PPGCC

Marcos Antonio de Souza

BOLSISTA DE PRODUTIVIDADE EM PESQUISA 2 - CNPq. - Graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário UNI A (1977), Mestrado em Administração pela Universidade Metodista de São Paulo (1992) e Doutorado em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (2001). Professor Visitante da Universidade Federal de Uberlândia - UFU (desde set 2018). Professor da Faculdade Sumaré - Curso Ciências Contábeis (2017). Professor de cursos de MBA da Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS (2017). Coordenador do PPG em Ciências Contábeis, mestrado e doutorado da Unisinos - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (período 2014-2016). Professor da Unisinos nos cursos de graduação em Ciências Contábeis, MBA, mestrado e doutorado em Contabilidade, nos seguintes temas: gestão de custos, gestão orçamentária, gestão estratégica de custos, contabilidade gerencial e controladoria. Atuou de forma compartilhada no PPG em Engenharia de Produção e Sistemas da Unisinos, (período de out-2002 a jan-2017). Membro da Academia de Ciências Contábeis do Rio Grande do Sul. Membro Titular do Comitê Assessor de Economia e Administração da FAPERGS. Consultor Ad hoc do CNPq desde junho/2010. Lider do Grupo de Pesquisa NUPEGEC registrado no CNPq e membro pesquisador do Grupo de Pesquisa CMS Lab, liderado pelos Professores Welington Rocha e Márcio Borinelli, da FEA/USP. Pesquisador FIPECAFI. Criador da Revista BASE, em 2004, sendo seu editor por quatro anos. Revisor de diversos periódicos científicos da área de conhecimento Contabilidade. Experiência profissional nas áreas de controladoria e finanças de empresa nacional e multinacional norte-americana. Sócio da Bruine Souza Consultores Associados Ltda até abril 2017. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/0965183057761983 (04/06/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal de Uberlândia, Faculdade de Ciências Contábeis. Av. João Naves de Ávila, 2121 - Bloco: 1F - Sala: 1F - 248 Santa Mônica 38400902 - Uberlândia, MG - Brasil Telefone: (11) 981234181
  • Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
  • Área: Administração
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (9)
    1. 2016-2019. Gestao de Custos Ambientais em Hospitais Privados Brasileiros
      Descrição: O objetivo do projeto é pesquisar o uso de práticas de gestão de custos ambientais em hospitais privados brasileiros. As atividades hospitalares envolvem, por sua própria natureza, atividades que provocam a existência de dejetos que se não tratados adequadamente podem provocar danos acentuados ao meio ambiente em geral e às pessoas envolvidas em particular. Dada essa realidade, e no contexto da gestão econômica, o objetivo amplia-se ao estudo da efetiva adoção de práticas de gestão de custos ambientais e seus procedimentos técnicos, discutindo-se a relevância dessas práticas para a correta disponibilização de informações aos seus diversos usuários, sejam eles internos ou externos à instituição. Enquadra-se, pela sua amplitude, no âmbito da gestão estratégica de custo dada a sua contribuição à efetiva qualificação competitiva de hospitais privados brasileiros. Projeto de pesquisa submetido e aprovado pelo CNPq para concessão da Bolsa de Produtividade em Pesquisa.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: Marcos Antonio de Souza - Coordenador / Welington Rocha - Integrante / Lauro Brito de Almeida - Integrante / BORGERT, Altair - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e ecnológico - Bolsa.
      Membro: Marcos Antonio de Souza.
    2. 2014-2017. Gestao dos Custos da Green Logistic: Um Estudo no Ambito da Gestao Estrategica de Custos
      Descrição: O objetivo da pesquisa proposta é investigar as práticas de gestão dos custos da Green logistic adotadas por grandes empresas brasileiras como mecanismo de obtenção de informações relevantes para a gestão estratégica de custos. Tal gestão é compreendida como um dos instrumentos utilizados pelas empresas com o objetivo de obter vantagem competitiva com vistas a possibilitar a continuidade sustentável dos negócios da organização.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (6) Doutorado: (1) . Integrantes: Marcos Antonio de Souza - Coordenador / Welington Rocha - Integrante / Lauro Brito de Almeida - Integrante / BORGERT, Altair - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Marcos Antonio de Souza.
      Descrição: Descrição: O objetivo da pesquisa proposta é investigar as práticas de gestão dos custos da Green logistic adotadas por grandes empresas brasileiras como mecanismo de obtenção de informações relevantes para a gestão estratégica de custos. Tal gestão é compreendida como um dos instrumentos utilizados pelas empresas com o objetivo de obter vantagem competitiva com vistas a possibilitar a continuidade sustentável dos negócios da organização. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Lauro Brito de Almeida - Integrante / Marcos Antonio de Souza - Coordenador / Altair Borgert - Integrante / Welington Rocha - Integrante.
      Membro: Lauro Brito de Almeida.
    3. 2014-2014. Tecnologia 3G Como Determinante de Custos: Estudo em uma Operadora de Telefonia Movel
      Descrição: O artigo objetiva verificar a influência da tecnologia 3G (tecnologia da terceira geração da telefonia móvel) nos determinantes de custos de uma operadora de telefonia móvel localizada no Rio Grande do Sul, Brasil. A pesquisa discute os determinantes de custos no âmbito da sua gestão estratégica. Trata-se de um estudo de caso único, de natureza qualitativa e descritiva, desenvolvido no 3º trimestre de 2013. A coleta de dados deu-se por entrevistas semiestruturadas com gestores da empresa, análise documental e observações in loco. A análise dos dados ocorreu de forma qualitativa e em relação ao conteúdo apresentado pela literatura pesquisada. Os principais achados indicam que a tecnologia 3G desencadeou um processo de mudanças significativas em determinantes de custos estruturais e operacionais que, por conseguinte, refletiram na estrutura de custos da operadora e na alavancagem de receitas. Constata-se que há consistência dos achados da pesquisa com a teoria desenvolvida sobre o tema.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Marcos Antonio de Souza - Coordenador / ZAMBON, Edson Pedro - Integrante / PINHEIRO, Gilson E. Neves - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Marcos Antonio de Souza.
    4. 2013-2016. Perfil da Gestao de Consorcios Intermunicipais de Saude: Um Estudo em Consorcios Localizados no Rio Grande do Sul - Bolsa Produtividade
      Descrição: O objetivo do estudo é investigar um perfil da gestão de consórcios públicos intermunicipais de saúde estabelecidos no estado do Rio Grande do Sul. Com o processo de descentralização da saúde, realizado a partir da instituição do Sistema Único de Saúde (SUS), ganham maior relevância os consórcios públicos de saúde, como um instrumento de política pública, de forma a viabilizar o desenvolvimento de melhorias no sistema de saúde. Assim como vem ocorrendo com outras esferas e entidades governamentais, tais consórcios também ensejam a necessidade de um exame a respeito da estrutura organizacional adotada nesses organismos públicos. E isso pode ser feito pela investigação da sua estrutura e condições para a gestão e governança de recursos públicos, sua capacidade de alcançar resultados esperados e prestação de contas à sociedade via transparência das suas ações. Trata-se de um estudo exploratório, quantitativo e descritivo, cujos dados serão obtidos mediante aplicação de questionários endereçados aos principais gestores dos consórcios. O questionário será construído mediante uso das escalas tipo Likert de sete pontos e será pré-testado com gestores de outros consórcios públicos. O apoio institucional da Associação Gaúcha de Consórcios Públicos (AGCONP) viabiliza maior adesão dos 17 consórcios associados. A análise quantitativa dos dados se dará por medidas representatividades percentuais relativas, médias, desvio padrão e coeficiente de variação. Os resultados esperados compreendem a produção de um conjunto de informações que sinalizem um status quo sobre a estrutura da gestão dos consórcios pesquisados, criando uma base de referência para análises comparativas de pesquisas realizadas com outras amostras e com a teoria existente pertinente ao tema. Além disso, a identificação de possíveis deficiências do modelo, do sistema e dos instrumentos identificados permitirá que melhorias sejam elaboradas, apresentadas, e, talvez, implantadas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Marcos Antonio de Souza - Coordenador / ALMEIDA, Lauro Brito - Integrante / SCHNORR, Eduardo - Integrante / BECKER, Carlos Cesar - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e ecnológico - Bolsa.
      Membro: Marcos Antonio de Souza.
    5. 2013-2015. Identificacao de Riscos Operacionais em Atividades de Energia Eletrica a Luz da Governanca Corporativa
      Descrição: Esse projeto está definido pela identificação de riscos operacionais em atividades energia elétrica, mais especificamente às atividades terceirizadas envolvendo custos e tempos de execução das mesmas. Para tal, se fundamenta através da teoria de agência, da governança corporativa com seu requisito de compliance, dos riscos corporativos e operacionalmente com a utilização de mineração de dados utilizando-se de metodologia específica para este tipo de técnica.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Marcos Antonio de Souza - Integrante / Adolfo Alberto Vanti - Coordenador.
      Membro: Marcos Antonio de Souza.
    6. 2013-2015. Avaliacao de Riscos Operacionais em Atividades de Energia Eletrica a Luz da Governanca Corporativa
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Marcos Antonio de Souza - Integrante / Ernani Ott - Integrante / Adolfo Alberto Vanti - Coordenador.
      Membro: Marcos Antonio de Souza.
    7. 2012-2015. Sustentabilidade Corporativa e Desenvolvimento no Rio Grande do Sul considerando as dimensoes: Sociais, Economicas e Ambientais
      Descrição: O objetivo deste projeto é, de pesquisar o significado e as práticas evidenciadas de Sustentabilidade Corporativa, no âmbito das empresas gaúchas, que atuam em todas as regiões do Rio Grande do Sul e do País. A pesquisa objetiva estruturalmente divulgar as práticas contábeis, financeiras, econômicas, sociais, ambientais e de responsabilidade pública, que dizem respeito à atividade desempenhada pelas empresas, na busca do desenvolvimento sustentável... Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (5) . Integrantes: Marcos Antonio de Souza - Integrante / MACAGNAN, Clea Beatriz - Integrante / TINOCO, João Eduardo Prudêncio - Coordenador / YOSHITAKE, Mariano - Integrante.
      Membro: Marcos Antonio de Souza.
      Descrição: O objetivo deste projeto é, de pesquisar o significado e as práticas evidenciadas de Sustentabilidade Corporativa, no âmbito das empresas gaúchas, que atuam em todas as regiões do Rio Grande do Sul e do País. A pesquisa objetiva estruturalmente divulgar as práticas contábeis, financeiras, econômicas, sociais, ambientais e de responsabilidade pública, que dizem respeito à atividade desempenhada pelas empresas, na busca do desenvolvimento sustentável.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (5) . Integrantes: João Eduardo Prudêncio Tinoco - Coordenador / Mariano Yoshitake - Integrante / Clea Beatriz Macagnan - Integrante / Marcos Antonio de Souza - Integrante / Patrícia Schneider Severo - Integrante / Cybele Troina do Amaral - Integrante / Paulo Ignacio Falchi - Integrante / Eduardo Wink - Integrante / Marineiva T. de Melo Manganeli - Integrante / SIMONE BEATRIZ S. DA SILVA MARQUES - Integrante. Número de produções C, T & A: 4 / Número de orientações: 4
      Membro: Joao Eduardo Prudencio Tinoco.
    8. 2008-2013. Praticas de Gestao Estrategica de Custos: Adocao Relacao com Estrategias Competitivas em Empresas Brasileiras
      Descrição: A pesquisa tem como objeto de estudo as práticas de gestão estratégica de custos adotadas por empresas brasileiras e sua relação com a estratégia declarada. Tal objeto guarda relação com três constatações: (1) a relativa eliminação de fronteiras e barreiras na esfera de atuação das empresas que, aliada ao expressivo avanço nas tecnologias de produção e comunicação, resultou em um mercado cada vez mais competitivo e exigente; (2) a maior complexidade do ambiente empresarial traz novas necessidades e exigências ao gerenciamento econômico das empresas; (3) o surgimento de novas práticas de gestão de custos, consideradas como mais apropriadas ao novo ambiente de negócios, inclusive como suporte para desenvolvimento de estratégias competitivas. Após três décadas do desenvolvimento dessas novas práticas surge a necessidade de investigar a validação que a realidade empresarial tem dado a elas. Surge então o seguinte problema de pesquisa: qual a validação que a prática empresarial tem dado às novas práticas de gestão estratégica de custos? Ao assumir o objetivo de diagnosticar a validade das referidas práticas, as razões do estudo podem ser resumidas pelo entendimento dado por Gomes (1995), o qual enfatiza que as novas práticas de gestão precisam ser confrontadas com a prática como tentativa de se evitar que o senso comum prevaleça na apresentação de novos enfoques para solução dos problemas encontrados nos sistemas de controles de gestão. O surgimento do Time-Driven Activity Based Costing é um exemplo (Kaplan e Anderson, 2004). Pesquisadores do exterior têm se dedicado a essa temática. Quesado e Rodrigues (2007), Cinquini e Tenucci (2006) e Guilding, Cravens e Tayles (2002) são alguns exemplos. Baseado em Abdel-Khalik e Ajinkya (1979) o estudo classifica-se como indutivo, dadas as abordagens semânticas, pragmáticas e descritivas. Os resultados esperados correspondem ao diagnóstico da efetiva adoção das práticas referidas e sua identificação com a estratégia competitiva apl. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (12) / Doutorado: (3) . Integrantes: Marcos Antonio de Souza - Coordenador / Lauro Brito de Almeida - Integrante / Luiz Carlos Miranda - Integrante / BRAGA, Alexandre - Integrante / MONTEIRO, Renato Pereira - Integrante / JAROSESKI, Sinara - Integrante / MARENGO, Sabrina Trejes - Integrante / SCHNORR, Carla - Integrante / MEZZOMO, Franciele - Integrante / DURON, Almir Rodrigues - Integrante / ORTIZ, Aldo Cesar - Integrante / RODNISKI, Cleber Marcos - Integrante / ZWIRTES, Adir - Integrante / BORGHETTI, Julio César - Integrante / FERREIRA, Fernanda Baldasso - Integrante / LESTE, Daniela - Integrante / MELERE, Rafael - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Marcos Antonio de Souza.
    9. 2005-2007. Parcerias e aliancas estrategicas: uma investigacao sobre a sua adocao por empresas calcadistas do Vale do Rio dos Sinos - RS
      Descrição: Súmula: Há uma vasta literatura abordando a globalização, suas origens, os conceitos que a elucidam e as consequências dela para a economia dos países, empresas e demais agentes econômicos. No contexto da globalização, e da conseqüente expansão dos negócios, seja nos âmbitos nacional ou internacional, há um desejo comum das empresas, independentes de suas origens e localizações: o de alavancar operações e resultados. A relativa eliminação das fronteiras e barreiras na esfera de atuação das empresas, aliada ao expressivo avanço nas tecnologias de produção e comunicação, tem resultado na existência de um mercado cada vez mais competitivo e exigente. Em decorrência, e da mesma forma do que ocorre nas demais esferas das ciências sociais, a gestão empresarial tem sido compelida a desenvolver todo um conjunto de conhecimentos que possibilite a eficaz continuidade dos negócios das organizações. Dentro desse conjunto de conhecimentos destaca-se no presente projeto a constituição de parcerias, redes e alianças estratégicas entre empresas, como forma de reunir capacidades e recursos necessários destinados a gerar e desenvolver vantagens competitivas sustentáveis e, assim, fazer face às novas exigências do mercado. Mais especificamente, este estudo propõe-se a investigar as ações desenvolvidas pela gestão das empresas que formam o Pólo Calçadista do Vale do Sinos ? RS, na formação de parcerias, redes e alianças como estratégia para a competitividade. A inserção institucional dá-se por dois aspectos: [1] pela conexão com linha de pesquisa do programa de Mestrado em Ciências Contábeis da Unisinos; [2] pelo ambiente regional do Vale dos Sinos, local de relevante atividade empresarial calçadista.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Marcos Antonio de Souza - Coordenador.
      Membro: Marcos Antonio de Souza.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (8)
    1. Melhor Trabalho da Divisão EPQ - Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade, ANPAD - XLIII Encontro da ANPAD.. 2019.
      Membro: Marcos Antonio de Souza.
    2. Considerado Autor Brasileiro Mais Profícuo no Tema GEC em Artigo Apresentado no CBC 2018, Associação Brasileira de Custos - XXV CBC - Vitória 2018... 2018.
      Membro: Marcos Antonio de Souza.
    3. Professor Homenajeado pelos Formandos de Ciências Contábeis 2015-1, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS.. 2015.
      Membro: Marcos Antonio de Souza.
    4. Membro Efetivo da Academia de Ciências Contábeis do Rio Grande do Sul, Academia de Ciências Contábeis do Rio Grande do Sul.. 2015.
      Membro: Marcos Antonio de Souza.
    5. Pesquisador Destaque 2015, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos.. 2015.
      Membro: Marcos Antonio de Souza.
    6. Top Article Since 2010, "BioMedUpdater: Who is Publishing in My Domain", Revista Panamericana Salud Publica, 2010, Oct, 28(4):305-10.. 2014.
      Membro: Marcos Antonio de Souza.
    7. Paraninfo da Turma de Graduação em Ciências Contábeis de 2014, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS.. 2014.
      Membro: Marcos Antonio de Souza.
    8. Melhor Avaliador de Trabalhos Submetidos à ÁREA de CCG Controladoria e Contabilidadade Gerencial do VI CONGRESSO ANPCONT, ANPCONT - VI CONGRESSO.. 2012.
      Membro: Marcos Antonio de Souza.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (106)
    1. 9º Forum Internacional Ecoinvar. Passivo e Recuperação Judicial: Uma Análise de Comportamento em Empresas de Capital Aberto. 2020. (Congresso).
    2. XIV Congresso ANPCONT. Impacto da Eficiência Econômica na Rentabilidade das Instituições Bancárias de Moçambique. 2020. (Congresso).
    3. XX USP International Conference in Accounting. Nota Fiscal Gaúcha: Uma Análise do Impacto do Programa Sobre Arrecadação do ICMS e IPVA. 2020. (Congresso).
    4. XX USP International Conference in Accounting. Avaliação de Desempenho a Partir da Perspectiva de Uso de Indicadores por Gestores: Construção de Uma Análise de Eficiência de Unidades Acadêmicas de uma Universidade Federal Brasileira. 2020. (Congresso).
    5. XIII Congresso ANPCONT. Avaliação Financeira de Eficiência Relativa: Uma Análise em Hospitais Universitários Federais do Brasil. 2019. (Congresso).
    6. XIX Congresso USP de Controladoria e Contabilidade. Uso do Planejamento Orçamentário na Administração de Condomínio da Zona Norte de Porto Alegre/RS Sob a Óptica dos Síndicos Gestores. 2019. (Congresso).
    7. XIX Congresso USP de Controladoria e Contabilidade. Percepção de Gestoras Sobre a Quebra do Teto de Vidro. 2019. (Congresso).
    8. XLIII Encontro da Anpad. From Accounting Professional to Teaching Career: A Study on The Motivational Factors for The Transition. 2019. (Congresso).
    9. XXVI Congresso Brasileiro de Custos. Publicações Científicas Sobre a Teoria dos Custos de Transação: Passado, Presente e Futuro. 2019. (Congresso).
    10. XXVI Congresso Brasileiro de Custos. Evidências de Práticas de Gestão Interorganizacional de Custos: Estudo de Caso em Uma Construtora Estabelecida na Cidade de Pelotas - RS. 2019. (Congresso).
    11. ENANPAD - Encontro da ANPAD. Performance Hospitalar: Análise da Eficiência Relativa Entre Enfermarias de um Hospital Universitário Federal no Rio Grande do Sul. 2018. (Congresso).
    12. XXV Congresso Brasileiro de Custos. Práticas de Contabilidade Gerencial Adotadas por Empresa Industrial Gaúcha de Porto Alegre. 2018. (Congresso).
    13. XVII Congresso USP de Controladoria e Contabilidade. Práticas de Gestão de Custos do Escoamento da Produção da Soja Gaúcha à Luz da Logística Tradicional e da Green Logístic. 2017. (Congresso).
    14. XVIII Congresso USP de Controladoria e Contabilidade. Custo Total de Uso e Propriedade (TCO): Um Modelo para Compra de Veículos de Transporte de Cargas. 2017. (Congresso).
    15. I Congresso de Contabilidade da UFRGS. Evidenciação de Informações por Segmento de Negócios: Estudo com Empresas Brasileiras, Alemãs, Francesas e Norte-Americanas. 2016. (Congresso).
    16. I Congresso de Contabilidade da UFRGS. Gestão de Custos Ambientais em Organizações Hospitalares da Região Noroeste do Rio Grande do Sul. 2016. (Congresso).
    17. I Congresso de Contabilidade da UFRGS. Determinantes de Custos: Análise Bibliométrica da Produção Científica em Periódicos Nacionais de Contabilidade no Período de 2000 a 2015. 2016. (Congresso).
    18. XL ENANPAD - Encontro da ANPAD. Influência da Gestão de Custos em Saúde no Resultado Econômico: Um Estudo em um Hospital Militar. 2016. (Congresso).
    19. XVII Engema. Desenvolvimento Sustentável: percepção dos alunos do curso de graduação em Ciências Contábeis das instituições federais de ensino superior do Rio Grande do Sul. 2016. (Congresso).
    20. XVI USP International Conference in Accounting. Práticas de Gestão de Custos Alinhados ao Posicionamento Estratégico de um Sistema de Crédito Cooperativo. 2016. (Congresso).
    21. XXIII Congresso Brasileiro de Custos. Utilização de Métodos de Custeio como Instrumento de Gestão: Um Estudo em Empresa Calçadista da Serra Gaúcha. 2016. (Congresso).
    22. XXIII Congresso Brasileiro de Custos. Análise da Percepção dos Docentes Quanto aos Métodos Baseados em Atividades. 2016. (Congresso).
    23. XXVI Jornadas Luso-Brasileiras. A importância da Informação Gerencial nas IES Públicas da Europa: Uma Análise pela Realidade de Portugal. 2016. (Congresso).
    24. CAPES - Seminário de Acompanhamento dos PPG da área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo.Seminário de Acompanhamento dos PPG da área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo. 2015. (Seminário).
    25. IV SINGEP - Simpósio Internacional de Gestão de Projetos, Inovação e Sustentabilidade.Práticas de Sustentabilidade Voltadas à Green Logistic: Um Estudo Multicaso em Empresas de Cosméticos Atuantes no Brasil. 2015. (Simpósio).
    26. IX Congresso da ANPCONT. Tecnologia como Determinante de Custo: Estudo de Caso em uma Empresa Televisiva. 2015. (Congresso).
    27. IX Congresso da ANPCONT. Custo Total de Uso e Propriedade (TCO): Estudo de Caso em uma Indústria Gráfica do Rio Grande do Sul (RS). 2015. (Congresso).
    28. XV Congresso Internacional de Contabilidade e Auditoria. Estudo do Desempenho Económico no Setor Público Brasileiro. 2015. (Congresso).
    29. XVII ENGEMA - ENCONTRO INTERNACIONAL SOBRE GESTÃO EMPRESARIAL E MEIO AMBIENTE.Desenvolvimento Sustentável: Percepção dos Alunos do Curso de Graduação em Ciências Contábeis das Instituições Federais de Ensino Superior do Estado do Rio Grande do Sul. 2015. (Encontro).
    30. XXII Congresso Brasileiro de Custos. Gestão de Custos da Logística Verde: Análise Exploratória das Contribuições Empírico-Teóricas de Pesquisa. 2015. (Congresso).
    31. XXII Congresso Brasileiro de Custos. Perfil da Gestão de Consórcios Intermunicipais de Saúde do Rio Grande do Sul: Um Estudo das Práticas de Gestão Econômica e Financeira. 2015. (Congresso).
    32. CONVIBRA, 2014. Custos Ambientais: Um Estudo Multicaso em Instituições Hospitalares do Rio Grande do Sul. 2014. (Congresso).
    33. I Congresso de Controladoria e Finanças - COFIN. Custo-Alvo como Instrumento de Gestão de Custos: Estudo Multicaso em Empresas Gaúchas. 2014. (Congresso).
    34. TMS ALGARVE 2014 - Management Studies, International Conference. Fatores Condicionantes da Formação de Rede Horizontal Entre Empresas Franqueadas. 2014. (Congresso).
    35. TMS ALGARVE 2014 - Management Studies, International Conference. Tecnologia 3G Como Determinante de Custos: Estudo em uma Operadora de Telefonia Móvel. 2014. (Congresso).
    36. TMS ALGARVE 2014 - Management Studies, International Conference. Convergência a Normas Contábeis Internacionais por Empresas Brasileiras Sobre Mensuração e Evidenciação dos Estoques. 2014. (Congresso).
    37. VIII Congresso ANPCONT. Debatedor de Sessão de Apresentação de Trabalhos. 2014. (Congresso).
    38. XIV Congresso USP de Controladoria e Contabilidade. Gestão Interorganizacional de Custos (GIC) em Consórcios Modulares: Uma Abordagem para a Redução de Custos Globais. 2014. (Congresso).
    39. XIV Congresso USP de Controladoria e Contabilidade. Análise da Utilização de Custo de Concorrentes: Um Estudo em Empresas do Segmento Metal Mecânico do RS. 2014. (Congresso).
    40. XIV Congresso USP de Controladoria e Contabilidade. Comércio Tradicional Versus Comércio Eletrônico: Um Estudo de Caso Sob o Olhar da Gestão dos Custos Logísticos. 2014. (Congresso).
    41. XXI Congresso Brasileiro de Custos. Posicionamento estratégico, estratégias de manufatura e gestão de custos: estudo de caso em uma empresa do segmento metalmecânico. 2014. (Congresso).
    42. XXI Congresso Brasileiro de Custos. Aplicação do Time-Driven ABC Model em uma empresa do setor de serviços utilizando o Método de Julgamento Semântico - MACBETH. 2014. (Congresso).
    43. XXXIV Encontro Nacional de Engenharia de Produção - ENEGEP. Práticas de Contabilidade Enxuta: um estudo de sua aplicação no contexto da gestão estratégica de custos. 2014. (Congresso).
    44. V Congresso ANPCONT. Análise do Desempenho SocioEconômico de Municípios Gaúchos Emancipados. 2013. (Congresso).
    45. XX Congresso Brasileiro de Custos. Implementação do Custeio e do Gerenciamento Baseado em Atividades: Um Estudo na Área de Serviços de Concessionária de Veículos Nacionais. 2013. (Congresso).
    46. XX Congresso Brasileiro de Custos. Centros de Serviços Compartilhados; Um Estudo Sobre Sua Adoção por Munic[ipios da Região Sul do Brasil. 2013. (Congresso).
    47. XXXVII Congresso da EnANPAD. Sistema de Informações Gerenciais de Controladoria em Órgãos Públicos: Um Estudo nos Municípios Matogrossenses da Região Sudeste. 2013. (Congresso).
    48. 12º Congresso USP de Controladoria e Contabilidade. Mediador/Debatedor de Seção de Apresentação de Trabalhos. 2012. (Congresso).
    49. VI CONGRESSO ANPCONT. Mapeamento da Gestão de Custos Interorganizacionais: Uma Metánálise Envolvendo Pesquisadores, Métodos e Discussões. 2012. (Congresso).
    50. VI CONGRESSO ANPCONT. Implantação de Sistemas de Custos no Setor Público: Um Estudo em Municípios do Rio Grande do Sul Face as Determinações da STN e do CFC. 2012. (Congresso).
    51. VI CONGRESSO ANPCONT. Um Perfil do Profissional Contábil na Atualidade: Estudo Comparativo Entre Conteúdo de Ensino e Exigências de Mercado. 2012. (Congresso).
    52. XIX Congresso Brasileiro de Custos. Contabilidade, Gestão de Custos e Resultados no Agronegócio: Um Estudo de Caso no Rio Grande do Sul. 2012. (Congresso).
    53. 11º CONGRESSO USP DE CONTROLADORIA E CONTABILIDADE. Moderação de Sessão Apresentadora de Trabalhos. 2011. (Congresso).
    54. II Semana Acadêmica de Ciências Contábeis.A Controladoria Estratégica na Gestão Organizacional. 2011. (Encontro).
    55. V Congresso ANPCONT. Fatores de Ocorrência de Custos Ocultos: Estudo em uma Cooperativa Gaúcha Agroindustrial de Arroz. 2011. (Congresso).
    56. XVIII Congresso Brasileiro de Custos. Perspectivas para a Contabilidade de Custos: Quais os Desafios Futuros que se Impõem para Pesquisadores e Profissionais. 2011. (Congresso).
    57. XVIII Congresso Brasileiro de Custos. Moderador de Sessão de Apresentação de Trabalhos. 2011. (Congresso).
    58. XXXV ENANPAD. Moderador de Sessão de Apresentação de Trabalhos. 2011. (Congresso).
    59. 10º Congresso USP de Controladoria e Contabilidade. Planejamento e Controle de Custos. 2010. (Congresso).
    60. III SEMANA CIENTÍFICA UNIV FEDERAL CIENCIAS SAÚDE PORTO ALEGRE.Composição da Receita e dos Custos em um Restaurante Self-Service. 2010. (Encontro).
    61. IV Congresso ANPCONT. Um Estudo Sobre as Publicações Contábeis Sob o Foco da Semiótica. 2010. (Congresso).
    62. PRÓXIMA - FORUM DE PLANEJAMENTO E CUSTOS.Planejamento e Controle de Custos. 2010. (Seminário).
    63. VII Semana Acadêmica do Curso de Bacharelado em Administração.Perspectivas Profissionais em Finanças e Custos. 2010. (Encontro).
    64. XVII Congresso Brasileiro de Custos. Um Ensaio em Busca do Entendimento da Relação entre Custos Ambientais e Desempenho Econômico. 2010. (Congresso).
    65. XXXIV EnANPAD. Análise da Cadeia de Valor: Um Estudo no Âmbito da Gestão Estratégica de Custos de Empresas da Construção Civi da Grande Porto Alegre - RS. 2010. (Congresso).
    66. International Accounting Congress - IAAER & ANPCONT (3rd). La Activación de Las Diferencias Temporales Positivas en Empresas Cotizadas Españolas: un estudio empírico. 2009. (Congresso).
    67. IX Congresso USP de Controladoria e Contabilidade. Mediador de Apresentação de Trabalhos. 2009. (Congresso).
    68. IX Congresso USP de Controladoria e Contabilidade. As Estratégias Percebidas Sob o Enfoque Teórico do Posicionamento, da Visão Baseada em Recursos, da Missão e da Tipologia: Um Estudo com Empresas Gaúchas. 2009. (Congresso).
    69. Palestra em Reunião Ordinária do ROTARY CLUB SÃO PAULO - Vila Nova Conceição.Gestão de Entidades sem Finalidades de Lucro. 2009. (Encontro).
    70. Pesquisando a Pesquisa.Participação nos Debates Sobre os Temas Apresentados. 2009. (Simpósio).
    71. XI Congreso Internacional de Costos Y Gestión. Investigação de Práticas de Gestão de Custos e Formação de Preços Adotadas por Indústrias Brasileiras de Conservas de Doces. 2009. (Congresso).
    72. XXXIII EnANPAD 2009. Uma Visita aos Programas Brasileiros de Pós-Graduação Stricto Sensu em Contabilidade. 2009. (Congresso).
    73. I Simpósio em Finanças Públicas do Mercosul.A Controladoria Aplicada no Serviço Público. 2008. (Simpósio).
    74. I Simpósio em Finanças Públicas do Mercosul.A Gestão de Custos e Resultados Aplicada em um Município. 2008. (Simpósio).
    75. IV Congresso de Costos del Mercosur. Modelo de Mensuração e Análise de Custos e Resultado Econômico de Serviços Públicos de Saúde. 2008. (Congresso).
    76. IV Congresso de Costos del Mercosur. A Gestão Pública por Resultados Aplicada aos Serviços Municipais de Educação para Mensuração de sua Eficiência e Eficácia Econômica. 2008. (Congresso).
    77. VIII Congresso USP de Controladoria e Contabilidade. A Gestão Pública por Resultados e a Avaliação de Desempenho. 2008. (Congresso).
    78. XVII Encontro de Dirigentes Administrativos e Assessores Jurídicos de IES.Gestão Universitária: Reflexoes Sobre a Governança em IES Comunitárias e Confessionais. 2008. (Encontro).
    79. XV SIMPEP - Simpósio de engenharia de Produção. Custos da Qualidade: Obrigatoriedade de Mensuração e Certificação ISO. 2008. (Congresso).
    80. XXXII ENANPAD. Reflexos das Mudanças na Concorrência do Setor de Aviação Comercial Brasileiro: Um Estudo no Âmbito da Desregulamentação Governamental e da Entrada da Companhia Gol. 2008. (Congresso).
    81. XXXII ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO. Reflexos das Mudanças na Concorrência do Setor de Aviação Comercial Brasileiro: Um Estudo no Âmbito da Desregulamentação Governamental e da Entrada da Companhia Gol. 2008. (Congresso).
    82. XXXII ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO. Custeio Baseado em Atividades (ABC): Um Estudo Sobre Publicações em Eventos Científicos. 2008. (Congresso).
    83. VII Congresso USP de Controladoria e Contabilidade. Avaliação da Capacitação do Profissional Contábil Sob a Óptica do Mercado: Um Estudo Exploratório. 2007. (Congresso).
    84. XI Convenção de Contabilidade do Rio Grande do Sul. XI Convenção de Contabilidade do Rio Grande do Sul. 2007. (Congresso).
    85. XIV Congresso Brasileiro de Custos. Um Estudo Sobre as Publicações Acerca do Custeio Baseado em Atividades (ABC) no Congresso Brasileiro de Custos - de 1997 a 2006. 2007. (Congresso).
    86. XIV Congresso Brasileiro de Custos. Análise dos Reflexos do Posicionamento Estratégico no Resultado de Companhias Aéreas Brasileiras no Período de 2001 a 2005. 2007. (Congresso).
    87. XIV Congresso Brasileiro de Custos. Análise da Tecnologia como Determinante de Custos no Setor de Aviação Comercial Brasileiro. 2007. (Congresso).
    88. XIV Congresso Brasileiro de Custos. Análise da Tecnologia como Determinante de Custos no Setor de Aviação Comercial Brasileiro. 2007. (Congresso).
    89. XXXI ENANPAD - Encontro da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração. Custos na Prestação de Serviços de Colheita Florestal: Um Enfoque nas Atividades Mecanizadas de Corte, Descasque e Extração. 2007. (Congresso).
    90. XXXI ENANPAD - Encontro da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração. Formação, Certificação e Educação Continuada: Um Estudo Exploratório do Profissional Contábil Sob a Ótica do Mercado. 2007. (Congresso).
    91. I Workshop de Editores e Periódicos de Ciências Contábeis.I Workshop de Editores e Periódicos de Ciências Contábeis. 2006. (Simpósio).
    92. Slade Brasil 2006 - Encontro Luso-Brasileiro de Estratégia. Adoção de Alianças Estratégicas por Empresas dos Pólos Calçadistas do Vale do Rio dos Sinos-RS e Franca-SP: Um Estudo Exploratório. 2006. (Congresso).
    93. XIII Congresso Brasileiro de Custos. Mensuração e Registro dos Custos da Qualidade: uma investigação da prática e percepção empresarial. 2006. (Congresso).
    94. XIII Congresso Brasileiro de Custos. Viabilidade Econômica da Produção de Eucalyptus no Rio Grande do Sul Atendendo o Canal de Energia e Celulose. 2006. (Congresso).
    95. XIII Congresso Brasileiro de Custos. A Gestão Estratégica de Custos como Instrumento para Redução do Trade-Off Entre Custo e Diferenciação Baseada na Flexibilidade. 2006. (Congresso).
    96. Gestão estratégica de Custos.Gestão Estratégica de Custos. 2005. (Seminário).
    97. Controladoria estratégica para Economistas.Controladoria estratégica para Economistas. 2004. (Seminário).
    98. XXVIII EnANPAD. Utilização do Custo Meta por Empresas Brasileiras como estratégias de Gestão: alguns estudos setoriais utilizando o método da causalidade de Granger. 2004. (Congresso).
    99. Contabilidade Decisorial.Gestão de Custos: novas abordagens. 2003. (Seminário).
    100. VIII Congreso Internacional de Costos. Reflexões Sobre a Evolução de estratégias e o Papel do estrategista. 2003. (Congresso).
    101. IX Congresso Brasileiro de Custos. IAnálise do Ponto de Equilíbrio dos Custos Financeiros para Investimentos em Inovações. 2002. (Congresso).
    102. IX Congresso Brasileiro de Custos. Práticas de Contabilidade Gerancial Adotadas por Subsidiárias Brasileiras de Empresas Multinacionais. 2002. (Congresso).
    103. Palestra a Alunos do Curso de Mestrado em Ciências Contábeis e Financeiras da PUC / SP.Práticas de contabilidade gerencial adotadas por subsidiárias brasileiras de empresas multinacionais. 2001. (Oficina).
    104. Palestra a Alunos do Curso de Mestrado em Ciências Contábeis e Financeiras - PUC / SP.Gestão Estratégica de Custos. 2001. (Oficina).
    105. VIII Congresso Brasileiro de Custos. A integração dos sistemas de informação para gestão de custos. 2001. (Congresso).
    106. XXV ENANPAD. A integração dos sistemas de contabilidade de custos ao sistema de apoio à decisão e ao sistema de informação executiva. 2001. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (10)
    1. LEMES, S. ; SOUZA, M. A.. Consórcio Doutoral e Mestral 2019 da UFU. 2018. Congresso
    2. KRONBAUER, C. A. ; SOUZA, M. A.. II Congresso Unisinos de Controladoria e Finanças. 2015. Congresso
    3. KRONBAUER, C. A. ; SOUZA, M. A.. II Congresso Unisinos de Iniciação Científica em Controladoria e Finanças. 2015. Congresso
    4. KRONBAUER, C. A. ; SOUZA, Marcos Antonio ; TAGLIARI, Maurício ; SOUZA, M. A.. I Congresso Unisinos de Iniciação Científica em de Controladoria e Finanças da Unisinos. 2014. Congresso
    5. SOUZA, M. A.; KRONBAUER, C. A. ; TAGLIARI, Maurício. I Congresso Unisinos de Controladoria e Finanças. 2014. Congresso
    6. SOUZA, M. A.. 13º Congresso USP de Controladoria e Contabilidade. 2013. (Congresso).. . 0.
    7. SOUZA, M. A.. 12º Congresso USP de Cntroladoria e Contabilidade. 2012. (Congresso).. . 0.
    8. SOUZA, M. A.. XII Congresso USP de Controladoria e Contabilidade. 2011. (Congresso).. . 0.
    9. SOUZA, M. A.. XXXIV EnANPAD. 2010. (Congresso).. . 0.
    10. SOUZA, M. A.. XXXIII EnANPAD. 2009. (Congresso).. . 0.

Lista de colaborações



(*) Relatório criado com produções desde 1970 até 2021
Data de processamento: 02/05/2022 00:42:07