PPGCC

Mamadou Dieng

Atualmente é diretor-adjunto do CCSA/UEPB e Pós-doutorando no Departamento da FEA/USP. Doutor em Ciências, área de concentração em Controladoria e contabilidade pelo Programa de Pós-graduação em Controladoria e Contabilidade da Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (PPGCC/FEA/USP) (2016). Realizou Doutorado Sanduíche em 2015 na Université Lyon 3/Jean Moulin (France). Possui mestrado pelo programa multi-institucional e inter-regional (UnB/UFPE/UFPB/UFRN) (2005) e graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Católica de Pernambuco (2002).No campo de ensino e administração, é professor adjunto e foi coordenador-adjunto do curso de Ciências Contábeis (Campus VI) e Pró-reitor Adjunto de Ensino de Graduação da Universidade Estadual da Paraíba. Leciona preferencialmente disciplinas ligadas à Controladoria e Contabilidade voltada para usuários internos e seus interesses em pesquisas consistem em investigar de fenômenos organizacionais que envolvem conhecimento psicológico, comportamento econômico e controle gerencial com aplicação do método experimental. Por fim, é integrante do grupo de pesquisa de Praticas de Mensuração de Desempenho do diretório do CNPQ/FEA/EAC/USP e líder do Grupo de Pesquisa em Conhecimento Psicológico, Comportamento Econômico e Controle Gerencial. Por fim, em termos de publicação cientifica, possui artigos publicados em congressos e periódicos. Além disso, é avaliador dos congressos USP Conference International Accounting e ANPCONT, e revisor de periódicos de contabilidade e áreas afins: Revista de Contabilidade e Finanças da USP, Revista Universo Contábil, Revista de Pesquisa em Contabilidade (REPEC), Revista Estudo e Debate. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/7820255395794927 (21/08/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Estadual da Paraíba, Reitoria. Rua Baraúnas, 351 Bairro Universitário 00000000 - Campina Grande, PB - Brasil URL da Homepage: http://www.uepb.edu.br
  • Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
  • Área: Administração
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (2)
    1. 2017-Atual. Necessidades de informacoes contabeis e Fatores contingenciais psicologicos
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Mamadou Dieng - Coordenador / Diego Dantas Siqueira - Integrante.
      Membro: Mamadou Dieng.
    2. 2016-2017. INTEGRANDO A SUSTENTABILIDADE NO PACOTE DO SISTEMA DE CONTROLE GERENCIAL DE MALMI & BROWN: UMA ABORDAGEM BASEADA NA TEORIA DOS STAKEHOLDERS
      Descrição: O objetivo desta pesquisa consistiu em mapear e compreender o desenho do pacote de sistemas de controle gerencial contemplando uma estratégia de sustentabilidade. Os procedimentos metodológicos adotados neste estudo foram o método qualitativo a partir de um estudo de caso de uma empresa, o Banco do Brasil, integrante da carteira do ISE B3 (Índice de Sustentabilidade Empresarial) da Bovespa (Bolsa de Valores do Estado de São Paulo). Os dados foram coletados através do questionário ISE da GV Sustentabilidade e do relatório de sustentabilidade da instituição disponível no site da Bovespa. O tratamento dos dados se deu por meio da análise de conteúdo do questionário ISE B3 e do relatório de sustentabilidade. Os resultados da pesquisa mostraram que, segundo o modelo de controle gerencial de Malmi e Brown (2008), especificamente sobre os controles cibernéticos, que a empresa estudada, o Banco do Brasil evidencia no seu relatório anual do Banco do Brasil o uso de desempenho econômico-financeiro voltado para sustentabilidade, no tocante a indicadores financeiros. Porém, o Banco não calcula o lucro econômico ou outras medidas de geração de valor econômico considerados como métricas relevantes para gestão da sustentabilidade econômica de uma organização. Apesar da falta deste indicador investigado através do questionário ISE do ano de 2016, verificou-se no relatório anual do banco do ano de 2016 que outros indicadores financeiros são utilizados para fins de controle da sustentabilidade. A análise do questionário ISE B3 da GV sustentabilidade não revelou o uso dos orçamentos em relação à estratégia de sustentabilidade. Quanto aos controles não financeiros, o questionário ISE respondido pela empresa mostra que existem processos e procedimentos implementados de gestão de riscos corporativos que considerem aspectos de curto, médio e longo prazo, acompanhados pelo Conselho de Administração. Por fim, sobre os controles híbridos, o Banco não calcula o equilíbrio do crescimento da companhia e consequentemente não avalia a adequação do nível de atividade (receitas) em relação aos recursos disponíveis a partir deste indicador.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Mamadou Dieng - Coordenador / Josefa Karoliny Morais - Integrante / Francimária Almeida Alves da Silva - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Mamadou Dieng.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (7)
    1. Qualidade da Informação Contábil: A Influência da Suavização dos Resultados na Remuneração dos Executivos das Companhias IBrX-50, CONCICAT.. 2019.
      Membro: Mamadou Dieng.
    2. produção científica sobre auditoria: uma análise bibliométrica nas revistas nacionais de contabilidade entre os anos de 2008 a 2015, UEPB-CAMPUS VI.. 2016.
      Membro: Mamadou Dieng.
    3. PARANINFO DA TURMA DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS 2010.1, UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA.. 2010.
      Membro: Mamadou Dieng.
    4. PARANINFO DA TURMA DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS TURMA 2010.2, UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA/CAMPUS VI.. 2010.
      Membro: Mamadou Dieng.
    5. PROFESOR HOMENAGEADO E PARANINFO DA TURMA DE FINANÇAS 2007.2, UNIUOL CURSOS SUPERIORES.. 2007.
      Membro: Mamadou Dieng.
    6. PRÊMIO ENCONTRO REGIONAL DE CONTABILIDADE NORTE-NORDESTE, EXERECIC.. 2006.
      Membro: Mamadou Dieng.
    7. ALUNO HOMENAGEADO DA TURMA 2002.2 DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS, UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO.. 2002.
      Membro: Mamadou Dieng.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (14)
    1. Semana do Contador.?A desafiadora missão do Contador?. 2020. (Outra).
    2. Webinar BEYOND COVID 19: O QUE OS GURUS TÊM A DIZER PARA A GESTÃO.Webinar BEYOND COVID 19: O QUE OS GURUS TÊM A DIZER PARA A GESTÃO. 2020. (Outra).
    3. Webinar sobre ?Controladoria na era digital?.?Controladoria na era digital?. 2020. (Outra).
    4. Recepção aos alunos novatos do CCSA/UEPB.O papel da Universidade no Século XXI. 2019. (Outra).
    5. SEMAC.?Fundamentos de avaliação de empresas (valuation): Fusões e Aquisições?. 2017. (Seminário).
    6. V SEMAC.PADRÕES IFRS E CONTABILIDADE PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS. 2016. (Seminário).
    7. Capacitação de Coordenadores das IES/Edital de Chamada Pública n. 005/2011- INEP/DAEB.Capacitação de Coordenadores das IES. 2011. (Oficina).
    8. III Semana Acadêmica do CCHE.Empreender e competir no cariri ocidental paraibano: uma abordagem paradigmática de constructo sob a ótica da teoria causal e effectuation, no universo da MPE's. 2011. (Seminário).
    9. III SEMANA ACADÊMICA DO CCHE.COMISSÃO CIENTÍFICA. 2011. (Seminário).
    10. 5º Congresso Usp de Contabilidade e Controladoria. Contabilidade, Responsabilidade e Cidadania. 2005. (Congresso).
    11. Palestra sobre Contabilidade Internacional.Harmonização Contábil Internacional: normas internacionais de contabilidade e princípios contábeis europeus. 2005. (Outra).
    12. Palestra sobre sistemas de informações gerenciais.Controladoria como Instrumento de Suporte ao Sistema de Informações Gerenciais. 2005. (Outra).
    13. Congresso Brasileiro de Custos. O método das unidades de esforço de produção como instrumento diferencial diante da competitividade industrial. 2004. (Congresso).
    14. Encontro de Contabilidade da FARN - NATAL RN. 2004. (Encontro).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (2)
    1. DIENG, MAMADOU; OYADOMARI, J. C. T. ; GOIZ, M.. Solucionando problemas de práticas contábeis gerenciais pelo método intervencionista. 2020. Congresso
    2. ROBERTA, K. ; BARBOSA, E. ; DIENG, MAMADOU. Semana do Contador da UEPB. 2020. Congresso

Lista de colaborações



(*) Relatório criado com produções desde 1970 até 2021
Data de processamento: 02/05/2022 00:42:07