PPGCC

Jose Dutra de Oliveira Neto

Técnico em Contabilidade na modalidade EaD.Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Fundação Armando Álvares Penteado (1984), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (1987) e doutorado em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (1999). Fez Pós-Doutorado na University of Illinois at Urbana-Champaign na faculdade de Educação sobre Qualidade em EaD (2008-2009). É professor Livre-docente pela Universidade de São Paulo. Tem atuando principalmente nos seguintes temas: EaD, Tecnologias de Aprendizagem, Design Instrucional, Sistemas de Informação. Possui experiência, desde 1999, em diversos LMS como Webct, Teleduc e principalmente Moodle. Foi Coordenador de Design Instrucional do projeto USP/UNIVESP de 2010 a 2011. Foi responsável pela capacitação dos tutores no projeto REDEFOR entre 2011-2012. Coordenador do Núcleo de pesquisa NPT junto a pró-reitoria de cultura e extensão. Organizador do workshop NPT sobre EaD que está em sua décima segunda edição. Membro do comitê científico da ABED a partir de 2011. Orientador de IC na FEA-RP/USP e Mestrado e Doutorado em EaD na FEA-RP . Responsável pelo convênio Internacional entre a UNM- EUA e a FEA-RP/USP para intercâmbio de professores e alunos e desenvolvimento de um projeto de jogos de empresas em um ambiente multicultural. Coordenador da pesquisa internacional sobre recursos educacionais abertos em parceria com UCT (South Africa) e IDRC do Canada sobre REA em diversos países de 3 continentes (AL, Ásia e África). Projeto CNPq Modelo Vivencial de aprendizagem intercultural em simuladores de empresas (2014-2017). 459498/2012-2. Responsável pelo Projeto de cooperação internacional entre TNTECH e FEARP. doc 36869. 1. Intercâmbio de estudantes para aproveitamento de crédito 2 Intercâmbio de docentes 3. Programas acadêmicos especiais de curta duração. Pós-doutorado na UNM-USA para desenvolvimento de pesquisa acerca dos MOOC em 2016. Ganhador do prêmio-bolsa CANVAS em 2016 sobre OER. Responsável pelo convênio Oracle Netsuite Academy. O primeiro da América Latina. Certificado de registro de computador BR 51 2015 000318-6. email: dutra@usp.br tel 16 3315-3902. Scopus: 41761217500 Lattes - http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4701561E5 Google acadêmico - https://scholar.google.com.br/citations?user=2fxfB1IAAAAJhl=en ORCID - http://orcid.org/0000-0001-7755-9214 ResearchGate - https://www.researchgate.net/profile/Jose_Oliveira_Neto Web of Science ResearcherID B-3997-2011 Publons - https://publons.com/researcher/2810502/jose-d-dutra-oliveira/ Grupo de pesquisa sobre tecnologias educacionais: http://www.npt.com.br (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/2540984830265464 (15/12/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade de São Paulo, Faculdade de Economia Administração e Contabilidade, Departamento de Contabilidade Atuária. Av. Bandeirantes 3900 Monte Alegre 14040900 - Ribeirão Preto, SP - Brasil Telefone: (16) 36023902 Fax: (16) 36023902
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (26)
    1. 2019-2020. Open Research Data Initiative
      Descrição: Our main learning objective is to learn how to plan, describe, and open our research data. We understand that the data have a high potential to boost education research due to the unique characteristics describe above. We were not able to explain the findings? differences among the countries surveyed. The only small portion of the data is now open. The most prominent sample regarding the students of HEI is not open. The students are the potential users/creators of Global South. With the data open, we can contribute to the OER movement and provide more opportunities for the researchers from Global South to solve their local problems regarding education. Local knowledge helping to solve local issues. In this new knowledge Economy, OER data are essential resources for educational innovation and economic growth. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: José Dutra de Oliveira Neto - Coordenador / Ildeberto Aparecido Rodello - Integrante. Financiador(es): International Development Research Center - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Jose Dutra de Oliveira Neto.
    2. 2018-2019. Desenvolvimento de Recursos Educacionais Abertos REA para o ensino de graduacao
      Descrição: O movimento REA no mundo tem com objetivo dar oportunidade para que todos tenham uma educação de qualidade. A USP como a melhor universidade do Brasil tem obrigação de oferecer a comunidade interna e externa materiais de qualidade para contribuir com a melhoria da educação no Brasil. Este projeto piloto tem como objetivo capacitar estudantes da USP neste movimento para o desenvolvimento de REA. Como resultado deste projeto teremos um conjunto de REA que darão suporte a estudantes e professores nas diversas áreas de conhecimento. Estes recursos educacionais servirão de estímulo para outras unidades e a comunidade no sentido de melhorar a educação no Brasil. Os professores participantes e estudantes treinados serão responsáveis para disseminar a ideia junto aos outros seguidores de REA. O diferencial deste repositório será a possibilidade de atender os 4Rs: revise, remix, reuse e redistribute e será utilizado no graduação da USP bem como estarão disponíveis de forma livre na internet.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: José Dutra de Oliveira Neto - Coordenador. Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 1
      Membro: Jose Dutra de Oliveira Neto.
    3. 2018-2018. USP-REA - Recursos Educacionais Abertos
      Descrição: Projeto para criar tutoriais para o sistema APOLO. Foram contratados 3 estudantes por 5 meses.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) . Integrantes: José Dutra de Oliveira Neto - Coordenador / Jean Rodrigues - Integrante / André Henrique Aureliano - Integrante / Vinicios Vaneli - Integrante / Monyk B.A.Cardoso - Integrante. Financiador(es): Universidade de São Paulo - Bolsa. Número de produções C, T & A: 184
      Membro: Jose Dutra de Oliveira Neto.
    4. 2018-Atual. Coral da USP Ribeirao Preto intensificando acoes de empreendedorismo tecnico, artistico e social.
      Descrição: OCoral da USP Ribeira?oPreto possui tre?s grupos corais, cada qual com sua característica de estilo e reperto?rio, um projeto de assessoria a um coral infanto-juvenil em bairro de periferia e assessoria ao Coral da USP deSa?o Carlos. Essa estrutura conseguiu somar mais de quatrocentas pessoas atendidas direta e semanalmente, um público de mais de onze mil pessoas assistindo as apresentaço?es em 2017 somados a um público indireto conquistado através de vídeos em sites e redes sociais. Ale?m disso serve de campo de pesquisa para docentes do campus de Ribeira?o Preto. Neste projeto, duas premissas sa?o levadas em conta: 1) a necessidade de planejamento e gesta?o de grupos artísticos, mesmo amadores e 2) o conceito de trabalho com grupos artísticos universitários ligados a programas de cultura e extensão ser diverso do conceito do trabalho realizado na graduaça?o em mu?sica. Assim, este projeto visa propiciar a estudantes de diversas a?reas do Campus de Ribeirão Preto experie?ncias artística, organizacional e de produça?o tendo como campo de trabalho os grupos e projetos artísticos do Coral da USP Ribeira?o Preto.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) . Integrantes: José Dutra de Oliveira Neto - Coordenador / Sérgio Alberto de Oliveira - Integrante. Número de orientações: 4
      Membro: Jose Dutra de Oliveira Neto.
    5. 2018-Atual. USP ORACLE Netsuite
      Descrição: Projeto para utilização do software ERP para fins acadêmicos. Primeira parceria educacional da América Latina.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: José Dutra de Oliveira Neto - Coordenador / Ildeberto Aparecido Rodello - Integrante.
      Membro: Jose Dutra de Oliveira Neto.
    6. 2018-Atual. Modelo de ensino e aprendizagem para o desenvolvimento de novas competencias para o futuro profissional contabil
      Descrição: Dada a demanda do mercado por profissionais com habilidade sociais e o alto grau de envolvimento dos estudantes com as tecnologias, há uma nova oportunidade para as instituições educacionais desenvolverem não apenas a habilidade técnicas, mas também as habilidades sociais usando o ensino centrado no aluno. É necessário um novo modelo de ensino baseado nas habilidades sociais usando a teoria do construtivismo e novas estratégias com o auxílio das tecnologias para o ensino e aprendizagem eficazes. O objetivo deste estudo é desenvolver e testar um modelo para o desenvolvimento de cursos com novas estratégias instrucionais para desenvolver futuros profissionais contábeis em relação às seguintes habilidades sociais: Colaboração, Pensamento Crítico, Resolução de Problemas e Comunicação, além das habilidade técnicas. Novas metodologias serão utilizadas para implementar estratégias que possam aprimorar essas habilidades sociais em cursos presenciais / híbridos em uma instituição pública de ensino superior do estado de São Paulo. Serão testadas metodologias ativas como flipped class, avaliação de pares, Jogos e PBL... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: José Dutra de Oliveira Neto - Coordenador / Pâmela Cristina Sampaio - Integrante / Tatiana Dutra Romana - Integrante / Luciano Bastos de Carvalho - Integrante / Edeilton Torres de Brito - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 13 / Número de orientações: 4
      Membro: Jose Dutra de Oliveira Neto.
    7. 2017-2019. Projeto de suporte a alunos do ensino medio publico
      Descrição: Objetivo O objetivo está na soma das experiências das duas instituições para suporte aos estudantes do ensino médio que irão prestar o ENEM. Acreditamos que os estudantes precisam de um suporte individual para ajudar a resolução das questões de treinamento para o ENEM. A diversidade de estilos de aprendizagem requer uma abordagem personalizada. Com ajuda dos professores e dos tutores será oferecido um suporte online personalizado aos estudantes para que possam resolver as questões preparatórias para o ENEM, utilizando a ferramenta de comunicação. Parceiros: ? E. Otoniel Mota ? R. Prudente de Morais, 764 ? Centro, Ribeirão Preto ? SP, 14015-100 ? Professores das disciplinas do último ano do ensino médio ? FEA-RP ? USP ? Grupo de pesquisa NPT (npt.com.br) ? José Dutra de Oliveira Neto (dutra@usp.br) e Cláudio de Souza Miranda (csmiranda@gmail.com) ? Alunos tutores. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (20) . Integrantes: José Dutra de Oliveira Neto - Coordenador / Cláudio de Souza Miranda - Integrante.
      Membro: Jose Dutra de Oliveira Neto.
    8. 2017-2018. Peer assessment (FAPESP - regular)
      Descrição: Projeto regular FAPESP em conjunto com orientado de mestrado. Com a mudança da contabilidade para normas baseadas em princípios passam a ser exigidas do profissional contábil competências que até então não eram requeridas pelo mercado e que não estão ligadas apenas ao conhecimento técnico. Estudos apontam deficiências em relação as competências apresentadas pelos profissionais graduados por meio do ensino tradicional e as metodologias ativas de ensino se enquadram adequadamente como uma possível solução para o problema. No entanto, não há consenso sobre estratégias que avaliem o desenvolvimento de tais competências, nesse contexto, portanto, o trabalho busca desenvolver e avaliar uma estratégia para avaliação de competências, trabalhadas por meio de metodologias ativas, no curso de Ciências Contábeis. As metodologias ativas serão utilizadas, por promoverem as competências necessárias, serão a avaliação por pares e a autoavaliação, para a coleta de dados três ciclos de atividades serão aplicados em uma disciplina do curso de graduação em contabilidade, possibilitando até 90 observações. Ao final dos ciclos os estudantes participarão de um grupo focal com o propósito de fornecer evidências sobre as competências trabalhadas com os métodos de ensino analisados.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: José Dutra de Oliveira Neto - Coordenador / Marcelo Ferreira Silva - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de SP - Outra.
      Membro: Jose Dutra de Oliveira Neto.
    9. 2017-2017. USP-REA - Recursos Educacionais Abertos - Pro-reitoria de Graduacao - Tutoriais e-disciplinas
      Descrição: Projeto patrocinado pela Pró-reitoria de Graduação para elaboração de vídeos tutoriais sobre o e-disciplinas Foram 5 bolsas de graduação por 3 meses.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) . Integrantes: José Dutra de Oliveira Neto - Coordenador. Financiador(es): Universidade de São Paulo - Bolsa. Número de produções C, T & A: 51
      Membro: Jose Dutra de Oliveira Neto.
    10. 2016-2017. Flipped Class (FAPESP regular)
      Descrição: A sala de aula invertida é uma abordagem pedagógica que ocorre quando os estudantes se tornam aprendizes ativos e estudam os conteúdos da aula previamente como tarefas de casa. A nova geração de estudantes é mais engajada com o uso intensivo de tecnologia e da aprendizagem colaborativa. No entanto, há poucos estudos sobre o método sala de aula invertida utilizando tecnologia e metodologias ativas que resultaram em um melhor engajamento e melhoria no desempenho dos estudantes. Este estudo objetiva investigar o ganho de desempenho ao longo da aula e a percepção dos estudantes sobre o uso da abordagem sala de aula invertida estendida. Pretende-se realizar a pesquisa em duas turmas de graduação em contabilidade com o mesmo conteúdo curricular, cursando a disciplina de metodologia de pesquisa, por meio de quatro aulas invertidas. A amostra será composta por estudantes de contabilidade uma universidade pública no Brasil. Cada aula invertida estendida começa com uma tarefa anterior a aula e, em adição, os alunos devem postar e votar em suas dificuldades referentes a mesma tarefa prévia. Em cada aula, haverá dois testes ministrados antes e depois das atividades colaborativas, sem ajuda do professor, que serão baseados nas dificuldades mais votadas. Após estas atividades iniciais, o professor ajudará os alunos nas demais dúvidas postadas online. Espera-se, com os resultados dos testes, verificar se as aulas invertidas estendidas proporcionam melhoria do processo de construção do conhecimento individual e coletivo. Adicionalmente, será feito um levantamento com os estudantes com o fim de apurar se estes aprovam o uso de sala de aula invertida estendida como uma estratégia de ensino apropriada. As universidades deveriam encorajar o uso de metodologias ativas/colaborativas e recursos tecnológicos como meios para melhoria dos processos educacionais.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: José Dutra de Oliveira Neto - Coordenador / Gilvania Souza Gomes - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 3
      Membro: Jose Dutra de Oliveira Neto.
    11. 2016-2016. MOOC ? Novo Paradigma na Universalizacao do Ensino (bolsa Fapesp pos-doc)
      Descrição: Diante da crescente diferenças nas oportunidades educacionais entre os paises desenvolvido e os não desenvolvidos, surge a necessidade de novas abordagens que permitam diminuir estas diferenças. Uma desta propostas é o MOOC (massive open online course) que permite um acesso aberto sem custo. Apesar da oferta destes cursos pelos países desenvolvidos, observamos que os mesmos ainda não atendem as necessidades básicas dos paises não desenvolvidos. A proposta deste projeto é desenvolver uma nova proposta de criação de cursos na modalidade MOOC que contemple as necessidades dos aprendizes residentes nos países não desenvolvidos e permita a sua adaptação para sua realidade local.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: José Dutra de Oliveira Neto - Coordenador / Charlotte Nirmalani Gunwardena - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
      Membro: Jose Dutra de Oliveira Neto.
    12. 2016-2016. USP-REA - Recursos Educacionais Abertos - EDITAL PRG/Santander Universidades/1: Grandes Temas
      Descrição: O objetivo desse projeto é incrementar o processo de ensino e aprendizagem na graduação com a utilização de Recursos Educacionais Abertos (REA). Estes recursos serão considerados como recursos complementares a aula presencial. EDITAL PRG/Santander Universidades/1: Grandes Temas Reedição 2015/2016 FEARP ? Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto EERP ? Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) . Integrantes: José Dutra de Oliveira Neto - Coordenador / Cláudio de Souza Miranda - Integrante / Ildeberto Aparecido Rodello - Integrante / Isabel Amélia Costa Mendes - Integrante / Simone de Godoy Costa- - Integrante. Financiador(es): BANCO SANTANDER (BRASIL) S.A. - Bolsa. Número de produções C, T & A: 42
      Membro: Jose Dutra de Oliveira Neto.
    13. 2015-2019. Metodologia Ativas
      Descrição: Projeto core de pesquisa onde desenvolvemos com o auxílio de estudantes sejam eles de graduação e pós, aplicações e experimentos em metodologias ativas como PBL, Flipped class e Peer assessment. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: José Dutra de Oliveira Neto - Coordenador / Marcelo Ferreira Silva - Integrante / Gilvania Souza Gomes - Integrante / Luiz Antonio Titton - Integrante / Pâmela Cristina Sampaio - Integrante / Tatiana Dutra Romana - Integrante. Número de produções C, T & A: 6 / Número de orientações: 2
      Membro: Jose Dutra de Oliveira Neto.
    14. 2014-2017. [11] Linha Qualidade em EAD - OER Differentiation (IDRC - Canada)
      Descrição: OER Differentiation The term OER differentiation refers to unequal access/acquisition related to OER. It?s the unequal access by some members of the society to OER, and the unequal acquisition of related skills. The term means not only unequal access to OER, but also inequalities between groups of people in the ability to use information available in the OER fully. We do not tend to focus only on access, but to the content that addresses the needs of minority groups. Recognition of OER divide as a big issue, may lead scholars, policy makers, and the public to understand the potential of the OER to improve everyday life for those on the margins of society and to achieve greater social equity and empowerment. Many countries have adopted policies to reduce the OER divide. For example, the United States have increased public access to OER like open source materials from OpenCourseWare (OCW), Merlot, Coursera, etc. In Brazil with have several initiatives like Veduca, Teacher?s Portal8 (Portal do Professor), International Database of Educational Resources (Banco Internacional de Objetos Educacionais, Interactive Virtual Network of Education ? Rede Interativa Virtual de Educação), SENAI, SEBRAE, UNICAMP, FGV online. Regarding Brazil, the scenario for OER within the basic-education system, the statistics as presented indicate that the educational resources have been used by teachers in different subject areas, although very little has been said as to how, or how successfully (Santos, A.I., 2010) With respect to developing countries, Hatakka (2009:1) comments that the open content is not being used by educational organization. This may indicate that the solution from developed countries may not attend the needs of people from developing countries that have different preconditions. In spite of the prevalence of such policies, there is an insufficient understanding of whether and how such policies have reduced the OER divide between those who have access and use to these OER and those. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: José Dutra de Oliveira Neto - Coordenador / Elenise Maria Araujo - Integrante / Daryono Daryono - Integrante / Judith Pete - Integrante. Financiador(es): International Development Research Center - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 6 / Número de orientações: 1
      Membro: Jose Dutra de Oliveira Neto.
    15. 2014-2017. Research on Open Educational Resources for Development in the Global South
      Descrição: The primary concern of this research was to investigate the creators and users and potentials users of OER. We need to understand the context, the educational system, and their culture to promote education that meets their local needs. Concerning developing countries, Hatakka (2009:1) comments that educational organizations from the Global South are not using the current open content. This may indicate that the instructional materials from developed countries may not attend the needs of people from developing countries that have different preconditions. The past grant provided baseline data regarding the use of Open Educational Resources (OER) by higher education instructors and Students in the Global South (South America, Sub-Saharan Africa, and South and Southeast Asia). It does so while attending to how such activity (or inactivity) is differentiated across continental regions and associated countries. The data may help researchers to addresses two main questions: what proportion of instructors & students in the Global South have used OE/OER, and which variables may account for different OE/OER usage rates between respondents? Once we understand the needs of the current and potential users of Global South, we can provide better responses for all themes proposed for OER in Global South that may help them to reduce the inequalities between North and South. There is no ?one size fits all? response for educational issues around the world. All clean data is available in Excel and the original data collector SurveyMonkey server.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: José Dutra de Oliveira Neto - Coordenador / Ildeberto Aparecido Rodello - Integrante. Financiador(es): International Development Research Center - Auxílio financeiro.
      Membro: Jose Dutra de Oliveira Neto.
    16. 2013-2016. Simulation and Games
      Descrição: A utilização de simuladores no Ensino Superior é uma prática comum em inúmeras áreas do conhecimento por oferecer um ambiente seguro para experimentações e vivências. Nos cursos de administração, um tipo de simulador utilizado é o jogo de empresas, que possui características adequadas para a aprendizagem de competências interculturais. Essas competências compõem o perfil desejado para o profissional de administração requerido para um contexto competitivo globalizado. Entretanto, os jogos de empresas existentes não dispõem de instrumentos para a gestão didática da aprendizagem dessas competências. O propósito dessa pesquisa é a produção de um aparato de gestão da aprendizagem intercultural para uso com jogos de empresas. Será utilizado o Modelo Vivencial de Aprendizagem Intercultural para conceber um sistema acoplável a qualquer jogo de empresas do ambiente web. Será testado com alunos de culturas diferentes e os professores irão utilizar o aparato como suporte didático. O resultado esperado é que o sistema contribua no processo de ensino-aprendizagem ao apontar para o professor em que atributos das habilidades está havendo deficiências nas quais ele poderá atuar com procedimentos didáticos que julgar necessários. É esperado que esse projeto contribua para a formação de melhores profissionais com habilidades interculturais, mais capacitados e com maior empregabilidade no mercado internacional de trabalho.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: José Dutra de Oliveira Neto - Coordenador.
      Membro: Jose Dutra de Oliveira Neto.
    17. 2011-2017. [02] Linha Qualidade em EaD - Simulacao em Negocios
      Descrição: Os jogos constituem uma nova alternativa para melhoria dos indicadores de qualidade na educação brasileira. O aluno mais motivado pode obter melhores rendimentos escolares.O convênio entre a FEA-RP/USP e UNM - EUA faz parte desta linha onde já tivemos a primeira professora visitante na lingua inglesa em nosso programa de pós e o objeto de estudo faz parte das atividades do primeiro pós-doutor do departamento da FEARP. Projeto de agência de fomento em andamento: Apoio a Projetos de Pesquisa / MCTI/CNPQ/Universal 14/2014 - Faixa A - até R$ 30.000,00. início 12/2014 (3 anos). Número do processo: 459498/2014-2. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: José Dutra de Oliveira Neto - Coordenador / Luiz Antonio Titton - Integrante / Anderson de Andrade Santos - Integrante / Charlotte Nirmalani Gunwardena - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 4 / Número de orientações: 2
      Membro: Jose Dutra de Oliveira Neto.
    18. 2010-2017. [03] Linha Qualidade em EaD - Desenvolvimento de material didatico e instrucional e REA
      Descrição: A apresentação e entrega de conteúdos nas disciplinas online e presenciais devem incorporar as novas tecnologias para atender as necessidade das novas gerações Y e Z. A pesquisa de como utilizar esta novas tecnologias é o objetivos deste projeto. Os resultados são vídeos tutoriais e cursos online e suas pesquisas relacionadas. São atividades regulares de nosso grupo de pesquisa do NPT.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: José Dutra de Oliveira Neto - Coordenador / Nádia Cristina de Azevedo Melli - Integrante / Danilo Sanches Lemes de Sousa - Integrante / Thiago Borges Gobbo de Melo - Integrante. Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 2
      Membro: Jose Dutra de Oliveira Neto.
    19. 2010-2013. [01] Linha Qualidade em EaD - O design Universal no e-learning
      Descrição: O objetivo deste projeto é incorporar os princípios de DU no processo de ensino e aprendizagem no Brasil. São 3 os princípios: Utilização de múltiplos meios de representação do conteúdo, utilizção de diversos meios de ação e expressão e oferecimento de diversas formas de engajamento.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: José Dutra de Oliveira Neto - Coordenador / Simone Aparecida Tiziotto - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 1
      Membro: Jose Dutra de Oliveira Neto.
    20. 2009-2014. [06] Linha Qualidade em EaD - Interacao em EaD
      Descrição: No ambiente virtual de aprendizagem, essa dimensão linguística, baseada na escrita, deve ser capaz de promover a interação entre os indivíduos e a requerida compreensão de valores e ideias. Uma das formas de promover a interação é por meio do fórum de discussão que deve atingir o objetivo de promover esta interação. Interações informais e questionamento socrático podem ajudar a promover esta interação.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (3) . Integrantes: José Dutra de Oliveira Neto - Coordenador / Elenise Maria Araujo - Integrante / Euro Marques Junior - Integrante / Márcia Lygia Ribeiro de Souza Casarin - Integrante / Alessandra fracaroli perez - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 17 / Número de orientações: 4
      Membro: Jose Dutra de Oliveira Neto.
    21. 2009-2014. [10] Linha Qualidade em EaD - Qualidade em EaD
      Descrição: A proposta deste projeto é desenvolver modelos e avaliação que permitam mensurar o resultado de cursos superiores. Uma parceria está sendo proposta com Charlotte Gunawardena em nome da UNM e a FEA-RP.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . Integrantes: José Dutra de Oliveira Neto - Coordenador / Elenise Maria Araujo - Integrante / Aline Cazarini Felício - Integrante / Ronai Ferreira Ramos - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 27 / Número de orientações: 3
      Membro: Jose Dutra de Oliveira Neto.
    22. 2009-2011. [04] Linha Ensino e Pesquisa no ensino superior
      Descrição: São propostos novas formas de ensino e pesquisa em cursos superiores incluindo cursos na modalidade de EaD.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: José Dutra de Oliveira Neto - Coordenador / Ilda Keiko - Integrante / Samuel Queiroz Souza - Integrante. Número de produções C, T & A: 5 / Número de orientações: 13
      Membro: Jose Dutra de Oliveira Neto.
    23. 2007-2013. [07] Linha Pesquisa Cientifica
      Descrição: A proposta deste projeto é pesquisar sobre a pesquisa em Engenharia e Contabilidade. No caso específico da Engenharia é desenvolver um método para utilização de um sistema de auxílio a escrita científica em ingles para Engenharia de Produção denominado scing-produção.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: José Dutra de Oliveira Neto - Coordenador / Diego Bevilacqua Meli - Integrante / Osvaldo Chacarolli Junior - Integrante / Patrícia Missae Horiguchi - Integrante / Ralf Reith - Integrante / Denise mendes da SIlva - Integrante. Número de produções C, T & A: 4 / Número de orientações: 5
      Membro: Jose Dutra de Oliveira Neto.
    24. 2006-2010. [05] Linha Estilos de aprendizagem/cognitivo de alunos
      Descrição: O objetivo deste projeto é avaliar o impacto dos estilos de aprendizagem e cognitivo no processo de aprendizagem.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: José Dutra de Oliveira Neto - Coordenador / Denise Mendes da Silva - Integrante / Victor Oliveira - Integrante / Daniel Moura Brandao - Integrante / Roberval A.R. Catholico - Integrante. Número de produções C, T & A: 13 / Número de orientações: 3
      Membro: Jose Dutra de Oliveira Neto.
    25. 2005-2012. [08] Linha Qualidade em EaD - Tutoria em EaD
      Descrição: A proposta deste projeto é desenvolver um modelo de capacitação de tutores online e um sistema de tutoria inteligente para uma disciplina de matemática financeira online.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: José Dutra de Oliveira Neto - Coordenador / Elby Vaz Nascimento - Integrante. Número de produções C, T & A: 5 / Número de orientações: 2
      Membro: Jose Dutra de Oliveira Neto.
    26. 2000-2013. [09] Linha Sistemas de Informacoes
      Descrição: A proposta deste projeto é desenvolver pesquisa relacionados ao uso de SI e DSS na área de negócios. Um parceria com a Tennessee Tech está sendo realizada para dar continuidade a este projeto. Início do Projeto em 22-04-2014.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: José Dutra de Oliveira Neto - Coordenador / R C M G Gonçalves - Integrante / Elaine Maria dos Santos - Integrante / Thor Guimarães - Integrante. Número de produções C, T & A: 22 / Número de orientações: 8
      Membro: Jose Dutra de Oliveira Neto.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (6)
    1. Melhor trabalho científico - Trabalho Completo, Congresso Transformação Digital 2018 - FGV.. 2018.
      Membro: José Dutra de Oliveira Neto.
    2. Prêmio da LMS CANVAS - Cracóvia, Polônia (apenas 2 prêmios concedidos ao Brasil), Canvas e do Consórcio de Educação Aberta - https://youtu.be/zfWK92KHj0E.. 2016.
      Membro: José Dutra de Oliveira Neto.
    3. Best Paper Award, Academic Business World International Conference 2014.. 2014.
      Membro: José Dutra de Oliveira Neto.
    4. Foi considerado o Melhor Artigo da Área 10- Educação em Engenharia de Produção do XX SIMPEP e receberá Diploma de Menção Honrosa durante a Solenidade de Encerramento do Simpósio em 06/novembro/2013, XX SIMPEP.. 2013.
      Membro: José Dutra de Oliveira Neto.
    5. Melhor trabalho na Area de Educação - VI Congresso de Contabilidade e Controladoria - USP - SP, FEA-SP.. 2007.
      Membro: José Dutra de Oliveira Neto.
    6. Premio FIPECAFI, 13 ASIAN PACIFIC CONF. ON INTERNAT. ACC. ISSUES.. 2001.
      Membro: José Dutra de Oliveira Neto.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (56)
    1. 5 Congresso de graduação USP. Proposta de um framework para o desenvolvimento de soft skills utilizando PBL. 2019. (Congresso).
    2. American Accountying Association. Self-and Peer-Assessment to Promote the Development of Professional Competences in Accounting. 2019. (Congresso).
    3. American Accountying Association. In: American Accounting Association, 2019, San Francisco.. 2019. (Congresso).
    4. CONTECSI International Conference on Information Systems and Technology Managemen. A IMPORTANCIA DA AVALIACAO DE SOFT SKILLS PARA UM ENSINO DE CONTABIL DE QUALIDADE. 2019. (Congresso).
    5. 15th CONTECSI International Conference on Information Systems and Technology Management. Modelo de Aprendizagem Integral (MAI): um modelo para ensino-aprendizagem com ênfase em competências. 2018. (Congresso).
    6. 15th CONTECSI - International Conference on Information Systems and Technology Management. Modelo de Aprendizagem Integral (MAI): indícios de validade em contabilidade. 2018. (Congresso).
    7. 24º CIAED - Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. 2018. (Congresso).
    8. American Accounting Association. Bridging the gap: New skills using problem-based learning in Accounting. 2018. (Congresso).
    9. Ciclo de Atividades de Formação Didático-Pedagógica.Utilização de TICs na construção de Metodologias Ativas para o ensino Superior. 2018. (Seminário).
    10. 14th CONTECSI International Conference on Information Systems and Technology Management.A percepção crítica e reflexiva de graduandos sobre uma metodologia ativa na Contabilidade.. 2017. (Outra).
    11. 23º CIAED - Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. Aprendendo para o futuro com as metodologias ativas - resultados práticos. 2017. (Congresso).
    12. 3 Congresso de Graduação da Universidade de São Paulo.Sala Invertida sob a perspectiva dos estudantes de contabilidade. 2017. (Seminário).
    13. 6º Congresso Internacional de Tecnologia Educacional da ABT / 14º Whorkshop NPT EAD. Avaliador de Pôster. 2017. (Congresso).
    14. American Accounting Association Annual Meeting.Applying the Modality principle in Accounting and Business Administration. 2017. (Encontro).
    15. 13 CONTECSI. Educação. 2016. (Congresso).
    16. 13 CONTECSI. O uso da sala invertida, aliado a tecnologia para promover a aprendizagem ativa e colaborativa na contabilidade. 2016. (Congresso).
    17. 22º CIAED - Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. Utilização de Recursos Educacionais Abertos (REA) no Hemisfério Sul: Uma Pesquisa em 9 Países.. 2016. (Congresso).
    18. 2 Congresso de Graduação da Universidade de São Paulo.Flipped Class no ensino de graduação: Uma experiência na FEA-RP (USP).. 2016. (Seminário).
    19. 6 Congresso Brasileiro de Tecnologia Educacional da ABT. Metodologias ativas utilizando tecnologias livres. 2016. (Congresso).
    20. American Accounting Association Annual Meeting.Using technology driven flipped class to promote Active Learning. 2016. (Encontro).
    21. 12th CONTECSI International Conference on Information Systems and Technology Management. Self-, peer-and professor assessment from Bloom's perspective. 2015. (Congresso).
    22. 21 CONGRESSO INTERNACIONAL ABED DE EDUCAC?A?O A DISTA?NCIA. AVALIAC?A?O ONLINE FEITA POR PARES, AUTOAVALIAC?A?O E AVALIAC?A?O PELO PROFESSOR NA PERSPECTIVA DE BLOOM. 2015. (Congresso).
    23. 21º CIAED - Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. Self-, Peer- And Professor Assessment From A Bloom?s Perspective. 2015. (Congresso).
    24. 21º CIAED - Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. Educação a distância online: construindo uma agenda de pesquisa. 2015. (Congresso).
    25. AAA 2015 anual meeting. Self-, Peer- And Professor Assessment From A Bloom?s Perspective. 2015. (Congresso).
    26. Dia do EAD - UCDB Virtual ? Campo Grande MS.Utilização de Recursos Educacionais Abertos, na Educação Básica e Superior. 2015. (Outra).
    27. OE Global Conference am Banff.Survey Instrument Validity: Validation of a survey instrument to understand current and potential users of OER in Global South (ROER4D). 2015. (Outra).
    28. 11th CONTECSI International Conference on Information Systems and Technology Management. A model for cross-cultural experiential learning based on business game. 2014. (Congresso).
    29. VIII Encontro de Professores de Contabilidade.Revista de Contabilidade e Organizações. 2014. (Encontro).
    30. 10th CONTECSI International Conference on Information Systems and Technology Management. 2013. (Congresso).
    31. ROER4d.OER dfferentiation. 2013. (Encontro).
    32. ROER4D.OER Divide. 2013. (Encontro).
    33. 18º CIAED - Congresso Internacional ABED. titulo. 2012. (Congresso).
    34. 2012 - American Accounting Association Annual Meeting. Socratic Forums: An Account of an Experience with Undergraduate Students in Accounting and Business Administration Education. 2012. (Congresso).
    35. 5th Annual Conference on Teaching and Learning in Accounting (CTLA). 2012. (Congresso).
    36. 9th CONTECSI. Use of audio on e-learning. 2012. (Congresso).
    37. 16 International Council for Open and Distance Education. MODALITY PRINCIPLE MAY IMPROVE LEARNING IN DISTANCE EDUCATION. 2011. (Congresso).
    38. 16 Congresso Internacional de Educação a Distância. Principios Educacionais no EAD. 2010. (Congresso).
    39. American Accounting Association Meeting 2010. Etica. 2010. (Congresso).
    40. 15 CIAED. Estratégias de Aprendizagem para a EaD: Utilizando o Fórum de Discussão sob a Perspectiva dos Estilos Cognitivos. 2009. (Congresso).
    41. 2009 - AHRD International Research Conference in the Americas. Paving the Path for Those Who Come After: Designing Online Instruction to Make the Best Use of Previous Students? Experiences in Light of Communal Knowledge. 2009. (Congresso).
    42. Congresso Tecnologia e Humanização na Comunicação em Saude. Educação a Distância e estilos de aprendizagem: Elaboração de um protocolo de qualidade para ambientes virtuais de ensino. 2009. (Congresso).
    43. VII Workshop NPT.O Impacto das Tecnologias no aprendizado. 2009. (Seminário).
    44. AAA Meeting - Qualis Internacional A. Cogntive style in Accounting. 2008. (Congresso).
    45. 4 CONTECSI. INFORMATION SYSTEMS: MEASURING END USERS´ SATISFACTION. 2007. (Congresso).
    46. AAA meeting. The Influence of Learning Styles in the Teaching of Accounting. 2007. (Congresso).
    47. Congresso Tecnologia e Humanização na Comunicação em Saúde.Dimensões da qualidade no EAD. 2007. (Seminário).
    48. 22 ICDE World Conference on Distance Education. Learning Style and Distance Education. 2006. (Congresso).
    49. XII SIMPEP.Ensino à Distância e Estilos de Aprendizagem - Mesa Redonda. 2006. (Simpósio).
    50. BALAS 2003. NEURAL NETWORK APPLICATION IN CREDIT EVALUATION. 2003. (Congresso).
    51. Fifteenth Asian-Pacific Conference on International Accounting Issues. Teaching applied statistics in the undergraduate accounting program: using the WebCT. 2003. (Congresso).
    52. 2o. Seminário USP de Contabilidade.Sistemas de Suporte a gestão ? Estudo de caso em um Supermercado utilizando a técnica de Data Mining. 2002. (Seminário).
    53. 9th IAEER World Congress of Accounting Educators. Do the courses of accounting fulfill the accountants practical needs concerning the information system area ? an empirical study in Brazil. 2002. (Congresso).
    54. 13th Asian-Pacific Conference on International Accounting Issues. Desenvolvimento de Um instrumento para mensurar a satisfação do usuário de sistemas de Informações através do método Survey. 2001. (Congresso).
    55. Tenth International Conference on Management of Technology. Measuring end-user´s satisfaction as a contribution to the success of information systems - an empyrical study in Brazil. 2001. (Congresso).
    56. 4 Simpósio Brasileiro de Inteligencia Artificial.Sistema Integrado de Computação Algébrica. 1987. (Simpósio).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (23)
    1. PEREZ, A. F. ; RIBEIRO, E. L. ; OLIVEIRA NETO, J. D. ; PAPA, P. R. M.. 3ª edição do Congresso Internacional RCI de EaD, realizada com o 17º Workshop NPT de EaD em 2020. 2020. Congresso
    2. OLIVEIRA NETO, J. D.; PEREZ, A. F. ; BASSOLI, D. A. ; RIBEIRO, E. L.. 2ª edição do Congresso Internacional RCI de EaD, realizada com o 16º Workshop NPT de EaD. 2019. Congresso
    3. OLIVEIRA NETO, JOSÉ DUTRA. XV Workshop NPT: Ensino a Distância.. 2018. (Outro).. . 0.
    4. OLIVEIRA NETO, JOSÉ DUTRA. XIV Workshop NPT: Ensino a Distância.. 2017. (Outro).. . 0.
    5. OLIVEIRA NETO, JOSÉ DUTRA. Projeto de extensão com o a escola pública E E Otoniel Mota.. 2017. (Outro).. . 0.
    6. OLIVEIRA NETO, JOSÉ DUTRA DE. XIII workshop NPT - Tema: MOOC revolução? 11-11-2016. 2016. (Outro).. . 0.
    7. NETO, JOSÉ DUTRA DE OLIVEIRA; OLIVEIRA, S. A.. Circulação Madrigal Revivis. 2016. Outro
    8. NETO, JOSÉ DUTRA DE OLIVEIRA; OLIVEIRA, S. A.. Diárias Coral da USP Ribeirão Preto. 2016. Outro
    9. OLIVEIRA NETO, JOSÉ DUTRA DE; Figueiredo, M. A.. XII Workshop NPT - Educação a distância. 2015. Outro
    10. OLIVEIRA NETO, J. D.. XI Workshop NPT Tema: Educação em 2044. 2014. (Outro).. . 0.
    11. OLIVEIRA NETO, JOSÉ DUTRA DE; Figueiredo, M. A.. XI Workshop NPT - Educação em 2044. 2014. Outro
    12. OLIVEIRA NETO, JOSÉ DUTRA. XI Workshop NPT: Gestão em EAD.. 2014. (Outro).. . 0.
    13. OLIVEIRA NETO, J. D.. X Workshop NPT - Tema: Recursos Educacionais Abertos educam?. 2013. (Outro).. . 0.
    14. OLIVEIRA NETO, JOSÉ DUTRA. IX Workshop NPT: Gestão em EAD.. 2013. (Outro).. . 0.
    15. OLIVEIRA NETO, J. D.. IX Workshop NPT - Tecnologia para o futuro. 2012. (Outro).. . 0.
    16. Figueiredo, M. A. ; OLIVEIRA NETO, J. D.. VIII Workshop NPT - Gestão em EaD. 2011. Outro
    17. OLIVEIRA NETO, J. D.. VII Workshop NPT - Impacto das Tecnologias no Aprendizado. 2009. (Outro).. . 0.
    18. OLIVEIRA NETO, J. D.. VI Workshop NPT - Avaliação no EAD. 2007. (Outro).. . 0.
    19. Maia, M.C. ; Belhot, R. V. ; Cornachionne Junior, E. ; OLIVEIRA NETO, J. D.. V Workshop NPT - Existe Aprendizado no EAD?. 2006. Outro
    20. OLIVEIRA NETO, J. D.. IV Workshop NPT. 2005. (Outro).. . 0.
    21. OLIVEIRA NETO, J. D.. III Workshop NPT/ABED. 2004. (Outro).. . 0.
    22. OLIVEIRA NETO, J. D.. II Workshop NPT/ABED. 2003. (Outro).. . 0.
    23. OLIVEIRA NETO, J. D.. I Workshop NPT/ABED. 2002. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações



(*) Relatório criado com produções desde 1970 até 2021
Data de processamento: 02/05/2022 00:42:06