PPGCC

Nalbia de Araujo Santos

Doutora e Mestre em Controladoria e Contabilidade pela FEA-USP. Especialista em Auditoria pela PUC/MG. Bacharel em em Ciencias Contabeis pela Universidade Estadual de Montes Claros. Coautora do livro "Contabilidade e finanças no Brasil: estudos em homenagem ao Prof. Eliseu Martins" contribuído com o capítulo "Governança Corporativa e Contabilidade" . Coautora do livro "Tecnologia, Educação e Contabilidade" contribuído com o capítulo "Matriz de referência das provas da área de Ciências Contábeis ? edições do Provão 2002/2003 e do Enade de 2006 ? Análise de conteúdo" . Contribuiu com coautoria do capítulo "Prática de campo: desenvolvendo uma atitude científica nos estudantes", que está no livro "Revolucionando a Sala de Aula". Atualmente é professora adjunto da Universidade Federal de Viçosa. É Professora no Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGAdm), com concentração Administração Pública, da Universidade Federal de Viçosa ? UFV e no Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (PROFIAP). Tem experiência na área de Auditoria Pública. Pesquisa sobre os seguintes temas: mecanismo de controle e combate, consequências relativas e fatores relacionados à fraude, corrupção e má gestão; o papel dos atores governamentais e não governamentais no processo de implementação e difusão de reformas e da Auditoria Governamental; Finanças Públicas e Gestão Orçamentária, especialmente em relação a governança pública, o controle, a qualidade dos gastos públicos e do endividamento público; accountability e a geração de Informações e disclosure contábil (via relatórios tradicionais e Popular Annual Financial Report); e ensino em Contabilidade (com enfoque da economia da educação). Líder dos Grupos de Pesquisas, registrados no diretorio do CNPq e certificados pela UFV:Contabilidade e Finanças e o de Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade. Membro de Conselho Editorial da Revista Mineira de Contabilidade, vinculada ao CRCMG, e é Avaliadora de Periódicos do Qualis/CAPES e de Eventos Tecnico-Cientificos. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/6503104655331343 (27/08/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal de Viçosa, Departamento de Administração, Departamento de Administração e Contabilidade. Universidade Federal de Viçosa Campus Universitário 36570900 - Viçosa, MG - Brasil Telefone: (31) 36127021
  • Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
  • Área: Administração
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (32)
    1. 2021-Atual. Fatores que influenciam na ocorrencia de corrupcao e ma gestao na execucao de gastos com saude nos municipios brasileiros
      Descrição: Este estudo tem por objetivo analisar a relação entre o exercício do controle social e a incidência de corrupção e má gestão na área da saúde pública nos municípios brasileiros. Como questão norteadora desse estudo tem-se: Como os controles sociais impactam no nível de corrupção e má gestão relacionadas aos recursos destinados a saúde nos municípios brasileiros? Para tanto, pretende-se: (1) mensurar os indícios de corrupção e má gestão municipal a partir de dados dos relatórios de fiscalização da CGU (2) analisar fatores socioeconômicos, demográficos e políticos que influenciam na incidência de corrupção e má gestão (3) analisar o efeito entre o exercício de controle social e o nível de corrupção e má gestão nos recursos destinados a saúde nos municípios. A pesquisa tem como foco central os programas de saúde fiscalizados pela Controladoria Geral da União (CGU) entre os anos de 2015 e 2019. Esse estudo se diferencia dos estudos anteriores por buscar contribuir para a discussão sobre o impacto do exercício de controle pela sociedade sobre as ações do Estado na gestão dos recursos da área da saúde. Especialmente busca trazer contribuições para o debate acerca do efeito dos controles sociais no nível de corrupção municipal. Na tentativa de elucidar até que ponto esses mecanismos de controle sociais têm sido capazes de prevenir a incidência de corrupção e má gestão nos municípios brasileiros.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Nalbia de Araujo Santos - Coordenador / Fernanda Maria de Almeida - Integrante / Nathália Amaral Pereira - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa. Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 1
      Membro: Nalbia de Araujo Santos.
    2. 2020-Atual. EQUIDADE E QUALIDADE NA EDUCACAO BASICA: UMA ABORDAGEM NO AMBITO DA GESTAO PUBLICA
      Descrição: Diante do exposto, este trabalho tem como objetivo geral analisar quais os fatores que o gestor público pode alterar ou melhorar para gerar condições mais equitativas para melhoria do desempenho dos alunos da educação básica no ensino fundamental público de Minas Gerais. Assim pretende-se especificamente: I. Descrever e interpretar os condicionantes de desempenho escolar nas pesquisas acadêmicas. II. Comparar e mensurar a equidade a partir da relação entre investimento e desempenho escolar dos alunos do ensino fundamental público nos municípios de Minas Gerais. III. Avaliar a distribuição espacial do desempenho dos alunos do ensino fundamental público de Minas Gerais. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Nalbia de Araujo Santos - Integrante / Marco Aurélio Marques Ferreira - Coordenador / Valdinei do Amaral Marcolino - Integrante / Gustavo Bastos Braga - Integrante. Financiador(es): Universidade Federal de Viçosa - Bolsa.Número de orientações: 1
      Membro: Nalbia de Araujo Santos.
    3. 2019-Atual. Gestao de Riscos de Contratos de Terceirizacao no Setor Publico: uma analise em Universidades Federais.
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Nalbia de Araujo Santos - Coordenador / lLudiany Barbosa Sena Miranda - Integrante / Valério José Fonseca Junior - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T & A: 3
      Membro: Nalbia de Araujo Santos.
    4. 2019-Atual. Gestao de riscos de contratos da terceirizacao no setor publico: uma analise em Universidades Federais
      Descrição: Este projeto tem como objetivo propor uma metodologia de avaliação de riscos em contratos terceirizados de mão de obra, considerando características dos fornecedores/contratos e os pressupostos da Teoria de Custos de Transação. Para cumprir com este objetivo, será analisado o arcabouço teórico que permeia a gestão de riscos e a Teoria de Custos de Transação, de forma a possibilitar uma visão ampla e detalhada sobre o tema. Essa base teórica permitirá a identificação variáveis que podem influenciar nos riscos do contrato, embasando a proposta do modelo. O levantamento empírico da pesquisa será com base nos contratos terceirizados firmados pelas Universidades Federais de Educação Superior de Minas Gerais, no período de 2012 a 2017. Os dados serão coletados por meio sites oficiais do governo federal e aplicação de questionário aos gestores dos contratos, que irão compor a análise. Para análise das informações coletadas utilizarão as técnicas de Análise Documental e Análise Discriminante Multivariada de Dados. Espera-se como principal resultado da pesquisa a proposição de um modelo que possa ser utilizado pelos setores envolvidos nos contratos de mão de obra terceirizada. Projeto financiado pelo CNPq e seu número de registro na UFV é 197801, com "PB_PARECER_CONSUBSTANCIADO_CEP_3396731_E1" .. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Nalbia de Araujo Santos - Coordenador / João Estevão Barbosa Neto - Integrante / Jacqueline Veneroso Alves da Cunha - Integrante / Fernanda Maria de Almeida - Integrante / lLudiany Barbosa Sena Miranda - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 3
      Membro: Nalbia de Araujo Santos.
    5. 2019-Atual. POLITICAS EDUCACIONAIS EM MOCAMBIQUE: UMA AVALIACAO DO SISTEMA NACIONAL DE AVALIACAO, ACREDITACAO E GARANTIA DE QUALIDADE DO ENSINO SUPERIOR (SINAQES)
      Descrição: Este estudo tem como objetivo geral avaliar o Sistema Nacional de Avaliação, Acreditação e Garantia de qualidade de Ensino Superior (SINAQES) no período de 2016 a 2019. Seus objetivos específicos são: a) Elaborar a teoria do programa do SINAQES e representá-la por meio de Modelo Lógico;b) Avaliar os resultados do SINAQES com base nos critérios da OCDE;c) Meta-avaliar o processo de avaliação dos cursos e programas das instituições de ensino superior moçambicanas promovidas pelo SINAQES; d) Examinar a percepção dos atores envolvidos em relação aos processos de avaliação externa dos cursos e programas das IES moçambicanas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Nalbia de Araujo Santos - Integrante / Suely de Fátima Ramos Silveira - Coordenador / Fernanda Maria de Almeida - Integrante / Lainesse Benjamim Samussone - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.Número de orientações: 1
      Membro: Nalbia de Araujo Santos.
    6. 2018-2019. AVALIACAO DO EFEITO DA LEI COMPLEMENTAR 147/2014 NAS COMPRAS PUBLICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VICOSA
      Descrição: Este estudo busca responder: Quais foram os efeitos da adoção da Lei Complementar 147/2014 em relação à celeridade, economicidade e concorrência nas aquisições de Gêneros alimentícios para o restaurante universitário da Universidade Federal de Viçosa? Para responder essa questão de pesquisa o objetivo geral é avaliar os efeitos da adoção da Lei Complementar 147/2014 em relação à celeridade, economicidade e concorrência nas aquisições públicas de gêneros alimentícios para o Restaurante Universitário da Universidade Federal de Viçosa. Especificamente, pretende-se: - Comparar os custos nas aquisições de gêneros alimentícios para o Restaurante Universitário da UFV, levando em consideração o valor estimado da aquisição e o valor da compra, antes e após a promulgação da LC 147/2014;- Verificar se a Lei ampliou a concorrência nos pregões; - Apontar o índice de eficácia das compras com a identificação dos principais aspectos que levaram a sua não efetivação; - Identificar se ocorreram mudanças em relação ao tempo da aquisição entre a abertura das propostas e a homologação do resultado; - Analisar se as licitações exclusivas para MPEs contribuíram para o desenvolvimento local ao vender por empresas da região.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . Integrantes: Nalbia de Araujo Santos - Coordenador / Fernanda Cristina da Silva - Integrante / Paula Carolina Santos Lopes - Integrante. Número de produções C, T & A: 3
      Membro: Nalbia de Araujo Santos.
    7. 2018-2019. Perfil das irregularidades em licitacoes de municipios contemplados com recursos do Programa Nacional de Alimentacao Escolar (PNAE)
      Descrição: Este estudo propõe fazer um levantamento de tipos de irregularidades apontadas pelos auditores da CGU nas aquisições, realizadas pelos municípios brasileiros com recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), por fases dos procedimentos licitatórios. Adicionalmente, será feita uma análise e descrição dessas irregularidades considerando as características socioeconômicas e geográficas dos municípios fiscalizados. A questão que se pretende responder seria: Qual é o perfil das irregularidades que ocorreram nas aquisições realizadas pelos municípios brasileiros com recursos do PNAE, por fases dos procedimentos licitatórios e conforme as características socioeconômicas dos municípios?. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Nalbia de Araujo Santos - Coordenador / Carlos Alexandre Moreira Martins - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T & A: 3
      Membro: Nalbia de Araujo Santos.
    8. 2018-2019. Diamante da fraude: evidencias empiricas nos relatorios de demandas externas do Ministerio da Transparencia e Controladoria Geral da Uniao (CGU) dos municipios brasileiros.
      Descrição: Este estudo pretende responder, qual é o perfil das evidências encontradas pelos auditores e das justificativas manifestadas pelo gestor (agente público) classificadas com base na estrutura conceitual do Diamante da Fraude? Para responder a esta questão, pretende-se: (1) identificar e classificar as evidências encontradas pelos auditores e as justificativas manifestadas pelo gestor (agente público) como os seguintes fatores: oportunidade, incentivo e racionalização ou atitude e a capacidade; (2) apresentar e analisar o perfil das evidências encontradas pelos auditores e as justificativas manifestadas pelo gestor (agente público), com base na estrutura conceitual do Diamante da Fraude, conforme características geográficas e populacionais dos Municípios brasileiros auditados pela CGU.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Nalbia de Araujo Santos - Integrante / Walmer Faroni - Coordenador / Ana Luiza Pedrosa Paschoal - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T & A: 3
      Membro: Nalbia de Araujo Santos.
    9. 2017-2018. Desperdicios ativos e passivos na execucao de Programas de Governo pelos Estados: Evidencias Empiricas nos Relatorios de Fiscalizacao da Controladoria Geral da Uniao (CGU).
      Descrição: Este estudo pretende responder, Qual é o perfil das irregularidades, classificadas como desperdícios ativos e passivos, detectadas pela CGU no uso dos recursos proveniente de Programas de Governo executados pelas Unidades da Federação? Para tanto, pretende-se: (1) identificar e classificar as irregularidades descritas nos relatórios de fiscalização da CGU na aplicação dos recursos de PG pelas Unidades da Federação, em desperdício ativo ou passivo, com base nas variáveis definidas por Ferraz, Finan e Moreira (2008) e, posteriormente, adaptadas em categorias por Dias et al (2013); (2) apresentar e analisar o perfil dos desperdícios ativos e passivos conforme características geográficas e populacionais dos Estados auditados pela CGU. Projeto financiado pela Fapemig com bolsa de iniciação científica, registrado na UFV com o nº 188983. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Nalbia de Araujo Santos - Coordenador / Letícia Pyramo de Araújo - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa. Número de produções C, T & A: 5
      Membro: Nalbia de Araujo Santos.
    10. 2017-2018. Programa de Fiscalizacao de Entes Federativos: uma comparacao dos resultados entre os Municipios fiscalizados por mais de uma vez
      Descrição: Este estudo pretende avaliar a efetividade da fiscalização dos auditores da CGU serão comparados os indicadores de desperdícios ativos e passivos, observados nos Programas de Governo Educacionais, dos municípios sorteados por duas vezes, desde 2003 até 2017. Para tanto, utilizará as evidências de inconformidade legal na aplicação dos recursos federais de PG nos Municípios, apresentadas no Relatório de Fiscalização da CGU, para identificar indicadores de corrupção e de gestão inadequada dos recursos públicos, por conseguinte apontar desperdícios dos recursos públicos, sendo classificados em desperdícios ativos (corrupção) e passivos (gestão inadequada dos recursos).Testes de comparação de médias serão realizados para a análise dos dados.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Nalbia de Araujo Santos - Coordenador / GISLAINE APARECIDA SANTANA SEDIYAMA - Integrante / Ronan Pereira Capobiango - Integrante / Carlos Alexandre Moreira Martins - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T & A: 3
      Membro: Nalbia de Araujo Santos.
    11. 2017-2018. ICMS SOLIDARIO E SUAS IMPLICACOES NA COMPOSICAO DAS RECEITAS DOS MUNICIPIOS MINEIROS
      Descrição: O objetivo geral do estudo é avaliar os critérios criados pela Lei do ICMS Solidário e suas implicações na composição das receitas dos Municípios mineiros. Para tanto, pretende-se identificar e analisar a composição das receitas do ICMS dos Municípios mineiros; identificar e avaliar o nível das contrapartidas para o acesso aos recursos de transferência;além de identificar os limites e potencialidades da Lei do ICMS Solidário. Com isso, pretende-se responder a seguinte questão: Em que medida os critérios distributivos da Lei do ICMS Solidário interferem na composição das receitas dos Municípios mineiros?. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . Integrantes: Nalbia de Araujo Santos - Coordenador / Fernando Antônio Silva Frutuoso - Integrante / Antonio Carlos Brunozi Junior - Integrante. Número de produções C, T & A: 3
      Membro: Nalbia de Araujo Santos.
    12. 2017-2018. GESTAO DE RISCOS DE CONTRATOS DA TERCEIRIZACAO NO SETOR PUBLICO: UMA ANALISE PARA A UNIVERSIDADE FEDERAL DE VICOSA
      Descrição: O objetivo geral do trabalho é a criar uma metodologia de avaliação de riscos em contratos terceirizados, considerando características dos fornecedores/contratos e do ambiente interno, que podem influenciar no risco de ocorrer problemas na execução contratual, sob a ótica dos Custos das Transações. Como objetivos específicos pretendem-se: 1) Identificar as características dos fornecedores/contrato e do ambiente interno, com base nos pressupostos e caraterísticas dos custos das transações, que influenciam no risco do contrato, transformando-os em indicadores para compor o modelo proposto; 2) Mapear os principais eventos de riscos, suas causas e consequências aos quais os contratos terceirizados estão expostos, buscando-se possibilidades para redução das ocorrências de falhas. 3) Verificar a probabilidade de ocorrência dos riscos e os impactos do processo (alto, moderado e baixo), de forma a criar uma matriz de riscos, demonstrando quais riscos deverão ser aceitos ou mitigados.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . Integrantes: Nalbia de Araujo Santos - Coordenador / Fernanda Cristina da Silva - Integrante / lLudiany Barbosa Sena Miranda - Integrante. Número de produções C, T & A: 4
      Membro: Nalbia de Araujo Santos.
    13. 2016-2018. ANALISE DOS FATORES SOCIOECONOMICOS E POLITICOS QUE AFETAM A CORRUPCAO E A MA GESTAO NOS GASTOS COM EDUCACAO NOS MUNICIPIOS BRASILEIROS
      Descrição: O objetivo principal do trabalho é identificar como os fatores socioeconômicos, político e cultural dos municípios estão relacionados ao grau de desperdício ativo e passivo detectados pela Controladoria Geral da União (CGU) na aplicação de recursos oriundos de transferências do Ministério da Educação para as prefeituras de municípios auditados. Para tanto, pretende-se: (1) identificar e classificar em desperdício ativo ou passivo as irregularidades descritas nos relatórios de fiscalização da CGU, com base nas variáveis definidas por Ferraz, Finan e Moreira (2008) e, posteriormente, adaptadas em categorias por Dias et al (2013); (2) Identificar e analisar como os fatores socioeconômicos, político e cultural que afetam a ocorrência de desperdícios ativos e passivos detectados pela CGU na aplicação de recursos federais na área da educação. Os resultados esperados são que exista associação significativa entre os índices de desperdício ativo e passivo com os fatores socioeconômicos, político e cultural dos municípios. Essa associação será positiva ou negativa conforme características desses fatores. Essa estimativa pode contribuir para compreensão da relação entre esses fatores e as irregularidades encontrada pela CGU na execução dos recursos em educação. O resultado dessa pesquisa pode ser usado para auxiliar os gestores de CGU a identificar os aspectos que podem elevar o risco de ocorrência de irregularidades na execução dos recursos. Além disso, pode auxiliar na escolha de políticas direcionadas ao combate a corrupção. A realização da pesquisa empírica contribuiria para fortalecer os grupos de pesquisa no CNPq em Contabilidade e Finanças Pública, certificado pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), e do Grupo de Estudos sobre Pesquisa e Educação Contábil (GEPEC), certificado pela Universidade Federal de Mina Gerais (UFMG), na capacitação de recursos humanos com habilidade para desenvolver pesquisa nas áreas de Administração Pública na UFV e de educação contábil.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Nalbia de Araujo Santos - Coordenador / Walmer Faroni - Integrante / Suely de Fátima R. Silveira - Integrante / Jacqueline Veneroso Alves da Cunha - Integrante / Daniele Silva Rodrigues - Integrante / Ana Clara Silva de Guimarães - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 6
      Membro: Nalbia de Araujo Santos.
    14. 2016-2017. Indicadores de Gestao Financeira e Endividamento dos Municipios Mineiros apos a LRF
      Descrição: Este trabalho teve como objetivo verificar o efeito de variáveis financeiras no grau de endividamento dos municípios de Minas Gerais. Para isso, foram coletados informações nas bases de dados do Finbra e do IMRS/FJP, compreendendo o período de 2005 a 2013.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Nalbia de Araujo Santos - Integrante / Walmer Faroni - Coordenador / Monique da Silva Santana - Integrante. Número de produções C, T & A: 4
      Membro: Nalbia de Araujo Santos.
    15. 2016-2017. Evidencias do Triangulo da Fraude nos relatorios de demandas externas da Controladoria Geral da Uniao (CGU) dos municipios Mineiros.
      Descrição: Este projeto tem por objetivo explorar o conteúdo dos Relatórios de Demandas Externas para identificar três fatores presentes quando ocorre a fraude, que são a oportunidade, o incentivo e a atitude ou racionalização. Este estudo pretende responder qual é o perfil das evidências encontradas pelos auditores e das justificativas manifestadas pelo gestor (agente público) classificadas com base na estrutura conceitual do Triângulo da Fraude? Para responder a esta questão, pretende-se: (1) identificar e classificar as evidências encontradas pelos auditores e as justificativas manifestadas pelo gestor (agente público) como os seguintes fatores: oportunidade, incentivo e racionalização ou atitude, , conforme estabelece a estrutura conceitual do Triângulo da Fraude; (2) apresentar e analisar o perfil das evidências encontradas pelos auditores e as justificativas manifestadas pelo gestor (agente público) conforme características geográficas e populacionais dos Municípios de Minas Gerais auditados pela CGU. Este projeto está registrado na UFV nº186635. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Nalbia de Araujo Santos - Coordenador / Josiane Aparecida Fortunato - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T & A: 3
      Membro: Nalbia de Araujo Santos.
    16. 2016-2017. AGENDA DE POLITICAS PUBLICAS: ANALISE DA POLITICA DE SEGURANCA PUBLICA EM UM MUNICIPIO DA ZONA DA MATA MINEIRA
      Descrição: O estudo se propõe a analisar como se dá o processo de formulação de agenda das políticas públicas de segurança em âmbito local. Especificamente pretende-se: Investigar como a segurança pública é compreendida por atores governamentais e não governamentais, como eles se articulam e qual é o papel de cada um; Identificar as principais demandas relacionadas à temática segurança pública, bem como a forma de atuação do governo local sobre elas (como são solucionadas);Identificar quais as condições locais e a percepção da população que chamam a atenção para construção de uma agenda de política de segurança; Identificar se há uma agenda política voltada para a segurança pública local.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Nalbia de Araujo Santos - Integrante / Suely de Fátima R. Silveira - Coordenador / Karinne Nogueira Galinari - Integrante. Número de produções C, T & A: 2
      Membro: Nalbia de Araujo Santos.
    17. 2015-2016. Transparencia Passiva nos Pequenos Municipios Brasileiros: resultados e determinantes
      Descrição: A presente pesquisa adota o resultado da Escala Brasil Transparente como proxy de transparência passiva e se orientará pela busca da resposta para a seguinte pergunta: Quais as variáveis econômicas, sociais, políticas, geográficas, demográficas e fiscais influenciaram nos níveis de transparência passiva observados nos municípios brasileiros com até 50.000 habitantes? Assim, objetiva analisar o resultado da transparência passiva nos pequenos municípios brasileiros e identificar se as variáveis mencionadas estão relacionadas a esse indicador.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . Integrantes: Nalbia de Araujo Santos - Coordenador / Adriel Rodrigues de Oliveira - Integrante / Anderson Carvalho de Oliveira - Integrante / Telma Regina da Costa Guimarães Barbosa - Integrante. Número de produções C, T & A: 3
      Membro: Nalbia de Araujo Santos.
    18. 2015-2016. Atuacao dos Conselhos Municipais do FUNDEB e os desperdicios ativos e passivos: uma analise de correlacao canonica.
      Descrição: Este estudo pretende responder, qual é relação o grau de atuação dos Conselhos Municipais de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB e os indicadores de desperdícios ativos e passivos no repasse dos recursos do governo destinado à educação? Para tanto, pretende-se: (1) identificar e classificar nos relatórios de fiscalização da CGU, as irregularidades na aplicação dos recursos de Programas de Governo destinados à educação pelos Municípios, em desperdício ativo ou passivo, com base nas variáveis definidas por Ferraz, Finan e Moreira (2008) e, posteriormente, adaptadas em categorias por Dias et al (2013); (2) identificar e classificar cada Conselhos Municipais de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB das prefeituras fiscalizadas pelo CGU conforme seu nível efetivo de atuação, com base no atendimento das exigências legais e nas variáveis definidas por Vieira (2014); e (3) verificar se existe e como é a associação entre o indicador de atuação do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB com os índices de desperdícios ativos e passivos dos municípios fiscalizados pela CGU.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Nalbia de Araujo Santos - Coordenador / Luana Aparecida de Oliveira Pereira - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T & A: 3
      Membro: Nalbia de Araujo Santos.
    19. 2015-2016. Desempenho academico dos estudantes dos cursos de ciencias contabeis: caracteristicas da coordenacao e do coordenador academico importa?
      Descrição: O objetivo primário do estudo é analisar o efeito de características da Coordenação Acadêmica de Curso e de seus Coordenadores, como, por exemplo, o tempo de experiência, a formação acadêmica e o tempo de dedicação as atividades de coordenação, controlados pelos fatores individuais do estudante e das Instituições de Educação Superior (IES), sobre o desempenho acadêmico dos estudantes concluintes dos cursos de Ciências Contábeis, via resultados no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) de 2006 e 2009. Os fundamentos teóricos da função de produção educacional nortearão este trabalho. Será estimado modelo hierárquico linear. Os resultados esperados são que exista associação significativa entre o desempenho acadêmico dos estudantes com o nível de escolaridade do Coordenador, o tempo de experiência e o de dedicação as atividades de Coordenação, controlados pelos fatores individuais do estudante e das Instituições de Educação Superior (IES). Essa estimativa pode contribuir para compreensão da relação entre as escolhas individuais e de políticas educacionais adotadas pelas instituições sobre o desempenho dos estudantes. O resultado dessa pesquisa pode ser usado para auxiliar os gestores de cursos no planejamento de cursos, na escolha de um perfil de Coordenação acadêmica e na elaboração de políticas pedagógicas. A realização da pesquisa empírica contribuiria para fortalecer os grupos de pesquisa no CNPq em Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade, certificado pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), e do Núcleo de Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade, certificado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), na capacitação de recursos humanos com habilidade para desenvolver pesquisa nas área de avaliação de políticas públicas na ES e de educação contábil.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Nalbia de Araujo Santos - Coordenador / Suely de Fátima R. Silveira - Integrante / Jacqueline Veneroso Alves da Cunha - Integrante / Gilberto José Miranda - Integrante / Brenda Cristina de Oliveira Rodrigues - Integrante / Josiane Aparecida Fortunato - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa. Número de produções C, T & A: 4
      Membro: Nalbia de Araujo Santos.
    20. 2015-2016. Eficiencia Tecnica no Gasto em Saude dos Municipios Mineradores do Estado de Minas Gerais
      Descrição: O trabalho pretende responder aos seguintes questionamentos: Qual é a eficiência no gasto em saúde pública dos municípios mineradores de Minas Gerais? Existe relação entre o gasto em saúde e a diminuição de demandas por serviços mais complexos nesses municípios? Ou seja, a atenção básica é resolutiva dado os recursos dispensados?. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . Integrantes: Nalbia de Araujo Santos - Coordenador / Adriel Rodrigues de Oliveira - Integrante / Suely de Fátima R. Silveira - Integrante / Diego Miranda Machado Maia - Integrante. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Nalbia de Araujo Santos.
    21. 2015-2015. Fatores institucionais associados ao perfil do Coordenador e aos resultados dos Cursos de Ciencias Contabeis Brasileiros no Conceito Preliminar de Curso (CPC): a Auto-avaliacao dos Coordenadores
      Descrição: Este estudo centra-se nos Coordenadores de cursos de Ciências Contábeis brasileiros que participaram das edições do Enade de 2006 e 2009. O objetivo principal é analisar se existe relação entre a percepção dos Coordenadores dos cursos de Ciências Contábeis no Enade de 2006 e 2009, quanto ao envolvimento do corpo discente em atividades acadêmicas, organização didático-pedagógica e instalações físicas com as notas alcançadas pelos cursos no CPC, cuja escala vai de 1 (nota mais baixa) até 5 (nota mais alta). Para cumprir com o objetivo serão utilizados técnicas de estatísticas descritivas e o teste estatístico não paramétrico Qui-quadrado (?²) serão realizados para a análise dos dados. Espera-se que haja relação entre a percepção dos Coordenadores dos cursos de Ciências Contábeis no Enade de 2006 e 2009 com as notas alcançadas pelos cursos no CPC, cuja escala vai de 1 (nota mais baixa) até 5 (nota mais alta).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Nalbia de Araujo Santos - Coordenador / Luana Aparecida de Oliveira Pereira - Integrante. Número de produções C, T & A: 2
      Membro: Nalbia de Araujo Santos.
    22. 2014-2016. FATORES ASSOCIADOS AO DESEMPENHO ACADEMICO DOS ESTUDANTES DOS CURSOS DE CIENCIAS CONTABEIS BRASILEIRO: EVIDENCIAS VIA EDICOES DO ENADE 2006, 2009 E 2012.
      Descrição: O objetivo primário do estudo é analisar o efeito de características individuais e das Instituições de Educação Superior (IES) sobre o desempenho acadêmico dos estudantes concluintes dos cursos de Ciências Contábeis, via resultados no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) de 2006, 2009 e 2012. Os fundamentos teóricos da função de produção educacional nortearam este trabalho. Será estimado modelo hierárquico linear. Ademais, pretende-se realizar procedimentos de análise de conteúdo entre as questões das provas do Enade 2006, 2009 e 2012 com as questões do Exame de Suficiência (EXS), que é aplicado pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC). Essa comparação entre os testes pode contribuir para o desenvolvimento de metodologia apropriada para validar seu conteúdo e dar confiabilidade ao instrumento usado para avaliação de cursos de graduação e, consequente, políticas pública relacionadas a Educação Superior (ES). Os resultados esperados são que exista associação significativa entre o desempenho acadêmico dos estudantes com gênero feminino, horas de dedicação aos estudos, faixa de renda familiar, ter estudado o ensino médio em escolas públicas. No âmbito das IES espera-se que os insumos ter tido professores com domínio de conteúdo e que utilizaram como prática de ensino predominante à aula expositiva. Essa estimativa pode contribuir para compreensão da relação entre as escolhas individuais e de políticas educacionais adotadas pelas instituições sobre o desempenho dos estudantes. O resultado dessa pesquisa pode ser usado para auxiliar os gestores de cursos no planejamento de cursos e na elaboração de políticas pedagógicas. A realização da pesquisa empírica contribuiria para fortalecer o grupo de pesquisa no CNPq em Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade com capacidade para desenvolver tecnologia de avaliação de políticas públicas na ES.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Nalbia de Araujo Santos - Coordenador / Suely de Fátima Ramos Silveira - Integrante / Jacqueline Veneroso Alves da Cunha - Integrante / Daniele Silva Rodrigues - Integrante / Adriene Borges do Amaral - Integrante. Número de produções C, T & A: 4
      Membro: Nalbia de Araujo Santos.
    23. 2014-2015. AVALIACAO DA POLITICA PUBLICA DE FORMACAO E VALORIZACAO DOCENTE NO ESTADO DE MINAS GERAIS: Uma analise da eficiencia tecnica educacional dos municipios mineiros
      Descrição: Tem-se como objetivo de pesquisa determinar a eficiência técnica educacional dos municípios mineiros com destaque para a relação entre a formação docente e o desempenho estudantil. De modo específico, objetiva-se: i. Apresentar e descrever os programas públicos de capacitação e valorização docente inseridos na política pública de educação no estado de Minas Gerais para os decênios de 1991-2000 e 2001-2010; ii. Determinar o nível de eficiências técnica educacional dos municípios mineiros e sua relação com a capacitação dos professores da educação básica; iii. Criar um ranking de eficiência para educação, identificando os municípios que possuem melhor e pior desempenho no score; e por fim iv. Discutir quais características municipais podem ter influenciado sua posição no ranking. Códigos de registros na UFV: n.º do projeto 180836, nº de registro do projeto 60209265326.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Nalbia de Araujo Santos - Integrante / Suely de Fátima R. Silveira - Coordenador / Eni Lourenço Rodrigues - Integrante. Número de produções C, T & A: 2
      Membro: Nalbia de Araujo Santos.
    24. 2014-2015. Desperdicios ativos e passivos nos gastos com saneamento e habitacao: Evidencias Empiricas no Programa de Aceleracao de Crescimento(PAC).
      Descrição: O objetivo do trabalho é analisar os desperdícios ativos e passivos detectados pela Controladoria Geral (CGU) na aplicação dos recursos federais do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) nos municípios sob a responsabilidade de órgãos federais, estaduais, municipais ou entidades legalmente habilitadas, nas áreas de saneamento e habitação. Serão utilizadas as variáveis definidas por Ferraz, Finan e Moreira (2008), e, posteriormente, adaptadas em categorias por Dias et al. (2013), para delinear o perfil das irregularidades descritas nos relatórios de fiscalização do CGU sobre a execução dos recursos federais do PAC, nas áreas de Saneamento e Habitação, como desperdícios ativos e passivos. Espera-se que análise dos desperdícios ativos e passivos detectados nos relatórios provenientes das fiscalizações realizadas pela CGU em relação ao PAC, nas áreas de saneamento e habitação seja relevante para o monitoramento e avaliação do PAC, bem como para a construção de indicadores de desperdício dos recursos públicos. Os resultados obtidos por meio da pesquisa contribuirão para as discussões que estão sendo realizadas sobre políticas públicas no Brasil, principalmente sobre o controle e a transparência na aplicação dos recursos públicos. Códigos de registros na UFV: n.º do projeto 180832, nº de registro do projeto 60210365327.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Nalbia de Araujo Santos - Coordenador / Daniele Silva Rodrigues - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T & A: 4
      Membro: Nalbia de Araujo Santos.
    25. 2014-2015. O desafio de aperfeicoar o ensinar Contabilidade de Custos: desenvolvendo uma pratica pedagogica com o uso de videos.
      Descrição: Ainda prevalece nas salas de aulas práticas pedagógicas tradicionais e de caráter de inovação conservadora, como a utilização de programas de projeção de tela de computadores. Este trabalho tem como objetivo geral desenvolver práticas pedagógicas que se utilizam de vídeos sobre etapas dos processos de produção de produtos para ser empregado em cursos de Ciências Contábeis, Administração ou outros cursos afins. Assim, pretende-se aperfeiçoar significativamente o processo de ensino-aprendizagem dos fundamentos da contabilidade de custos de forma prática e sistêmica, baseado em um modelo de prática de ensino que relaciona seu conteúdo com às realidades empresariais de empresas brasileiras e mundiais. Os fundamentos teóricos do construtivismo foram escolhidos para desenvolver esse modelo de prática pedagógica. Os objetivos específicos são, (1) integrar os conhecimentos específicos do conteúdo da disciplina de Contabilidade de Custos em práticas pedagógica que se utilizam de vídeos sobre etapas processos de produção de produtos; (2) elaborar prática de campo e mini-casos em contabilidade de custos. Códigos de registros na UFV: n.º do projeto 180832, nº de registro do projeto 60210365327.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Nalbia de Araujo Santos - Coordenador / Adriene Borges do Amaral - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T & A: 3
      Membro: Nalbia de Araujo Santos.
    26. 2013-2014. Diferentes desempenhos academicos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2006 entre distintos perfis de grupos de discentes dos cursos de Ciencias Contabeis
      Descrição: Esse projeto é financiado pela Fundação Arthur Bernardes ? Programa Institucional de Iniciação Científica PIBIC/CNPq-2013/2014 é irá subsidiar o projeto principal "DETERMINANTES DO DESEMPENHO ACADÊMICO DOS ESTUDANTES: EVIDÊNCIAS DOS RESULTADOS DOS CURSOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS NO ENADE DE 2009". O objetivo principal é analisar se existe diferença significativa dos desempenhos acadêmicos dos estudantes dos cursos de Ciências Contábeis no Enade de 2006 entre os grupos étnicos, gêneros, perfil socioeconômico e características das IES. As questões de pesquisa que propõem responder são: Quais são a média de desempenho dos estudantes dos cursos de Ciências Contábeis no Enade de 2006 por grupos étnicos, gêneros, perfil socioeconômico e características das Instituições da Educação Superior? Existe diferença significativa entre os grupos étnicos, gêneros, perfil socioeconômico e características das Instituições da Educação Superior em relação aos desempenhos acadêmicos dos estudantes dos cursos de Ciências Contábeis no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2006? Para responder essas questões pretende-se: (1) identificar a média de desempenho obtida pelos estudantes por grupos étnicos, gêneros, perfil socioeconômico e características das Instituições da Educação Superior; (2) analisar a relação existente entre o desempenho acadêmico e os grupos étnicos, gêneros, perfil socioeconômico e características das Instituições da Educação Superior; (3) verificar se existe diferença significativa entre os grupos étnicos, gêneros, perfil socioeconômico e características das Instituições da Educação Superior em relação aos desempenhos acadêmicos dos estudantes dos cursos de Ciências Contábeis no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2006. A relevância deste trabalho está relacionada com o histórico de baixo resultado médio dos alunos de Ciências Contábeis nesses testes, se comparados às demais áreas avaliadas em 2002, 2003, 2006 e 2009. Propõe-se contribuir com a compreensão dos diferentes desempenhos alcançados. Códigos de registros na UFV: n.º do projeto 178369, nº de registro do projeto 70810364173.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Nalbia de Araujo Santos - Coordenador / Daniele Silva Rodrigues - Integrante. Número de produções C, T & A: 4
      Membro: Nalbia de Araujo Santos.
    27. 2013-2014. Diferentes desempenhos academicos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2009 entre distintos perfis de grupos de discentes dos cursos de Ciencias Contabeis
      Descrição: Esse projeto é financiado pela Fundação Arthur Bernardes ? FUNARBE é irá subsidiar o projeto principal "DETERMINANTES DO DESEMPENHO ACADÊMICO DOS ESTUDANTES: EVIDÊNCIAS DOS RESULTADOS DOS CURSOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS NO ENADE DE 2009". O objetivo principal é analisar se existe diferença significativa dos desempenhos acadêmicos dos estudantes dos cursos de Ciências Contábeis no Enade de 2009 entre os grupos étnicos, gêneros, perfil socioeconômico e características das IES. As questões de pesquisa que propõem responder são: Quais são a média de desempenho dos estudantes dos cursos de Ciências Contábeis no Enade de 2009 por grupos étnicos, gêneros, perfil socioeconômico e características das Instituições da Educação Superior? Existe diferença significativa entre os grupos étnicos, gêneros, perfil socioeconômico e características das Instituições da Educação Superior em relação aos desempenhos acadêmicos dos estudantes dos cursos de Ciências Contábeis no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2009? Para responder essas questões pretende-se: (1) identificar a média de desempenho obtida pelos estudantes por grupos étnicos, gêneros, perfil socioeconômico e características das Instituições da Educação Superior; (2) analisar a relação existente entre o desempenho acadêmico e os grupos étnicos, gêneros, perfil socioeconômico e características das Instituições da Educação Superior; (3) verificar se existe diferença significativa entre os grupos étnicos, gêneros, perfil socioeconômico e características das Instituições da Educação Superior em relação aos desempenhos acadêmicos dos estudantes dos cursos de Ciências Contábeis no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2009. A relevância deste trabalho está relacionada com o histórico de baixo resultado médio dos alunos de Ciências Contábeis nesses testes, se comparados às demais áreas avaliadas em 2002, 2003, 2006 e 2009. Propõe-se contribuir com a compreensão dos diferentes desempenhos alcançados. Códigos de registros na UFV: n.º do projeto 178370, nº de registro do projeto 70810364174.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Nalbia de Araujo Santos - Coordenador / Monique da Silva Santana - Integrante / Ana Paula Moreira Lemes - Integrante. Financiador(es): Fundação Arthur Bernardes - Bolsa. Número de produções C, T & A: 5
      Membro: Nalbia de Araujo Santos.
    28. 2013-2014. Caracteristicas do Coordenador de Curso e o Desempenho dos Estudantes de Ciencias Contabeis no Enade de 2009.
      Descrição: O estudante que participa desse projeto recebe bolsa do Programa Jovens Talentos para a Ciência da CAPES-2013/2014 é irá subsidiar o projeto principal "DETERMINANTES DO DESEMPENHO ACADÊMICO DOS ESTUDANTES: EVIDÊNCIAS DOS RESULTADOS DOS CURSOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS NO ENADE DE 2009". O objetivo principal é verificar e analisar se existe relação entre características dos coordenadores de cursos com o desempenho dos estudantes dos cursos de Ciências Contábeis brasileiros. Esse estudo pode contribuir para analisar o efeito da relação entre o desempenho dos estudantes de cursos de Ciências Contábeis, que participaram do Enade 2009, com as características dos coordenadores, controlados por características individuais e familiares, condições socieconômicas e características dos professores, que podem, também, ser responsáveis pelas diferenças em desempenho educacional entre tais cursos. Códigos de registros na UFV: n.º do projeto 180586, nº de registro do projeto 70810365204.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Nalbia de Araujo Santos - Coordenador / Adriene Borges do Amaral - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa. Número de produções C, T & A: 3
      Membro: Nalbia de Araujo Santos.
    29. 2013-2014. DETERMINANTES DO DESEMPENHO ACADEMICO DOS ESTUDANTES: EVIDENCIAS DOS RESULTADOS DOS CURSOS DE CIENCIAS CONTABEIS NO ENADE DE 2009
      Descrição: O objetivo primário do estudo é analisar o efeito de características individuais e das Instituições de Educação Superior (IES) sobre o desempenho acadêmico dos estudantes concluintes dos cursos de Ciências Contábeis, via resultados no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) de 2009. Os fundamentos teóricos da função de produção educacional nortearam este trabalho. Em razão de não localizar na homepage do INEP, este estudo pretende realizar procedimentos de validação e confiabilidade no Enade 2009. Os principais procedimentos planejados são de validade de conteúdo, por meio de entrevistas com coordenadores da área, e cálculo dos índices de confiabilidade e de classificação das questões, como os indicadores de facilidade e de discriminação. A realização desses procedimentos pode contribuir para o desenvolvimento de metodologia apropriada para avaliar a validade e confiabilidade do instrumento usado para avaliação de cursos de graduação e avaliar polícia pública relacionadas a Educação Superior. Além disso, será estimado modelo hierárquico linear. Esperam-se como resultados que exista associação significativa entre o desempenho acadêmico dos estudantes com gênero feminino, horas de dedicação aos estudos, faixa de renda familiar, ter estudado o ensino médio em escolas públicas. Outro resultado esperado, no âmbito das IES, é que os insumos ter tido professores com domínio de conteúdo e que utilizaram como prática de ensino predominante à aula expositiva. A estimativa do modelo hierárquico pode contribuir para compreensão da relação entre as escolhas individuais e de políticas educacionais adotadas pelas instituições sobre o desempenho dos estudantes. Além disso, o resultado da pesquisa pode ser usado para auxiliar os gestores de cursos no planejamento de cursos e na elaboração de políticas pedagógicas. A realização da pesquisa empírica contribuiria para fortalecer o grupo de pesquisa no CNPq em Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade com capacidade. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Nalbia de Araujo Santos - Coordenador / Suely de Fátima R. Silveira - Integrante / Jacqueline Veneroso Alves da Cunha - Integrante / Monique da Silva Santana - Integrante / Ana Paula Moreira Lemes - Integrante / Daniele Silva Rodrigues - Integrante. Número de produções C, T & A: 4
      Membro: Nalbia de Araujo Santos.
    30. 2007-2013. Associacoes entre os fatores extrinsecos e intrinsecos que motivam os alunos na escolha e na permanencia no curso de ciencias contabeis, e seus desempenhos: um estudo da percepcao dos discentes
      Descrição: Estudos que visam identificar a situação motivacional dos estudantes podem contribuir para entender e melhorar aspectos relativos ao ambiente acadêmico. Esta pesquisa têm como objetivos a identificação e análise os fatores intrínsecos e extrínsecos, que motivam e influenciam a escolha e a permanência dos alunos do curso de Ciências Contábeis das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). Além disso, pretende-se verificar se tais fatores tem interferido ou está associado ao desempenho do acadêmico.Para cumpri-los aplicar-se-á no ambiente acadêmico a Teoria de Dois Fatores de Herzberg, que versam sobre os fatores extrínsecos e os intrínsecos. As estratégias metodológicas usadas serão o levantamento descritivo, com uma amostra intencional e um questionário estruturado para coletar os dados juntos aos alunos das IFES, com questões abertas e fechadas. Serão promovidos testes estatísticos para analisar os dados coletados, visando detectar quais são os fatores intrínsecos e os fatores extrínsecos associados ao desempenho do estudante, a sua escolha e permanência nos cursos de Ciências Contábeis. Justifica-se o estudo porque acredita-se que tais implicações têm influências sobre os alunos e seu conhecimento é relevante para as Instituições de Ensino Superior e coordenação do curso. Códigos de registros na UFV: n.º do projeto 176720, nº de registro do projeto 60204155429.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Nalbia de Araujo Santos - Coordenador / Simone Martins - Integrante / Simone Letícia Raimundini - Integrante / Robson Zuccolotto - Integrante / Monique da Silva Santana - Integrante. Número de produções C, T & A: 3
      Membro: Nalbia de Araujo Santos.
    31. 2007-2008. Percepcoes e Opinioes sobre o ensino da contabilidade introdutoria para nao contadores: a perspectiva dos alunos
      Descrição: Considerando que existem cursos, que para atuarem adequadamente no mercado de trabalho, precisam do conhecimento em contabilidade, dentre eles citam-se administração, economia, direto, etc. Esta pesquisa objetiva verificar, junto aos alunos dos cursos de administração e economia que estão cursando a disciplina de Contabilidade Introdutória, se: 1. seus conteúdos têm atendido ao seu propósito, 2. as estratégias e abordagem de ensino adotado pelos professores têm propiciado aos alunos a aprendizagem necessária, 3. é preciso o professor aplicar estratégias, abordagens e estímulos diferenciados para os futuros profissionais não contadores. Além disso, pretende-se associar se os faores apontados pelos alunos têm interferido no seu desempenho e processo ensino aprendizagem, visto que é imperativo buscar saber entre os discentes se as estratégias, abordagens e estímulos utilizados pelos professores têm gerado a aprendizagem apropriada desses conteúdos. O entendimento desses fatores pode contribuir para a percepção e descrição dos efetivos atributos que tem interferido no processo de aprendizagem do aluno, visto que cada indivíduo possui sua maneira de assimilar e processar tais conteúdos. Para cumprir com os objetivos propostos as estratégias metodológicas usadas serão o levantamento descritivo, com uma amostra intencional e um questionário estruturado para coletar os dados juntos aos alunos das IFES, com questões abertas e fechadas. Serão promovidos testes estatísticos para analisar os dados coletados se os fatores apontados estão associados ao desempenho do estudante.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Nalbia de Araujo Santos - Integrante / Simone Letícia Raimundini - Coordenador / Márcia Bianchi - Integrante / Luiz Paulo Lopes Fávero - Integrante / Paulo Schmidt - Integrante. Número de produções C, T & A: 4
      Membro: Nalbia de Araujo Santos.
    32. 2006-2007. Profissao Contabil: uma analise do perfil do profissional de contabilidade no Municipio de Vicosa-MG
      Descrição: Visa identificar e analisar as práticas locais dos profissionais contabilista para oferecer uma visão sobre o perfil e o grau de sintonia entre sua atuação e as exigências mercadológicas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Nalbia de Araujo Santos - Coordenador / João Estevão Barbosa Neto - Integrante. Financiador(es): Universidade Federal de Viçosa - Bolsa. Número de produções C, T & A: 2
      Membro: Nalbia de Araujo Santos.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (39)
      1. 21º USP International Conference in Accounting e 18º Congresso USP de Iniciação Científica em Contabilidade. Diferentes trabalhos. 2021. (Congresso).
      2. 21º USP International Conference in Accounting e 18º Congresso USP de Iniciação Científica em Contabilidade. Diferentes trabalhos foram avaliados.. 2021. (Congresso).
      3. 21o. USP International Conference in Accounting e 18o. Congresso USP de Iniciação Científica em Contabilidade. 2021. (Congresso).
      4. III Congresso Internacional de Contabilidade Pública. 2021. (Congresso).
      5. III Congresso Internacional de Contabilidade Pública. Corrupção e Condição Financeira Governamental. 2021. (Congresso).
      6. Conference: XV Congresso USP de Iniciação Científica em Contabilidade e XVIII International Conference in Accounting. 2018. (Congresso).
      7. XV Congresso USP de Iniciação Científica em Contabilidade e XVIII International Conference in Accounting. Evidências Empíricas de Desperdícios Ativos e Passivos na execução de Programas de Governo pelos Estados. 2018. (Congresso).
      8. XVIII International Conference in Accounting e do XV Congresso USP de Iniciação Científica em Contabilidade. artigos. 2018. (Congresso).
      9. XVIII International Conference in Accounting e do XV Congresso USP de Iniciação Científica em Contabilidade. Sessão Sala E8 27/07. 2018. (Congresso).
      10. XI Congresso ANPCONT. Avaliador da áreas de CPT e EPC. 2017. (Congresso).
      11. XI Congresso da Anpcont. 2017. (Congresso).
      12. XI Congresso ANPCONT. Sala 5 ? NEWTON 15h30 às 17H Sábado ? 03/06/17 SESSÕES TRADICIONAIS. 2017. (Congresso).
      13. XVII International Conference in Accounting e o XIV Congresso USP de Iniciação Científica em Contabilidade. 2017. (Congresso).
      14. XVII International Conference in Accounting e o XIV Congresso USP de Iniciação Científica em Contabilidade. Sessões Paralelas 27 de julho - 08h30 às 10h SALA G8 e 28 de julho ? 15h30 às 17h SALA G3. 2017. (Congresso).
      15. XVI USP International Conference in Accounting XIII Congresso USP de Iniciação Científica em Contabilidade. Área V: Contabilidade Governamental e Terceiro Setor Área VI: Educação. 2016. (Congresso).
      16. XVI USP International Conference in Accounting XIII Congresso USP de Iniciação Científica em Contabilidade. Concurrent Session 28 de julho - 17h05 às 18h45 SALA E6. 2016. (Congresso).
      17. XVI USP International Conference in Accounting e XIII Congresso USP de Iniciação Científica em Contabilideade. 2016. (Congresso).
      18. 8º Encontro Catarinense dos Coordenadores e Professores de Ciências Contábeis.Ensinar Contabilidade: uma troca de experiências do aperfeiçoar as práticas de sala de aula.. 2015. (Encontro).
      19. XV Congresso USP de Controladoria e Contabilidade XII Congresso USP de Iniciação Científica em Contabilidade. Desperdícios ativos e passivos nos gastos com saneamento e habitação: Evidências Empíricas no Programa de Aceleração de Crescimento (PAC). 2015. (Congresso).
      20. XV Congresso USP de Controladoria e Contabilidade XII Congresso USP de Iniciação Científica em Contabilidade. Área V Contabilidade Governamental e Terceiro Setor - Sala E2. 2015. (Congresso).
      21. XV Congresso USP de Controladoria e Contabilidade XII Congresso USP de Iniciação Científica em Contabilidade. Área VI Educação. 2015. (Congresso).
      22. XIV Congresso USP de Controladoria e Contabilidade XI Congresso USP de Iniciação Científica em Contabilidade. Area 3 - Sessão Interativa - sala E1. 2014. (Congresso).
      23. XIV Congresso USP de Controladoria e Contabilidade XI Congresso USP de Iniciação Científica em Contabilidade. Crescimento ou Retração: que tendências os Indicadores de oferta de vagas, matrículas e concluintes dos cursos de Ciências Contábeis brasileiros expõem.. 2014. (Congresso).
      24. XIV Congresso USP de Controladoria e Contabilidade XI Congresso USP de Iniciação Científica em Contabilidade. Area 3. 2014. (Congresso).
      25. 13º Congresso USP Controladoria e Contabilidade e 10º Congresso USP Iniciação Científica em Contabilidade. Apresentação dos trabalhos 643 e 664 na sala E-2 do FEA-1. 2013. (Congresso).
      26. 13º Congresso USP Controladoria e Contabilidade e 10º Congresso USP Iniciação Científica em Contabilidade. Avaliação de resumos e artigos. 2013. (Congresso).
      27. 13º Congresso USP Controladoria e Contabilidade e 10º Congresso USP Iniciação Científica em Contabilidade. 2013. (Congresso).
      28. 11º CONGRESSO USP DE CONTROLADORIA E CONTABILIDADE e 8º CONGRESSO USP INICIAÇÃO CIENTÍFICA EM CONTABILIDADE. 2012. (Congresso).
      29. 12º Congresso USP Controladoria e Contabilidade e 9º Congresso USP Iniciação Científica em Contabilidade. Sessão Área 4 - 12° Artigos 719 e 328. 2012. (Congresso).
      30. 12º Congresso USP Controladoria e Contabilidade e 9º Congresso USP Iniciação Científica em Contabilidade. Avaliação de resumos e artigos. 2012. (Congresso).
      31. http://www.anpad.org.br/evento.php?cod_evento_edicao=63. Utilização de Tecnologias para a Aprendizagem em Ambientes Virtuais. 2012. (Congresso).
      32. XXXVI Encontro da ANPAD. 2012. (Congresso).
      33. 8º Congresso USP de Iniciação Científica em Contabilidade. Controladoria e Contabilidade Gerencial. 2011. (Congresso).
      34. III Encontro de Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade/EnEPQ.Casos para Ensino em Administração e Contabilidade. 2011. (Encontro).
      35. V Congresso ANPCONT. 2011. (Congresso).
      36. 7º Congresso USP de Iniciação Científica em Contabilidade. Controladoria e Contabilidade Gerencial. 2010. (Congresso).
      37. IAAER ? ANPCONT (3rd) International Accounting Congress ? Accounting Internationalization: Current and future trends. 2009. (Congresso).
      38. XIX Enangrad.XIX Enangrad. 2008. (Encontro).
      39. 1o. Seminário Usp de Contabilidade. 2001. (Seminário).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (1)
      1. SANTOS, N. A.. 2° Encontro Regional dos Estudantes de Ciências Contabéis do Sudeste. 2006. (Outro).. . 0.

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (10)
      • Nalbia de Araujo Santos ⇔ Edgard Bruno Cornacchione Junior (3.0)
        1. SANTOS, N. A.; Cunha, Jacqueline Veneroso Alves da ; CORNACHIONE JUNIOR, E. B.. ANÁLISE DO DESEMPENHO DOS CURSOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DO ESTADO DE MINAS GERAIS NO ENADE/2006. Em: IAAER-ANPCONT (3rd) International Accounting Congress. Accounting Internationalization: current and future trends, 2009.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. SANTOS, N. A.; CORNACHIONE JUNIOR, E. B.. Diretrizes conceituais para a conccepção de modelo de planejamento de resultados e de tarifas para o transporte coletivo urbano por ônibus: um enfoque de gestão econômica. Em: Encontro Nacional da Associação de Pós-Graduação e de Pesquisadores em Administração, v. 1, p. 154-159, 2004.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        3. Reinaldo Guerreiro; SANTOS, Nálbia de Araújo ; CORNACHIONE JÚNIOR, Edgard Bruno. Diretrizes conceituais para a concepção de modelo de planejamento de resultados e de tarifas para o transporte coletivo urbano por ônibus: Um enfoque de gestão econômica. Em: VII Congresso del Instituto Internacional de Costos - I Congresso de la Asociación Uruguaya de Costos, v. 1, 2003.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Nalbia de Araujo Santos ⇔ Jacqueline Veneroso Alves da Cunha (3.0)
        1. FONSECA, KELLMA BIANCA CARDOSO ; MICUCCI, MARINA DIBO ; COSTA, PATRÍCIA DE SOUZA ; LEMES, SIRLEI ; Santos, Nálbia de Araújo ; Cunha, Jacqueline Veneroso Alves da. Incidência do Bullying nos Cursos de Administração e Ciências Contábeis. PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL (IMPRESSO). v. 21, p. 79-92, issn: 1413-8557, 2017.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. SANTOS, N. A.; Cunha, Jacqueline Veneroso Alves da ; CORNACHIONE JUNIOR, E. B.. ANÁLISE DO DESEMPENHO DOS CURSOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DO ESTADO DE MINAS GERAIS NO ENADE/2006. Em: IAAER-ANPCONT (3rd) International Accounting Congress. Accounting Internationalization: current and future trends, 2009.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        3. SANTOS, N. A.; Cunha, Jacqueline Veneroso Alves da ; CORNACHIONE JUNIOR, E. B.. ANÁLISE DO DESEMPENHO DOS CURSOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DO ESTADO DE MINAS GERAIS NO ENADE/2006. 2009. Apresentação de Trabalho/Congresso

      • Nalbia de Araujo Santos ⇔ Manoel Raimundo Santana Farias (2.0)
        1. SANTOS, N. A. ; FARIAS, Manoel Raimundo Santana. Modelos epistemológicos para estudos do processo de pesquisa. Enfoque. v. 35, p. 53-65, issn: 1984-882X, 2016.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. SANTOS, N. A. ; FARIAS, Manoel Raimundo Santana. MODELOS META-TEÓRICOS PARA ESTUDOS EPISTEMOLÓGICOS DO PROCESSO DE PESQUISA ACADÊMICA. Em: 10º Congresso USP de Controladoria e Contabilidade, 2010.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Nalbia de Araujo Santos ⇔ Paulo Schmidt (2.0)
        1. BIANCHI, M. ; RAIMUNDINI, S. L. ; Nálbia de Araújo Santos ; Luiz Paulo Lopes Fávero ; SCHMIDT, P.. Disciplina de contabilidade introdutória: características das instituições, cursos, docentes e perfil do discente não contador. Enfoque: Reflexão Contábil (Impresso). v. 29, p. 64-82, issn: 1517-9087, 2010.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. RAIMUNDINI, S. L. ; BIANCHI, M. ; Nálbia de Araújo Santos ; Luiz Paulo Lopes Fávero ; SCHMIDT, P.. Percepções sobre o ensino da contabilidade introdutória para não contadores: a perspectiva dos discentes das universidades federais do estado do Rio Grande do Sul. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade. v. 3, p. 85-105, issn: 1981-8610, 2009.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Nalbia de Araujo Santos ⇔ Severino Cesário de Lima (2.0)
        1. MORGAN, Beatriz Fátima ; SANTOS, N. A. ; LIMA, Severino Cesário de ; MARTINS, Eliseu. Especificidades dos Ativos e o Custo de Capital das Companhias Abertas no Brasil. Em: XXXIII Encontro da ANPAD, 2009.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. SANTOS, N. A.; LIMA, Severino Cesário de ; MARTINS, Gilberto de Andrade. Análise do Referencial Bibliográfico de Dissertações do Programa Multiinstitucional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis 9UFPB, UFPE, UFRN e UnB). Em: XXXIII Encontro do ANPAD, 2009.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Nalbia de Araujo Santos ⇔ Fabiano Gabriel (1.0)
        1. GABRIEL, Fabiano ; SANTOS, N. A.. Governança Corporativa e Contabilidade. Em: Alexsandro Broedel Lopes. (Org.). Contabilidade e finanças no Brasil: Estudos em homenagem ao professor Eliseu Martins. 1ed.São Paulo. : Atlas. 2012.v. 1, p. 170-225.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Nalbia de Araujo Santos ⇔ Gilberto José Miranda (1.0)
        1. RODRIGUES, Brenda Cristina de Oliveira ; MIRANDA, Gilberto José ; PEREIRA, Janser Moura ; SANTOS, Nálbia de Araújo. A Instituição, a Coordenação e o Desempenho Acadêmico dos Alunos de Ciências Contábeis. CONTABILIDADE, GESTÃO E GOVERNANÇA. v. 20, p. 231-251, issn: 1984-3925, 2017.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Nalbia de Araujo Santos ⇔ Patrícia de Souza Costa (1.0)
        1. FONSECA, KELLMA BIANCA CARDOSO ; MICUCCI, MARINA DIBO ; COSTA, PATRÍCIA DE SOUZA ; LEMES, SIRLEI ; Santos, Nálbia de Araújo ; Cunha, Jacqueline Veneroso Alves da. Incidência do Bullying nos Cursos de Administração e Ciências Contábeis. PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL (IMPRESSO). v. 21, p. 79-92, issn: 1413-8557, 2017.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Nalbia de Araujo Santos ⇔ Reinaldo Guerreiro (1.0)
        1. Reinaldo Guerreiro; SANTOS, Nálbia de Araújo ; CORNACHIONE JÚNIOR, Edgard Bruno. Diretrizes conceituais para a concepção de modelo de planejamento de resultados e de tarifas para o transporte coletivo urbano por ônibus: Um enfoque de gestão econômica. Em: VII Congresso del Instituto Internacional de Costos - I Congresso de la Asociación Uruguaya de Costos, v. 1, 2003.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Nalbia de Araujo Santos ⇔ Sirlei Lemes (1.0)
        1. FONSECA, KELLMA BIANCA CARDOSO ; MICUCCI, MARINA DIBO ; COSTA, PATRÍCIA DE SOUZA ; LEMES, SIRLEI ; Santos, Nálbia de Araújo ; Cunha, Jacqueline Veneroso Alves da. Incidência do Bullying nos Cursos de Administração e Ciências Contábeis. PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL (IMPRESSO). v. 21, p. 79-92, issn: 1413-8557, 2017.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




    (*) Relatório criado com produções desde 1970 até 2021
    Data de processamento: 02/05/2022 00:42:08