habilitada em Cinema e vídeo no Baccalauréat interdisciplinaire en arts da Université du Québec à Chicoutimi (UQAC, Québec-Canadá). Foi Visiting Scholar em: 1) Latinx Theatre Project Class at the Program of Spanish & Portuguese Studies of the Department of Languages, Literatures & Cultures of College of Humanities & Fine Arts of University of Massachusetts Amherst - United States of America e 2) Contextual Painting course at the Academy of Fine Arts Vienna - Austria. Técnica em interpretação teatral pelo Teatro Escola Macunaíma. Bacharel em Ciências Contábeis e mestre em Controladoria e Contabilidade pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP, onde pesquisou métodos dramáticos no ensino da Contabilidade e o Teatro do Oprimido no programa de Orçamento Participativo de Santo André. Estudou Teatro do Oprimido com Augusto Boal e CTO-Rio, participando de diversos festivais nacionais e internacionais. Acompanhou o trabalho de grupos e curingas de TO no Brasil, Argentina, Turquia, Espanha, Inglaterra, Portugal, França, Chile, Bolívia e Canadá. Foi professora de Comunicação e Expressão no MBA Controller da Fipecafi; professora do MBA Controller da USCS; professora da graduação da Fecap (orientadora de TCCs) e professora de Corpo e Movimento e Didática e Prática de Ensino na graduação em Licenciatura em Música da Faculdade Carlos Gomes (Uniesp). Foi professora de Artes da rede pública do estado de São Paulo (EE Fidelino de Figueiredo, EE Miss Browne, EE de São Paulo e EE Alarico). É autora dos livros teóricos: 'LUZVESTI: iluminação cênica, corpomídia e desobediências de gênero', Devires (2018) e 'Pedagogia e Estética do Teatro do Oprimido: marcas da arte teatral na gestão pública', coleção Pedagogia do Teatro da Editora Hucitec (2015); e do livro de poesias 'De trans pra frente', Patuá (2017). Co-organizou, juntamente com Marcelo Denny, o livro 'Gênero expandido: performances e contrassexualidades', Editora Annablume (2018). Foi coordenadora e curinga de Teatro do Oprimido dos grupos GTO-Montréal e GTO-Saguenay. Pós-graduanda em Produção Audiovisual: projeto e negócio pelo Centro Universitário Senac São Paulo (interrompida). Foi coordenadora de pesquisa-ação e artista-educadora de teatro do Piá - Programa de Iniciação Artística da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo. Na dança foi intérprete do trabalho 'Frouxos Cortes de uma Bixa Foucaultiana' (Coletivo do Dançamento, 2015), na área teatral dirigiu o espetáculo 'Trans-Teatro' (Coletivo Metaxis, 2016). Integrou a Cia. Teatro do Perverto tendo participado como dramaturgista da montagem 'A Demência dos Touros' (2017). Desenvolveu tese de doutorado sobre performatividade transgênera e recepção teatral, onde apontou a transição de gênero da área do masculino para o feminino: do Teatro para a Teatra. Temas de interesse: Iluminação Cênica; Teatro-Educação; Performance e Novas Tecnologias; Artes do Corpo em Cena; Produção Teatral; Recepção Teatral. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/0796146302257664 (30/08/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal do Sul da Bahia, Centro de Formação em Artes. Rodovia Porto Seguro - Eunápolis (BA) BR-367 - km 10 Campus Sosígenes Costa 45810000 - Porto Seguro, BA - Brasil Telefone: (73) 32888400 URL da Homepage: https://www.ufsb.edu.br/cfartes/
  • Grande área: Lingüística, Letras e Artes
  • Área: Artes
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (10)
    1. 2019-Atual. Poeticas do Corpo e Saberes Populares
      Descrição: Criado em março de 2019, este Grupo de Pesquisa realizou o evento Corpo, Poética e Ancestralidade que reuniu artistas, pesquisadores/as e Mestres/as das culturas tradicionais durante uma semana, em Porto Seguro, oferecendo oficinas, mesas, rodas de conversa, apresentações artísticas e lançamento de livros, para mais de mil participantes (http://corpoeticancestral.org/). Os/as pesquisadores/as do grupo são os/as idealizadores/as do curso de Especialização em Dramaturgias Expandidas do Corpo e dos Saberes Populares, na UFSB, com início em junho/19, que ancora pesquisas de pós-graduação na interface dos saberes populares com as artes do corpo. Este grupo reúne também mestrandos/as e doutorandos/as do PPGAC da UFBA. No âmbito das publicações, foi organizado um número especial do Caderno GIPE-CIT (QUALIS B1) do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFBA, o Caderno GIPE-CIT no. 42 - Corpo, Poética e Ancestralidade (no prelo). As líderes do grupo têm produções nessa área há mais de vinte anos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (4) . Integrantes: Dodi Tavares Borges Leal - Integrante / Leonardo da Silva Souza - Integrante / Eloisa Domenici - Coordenador / Lara Rodrigues Machado - Integrante / Eder Rodrigues da Silva - Integrante.
      Membro: Dodi Tavares Borges Leal.
    2. 2018-Atual. ILUMILUTAS - Grupo de Estudos de Iluminacao Cenica e Processos Sociais
      Descrição: ILUMILUTAS ?é um projeto de pesquisa e extensão que consiste em promover um espaço permanente de experimentação artística e reflexão crítica sobre processos estéticos, procedimentos e equipamentos de iluminação cênica. Instauramos um espaço dialógico e de troca de saberes e práticas nas quais se investiga interfaces da luz cênica com lutas sociais contra a opressão. O projeto cria a oportunidade de implicação da docente coordenadora, de outras/os docentes colaboradores/as e de discentes da UFSB interessados/as na linguagem cênica da luz, na troca de referências e criação artística tendo a iluminação como foco e o campo social como matriz poética de investigação. O projeto de pesquisa e extensão tem em seu núcleo um grupo de estudos vinculado diretamente ao curso de segundo ciclo Artes do Corpo em Cena, oferecido no Campus Sosígenes Costa, oferecendo subsídios técnicos, teóricos e artísticos para os vários momentos de desenvolvimento da trajetória acadêmica de estudantes nas atividades ligadas à dança, performance e teatro. Além disto, o projeto conta com a participação de estudantes do BI em Artes e do LI em Artes e suas Tecnologias, estimulando a continuação dos estudos e a profissionalização nas tecnologias da cena e fomentando futuros ingressos no segundo ciclo, no curso ACC. O projeto ILUMILUTAS compreende basicamente três linhas de pesquisa: 1) Iluminação Cênica e Desobediências de Gênero; 2) Iluminação Cênica e Processos Étnico-Raciais; e 3) Iluminação Cênica e Processos Sociais de Classe. Além de artigos científicos, o projeto de pesquisa contempla a realização do evento científico 'LUZ A PINO: encontro de performance, corpo e tecnologias da cena' e as seguintes ações de extensão: 'Workshop de Introdução à Iluminação Cênica', com foco artístico-pedagógico e 'ARANDELAS: desmontagem ce?nica de iluminac?a?o e ge?nero', mostra pública de ação cultural com foco na formação de espectadores/as.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) . Integrantes: Dodi Tavares Borges Leal - Coordenador / Marcos Fernandes - Integrante / Aline Nunes de Oliveira - Integrante / Leonardo da Silva Souza - Integrante. Número de produções C, T & A: 28 / Número de orientações: 4
      Membro: Dodi Tavares Borges Leal.
    3. 2014-2018. DE TRANS PRA FRENTE - transgeneridades e recepcao
      Descrição: Reunião de materiais expressivos e formativos de tratamento artístico das transgeneridades em seus aspectos subjetivos e sociais. O projeto envolve as seguintes atividades: - Produção audiovisual: canal DE TRANS PRA FRENTE no youtube; - Produção poética: publicação do livro de poesias DE TRANS PRA FRENTE pela editora Patuá; - Produção teatral: dramaturgismo do espetáculo A Demência dos touros (Teatro do Perverto, 2017); e - Produção pedagógica: elaboração de materiais formativos e oferecimento de oficinas de TEATRA DA OPRIMIDA.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Dodi Tavares Borges Leal - Coordenador. Número de produções C, T & A: 79
      Membro: Dodi Tavares Borges Leal.
    4. 2014-2018. Processos psicossociais basicos: as relacoes individuo/grupo
      Descrição: Trata dos processos psicológicos que têm na relação indivíduo-grupo a unidade analítica, abordando temas como: pertença grupal; dinâmica e processos grupais; identidade psicossocial; crenças, atitudes e valores. Oferecimento de disciplina intitulada "Teatro do Oprimido: procedimentos teórico-práticos de criação estética e de intervenção comunitária" no quadro de PST2774 - Prática de Pesquisa em Psicologia Social I e PST2879 - Prática de Pesquisa em Psicologia Social II, oferecidas na graduação em Psicologia do Instituto de Psicologia da USP.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Dodi Tavares Borges Leal - Integrante / Luis Guilherme Galeão-Silva - Coordenador. Número de produções C, T & A: 5
      Membro: Dodi Tavares Borges Leal.
    5. 2014-2015. Teatro do Oprimido no ensino de Psicologia na graduacao
      Descrição: Constitui um desafio constante refletir sobre a formação em Psicologia de modo a construir processos de ensino-aprendizagem ética e criticamente comprometidos com o enfrentamento das situações de opressão presentes na sociedade brasileira. O objetivo deste projeto é discutir o potencial do Teatro do Oprimido (TO) para a formação em Psicologia a partir de relato de experiências com turmas de graduação a partir de participantes. Com o material levantado pretendemos propor uma reflexão sobre a contribuição do TO enquanto aporte teórico-metodológico para a formação em psicologia. De que forma o Teatro do Oprimido constitui uma ferramenta de ensino potencialmente transformador dentro e fora da sala de aula?. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . Integrantes: Dodi Tavares Borges Leal - Coordenador / Luis Guilherme Galeão-Silva - Integrante / José Fernando Andrade Costa - Integrante.
      Membro: Dodi Tavares Borges Leal.
    6. 2011-2011. Realites autochtones - cinema educativo com indigenas do Rio de Janeiro e do Quebec
      Descrição: Projeto de apoio a comunidades indígenas do Québec na formação e produção artística. Realização de oficinas junto a 5 comunidades guaranis do sul do Brasil. Na sequência de uma missão inicial de formação de três meses em 2008, foi realizado um plano de três anos para a produção colaborativa de ferramentas de valorização da cultura como filmes e documentários, livros de histórias de vida e material didático para as escolas Guarani. O projeto terminou com uma exposição como parte de um grande festival brasileiro em Paraty, em julho de 2012.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Dodi Tavares Borges Leal - Integrante / Denis Bellemare - Coordenador.
      Membro: Dodi Tavares Borges Leal.
    7. 2008-2011. Educacao e Teatro do Oprimido: praticas formativas de introducao e aprofundamento teorico-metodologico
      Descrição: Pesquisa sobre as relações entre a Educação e o Teatro do Oprimido. Desenvolvimento de leituras, oficinas, obras artísticas e intervenções sócio-educativas com o intuito de estudar os efeitos educativos das práticas de Teatro do Oprimido e a contribuição do Teatro do Oprimido na execução de programas educativos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Dodi Tavares Borges Leal - Coordenador. Número de produções C, T & A: 21
      Membro: Dodi Tavares Borges Leal.
    8. 2007-2010. Pesquisa em Contabilidade: congressos academicos
      Descrição: Realização anual do Congresso USP de Controladoria e Contabilidade e do Congresso USP de Iniciação Científica em Contabilidade no Departamento de Contabilidade e Atuária da FEA-USP. Coordenador geral: Prof. Dr. Welington Rocha. Os dois eventos contam com a participação de estudantes, professores, pesquisadores e profissioanais de todo o país. O Congresso USP de Controladoria e Contabilidade tem classificação da Qualis/CAPES Nacional/A. O objetivo dos eventos é o de promover o debate de idéias inovativas sobre a teoria e a prática de Controladoria e Contabilidade. É dividido em cinco áreas temáticas: 1- Controladoria e Contabilidade Gerencial; 2- Contabilidade para Usuários Externos; 3- Mercados Financeiros, de Créditos e de Capitais; 4- Educação e Pesquisa em Contabilidade; e 5- Atuária.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Dodi Tavares Borges Leal - Integrante / Welington Rocha - Coordenador. Número de produções C, T & A: 9
      Membro: Dodi Tavares Borges Leal.
    9. 2006-2006. Teatro do Oprimido e Role-Playing no Ensino da Contabilidade.
      Descrição: Trabalho de Conclusão do curso de graduação em Ciências Contábeis - Área Educação e Pesquisa em Contabilidade. Desenvolvimento de pesquisa individual de Trabalho de Conclusão de Curso, orientado pela Profa. Dra. Silvia Pereira de Castro Casa Nova, com o seguinte título: O uso de técnicas de dramatização no Ensino da Contabilidade e da Autogestão para grupos de Economia Solidária. O objetivo da pesquisa é verificar quais as contribuições que o uso de técnicas dramáticas pode proporcionar no âmbito de intervenções sócio-educativas de Autogestão (gestão democrática) e de Contabilidade no contexto da educação não formal. Realizou-se um estudo teórico sobre dois métodos dramáticos comumente utilizados em práticas educativas. O primeiro deles é o Role-Playing (RP), de vivência de papéis, o qual já se aplica, em muitos países, e mais recentemente no Brasil, no Ensino Superior de Contabilidade. Outro método discutido é o Teatro do Oprimido (TO), criado e desenvolvido por um dos mais reconhecidos teatrólogos mundiais: o brasileiro Augusto Boal. Como meio de estudar as vantagens da utilização destes métodos de dramatização no ensino da Contabilidade, empreendeu-se uma oficina experimental na Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Universidade de São Paulo (ITCP-USP), instituição atuante no movimento de Economia Solidária (ES). Verificou-se com a pesquisa a eficácia dos métodos de dramatização utilizados para vivência e compreensão dos processos relacionados à gestão. A experiência com o TO e o RP proporcionou reflexão coletiva acerca dos papéis assumidos numa organização e evidenciou o caráter técnico do conhecimento contábil percebido pelos participantes.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Dodi Tavares Borges Leal - Coordenador / Edgard Bruno Cornachione Júnior - Integrante / Silvia Pereira de Castro Casa Nova - Integrante. Número de produções C, T & A: 4
      Membro: Dodi Tavares Borges Leal.
    10. 2004-2005. A Aula Expositiva no Ensino da Contabilidade
      Descrição: Iniciação Científica do curso de graduação em Ciências Contábeis - Área Educação e Pesquisa em Contabilidade -Programa PIBIC da FEA-USP. Desenvolvimento de pesquisa individual de Iniciação Científica, orientada pelo Prof. Dr. Edgard Bruno Cornachione Júnior, com o seguinte título: A aula expositiva e suas implicações na formação crítica e competente do contador: um estudo de caso na FEA-USP. A aula expositiva (também conhecida como preleção) é um método de ensino no qual o professor expõe em sala de aula conteúdos visando a sua compreensão pelos alunos. Percebe-se, porém que a utilização única deste método pode acarretar alguns problemas, como por exemplo, a passividade do aluno que não desenvolverá no processo de ensino-aprendizagem habilidades como o espírito crítico e participativo, tão importante para o exercício da sua profissão. De acordo com diversas pesquisas sobre o ensino da contabilidade, o grau de utilização deste método nos cursos superiores de Ciências Contábeis é surpreendente. Buscou-se, então, verificar por meio desta pesquisa, se realmente há alguma relação entre a utilização deste método e a qualidade do aluno que se forma nos cursos de Ciências Contábeis no Brasil. Para desenvolvimento dessas análises o trabalho foi fundamentado em pesquisas empírico-bibliográficas com base em entrevistas com professores e alunos do curso de Ciências Contábeis da FEA/USP e, também, a partir de dados relativos ao Exame Nacional de Cursos (provão) promovido pelo INEP-MEC nos anos de 2002 e 2003 (tanto nos aspectos sócio-econômicos dos alunos, quanto nos seus conceitos e de suas Instituições de Ensino Superior e suas percepções com relação à sua formação). A participação dos alunos em sala de aula mostrou-se mais válida para a formação dos alunos de Ciências Contábeis do que sua submissão às aulas expositivas exclusivas (preleção). Muitas dificuldades foram apontadas nas entrevistas com relação à participação dos alunos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Dodi Tavares Borges Leal - Coordenador / Edgard Bruno Cornachione Júnior - Integrante. Financiador(es): Centro Acadêmico Visconde de Cairú da Fea Usp - Bolsa. Número de produções C, T & A: 6
      Membro: Dodi Tavares Borges Leal.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (1)
    1. A Disputa: Melhor peça do Festival Cultura e Esporte CEPACOL. Apresentação no teatro Paulo Autran, na Faculdade Ítalo-Brasileira, CEPACOL.. 1999.
      Membro: Dodi Tavares Borges Leal.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (97)
    1. Colloque international sur l'enseignement du théâtre: Comment (re)penser l?enseignement du théâtre dans les différents contextes d'éducation. Torches et choralités dans l'expérience visuelle du genre sur scène: dispositifs pédagogiques de la lumière dans la réception théâtrale. 2019. (Congresso).
    2. Encontro de Artes Vila Criativa de Santo André, Santa Cruz de Cabrália - BA.LUZVESTI: Iluminação cênica, corpomídia e desobediências de gênero, Encontro de Artes Vila Criativa de Santo André, Santa Cruz de Cabrália - BA. 2019. (Encontro).
    3. International Federation for Theatre Research 2019 Shanghai Conference: Theatre, Performance and Urbanism (Shanghai Theatre Academy - STA, China). Body in diasporic visualities: political and aesthetic dimensions of scenic light. 2019. (Congresso).
    4. Primer Encuentro de la Cátedra Pensamiento Situado - Arte y política desde América Latina.Transfeminismos en el arte latinoamericano, Primer Encuentro de la Cátedra Pensamiento Situado - Arte y política desde América Latina, Universidad Autónoma Metropolitana - Unidad Cuajimalpa (México) / Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofia (Espanha).. 2019. (Encontro).
    5. X Reunião Científica da ABRACE - Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas.Performatividade transgênera. 2019. (Outra).
    6. Imagina! Circuito Permanente de Audiovisual - Debatedora do Filme 'Divinas Divas' (Leandra Leal, 2016, 110min).. Debatedora do Filme 'Divinas Divas' (Leandra Leal, 2016, 110min). 2018. (Exposição).
    7. Qualitative Research and Critical Accounting (QRCA): A South American Workshop.Pedagogic interventions in public budgeting and contributions of theatrical poetics. 2018. (Simpósio).
    8. SBPC Cultural - 70a Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Performance de gênero na Pedagogia das Artes Cênicas - palestra no SBPC Cultural - 70a Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, realizado na Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Maceió, AL. 2018. (Congresso).
    9. V Encontro Nacional de Pedagogia das Artes Cênicas: ?O ensino das Artes Cênicas nos tempos do cólera: desafios e resistência?.Performance de gênero na Pedagogia das Artes Cênicas. 2018. (Encontro).
    10. X Congresso da ABRACE - Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas. Diversidade e Políticas de Gênero. 2018. (Congresso).
    11. 3o Seminário Internacional Desfazendo Gênero.Desfazendo cisgênero: a dança como doulagem do feminino num corpo lido como masculino. 2017. (Seminário).
    12. A Intervenção Teatral em Portugal no século XXI. Teatro e transgeneridades: paradigmas poéticos de recepção e performatividade.. 2017. (Congresso).
    13. Conversas Trans Doc. na/da/com a Formação - Grupo de Pesquisa: Práticas Educativas e Formação de Professores - GPPFb - Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio).Currículo, docência e transgeneridade. 2017. (Encontro).
    14. I Colóquio Psicanálise, Gênero e Feminismo: Perspectivas.Travesti - monstrutivismo decolonial de gênero. 2017. (Encontro).
    15. International Federation for Theatre Research (IFTR) Conference 2017: Unstable Geographies, Multiple Theatricalities. Trans abject bodies that organize themselves in acts of theatricality to exist. 2017. (Congresso).
    16. IV Encontro Nacional de Pedagogia das Artes Cênicas da ABRACE.Performatividade da recepção teatral: a pedagogia do espectador sob uma perspectiva experimental. 2017. (Encontro).
    17. Mostra CUS - Programa de Pós Graduação em Cultura e Sexualidade da UFBA, no Instituto Goethe de Salvador.Talk show Mostra CUS 10 anos: Cultura e Sexualidade; com Mc Linn da Quebrada, Alan Costa (Afrobapho) e Dodi Leal.. 2017. (Encontro).
    18. Mostra Transborda - SESC Pernambuco.Gênero e Diversidade: visibilidades e invisibilidades da cena. 2017. (Encontro).
    19. Seminário Palco Giratório SESC - 20 anos.Trans-Posições Artísticas: Diversidade Sexual e Representatividade Política. 2017. (Seminário).
    20. Transgeneridades e Direito aos Afetos - Universidade São Judas Tadeu (USJT).Transgeneridades e Direito aos Afetos. 2017. (Encontro).
    21. VI Mostra de Teatro Escola - Departamento de Ensino de Teatro da Universidade Federal de Uberlândia - UFU.Gêneros e sexualidade na escola básica. 2017. (Outra).
    22. XIX Encontro Nacional da ABRAPSO - Associação Brasileira de Pós Graduação em Psicologia Social.GT Mulheridades não hegemônicas: epistemologias negras, trans e gordas sobre o corpo da mulher. 2017. (Encontro).
    23. 2nd International Conference LGBT Psychology and Related Fields - Tackling the Impact of Discrimination against LGBT people Worldwide. Corpos trans abjetos que se organizam em atos de teatralidade para existir. 2016. (Congresso).
    24. 6º Seminário de Pesquisas em Andamento do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade de São Paulo (PPGAC/USP).Frouxos Cortes de uma Bixa Foucaultiana. 2016. (Seminário).
    25. IX Congresso da ABRACE - Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas - Poéticas e estéticas descoloniais ? artes cênicas em campo expandido. Poe?ticas transge?neras em cena: desnormativizando a danc?a.. 2016. (Congresso).
    26. Mesa redonda: A Questão da Presenc?a na Filosofia e nas Artes Cênicas - IX Congresso da ABRACE - Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas.. 2016. (Congresso).
    27. Mesa redonda: Estudos da Ausência nas Artes da Cena - IX Congresso da ABRACE - Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas. 2016. (Congresso).
    28. Mesa redonda: Pedagogias feministas e de(s)coloniais nas artes da vida - IX Congresso da ABRACE - Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas.. 2016. (Congresso).
    29. Mesa redonda: Representação e Ética - IX Congresso da ABRACE - Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas.. 2016. (Congresso).
    30. Roda de Conversa: Observatório de grupos de pesquisa e criação - diálogos latinoamericanos - IX Congresso da ABRACE - Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas. 2016. (Congresso).
    31. VIII Semana de Ensino de Teatro da Escola de Teatro da Unirio.Mesa de Abertura: Gêneros e Sexualidades: em cena, em sala. 2016. (Encontro).
    32. V Simpósio Internacional - 'Reflexões Cênicas Contemporâneas' do Lume - Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais do Instituto de Artes da UNICAMP.Combatividade corporal queer: quando a dança elabora uma arte marcial para questionar o gênero de um viado.. 2016. (Simpósio).
    33. 1º Seminário - Desafios da Psicologia Contemporânea da AJES - Faculdades do Vale do Juruena - Mato Grosso.Palestra: Teatro do Oprimido e Psicologia Social Comunitária. 2015. (Seminário).
    34. 1º SOFIA Belas Artes. Encontro de Saberes: Artes, Arquitetura, Saúde, Ciências Sociais e Humanas.Força delicada: a mise en scène do cinema e os pequenos milagres da dança. 2015. (Encontro).
    35. 3ª Conferência Municipal LGBT de São Carlos - Por um Brasil que criminalize a violência contra lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais. 2015. (Outra).
    36. 5ª Semana da Psicologia da AJES - Faculdades do Vale do Juruena - Mato Grosso.Palestra: Teatro do Oprimido e Psicologia Social Comunitária. 2015. (Encontro).
    37. 5º Seminário de Pesquisas em Andamento do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade de São Paulo (PPGAC/USP).Teatralidades, Tavestilidades e Transexualidades: Performance, Prostituição e Relações Comunitárias. 2015. (Seminário).
    38. I Congresso Internacional de Literatura e Gênero. Coordenação de Simpósio: Teatralidades, Tavestilidades e Transexualidades - Performance, Prostituição e Relações Comunitárias. 2015. (Congresso).
    39. II Congresso Nacional de Literatura e Gênero. Coordenação de Simpósio: Teatralidades, Tavestilidades e Transexualidades - Performance, Prostituição e Relações Comunitárias. 2015. (Congresso).
    40. II Feira Antropofágica de Opinião - O que pensa você do Brasil de hoje?. Cabaret Telmas. 2015. (Feira).
    41. III Jornadas Internacionais Teatro do Oprimido e Universidade.Jóias Indiscretas: disparates criativos das sexualidades na Estética do Oprimido. 2015. (Encontro).
    42. Jornada de Pesquisa em Arte PPG IA/UNESP 2015 ? Edição Internacional.Teatro do Oprimido: síntese histórica do Arena ou narrativa de resistência do encontro de Augusto Boal com a pedagogia do teatro?. 2015. (Encontro).
    43. Medicalização da Infância e da Adolescência: direitos negados, enfrentamentos possíveis - Conselho Regional de Psicologia de São Paulo.Palestra: Infância e Cultura - Conselho Regional de Psicologia de São Paulo. 2015. (Encontro).
    44. Partilha do Sensível - Programação de Dança do Centro Cultural São Paulo.Frouxos cortes de uma bixa foucaultiana. 2015. (Encontro).
    45. Semana de Formação Rede Cultural Beija Flor.Oficina de Teatro do Oprimido - Semana de Formação Rede Cultural Beija-Flor. 2015. (Encontro).
    46. VII Congresso Interno do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Travestilidades e Transexualidades: Teatro do Oprimido e Psicologia Comunitária. 2015. (Congresso).
    47. V Semana de Formação de Artistas-Educadores do Piá - Programa de Iniciação Artística na Emia - Escola Municipal de Iniciação Artística (edição de 2015).Corpo: poéticas de citabilidade - Semana de Formação do Programa de Iniciação Artística (Piá). 2015. (Encontro).
    48. XII Encontro Regional da Associação Brasileira de Psicologia Social - ABRAPSO São Paulo.Teatro do Oprimido como método de intervenção psicossocial em uma comunidade de travestis que se prostituem e estão em situação de rua. 2015. (Encontro).
    49. X International Association for the Study of Sexuality, Culture and Societ Meeting.TRANS THEATRE: critical study of Arouche's travestites community experiences with Theatre of the Opressed. 2015. (Encontro).
    50. XVIII Encontro Nacional da Abrapso - Associação Brasileira de Psicologia Social: Psicologia Social e os atuais desafios ético-políticos no Brasil.Peles urbanas: considerações sobre as paradoxalidades nos territórios de prostituição rueira de travestis e as utopias na construção do corpo de mulheres transexuais. 2015. (Encontro).
    51. XVIII Encontro Nacional da Abrapso - Associação Brasileira de Psicologia Social: Psicologia Social e os atuais desafios ético-políticos no Brasil.Frouxos cortes de uma bixa foucaultiana. 2015. (Encontro).
    52. I Fórum Grande Oeste de Teatro: teatro como ferramenta pedagógica.Oficina Teatro do Oprimido e Psicodrama. 2014. (Encontro).
    53. III Encuentro Latinoamericano de Teatro del Oprimido. 2014. (Encontro).
    54. II Jornadas Internacionais Teatro do Oprimido e Universidade. Espetáculo de Teatro do Oprimido: Trans*Teatro. 2014. (Congresso).
    55. I Seminário de Direitos Humanos e Saúde: um olhar sobre a população de Travestis e Transexuais (Projeto Muriel - Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo). 2014. (Seminário).
    56. IV Semana de Formação de Artistas-Educadores do Piá - Programa de Iniciação Artística na Emia - Escola Municipal de Iniciação Artística (edição de 2014).Deriva - experiência de trabalho com iniciação artística no Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes.. 2014. (Encontro).
    57. Processos Artísticos, Tempos e Espaços: Encontro sobre formação artístico-cultural na cidade de São Paulo.Vídeo 'Processos arti?sticos, Tempos e Espaços' com trechos de trabalhos do Piá (Programa de Iniciação Artística), do Vocacional e da Emia (Escola Municipal de Iniciação Artística). 2014. (Encontro).
    58. VI Feira Paulista de Teatro do Oprimido.Pedagogia e Estética do Teatro do Oprimido de Santo André: Marcas da Arte Teatral na Gestão Pública. 2014. (Encontro).
    59. 3º Seminário de Pesquisas em Andamento do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade de São Paulo (PPGAC/USP). 2013. (Seminário).
    60. III Semana de Formação de Artistas-Educadores do Piá - Programa de Iniciação Artística na Emia - Escola Municipal de Iniciação Artística (edição de 2013).Tudo aquilo que me habita. 2013. (Oficina).
    61. Seminário Chico Mendes Vive Mais! Racismo ambiental e lutas por reconhecimento dos povos de floresta da Amazônia e Vale do Ribeira. 2013. (Encontro).
    62. V Feira Paulista de Teatro do Oprimido.V Feira Paulista de Teatro do Oprimido. 2013. (Encontro).
    63. 2ème Festival de Performance de l'Uqac - Université du Québec à Chicoutimi.Samba de Neige. 2011. (Outra).
    64. XV Regard sur le court-métrage au Saguenay.XV Regard sur le court-métrage au Saguenay. 2011. (Encontro).
    65. Dîner brésilien - Association des étudiants internationaux de l'Uqac - Université du Québec à Chicoutimi.Aprender o samba. 2010. (Outra).
    66. European Accounting Association 33rd Annual Congress. Drama methods applied to socio-educational interventions of democratic management and accounting.. 2010. (Congresso).
    67. I Encuentro Latinoamericano de Teatro del Oprimido.Espetáculo de Teatro do Oprimido: Oprinilda. 2010. (Encontro).
    68. 9º Congresso USP de Controladoria e Contabilidade e 6º Congresso USP de Iniciação Científica em Contabilidade. 2009. (Congresso).
    69. 9º Congresso USP de Controladoria e Contabilidade. 2009. (Congresso).
    70. Conferência Internacional de Teatro do Oprimido - CTO-Rio. 2009. (Congresso).
    71. Encontro Nacional de Multiplicadores de Teatro do Oprimido - CTO-Rio.. 2009. (Encontro).
    72. I Feira Paulista de Teatro do Oprimido.I Feira Paulista de Teatro do Oprimido. 2009. (Encontro).
    73. Inovações e Ideias: Relevância para um momento de crise. 2009. (Encontro).
    74. VI Mostra Nacional de Teatro do Oprimido.Oprinilda. 2009. (Encontro).
    75. VI Mostra Nacional de Teatro do Oprimido: De Boal a Brecht? De Brecht a Boal, Em Busca de Um Teatro Dialético.Espetáculo de Teatro do Oprimido: Oprinilda. 2009. (Encontro).
    76. 4º Encontro da Rede Universitária de Incubadoras Tecnológicas de Cooperativas Populares. 2008. (Encontro).
    77. 8º Congresso USP de Controladoria e Contabilidade e do 5º Congresso USP de Iniciação Científica em Contabilidade. 2008. (Congresso).
    78. 8º Congresso USP de Controladoria e Contabilidade. Participação como mediador do 8º Congresso USP de Controladoria e Contabilidade. 2008. (Congresso).
    79. Ciclo de Palestras do Museu Brasileiro de Escultura - Diálogos Interdisciplinares: Geometria, Arte e Diálogo.. 2008. (Outra).
    80. Encontro Nacional de Multiplicadores de Teatro do Oprimido - CTO-Rio. 2008. (Encontro).
    81. III Encontro Nacional de Teatro do Oprimido - GTO Santo André. 2008. (Encontro).
    82. Seminário Teatro e Transformação Social - GTO Santo André. 2008. (Seminário).
    83. XI SEMEAD.Satisfação: comparação entre trabalhadores voluntários e assalariados. 2008. (Seminário).
    84. 7º Congresso USP de Controladoria e Contabilidade e do 4º Congresso USP de Iniciação Científica em Contabilidade. 2007. (Congresso).
    85. 7º Congresso USP de Controladoria e Contabilidade. Métodos dramáticos aplicados a intervenções sócio-educativas de Autogestão e Contabilidade. 2007. (Congresso).
    86. 3º Congresso USP de Iniciação Científica em Contabilidade. O uso da Aula Expositiva no Ensino da Contabilidade: estudo empírico com os dados do Exame Nacional de Cursos (provão). 2006. (Congresso).
    87. 6o Congresso USP de Controladoria e Contabilidade. 2006. (Congresso).
    88. IV Encontro Internacional de Economia Solidária.Teatro do Oprimido e Role-Playing no Ensino da Contabilidade e da Autogestão na Economia Solidária.. 2006. (Encontro).
    89. 5º Congresso USP de Controladoria e Contabilidade e do 2º Congresso USP de Iniciação Científica em Contabilidade. 2005. (Congresso).
    90. 5º Congresso USP de Controladoria e Contabilidade. 2005. (Congresso).
    91. III Encontro Internacional de Economia Solidária. 2005. (Encontro).
    92. XIII Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo.O impacto da Aula Expositiva nas competências do Contador.. 2005. (Simpósio).
    93. 4º Congresso USP de Controladoria e Contabilidade e do 1º Congresso USP de Iniciação Científica em Contabilidade. 2004. (Congresso).
    94. 4º Congresso USP de Controladoria e Contabilidade. 2004. (Congresso).
    95. Fórum Mundial de Educação. 2004. (Simpósio).
    96. VII Seminário de Educação de Jovens e Adultos. 2004. (Seminário).
    97. 3º. Congresso USP de Controladoria e Contabilidade. 2003. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (24)
    1. LEAL, Dodi; SILVA, Eder Rodrigues da ; SOUZA, Leonardo da Silva ; HABIB, Ian. I Seminário Pedagógico Online do Curso Artes do Corpo em Cena, DESMONTE III - Teatra da Oprimida, parceria com (Escola de Dança/UFBA e IHAC/UFBA), em parceria com o Museu Transgênero de História e Arte (MUTHA) e o Grupo de Pesquisa Pedagogia da Performance: visualidades da cena e tecnologias críticas do corpo (CNPq/UFSB). 2021. Outro
    2. LEAL, Dodi; MATHEY, Marina ; RODRIGUES, Caz Ångela Apolinário ; TERRA, Breno ; FERNANDES, Marcos ; OLIVEIRA, Caiene Henrique Reis de. I Encontro ARANDELAS: desmontagem cênica de iluminação e gênero, com as atrações: 1) filme DEGENERADxS (Coletivo Transviadas Libertárias) e direção de Marina Mathey e 2) performance Amamenta-se Zeus: leite de picadura, zangão não faz mel mas também não mama de Caz Ångela. 2019. Exposição
    3. LEAL, Dodi; MATHEY, Marina ; RODRIGUES, Caz Ångela Apolinário ; TERRA, Breno ; FERNANDES, Marcos ; OLIVEIRA, Caiene Henrique Reis de. ENCRUZI-TRAVA: visita artística da cantarina e bailatriz Marina Matheus no Centro de Formação em Artes da Universidade Federal do Sul da Bahia. 2019. Outro
    4. GALEAO-SILVA, Luis Guilherme ; LEAL, Dodi ; MENDES, Carlos Eduardo ; ARAUJO, Miriam Esperidião ; ARAUJO, Thiago Bloss. 1st Annual KCL-USP Workshop on Brazilian Studies: Brazil in Global Perspective - King's College London and University of São Paulo (DIVERSITAS - Núcleo de Estudos das Diversidades, Intolerâncias e Conflitos). 2015. Congresso
    5. MACHADO, Adriana Marcondes ; SCHMIDT, Maria Luisa Sandoval ; SOARES, Moises ; LEAL, Dodi. I Congresso do Centro Escola do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (CEIP-USP). 2015. Congresso
    6. GALEAO-SILVA, Luis Guilherme ; CARDOSO, Maurício ; MENDES, Carlos Eduardo ; LEAL, Dodi. 1º Diversidade em diálogo - o direito à diversidade sexual e a cidade (DIVERSITAS - Núcleo de Estudos das Diversidades, Intolerâncias e Conflitos). 2015. Outro
    7. LEAL, Dodi; RODRIGUES, Armindo Pinto ; OLIVEIRA, Sarah Reimann. VI Feira Paulista de Teatro do Oprimido. 2014. Festival
    8. LEAL, Dodi; GALEAO-SILVA, Luis Guilherme ; CARDOSO, Beatriz. Roda de diálogo: Psicologia, Teatro e Comunidade no Ateliê Compartilhado Casa Amarela. 2014. Outro
    9. NUNES, Alice ; NUNES, Francisco ; OLIVEIRA, Sarah Reimann ; LEAL, Dodi ; ZOTESSO, Anderson ; RODRIGUES, Armindo Pinto. V Feira Paulista de Teatro do Oprimido. 2013. Festival
    10. PUPO, Maria Lúcia Souza de Barros ; LEAL, Dodi. Máximo Múltiplo Comum - Mostra de Licenciatura do Departamento de Artes Cênicas da ECA-USP. 2012. Congresso
    11. LEAL, Dodi. Apoio de produção no XV Regard sur le court-métrage au Saguenay junto à organização Les Productions Caravane Films Festival Regard. 2011. (Outro).. . 0.
    12. LEAL, Dodi. Apoio de produção no 2ème Festival de Performance de l'Uqac - Université du Québec à Chicoutimi. 2011. (Festival).. . 0.
    13. ROCHA, Welington ; LEAL, Dodi. 10o Congresso USP de Controladoria e Contabilidade. 2010. Congresso
    14. ROCHA, Welington ; LEAL, Dodi. 7o Congresso USP de Iniciação Científica em Contabilidade. 2010. Congresso
    15. CASTRO-POZO, Tristán ; ZOTESSO, Anderson ; NUNES, Alice ; GARCIA, Islaine ; OLIVEIRA, Sarah Reimann ; LEAL, Dodi. II Feira Paulista de Teatro do Oprimido. 2010. Festival
    16. LEAL, Dodi. Concepção e realização do Dîner brésilien - Association des étudiants internationaux de l'Uqac - Université du Québec à Chicoutimi. 2010. .. . 0.
    17. ROCHA, Welington ; LEAL, Dodi. 9o Congresso USP de Controladoria e Contabilidade. 2009. Congresso
    18. ROCHA, Welington ; LEAL, Dodi. 6o Congresso USP de Iniciação Científica em Contabilidade. 2009. Congresso
    19. LEAL, Dodi; SILVA NETO, Antonio Ferreira ; RODRIGUES, Armindo Pinto ; ZOTESSO, Anderson ; GARCIA, Islaine. I Feira Paulista de Teatro do Oprimido. 2009. Festival
    20. LEAL, Dodi; ARAUJO, Osmar ; TOSCANO, Yara ; ZOTESSO, Anderson. Dia Mundial de Mobilização do Teatro do Oprimido - Rede de Teatro do Oprimido de São Paulo. 2009. Outro
    21. ROCHA, Welington ; LEAL, Dodi. 8º Congresso USP de Controladoria e Contabilidade. 2008. Congresso
    22. ROCHA, Welington ; LEAL, Dodi. 5º Congresso USP de Iniciação Científica em Contabilidade. 2008. Congresso
    23. ROCHA, Welington ; LEAL, Dodi. 7º Congresso USP de Controladoria e Contabilidade. 2007. Congresso
    24. ROCHA, Welington ; LEAL, Dodi. 4º Congresso USP de Iniciação Científica em Contabilidade. 2007. Congresso

Lista de colaborações



(*) Relatório criado com produções desde 1970 até 2021
Data de processamento: 02/05/2022 00:42:05