PPGCC

Fernando Caio Galdi

Professor Titular da Fucape Business School. É Doutor em Ciências Contábeis pela Universidade de São Paulo, com período de pós-doutorado na Universidade do Arkansas. Possui certificação de gestor de recursos (CGA) pela ANBIMA, fez bootcamp em empreendedorismo na Universidade de Berkeley e é formado no curso de Operador de Mercado Financeiro pela FIA. Possui suas pesquisas publicadas em importantes periódicos internacionais e nacionais e é autor/coautor de livros sobre finanças, mercado de capitais e contabilidade. Atua como Consultor e Parecerista em temas contábeis, societários, tributários e financeiros. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/4429828978351592 (18/08/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise:
  • Endereço: FUCAPE. Av. Fernando Ferrari, 1358 Goiabeiras 29075010 - Vitória, ES - Brasil Telefone: (11) 40094444 URL da Homepage: www.fucape.br
  • Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
  • Área: Administração
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (4)
    1. 2016-2019. Efeitos reais de politicas e normas contabeis, regulacao financeira e governanca corporativa
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Fernando Caio Galdi - Coordenador.
      Membro: Fernando Caio Galdi.
    2. 2005-2011. GERENCIAMENTO DE RESULTADOS EM EMPRESAS BRASILEIRAS: INCENTIVOS ECONOMICOS E COMPORTAMENTO GERENCIAL
      Descrição: O objetivo deste projeto de pesquisa consiste na avaliação de como diferenciados tipos de incentivos econômicos impactam decisões de gestores e trazem reflexos no nível de gerenciamento de resultados em companhias abertas brasileiras. Recentemente, dois tipos de gerenciamento são tratados na literatura: um com base em escolhas estritamente contábeis (accruals-based) e outro baseado na alteração dos próprios eventos econômicos que são representados pela contabilidade (real-activities). Assim, pretende-se analisar o comportamento destes dois tipos por meio da aplicação de modelos econométricos para detecção do nível de gerenciamento antes e após os seguintes eventos como reforço da estrutura de governança corporativa, maior oversight dos reguladores (empresas brasileiras listadas em bolsas estrangeiras) e discordâncias dos auditores (pareceres ressalvados) e da Comissão de Valores Mobiliários (republicações e processos administrativos). Espera-se contribuir para o avanço da literatura demonstrando como os gestores optam pelo tipo de gerenciamento em virtude de alterações de seus incentivos econômicos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Fernando Caio Galdi - Integrante / Fábio Moraes da Costa - Coordenador / Antonio Lopo Martinez - Integrante. Financiador(es): FUCAPE - Bolsa.
      Membro: Fernando Caio Galdi.
      Descrição: O objetivo deste projeto de pesquisa consiste na avaliação de como diferenciados tipos de incentivos econômicos impactam decisões de gestores e trazem reflexos no nível de gerenciamento de resultados em companhias abertas brasileiras. Recentemente, dois tipos de gerenciamento são tratados na literatura: um com base em escolhas estritamente contábeis (accruals-based) e outro baseado na alteração dos próprios eventos econômicos que são representados pela contabilidade (real-activities). Assim, pretende-se analisar o comportamento destes dois tipos por meio da aplicação de modelos econométricos para detecção do nível de gerenciamento antes e após os seguintes eventos como reforço da estrutura de governança corporativa, maior oversight dos reguladores (empresas brasileiras listadas em bolsas estrangeiras) e discordâncias dos auditores (pareceres ressalvados) e da Comissão de Valores Mobiliários (republicações e processos administrativos). Espera-se contribuir para o avanço da literatura demonstrando como os gestores optam pelo tipo de gerenciamento em virtude de alterações de seus incentivos econômicos. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Fábio Moraes da Costa - Coordenador / Fernando Caio Galdi - Integrante / Antonio Lopo Martinez - Integrante.
      Membro: Fabio Moraes da Costa.
    3. 2005-2010. TESTE EMPIRICO DE MODELOS DE AVALIACAO DE EMPRESAS BRASILEIRAS DE CAPITAL ABERTO
      Descrição: A avaliação de empresas consiste na aplicação de modelos que visam estimar o valor de uma firma, geralmente utilizando projeções de caixa ou lucros futuros. Assim, ao longo das últimas décadas, vários modelos foram desenvolvidos, tais como o de fluxo de caixa descontado, modelo baseado em opções reais, modelo de múltiplos e modelos baseados em variáveis contábeis (residual income valuation, por exemplo). Dado que todos estes modelos estão disponíveis, este projeto de pesquisa consiste em aplicá-los e comparar sua aderência ao comportamento de títulos negociados em bolsa de valores e em balcão organizado. Serão utilizadas técnicas de análise de dados em séries temporais para se entender como os diferentes métodos respondem às alterações da economia brasileira. Os dados referem-se ao período de 1995 a 2008 e abrangem a totalidade de empresas listadas na Bovespa. Os dados serão obtidos do banco de dados Economática. Os resultados encontrados contribuirão para o melhor entendimento de quais modelos seriam mais aderentes e adequados à realidade brasileira, apresentando possíveis explicações para tal fenômeno e suscitando novas questões a serem pesquisadas na área de avaliação de empresas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Fernando Caio Galdi - Integrante / BRUNO FUNCHAL - Integrante / Wagner Piazza Gaglianone - Coordenador.
      Membro: Fernando Caio Galdi.
    4. 2004-2012. ANALISE DO RELACIONAMENTO ENTRE VARIAVEIS CONTABEIS E DE MERCADO EM COMPANHIAS ABERTAS BRASILEIRAS
      Descrição: O projeto de pesquisa tem como objetivo avaliar como determinadas características institucionais do mercado brasileiro se relacionam com a qualidade da informação contábil divulgada por companhias abertas. O Brasil apresenta características específicas e diferenciadas de outros países por apresentar um mercado de capitais emergente, alta concentração acionária, elevada participação de investidores estrangeiros, ordenamento jurídico mais baseado no direito romano e elevada participação de investidores estrangeiros. Assim, por meio de testes empíricos utilizando dados coletados de companhias negociadas na Bovespa, pretende-se avaliar o relacionamento entre variáveis de mercado e variáveis contábeis. Espera-se avaliar o Earnings Response Coefficient (ERC) para estimar esta relação e acompanhar sua evolução durante o período pós-real, além de controlar por efeitos como níveis diferenciados de governança, cobertura de analistas e listagem em bolsas estrangeiras. Portanto, este projeto visa contribuir para a literatura sobre a relevância da informação contábil em países emergentes e proporcionar publicações científicas de qualidade que possam respaldar outras pesquisas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Fernando Caio Galdi - Coordenador / Aridelmo José Campanharo Teixeira - Integrante / Wagner Piazza Gaglianone - Integrante. Financiador(es): FUCAPE - Bolsa.
      Membro: Fernando Caio Galdi.
      Descrição: O projeto de pesquisa tem como objetivo avaliar como determinadas características institucionais do mercado brasileiro se relacionam com a qualidade da informação contábil divulgada por companhias abertas. O Brasil apresenta características específicas e diferenciadas de outros países por apresentar um mercado de capitais emergente, alta concentração acionária, elevada participação de investidores estrangeiros, ordenamento jurídico mais baseado no direito romano e elevada participação de investidores estrangeiros. Assim, por meio de testes empíricos utilizando dados coletados de companhias negociadas na Bovespa, pretende-se avaliar o relacionamento entre variáveis de mercado e variáveis contábeis. Espera-se avaliar o Earnings Response Coefficient (ERC) para estimar esta relação e acompanhar sua evolução durante o período pós-real, além de controlar por efeitos como níveis diferenciados de governança, cobertura de analistas e listagem em bolsas estrangeiras. Portanto, este projeto visa contribuir para a literatura sobre a relevância da informação contábil em países emergentes e proporcionar publicações científicas de qualidade que possam respaldar outras pesquisas. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Aridelmo José Campanharo Teixeira - Integrante / Fernando Caio Galdi - Coordenador / Wagner Piazza Gaglianone - Integrante.
      Membro: Aridelmo Jose Campanharo Teixeira.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (13)
    1. Listado em: 100 artigos mais citados nos ?top journals? nacionais de Administração, SCIORG ? Ciência e Organizações.. 2016.
      Membro: Fernando Caio Galdi.
    2. Listado como autor mais prolífico na área de mercado financeiro nos congressos Anpcont e USP, REVISTA EVIDENCIAÇÃO CONTÁBIL & FINANÇAS - RECFin.. 2014.
      Membro: Fernando Caio Galdi.
    3. Prêmio de melhor trabalho no ANPCONT 2013 da área de Contabilidade para Usuários Externos, ANPCONT.. 2013.
      Membro: Fernando Caio Galdi.
    4. Relacionado entre os autores mais prolíficos na área de Finanças no Brasil, Revista de Administração Contemporânea (RAC): vol. 17, no. 6 - artigo de Mendes-da-Silva et. al.. 2013.
      Membro: Fernando Caio Galdi.
    5. 2o. Lugar do Prêmio SBE 2012 - Área: Finanças, Sociedade Brasileira de Econometria (SBE).. 2012.
      Membro: Fernando Caio Galdi.
    6. Autor mais prolífico em na área de Mercados financeiro, de crédito e de capitais na produção científica em contabilidade, Revista Enfoque Contábil: paper de Glauber de Castro Barbosa e Fabrício de Oliveira Barros.. 2010.
      Membro: Fernando Caio Galdi.
    7. Best paper on Accounting for external users - IAAER-ANPCONT(3rd) International Accounting Congress, IAAERANPCONT (3rd).. 2009.
      Membro: Fernando Caio Galdi.
    8. Top Ten List for ARN Meetings com o artigo: Returns to Value Investing: Fundamentals or Limits to Arbitrage?, SSRN - Social Science Research Network... 2008.
      Membro: Fernando Caio Galdi.
    9. Top Ten List for Latin American Economics com artigo: Returns to Value Investing: Fundamentals or Limits to Arbitrage?, SSRN - Social Science Research Network... 2008.
      Membro: Fernando Caio Galdi.
    10. Professor Homenageado - turmas de formandos (Contador Global e Administração), Fucape.. 2008.
      Membro: Fernando Caio Galdi.
    11. Melhor Trabalho do Sétimo Congresso USP de Controladoria e Contabilidade - área: Contabilidade para Usuários Externos, FEA-USP.. 2007.
      Membro: Fernando Caio Galdi.
    12. Menção Honrosa pela Monografia de Conclusão da Graduação, FIPECAFI - Fundação Instituto de Pesqusas Contábeis, Atuariais e Financeiras.. 2004.
      Membro: Fernando Caio Galdi.
    13. Destaque pela apresentação da pesquisa de iniciação científica no 9º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo (SIICUSP), CNPq.. 2001.
      Membro: Fernando Caio Galdi.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (55)
    1. 21º USP International Conference in Accounting. Ativos Intangíveis e Estrutura de Propriedade: Evidências no Mercado Brasileiro. 2021. (Congresso).
    2. XIV Congresso da Anpcont. Painel: Educação Financeira e Investimentos. 2020. (Congresso).
    3. 18o. Congresso Internacional de Arbitragem - CBar. 2019. (Congresso).
    4. Café com o Contabilista.IFRS9/CPC48 - Instrumentos Financeiros. 2019. (Seminário).
    5. Frente Parlamentar de Monitoramento, Controle e Fiscalização da Aplicação dos Recursos da Exploração de Petróleo e Gás Natural. Exposição Oral. 2019. (Exposição).
    6. IV Seminário de Auditoria e Controladoria.Leasing - IFRS16/CPC06(R2). 2019. (Seminário).
    7. Quintas do Saber.Compliance, comitê de auditoria e conselho fiscal na prática. 2019. (Seminário).
    8. Talk Show CBN.Gestão Descomplicada. 2019. (Outra).
    9. XIII Congresso da Anpcont. 2019. (Congresso).
    10. XIX Encontro Brasileiro de Finanças. 2019. (Congresso).
    11. Café com o Contabilista CRC/MG.NBC TG 47 - Receita de contrato com o cliente. 2018. (Seminário).
    12. XII Congresso ANPCONT. Aplicações práticas de pesquisas acadêmicas na gestão pública e privada. 2018. (Congresso).
    13. XLII ENANPAD. Taxa de Imposto Efetiva nas Empresas Brasileiras: uma Comparação Entre as Companhias Abertas e Fechadas. 2018. (Congresso).
    14. XVIII USP International Conference in Accounting. Discussant and Chair. 2018. (Congresso).
    15. XXI SEMEAD.Gerenciamento de resultado contábil e ruptura dos covenants: um estudo empírico no Brasil. 2018. (Seminário).
    16. European Accounting Association 40th Annual Meeting. Accruals Quality: Comprehensive Income and Net Income Perspective. 2017. (Congresso).
    17. XI ANPCONT. A mídia especializada influencia o mercado?. 2017. (Congresso).
    18. XI ANPCONT. O que realmente muda na contabilidade de instrumentos financeiros, derivativos e hedge (CPC48 e IFRS9)?. 2017. (Congresso).
    19. XIV Seminário Internacional CPC. 2017. (Seminário).
    20. 20o. Congresso Brasileiro de Contabilidade. Corporate Events performance and corporate governance: Brazilian Evidence. 2016. (Congresso).
    21. Semana de Contabilidade da Faculdade Pio XII.Mercado Financeiro e de capitais e investimento. 2016. (Seminário).
    22. 14th International Congress of IAPNM. Moderador. 2015. (Congresso).
    23. The International Journal of Accounting Symposium. 2014. (Simpósio).
    24. VII Congresso ANPCONT. Análise da qualidade do lucro e sua relação com a estrutura acionária das empresas brasileiras. 2013. (Congresso).
    25. XXII CONVENÇÃO DOS CONTABILISTAS DO ES.Auditoria das Demonstrações Contábeis das Fundações no ES. 2013. (Outra).
    26. 34o. Encontro Brasileiro de Econometria. Encontro Brasileiro de Econometria. 2012. (Congresso).
    27. VI Congresso ANPCONT. Mercado de Capitais e Governança Corporativa. 2012. (Congresso).
    28. XXXVI ENANPAD. Análise da Aderência do Disclosure da Gestão de Riscos pelas Instituições Financeiras à Circular BACEN 3.477. 2012. (Congresso).
    29. 1a. BBR Conference. Discussant do trabalho: Persistence of Quarterly Earnings: an empirical investigation in Brazil. 2011. (Congresso).
    30. IV Congresso ANPCONT. Como as variáveis contábeis explicam o retorno das ações: um estudo empírico no mercado brasileiro. 2010. (Congresso).
    31. Palestra proferida no CRC-ES em comemoração ao dia do Contabilista.Desafios e Oportunidades da Profissão Contábil: um resumo dos acontecimentos. 2010. (Seminário).
    32. XXI Convenção dos Contabilistas do ES, V Encontro da Mulher Contabilista do ES e V Encontro dos Auditores e Peritos do ES.Novas Normas Contábeis para Pequenas e Médias Empresas no Brasil (CPC PMEs). 2010. (Encontro).
    33. XXXIV Enanpad. A Relação entre a Divulgação da Destinação dos Recursos Captados no IPO e a Governança Corporativa das Empresas Brasileiras. 2010. (Congresso).
    34. IAAER-ANPCONT(3rd) - International Accounting Congress. Accounting for external users: English - Traditional Session. 2009. (Congresso).
    35. I Encontro IBMEC de Contabilidade e Controladoria.Impactos dos Derivativos nas DFs das empresas: Panorama atual e desafios. 2009. (Encontro).
    36. O impacto da lei no. 11638/07 no fechamento das demonstrações contábeis de 2008.Instrumentos Financeiros e Derivativos. 2009. (Seminário).
    37. 18o. Congresso Brasileiro de Contabilidade. Teste de aderência entre o beta contábil e o beta de mercado: uma aplicação prática no mercado brasileiro. 2008. (Congresso).
    38. 7o. SETEC - Seminário Técnico de Controladoria da ArcellorMittal.Mesa Redonda sobre Controladoria. 2008. (Seminário).
    39. American Accounting Association (AAA) Meeting. Interactions between Corporate Governance, Bankruptcy Law and Firms' Debt Financing: The Brazilian Case. 2008. (Congresso).
    40. European Accounting Association Annual Congress. Interactions between Corporate Governance, Bankruptcy Law and Firm´s Debt Financing: The Brazilian Case. 2008. (Congresso).
    41. Seminário de Tributação, Contabilidade e Direito Societário da IOB.O dever de apuração do valor adicionado das sociedades a partir da Lei 11.638/07. 2008. (Seminário).
    42. XI Fórum de Estudantes de Ciências Contábeis/ES e VI Fórum de Professores do Curso de Ciências Contábeis.Contabilidade Internacional. 2008. (Encontro).
    43. American Accounting Association (AAA) Meeting. Does Financial Statement Analysis Generate Abnormal Returns Under Extremely Adverse Conditions?. 2007. (Congresso).
    44. I Congresso ANPCONT. Earnings Management and Cross Listing in Brazil. 2007. (Congresso).
    45. Seminário do Contador Global.Mercado de Capitais como Principal Origem dos Novos Investimentos: Governança Corporativa e Transparência via Contabilidade Internacional. 2007. (Seminário).
    46. Sétimo Encontro Brasileiro de Finanças.Fair Value dos Derivativos e Gerenciamento de Resultados nos Bancos Brasileiros: Existe Manipulação?. 2007. (Encontro).
    47. X Fórum de Estudantes de Ciências Contábeis/ES.Contabilidade: Perspectivas de Mercado. 2007. (Seminário).
    48. XXXV Encontro Nacional de Economia.Interactions between Corporate Governance, Bankruptcy Law and Firms' Debt Financing: The Brazilian Case. 2007. (Encontro).
    49. 30º ENANPAD. Análise Empírica de Modelos de Valuation no Ambiente Brasileiro: Fluxo de Caixa Descontado versus Modelo de Ohlson. 2006. (Congresso).
    50. 6 Congresso Usp de Controladoria e Contabilidade. Uma Pesquisa Sobre O Perfil das Ações Brasileiras Que Reagem à Publicação dos Resultados Contábeis. 2006. (Congresso).
    51. 6 Congresso USP de Controladoria e Contabilidade. Relação de Longo Prazo e Causalidade Entre o Lucro Contábil e o Preço das Ações: Evidências do Mercado Latino-americano. 2006. (Congresso).
    52. 4º Congresso USP de Controladoria e Contabilidade. Participação como Moderadora no 4º Congresso USP de Controladoria e Contabilidade. 2004. (Congresso).
    53. 6º Encontro Nacional de Relações com Investidores e Mercado de Capitais. 2004. (Encontro).
    54. II - Seminário USP de Contabilidade. 2002. (Seminário).
    55. 17ª Convenção dos Contabilistas do Estado de São Paulo. 17ª Convenção dos Contabilistas do Estado de São Paulo. 2001. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (0)

    Lista de colaborações



    (*) Relatório criado com produções desde 1970 até 2021
    Data de processamento: 02/05/2022 00:42:05