PPGCC

Claudio de Souza Miranda

Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade de São Paulo (1998) e mestrado em Engenharia (Engenharia de Produção) pela EESC-USP (2002) e Doutor em Ciências Contábeis pela FEA/USP (2011). Professor do Departamento de Contabilidade da FEARP/USP. As pequisas desenvolvidas focam principalmente os seguintes temas: a) Educação nas áreas de Administração e Contabilidade - atuando como membro do grupo de pesquisa NPT (Núcleo de Pesquisa em Tecnologia e Ambiente Educacional - http://www.npt.com.br/); e b) Transparência no setor público - atuando como membro do grupo de pesquisa PSAG (Public Sector Accounting & Governance in Brazil - https://sites.usp.br/psag/). E-mail: csmiranda@usp.br (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/2122102098432475 (24/08/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade de São Paulo, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP - Ribeirão Pret. Avenida dos Bandeirantes 3900 Jd Zara 14000000 - Ribeirão Preto, SP - Brasil Telefone: (16) 36023920
  • Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
  • Área: Administração
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (11)
    1. 2019-Atual. Acoes afirmativas na educacao superior: desenvolvimento de uma modelo de mensuracao de resultados
      Descrição: As discussões a respeito de ações afirmativas voltadas para o ensino superior em cenário nacional iniciaram-se após 2002, quando as universidades estaduais do Rio de Janeiro adotaram o primeiro sistema de cotas (Piotto & Nogueira, 2013). Pinheiro (2014) afirma que uma das principais preocupações em relação às ações afirmativas é a queda da qualidade do ensino já que os alunos cotistas costumam ter uma educação básica de menor qualidade e, supostamente, não acompanhariam o desenvolvimento dos demais alunos. O processo de ampliação de ações afirmativas se expandiu, principalmente por reinvindicações de grupos em situação de desigualdade, bem como a partir de IES públicas que usaram de sua autonomia. A expansão gerou diversos processos judiciais que questionavam a cotas como algo que feria o princípio constitucional da igualdade. Porém em junho de 2017 o STF julgou procedente a adoção de cotas e, portanto, constitucional. A partir daí, o legislativo federal legitimou a Ação Afirmativa Cota e a tornou obrigatória para todas as IES públicas federais (ARRIGONI, 2018) Além das universidades federais, muitas universidades estaduais têm ampliado seus sistemas de cotas. Um exemplo disso são as universidades do Estado de São Paulo, que por decisão da Assembleia legislativa em 2013 definiu uma política de cotas para alunos de escolas públicas, inclusive cotas raciais. Cabe ressaltar que o processo passou por um ajuste de escalonamento até chegar a meta em 2020. No caso da Universidade de São Paulo (USP), decisão do Conselho Universitário em 04/07/2017 definiu um cronograma para ampliação do número de vagas para alunos de escola pública, que deve chegar a 50% em 2021. Soma-se a isso também a meta para que 37% dos ingressantes oriundos de escola pública, sejam pretos pardos ou índios (PPI). Para 2009 haverá 40% de cotas para alunos oriundos de escola pública, sendo que cerca de 1/3 destas vagas serão para PPI. E cada unidade definirá a origem destes, quer ser pela Fuvest e/ou SISU. A importância do tema, sobre ações afirmativas, na academia se expandiu e pode ser reforçada pelo grande volume de dissertações e teses que têm sido efetuadas no tema, e isso pode ser demonstrado pelo trabalho de Ariovaldo e Nogueira (2018) que levantaram 16 dissertações e teses que foram publicadas, só sobre o tema do SISU entre 2013 e 2016. Os autores acreditam que essas investigações podem afetar o modo como os novos sistemas de acesso ao ensino superior afetam a escolha dos cursos superiores e, assim, a distribuição de alunos de diferentes perfis sociais e escolares entre os mesmos, com consequências mais ou menos democratizantes. O projeto visa criar um modelo de análise ampla e longitudinal do processo de avaliação dos resultados de programas de ações afirmativas, para unidades de ensino. Entende-se como avaliação de amplas variáveis a observação de fatores de entrada, desempenho, evasão, visão de docentes e discentes, políticas de permanência e avaliações de saída. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Claudio de Souza Miranda - Coordenador / João Paulo Resende de Lima - Integrante / Elisabeth de Oliveira Vendramin - Integrante / Adriana Maria Procópio de Araujo - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Claudio de Souza Miranda.
    2. 2016-Atual. Popular Report como instrumento de transparenica
      Descrição: Comumente observado nos Estados Unidos, os relatórios financeiros populares (Popular Financial Report) procuram trazer as informação financeira pública de uma forma menos técnica, de forma a fazer com que os cidadãos passem a ter maior conhecimento das ações dos governantes. Dessa forma este projeto busca desenvolver metodologias que se adequem a realidade brasileira, de modo a que os municípios brasileiros passem a adotar este instrumento de transparência. Este projeto é uma atividade do grupo de pesquisa PSAG da FEARP-USP. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Claudio de Souza Miranda - Coordenador / André Carlos Busanelli de Aquino - Integrante.
      Membro: Claudio de Souza Miranda.
    3. 2015-Atual. O ensino de contabilidade no Brasil: oportunidades e desafios
      Descrição: O objetivo principal desse projeto é analisar o ensino contábil no Brasil sob o ponto de vista acadêmico. A abordagem será feita em três aspectos principais: a instituição de ensino superior (IES) que oferece o curso, a formação docente sob a perspectiva pedagógica e percepção do egresso. A pesquisa será descritiva e demonstrará a estrutura do ensino superior no Brasil com ênfase no ensino contábil. O levantamento será por meio de survey utilizando o questionário como instrumento de pesquisa. A coleta dos dados será por meio de dados obtidos junto ao Ministério da Educação e pela utilização de questionário on-line. A pesquisa tem potencial de responder questões relacionadas com a composição das IES que oferecem o curso de bacharelado em Ciências Contábeis, a formação do docente no aspecto pedagógico e o mapeamento do egresso desses cursos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Claudio de Souza Miranda - Integrante / Adriana Maria Procópio - Coordenador / Vilma Geni Slomski - Integrante.
      Membro: Claudio de Souza Miranda.
    4. 2014-2018. Educacao a Distancia e Mercado de Trabalho
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Claudio de Souza Miranda - Coordenador / José Dutra de Oliveira Neto - Integrante.
      Membro: Claudio de Souza Miranda.
    5. 2013-2015. Avaliacao da aderencia ao tratamento com orteses, proteses e meios auxiliares de locomocao dispensados atraves do programa de OPM
      Descrição: O objetivo deste estudo é o levantamento da utilização das OPMs prescritas no Centro de Reabilitação (CER) do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto e a identificação de fatores que possam estar relacionadas a esta não utilização.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Claudio de Souza Miranda - Integrante / Edgard Eduard Engel - Coordenador / Carlos Alberto Grespan Bonacim - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Claudio de Souza Miranda.
      Descrição: o objetivo deste estudo é o levantamento da utilização das OPMs prescritas no Centro de Reabilitação (CER) do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto e a identificação de fatores que possam estar relacionadas a esta não utilização. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Carlos Alberto Grespan Bonacim - Integrante / Claudio de Souza Miranda - Integrante / Edgar Eduard Engel - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Carlos Alberto Grespan Bonacim.
    6. 2011-Atual. Avalicao de Egressos e do mercado de trabalho
      Descrição: O projeto visa avaliar a localização dos egressos da fearp bem como pesquisar suas condições. As informações geradas são utilizadas pelas comissões de graduação dos cursos com o objetivo de melhorar as grades curriculares. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Claudio de Souza Miranda - Coordenador / Elaine Toldo Pazello - Integrante / Cristina Bernardi LIma - Integrante.
      Membro: Claudio de Souza Miranda.
    7. 2009-2012. Internacionalizacao da Educacao
      Descrição: O projeto busca avaliar como a participação dos alunos em atividades de intercâmbio trazem melhorias em seu processo de aprendizagem e posteriormente em suas atividades no mercado de trabalho. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Claudio de Souza Miranda - Coordenador / Irene Kimura - Integrante / Luciana Romano Morilas - Integrante.
      Membro: Claudio de Souza Miranda.
    8. 2006-2014. Contabilidade Gerencial aplicada a pequenos negocios
      Descrição: Análise da aplicação de ferramentas de contabilidade gerencial em pequenos negócios, avaliando principalmente necessidade dos pequenos empresários, e a capacitação dos escritórios de contabilidade. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Claudio de Souza Miranda - Coordenador.
      Membro: Claudio de Souza Miranda.
    9. 2006-2014. Percepcao da populacao sobre o profissional contabil
      Descrição: O projeto visa avaliar qual a percepção de diversas camadas da população sobre a profissão contábil e analisar como os profissionais da contabilidade percebem esta percepção.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Claudio de Souza Miranda - Coordenador.
      Membro: Claudio de Souza Miranda.
    10. 2006-2012. Estilos de Aprendizagem em cursos de Ciencias Contabeis
      Descrição: O projeto visa fazer uma análise cruzada dos estilos de aprendizagem dos alunos com as principais métodos de ensino, buscando avaliar se os melhores métodos tem sido utilizados e qual sua eficácia. O projeto está sendo aplicado em insittuições de ensino do norte e nordeste paulista.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Claudio de Souza Miranda - Coordenador.
      Membro: Claudio de Souza Miranda.
    11. 2006-Atual. Ensino superior em Contabilidade no Brasil
      Descrição: o projeto buscar avaliar como os conteúdos obirgatórios e optativos de contabilidade tem sido aplicados nas univesidades brasileiras. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Claudio de Souza Miranda - Coordenador.
      Membro: Claudio de Souza Miranda.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (4)
    1. Prêmio de melhor trabalho do eixo Educación: Contabilidad, Finanzas y Gestión - Planilhas eletrônicas no contexto das atividades profissionais da área contábil financeira na América espanho, Fourth Global Congress on Accounting and Finance INTERGES - Universidad Nacional de Colombia.. 2018.
      Membro: Claudio de Souza Miranda.
    2. Indicado entre os 3 melhores trabalhos do ano de 2015, Revista de Gestão, Finanças e Contabilidade (RGFC).. 2016.
      Membro: Claudio de Souza Miranda.
    3. Orientação do 3º Melhor Monografia do curso de Ciências Contábeis da FEARP-USP, Fundace.. 2015.
      Membro: Claudio de Souza Miranda.
    4. Orientação de Melhor Monografia do curso de Ciências Contábeis da FEARP-USP, FEARP-Fundace.. 2010.
      Membro: Claudio de Souza Miranda.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (53)
    1. 15º Congresso Científico do Centro Universitário da Fundação Hermínio Ometto - FHO. Oportunidades da área acadêmica em Contabilidade. 2020. (Congresso).
    2. 6º FÓRUM DE BOAS PRÁTICAS DE AUDITORIA E CONTROLE INTERNO. 2020. (Simpósio).
    3. 6º Workshop de Contabilidade e Tributação.Debatedor do trabalho - ANÁLISE DOS ASPECTOS DO CONTROLE INTERNO NOS REGIMES PRÓPRIOS DE PREVIDÊNCIA SOCIAL DO ESTADO DE MATO GROSSO. 2020. (Simpósio).
    4. Ciclo de palestras Centro Universitário UniFafibe.Auditoria e Perícia: Perspectivas das carreiras e o futuro da profissão contábil. 2020. (Outra).
    5. ECar Day.Planejamento do desenvolvimento de novas atividades do ECar. 2020. (Encontro).
    6. Feira USP e as Profissões - Edição Virtual. Live do Curso de Ciências Contábeis da FEA-RP. 2020. (Feira).
    7. 5º Congresso de Graduação da USP. A USP ESTÁ PREPARADA PARA ESTUDANTES DE ESCOLAS PÚBLICAS? ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOCENTE. 2019. (Congresso).
    8. XVII Semana de Ciências Contábeis da UniFafbe.Fraudes e mecanismos de controle interno. 2019. (Encontro).
    9. XL Congresso da ANPAD. Perfil e percepção dos egressos do programa de pós-graduação contábil: um estudo na FEAR-RP-USP. 2016. (Congresso).
    10. XVI Congresso USP de Controladoria e Contabilidade. Análise do Rendimento Acadêmico dos Alunos Beneficiados pelo INCLUSP/PASUSP do Curso de Ciências Contábeis da FEARP-USP. 2016. (Congresso).
    11. I Congresso UFU de Contabilidade. Percepção sobre a carreira de contabilidade sob a ótica de professores do ensino médio. 2015. (Congresso).
    12. V Encontro de Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade - EnEPQ. O Exame de Suficiência em Contabilidade: uma Avaliação sob a Perspectiva de Pesquisadores. 2015. (Congresso).
    13. XVI Encontro Internacional sobre Gestão Empresarial e Meio Ambiente.Abordagens dos cursos de Administração no Estado de São Paulo em relação ao ensino do Desenvolvimento Sustentável. 2014. (Encontro).
    14. IX Congreso de Educadores del Área Contable. 2013. (Congresso).
    15. VII Encontro de Professores de Ciências Contábeis da Região de Ribeirão Preto. 2013. (Encontro).
    16. VI Encontro de Professores de Ciências Contábeis da Região de Ribeirão Preto. 2012. (Encontro).
    17. 5ª Semana de Matemática Aplicada a Negócios.Minicurso - Excel como ferramenta de Gestão de Negócios. 2008. (Seminário).
    18. Workshop RCC Sobre Alteração na LEI das S/A. 2008. (Oficina).
    19. XXXII Encontro Anual da Associação Nacional de Pós Graduação em Administração. O Ensino da Teoria da Contabilidade: Uma Avaliação em Instituições no Estado de São Paulo. 2008. (Congresso).
    20. I Congresso da Anpcont. Estilos de Aprendizagem e sua Inter-relação com as Técnicas de Ensino: uma Avaliação com o Modelo Vark no Curso de Ciências Contábeis de uma IES no Interior Paulista. 2007. (Congresso).
    21. Semana de Contábeis do Cento Universitário Moura Lacerda.Percepções da Profissão Contábil. 2007. (Seminário).
    22. V Semana de Ciências Contábeis das Faculdades Integradas Fafibe.Avaliação de Desempenho Econômico em Entidades Públicas. 2007. (Simpósio).
    23. 1º Empreender Social. 2006. (Outra).
    24. 2º congresso Brasileiro de Sistemas. 2006. (Congresso).
    25. 6º Congresso USP de Controladoria e Contabilidade. INTERDISCIPLINARIDADE E MÉTODOS DE ENSINO NO CURSO DE CONTABILIDADE: UM ESTUDO NO NORDESTE PAULISTA. 2006. (Congresso).
    26. 6º Empreender - Seminário sobre empreendedorismo. 2006. (Seminário).
    27. O uso do estudo de caso em sala de aula. 2006. (Outra).
    28. Sports Management. 2006. (Outra).
    29. Workshop - Existe Aprendizagem no EAD?. 2006. (Outra).
    30. XXX Encontro Anual da Associação Nacional de Pós Graduação em Administração. Desenvolvimento de um modelo de dimensionamento do suporte da medição de desempenho para o processo de melhoria contínua: um exemplo de classificação de empresas certificadas ISO 9001. 2006. (Congresso).
    31. Fórum de Inovação Tecnológica, Inclusão Social e Redes de Cooperação. 2005. (Outra).
    32. VIII SEMEAD ? Seminário de Administração da FEA-USP.A Internet como ferramenta de comunicação no Turismo: um estudo exploratório da utilização de e-mails pelo trading em Ribeirão Preto e seus impactos no turismo local. 2005. (Seminário).
    33. I Semana de Gestão das Faculdades Integradas Fafibe.Perícia Trabalhista. 2004. (Outra).
    34. Seminário Avançado em Gestão e Conhecimento Empresarial sobre Criatividade e Inovação. 2004. (Seminário).
    35. Seminário Avançado em Gestão e Conhecimento Empresarial sobre Gestão Pública. 2004. (Seminário).
    36. IV simpósio de Produção Científica.Visões do profissional Economista e de seu mercado de trabalho em Ribeirão Preto. 2003. (Simpósio).
    37. Seminário de Formação de Recursos Humanos para Agronegócios. 2003. (Seminário).
    38. 2º Seminário de Administração Pública e Gerenciamento de Cidades. 2001. (Seminário).
    39. Avaliação Institucional ¿ um processo em construção. 2001. (Outra).
    40. I Fórum de Estudos Contábeis ? Redesenhando a contabilidade.O contador como agente de desenvolvimento de micros e pequenas empresas: um estudo exploratório. 2001. (Outra).
    41. I MKT Ribeirão ¿ Encontro de Marketing do Interior. 2000. (Encontro).
    42. VII Congresso Brasileiro de Custos. Aspectos dos custos de segurança no comércio eletrônico via Internet. 2000. (Congresso).
    43. VII Simpósio de Engenharia de Produção (SIMPEP).O uso de ferramentas Data Mining como suporte as estratégias do ECR. 2000. (Simpósio).
    44. XX Encontro Nacional de Engenharia de Produção (ENEGEP). O ECR como fator de crescimento para o setor supermercadista. 2000. (Congresso).
    45. II Simpósio de administração da produção, logística e operações industriais (SIMPOI).Cadeia Produtiva: os supermercados e a utilização do ECR. 1999. (Simpósio).
    46. I Seminário de Economia e Administração e Contabilidade (SEAC).Potencialidades do setor de turismo brasileiro na internet. 1999. (Seminário).
    47. Participou da 51ª Reunião Anual da SBPC.Aspectos das tecnologias da infomação nas atividades empresariais: uma aplicação data mining em modelos de insolvência financeira. 1999. (Encontro).
    48. I Encontro de Iniciação Ciêntífica e I Encontro de professores pesquisadores.O processo de pesquisa na área de humanas. 1998. (Encontro).
    49. V Simpósio de engenharia de Produção (SIMPEP).Tendências da logística no setor supermercadista. 1998. (Simpósio).
    50. workshop A eficácia da cadeia de abastecimento ? Os desafios das virada do século. 1998. (Outra).
    51. 2º workshop TQM ¿ Aplicado ao ensino de Ciências Contábeis. 1996. (Outra).
    52. III Congresso Brasileiro de Gestão Estratégica de Custo. 1996. (Congresso).
    53. XXX Assembléia Anual do CLADEA. 1995. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (9)
    1. MIRANDA, C. S.. III SEFEA - Semana Empresarial da FEARP-USP. 2020. (Outro).. . 0.
    2. MIRANDA, C. S.; ARAUJO, A. M. P.. XIV Encontro de Professores de Contabilidade. 2020. Outro
    3. MIRANDA, C. S.; ARAUJO, A. M. P.. XIII Encontro de Professores de Contabilidade. 2019. Outro
    4. MIRANDA, C. S.. II SEFEA - Semana Empresarial da FEARP-USP. 2019. (Outro).. . 0.
    5. MIRANDA, C. S.. I SEFEA - Semana Empresarial da FEARP-USP. 2018. (Outro).. . 0.
    6. PROCÓPIO, A.M. ; MIRANDA, C. S.. V Encontro de Professores de Contabilidade da FEARP-USP. 2011. Outro
    7. MIRANDA, C. S.; RIBEIRO, M.S.. Diálogos com a Comunidade. 2007. Outro
    8. MIRANDA, C. S.; RIBEIRO, M.S.. II Workshop de Monografias do Departamento de Contabilidade da FEARP/USP. 2006. Outro
    9. MIRANDA, C. S.; GHISI, F. A.. I SEAC ? Seminário de Economia, Administração e Contabildiade da FEARP. 1999. Outro

Lista de colaborações



(*) Relatório criado com produções desde 1970 até 2021
Data de processamento: 02/05/2022 00:42:04