PPGCC

Claudio Soerger Zaro

Doutor em Controladoria e Contabilidade pela Faculdade de Administração, Economia e Contabilidade da Universidade de São Paulo. Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade do Oeste de Santa Catarina - Campus Videira (2011). Atualmente é professor de contabilidade na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. (Texto informado pelo autor)


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (2)
    1. 2017-2019. Determinantes do uso de Remuneracao Variavel
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Claudio Soerger Zaro - Coordenador / ESMAEL ALMEIDA MACHADO - Integrante / SILVIO FREITAS DA SILVA - Integrante / Rodrigo Silveira Amendola - Integrante.
      Membro: Claudio Soerger Zaro.
    2. 2016-2018. Economia de Baixo Carbono e Custo de Capital
      Descrição: A crescente atenção dispensada à temática de sustentabilidade, além das incertezas que as empresas enfrentam sobre os resultados da adoção de uma postura de responsabilidade social e a pressão social para que as empresas atuem de forma a respeitar o meio ambiente e a população afetada por suas ações têm forçado as empresas à evidenciação de informações sobre suas emissões e também das práticas que realiza para redução dessas. Embora exista tal pressão, ainda são relativamente poucas as empresas que fazem a divulgação socioambiental no Brasil. A intuição geral é de que a opção por efetuar essa divulgação não seja aleatória, mas que as empresas que efetuam a divulgação tenham práticas mais sustentáveis e esperam que os benefícios da divulgação superem seus custos. Dessa forma, espera-se que as empresas com maior foco em sustentabilidade estejam mais inclinadas a essa divulgação, por trazer benefícios de imagem. Por esse motivo optou-se por selecionar as empresas componentes do Índice Carbono Eficiente (ICO2) como as representantes de empresas com postura sustentável e as demais empresas da BMFBovespa como o grupo não declarado como sustentável. O desdobramento esperado da postura sustentável é a de que o planejamento e organização empresarial sejam mais integrados e dispense maior atenção aos diversos impactos causados pela empresa nas mais diversas dimensões, e que isso, por sua vez, gere uma redução no risco corporativo, como resultado tanto dessa visão integrada das atividades, como pela orientação de longo prazo e respeito socioambiental. Apresentando menor risco corporativo, espera-se que o custo de captação de financiamento das empresas seja também reduzido, pois, esse, aliado com a lucratividade, é o principal elemento para determinação do custo de capital das organizações. Esse é o principal objetivo do trabalho, investigar se empresas com postura sustentável apresentam um custo de capital total inferior ao identificado nas demais empresas, justificado pela menor exposição ao risco de empresas com visão de longo prazo e que sinalizam interesse na construção de uma sociedade socialmente justa, economicamente próspera e ambientalmente sustentável. A contribuição contábil de evidências conforme descrito acima é de permitir uma avaliação mais acurada de custo e benefícios de decisões gerenciais e como elas refletem na estrutura corporativa. Para a sociedade a contribuição é a de oferecer as empresas uma evidência de que adotar uma postura sustentável lhe traz benefícios, o que incentiva as empresas a intensificar investimentos em sustentabilidade, que visam assegurar a manutenção de atendimento das necessidades humanas tanto no presente como no futuro.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Claudio Soerger Zaro - Coordenador / Elise Soerger Zaro - Integrante.
      Membro: Claudio Soerger Zaro.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (1)
    1. Aluno destaque do curso de Ciências Contábeis - 2010, UNOESC - VIDEIRA - SC, CRC-SC... 2011.
      Membro: Claudio Soerger Zaro.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (5)
    1. XVI USP International Conference in Accounting. 2016. (Congresso).
    2. Fórum de Pesquisas do PPGCC. 2013. (Seminário).
    3. Fórum de Pesquisas do PPGCC. 2013. (Seminário).
    4. Congressso USP de Contabilidade e Controladoria. 2012. (Congresso).
    5. Fórum de Pesquisa do PPGCC. 2012. (Encontro).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (0)

    Lista de colaborações



    (*) Relatório criado com produções desde 1970 até 2021
    Data de processamento: 02/05/2022 00:42:05