PPGCC

Antonio Lopo Martinez

Graduado em Direito pela Universidade Católica do Salvador, Economia pela Universidade Federal da Bahia e Ciências Contábeis pela Universidade Federal da Bahia. Mestre em Economia pela Universidade de São Paulo, Mestre em Direito Tributário pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Mestre em Administração - University of California - Berkeley. Doutor em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo e Doutor em Administração - Fundação Getúlio Vargas - SP. Doutorando em Direito (Universidade de Coimbra e Universidade de Salamanca) . Auditor Fiscal da Receita Federal. Experiência nas áreas de Contabilidade, Finanças e Direito Tributário, com ênfase em Contabilidade Financeira e Tributária e Direito Tributário, atuando principalmente nos seguintes temas: Contabilidade Financeira e Tributária, Finanças corporativas, Tributação, Direito contábil, Direito tributário e Direito do comércio internacional. (Academic Sabbatical leave para propósito de Doutoramento em Direito desde 31/12/2018) (Texto informado pelo autor)


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (6)
    1. 2017-Atual. AGRESSIVIDADE TRIBUTARIA CORPORATIVA: DETERMINANTES E CONSEQUENCIAS NO BRASIL
      Descrição: O objetivo deste projeto de pesquisa e aprofundar os estudos sobre a agressividade tributária corporativa no Brasil, esta entendida o comportamento de tentar evitar o ônus tributário para a corporação. Almeja-se que as pesquisas a serem desenvolvidas sejam uteis a pesquisadores e ao mercado em geral. Enquanto tema de pesquisa acadêmica, o corporate tax avoidance revela-se num tópico diversificado e vasto, embora relativamente recente. Na literatura internacional nota-se uma crescente valorização desse tema, mas presente nas publicações em top acccounting journals,. O interesse na agressividade fiscal das empresas acelerou nos últimos anos, por uma combinação de fatores políticos, econômicos e tecnológicos impulsionou a conscientização do público sobre as atividades fiscais corporativas. A pesquisa acadêmica sobre a agressividade corporativa cresceu em conjunto com esse interesse público. Neste projeto de pesquisa, destacamos as principais contribuições que pretendemos oferecer em particular em algumas áreas em que nosso entendimento ainda é limitado. Entre as perguntas de pesquisa que se almeja responder, destaque-se: a) Desenvolvimento de métricas de agressividade tributária mais compatíveis com a realidade tributária brasileira; b) Investigar num instrumental centrado na firma quais os determinantes da agressividade tributária, isso inclui (i) atributos da firma, (ii) restrições a agressividade tributária. (iii) ambiente operacional das firmas e (iv) incentivos a se engajar numa postura mais agressiva tributariamente; c) Apreciar um instrumental centrado no gestor os incentivos a agressividade tributária e d) Aprofundar o estudo das consequências da agressividade tributária para as empresas nacionais. Processo 312534/2017-5, PQ - 2017 (CNPq).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Antonio Lopo Martinez - Coordenador.
      Membro: Antonio Lopo Martinez.
    2. 2014-2016. GERENCIAMENTO DE RESULTADOS NO BRASIL APOS A ADOCAO DO IFRS: CAUSAS, CONSEQUENCIAS E FATORES MITIGADORES
      Descrição: O objetivo deste projeto é aprofundar os estudos sobre gerenciamento de resultados no Brasil enfatizando a análise desses efeitos após a adoção das normas internacionais de contabilidade. Almeja-se que as pesquisas a serem desenvolvidas sejam úteis a pesquisadores e ao mercado em geral. Enquanto tema de pesquisa acadêmica, o gerenciamento de resultados revela-se num tópico diversificado e vasto, embora relativamente recente. A maioria dos estudos brasileiros no assunto foi publicada nos últimos dez anos e a produção científica tem se acelerado recentemente, o que torna oportuno uma reflexão sobre o estado da arte, esboçando a evolução do conhecimento, bem como realizando novas pesquisas no sentido de aprofundar o conhecimento. Neste projeto será estudado o gerenciamento de resultado tanto o decorrente de escolhas contábeis como aquele produto de decisões operacionais. Entre as perguntas de pesquisa a serem desenvolvidas, destaque-se: a) Causas, consequências e fatores mitigadores do Gerenciamento de Resultados por Decisões Operacionais; b) Efeitos da adoção do IFRS no Gerenciamento de Resultados; c) Investigar a interação entre a qualidade do disclosure e o Gerenciamento de Resultados; d) Promover uma maior integração com novas técnicas de pesquisa e e) Aprofundar o estudo dos gatekeepers no Gerenciamento de Resultados. { Bolsa no Processo 460539/2014-0/ MCTI/CNPQ/Universal 14/2014 - Faixa B }. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Antonio Lopo Martinez - Coordenador / Cesar Cupertino - Integrante / Miguel Carlos Ramos Dumer - Integrante / Arquimedes de Jesus Moraes - Integrante.
      Membro: Antonio Lopo Martinez.
    3. 2013-2015. RECOMPENSAS VERSUS PENALIDADES: SOBRE UMA NOVA POLITICA CONTRA A EVASAO TRIBUTARIA
      Descrição: Descrição: Por que as pessoas pagam tributos? Essa questão tem atraído a atenção de estudiosos e das autoridades fiscais por muito anos. Um ponto instigante da dúvida é a constatação de que em alguns países o nível de dissuasão é muito baixo para explicar o alto grau de compliance (observância) as normas tributárias. Os instrumentos de dissuasão não são os únicos instrumentos para fazer com que os indivíduos cumpram suas obrigações tributárias. Essa proposta focaliza na importância das recompensas, que podem influenciar o indivíduo no comportamento de observância, como um incentivo ao compliance. No lugar de aumentar os custos relativos de não pagar os tributos, o instrumento da recompensa estimula o benefício do pagamento de tributos. É relativamente uma nova abordagem, investigar o impacto das recompensas na observância as normas tributárias. Existem raras evidências sobre recompensas para estimular a observância as normas tributária. Almeja-se pesquisar se contribuintes que recebem uma recompensa positiva, por parte do fisco, tendem a repudiar muito mais a evasão fiscal. Será que as recompensas podem assegurar um maior compliance tributário? [ Processo 406252/2012-2 , Apoio a Projetos de Pesquisa / Chamada MCTI /CNPq /MEC/CAPES Nº 18/2012 - Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas]. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Antonio Lopo Martinez - Coordenador.
      Membro: Antonio Lopo Martinez.
    4. 2011-Atual. ESTRUTURA DE GOVERNANCA CORPORATIVA E CONSERVADORISMO CONTABIL EM COMPANHIAS ABERTAS BRASILEIRAS
      Descrição: O objetivo deste projeto consiste na avaliação do impacto da estrutura de governança corporativa nas escolhas contábeis de gestores, o que pode implicar em um aumento do nível de conservadorismo condicional. A literatura estabelece uma série de incentivos que explicam o fenômeno do conservadorismo, tais como proteção aos fornecedores de capital, tributação e custos de litígios. Assim, utilizando uma abordagem quantitativa, por meio de aplicação de modelos econométricos para avaliação do nível de conservadorismo, os seguintes fenômenos serão estudados: características do conselho de administração, atuação do conselho fiscal, existência de um expert em contabilidade e finanças no board, reforço da estrutura de controles internos após a Lei Sarbanes-Oxley e pareceres ressalvados dos auditores. Espera-se contribuir para o entendimento do conservadorismo como proxy para qualidade da informação contábil por meio da apresentação de evidências empíricas de seu relacionamento com estruturas de governança reforçadas. [ Processo 305445/2011-1, Bolsa de Produtividade e Pesquisa]. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Antonio Lopo Martinez - Coordenador.
      Membro: Antonio Lopo Martinez.
    5. 2008-Atual. INFLUENCIA DE INSTITUICOES SOBRE O DESENVOLVIMENTO SOCIO-ECONOMICO EM TERMOS AGREGADOS
      Descrição: A pesquisa tem como objetivo avaliar o impacto que as instituições (por meio de leis, normas, regulamentações, padrões culturais etc.) têm sobre o ambiente sócio-econômico em termos agregados. A literatura sobre instituições e desenvolvimento sócio-econômico analisa como diferenças em diversos ambientes institucionais pode afetar a renda, nível de pobreza, distribuição de renda etc. A base teórica para tal discussão é a economia institucional, em especial as abordagens de contratos incompletos e custos de transação. Esta análise tem como ponto de partida para as diferenças institucionais a origem legal dos países (francesa, inglesa, germânica e escandinava). Essa se mostra cada vez mais influente nas instituições e no desenvolvimento de uma economia. Para as análises serão utilizados o método de regressão quantílica e de mínimos quadrados ordinários, comparando os países e suas diferentes instituições e como tais diferenças podem impactar em seu ambiente econômico e social. Neste estudo serão utilizados dados históricos de mais de 100 países que tem como fonte o Banco Mundial (World Development Indicators e Doing Business). Como resultado da pesquisa, pretende-se mapear a característica ótima de cada instituição, isto é, o desenho institucional que proporciona o maior nível de renda e crescimento econômico, e o menor nível de pobreza e desigualdade social, além de realizar publicações em periódicos desses resultados.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Antonio Lopo Martinez - Integrante / Bruno Funchal - Coordenador.
      Membro: Antonio Lopo Martinez.
    6. 2008-Atual. GERENCIAMENTO DE RESULTADOS EM EMPRESAS BRASILEIRAS: INCENTIVOS ECONOMICOS E COMPORTAMENTO GERENCIAL
      Descrição: O objetivo deste projeto de pesquisa consiste na avaliação de como diferenciados tipos de incentivos econômicos impactam decisões de gestores e trazem reflexos no nível de gerenciamento de resultados em companhias abertas brasileiras. Recentemente, dois tipos de gerenciamento são tratados na literatura: um com base em escolhas estritamente contábeis (accruals-based) e outro baseado na alteração dos próprios eventos econômicos que são representados pela contabilidade (real-activities). Assim, pretende-se analisar o comportamento destes dois tipos por meio da aplicação de modelos econométricos para detecção do nível de gerenciamento antes e após os seguintes eventos como reforço da estrutura de governança corporativa, maior oversight dos reguladores (empresas brasileiras listadas em bolsas estrangeiras) e discordâncias dos auditores (pareceres ressalvados) e da Comissão de Valores Mobiliários (republicações e processos administrativos). Espera-se contribuir para o avanço da literatura demonstrando como os gestores optam pelo tipo de gerenciamento em virtude de alterações de seus incentivos econômicos. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Antonio Lopo Martinez - Integrante / COSTA, FÁBIO MORAES DA - Coordenador.
      Membro: Antonio Lopo Martinez.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (33)
    1. Artigo Premiado - 1o lugar - Prêmio Sindifisco de Publicação Científica - 2021, Sindifisco.. 2021.
      Membro: Antonio Lopo Martinez.
    2. Relacionado entre os autores mais prolíficos na área de Mercados Financeiros, de Crédito e de Capitais (MFC) divulgada no ANPCONT de 2007 A 2016, REVISTA EVIDENCIAÇÃO CONTÁBIL & FINANÇAS v.5, n.3, p.79-98, set./dez. 2017.. 2017.
      Membro: Antonio Lopo Martinez.
    3. Menção como o autor mais prolífico em Earnings Management em periodicos contábeis brasileiros, Revista Capital Científico Eletrônica (RCCe) Vol. 13 n.4.. 2016.
      Membro: Antonio Lopo Martinez.
    4. Mencionado entre os mais prolíficos em pesquisas empíricas na área tributária no Brasil, REUNIR | V. 6 | n. 1 | mai-ago 2016 | p.1-16.. 2016.
      Membro: Antonio Lopo Martinez.
    5. Artigo Premiado - Prêmio ANPAD - Melhor Trabalho da Divisão Acadêmica - Contabilidade, ENANPAD.. 2015.
      Membro: Antonio Lopo Martinez.
    6. Menção com o autor que mais publicou no tema Income smoothing / Alisamento de Resultados no Brasil, Congresso da USP de Contabilidade e Controladoria (Artigo 310 - Cenário da Produção Científica...).. 2015.
      Membro: Antonio Lopo Martinez.
    7. Menção como um dos autores mais prolíficos em Congressos da USP e Anpcont na área de Mercado Financeiro, Revista Evidenciação Contábil & Finanças, ISSN 2318-1001, João Pessoa, v. 2, n. 2, p. 55-68, mai./ag.. 2014.
      Membro: Antonio Lopo Martinez.
    8. Menção como o autor mais prolíficos no tema Gerenciamento de Resultado/ Earnings Management no Brasil, Registro Contábil - UFAL - Vol. 5, No 2 , p. 21-48, mai/ago 2014.. 2014.
      Membro: Antonio Lopo Martinez.
    9. Prêmio Internacional Prof. Antonio Lopes de Sá - 1o Lugar - Acadêmico Científico, Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais.. 2013.
      Membro: Antonio Lopo Martinez.
    10. Prêmio ANPCONT aos melhores avaliadores Ad Hoc, ANPCONT.. 2013.
      Membro: Antonio Lopo Martinez.
    11. CertIFR - Certificate in International Financial Reporting, ACCA.. 2013.
      Membro: Antonio Lopo Martinez.
    12. Menção entre os autores mais prolíficos na área de Finanças no Brasil, Revista de Administração Contemporânea (RAC): Vol. 17, No. 6.. 2013.
      Membro: Antonio Lopo Martinez.
    13. Prêmio ANPCONT aos melhores avaliadores Ad Hoc, ANPCONT.. 2012.
      Membro: Antonio Lopo Martinez.
    14. Artigo Premiado - Melhor Trabalho Científico - CBC 2012, Conselho Federal de Contabilidade.. 2012.
      Membro: Antonio Lopo Martinez.
    15. Artigo Premiado - ANPCONT - Melhor Trabalho na área de Mercados Financeiros, ANPCONT.. 2012.
      Membro: Antonio Lopo Martinez.
    16. Artigo Premiado - Prêmio IBGC Itaú Academia, IBGC - Instituto Brasileiro de Governança Corporativa.. 2012.
      Membro: Antonio Lopo Martinez.
    17. Prêmio ANPCONT aos melhores avaliadores Ad hoc, ANPCONT.. 2011.
      Membro: Antonio Lopo Martinez.
    18. Indicação de Artigo para Prêmio - área de Contabilidade, ENANPAD.. 2011.
      Membro: Antonio Lopo Martinez.
    19. Prêmio da APIMEC - Ganhador - Melhor Trabalho Técnico - 21o Congresso da Apimec, APIMEC.. 2010.
      Membro: Antonio Lopo Martinez.
    20. Prêmio ANPCONT aos melhores avaliadores Ad hoc, ANPCONT.. 2010.
      Membro: Antonio Lopo Martinez.
    21. Artigo Premiado- Informação de Custos e Qualidade dos Gastos no Setor Público, ESAF.. 2010.
      Membro: Antonio Lopo Martinez.
    22. Artigo Premiado no ENANPAD 2009 na área de Contabilidade, XXXIII Encontro da ANPAD.. 2009.
      Membro: Antonio Lopo Martinez.
    23. Certified Internal Auditor (CIA), IIA - Audibra.. 2006.
      Membro: Antonio Lopo Martinez.
    24. Artigo com Menção de Destaque, 5o. Encontro Brasileiro de Finanças (Sociedade Brasileira de Finanças).. 2005.
      Membro: Antonio Lopo Martinez.
    25. Artigo com Menção Honrosa como um dos Melhores Trabalhos, 2o. ENEFIN (Encontro Norte e Nordeste de Finanças).. 2005.
      Membro: Antonio Lopo Martinez.
    26. Menção Honrosa no Concurso de Monografias, CVM - Bovespa.. 2004.
      Membro: Antonio Lopo Martinez.
    27. Artigo Premiado - XI Congresso Brasileiro de Custos, Conselho Regional de Administração- BA.. 2004.
      Membro: Antonio Lopo Martinez.
    28. Medalha de Dedicação ao Estudo da Ciência Contábil, Instituto Cultural e de Pesquisa Técnico - Científica (IBTEBA).. 2004.
      Membro: Antonio Lopo Martinez.
    29. Artigo Premiado em área temática- 4o Congresso USP Controladoria e Contabilidade, Universidade de São Paulo.. 2004.
      Membro: Antonio Lopo Martinez.
    30. Haas School of Business Outstanding GSI Award - Evening MBA, Haas Business School.. 2003.
      Membro: Antonio Lopo Martinez.
    31. Outstanding Graduate Student Instructor, University of California - Berkeley.. 2003.
      Membro: Antonio Lopo Martinez.
    32. Haas School of Business Outstanding GSI Award: Weekend MBA, Haas Business School.. 2003.
      Membro: Antonio Lopo Martinez.
    33. Artigo com Menção Honrosa, ANPAD.. 1999.
      Membro: Antonio Lopo Martinez.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (3)
    1. Pacific Accounting Conference. PAC 10 Doctoral Consortium. 2003. (Congresso).
    2. FASB Doctoral Consortium.Financial Accounting Standards Board Doctoral Conference. 2002. (Simpósio).
    3. Intangibles. Intangibles - Management, Measurement, and Reporting. 2000. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (0)

    Lista de colaborações



    (*) Relatório criado com produções desde 1970 até 2021
    Data de processamento: 02/05/2022 00:42:04