PPGCC

Adriano Rodrigues

Pós-Doutorado (Visiting Scholar in Accounting) na Suffolk University - Boston, Doutorado em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo - USP, Mestrado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ e Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES. É Professor Associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro, atuando no Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (PPGCC/UFRJ) e na Graduação da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC/UFRJ). Realiza pesquisas sobre os seguintes temas: Contabilidade e Tributos em Mercados Regulados, IFRS, Informação ao Mercado e Investidores. É autor de livros e artigos científicos publicados em periódicos da área de Administração e Contabilidade. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/4904337616203705 (21/05/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal do Rio de Janeiro, Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis. Av. Pasteur, 250. Urca 22290250 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil Telefone: (21) 38735119
  • Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
  • Área: Administração
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (5)
    1. 2015-2017. Indicadores de Sustentabilidade Economico-Financeira das Distribuidoras de Energia Eletrica
      Descrição: Metodologia composta por um conjunto de indicadores para avaliar a situação econômico-financeira de empresas distribuidoras de energia, construída a partir de seus demonstrativos financeiros, que permita a ANEEL prever situações que possam impactar negativamente no desempenho operacional e na confiabilidade do serviço dessas empresas. O produto principal a ser entregue com o desenvolvimento deste projeto de pesquisa é uma orientação metodológica (ou metodologia), em formato de relatórios técnico-científicos, em que será estabelecido um conjunto de indicadores para avaliar de forma criteriosa e transparente a situação econômico-financeira das distribuidoras de energia elétrica que atuam no Brasil. Esta metodologia de avaliação contribuirá para o aperfeiçoamento da fiscalização financeira das empresas de distribuição realizada pela ANEEL, contribuindo para detectar oportunamente situações em que um eventual agravamento ou deterioração da saúde econômico-financeira possa impactar negativamente o desempenho operacional e a confiabilidade do serviço fornecido por essas empresas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1) . Integrantes: Adriano Rodrigues - Integrante / Marcelo Alvaro da Silva Macedo - Integrante / Luiz de Magalhães Ozório - Integrante / Roberto Brandão - Integrante / Nivalde José de Castro - Coordenador / Rubens Rosental - Integrante / Rodrigo Simonassi Scalzer - Integrante.
      Membro: Adriano Rodrigues.
    2. 2013-2015. Panorama e Analise Comparativa da Tarifa de Energia Eletrica do Brasil com Tarifas Praticadas em Paises Selecionados, considerando a influencia do Modelo Institucional vigente
      Descrição: Realização de consistente análise comparativa das tarifas de energia elétrica a nível internacional, sistematizando diagnóstico das principais causas que levam às discrepâncias entre as tarifas praticadas em diversos países. Neste sentido, o projeto irá fornecer os elementos explicativos sobre as reais causas e razões que diferenciam as tarifas pagas pelo consumidor final no Brasil com a tarifa paga em outros países com o duplo objetivo de 1) Eliminar o espaço para conclusões e comparações indevidas; e 2) Fornecer e sistematizar elementos inovadores de caráter regulatório para contribuir ao aprimoramento do processo de modicidade tarifária do Brasil. Com vistas a ser possível atingir o objetivo central deste projeto, foram estabelecidos como objetivos específicos a análise minuciosa das seguintes questões para cada um dos países a ser selecionado: As modalidades tarifárias adotadas; A estrutura tarifária utilizada; Agente responsável pela definição da estrutura tarifária; Agente responsável pela fixação das tarifas; Características da indústria elétrica (modelo verticalizado ou desverticalizado?); Existência de consumidores livres; Estrutura dos impostos (e encargos) e como eles incidem sobre as tarifas; Subsídios a consumidores finais ou à compra combustíveis para geração; Características específicas do marco regulatório; Composição da matriz elétrica; Oferta de insumos primários; Custo da transmissão; Grau de eletrificação (percentual de atendimento da população (urbana e rural) densidade de clientes) e necessidade de incorporação de novos usuários; Grau de industrialização do país e a sua política industrial; Existência de tarifas regionais e qual a heterogeneidade das regiões; Presença de empresas públicas e privadas; Critérios contábeis.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Adriano Rodrigues - Integrante / Roberto Brandão - Integrante / Dorel Soares Ramos - Integrante / Fernando Amaral Almeida Prado Jr - Integrante / Paulo Batista de Morais - Integrante / Nivalde José de Castro - Coordenador / Rubens Rosental - Integrante / Alejandro Arnau - Integrante / Guilherme Dantas - Integrante.
      Membro: Adriano Rodrigues.
    3. 2012-2017. Analise dos Potenciais Impactos da Nova Contabilidade dos Contratos de Concessao sobre as Tarifas de Servicos Publicos
      Descrição: Este projeto é financiado com recursos do CNPq-CAPES, conforme Edital MCTI/CNPq/MEC/CAPES 18/2012 - área de Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas. O projeto busca evidências empíricas no universo de empresas brasileiras que operam em regime de concessão de serviços públicos, tais como empresas dos setores de transportes, de energia elétrica, de água e saneamento. Uma característica das empresas que atuam em regime de concessão de serviços públicos é a necessidade de divulgação de informações contábeis das suas operações aos diversos stakeholders, dentre os quais podemos destacar os investidores, os órgãos governamentais, os financiadores e, inclusive, os usuários dos serviços públicos. No entanto, a divulgação de informações contábeis passou por um momento histórico bastante relevante com o processo de convergência internacional das normas contábeis. Dentro desse contexto, em novembro de 2006 foi emitida a Interpretação IFRIC 12 pelo International Financial Reporting Interpretations Committee - IFRIC, que visa fornecer disposições para a contabilização de contratos de concessão de serviços públicos. Essa norma contábil foi aprovada no Brasil, em novembro de 2009, pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis ? CPC, através da interpretação técnica ICPC 01 ? Contratos de Concessão. Como se trata de norma bastante recente no Brasil, pois foi aplicada somente a partir de 2010, justifica-se um estudo que apresente os potenciais impactos desta nova contabilidade em torno dos contratos de concessão sobre as tarifas de serviços públicos concedidos a entidades privadas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Adriano Rodrigues - Coordenador / José Augusto da Veiga Marques - Integrante / Alfredo Sarlo Neto - Integrante / José Elias Feres de Almeida - Integrante / Moacir Sancovschi - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Adriano Rodrigues.
    4. 2010-Atual. INFORMACAO AO MERCADO
      Descrição: Análise do desenvolvimento da boa prática contábil necessária à divulgação de informações precisas e tempestivas aos usuários externos das demonstrações financeiras, abordando especialmente a contabilidade financeira internacional com foco em IFRS (International Financial Reporting Standard) e os pronunciamentos do CPC (Comitê de Pronunciamentos Contábeis).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Adriano Rodrigues - Integrante / José Augusto da Veiga Marques - Coordenador / Alfredo Sarlo Neto - Integrante / Natan Szuster - Integrante.
      Membro: Adriano Rodrigues.
    5. 2010-Atual. CONTABILIDADE EM MERCADOS REGULADOS
      Descrição: O projeto tem por objetivo promover a pesquisa e a produção de trabalhos acadêmicos sobre o tema CONTABILIDADE EM MERCADOS REGULADOS, buscando evidências empíricas no universo de empresas brasileiras reguladas, por exemplo: Companhias Abertas (CVM); Instituições Financeiras (BACEN); Sociedades Seguradoras (SUSEP); Empresas do Setor de Saúde (ANS); Empresas do Setor de Petróleo e Gás (ANP); Empresas do Setor de Energia Elétrica (ANEEL); Empresas do Setor de Telecomunicações (ANATEL); Empresas do Setor de Transportes (ANTT, ANTAQ e ANAC).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Adriano Rodrigues - Coordenador / José Augusto da Veiga Marques - Integrante / Alfredo Sarlo Neto - Integrante / Cláudia Ferreira da Cruz - Integrante / Andreia da Silva Britto - Integrante / José Elias Feres de Almeida - Integrante / Carlos Eduardo Silva - Integrante.
      Membro: Adriano Rodrigues.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (2)
    1. Prêmio Contador Geraldo de La Rocque: 2º Lugar, CRC-RJ.. 2013.
      Membro: Adriano Rodrigues.
    2. Prêmio Contador Geraldo de La Rocque: 1º Lugar, CRC-RJ.. 2012.
      Membro: Adriano Rodrigues.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (39)
    1. 12º Congresso USP de Controladoria e Contabilidade. Transparência no gerenciamento de risco no Brasil: bancos públicos x bancos privados. 2012. (Congresso).
    2. III Congresso Nacional de Administração e Ciências Contábeis - AdCont 2012. Análise da relação entre informação contábil e preço das ações num ambiente de adoção do IFRS no setor de energia elétrica. 2012. (Congresso).
    3. VI Congresso ANPCONT. Determinantes do Nível de Divulgação das Recomendações do Pilar 3 do Acordo de Basiléia 2 nas Demonstrações Financeiras de Instituições Bancárias que Atuam no Brasil. 2012. (Congresso).
    4. II Congresso Nacional de Administração e Ciências Contábeis - AdCont 2011. Uma Análise da Divulgação das Recomendações de Basiléia 2 nos Relatórios dos Bancos Privados Brasileiros. 2011. (Congresso).
    5. II Congresso Nacional de Administração e Ciências Contábeis - AdCont 2011. Suavização de Resultados e Regulação dos Mercados. 2011. (Congresso).
    6. V Congresso ANPCONT. Divulgação nos Relatórios dos Bancos Públicos Brasileiros: Análise das Recomendações do Pilar 3 do Acordo de Basiléia 2. 2011. (Congresso).
    7. V Congresso ANPCONT. Efeitos Esperados da Adoção da IFRIC 12 e ICPC 01: Estudo Comparativo entre Brasil e Europa. 2011. (Congresso).
    8. XXXV ENANPAD.IFRIC 12, ICPC 01 e Contabilidade Regulatória: Influências na Formação de Tarifas do Setor de Energia Elétrica. 2011. (Encontro).
    9. I Congresso Nacional de Administração e Ciências Contábeis - AdCont 2010. Demonstração dos Fluxos de Caixa: Análise da Aplicabilidade do CPC 03. 2010. (Congresso).
    10. IV Congresso ANPCONT. Concentração de Votos e Acordo de Acionistas: Influências sobre o Conservadorismo Contábil. 2010. (Congresso).
    11. II Congresso Latino-Americano de Contabilidade de Gestão. Relação dos Acordos de Basiléia com a Informação Contábil. 2009. (Congresso).
    12. XVI Congresso Brasileiro de Custos. Redução dos Custos de Aquisição com os Procedimentos Licitatórios Realizados por Pregão na Seção Judiciária do Espírito Santo. 2009. (Congresso).
    13. XXXIII ENANPAD.Impactos Potenciais da Interpretação IFRIC 12 na Contabilidade das Concessionárias de Serviços Públicos. 2009. (Encontro).
    14. 1º Seminário UFES de Contabilidade.Contabilidade Internacional: Desafios na Adoção das Normas IFRS no Brasil. 2008. (Seminário).
    15. 8º Encontro Brasileiro de Finanças. 2008. (Encontro).
    16. II Congresso ANPCONT. Gerenciamento da informação contábil através das provisões técnicas constituídas por sociedades seguradoras. 2008. (Congresso).
    17. XXXII ENANPAD.Gerenciamento da Informação Contábil: Pesquisas Empíricas Realizadas no Mercado Norte-Americano de Seguros. 2008. (Encontro).
    18. III Jornada de Estudos de Regulação - IPEA. 2007. (Simpósio).
    19. 6º Congresso USP de Controladoria e Contabilidade. Gerenciamento dos Resultados Contábeis Através de Receitas e Despesas Não-operacionais: Estudo Empírico das Companhias ?nível 1? ? Bovespa. 2006. (Congresso).
    20. 5º Congresso USP de Controladoria e Contabilidade. 2005. (Congresso).
    21. IX Congresso Internacional de Custos. Controle gerencial em empresas internacionalizadas: o caso da TV Globo Ltda. 2005. (Congresso).
    22. XXIX ENANPAD.Um Estudo Exploratório Sobre Controle Gerencial em Empresas Brasileiras Internacionalizadas do Setor de Serviços. 2005. (Encontro).
    23. 3º Congresso USP de Controladoria e Contabilidade. O Controle Gerencial de Uma Empresa de Serviços Profissionais Internacionalizada. 2003. (Congresso).
    24. CLADEA (Consejo Latino-americano de Escuelas de Administración). Controle Gerencial em Empresas Internacionalizadas: Um Estudo sobre Duas Empresas Brasileiras do Setor de Serviços.. 2003. (Congresso).
    25. II Seminário do Mestrado em Ciências Contábeis - FACC/UFRJ.Controle Gerencial em Empresas Brasileiras Internacionalizadas do Setor de Serviços. 2003. (Seminário).
    26. XXVII ENANPAD.Controle Gerencial em Empresas Internacionalizadas: O Caso da Construtora Norberto Odebrecht S.A.. 2003. (Encontro).
    27. XXVII ENANPAD.Descentralização, Medidas de Desempenho e Preços de Transferência: O Caso da S.A. White Martins.. 2003. (Encontro).
    28. Encontro Ibero-Americano de Finanças e Sistemas de Informação.Towards the Accouting Chain Management System: The Case of Americanas.com. 2002. (Encontro).
    29. Encontro Ibero-Americano de Finanças e Sistemas de Informação.O Impacto Provocado pelo não Reconhecimento da Inflação nos Índices de Rentabilidade: Uma Análise de Três Empresas. 2002. (Encontro).
    30. XXVI ENANPAD.O Controle Gerencial de Uma Empresa Estatal Brasileira Internacionalizada: O Caso da Petrobras. 2002. (Encontro).
    31. 1º Seminário USP de Contabilidade.O Sistema de Informação Contábil na Atividade de Comércio Eletrônico: Uma Abordagem da Teoria dos Custos de Transação. 2001. (Seminário).
    32. II Fórum Nacional de Professores de Contabilidade. 2001. (Simpósio).
    33. II Workshop em Internacionalização de Empresas da COPPEAD/UFRJ. 2001. (Oficina).
    34. I Seminário do Mestrado em Ciências Contábeis - FACC/UFRJ. 2001. (Seminário).
    35. VIII Congresso Brasileiro de Custos. Mensuração de Custos no Setor de Exploração Mineral: O Caso do Granito. 2001. (Congresso).
    36. VIII Congresso Brasileiro de Custos. Gestão de Custos em Empresas de Serviços Profissionais de Consultoria. 2001. (Congresso).
    37. 15º Convenção dos Contabilistas do Estado do Espírito Santo. 2000. (Encontro).
    38. XVI Congresso Brasileiro de Contabilidade. 2000. (Congresso).
    39. VI Congresso Brasileiro de Custos. 1999. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (6)
    1. RODRIGUES, A.. 20º Congresso Brasileiro de Contabilidade (Coordenador de Área). 2016. (Congresso).. . 0.
    2. RODRIGUES, A.. VII Congresso Nacional de Administração e Ciências Contábeis - AdCont (Coordenador Geral). 2016. (Congresso).. . 0.
    3. RODRIGUES, A.. VI Congresso Nacional de Administração e Ciências Contábeis - AdCont (Coordenador Geral). 2015. (Congresso).. . 0.
    4. RODRIGUES, A.. 1º Seminário de Contabilidade em Mercados Regulados. 2012. (Outro).. . 0.
    5. RODRIGUES, A.. 19º Congresso Brasileiro de Contabilidade. 2012. (Congresso).. . 0.
    6. RODRIGUES, A.; ZANOTELI, E. J. ; ARRIGONI, F. J.. I SUFESC ? SEMINÁRIO UFES DE CONTABILIDADE. 2008. Outro

Lista de colaborações



(*) Relatório criado com produções desde 1970 até 2021
Data de processamento: 02/05/2022 00:42:03