PPGCC

Dione Olesczuk Soutes

Possui doutorado em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (2010), mestrado em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (2006) e graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1996). Atualmente é professor titular da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis, atuando principalmente nos temas: contabilidade, controle, custos, contabilidade gerencial e gerenciamento de estoques. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/2914466788894596 (30/05/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Marechal Cândido Rondon, Centro de Ciências Sociais Aplicadas. Rua Pernambuco, 1777 Centro 85960000 - Marechal Cândido Rondon, PR - Brasil Telefone: (45) 32847878 Fax: (45) 32847878 URL da Homepage: http://unioeste.br
  • Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
  • Área: Administração
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (12)
    1. 2019-Atual. Abordagem Intervencionista em empresas de Marechal Candido Rondon - PR
      Descrição: O projeto tem por objetivo geral identificar os métodos, objetivos, estratégias e o processo de formação do preço de venda e instrumentalizar os gestores para a adequada formação do preço de venda.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Dione Olesczuk Soutes - Coordenador / Franciele Loch - Integrante.
      Membro: Dione Olesczuk Soutes.
    2. 2018-2019. Existe associacao entre estagios da evolucao da contabilidade gerencial e ciclo de vida das organizacoes?
      Descrição: As constantes mudanças da vida moderna vêm transformando a economia paralelamente. As criações de produtos, as comodidades dos consumidores, seus desejos pela inovação fazem com que as empresas tenham que cada vez mais estar evoluindo para se manterem no mercado. Em vista disso, faz-se necessário de recursos e técnicas mais aguçadas para obter uma gestão eficaz. Obter sucesso nas tomadas de decisões requer de muito conhecimento de mercado e da vida da empresa. Não basta somente a empresa ter boa situação financeira, se não tiver um bom planejamento e conhecimento global. A contabilidade gerencial está presente nessas evoluções. Estudar a saúde da organização é fundamental, saber seu ciclo de vida é uma das características importantes. Não somente o ciclo de vida, mas também os estágios evolutivos da contabilidade são relevantes para uma satisfatória decisão e sucesso. Em vista disso, os objetivos desta pesquisa são analisar em que estágio evolutivo se encontra as empresas participantes da pesquisa, verificar qual é o ciclo de vida organizacional das empresas e comparar a evolução dos estágios das empresas com o ciclo de vida organizacional.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Dione Olesczuk Soutes - Coordenador / Ana Maria Blatt - Integrante / Janaína Grave - Integrante.
      Membro: Dione Olesczuk Soutes.
    3. 2018-2019. Contabilidade e Coaching: Metodos, Ferramentas e Relacao do Coaching com a Area Contabil.
      Descrição: O presente estudo teve como objetivo identificar quais são as contribuições do Coaching Empresarial na Contabilidade Gerencial, a interação entre ambas e se os métodos explorados pelo coach podem ser aplicados na rotina dos contadores. A pesquisa qualifica-se como exploratória com abordagem de natureza qualitativa, sendo levantamento bibliográfico e survey como procedimentos adotados. A amostra é composta por seis respondentes, sendo três coachees e três contadores. A coleta de dados está baseada na entrevista semiestruturada realizada com auxílio de roteiro com intuito dos respondentes discorrerem livremente sobre o assunto. Os resultados da pesquisa mostraram que há relação entre as duas profissões e, segundo os respondentes, se as profissões progredirem juntas, a otimização das estratégias e maximização das metas e resultados acarretam no crescimento e sucesso dos clientes e empresas. Inicialmente apresenta-se um aparato geral sobre a gestão de empresas e pessoas, o coaching, sua metodologia, confiança, comunicação e feedback. Depois identifica-se a Contabilidade Gerencial, procedimentos contábeis e o papel do contador. Estes aspectos fundamentam-se teoricamente e compõem a base teórica para o roteiro das entrevistas, com propósito de apresentar a relação entre a profissão da contabilidade gerencial, seus relatórios, tomadas de decisões e o contador com as ferramentas propostas nos processos de coaching para auxiliar na maximização dos resultados.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Dione Olesczuk Soutes - Coordenador / Luisa Postay - Integrante / Gabriela Caroline Schio - Integrante.
      Membro: Dione Olesczuk Soutes.
    4. 2018-2019. Gestao Estrategica de Recursos Humanos nas Industrias da Mesorregiao Oeste Paranaense.
      Descrição: Esta pesquisa dividiu seus objetivos em duas partes relacionadas. A primeira parte tem como objetivo descobrir o nível de atuação do departamento de Recursos Humanos a partir do modelo das Quatro Faces da Gestão Estratégica de Recursos Humanos proposto por Tanure, Evans e Pucik (2007), sendo eles: executor, construtor, parceiro de mudança e navegador, e relacionar estes níveis com os mecanismos de remuneração estratégica. A segunda parte produz uma análise de como os impactos da remuneração estratégica foram percebidos no desempenho das empresas pela ótica dos seus gestores. Para tal, foram utilizados dados obtidos através de uma survey realizado com 51 empresas da mesorregião oeste do Paraná integrantes da base de dados do Cadastro de Indústrias do Paraná 2018, disponibilizado pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná ? FIEP. Os resultados obtidos demonstraram que as indústrias, em sua grande maioria, pertencem a face construtora e executora, também constatou-se que o método de remuneração estratégica mais utilizado é a remuneração por competência, utilizado por 33 empresas, seguido pela remuneração por habilidade que é utilizado por 27 empresas. Concluiu-se que não foram percebidos impactos da remuneração estratégica nos índices de rentabilidade econômica, liquidez e ciclo operacional, diferentemente do foi constatado nos índices operacionais, onde pôde-se perceber um impacto positivo. Acredita-se que isso se deve à facilidade de percepção, uma vez que os índices operacionais tratam de questões ligadas ao dia-dia da empresa como qualidade do produto, satisfação dos consumidores, entrega no prazo, disposição e eficiência dos funcionários.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Dione Olesczuk Soutes - Coordenador / Matheus Vitor Da Silva - Integrante / Iago Rafael Muller - Integrante.
      Membro: Dione Olesczuk Soutes.
    5. 2018-2019. Gestao e Formacao do Patrimonio de Referencia nas Cooperativas de Credito
      Descrição: A regulação prudencial brasileira, baseada nas orientações dos Acordos de Basileia, trouxe desafios para a constituição da estrutura patrimonial necessária para as atividades das instituições financeiras. Hoje, busca-se prever mais situações de risco que possam representar perdas para a sociedade como um todo e, para isso, o Banco Central do Brasil tem atuado para ampliar o alcance de suas normas, buscando a solidez do setor. Entre as instituições que atuam no mercado financeiro, destacam-se as cooperativas de crédito, em função de seu modelo de organização característico e da sua constante expansão no Brasil. Sabe-se que as cooperativas de crédito, diferentemente das demais Instituições Financeiras, possuem um capital social variável, conforme as movimentações em seus quadros societários e, com isso, dependem desses capitais para a constituição de seus Patrimônios de Referência. O estudo, que se desenvolve nesse contexto, objetiva o conhecimento das ações dos responsáveis pelas administrações dessas entidades, no que diz respeito ao processo de gestão e formação dos Patrimônios de Referência. Como metodologia, utilizou-se um estudo de caso múltiplo, aplicado às cooperativas de crédito atuantes no Município de Toledo-PR. Com base nas cooperativas respondentes, conclui-se que há ações reais na busca pelo constante aumento de capital social e planejamento da estrutura patrimonial necessária para suportar as necessidades de crédito dos associados. Também são ações: as manutenções dos fundos de reserva, de modo a não dependerem totalmente de capital social e lucros acumulados, uma vez que essas práticas representam os três principais fatores que compõem o Patrimônio de Referência dessas instituições. Há, ainda, as decisões sobre a concessão ou não de crédito aos associados, o acompanhamento do Patrimônio de Referência necessário e as formas de movimentação das contas que influenciam nesse indicador dentro da instituição.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Dione Olesczuk Soutes - Coordenador / Leandro Antonio Gaffuri - Integrante.
      Membro: Dione Olesczuk Soutes.
    6. 2018-2019. Avaliacao Economica por Meio do Valuation: O Caso da Transportes Maroso Ltda
      Descrição: Uma empresa é constituída com a missão declarada de atendimento à comunidade onde está Segundo Copeland (2006), o método denominado de Valuation é também um ferramental analítico que pode ser transformado em instrumento de gestão visando orientar a organização empresarial em torno de um único objetivo: a criação de valor para o acionista. Logo, a avaliação de empresas pode ser também utilizada para mensurar e aprimorar os processos gerencias da empresa. Na visão de Damodaran (2012), uma das principais aplicações da avaliação de empresas é avaliar os impactos das decisões estratégicas, operacionais e financeiras com o objetivo final de promover a maximização de valor do negócio. Martins et al. (2001) ampliam a aplicação dos métodos de Valuation para fins de liquidação e dissolução de empresas. Frente ao exposto, nota-se a importância que a avaliação de empresas tem dentro da área financeira e que a escolha do método mais adequado de avaliação deve ser feita de forma cuidadosa e analisando caso a caso (DIEHL, 2010). Para tanto, frente à subjetividade neste tema e em face à vários pontos a ponderar, tem-se a concepção de que o Valuation não é uma ciência exata e por se tratar da necessidade de especificações, fazem-se o uso de métodos de valoração focando na atividade, concorrência e o meio no qual a empresa atua. O método do Fluxo de Caixa Descontado (Discounted Cash Flow ? DCF), dentro do Valuation, é a base conceitual para a avaliação dos modelos utilizados atualmente. Este método de avaliação é particularmente útil em casos de empresas com múltiplas divisões ou unidades de negócios (GUERRA, 2016). Já o método denominado de ?impairment? tem por objetivo básico verificar a possível redução no valor recuperável dos ativos de longa duração. Se o valor recuperável for menor que o contábil, deverá ser calculado o fair value do referido ativo. Assim, a perda por impairment corresponde a diferença entre o valor contábil e o fair value do ativo, quando o segundo for menor. No instante em que a empresa julgar que esta irrecuperabilidade ocorreu, deverá reconhecer em suas demonstrações contábeis uma perda por impairment (SANTOS et al., 2003). Outros métodos pautados consideravelmente na literatura (SOUTES et al., 2008; DIEHL, 2010; ANDRADE JR, 2015; GUERRA, 2016), tratam do Modelo de Avaliação Relativa, que usa índices ou múltiplos comparativos de ativos similares para determinar o preço do ativo em avaliação, e se baseia muito mais em informações de mercado que valores específicos; e o Modelo de Avaliação por Precificação de Opções, que utilizam modelos de precificação de opções para medir o valor de ativos que compartilham características de opção, assumindo uma relação entre as opções no mercado financeiro e os projetos de investimento, respectivamente. A compra e venda de empresas acontece constantemente, o valor de venda é calculado de diversas maneiras e considerando variáveis diversificadas dependendo do método, é preciso entender a realidade da empresa e de sua contabilidade para a tomada de decisões acerca deste assunto. Diante do exposto, surge a seguinte problematização a ser avaliada no presente estudo: Qual o método de avaliação mais citado pelos pesquisadores da área Contábil no Brasil?. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Dione Olesczuk Soutes - Coordenador / Fernanda S. Cantu - Integrante / Keli de F. de O. Lernen - Integrante.
      Membro: Dione Olesczuk Soutes.
    7. 2016-2017. Objetivos de preco e metodos de precificacao utilizados pelas empresas varejistas atuantes na microrregiao de Marechal Candido Rondon.
      Descrição: No mundo atual, possuir diferenciais é essencial para competir no mercado com eficiência e garantir bons resultados. Estabelecer preços que atraem consumidores de todas as classes econômicas é fundamental, independente do porte de seu estabelecimento e sua localização. No varejo ocorre um complexo processo para definir a precificação dos produtos, tendo como maior destaque o lucro. A pesquisa demonstra quais os métodos que possuem mais relevância e os objetivos a serem alcançados pelas empresas de varejo cadastradas na Junta Comercial do Estado do Paraná e que atuam na microrregião de Marechal Cândido Rondon, ou seja, empresas que atuam nos municípios de Marechal Cândido Rondon, Nova Santa Rosa, Pato Bragado, Entre Rios, Mercedes, Quatro Pontes, Toledo, Palotina, Guaíra e Santa Helena.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Dione Olesczuk Soutes - Coordenador / Franciele Loch - Integrante.
      Membro: Dione Olesczuk Soutes.
    8. 2012-2015. Um levantamento do perfil das empresas e dos profissionais contabeis atuantes na regiao oeste do Estado do Parana
      Descrição: Desde o início dos tempos a contabilidade sempre esteve ligada ao desenvolvimento econômico e crescimento dos países. Neste sentido, Lezana (2002) destaca que é necessário que o profissional contábil possua, além dos conhecimentos que lhe são necessários para o desempenho da função, conhecer o ambiente interno e externo das empresas e as suas relações humanas, sociais e econômicas, devendo ser conscientes e responsáveis, já que as informações geradas pela contabilidade têm grande impacto na vida econômica e social do país. Assim, o objetivo desta pesquisa é identificar o perfil atual e as exigências requeridas do profissional contábil, bem como o perfil das empresas cadastradas na junta Comercial do Paraná, ambos atuantes na microrregião oeste do Paraná a fim de comparar as necessidades diagnosticadas com a grade curricular do Curso de Ciências Contábeis da Unioeste, Campus de Marechal Cândido Rondon. A fundamentação teórica tratará de aspectos pertinentes à profissão contábil e gestão empresarial, pois se destaca que com as significativas mudanças que estão ocorrendo no cenário contábil, principalmente devido às alterações da Lei 6.404/76, trazidas pela lei 11.638 de 2007, que entrou em vigor em primeiro de janeiro de 2008, e pela Lei 11.941/09, o profissional contábil precisa estar apto a atender as novas necessidades de informações dos empresários, de forma rápida e eficiente. Quanto à metodologia, a presente pesquisa classifica-se como exploratória quanto aos objetivos; levantamento ou survey, quanto aos procedimentos, como qualitativa, quanto à abordagem do problema, pois visa destacar características não observadas por meio de um estudo quantitativo. Em termos de resultados da pesquisa, acredita-se que esta irá identificar a necessidade de adequação do conteúdo ministrado nas salas de aula do Curso de Ciências Contábeis e com isto contribuir para a melhoria da qualidade do ensino do neste curso e, em última instância, para o desenvolvimento econômico da região. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Dione Olesczuk Soutes - Coordenador / Loreni Maria dos Santos Braum - Integrante / Jonatan Marlon Konraht - Integrante. Financiador(es): Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Dione Olesczuk Soutes.
    9. 2012-Atual. Controladoria, praticas de Contabilidade Gerencial e competitividade nos negocios
      Descrição: Este projeto tem como objetivo analisar a geração, evidenciação e utilização de informação para a tomada de decisão. A Contabilidade pode ser considerada o principal meio de comunicação, a ponte que interliga o gestor e todos os interessados (stakeholders) na entidade. O enfoque da pesquisa está no levantamento das práticas gerenciais utilizadas pelos diversos gestores em diferentes cenários e situações, bem como na identificação dos motivadores e/ou inibidores para a seleção das práticas gerenciais, no conhecimento aprofundado e crítico de práticas desenvolvidas em âmbito mundial e na necessidade de possíveis adaptações das mesmas para a realidade regional local. Os métodos de pesquisa a serem considerados são, entre outros: estudos de caso, pesquisa documental e survey. Espera-se que com a pesquisa resulte, com os dados revelados, em conhecimento da prática da controladoria das organizações da região oeste do Paraná, possibilitando ações de intervenção de decisões estratégias.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Dione Olesczuk Soutes - Coordenador / Jéssica Karine de Oliveira Gomes - Integrante / Lieges Sehn - Integrante. Número de orientações: 5
      Membro: Dione Olesczuk Soutes.
    10. 2005-2007. Trabalho de Conclusao de Curso (TCC), Estagio Supervisionado e Monografia: caracterizacao e analise empirica no curso de graduacao em Ciencias Contabies
      Descrição: Esta pesquisa tem por objetivo abordar a problemática da produção de conhecimento no curso de graduação em Ciências Contábeis. De forma mais específica, enfocará, num primeiro plano, a caracterização conceitual da Monografia Científica, do Trabalho de Conclusão de Curso e do Estágio Supervisionado no âmbito do curso de graduação em Ciências Contábeis e, num segundo plano, a análise das características das Monografias produzidas a partir do Estágio Supervisionado do curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus de Marechal Cândido Rondon, observando eventuais conflitos metodológicos existentes. A pesquisa empírica será realizada com uma amostra, selecionada através da técnica de Amostragem Aleatória Simples, dos trabalhos de conclusão de curso elaborados pelos alunos do curso de Ciências Contábeis da Unioeste, campus de Marechal Cândido Rondon. Os trabalhos serão analisados levando-se em conta a problemática apresentada para investigação, os objetivos ou hipóteses lançadas, a metodologia de investigação e as conclusões. A pesquisa envolve também a aplicação de questionário e realização de entrevistas com alunos da 5a série do curso de Ciências Contábeis, campus de Marechal Cândido Rondon, no sentido de identificar as dificuldades encontradas por eles no campo da Metodologia no processo de desenvolvimento do trabalho acadêmico de conclusão do curso. Espera-se com o trabalho: a) contribuir para o aperfeiçoamento e desenvolvimento da pesquisa na área contábil, especialmente com o papel da pesquisa nos cursos de graduação e pós-graduação em Ciências Contábeis da Unioeste; b) contribuir para subsidiar as discussões desenvolvidas em torno do Projeto Político Pedagógico do curso de Ciências Contábeis da Unioeste e; c) auxiliar na identificação, classificação e disseminação do conhecimento gerado no curso de Ciências Contábeis da Unioeste, campus de Marechal Cândido Rondon.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Dione Olesczuk Soutes - Integrante / Aládio Zanchet - Coordenador.
      Membro: Dione Olesczuk Soutes.
      Descrição: Esta pesquisa tem por objetivo abordar a problemática da produção de conhecimento no curso de graduação em Ciências Contábeis. De forma mais específica, enfocará, num primeiro plano, a caracterização conceitual da Monografia Científica, do Trabalho de Conclusão de Curso e do Estágio Supervisionado no âmbito do curso de graduação em Ciências Contábeis e, num segundo plano, a análise das características das Monografias produzidas a partir do Estágio Supervisionado do curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus de Marechal Cândido Rondon, observando eventuais conflitos metodológicos existentes. A pesquisa empírica será realizada com uma amostra, selecionada a-través da técnica de Amostragem Aleatória Simples, dos trabalhos de conclusão de curso elaborados pelos alunos do curso de Ciências Contábeis da Unioeste, campus de Marechal Cândido Rondon. Os trabalhos serão analisados levando-se em conta a problemática apresentada para investigação, os objetivos ou hipóteses lançadas, a metodologia de investigação e as conclusões. A pesquisa envolve também a aplicação de questionário e realização de entrevistas com alunos da 5a série do curso de Ciências Contábeis, campus de Marechal Cândido Rondon, no sentido de identificar as dificuldades encontradas por eles no campo da Metodologia no processo de desenvolvimento do trabalho acadêmico de conclusão do curso. Espera-se com o trabalho: a) contribuir para o aperfeiçoamento e desenvolvimento da pesquisa na área contábil, especialmente com o papel da pesquisa nos cursos de graduação e pós-graduação em Ciências Contábeis da Unioeste; b) contribuir para subsidiar as discussões desenvolvidas em torno do Projeto Político Pedagógico do curso de Ciências Contábeis da Unioeste e; c) auxiliar na identifica-ção, classificação e disseminação do conhecimento gerado no curso de Ciências Contábeis da Unioeste, campus de Marechal Cândido Rondon.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Aladio Zanchet - Coordenador / Dione Olesczuk Soutes - Integrante. Número de produções C, T & A: 4
      Membro: Aladio Zanchet.
    11. 2003-2004. Utilizacao do Fluxo de Caixa como Ferramenta Decisorial e Estrategica nas Empresas
      Descrição: Na época das altas taxas de inflação os profissionais da área contábil faziam grande esforço para gerar informações sem distorções inflacionárias. Os administradores refugiavam-se em indicadores mais confiáveis para a administração. Naquela época estocar mercadorias e adquirir imobilizado significava proteger-se. Com a estabilização da economia estas distorções e necessidades deixaram de existir, abrindo espaço para uma nova concepção de administração. A Administração Financeira também teve seu foco alterado, antes administrava apenas as disponibilidades, atualmente, precisa conhecer toda a política de investimentos da empresa, como: nível de estocagem, prazos concedidos aos clientes, prazos obtidos de fornecedores, expansão, estabilização ou redução do volume de atividades, investimentos no ativo permanente e outras. O Administrador Financeiro precisa efetuar o Planejamento Financeiro, utilizando-se de dados históricos fornecidos pela Contabilidade e de dados projetados fornecidos pelo Orçamento, uma das ferramentas utilizadas é o Demonstrativo de Fluxo de Caixa. Mesmo entre administradores experientes há inúmeras dificuldades em analisar e avaliar o demonstrativo de fluxo de caixa, cometendo, erros que acabam por comprometer a saúde financeira da empresa. A sobrevivência da empresa está diretamente ligada ao bom funcionamento do caixa, o que pode ser comprovado pela pesquisa realizada pelo SEBRAE em meados de 1999. A partir da bibliografia consultada e da seleção de empresas através da busca em sites na Internet, o objetivo deste trabalho é propor um modelo simplificado para controle de caixa, que possa ser utilizado pela maioria das empresas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Dione Olesczuk Soutes - Coordenador / Rosmarina Feiten Gonçalves - Integrante.
      Membro: Dione Olesczuk Soutes.
    12. 2001-2002. Softwares e Jogos de Empresas Aplicaveis ao Ensino da Contabilidade
      Descrição: A proposta do projeto era a de criar mecanismos atuais, enquadrados na tecnologia educacional e material disponíveis, para a melhoria da qualidade e do desempenho do ensino de contabilidade no curso de Ciências Contábeis. O que foi constatado com a pesquisa, é que o grande desafio para a construção e softwares educacionais reside na questão de informatizar a aula sem contudo interferir negativamente no processo de aprendizagem. Na maioria dos softwares comerciais existentes, pode-se perceber a automação dos processos. Isto significa dizer que o operador do computador nem sempre sabe o que a máquina processa para apurar os resultados. Assim, priva-se o usuário e participar do processo e consequentemente do aprendizado de como isto acontece. Quando a questão é desenvolvimento de softwares para fins educacionais, não podemos nos esquecer de que a informatização da aula não significa a automação da aula. O aluno que estiver desenvolvendo seus trabalhos com o software, deve ter as mesmas possibilidades de erros e acertos como se estivesse fazendo manualmente. Um programa de computador não pode tirar do aluno a possibilidade de criar seu próprio método. Enfim, o processo de aprendizagem deve acontecer naturalmente, independentemente da utilização ou não de um software. Outra questão importante a ser observada quando do desenvolvimento de softwares educacionais é o dinamismo quanto à instalação e manuseio do programa. Em muitos casos o aluno não consegue encerrar a atividade durante a aula. É necessário que ele possa dispor do programa em disquete, possibilitando a continuidade do trabalho em outro local. Por esta razão optamos por desenvolver programas na planilha excel.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Dione Olesczuk Soutes - Integrante / Aládio Zanchet - Integrante / Valnir Alberto Brandt - Coordenador.
      Membro: Dione Olesczuk Soutes.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (84)
      1. Encontro de Pesquisa em Negócios e Produção.Estágios Evolutivos da Contabilidade Gerencial: Uma Revisão Sistemática em Pesquisas na Área Contábil. 2019. (Encontro).
      2. XVI Congreso Internacional de Costos. Gestão Estratégica de Recursos Humanos nas Indústrias da Mesorregião Oeste Paranaense.. 2019. (Congresso).
      3. XIII Encontro Científico de Ciências Sociais Aplicadas "Tributação e Competitividade".Coordenadora de sala na apresentação de artigos. 2018. (Encontro).
      4. XII Encontro Científico de Ciências Sociais Aplicadas: "Fronteira - aspectos sociais, jurídicos e econômicos.Coordenadora de sala na apresentação de artigos. 2017. (Encontro).
      5. XXIV Congresso Brasileiro de Custos. Contingências que afetam o sistema informacional de custos: um estudo de caso em um hospital privado. 2017. (Congresso).
      6. 20º Congresso Brasileiro de Contabilidade. Debatedor de Sessão de Apresentação de Trabalhos. 2016. (Congresso).
      7. IT management and IT tools for organizational competitiveness. 2016. (Outra).
      8. XII Encontro Científico de Ciências Sociais Aplicadas de Marechal Cândido Rondon: Cooperativismo em debate nas Ciências Sociais Aplicadas.Coordenadora de sala na apresentação de artigos. 2016. (Encontro).
      9. 2nd Workshop ASAA "Designing, Conducting and Publishing High Quality Resarch in Management Accouting. 2015. (Encontro).
      10. X Encontro Científico de Ciências Sociais Aplicadas: Atual Cenário Brasileiro.Coordenador de sala na apresentação de artigos. 2015. (Encontro).
      11. XIV Congreso Internacional de Costos e II Congreso Colombiano de Costos y Gestión. Relação incidência de penalidades ambientais e implantação de geradores a partir do biogás. 2015. (Congresso).
      12. I Congresso de Educação do Sudoeste do Paraná. o impacto econômico-financeiro causado pela alteração do processo produtivo em uma empresa metalúrgica do Sudoeste do Paraná. 2014. (Congresso).
      13. III Congresso Brasileiro em Gestão de Negócios. Um levantamento do perfil das empresas e dos profissionais contábeis atuantes na região oeste do estado do Paraná. 2014. (Congresso).
      14. IX Encontro Científico de Ciências Sociais Aplicadas de Marechal Cândido Rondon.Coordenador na sala de apresentação de artigos. 2014. (Encontro).
      15. XIX Ciclo de Estudo de Ciências Contábeis. 2014. (Encontro).
      16. A sombra do imposto. 2013. (Oficina).
      17. I Encontro: Avaliação da Extensão. 2013. (Oficina).
      18. IX Encontro Nacional da Mulher Contabilista. 2013. (Encontro).
      19. VII Congresso AnpCont. 2013. (Congresso).
      20. VIII Encontro Científico de Ciências Socias Aplicadas.Um levantamento sobre a utilização de ferramentas de controle e as expectativas dos produtores rurais. 2013. (Encontro).
      21. VIII Encontro Nacional de Coordenadores e Professores do Curso de Ciências Contábeis. 2013. (Congresso).
      22. XIII Congresso Internacional de Custos. Um levantamento sobre a utilização de ferramentas de controle e as expectativas dos produtores rurais. 2013. (Congresso).
      23. XVIII Ciclo de Estudos de Ciências Contábeis. 2013. (Encontro).
      24. 12º Congresso USP de Controladoria e Contabilidade e do 9º Congresso USP de Iniciação Científica em Contabilidade. Mediador do 12º Congresso USP de Controladoria e Contabilidade. 2012. (Congresso).
      25. 12º Congresso USP de Controladoria e Contabilidade e do 9º Congresso USP de Iniciação Científica em Contabilidade. 2012. (Congresso).
      26. 19º Congresso Brasileiro de Contabilidade. 2012. (Congresso).
      27. 19º Congresso Brasileiro de Contabilidade. Coordenados de Sessão de Apresentação de Trabalhos. 2012. (Congresso).
      28. 35 EAA Congress 2012.Time-based management practices and return on investment: a study of brazilian companies. 2012. (Encontro).
      29. Fórum sobre IFRS. 2012. (Outra).
      30. PAF SOCIAL - Indicadores de Gestão Pública Marco Referencial do Tribunal de Contas e Noções de Auditoria Operacional. 2012. (Seminário).
      31. VII Encontro Científico de Ciências Sociais Aplicadas de Marechal Cândido Rondon. Coordenador de sala na apresentação de artigos. 2012. (Congresso).
      32. VII Encontro Ciêntífico de Ciências Sociais Aplicadas de Marechal Cândido Rondon.Artefatos da contabilidade gerencial e a discriminação de seu uso através de indicadores contábeis. 2012. (Encontro).
      33. 11º Congresso USP de Controladoria e Contabilidade e do 8º Congresso USP de Iniciação Científica em Contabilidade. 2011. (Congresso).
      34. 11º Congresso de Controladoria e Contabilidade e do 8º Congresso USP de Iniciação Científica em Contabilidade. Mediador do 11º Congresso USP de Controladoria e Contabilidade. 2011. (Congresso).
      35. VI Encontro Científico de Ciências Sociais Aplicadas.Gerenciamento de Resultados contábeis e Retorno Anormal: O Mercado Brasileiro REage ao Gerenciamento de Resultados Contábeis?. 2011. (Encontro).
      36. VI Encontro Científico de Ciências Sociais Aplicadas de Marechal Cândido Rondon. Coordenador de Sala na Apresentação de Artigos Científicos. 2011. (Congresso).
      37. XII Congreso Internacional de Costos. 2011. (Congresso).
      38. XXXV EnANPAD. Gestão Baseada em Tempo e Retorno sobre Investimentos: um Estudo de Caso com Indústrias Basileiras.. 2011. (Congresso).
      39. Desmistificando a Bolsa de Valores. 2010. (Oficina).
      40. XXXIV EnANPAD. A Utilização de Artefatos Modernos de Contabilidade Gerencial por Empresas Brasileiras. 2010. (Congresso).
      41. 31 Annual Congress EAA. 2008. (Congresso).
      42. 8º Congresso USP de Controladoria e Contabilidade e do 5º Congresso USP de Iniciação Científica em Contabilidade. 2008. (Congresso).
      43. III Encontro Científico de Ciências Sociais Aplicadas de Marechal Cândido Rondon. 2008. (Congresso).
      44. XV Congresso Brasileiro de Custos. xx. 2008. (Congresso).
      45. 7º Congresso USP de Controladoria e Contabilidade e do 4º Congresso USP de Iniciação Científica em Contabilidade. 2007. (Congresso).
      46. I Encontro de Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade - EnEPQ 2007. 2007. (Encontro).
      47. II Encontro Científico de Ciências Sociais Aplicadas de Marechal Cândido Rondon - Perspectivas do Ensino, da Pesquisa e da Extensão nas Ciências Sociais Aplicadas. 2007. (Encontro).
      48. XXXI ENANPAD 2007. 2007. (Encontro).
      49. 6º Congresso USP de Controladoria e Contabilidade e do 3º Congresso USP de Iniciação Científica em Contabilidade. 2006. (Congresso).
      50. Viagem de Estudos a BOVESPA/BMF. 2006. (Outra).
      51. XXX EnANPAD. 2006. (Congresso).
      52. 5º Congresso USP de Controladoria e Contabilidade e 2º Congresso USP de Iniciação Científica em Contabilidade. Estágios evolutivos da contabilidade gerencial em empresas brasileiras. 2005. (Congresso).
      53. XXIX EnANPAD. Estágios evolutivos da contabilidade gerencial em empresas brasileiras. 2005. (Congresso).
      54. 4º Congresso USP de Controladoria e Contabilidade e do 1º Congresso USP de Iniciação Científica em Contabilidade. 2004. (Congresso).
      55. 3º Congresso Nacional de Iniciação Científica e do 1º Congresso Internacional de Iniciação Científica. Apuração do custo na atividade avícola. 2003. (Congresso).
      56. Caracterização físico-química de biofertilizante suíno separado por floculação. 2003. (Seminário).
      57. II Jornada Científica da Unioeste.Formação do preço de venda. 2003. (Encontro).
      58. IX Semana Acadêmica de Administração. 2003. (Encontro).
      59. Macro Ambiente dos Negócios e da Convivência Inserido no Contexto da Globalização/Mundialização. 2003. (Outra).
      60. Separação da fração sólida e líquida de biofertilizante suíno, utilizando diferentes floculantes. 2003. (Seminário).
      61. Viagem de Estudos a BOVESPA/BMF. 2003. (Outra).
      62. XI Ciclo de Estudos Contábeis de Marechal Cândido Rondon. 2003. (Encontro).
      63. VIII Semana Acadêmica de Administração. 2002. (Encontro).
      64. X Ciclo de Estudos Contábeis de Marechal Cândido Rondon. 2002. (Encontro).
      65. XI Josuepar - Jogos dos Servidores das Universidades Estaduais do Paraná. 2002. (Outra).
      66. 13º Convenção Estadual de Contabilistas do Paraná. 2001. (Encontro).
      67. II Fórum Nacional de Professores de Contabilidade. 2001. (Simpósio).
      68. Em busca da excelência no atendimento. 2000. (Outra).
      69. Gestão do Capital Intelectual. 2000. (Outra).
      70. Seminário Nacional SuperAção. 2000. (Outra).
      71. VII Ciclo de Estudos Contábeis de Marechal Cândido Rondon. 1999. (Encontro).
      72. A importância da Contabilidade para o sucesso empresarial. 1998. (Outra).
      73. Planeje seu sucesso. 1998. (Outra).
      74. VI Ciclo de Estudos Contábeis de Marechal Cândido Rondon. 1998. (Encontro).
      75. 5º Ciclo de Estudos Contábeis de Marechal Cândido Rondon. 1997. (Encontro).
      76. Estratégias para organizações vencedoras. 1997. (Outra).
      77. 2º Encontro Regional de Estudantes em Contabilidade Palotina. 1996. (Encontro).
      78. 4ª Semana Acadêmica de Administração de Marechal Cândido Rondon. 1996. (Congresso).
      79. 4º Ciclo de Estudos Contábeis de Marechal Cândido Rondon. 1996. (Encontro).
      80. Qualidade Total nas Empresas. 1996. (Outra).
      81. 3º Ciclo de Estudos Contábeis de Marechal Cândido Rondon. 1995. (Encontro).
      82. Motivação Pessoal - O potencial humano como fator decisivo na Qualidade Total e na Reengenharia. 1995. (Outra).
      83. 2º Ciclo de Estudos Contábeis de Marechal Cândido Rondon. 1994. (Encontro).
      84. 1º Ciclo de Estudos Contábeis de Marechal Cândido Rondon. 1993. (Encontro).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (4)
      1. SOUTES, D. O.. XVIII Ciclo de Estudos Contábeis. 2013. (Congresso).. . 0.
      2. SOUTES, D. O.. XVI Ciclo de Estudos Contábeis de Marechal Cândido Rondon. 2011. (Congresso).. . 0.
      3. SOUTES, D. O.. IX Ciclo de Estudos Contábeis de Marechal Cândido Rondon. 2001. (Congresso).. . 0.
      4. SOUTES, D. O.. IX Ciclo de Estudos Contábeis de Marechal Cândido Rondon. 2001. (Congresso).. . 0.

    Lista de colaborações



    (*) Relatório criado com produções desde 1970 até 2021
    Data de processamento: 02/05/2022 00:42:05