PPGCC

Alexandre Costa Quintana

Doutor em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Atualmente professor da Universidade Federal do Rio Grande(FURG). Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade - Mestrado Acadêmico da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Editor da revista Sinergia (ISSN 0102-7360, ISSNe 2236-7608). Líder do grupo de pesquisa Núcleo de Pesquisa e Extensão em Contabilidade e Finanças (NUPECOF), credenciado pelo CNPQ. Autor dos Livros: Fluxo de Caixa: Demonstrações Contábeis; Contabilidade Pública; Exame de Suficiência do CFC Comentado; Transparência: instrumento para governança pública no Brasil; NBCASP - Normas de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público sob a ótica das IPSAS: um estudo comparativo; Contabilidade Básica:passo-a-passo; e Controle Gerencial e Educação em Contabilidade: discutindo perspectivas. Tem experiência na área de Contabilidade, com ênfase em Educação em Contabilidade e Contabilidade Aplicada ao Setor Público. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/2892225053608462 (24/08/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal do Rio Grande, Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis. Rua Alfredo Huck, s/nº Centro 96206-210 - Rio Grande, RS - Brasil Telefone: (53) 32935081 URL da Homepage: http://www.furg.br
  • Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
  • Área: Administração
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (16)
    1. 2021-Atual. MAPEAMENTO E AVALIACAO ECONOMICA DAS PRATICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES NA ATENCAO PRIMARIA EM SAUDE DO MUNICIPIO DO RIO GRANDE/RS
      Descrição: Objetivo Geral Desenvolver o mapeamento e a avaliação econômica das Práticas Integrativas e Complementares implementadas na Atenção Primária em Saúde no município do Rio Grande/RS. Objetivos específicos 1. Mapear a oferta de serviços e de Práticas Integrativas e Complementares na Atenção Primária em Saúde e a produção de atendimentos entre os anos 2013 e 2020 no município do Rio Grande. 2. Avaliar a efetividade das equipes de Atenção Primária à Saúde com e sem oferta de Práticas Integrativas e Complementares no cuidado a usuários do Sistema Único de Saúde com condições crônicas de saúde no município do Rio Grande; 3. Estabelecer os custos diretos e indiretos pertinentes à manutenção da oferta de Práticas Integrativas e Complementares na Atenção Primária à Saúde no município do Rio Grande; 4. Apurar os custos da oferta de Práticas Integrativas e Complementares nas equipes de Atenção Primária à Saúde do Rio Grande e especificamente, no cuidado a usuários do Sistema Único de Saúde com condições crônicas; 5. Realizar a avaliação econômica da oferta de Práticas Integrativas e Complementares em equipes de Atenção Primária à Saúde no cuidado a usuários do Sistema Único de Saúde com condições crônicas no município do Rio Grande.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Alexandre Costa Quintana - Coordenador / Gibran da Silva Teixeira - Integrante / Diéssica Roggia Piexak - Integrante / Aline Cristina Calçada de Oliveira - Integrante / Bruna Felix da Silva Nornberg - Integrante / CARLA AMORIM NEVES GONCALVES - Integrante / CARLIUZA ORIENTE LUNA - Integrante / Camilla Maria Ferreira de Aquino - Integrante / Pedro Henrique Soares Leivas - Integrante / Islândia Maria Carvalho de Sousa - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Auxílio financeiro.
      Membro: Alexandre Costa Quintana.
    2. 2021-Atual. TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCACAO E O REFLEXO NAS METODOLOGIAS DE ENSINO NA GRADUACAO EM CIENCIAS CONTABEIS NO POS-PANDEMIA COVID-19
      Descrição: A sociedade vem se modificando ao longo do tempo e as tecnologias têm parte importante desta transformação auxiliando as pessoas em suas necessidades. Um dos exemplos em que a tecnologia influenciou na rotina da sociedade foi o acometimento da pandemia de Covid-19, no qual, as pessoas ao redor do mundo precisam se adaptar a uma nova realidade. A educação impactada por essa pandemia, acabou suspendendo inicialmente as suas atividades e fechando temporariamente escolas e universidades. Porém, a tecnologia foi a alternativa escolhida por gestores e agentes públicos para retomar as aulas e manter ao mesmo tempo as instalações fechadas, por meio da implementação do ensino remoto. No entanto, a medida que os primeiros sinais de redução nas infecções e possível final do momento pandêmico, fica a dúvida sobre como as tecnologias serão vistas e utilizadas no pós-pandemia, com o retorno as atividades presenciais nas Universidades. Dessa forma, o presente projeto pretende analisar quais os impactos do uso das tecnologias digitais na educação nas metodologias de ensino na graduação em Ciências Contábeis, focando os alunos e docentes dos cursos ofertados na modalidade presencial em Instituições de Ensino Superior (IES), no pós-pandemia. Nesse sentido, deves observar que a utilização de tecnologias digitais, na forma de tecnologias educativas pode representar um meio de colaboração ao processo de aprendizado; essas formas alternativas podem servir de motivação e interesse para o envolvimento do acadêmico de forma mais ativa no processo de aprendizado, principalmente, depois do uso frequente das tecnologias nos momentos de ensino remoto. Para isso, torna-se relevante conhecer a sua relação com as metodologias de ensino utilizadas pelos docentes que atuam na graduação em Ciências Contábeis, e como os estudantes percebem essa utilização.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (4) . Integrantes: Alexandre Costa Quintana - Coordenador / Alex Sandro Rodrigues Martins - Integrante / Cristiane Gularte Quintana - Integrante / Cristiano Carvalho Lopes - Integrante / Deise Ferreira - Integrante / Douglas Colares da Silveira - Integrante / Aline Vitória Silva da Silva - Integrante. Número de orientações: 3
      Membro: Alexandre Costa Quintana.
    3. 2017-2020. Perfil Profissional e Academico dos Egressos do Curso de Ciencias Contabeis na Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
      Descrição: Anualmente, cerca de 50 alunos concluem o curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Em função da falta de política de acompanhamento deste contingente de egressos, busca-se responder o seguinte questionamento: qual o caminho percorrido pelos estudantes após a conclusão do curso? Deste modo, o presente projeto tem como objetivo identificar o perfil profissional e acadêmico dos egressos do curso de Ciências Contábeis da FURG. Assim sendo, pretende-se fazer um levantamento dos egressos do curso de Ciências Contábeis, desde a primeira turma datada de 1975. Para delimitar a amostra, serão considerados os egressos dos últimos 15 anos, devido à disponibilidade de informações no banco de dados do sistema interno da FURG. Espera-se que os achados desta pesquisa contribuam para a promoção do marketing institucional, face à oferta, no ano de 2017, do Mestrado em Contabilidade.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Alexandre Costa Quintana - Coordenador / Ana Paula Capuano da Cruz - Integrante / Michele Josiane Rutz Buchweitz - Integrante / Thaís Aparecida Pereira - Integrante. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Alexandre Costa Quintana.
    4. 2017-Atual. Tecnologias da Educacao e seu reflexo nos metodos de ensino na graduacao em Ciencias Contabeis
      Descrição: A utilização de tecnologias da informação e comunicação (TICs), na forma de tecnologias educativas pode representar um meio de colaboração ao processo de aprendizado; essas formas alternativas podem servir de motivação e interesse para o envolvimento do acadêmico de forma mais ativa no processo de aprendizado. Para isso, torna-se relevante conhecer a sua relação com os métodos de ensino utilizados pelos docentes que atuam na graduação em Ciências Contábeis. Desta forma, pretende-se com este estudo analisar quais os impactos do uso das tecnologias da educação nos métodos de ensino na graduação em Ciências Contábeis, focando os alunos e docentes do curso de Ciências Contábeis ofertado na modalidade presencial em uma Instituição de Ensino Superior (IES) que possui sede na região Sul do Brasil. A metodologia do estudo caracteriza-se por um levantamento, com coleta de dados documental e por meio de questionários estruturado destinados aos estudantes e a realização de entrevistas semiestruturadas com os docentes do curso.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (4) . Integrantes: Alexandre Costa Quintana - Coordenador / Alex Sandro Rodrigues Martins - Integrante / Michele Urrutia Heinz - Integrante / Bruna Terra Mohad - Integrante / Carla Milena Gonçalves Fernandes - Integrante / Alcir Júnior Garcia da Matta - Integrante / Mariele Castro dos Santos - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T & A: 14
      Membro: Alexandre Costa Quintana.
    5. 2016-Atual. Acesso a Informacao: diagnostico dos gastos publicos para manutencao dos agentes politicos a nivel federal
      Descrição: No atual momento político, observa-se que os agentes públicos aparecem em destaque, principalmente, no que se refere a acontecimentos que envolvem ações de corrupção e má gestão dos recursos públicos. Nesse contexto surge a gestão voltada à boa governança, a qual aponta a transparência como um de seus requisitos fundamentais, ampliando o nível de acesso do cidadão às informações sobre a gestão pública, o desempenho de seus governantes e como são realizados os gastos para manter o ente público, especialmente, os que mantém a casa legislativa e os diversos ministérios existentes, passando pelos subsídios recebidos por agentes políticos na forma de subsídios e outras vantagens. Neste sentido, o objetivo do presente projeto é analisar as informações divulgadas pelas instituições públicas, por meio de seus portais de transparência, sobre os gastos necessários para manter os agentes políticos em suas funções, a nível federal. A metodologia do estudo caracteriza-se por um levantamento, com coleta de dados documental e por meio dos portais de transparência.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (4) . Integrantes: Alexandre Costa Quintana - Coordenador / Anderson Betti Frare - Integrante / Amanda do Amaral Nunes - Integrante / Vagner Horz - Integrante / Carla Milena Gonçalves Fernandes - Integrante / César Leonardo dos Santos - Integrante / Leinad de Carvalho Silva - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Bolsa. Número de produções C, T & A: 5
      Membro: Alexandre Costa Quintana.
    6. 2015-2017. Uso das Tecnologias da Informacao e Comunicacao na Graduacao em Ciencias Contabeis e seu reflexo no Desempenho no ENADE e no Exame de Suficiencia: um estudo em instituicoes de ensino superior da regiao sul do Brasil
      Descrição: A preocupação com qualificação e melhorias nas práticas pedagógicas deve estar presente nas funções de todo o docente. A utilização de tecnologias da informação e comunicação (TICs), na forma de tecnologias educativas pode representar um meio de colaboração ao processo de aprendizado; essas formas alternativas podem servir de motivação e interesse para o envolvimento do acadêmico de forma mais ativa no processo de aprendizado. Considerando que o uso de tecnologias da informação e comunicação tem sido percebido como contributivo no processo de ensino-aprendizagem, o desempenho do estudante pode ser afetado em função do uso destas tecnologias. O estudante de graduação em Ciências Contábeis, ao final do curso, tem o seu desempenho avaliado por, pelo menos, duas formas: o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE/INEP/MEC) e o Exame de Suficiência (Conselho Federal de Contabilidade/CFC). A intenção do presente projeto é investigar o possível reflexo que o uso de tecnologias pode trazer aos resultados destas avaliações de desempenho.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (3) . Integrantes: Alexandre Costa Quintana - Coordenador / Débora Gomes Machado - Integrante / Ana Paula C da Cruz - Integrante / Flávia Regina Costa Czarneski - Integrante. Número de produções C, T & A: 3
      Membro: Alexandre Costa Quintana.
    7. 2012-2016. A Transparencia de Informacoes em Instituicoes Publicas
      Descrição: Há décadas se discute sobre a qualidade e a transparência das informações divulgadas pelas empresas e sua relevância ao processo decisório de shareholders e stakeholders. Sejam estas informações compulsórias ou voluntárias, o que se percebe é uma demanda cada vez mais crescente por tipos e modalidades de informações que atendam ás expectativas de acionistas, investidores, órgãos reguladores, governo, entidades filantrópicas e a sociedade em geral e que possibilitem a redução da assimetria informacional entre as partes envolvidas nestas relações. Neste contexto, a evidenciação de informações, o disclosure, revela-se como uma ferramenta relevante à transparência das informações, sejam estas de natureza financeira, econômica, social ou ambiental, em empresas públicas e privadas. No âmbito das instituições públicas, percebe-se um significativo avanço na área de Tecnologia da Informação (TI), o qual tem gerado importantes transformações na administração pública brasileira, sendo ocasionadas especialmente pela implantação de sistemas informatizados e a utilização de websites, que têm contribuído amplamente para a evidenciação de informações com maior transparência, o que se reflete em melhores processos de controle social e prestação de contas. Ainda, a realidade atual em que as instituições públicas se inserem, configura-se em um ambiente com recursos cada vez mais escassos, onde se torna preciso gerir a coisa pública no alcance do melhor resultado, com o mínimo de recursos possível. Surge então, a figura da Nova Gestão Pública (New Public Management), caracterizada pela aplicação dos princípios da gestão privada no setor público, priorizando essencialmente a eficiência, a eficácia e a economicidade. Nesse contexto desponta a gestão voltada à boa governança, a qual aponta a transparência como um de seus requisitos fundamentais, ampliando o nível de acesso do cidadão às informações sobre a gestão pública e o desempenho de seus governantes.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (3) . Integrantes: Alexandre Costa Quintana - Integrante / Flávia Verônica da Silva Jacques - Integrante / Clea Beatriz Macagnan - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Alexandre Costa Quintana.
    8. 2011-2013. A Importancia da Contabilidade para o Processo de Gerenciamento e Prestacao de Contas de Recursos Financeiros nas Entidades do Terceiro Setor
      Descrição: Estando o país em plena expansão de sua economia, surge a figura do ?terceiro setor,? formado pelas organizações não governamentais (ONGs) sem fins lucrativos, que movimentam hoje cerca de 2% do PIB nacional. Conforme relatado no I Seminário de Contabilidade no 3º Setor realizado pelo SESCON e levantamento feito pelo ISER (Instituto Superior de Estudos da Religião - RJ), em parceria com a Johns Hopkins University, o chamado ?terceiro setor? emprega no Brasil quase um milhão de pessoas com cerca de mais de 220 mil organizações sociais prestando atendimento a 40 milhões de pessoas e, como acontece nas empresas privadas, estas também precisam efetuar a sua contabilidade. Assim, o objetivo geral deste estudo é investigar o cenário gerencial e contábil das entidades do terceiro setor da cidade de Rio Grande com o intuito de verificar o funcionamento destas entidades e se estas apóiam-se na contabilidade para o processo de prestação de contas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Especialização: (4) . Integrantes: Alexandre Costa Quintana - Coordenador / Flávia Verônica da Silva Jacques - Integrante / Daiane Pias Machado - Integrante. Financiador(es): Universidade Federal do Rio Grande - Bolsa. Número de produções C, T & A: 5
      Membro: Alexandre Costa Quintana.
    9. 2010-2013. A Importancia dos Instrumentos Gerenciais e dos Profissionais envolvidos na Contabilidade no Processo de Gestao das Micro e Pequenas Empresas
      Descrição: No cenário econômico brasileiro, as micro e pequenas empresas (ou empresas de pequeno porte) representam uma significativa participação quanto a geração de emprego e renda. Conforme pesquisa realizada pelo SEBRAE, no primeiro semestre de 2007, acerca de fatores condicionantes e taxas de sobrevivência e mortalidade das micro e pequenas empresas no Brasil (2003-2005), constatou-se que estas empresas geram importantes postos de trabalho, cerca de 81% em 2003 aumentando para 94% em 2005, empregando em média cerca de cinco trabalhadores com carteira assinada, cada uma. Por outro lado, a mesma pesquisa revela que para 68% dos empresários que tiveram que encerrar suas atividades, no período investigado, a principal razão para o fechamento da empresa está centrada no bloco de falhas gerenciais, dentre eles: causas econômicas, falta de conhecimentos gerenciais e de mercado e inexistência de informações adequadas. Diante destes aspectos, a contabilidade revela-se como um recurso de grande importância para as empresas, pois possibilita através de suas Demonstrações Contábeis fornecer informações acuradas e tempestivas sobre o patrimônio da entidade e seu desempenho, servindo de subsídio ao processo decisório. O objetivo geral deste estudo é investigar o cenário gerencial e contábil das micro e pequenas empresas da cidade de Rio Grande com o intuito de confirmar se há ou não a utilização de serviços contábeis.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Especialização: (3) . Integrantes: Alexandre Costa Quintana - Coordenador / Flávia Verônica da Silva Jacques - Integrante / Daiane Pias Machado - Integrante. Financiador(es): Universidade Federal do Rio Grande - Bolsa. Número de produções C, T & A: 4
      Membro: Alexandre Costa Quintana.
    10. 2008-2010. Analise da Contribuicao da Contabilidade e da Auditoria Governamental para uma melhor Transparencia na Gestao Publica em busca do Combate a Corrupcao
      Descrição: Nas últimas décadas, com a globalização e o rápido avanço na área de Tecnologia da Informação, a administração federal brasileira sofreu diversas transformações, como a implantação de sistemas integrados (Sistema Integrado de Administração Financeira - SIAFI, Sistema Integrado de Administração de Pessoal - SIAPE, Sistema Integrado de Administração de Serviços Gerais - SIASG, etc), auxiliando assim, os controles internos e externos e por conseqüência, buscando uma maior transparência e controle social. Por conseguinte, a sociedade passou a se organizar criando organizações não-governamentais (ONG?s), sociedades civis, entre outras, para exigir seus direitos constitucionais bem como uma maior transparência na administração pública. Portanto, o presente estudo pretende demonstrar como a contabilidade e a auditoria governamental influenciam para uma maior e melhor transparência na atuação estatal (mais especificamente no poder executivo federal), e por conseqüência, no fortalecimento do combate à corrupção. A fundamentação teórica será revestida de um estudo monográfico teórico, por meio de pesquisa bibliográfica em obras de autores consagrados na área, trabalhos científicos, pesquisa na legislação aplicável ao tema, bem como em sites correlacionados ao assunto.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (3) . Integrantes: Alexandre Costa Quintana - Coordenador / Walter Nunes Oleiro - Integrante / Roselaine da Cruz Mendes - Integrante. Número de produções C, T & A: 4
      Membro: Alexandre Costa Quintana.
    11. 2008-2010. Analise da Presenca da Governanca Corporativa na Gestao das Empresas Publicas, considerando sua Contribuicao a Transparencia Governamental e ao Controle da Corrupcao
      Descrição: Pretende-se com este estudo demonstrar como a presença da governança corporativa e, mais especificamente, suas práticas podem contribuir para a gestão pública, sob o aspecto do auxílio na transparência, no controle à corrupção e na prestação de contas (accountability), sugerindo, dessa forma, a adoção dos mecanismos mais influentes em diferentes instituições públicas, como autarquias, prefeituras, secretarias e etc. A fundamentação teórica será revestida de um estudo focado nas principais práticas de governança corporativa aplicáveis ao setor público, no aspecto da avaliação de desempenho, por meio dos parâmetros da governança, bem como os temas afetos à transparência, corrupção e controle social relacionados ao assunto proposto.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) . Integrantes: Alexandre Costa Quintana - Coordenador / Walter Nunes Oleiro - Integrante / Roselaine da Cruz Mendes - Integrante / Ana Paula Ferreira Alves - Integrante. Financiador(es): Controladoria-Geral da União - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Alexandre Costa Quintana.
    12. 2007-2011. Analise Financeira de Resultado e da Estrututracao das Demonstracoes Contabeis das Empresas do Setor Privado
      Descrição: As demonstrações contábeis constituem-se em elemento fundamental para o conhecimento da real estrutura econômico-financeira das empresas. A forma de estruturação das demonstrações contábeis é abordada considerando o exposto nas Normas Brasileiras de Contabilidade e nos Princípios Fundamentais de Contabilidade. As demonstrações segundo a lei das sociedades por ações deverão ser divulgadas juntamente com o relatório dos órgãos da administração da empresa. Além disto, a responsabilidade técnica sobre o sistema contábil da empresa deve estar a cargo, exclusivamente, de um contador ou de um técnico em contabilidade registrado no Conselho Regional de Contabilidade. As demonstrações contábeis segundo a lei 6.404/76 são utilizadas pelos administradores para prestar contas sobre os aspectos públicos de responsabilidade da empresa perante aos acionistas, o governo e a comunidade em geral. A intenção deste estudo, em termos de acréscimo ao conhecimento existente, é mostrar como as empresas estão apresentando a suas demonstrações contábeis, principalmente no sentido de identificar a utilidade na tomada de decisões relacionadas a área financeira. O objetivo desta pesquisa é verificar se as empresas estão divulgando corretamente as demonstrações contábeis publicadas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) . Integrantes: Alexandre Costa Quintana - Coordenador. Número de produções C, T & A: 10
      Membro: Alexandre Costa Quintana.
    13. 2005-2008. Analise da Utilizacao da Demonstracao do Fluxo de Caixa como um Instrumento de Gestao Financeira nas Sociedades Anonimas de Capital Aberto da Regiao Sul do Brasil
      Descrição: O objetivo geral desse estudo é analisar se efetivamente a Demonstração do Fluxo de Caixa está sendo utilizada como um instrumento de gestão financeira pelas sociedades anônimas de capital aberto da Região Sul do Brasil. Os objetivos específicos são: a) Identificar se as empresas elaboram a Demonstração do Fluxo de Caixa como um instrumento para tomada de decisão interna ou apenas para divulgação externa. b) Verificar quais os tipos de decisões tomadas pelos administradores das empresas, em função da utilização da Demonstração do Fluxo de Caixa. c) Verificar se a Demonstração do Fluxo de Caixa é elaborada pelo método direto ou pelo método indireto. d) Verificar se as empresas utilizam medidas de desempenho para analisar sua Demonstração do Fluxo de Caixa. e) No caso das empresas que não utilizam a Demonstração do Fluxo de Caixa, verificar quais são os instrumentos utilizados na gestão financeira.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Alexandre Costa Quintana - Coordenador. Número de produções C, T & A: 8
      Membro: Alexandre Costa Quintana.
    14. 2005-2008. Analise Comparativa das Despesas de Custeio entre as Universidades Federais do Brasil
      Descrição: Este projeto busca um diagnóstico do contexto atual por meio de uma análise comparativa sobre as despesas de custeio (correntes) das Universidades Federais do Brasil, em relação aos indicadores de número de alunos matriculados, vagas oferecidas e número de alunos diplomados.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Alexandre Costa Quintana - Coordenador. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Alexandre Costa Quintana.
    15. 2005-2008. Perfil do Academico que Ingressa no Curso de Ciencias Contabeis
      Descrição: 4. Objetivo: Realização de uma pesquisa com os seguintes objetivos: - conhecimento do perfil dos alunos que ingressam no curso; - conhecimento das dificuldades em termos de formação para ingresso no curso; - interação do curso com a comunidade; - conhecer de onde procedem os acadêmicos do curso; - criação de banco de informações dos acadêmicos que ingressam no curso; - conhecer as condições dos acadêmicos para ingressar no curso; - buscar elementos para aproveitar estes acadêmicos em bolsas de trabalho ou estágio. - comparar o perfil dos alunos que ingressarão nos próximos quatro anos, com os dados da pesquisa realizada entre 2000 e 2003.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Alexandre Costa Quintana - Coordenador. Número de produções C, T & A: 5
      Membro: Alexandre Costa Quintana.
    16. 2005-2008. Influencia da Atividade Profissional e do Estagio na Vida Academica do Aluno do Curso de Ciencias Contabeis
      Descrição: Realização de uma pesquisa com os seguintes objetivos: - conhecimento do número de estudantes do curso que trabalham; - conhecimento do número de estudantes do curso que realizam estágio; - conhecimento da interferência das atividades profissionais no rendimento acadêmico; - identificar qual o semestre que normalmente a maior parte dos estudantes do curso começam a trabalhar; - conhecer as dificuldades dos estudantes em conciliar a atividade profissional e a atividade acadêmica; - identificar quais as vantagens e desvantagens de realizar-se estágio ou atividade profissional durante o curso; - identificação qual o percentual de estudantes que realizam estágios na área contábil; - identificação qual o percentual de estudantes que já exercem atividade profissional como técnicos em contabilidade ou atividades auxiliares da contabilidade; - identificar as diferenças existentes entre os alunos do curso diurno e noturno em relação as questões levantadas no item anteriores; - identificação da melhor estrutura para a disciplina de estágio; - propor condições para a existência da disciplina ?Estágio?.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Alexandre Costa Quintana - Coordenador. Número de produções C, T & A: 1
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Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (28)
    1. Melhor trabalho na área de Educação em Contabilidade no 21º USP International Conference in Accounting, Universidade de São Paulo.. 2021.
      Membro: Alexandre Costa Quintana.
    2. Professor homenageado da Turma de 2019/1 do curso de Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande - FURG.. 2019.
      Membro: Alexandre Costa Quintana.
    3. Professor homenageado da Turma de 2019/2 do curso de Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande - FURG.. 2019.
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    4. Certificado de mérito por trabalho destacado na área temática Inovação e Tecnologia da Informação na Convenção de Contabilidade do Rio Grande do Sul, Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul.. 2019.
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    5. Paraninfo da Turma de 2018/1 do curso de Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande - FURG.. 2018.
      Membro: Alexandre Costa Quintana.
    6. Professor homenageado da Turma de 2018/2 do curso de Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande - FURG.. 2018.
      Membro: Alexandre Costa Quintana.
    7. Professor Homenageado da Turma de 2017/1 do curso de Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande - FURG.. 2017.
      Membro: Alexandre Costa Quintana.
    8. Patrono da Turma de 2017/2 do curso de Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande - FURG.. 2017.
      Membro: Alexandre Costa Quintana.
    9. Patrono da Turma 2017 do Pólo de Santa Vitória do Palmar do curso de Graduação de Administração à Distância, Universidade Federal do Rio Grande - FURG.. 2017.
      Membro: Alexandre Costa Quintana.
    10. Professor Homenageado da Turma de 2016/1 do curso de Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande - FURG.. 2016.
      Membro: Alexandre Costa Quintana.
    11. Certificado de mérito por trabalho destacado na área temática Ética e Responsabilidade Social na Convenção de Contabilidade do Rio Grande do Sul, Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul.. 2013.
      Membro: Alexandre Costa Quintana.
    12. Professor Homenageado da Turma de 2013/1 do curso de Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande - FURG.. 2013.
      Membro: Alexandre Costa Quintana.
    13. Destaque melhor trabalho na área temática Contabilidade para usuários externos na Convenção de Contabilidade do Rio Grande do Sul, Conselhor Regional de Contabilidade do RS.. 2011.
      Membro: Alexandre Costa Quintana.
    14. Destaque melhor trabalho na área temática Ética e responsabilidade social na Convenção de Contabilidade do Rio Grande do Sul, Conselho Regional de Contabilidade do RS.. 2011.
      Membro: Alexandre Costa Quintana.
    15. Prêmio Prof. Sérgio Escorsim - melhor artigo científico ADM 2011 Congresso Internacional de Administração, UEPG.. 2011.
      Membro: Alexandre Costa Quintana.
    16. Paraninfo da Turma de 2011 do curso de Ciências Contábeis - Diurno, Universidade Federal do Rio Grande - FURG.. 2011.
      Membro: Alexandre Costa Quintana.
    17. Patrono da Turma 2011 do Pólo de São Lourenço do curso de Graduação de Administração à Distância, Universidade Federal do Rio Grande - FURG.. 2011.
      Membro: Alexandre Costa Quintana.
    18. Menção Honrosa pela participação no Prêmio Contador Zilmar Bazerque Vasconcelos - 8a edição, Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul.. 2011.
      Membro: Alexandre Costa Quintana.
    19. Paraninfo da Turma de 2011 do curso de Ciências Contábeis - Noturno, Universidade Federal do Rio Grande - FURG.. 2011.
      Membro: Alexandre Costa Quintana.
    20. Professor Homenageado da Turma de 2010 do curso de Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande - FURG.. 2010.
      Membro: Alexandre Costa Quintana.
    21. Professor Homenageado da Turma de 2009 do curso de Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande - FURG.. 2009.
      Membro: Alexandre Costa Quintana.
    22. Professor Homenageado da Turma de 2008 do curso de Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande - FURG.. 2008.
      Membro: Alexandre Costa Quintana.
    23. Professor Homenageado da Turma de 2006 do curso de Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande - FURG.. 2006.
      Membro: Alexandre Costa Quintana.
    24. Professor Homenageado da Turma de 2005 do curso de Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande - FURG.. 2005.
      Membro: Alexandre Costa Quintana.
    25. Professor Homenageado da Turma de 2002 do curso de Ciências Contábeis, Universidade federal do Rio Grande - FURG.. 2002.
      Membro: Alexandre Costa Quintana.
    26. Paraninfo da Turma de 2000 do curso de Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande - FURG.. 2000.
      Membro: Alexandre Costa Quintana.
    27. Professor Homenageado da Turma de 1999 do curso de Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande - FURG.. 1999.
      Membro: Alexandre Costa Quintana.
    28. Professor Homenageado da Turma de 1997 do curso de Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande - FURG.. 1997.
      Membro: Alexandre Costa Quintana.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (82)
    1. Oficina Lei Geral da Proteção de Dados (LGPD) e a EaD. 2021. (Oficina).
    2. Seminário Regional UniRede - Região Sul. 2021. (Seminário).
    3. XXI USP International Conference in Accounting e XVIII Congresso USP de Iniciação Científica em Contabilidade,. 2021. (Congresso).
    4. CONECTA: Conhecimento e educação compartilhada em tecnologias de aprendizagem.Mentoria - Produção científica e publicação em periódicos. 2020. (Seminário).
    5. CONECTA: Conhecimento e educação compartilhada em tecnologias de aprendizagem.Palestra - Pós- Graduação no Brasil e na FURG. 2020. (Seminário).
    6. Webinar ORCID e as revistas científicas: importância para o ecossistema da informação em pesquisa. 2020. (Oficina).
    7. X SICONF Simpósio de Contabilidade e Finanças.Contabilidade, Transparência e Controle. 2020. (Simpósio).
    8. XX USP International Conference in Accounting e XVII Congresso USP de Iniciação Científica em Contabilidade,. 2020. (Congresso).
    9. Encontro de Extensão Universitária. 2019. (Encontro).
    10. Seminário de Meio Termo CAPES. 2019. (Seminário).
    11. XIX USP International Conference in Accounting. Fatores que Influenciam a Intenção de Uso de um APP na Educação Superior. 2019. (Congresso).
    12. XLIII Encontro da Anpad - EnANPAD 2019.Empreendedorismo Sustentável: Habilidades e Limitações dos Estudantes em uma Instituição de Ensino Superior. 2019. (Encontro).
    13. V Jornada de Actualización del Departamento de Contabilid y Tributaria.Normas Brasileñas de Contabilidad Aplicada al Sector Público e as IPSAS. 2018. (Encontro).
    14. XLII Encontro da Anpad - EnANPAD 2018.Capacitação Docente no contexto da Educação Inclusiva. 2018. (Encontro).
    15. XVIII USP International Conference in Accounting. Contabilidade Aplicada ao Setor Público. 2018. (Congresso).
    16. Aula Inaugural do 2°semestre de 2017 do curso de Ciências Contábeis da FURG.Tecnologias da Educação e seu reflexo no processo de aprendizagem. 2017. (Seminário).
    17. II Congresso de Autoavaliação FURG 2017. 2017. (Congresso).
    18. Seminário de Contabilidade da UCPEL.Dicas para o Exame de Suficiência. 2017. (Seminário).
    19. XIV Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância e III Congresso Internacional de Educação Superior a Distância. Webconferência: ferramenta para transmissão de conhecimento e avaliação em EAD. 2017. (Congresso).
    20. XIX ENGEMA Encontro Internacional sobre Gestão Empresarial e Meio Ambiente.Uma abordagem bibliométrica e epistemológica dos artigos sobre Empreendedorismo Sustentável presentes na base Spell. 2017. (Encontro).
    21. 15. Mostra da Produção Universitária. 2016. (Congresso).
    22. Seminário de Assuntos Contábeis de Rio Grande. 2016. (Seminário).
    23. XVI USP International Conference in Accounting. Tecnologias da Educação e o Reflexo no Desempenho Acadêmico. 2016. (Congresso).
    24. I Semana Academica de Ciências Contábeis da UCPEL.A Mudança nas Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público. 2015. (Encontro).
    25. I Semana Acadêmica do Curso de Comércio Exterior - FURG.Transparência e Lei de Acesso a Informação: discutindo aspectos relevantes do Orçamento da União. 2015. (Encontro).
    26. V EnEPQ 2015 Encontro de Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade.Inteligências Múltiplas: uma análise sobre os estudantes de graduação dos cursos de Ciências Contábeis, Administração de Empresas e Ciências Econômicas da Universidade Federal do Rio Grande. 2015. (Encontro).
    27. CXXIX Seminário de Discussões Metodológicas.Tecnologias da Educação: utilizando chat e fórum de discussão para qualificar o aprendizado no ensino superior. 2014. (Seminário).
    28. ENNCASP - Encontro Nacional de Contabilidade Aplicada ao Setor Público.Demonstração dos Fluxos de Caixa na área pública: uma abordagem com base na IPSAS 2 - Cash Flow Statements. 2014. (Encontro).
    29. Seminário de Contabilidade Aplicada ao Setor Público.Controle Patrimonial no Setor Público. 2014. (Seminário).
    30. XIV Congresso USP de Controladoria e Contabilidade e XI Congresso USP de iniciação científica em Contabilidade. Contabilidade Governamental e Terceiro Setor. 2014. (Congresso).
    31. XIV Encontro Acadêmico de Ciências Contábeis.Normas de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público sob a Ótica das IPSAS: um estudo comparativo. 2014. (Encontro).
    32. Congresso Internacional NAVEGAR 2013: um superporto, um super pólo, nos caminhos do desenvolvimento. 2013. (Congresso).
    33. Congresso Nacional de Administração e Ciências Contábeis. Olhando para a educação a distância: uma análise da produção científica divulgada em periódicos nacionais. 2013. (Congresso).
    34. Consórcio Doutoral EnANPAD 2013. Tecnologias da Educação: utilizando chat e fórum de discussão para qualificar o aprendizado no ensino superior. 2013. (Congresso).
    35. Encontro da ANPAD. Transparência em Municípios da Região Sul do Brasil. 2013. (Congresso).
    36. Seminário de Contabilidade Aplicada ao Setor Público.Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público e as IPSAS. 2013. (Seminário).
    37. 12 Mostra de iniciação científica, pós-graduação, pesquisa e e extensão. 2012. (Seminário).
    38. Seminário de Contabilidade Pública.Análise de Demonstrações Contábeis Governamentais. 2012. (Seminário).
    39. XV SEMEAD.Gestão do disponível: um estudo em micro, pequenas e médias empresas. 2012. (Seminário).
    40. 10ºSeminário de Contabilidade do Vale do Taquari.Rediscutindo a Contabilidade Pública. 2011. (Seminário).
    41. 4ºCongresso UFSC de Controladoria e Finanças. Análise Bibliométrica da Produção Científica sobre Contabilidade Pública no Encontro de Administração Pública e Governança - ENAPG e na Revista de Administração Pública - RAP, no período de 2004 a 2009. 2011. (Congresso).
    42. Congresso Internacional de Custos. Mensuração de Custos na Área da Saúde: um estudo de caso em uma clínica de Fisiatria. 2011. (Congresso).
    43. Congresso USP de Controladoria e Contabildiade. ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE OS INDICADORES DE GESTÃO E OS INDICADORES CONTÁBEIS DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DO RIO GRANDE DO SUL. 2011. (Congresso).
    44. Congresso USP de Controladoria e Contabilidade. Auditoria. 2011. (Congresso).
    45. Encontro Estadual de Coordenadores e Professores dos Cursos de Ciências Contábeis. 2011. (Encontro).
    46. Encontro Nacional sobre Gestão Empresarial e Meio Ambiente.Gestão Ambiental: produção científica divulgada em periódicos QUALIS - CAPES. 2011. (Encontro).
    47. IX Encontro de Grupos de Pesquisa. 2011. (Encontro).
    48. Seminário de Contabilidade Pública. 2011. (Seminário).
    49. XIII Convenção de Contabilidade do Rio Grande do Sul. Análise da Demonstração dos Fluxos de Caixa da empresa Wilson Sons Limited e Subsidiárias por meio de indicadores. 2011. (Congresso).
    50. 2º Seminário de Pesquisa em EAD: experiências e reflexões sobre as relações entre o ensino presencial e a distância - SePEAD.O USO DAS TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO E DA INFORMAÇÃO COMO INSTRUMENTO INOVADOR, PARA QUALIFICAR OS MÉTODOS E PRÁTICAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO PRESENCIAIS. 2010. (Seminário).
    51. Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância. A execução das tarefas virtuais como resposta no processo de ensino-aprendizagem. 2010. (Congresso).
    52. VII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância. A execução das tarefas virtuais como resposta no processo de ensino-aprendizagem. 2010. (Congresso).
    53. X Coloquio sobre Gestión Universitaria em América del Sur.A importância da Transparência na Gestão de recursos públicos, em fundações de apoio a pesquisa e a extensão. 2010. (Outra).
    54. XII Encontro do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ. Demonstração dos Fluxos de Caixa - uma análise dos artigos científicos publicados em períódicos nacionais avaliados pela CAPES, no período de 2005 a 2009. 2010. (Congresso).
    55. XII Encontro Internacional sobre Gestão Empresarial e Meio Ambiente. Estratégias de Sustentabilidade em Gestão Socioambiental: um estudo de caso em uma empresa do setor portuário. 2010. (Congresso).
    56. 3º Congresso UFSC de Controladoria e Finanças e do 3ºCongresso UFSC de Iniciação Científica em Contabilidade. Estudo comparativo entre a análise financeira tradicional e a análise baseada na Demonstração dos Fluxos de Caixa. 2009. (Congresso).
    57. IV Seminário de Ensino.Trabalhos da VIII Mostra da Produção Universitária. 2009. (Seminário).
    58. IX Encontro Acadêmico do Curso de Ciências Contábeis.Contabilidade Pública. 2009. (Encontro).
    59. XII CONVENÇÃO DE CONTABILIDADE DO RIO GRANDE DO SUL. A EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA DOS RECURSOS PÚBLICOS NA ÁREA DE SAÚDE: UMA ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE O PLANEJADO E O EXECUTADO NOS MUNICÍPIOS COM MAIS DE 100.000 HABITANTES DA METADE SUL DO RS. 2009. (Congresso).
    60. XVII Encontro Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica. 2009. (Encontro).
    61. 18 Congresso Brasileiro de Contabilidade. A contribuição da contabilidade e auditoria governamental para uma melhor transparência na gestão pública em busca do combate à corrupção. 2008. (Congresso).
    62. Congresso UFSC de Controladoria e Finanças. Análise do comportamento da Demonstração do Valor Adicionado nas empresas do setor de energia. 2008. (Congresso).
    63. Encontro de Coordenadores dos cursos de Ciências Contábeis. 2008. (Encontro).
    64. III Encontro Nacional de Coordenadores do Curso de Ciências Contábeis. 2008. (Encontro).
    65. VII Fórum Nacional de Professores de Ciências Contábeis. 2008. (Outra).
    66. VIII Encontro Acadêmico de Ciências Contábeis. 2008. (Encontro).
    67. X Encontro do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ e I Encontro Latino-Americano de Contabilidade de Gestão. Análise do desempenho econômico e financeiro de entidades da administração pública direta: O caso da prefeitura municipal do Rio Grande (RS). 2008. (Congresso).
    68. V CIDEAD - Ciclo de Debates de Administração do Rio Grande do Sul. 2007. (Outra).
    69. XI Convenção de Contabilidade do Rio Grande do Sul.BALANÇOS PÚBLICOS: UMA ANÁLISE DO DESEMPENHO DOS ESTADOS DA REGIÃO SUL DO BRASIL NO PERÍODO DE 2004 A 2006. 2007. (Outra).
    70. VI Colóquio Internacional de Gestão Universitária na América do Sul.Análise Comparativa dos Gastos Públicos da Fundação Universidade Federal do Rio Grande. 2006. (Outra).
    71. VI Encontro Acadêmico de Ciências Contábeis.CONTABILIDADE COMO FONTE DE TRANSPARÊNCIA NO SETOR POLÍTICO. 2006. (Encontro).
    72. XXIV SEURS - Seminário de Extensão Universitária da Região Sul.Apresentação de Trabalhos de Extensão. 2006. (Seminário).
    73. V Encontro acadêmico de Ciências Contábeis.Demonstração dos Fluxos de Caixa. 2005. (Encontro).
    74. X Convenção de contabilidade do Rio Grande do Sul. 2005. (Congresso).
    75. IV Colóquio Internacional de Administração Universitária na América do Sul.Análise comparativa entre as despesas de custeio das Universidades Federais da Região Sul e Nordeste. 2004. (Outra).
    76. Seminário Realidade e Perspectivas da FURG - A visão dos docentes. 2002. (Seminário).
    77. VII Encontro de Contabilistas da Região Sul. 2002. (Encontro).
    78. VIII Convenção de Contabilidade do Rio Grande do Sul. 2001. (Congresso).
    79. XIV FONAI - Forum Nacional de Auditores Internos das Instituições Federais Ligadas ao MEC. 2001. (Outra).
    80. Seminário Novas Estruturas para a Formação Docente e Diretrizes Curriculares. 1998. (Seminário).
    81. Integração Universidade/Empresa no Mercosul. 1997. (Seminário).
    82. Seminário de Assuntos Contábeis de Rio Grande. 1997. (Seminário).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (0)

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (8)
      • Alexandre Costa Quintana ⇔ Ana Paula Capuano da Cruz (23.0)
        1. Cruz, Ana Paula Capuano da ; QUINTANA, A. C. ; FRARE, A. B. ; PEREIRA, T. A. ; BUCHWEITZ, M. J. R. ; DAVILA, L. C.. Associação entre Uso do Sistema de Controle Gerencial e Desempenho Organizacional. ENFOQUE. v. 39, p. 99-113, issn: 1984-882X, 2020.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. FERREIRA, D. ; QUINTANA, A. C. ; Cruz, Ana Paula Capuano da ; GOMES, D. G.. Expectativas profissionais dos ingressantes no curso de graduação em Ciências Contábeis: um estudo em instituição de ensino superior. REVISTA MINEIRA DE CONTABILIDADE. v. 21, p. 69-81, issn: 2446-9114, 2020.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        3. Heinz, M. U. ; QUINTANA, A. C. ; Cruz, Ana Paula Capuano da. Desenvolvimento cognitivo e afetivo dos estudantes de contabilidade ? influência do método de caso à luz da taxonomia de Bloom. REVISTA DE EDUCAÇÃO E PESQUISA EM CONTABILIDADE. v. 13, p. 410-428, issn: 1981-8610, 2019.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        4. HOSSER, C. ; Cruz, Ana Paula Capuano da ; QUINTANA, A. C.. Mapeamento dos métodos quantitativos utilizados no Congresso ANPCONT (2007-2015). Revista de Contabilidade da UFBA. v. 12, p. 153-174, issn: 1984-3703, 2018.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        5. Cruz, Ana Paula Capuano da ; QUINTANA, A. C. ; MACHADO, D. G. ; CZARNESKI, F. R. C. ; LUCAS, L. O.. Quais atributos definem um bom professor? Percepção de alunos de cursos de Ciências Contábeis ofertados no Brasil e em Portugal. Revista Ambiente Contábil. v. 9, p. 163-184, issn: 2176-9036, 2017.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        6. MACHADO, D. G. ; PERAZO, A. N. C. ; Cruz, Ana Paula Capuano da ; QUINTANA, A. C.. Perfil do docente de Ciências Contábeis: perspectiva de sua qualificação acadêmica, pedagógica e profissional. RC&C. Revista de Contabilidade e Controladoria. v. 8, p. 46-65, issn: 1984-6266, 2016.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        7. HOSSER, C. ; QUINTANA, A. C. ; Cruz, Ana Paula Capuano da. Demonstração dos fluxos de caixa: Juros e dividendos. Revista UNEMAT de Contabilidade. v. 5, p. 2-18, issn: 2316-8072, 2016.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        8. HOSSER, C. ; CRUZ, A. P. C. ; MACHADO, D. G. ; QUINTANA, A. C.. Portal da Transparência: Um Estudo Comparativo entre os Municípios de Porto Alegre e Pelotas. ConTexto. v. 25, p. 94-110, issn: 2175-8751, 2015.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        9. QUINTANA, A. C.; Cruz, Ana Paula Capuano da (Org.). Controle gerencial e educação em contabilidade: discutindo perspectivas. 1 ed. Curitiba: Appris, 2019. v. 1, p. 251.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        10. MOHAD, B. T. ; Cruz, Ana Paula Capuano da ; Barbosa, M. A. G. ; QUINTANA, A. C.. Regulação do transporte individual remunerado ofertado por aplicativos em Porto Alegre: interesse público versus interesses particulares. Em: Alexandre Costa Quintana; Ana Paula Capuano da Cruz. (Org.). Controle Gerencial e Educação em Contabilidade: discutindo perspectivas. 1ed.Curitiba. : Appris. 2019.v. 1, p. 107-122.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        11. Heinz, M. U. ; Cruz, Ana Paula Capuano da ; Barbosa, M. A. G. ; QUINTANA, A. C.. Como as fricções existentes em contratos de obra geram custos de transação?. Em: Alexandre Costa Quintana; Ana Paula Capuano da Cruz. (Org.). Controle Gerencial e Educação em Contabilidade: discutindo perspectivas. 1ed.Curitiba. : Appris. 2019.v. 1, p. 123-138.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        12. FRARE, A. B. ; Cruz, Ana Paula Capuano da ; DAVILA, L. C. ; QUINTANA, A. C.. Atributos do alerta empreendedor de gestores de empresas em processo de incubação. Em: Alexandre Costa Quintana; Ana Paula Capuano da Cruz. (Org.). Controle Gerencial e Educação em Contabilidade: discutindo perspectivas. 1ed.Curitiba. : Appris. 2019.v. 1, p. 175-185.
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        13. FERREIRA, D. ; QUINTANA, A. C. ; Cruz, Ana Paula Capuano da ; GOMES, D. G.. Expectativas profissionais dos ingressantes no curso de graduação em ciências contábeis: um estudo em instituição de ensino superior. Em: XIX USP International Conference in Accounting, v. 1, p. 1-17, 2019.
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        14. HORZ, V. ; FRARE, A. B. ; QUINTANA, A. C. ; Cruz, Ana Paula Capuano da. Uso do sistema de controle gerencial, riscos e incertezas estratégicas nas cooperativas de crédito da região sul. Em: 9º Congresso UFSC de Controladoria e Finanças, v. 1, p. 1-17, 2019.
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        15. QUINTANA, A. C.; Cruz, Ana Paula Capuano da ; SOUZA, G. S. A. S. F. ; CAVALHEIRO, D. N. ; SANTOS, A. L. D. ; PEREIRA, D. H.. Curso Disseminadores de Educação Fiscal: relato de uma experiência na Educação a Distância. Em: XIV Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância e III Congresso Internacional de Educação Superior a Distância, v. único, p. 1-8, 2017.
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        16. Cruz, Ana Paula Capuano da ; QUINTANA, A. C. ; DAMEDA, A. N. ; HOSSER, C.. Mapeamento dos Métodos Quantitativos Utilizados no Congresso Anpcont (2007-2015). Em: I Congresso de Contabilidade da UFRGS, p. 1-15, 2016.
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        17. CZARNESKI, F. R. C. ; QUINTANA, A. C. ; Cruz, Ana Paula Capuano da ; MACHADO, D. G.. Tutoria: um estudo das competências e dificuldades na função de tutor em cursos de graduação a distância. Em: Convibra Business, v. 1, p. 1-15, 2016.
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        18. HOSSER, C. ; QUINTANA, A. C. ; Cruz, Ana Paula Capuano da. Juros, dividentos e juros sobre o capital próprio: analisando a classificação na Demonstração dos Fluxos de Caixa. Em: XV Convenção de Contabilidade do Rio Grande do Sul, v. 1, p. 1-15, 2015.
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        19. LUCAS, L. O. ; Cruz, Ana Paula Capuano da ; MACHADO, D. G. ; QUINTANA, A. C. ; CZARNESKI, F. R. C.. Atributos do Bom Professor sob a ótica de Alunos Brasileiros e Portugueses. Em: XXXIX Encontro da ANPAD, p. 1-12, 2015.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        20. Cruz, Ana Paula Capuano da ; Mendes, Roselaine da Cruz ; QUINTANA, A. C.. Estudo Comparativo entre a Análise Financeira Tradicional e a Análise baseada na Demonstração dos Fluxos de Caixa. Em: 3ºCongresso de Controladoria e Finanças da UFSC, p. 1-15, 2009.
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        21. Mendes, Roselaine da Cruz ; QUINTANA, A. C. ; Cruz, Ana Paula Capuano da ; OLEIRO, W. N.. Uma Reflexão acerca das Potencialidades da Contabilidade Pública no Fortalecimento do Controle Social e no Combate à Corrupção no Brasil. Em: X PROLATINO - Congresso Internacional de Contabilidade do Mundo Latino, p. 1-15, 2009.
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        22. Mendes, Roselaine da Cruz ; Cruz, Ana Paula Capuano da ; QUINTANA, A. C.. Estudo Comparativo entre a Análise Financeira Tradicional e a Análise baseada na Demonstração do Fluxo de Caixa. Em: VI Mostra da Produção Universitária e IX Encontro de Pós-Graduação, 2007, Rio Grande. VI Mostra da Produção Universitária - Integrando Saberes, 2007.
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        23. MACHADO, C. G. ; FRARE, A. B. ; Cruz, Ana Paula Capuano da ; QUINTANA, A. C. ; GOMES, D. G.. Atribuição de causalidade à evasão dos graduandos de Ciências Contábeis de uma instituição de ensino superior pública. Pensar Contábil. 2020.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Alexandre Costa Quintana ⇔ Eliandro Schvirck (1.0)
        1. QUINTANA, A. C. Avaliador artigo científico do XII Congresso USP de Iniciação Científica em Contabilidade (código 309). 2015.
          [ busca Google | busca Bing ]

      • Alexandre Costa Quintana ⇔ Heloísa Pinna Bernardo (1.0)
        1. BERNARDO, H. P. Avaliador ad hoc artigo científico da Revista ASAA JOURNAL - Advances in Scientific and Applied Accounting - Parecer 511/2019. 2019.
          [ busca Google | busca Bing ]

      • Alexandre Costa Quintana ⇔ Ilse Maria Beuren (1.0)
        1. Beuren, Ilse Maria. Avaliador ad hoc artigo cientifico da Base - Revista de Administração e Contabilidade da Unisinos - Parecer 18483/2020. 2020.
          [ busca Google | busca Bing ]

      • Alexandre Costa Quintana ⇔ Marcos Antonio de Souza (1.0)
        1. QUINTANA, A. C.; OLEIRO, W. N.. Teoria de Custos. 2005. Curso de curta duração ministrado/Extensão
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      • Alexandre Costa Quintana ⇔ Mauro Fernando Gallo (1.0)
        1. GALLO, Mauro Fernando. Análise de Custos. 2002. Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila
          [ busca Google | busca Bing ]

      • Alexandre Costa Quintana ⇔ Roberto Fernandes dos Santos (1.0)
        1. GALLO, Mauro Fernando. Análise de Custos. 2002. Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila
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      • Alexandre Costa Quintana ⇔ Silvia Pereira de Castro Casa Nova (1.0)
        1. QUINTANA, A. C. ; CASA NOVA, Silvia Pereira de Castro. Olhando para a educação a distância: uma análise da produção científica divulgada em periódicos nacionais. RC&C. REVISTA DE CONTABILIDADE E CONTROLADORIA. v. 7, p. 41-60, issn: 1984-6266, 2015.
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    (*) Relatório criado com produções desde 1970 até 2021
    Data de processamento: 02/05/2022 00:42:03