PPGCC

Tania Cristina Silva Nunes

Doutora e Mestra em Controladoria e Contabilidade (FEA-USP), Bacharela em Ciências Contábeis (FEA-USP), Especialista em Produtos Financeiros e Gestão de Risco (FIA). Realizou intercâmbio internacional de pesquisa na University of California, Los Angeles (UCLA) durante o doutoramento. Condecorada com a Schoenfeld Scholarship pela Academy of Accounting Historians (USA). Integrante de projeto de pesquisa da Universidade Federal da Bahia (UFBA) na área contábil, com financiamento da FAPEX (2017-2019). Integrou projeto de pesquisa financiado pelo CNPq na área de tecnologia de educação na contabilidade (2012-2015). É pesquisadora do GETEC (Grupo de Estudos de Tecnologia da Educação na Contabilidade) da FEA-USP desde 2009. Ex-membro da American Accounting Association (AAA). Ex-membro da Academy of Accounting Historians. (Texto informado pelo autor)


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (2)
    1. 2017-Atual. Influencia da Titulacao Academica Docente no Desempenho dos Estudantes de Ciencias Contabeis no ENADE
      Descrição: Existem poucas evidências acerca da relação entre qualificação acadêmica do professor de graduação de Instituições de Ensino Superior (IES) com os resultados de concluintes do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes - ENADE (Miranda, 2011; Pereira, Nunes & Castro Junior, 2013). Os dados das edições de 2009 e 2012 do ENADE, referentes aos concluintes do curso de bacharelado em Ciências Contábeis já estão disponíveis no site do INEP (e espera-se que os resultados referentes ao Enade de 2012 sejam divulgados em breve), possibilitando a análise de corte transversal e temporal. Neste sentido, a presente pesquisa busca investigar o impacto da proporção de mestres e doutores vinculados aos cursos de Ciências Contábeis na nota obtida pelos discentes destes cursos no ENADE. Pretende-se utilizar a base de dados disponível para a estimação de modelos econométricos capazes de identificar variáveis associadas ao desempenho dos estudantes de Ciências Contábeis nos exames do Enade de 2009 e 2012. A estimação será realizada por meio de dados em painel e efeitos fixos para o período... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Tânia Cristina Silva Nunes - Integrante / Antonio Gualberto Pereira - Coordenador / Rafael Rocha Simões - Integrante. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Tania Cristina Silva Nunes.
      Descrição: Existem poucas evidências acerca da relação entre qualificação acadêmica do professor de graduação de Instituições de Ensino Superior (IES) com os resultados de concluintes do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes - ENADE (Miranda, 2011; Pereira, Nunes & Castro Junior, 2013). Os dados das edições de 2009 e 2012 do ENADE, referentes aos concluintes do curso de bacharelado em Ciências Contábeis já estão disponíveis no site do INEP (e espera-se que os resultados referentes ao Enade de 2012 sejam divulgados em breve), possibilitando a análise de corte transversal e temporal. Neste sentido, a presente pesquisa busca investigar o impacto da proporção de mestres e doutores vinculados aos cursos de Ciências Contábeis na nota obtida pelos discentes destes cursos no ENADE. Pretende-se utilizar a base de dados disponível para a estimação de modelos econométricos capazes de identificar variáveis associadas ao desempenho dos estudantes de Ciências Contábeis nos exames do Enade de 2009 e 2012. A estimação será realizada por meio de dados em painel e efeitos fixos para o período.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Antonio Gualberto Pereira - Coordenador / Tânia Cristina Silva Nunes - Integrante / Rafael Rocha Simões - Integrante. Financiador(es): Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações - Bolsa.
      Membro: Antonio Gualberto Pereira.
    2. 2012-2015. Agentes nao biologicos de ensino: caracteristicas e aplicacoes na area de Contabilidade
      Descrição: Desenvolvimento do serious game Deborah Game (www.deborahgame.com) - jogo educacional para ensino de História da Contabilidade, integrante do primeiro MOOC (massive open online course) da parceria entre a PRP-USP (Pró-Reitoria de Graduação da USP) e a plataforma de educação a distância Coursera (Stanford).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (3) . Integrantes: Tânia Cristina Silva Nunes - Integrante / CORNACCHIONE, EDGARD - Coordenador / Marcelo Cunha de Souza - Integrante / Alan Sangster - Integrante / Claudio Marques - Integrante / Renato Ferreira Leitão Azevedo - Integrante / Alexandre Ardichvili - Integrante. Número de produções C, T & A: 8
      Membro: Tania Cristina Silva Nunes.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (6)
    1. Melhores Projetos em Educação Inovadora (finalista - Deborah Game), INFI FEBRABAN.. 2018.
      Membro: Tânia Cristina Silva Nunes.
    2. Vencedor: jogo de destaque do mês - Deborah Game, Geração Gamer (G2).. 2015.
      Membro: Tânia Cristina Silva Nunes.
    3. Margit F. and Hanns Martin Schoenfeld Scholarship, Academy of Accounting Historians.. 2015.
      Membro: Tânia Cristina Silva Nunes.
    4. Protótipo do jogo digital do GETEC sobre História da Contabilidade indicado como finalista do Games for Change Europe Awards, G4C Europe.. 2014.
      Membro: Tânia Cristina Silva Nunes.
    5. Vencedor na categoria Projetos em Desenvolvimento - Deborah Game, Games for Change Latin America - Pitching.. 2014.
      Membro: Tânia Cristina Silva Nunes.
    6. Finalista do Prêmio Itaú de Finanças Sustentáveis, Itaú.. 2012.
      Membro: Tânia Cristina Silva Nunes.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (23)
    1. 2º Encontro de Universidades - INFI | FEBRABAN.Deborah Game - Double Entry Bookkeepping OR Accounting History. 2018. (Encontro).
    2. EduLearn17 - 9th Annual International Conference on Education and New Learning Technologies. Comparing the integration of a serious game in a Massive Open Online Course and in a Regular Undergratuate Course. 2017. (Congresso).
    3. EduLearn16 - 8th International Conference on Education and New Learning Technologies. Deborah Game - An innovative serious game to teach Accounting History. 2016. (Congresso).
    4. American Accounting Association - Annual Meeting 2015. 2015. (Congresso).
    5. I Congresso de Graduação da Universidade de São Paulo. Deborah Game - Aprendendo História da Contabilidade por meio de um jogo digital. 2015. (Congresso).
    6. XV Congresso USP de Controladoria e Contabilidade. Apresentação do Deborah Game no estande do EAC. 2015. (Congresso).
    7. 12th World Congress of Accounting Educators and Researchers - IAAER. A new way to learn about double-entry bookkeeping. 2014. (Congresso).
    8. American Accounting Association Annual Meeting and Conference on Teaching and Learning in Accounting. Learning Accounting with a Digital Game. 2014. (Congresso).
    9. Fórum de Pesquisa do PPGCC-FEA-USP - The Genesis of Double Entry Bookkeeping - Prof. Dr. Alan Sangster (Griffith Un. - Australia). 2014. (Outra).
    10. Fórum de Pesquisa do PPGCC-FEA-USP - The role of government accounting and taxation in the institutionalisation of slavery in Brazil, 1750 ? 1888 - Profª Drª Lúcia Rodrigues (Un. Minho - Portugal). 2014. (Outra).
    11. 5ª Semana de Propriedade Intelectual e Inovação da USP. 2013. (Outra).
    12. Consórcio Doutoral da Anpad.Além dos aspectos mecânicos da Contabilidade: contextualização histórica por meio de um jogo digital. 2013. (Outra).
    13. Consórcio Doutoral da Anpad - Paineis sobre métodos quantitativos e qualitativos. 2013. (Outra).
    14. Embaixadores da USP - divulgação dos programas de inclusão social da USP.Embaixadores da USP - divulgação dos programas de inclusão social da USP. 2013. (Outra).
    15. EnAnpad. Relação entre o Desempenho dos Discentes no ENADE e o Percentual de Mestres e de Doutores nos Cursos de Graduação em Ciências Contábeis. 2013. (Congresso).
    16. Fórum de Pesquisas do PPGCC - The role of fair-value accounting in the financial crisis - Prof. David Carter (Un. of Roehamptom). 2013. (Outra).
    17. Matemática e a Contabilidade na Antiga Mesopotâmia - Prof. Gonçalves EACH-USP (palestra). 2013. (Outra).
    18. Video games industry research: why should academics, developers, and policy makers do it? / Prof. Sapsed - Brighton University. 2013. (Outra).
    19. Fórum de Pesquisa do PPGCC-FEA-USP - The Impact of Accounting Education Research - Prof. Sangster (Middlesex University). 2012. (Outra).
    20. XIV SemeAd - Seminários em Administração (FEA-USP). As empresas sustentáveis são realmente mais rentáveis? E o seu nível de risco é diferente das demais?. 2011. (Congresso).
    21. Ensino a Distância (e-Learning) - Palestra (FEA-USP). 2008. (Outra).
    22. Problem Based Learning - Palestra Prof. Dr. Ulisses Araújo (EACH-USP). 2008. (Outra).
    23. As linhas de financiamento do BNDES para micro, pequena e média empresa (palestra). 2006. (Outra).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (0)

    Lista de colaborações



    (*) Relatório criado com produções desde 1970 até 2021
    Data de processamento: 02/05/2022 00:42:08