PPGCC

Fabio Moraes da Costa

é Bacharel, Mestre e Doutor em Ciências Contábeis pela Universidade de São Paulo (USP), além de ter sido exchange student (Accounting) pela University of Illinois at Urbana-Champaign (EUA). É Professor Associado do Programa de Doutorado e Mestrado Profissional em Ciências Contábeis da FUCAPE Business School. Possui 20 anos de experiência em financial accounting & financial reporting, tanto em pesquisas como em treinamentos executivos e elaboração de pareceres técnicos (BRGAAP/IFRS). É membro do International Panel on Accountancy Education (IFAC); membro da Delegação Brasileira nas reuniões do Intergovernmental Working Group of Experts on International Standards of Accounting and Reporting (ISAR/UNCTAD); e membro de Grupos de Trabalho da Área Técnica do Conselho Federal de Contabilidade (CFC). Foi Diretor de Ensino e Pesquisa da Fundação Brasileira de Contabilidade e foi auditor externo independente (EY). (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/6836059339343875 (19/07/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: FUCAPE. Av. Fernando Ferrari, 1358 Boa Vista 29075-505 - Vitoria, ES - Brasil Telefone: (27) 40094444 URL da Homepage: www.fucape.br
  • Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
  • Área: Administração
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (10)
    1. 2007-Atual. ESTRUTURA DE GOVERNANCA CORPORATIVA E CONSERVADORISMO CONTABIL EM COMPANHIAS ABERTAS BRASILEIRAS
      Descrição: O objetivo deste projeto consiste na avaliação do impacto da estrutura de governança corporativa nas escolhas contábeis de gestores, o que pode implicar em um aumento do nível de conservadorismo condicional. A literatura estabelece uma série de incentivos que explicam o fenômeno do conservadorismo, tais como proteção aos fornecedores de capital, tributação e custos de litígios. Assim, utilizando uma abordagem quantitativa, por meio de aplicação de modelos econométricos para avaliação do nível de conservadorismo, os seguintes fenômenos serão estudados: características do conselho de administração, atuação do conselho fiscal, existência de um expert em contabilidade e finanças no board, reforço da estrutura de controles internos após a Lei Sarbanes-Oxley e pareceres ressalvados dos auditores. Espera-se contribuir para o entendimento do conservadorismo como proxy para qualidade da informação contábil por meio da apresentação de evidências empíricas de seu relacionamento com estruturas de governança reforçadas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Fábio Moraes da Costa - Integrante / Alfredo Sarlo Neto - Integrante / Antonio Lopo Martinez - Coordenador.
      Membro: Fabio Moraes da Costa.
    2. 2007-Atual. QUALIDADE DO DISCLOSURE EM RELATORIOS ANUAIS CORPORATIVOS
      Descrição: O projeto tem por objetivo caracterizar e analisar a qualidade das informações apresentadas nas seções narrativas em relatórios anuais corporativos no Brasil. Este tópico de pesquisa tem sido consistentemente investigado em outros países, notadamente da Europa e Oceania, e resultados intrigantes, muitas vezes contraditórios, têm sido encontrados. No entanto, no Brasil apenas um estudo foi publicado explorando este tema. O quadro teórico-referencial utilizado envolve teorias de disclosure de informações contábeis e econômicas, teorias de atribuição derivadas da psicologia e teorias lingüísticas, como a gramática sistêmico-funcional. Nos estudos quantitativos serão investigadas relações entre a variável qualidade do disclosure, operacionalizada por meio da extensão do disclosure com conteúdo estratégico e por meio do uso de atribuições em causa própria, com um amplo conjunto de variáveis independentes, tais como: governança corporativa, sistema legal, desempenho da firma, custos políticos, entre outras. Os estudos qualitativos serão desenvolvidos para investigar a construção de sentido nos relatórios anuais corporativos, com intermédio das metafunções lingüísticas. A análise de conteúdo é a principal técnica utilizada nos estudos quantitativos, enquanto que a análise de discurso é a ferramenta metodológica selecionada para a condução dos estudos qualitativos. Os resultados pretendidos envolvem, além de caracterizar e explicar fenômenos pouco explorados no contexto brasileiro, formar pesquisadores em nível de mestrado e doutorado e produzir artigos a serem submetidos aos principais periódicos nacionais e internacionais.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Fábio Moraes da Costa - Integrante / Aridelmo José Campanharo Teixeira - Integrante / MARCELO SANCHES PAGLIARUSSI - Coordenador.
      Membro: Fabio Moraes da Costa.
      Descrição: O projeto tem por objetivo caracterizar e analisar a qualidade das informações apresentadas nas seções narrativas em relatórios anuais corporativos no Brasil. Este tópico de pesquisa tem sido consistentemente investigado em outros países, notadamente da Europa e Oceania, e resultados intrigantes, muitas vezes contraditórios, têm sido encontrados. No entanto, no Brasil apenas um estudo foi publicado explorando este tema. O quadro teórico-referencial utilizado envolve teorias de disclosure de informações contábeis e econômicas, teorias de atribuição derivadas da psicologia e teorias lingüísticas, como a gramática sistêmico-funcional. Nos estudos quantitativos serão investigadas relações entre a variável qualidade do disclosure, operacionalizada por meio da extensão do disclosure com conteúdo estratégico e por meio do uso de atribuições em causa própria, com um amplo conjunto de variáveis independentes, tais como: governança corporativa, sistema legal, desempenho da firma, custos políticos, entre outras. Os estudos qualitativos serão desenvolvidos para investigar a construção de sentido nos relatórios anuais corporativos, com intermédio das metafunções lingüísticas. A análise de conteúdo é a principal técnica utilizada nos estudos quantitativos, enquanto que a análise de discurso é a ferramenta metodológica selecionada para a condução dos estudos qualitativos. Os resultados pretendidos envolvem, além de caracterizar e explicar fenômenos pouco explorados no contexto brasileiro, formar pesquisadores em nível de mestrado e doutorado e produzir artigos a serem submetidos aos principais periódicos nacionais e internacionais.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Aridelmo José Campanharo Teixeira - Integrante / Fábio Moraes da Costa - Integrante / Marcelo Sanches Pagliarussi - Coordenador.
      Membro: Aridelmo Jose Campanharo Teixeira.
    3. 2005-2005. IMPACTO DOS DIFERENTES PADROES CONTABEIS NA AVALIACAO DE EMPRESAS BRASILEIRAS QUE EMITIRAM ADRS.
      Descrição: Impacto dos Diferentes Padrões Contábeis na Avaliação de Empresas Brasileiras que Emitiram ADRs: este projeto de pesquisa visa estudar como as diferentes normas contábeis impactam a percepção do mercado acerca do comportamento das empresas brasileiras de capital aberto que emitiram ADRs (American Depositary Receipts). O projeto engloba dados oriundos do período de 1995 até 2005. A relevância da informação contábil, o conservadorismo, a oportunidade da informação entre outros temas serão avaliados neste projeto.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Fábio Moraes da Costa - Coordenador.
      Membro: Fabio Moraes da Costa.
    4. 2005-Atual. GERENCIAMENTO DE RESULTADOS EM EMPRESAS BRASILEIRAS: INCENTIVOS ECONOMICOS E COMPORTAMENTO GERENCIAL
      Descrição: O objetivo deste projeto de pesquisa consiste na avaliação de como diferenciados tipos de incentivos econômicos impactam decisões de gestores e trazem reflexos no nível de gerenciamento de resultados em companhias abertas brasileiras. Recentemente, dois tipos de gerenciamento são tratados na literatura: um com base em escolhas estritamente contábeis (accruals-based) e outro baseado na alteração dos próprios eventos econômicos que são representados pela contabilidade (real-activities). Assim, pretende-se analisar o comportamento destes dois tipos por meio da aplicação de modelos econométricos para detecção do nível de gerenciamento antes e após os seguintes eventos como reforço da estrutura de governança corporativa, maior oversight dos reguladores (empresas brasileiras listadas em bolsas estrangeiras) e discordâncias dos auditores (pareceres ressalvados) e da Comissão de Valores Mobiliários (republicações e processos administrativos). Espera-se contribuir para o avanço da literatura demonstrando como os gestores optam pelo tipo de gerenciamento em virtude de alterações de seus incentivos econômicos. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Fábio Moraes da Costa - Coordenador / Fernando Caio Galdi - Integrante / Antonio Lopo Martinez - Integrante.
      Membro: Fabio Moraes da Costa.
    5. 2004-2005. Contabilidade Internacional
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Fábio Moraes da Costa - Coordenador.
      Membro: Fabio Moraes da Costa.
    6. 2004-2005. Informacao Contabil e Mercado de Capitais
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Fábio Moraes da Costa - Coordenador.
      Membro: Fabio Moraes da Costa.
    7. 2004-2005. RELACAO ENTRE AS DISTRIBUIDORAS E OS POSTOS DE COMBUSTIVEIS: UMA ANALISE A LUZ DA TEORIA DOS CONTRATOS, DO OPORTUNISMO E DO CUSTO DE TRANSACAO
      Descrição: O objetivo deste projeto é analisar a relação entre os Postos de Combustíveis e as Distribuidoras, onde existe indício de que as Distribuidoras com seu poder econômico utilizem a estrutura do varejo como extensão de sua estrutura, criando assim, a verticalização, fato proibido pela Lei 9.478/97 e pela Portaria n.° 116/2000 da ANP. Acredita-se que esta suposta verticalização exerça influência nos preços de venda e nos lucros dos postos. Entretanto, as Distribuidoras não assumem os prejuízos advindos desta interferência, o que em tese, gera conflitos e incongruência de objetivos entre as Distribuidoras e os Postos Revendedores. Pretende-se trabalhar com dados da Revista Postos de Combustíveis & Conveniência e da Agência Nacional do Petróleo (ANP), utilizando-se como ferramenta a análise descritiva de dados e como sustentação teórica os Custos de Transação e Teoria dos Contratos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Fábio Moraes da Costa - Coordenador / Valcemiro Nossa - Integrante / ENEÁ DE STUTZ E ALMEIDA - Integrante / PAULA CASTELLO MIGUEL - Integrante.
      Membro: Fabio Moraes da Costa.
    8. 2004-2005. CAPITAL SOCIAL ACUMULADO E DESENVOLVIMENTO ECONOMICO INTERNO: UM ESTUDO PILOTO NA ATIVIDADEDO AGROTURISMO DA REGIAO CENTRO-SERRANA DO ESTADO DO ESPIRITO SANTO
      Descrição: Os programas de desenvolvimento local surgem, atualmente, como alternativa viável para a sustentabilidade, visando garantir a preservação da cultura e do meio ambiente, gerar empregos, estabilidade social e econômica por meio do aumento da renda. Na região centro serrana do Estado do Espírito Santo, o agroturismo é visto como redenção econômica, através da promoção do desenvolvimento local sustentável. Autores como Putnam e Fukuyama destacam a importância do capital social para o desenvolvimento local. Este é entendido como o conjunto de características da organização social, onde se inclui as redes de relações, normas de comportamento, valores, confiança, obrigações e canais de informação. Este projeto busca identificar qual a relação entre capital social acumulado pelas propriedades rurais e seu respectivo desenvolvimento econômico interno nas propriedades rurais que integram o arranjo produtivo local do agroturismo na região centro-serrana do Estado do Espírito Santo, bem como descrever suas características.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Fábio Moraes da Costa - Coordenador / Valcemiro Nossa - Integrante / MARCELO SANCHES PAGLIARUSSI - Integrante.
      Membro: Fabio Moraes da Costa.
    9. 2002-2007. CONSERVADORISMO E O MERCADO DE CAPITAIS NO BRASIL
      Descrição: O projeto consiste em analisar a oportunidade da informação contábil (reconhecimento do resultado econômico pelo resultado contábil) no mercado de capitais brasileiro, identificando como os retornos positivos e negativos da BOVESPA são reconhecidos no lucro contábil, e se existe diferença na aplicação do conservadorismo em alguns seguimentos de mercado da BOVESPA.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Fábio Moraes da Costa - Coordenador.
      Membro: Fabio Moraes da Costa.
    10. 2000-Atual. Contabilidade Internacional (em parceria c/FUCAPE-ES)
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Fábio Moraes da Costa - Coordenador.
      Membro: Fabio Moraes da Costa.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (11)
    1. Melhor artigo da área de Contabilidade para Usuários Externos - Congresso ANPCONT, ANPCONT.. 2018.
      Membro: Fábio Moraes da Costa.
    2. Melhor artigo científico do Congresso ANPCONT, ANPCONT.. 2018.
      Membro: Fábio Moraes da Costa.
    3. Professor homenageado dos formandos de Ciências Contábeis, Fucape Business School.. 2017.
      Membro: Fábio Moraes da Costa.
    4. Melhor Avaliador da área de Contabilidade para Usuários Externos - Congresso ANPCONT, ANPCONT.. 2015.
      Membro: Fábio Moraes da Costa.
    5. Menção honrosa - artigo da área de Contabilidade para Usuários Externos - Congresso ANPCONT, ANPCONT.. 2015.
      Membro: Fábio Moraes da Costa.
    6. Menção honrosa - melhor artigo da área de Contabilidade - Impacto da Convergência às Normas Internacionais de Contabilidade sobre a Acurácia dos Analistas do Mercado de Capitais Brasileiro, ANPAD.. 2013.
      Membro: Fábio Moraes da Costa.
    7. Menção honrosa - melhor artigo da área de Contabilidade - O Impacto do Gerenciamento de Resultado no Conservadorismo Contábil: Evidências no Mercado Brasileiro, ANPAD.. 2013.
      Membro: Fábio Moraes da Costa.
    8. Patrono da Turma de Formandos de 2012 em Ciências Contábeis, FUCAPE Business School.. 2012.
      Membro: Fábio Moraes da Costa.
    9. Homenagem por contribuição relevante para o 19º Congresso Brasileiro de Contabilidade, Conselho Federal de Contabilidade.. 2012.
      Membro: Fábio Moraes da Costa.
    10. Melhor artigo da área "Markets - stock, financial and risk", IAAER - ANPCONT.. 2009.
      Membro: Fábio Moraes da Costa.
    11. Homenagem por contribuição relevante para o 18º Congresso Brasileiro de Contabilidade, Conselho Federal de Contabilidade.. 2008.
      Membro: Fábio Moraes da Costa.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (66)
    1. COVID-19?s Impact on the Future of Higher Education: What University Leaders Should Be Thinking. 2020. (Seminário).
    2. Inside Harvard Business School?s COVID-19 Leadership Decisions. 2020. (Seminário).
    3. XX USP International Conference in Accounting. DETERMINANTES DA REDUÇÃO DA PERDA DE DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA NAS EMPRESAS DE SANEAMENTO. 2019. (Congresso).
    4. Dia da Internacionalização. 2018. (Encontro).
    5. EAA Annual Congress 2017. Disentangling the effects of the shift towards principles-based standards and the reduction in book-tax conformity from the adoption of IFRS. 2017. (Congresso).
    6. IMCP-IAESB Education Forum.Implementation Best Practices in Latin American Region: Brazil. 2017. (Outra).
    7. 12º Encontro Catarinense de Estudantes de Ciências Contábeis.Controladoria. 2014. (Encontro).
    8. American Accounting Association Annual Meeting.The Impact of Reporting Flexibility in IFRS on Accrual Quality and Accounting Conservatism ? Evidence from Brazil?s Discontinuation of Asset Revaluations. 2014. (Encontro).
    9. IX Encontro de Auditores e Peritos do ES.Mensuração a Valor Justo. 2014. (Encontro).
    10. IX Encontro Nacional de Coordenadores e Professores do Curso de Ciências Contábeis.As Normas Internacionais de Educação. 2014. (Encontro).
    11. Seminário de Atualização Profissional.Medida Provisória 627/2013: impactos do (pós)RTT. 2014. (Seminário).
    12. VIII Congresso ANPCONT. Interrelation of theory and empirical research. 2014. (Congresso).
    13. 3ª Conferência Brasileira de Contabilidade e Auditoria Independente.Aplicação da NBC TG 1.000: Desafios e Oportunidades. 2013. (Outra).
    14. 6º Encontro Catarinense dos Coordenadores e Professores de Ciências Contábeis.A inseração das IFRSs nas grades de Ciências Contábeis. 2013. (Encontro).
    15. Doing Business in Brazil.Accounting and Auditing Standards. 2013. (Outra).
    16. EnANPAD 2013.IMPACTO DA CONVERGÊNCIA ÀS NORMAS INTERNACIONAIS DE CONTABILIDADE SOBRE A ACURÁCIA DOS ANALISTAS DO MERCADO DE CAPITAIS BRASILEIRO. 2013. (Encontro).
    17. II Simpósio de Ensino em Contabilidade em IFRS.As Normas Internacionais de Educação. 2013. (Simpósio).
    18. Simpósio de Contabilidade Aplicada ao Setor Público.Política de avaliação de bens móveis e imóveis e teste de impairment no setor público. 2013. (Simpósio).
    19. VII Congresso da ANPCONT. DETERMINANTES PARA O ATRASO NA DIVULGAÇÃO DAS CONTAS PÚBLICAS ANUAIS DOS MUNICÍPIOS DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO. 2013. (Congresso).
    20. 19º Congresso Brasileiro de Contabilidade. Normas Internacionais de Educação: perspectivas para o Brasil. 2012. (Congresso).
    21. 3º Encontro Luso-Brasileiro de Contabilidade.IFRS para PMEs. 2012. (Encontro).
    22. Ciclo de Palestras das Ciências Contábeis.IFRS no Brasil: perspectivas para o futuro. 2012. (Seminário).
    23. I Congreso Iberoaméricano sobre NIIF PYMES en línea. La NIIF para PYMES: desafios y oportunidades. 2012. (Congresso).
    24. Palestra.As IFRSs e a formação do novo profissional contábil. 2012. (Outra).
    25. Reunião do Consultative Advisory Group (IAESB/IFAC).Reunião do Consultative Advisory Group (IAESB/IFAC). 2012. (Encontro).
    26. Reunião do Consultative Advisory Group (IAESB/IFAC).Reunião do Consultative Advisory Group (IAESB/IFAC). 2012. (Encontro).
    27. VI Seminário UFPE de Ciências Contábeis.O processo de implementação das Normas Internacionais de Contabilidade (IFRS) no Brasil e um enfoque sobre Mensuração a Valor Justo. 2012. (Seminário).
    28. Convenção dos Contabilistas do Estado do Rio Grande do Sul.Mensuração a Valor Justo. 2009. (Outra).
    29. IV Encontro Nacional de Coordenadores do Curso de Ciências Contábeis. A inserção da disciplina de Contabilidade Internacional nos cursos de graduação em Ciências Contábeis. 2009. (Congresso).
    30. Seminários sobre a Lei 11.638/2007.As alterações da Lei 11.638/2007. 2009. (Seminário).
    31. Seminários sobre a Lei 11.638/2007.As alterações da Lei 11.638/2007. 2009. (Seminário).
    32. 18º Congresso Brasileiro de Contabilidade. 2008. (Congresso).
    33. 1º Seminário UFES de Contabilidade.Contabilidade Internacional: Desafios na Adoção das IFRS no Brasil. 2008. (Seminário).
    34. 25th Session of ISAR/UNCTAD. 2008. (Outra).
    35. Apresentação do 18º Congresso Brasileiro de Contabilidade.O 18º Congresso Brasileiro de Contabilidade. 2008. (Encontro).
    36. Café da Manhã com o Contabilista.A Contabilidade Internacional - Perspectivas da ONU. 2008. (Seminário).
    37. Seminana do Contador Global.IFRS no Brasil. 2008. (Seminário).
    38. Seminário - FUCAPE.Service Concession Arrangements (Public-Private Partnerships). 2008. (Seminário).
    39. Seminário IOB.A Contabilização dos Ativos Intangíveis após a Lei 11.638/2007. 2008. (Seminário).
    40. Simpósio FUCAPE.Ativos Intangíveis após a Lei 11.638/2007. 2008. (Simpósio).
    41. 24th Session of ISAR/UNCTAD. 2007. (Outra).
    42. 2º ENCONTRI ? Semana de Contabilidade e Tributos.O Novo Profissional Contábil e o Currículo Proposto pela ONU. 2007. (Seminário).
    43. ANPCONT. 2007. (Seminário).
    44. CReCER - Accounting and Accountability for Regional Economic Growth.Implementation of the Model Curriculum: experience from Fucape Business School. 2007. (Outra).
    45. XII Semana de Contabilidade do Banco Central.O Novo Profissional Contábil e o Currículo Proposto pela ONU. 2007. (Seminário).
    46. 23rd Session of ISAR/UNCTAD.Implementation of the Model Curriculum: experience from Fucape Business School. 2006. (Outra).
    47. 4º Prêmio Eliseu Martins. 2006. (Outra).
    48. XXX Enanpad.Conservadorismo Contábil e Timeliness: evidências empíricas nos demonstrativos contábeis nas empresas brasileiras com ADRs negociados na Bolsa de Nova Iorque. 2006. (Encontro).
    49. 22nd Session of ISAR/UNCTAD.Membro da Delegação Brasileira na 22nd Session of ISAR/UNCTAD. 2005. (Encontro).
    50. 3º Prêmio Eliseu Martins.3º Prêmio Eliseu Martins (Participante). 2005. (Outra).
    51. A Convergência das Normas Contábeis no Brasil e no Mundo.A Convergência das Normas Contábeis no Brasil e no Mundo (Participante). 2005. (Seminário).
    52. Technical Workshop of IASB.Workshop técnico do IASB. 2005. (Outra).
    53. XXIX Enanpad.XXIX Enanpad (Apresentador e Participante). 2005. (Encontro).
    54. 21st Session of ISAR.Membro da Missão Brasileira na 21 Sessão do ISAR-UNCTAD. 2004. (Outra).
    55. 2º Prêmio Eliseu Martins.2º Prêmio Eliseu Martins. 2004. (Outra).
    56. 4º Congresso USP de Contabilidade. 4º Congresso USP de Contabilidade (Apresentador / Participante). 2004. (Congresso).
    57. Challenges of the practical implementation of IFRS.Workshop: Challenges of the Practical Implementation of IFRS (IASB/ISAR-UNCTAD) (Participante). 2004. (Outra).
    58. 3º Congresso USP de Contabilidade. 3º Congresso USP de Contabilidade (Participante). 2003. (Congresso).
    59. 2º Seminário USP de Contabilidade.2º Seminário USP de Contabilidade (Apresentador / Participante). 2002. (Seminário).
    60. XVII Encontro Nacional de Estudantes de Adminstração.XVII ENEAD (Participante). 2002. (Encontro).
    61. 1º Seminário USP de Contabilidade.1º Seminário USP de Contabilidade (Apresentador / Participante). 2001. (Seminário).
    62. XVI Encontro Nacional de Estudantes de Administração.XVI ENEAD (Participante). 2001. (Encontro).
    63. Congresso Brasileiro de Contabilidade. XVI Congresso Brasileiro de Contabilidade (Apresentador / Participante). 2000. (Congresso).
    64. Encontro Nacional de Estudantes de Ciências Contábeis.ENECIC (Participante). 1999. (Encontro).
    65. Encontro Nacional de Estudantes de Ciências Contábeis.ENECIC (Participante). 1998. (Encontro).
    66. I Ciclo USP de Contabilidade.I Ciclo USP de Contabilidade (Participante). 1996. (Outra).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (1)
    1. COSTA, F. M.. Discussões de projetos de pesquisa LSU FUCAPE. 2012. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações



(*) Relatório criado com produções desde 1970 até 2021
Data de processamento: 02/05/2022 00:42:05